Anda di halaman 1dari 7

NOTA PARCIAL DE CONHECIMENTO CURSO DE FORMAO EDUCAO CONTINUADA

AUXILIAR DE FARMCIA EM DISPENSAO MEDICAMENTOSA HOSPITALAR, FARMCIA E DROGARIA COMERCIAL

CADERNO DE EXERCCIOS
PRIMEIRA SEQUNCIA DE AVALIAO Data Final da entrega: 29/08/2013 NO ENTREGANDO NO PRAZO DEVE FAZER A PROVA INDIVIDUAL A TTULO DE 2. CHAMADA

Com base na referncia bibliogrfica do Curso: SILVA, Professor Csar Augusto Venncio da. FORMAO EM AUXILIAR DE FARMCIA HOSPITALAR E DROGARIAS VOLUME III TURMAS V, VI e VII 2013 Julho - 4. Edio revista, atualizada e aumentada Fortaleza-Cear 2013 1.079 pginas. Editora Free Virtual. INESPEC, disponvel em: http://farmaciaead2013.blogspot.com.br/. Responda as questes propostas. 1 Qual a norma legal que define O Controle Sanitrio do Comrcio de Drogas, Medicamentos, Insumos Farmacuticos e Correlatos? 2 - O controle sanitrio do comrcio de drogas, medicamentos, insumos farmacuticos e correlatos, em todo o territrio nacional, rege-se por qual lei, e em que data foi publicada? 3 Responda, colocando V na frase verdadeira, F na frase falsa. 3.1. (...........) A lei federal 3680 regula as disposies que abrangem as unidades congneres que integram o servio pblico civil e militar da administrao direta e indireta, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios e demais entidades paraestatais, no que concerne aos conceitos, definies e responsabilidade tcnica. 3.2. (...........) A lei federal que regula as disposies que abrangem as unidades congneres que integram o servio pblico civil e militar da administrao direta e indireta, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios e demais entidades paraestatais, no que concerne aos conceitos, definies e responsabilidade tcnica, denomina-se LEI DA ORGANIZAO SANITRIA e foi publicada em dezembro de 1973, pelo Presidente EMLIO G. MDICI. 3.3. (...........) A lei federal que regula o controle sanitrio tambm se aplica s unidades de dispensao das instituies de carter filantrpico ou beneficente, sem fins lucrativos.

4 Nos termos da legislao, e no da doutrina, defina os conceitos brasileiro para: 1. Posto de medicamentos e unidades volante. 2. Produto diettico. 3. rgo sanitrio competente. 4. Ervanaria 5. Anlise fiscal. 6. Drogaria. 7. Empresa (que explora o ramo farmacutico). 8. Farmcia. 9. Dispensrio de medicamentos. RESPOSTAS DEVEM SER ANEXAS EM PAPEL ALMAO/DIGITADO OU MANUSCRITO A CRITRIO DO DISCENTE. 5 Descreva o que o Comrcio Farmacutico, quem privativamente pode exerc-la.

6 - Voc considera falsa ou verdadeira a afirmao de que... determinados correlatos, tais como, aparelhos e acessrios, produtos utilizados para fins diagnsticos e analticos, odontolgicos, veterinrios, de higiene pessoal ou de ambiente, cosmticos e perfumes, exercido por estabelecimentos especializados, poder ser extensivo s farmcias e drogarias. 6.1 - Se sua resposta verdadeira, aponte o artigo e a lei que define a veracidade de sua resposta. 6.2 - Se sua resposta pela falsidade, justifique as suas razes.
RESPOSTAS DEVEM SER ANEXAS EM PAPEL ALMAO/DIGITADO OU MANUSCRITO A

CRITRIO DO DISCENTE.

7 - falsa ou verdadeira a questo que afirma A venda de produtos dietticos ser realizada nos estabelecimentos de dispensao e, desde que no contenham substncias medicamentosas, pelos do comrcio fixo. (...........) 7.1. Justifique sua resposta se verdadeira citando o artigo, pargrafo ou item da lei mencionada no livro de apoio. 7.2. Justifique sua resposta se falsa citando o artigo, pargrafo ou item da lei mencionada no livro de apoio. Observao: QUALQUER PROFISSIONAL DA SADE, INCLUSIVE O AUXILIAR DE FARMCIA DEVE TER CAPACIDADE DE INTERPRETAO E COGNIO DE SUAS AES. RESPOSTAS DEVEM SER ANEXAS EM PAPEL

ALMAO/DIGITADO OU MANUSCRITO A CRITRIO DO DISCENTE. 8 - Em quais locais podem ser promovida a dispensao de medicamentos em carter privativo? 9 - possvel ter atendimento exclusivo a usurios em estabelecimentos hoteleiros e similares? 9.1. Justifique sua resposta sempre fundamentando a norma legal disponvel no livro de apoio. 10 - Analisando a norma legal possvel afirmar que falsa ou verdadeira a expresso literal A dispensao de plantas medicinais privativa das farmcias e ervanarias, observados o acondicionamento adequado e a classificao botnica. Resposta. (Falsa)(...............) (Verdadeira)(.......)

