Anda di halaman 1dari 7

A importncia da Justia Trabalhista Brasileira na vida do empregado e o trmite do processo nesta justia especializada

Ariel Stopassola
Elaborado em 07/2000. Atualizado em 05/2001. Pgina 1 de 1

INTRODUO De incio, mais do que necessrio conceituar a Justia do Trabalho: " a que possui competncia para conciliar e julgar os dissdios individuais e coletivos entre trabalhadores e empregados e outras controvrsias surgidas da relao de emprego, includos os litgios que tenham origem no cumprimento de suas prprias sentenas" (Vocabulrio Jurdico: 471). Justia esta que foi criada para defender os direitos dos trabalhadores, visto que h muitos conflitos de cunho trabalhista entre empregadores e empregados. Objetiva-se mostrar, neste artigo, a importncia da Justia do Trabalho para defender os direitos dos trabalhadores e de que forma ela pode cumprir o seu papel. A tese que se defende que a Justia do Trabalho impede que o cidado tenha seus direitos violados enquanto trabalhador. Analisaremos detalhadamente como funciona o trmite do processo trabalhista, vendo como inicia, como ocorre a defesa, as provas e como o Juiz profere a sentena. Veremos, tambm, os recursos que cabem no processo do trabalho, bem como a segunda vez que julgado o mesmo processo, quantas so as instncias competentes para julgar esse processo etc. bvio que a sociedade que necessita a Justia do Trabalho, almejando que ela tenha validade e eficcia para resolver conflitos de ordem trabalhista.

1. O TRABALHADOR E A JUSTIA 1.1. A importncia do trabalhador. um assunto que no h como contestar. de fundamental importncia para a sociedade e para o mundo o trabalhador. Em recente sentena proferida pelo Juiz da Vara do Trabalho de Gramado, Dr. Fernando Luiz de Moura Cassal, foi exposto que

"o empregado, via de regra, busca a manuteno de sua pessoa e de sua famlia no trabalho prestado de forma subordina a um empreendimento. Tem nesta fora de trabalho o seu nico bem de troca para obteno de sua sobrevivncia e dos seus. No raro humilha-se para conseguir o seu sustento. Esta fora de trabalho, ou melhor, a forma com que avaliada pelo grupo social onde atua, universo especfico de vinculao, um bem de valor inestimvel. Passa o autor a ser questionado pelos seus colegas de trabalho e pelas demais pessoas que interagem em seu cotidiano, mormente em uma cidade de pequeno porte. A sua condio e capacidade profissional so colocadas em cheque. Se cada pessoa possui um ponto de estrangulamento da sua prpria condio humana, por certo que a do trabalhador o seu trabalho e a imagem que os terceiros tem de sua conduta e produto. Assim o a espada para o soldado, representando a sua honra e a terra para o agricultor." (CASSAL, 2000, sentena prolatada proc 00810.351/99-4, Vara do Trabalho de Gramado RS).

O magistrado coloca que o trabalhador possui apenas a sua fora de trabalho, sendo este o nico bem em troca para obteno de uma vida digna e manuteno de sua pessoa e famlia, trabalhando de forma subordinada. Com as demais palavras, v-se que o trabalhador de extrema importncia para a vida de todos. Logo, fundamental a existncia da Justia do Trabalho (JT) para ampar-lo, no momento que precisar. No podemos deixar de citar, tambm, que existem muitos maus empregadores. Os direito do trabalhador algo que para este sagrado, no devendo o patro deixar de acertar os mesmos. D-se como perfeito exemplo de mau empregador aquele que no fornece equipamentos de proteo individual aos operrios, que acabam estes se acidentando, machucando-se violentamente com mquinas pesadas, recorrendo, assim, a uma indenizao pelo dano sofrido. No se encaixa muito na questo que trata este artigo, posto que quem dirime este litgio a Justia Comum. 1.2. A importncia da existncia da Justia do Trabalho. Hoje, no Brasil, de fundamental importncia para o trabalhador a existncia da Justia Trabalhista, amparando o operrio no momento que necessitar recorrer aos seus direitos. Houve boatos sobre a extino da Justia do Trabalho. Ora, se a prpria Justia Comum encontra-se "afogada" abaixo de pilhas e pilhas de processos, quem iria julgar e reivindicar pelos direitos dos nossos trabalhadores? uma questo muito delicada. Quando analisamos o senso comum, podemos perceber que todos reclamam da nossa Justia, argindo ela ser lenta, demorada e, as vezes, ineficaz. Na Justia do Trabalho j encontram-se tramitando muitos processos, no havendo de forma alguma como extingui-la.

