Anda di halaman 1dari 2

Vantagem Competitiva na Gesto da Qualidade Vantagem competitiva ou diferencial competitivo uma ou um conjunto de caractersticas que permitem a uma empresa

a diferenciar-se, por entregar mais valor aos seus clientes, em comparao aos seus concorrentes e sob o ponto de vista dos clientes. Esse conceito foi criado por Michael Porter Caractersticas 1. A vantagem competitiva precisa ter valor para os clientes. No basta ser diferente ou nico essa diferena ou unicidade precisa ser desejada, buscada, almejada pelos seus clientes. Uma vantagem competitiva que no agregue valor para os clientes, que eles no tenham interesse, no vantagem competitiva, desperdcio! 2. A vantagem competitiva no pode ter outras vantagens competitivas substitutas disponveis prontamente aos concorrentes. Se os concorrentes no podem copiar a vantagem competitiva, mas podem substitu-la, ento o impacto dessa vantagem neutralizado. 3. A empresa precisa ter os recursos e a capacidade para fornecer a vantagem competitiva para os clientes de forma constante e consistente. Se a empresa no possui os recursos, ou no tem algumas capacidades necessrias, a vantagem competitiva ter vida curta. Far com que a empresa invista e perca os recursos na tentativa de desenvolver essa vantagem competitiva. 4. A vantagem competitiva precisa ser sustentvel. Se a vantagem competitiva no puder ser sustentada ao longo do tempo, se ela puder facilmente ser copiada pela concorrncia, ento a vantagem competitiva no dura e a empresa no obtm vantagens no seu mercado de atuao.

Tipos de Vantagem Competitiva Existem vrios tipos de vantagem competitiva, ou seja, essa vantagem pode manifestar-se de vrias formas. Entre alguns exemplos podemos citar os seguintes: - A marca, que conhecida do pblico, nas embalagens, nos rtulos, na publicidade em geral; - A localizao da empresa, pois esta pode melhorar o seu funcionamento, atravs de melhores vias de comunicao e transporte, assim como poder facilitar o acesso aos funcionrios da empresa; - O preo, que um dos principais fatores a ter em conta por parte dos clientes, quando tm de comprar um artigo; - A qualidade do produto, que um fator de relevncia para os clientes, pois deferncia as melhores marcas das outras de segunda linha; - Os vendedores (departamento de vendas), que conhecem bem o mercado e as tendncias; - Os pontos de vendas ou lojas, que esto em nmero suficiente devem estar bem localizados e abastecidos de produtos, para que nunca falte ao cliente; - A assistncia tcnica que cobra toda rea onde o produto vendido e que seja rpida e eficaz na sua ao; - O tempo de entrega, que faz com que o cliente prefira as empresas que possam responder mais rapidamente s suas necessidades; - O servio de apoio ao cliente, que est sempre disponvel, e que conta com profissionais preparados para responder a todos os problemas; - A motivao dos funcionrios, o que faz diferena na sua produtividade e cria um bom ambiente de trabalho na empresa. (Raza, 2005).

Anda mungkin juga menyukai