Sendo verdadeira ou falsa, justifique a fundamentao legal para a sua resposta.

11 - Analisando a norma legal possvel afirmar que falsa ou verdadeira a expresso literal Apenas podero ser entregues dispensao drogas, medicamentos, insumos farmacuticos e correlatos que obedeam aos padres de qualidade oficialmente reconhecidos. Resposta. (Falsa)(...............) (Verdadeira)(.......)

Sendo verdadeira ou falsa, justifique a fundamentao legal para a sua resposta.


12 - Desenvolva uma dissertao resumindo o comercio legal na Farmcia Homeoptica, levando em considerao a norma legal, no a doutrina, nem o achismo. Redao no mnimo 20 linhas. Coerente com a legalidade. 13 - Desenvolva uma dissertao resumindo o aspecto legal da Assistncia e Responsabilidade Tcnicas nas farmcias e drogarias, levando em considerao a norma legal, no a doutrina, nem o achismo. Redao no mnimo 20 linhas. Coerente com a legalidade. 14 - Desenvolva uma dissertao resumindo o processo legal para o Licenciamento do comrcio, da dispensao, da representao ou distribuio e a importao ou exportao de drogas, medicamentos, insumos farmacuticos e correlatos. Leve em considerao a norma legal, no a doutrina, nem o achismo. Redao no mnimo 20 linhas. Coerente com a legalidade. 15 - Aps analisar a norma legal citada no livro de apoio, desenvolva uma redao apontando os principais aspectos formais do aviamento de uma receita em face da norma brasileira.

A PROVA DEVE SER ENTREGUE NO PRAZO FINAL DO DIA: 29 DE AGOSTO. SER CORRIGIDA NA SALA DE AULA, DURANTE UM SEMINRIO COLETIVO. AT O FINAL DO CURSO TEREMOS AT 6 PROVAS DE NOTAS PARCIAIS DE CONHECIMENTO. NO FINAL TEREMOS O EXAME FINAL COM SOMATRIA DE PONTOS. As redaes valem entre dez e cem pontos, e as questes tero validades de at dez pontos. CRITRIOS PARA AVALIAO: COERENCIA,

FUNDAMENTAO E VINCULAO DIRETA AO TEXTO APRESENTADO EM RESUMO NAS AULAS E DISCURSSIVAMENTE AMPLO NO LIVRO DE APOIO.

Fortaleza, 25 de julho de 2013.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA. Na internet esto disponveis os livros abaixo que podem servir tambm de base terica. ANEXO EXTRA - Lista dos livros j publicados pelo Professor Csar Augusto Venncio da Silva 1. SILVA, Professor Csar Augusto Venncio da. CURSO FORMAO: AUXILIAR DE FARMCIA HOSPITALAR E DROGARIA COMERCIAL EDUCAO CONTINUADA TOMO I 2012 Setembro - 1. Edio Fortaleza-Cear 2012 425 pginas. Editora Free Virtual. INESPEC. 2. SILVA, Professor Csar Augusto Venncio da. CURSO FORMAO: AUXILIAR DE FARMCIA HOSPITALAR E DROGARIA COMERCIAL EDUCAO CONTINUADA TOMO II 2013 Janeiro - 2. Edio revista, atualizada e aumentada Fortaleza-Cear 2013 841 pginas. Editora Free Virtual. INESPEC.

3. SILVA, Professor Csar Augusto Venncio da. CURSO FORMAO: AUXILIAR DE FARMCIA HOSPITALAR E DROGARIA COMERCIAL EDUCAO CONTINUADA TOMO II REEDIO ATUALIZADA 2013 Janeiro - 2. Edio revista, atualizada e aumentada Fortaleza-Cear 2013 841 pginas. Editora Free Virtual. INESPEC. 4. SILVA, Professor Csar Augusto Venncio da. FORMAO EM AUXILIAR DE FARMCIA HOSPITALAR E DROGARIAS VOLUME III TURMAS V, VI e VII 2013 Maio - 3. Edio revista, atualizada e aumentada Fortaleza-Cear 2013 272 pginas. Editora Free Virtual. INESPEC. 5. SILVA, Professor Csar Augusto Venncio da. FORMAO EM AUXILIAR DE FARMCIA HOSPITALAR E DROGARIAS VOLUME III TURMAS V, VI e VII 2013 Julho - 4. Edio revista, atualizada e aumentada Fortaleza-Cear 2013 1.079 pginas. Editora Free Virtual. INESPEC.

Anda mungkin juga menyukai