O nmero de processos cresceu consideravelmente nos ltimos anos, fruto das dificuldades financeiras enfrentadas pelas pessoas e empresas que empregam funcionrios. O cidado desprotegido tem necessidade de buscar o Poder Judicirio, ltimo guardio da Justia, para exercer seus direitos. O advogado, a seu turno, est engajado na luta pelo restabelecimento da paz social, quebrada no momento em que foram vilipendiados os princpios protetores do trabalhador. A JT d aos trabalhadores a segurana de restituio aos direitos que so ou que foram violados, observadas as falhas da Justia Trabalhista Brasileira, que no decorrer do artigo sero abordadas. A ttulo exemplificativo, suponhamos um cidado qualquer que demitido de uma empresa injustamente, sem receber 13 salrio, frias, FGTS e, horas extras. O mesmo recorrer JT, para que seja julgada a m conduta exercida em face do operrio. Se no fosse a JT, esse tipo de comportamento ficaria impune, levando a frustrao do trabalhador. A extino da JT levaria a uma relao de trabalho bem pior para as pessoas, em especial aos trabalhadores, que por sua vez no teriam a capacidade de invocar a norma a seu favor para pleitear os seus direitos.

2. O funcionamento do processo na Justia do Trabalho. Vamos dar uma singela explanao de como tramita o processo do trabalho, em suas diversas fases. 2.1. O incio do processo Quando algum trabalhador se sente lesado pelo no recebimento de algum direito que lhe devido, ele tem a faculdade (a capacidade) para cobrar tal ttulo, ingressando com uma reclamao trabalhista na JT. Nesse caso, evidente que no tem "a vida toda" para cobrar algo que no lhe pagaram, havendo um prazo de dois anos para abrir o processo, contados a partir do afastamento do servio. Os pedidos constantes na petio inicial devem vir com valor estipulado. Se, por exemplo, algum cidado reclama diferenas de frias, j coloca-se na inicial o valor que lhe devido a tal ttulo. Se ao final do processo lhe for deferidas as diferenas de frias, evita-se a liquidao da sentena, visto que j h um clculo pr-determinado.

Est em vigor uma nova lei, promulgada este ano (n 9.957, de 12.01.2000), denominada Rito Sumarssimo. Na linguagem jurdica, rito significa modo, forma, maneira; sumarssimo quer dizer com brevidade. Ou seja, resolver o processo com mais rapidez. Face aos vrios processos em trmite na JT, essa lei faz com que os processos com valor at quarenta salrios mnimos sejam mais rpidos, conforme a redao do artigo 852-A: "Os dissdios individuais cujo valor no exceda a quarenta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao ficam submetidos ao procedimento sumarssimo. Excluem-se do rito sumarssimo quando uma das partes Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional, conforme pargrafo nico da mesma lei. Nota-se aqui a injustia para com o cidado que, por exemplo, funcionrio pblico, que sem culpa alguma, no poder ter um processo enquadrado no rito sumarssimo, com uma maior agilidade. A lei possui muitas falhas; culpa do poder legislativo competente que promulga leis que lhe so mais convenientes, tornando-as em interesse coletivo universal. 2.2. A contestao (defesa) Quando se fala em princpio do contraditrio, quer dizer que todos tem direito a defesa. Considera-se um mau empregador aquele que deixa de cumprir com o dever de pagar corretamente os direitos de seu subordinado. No h sombra de dvidas que existem bons e maus trabalhadores. Muitos usam da justia para processar empregadores que sempre pagaram corretamente os direitos de seu subordinado, mas que, talvez por algum equvoco, no tomam as medidas necessrias e corretas para com esse mau trabalhador, para prevenir-se de tal acontencimento. O papel do advogado nessas horas complicado. Muitos ingressam com reclamaes trabalhistas alegando diversas mentiras. Quando no momento em que apresentada a contestao (a defesa), v-se o absurdo. claro que pode acontecer e muito acontece de a defesa estar completamente destoada da realidade dos fatos. Nesses casos, quando usam da mentira e esta provada para enriquecimento ilcito, o Juiz enquadra a parte na pena de litigncia de m-f, ou seja, condenando a pagar certa quantia pelo dano causado a outra parte. Isto posto, nota-se que necessria a defesa no processo, afim de contradizer a parte adversa, tendo, por bvio, que serem provados os fatos alegados, sob pena de no serem acolhidos pelo Juiz em sua sentena, que no prximo item ser abordada. 2.3. As provas e a sentena

A prova no processo s pode ser de duas maneiras: material (ex.: prova documental) e testemunhal, sendo esta verbalmente, por depoimento de pessoas que saibam dos fatos em discusso. A prova, observa Moacyr Amaral Santos " a verdade resultante das manifestaes dos elementos probatrios, decorrente do exame, estimao e ponderao desses elementos; a verdade que nasce da avaliao, pelo juiz, dos elementos probatrios" (1983, p. 3901). Ainda afirma Amaral que "a convico sobre os fatos alegados em juzo constitui o que se chama prova" (1983, v. 1, p. 08). J afirma a Juza do Trabalho do TRT da 10 Regio, Dra. Helosa Marques, que "o Juiz apreciar os fatos segundo regras de livre convencimento, mas dever atender aos fatos e circunstncias constantes dos autos e, ainda, indicar na sentena os motivos que lhe formaram o convencimento". Nota-se a evidncia da afirmao, pois o magistrado, no momento da prova testemunhal, julga o processo conforme seu convencimento, analisando as demais provas trazidas aos autos. J dizem os doutrinadores e cientistas jurdicos que aquilo que no est no processo no existe. 2.4. Os vrios recursos Todo processo trabalhista passa por, pelo menos, um julgamento. A irresignao de uma das partes com a sentena julgada em primeiro grau (ou primeira instncia), pode levar o inconformado a recorrer da deciso. O recurso ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) interposto junto ao Juzo de primeiro grau que, por sua vez, determinar a remessa do processo ao Tribunal, que ir julg-lo novamente, de acordo com as provas carreadas aos autos. Normalmente a deciso final desse tribunal. Existe, ainda, uma terceira instncia, que o TST (Tribunal Superior do Trabalho), sediado em Braslia (DF). Apenas vo para julgamento em ltimo grau, as decises que der interpretao diversa lei federal, estadual, conveno coletiva de trabalho, acordo coletivo, sentena normativa ou, ainda, aquelas decises proferidas com violao de literal dispositivo de lei federal ou da Constituio da Repblica, conforme art. 896 da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT, 23 ed., 1998). Muitos usam dos recursos apenas para procrastinar o processo, sendo que realmente so devedores. Mas no h o que se fazer. A parte vencida ajuizando o recurso no prazo legal, efetuando o depsito recursal e fundamentando a irresignao ele cabido. 2.5. A falha da JT.

No podemos afirmar que apenas uma falha desta Justia Especializada, mas sim uma falha do Poder Legislativo Brasileiro, em no achar uma outra sada para coercivamente cobrar os devedores em geral. Uma frase comumente falada por todos que: "Hoje, no Brasil, quem no possui bens passveis de penhora no paga dvida." ineficaz, as vezes, a Justia trabalhista quando no momento da execuo (da cobrana) do devedor que no possui bens passveis de penhora. Infelizmente, no Brasil, no acontece nada com empregadores que no possuem bens que possam ser penhorados. A lei faculta para o devedor a inadimplncia neste caso, uma vez que no h maneira alguma de cobrar, a no ser com a penhora de bens ou com a "boa vontade" do devedor. Uma possibilidade seria a cadeia para esses devedores. Consequentemente, todos diriam que no h mais lugares nas cadeias; mas nesse caso j um outro problema que h na sociedade brasileira. "O Brasil o pas dos problemas." Infelizmente assim. Ganhar um processo uma coisa; cobrar outra. Um outro problema da JT, que no podemos chamar de falha, a sua demora em alguns processos. O Exmo. Desembargador do TJ do RS, Dr. Paganela Boschi, em recente palestra proferida aos estudantes da UCS do Ncleo Universitrio de Canela, afirmou no mesmo sentido, assegurando que bvio que necessrio um lapso temporal para o bom andamento do processo, o colhimento das provas necessrias etc.

CONCLUSO Este trabalho um conjunto de idias que pretendeu mostrar o funcionamento da Justia Trabalhista Brasileiro nos tempos atuais, enfocando basicamente a sua fundamental importncia para a vida de todo o trabalhador. Foi mostrado, por conseguinte, o funcionamento do processo nessa rea, mais precisamente como inicia, a defesa, as provas, a deciso etc. Aps os exemplos e argumentos citados, resta provado que impossvel a extino da Justia do Trabalho, devido a sua extrema importncia, validade e eficcia. A inexistncia desta Justia Especializada levaria explorao dos trabalhadores, que, por sua vez, teriam seus direitos concomitantemente violados. As perspectivas que cada vez mais haja conflitos de cunho trabalhista, vez que a situao econmica do Brasil cada vez mais precria.

Anda mungkin juga menyukai