Anda di halaman 1dari 10

1 FALTA O ABSTRACT EVOLUO DA PRODUO LEITEIRA NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL Sheila Leontina Weiverberg1.

RESUMO: O artigo tem por objetivo caracterizar e mensurar a evoluo da produo de leite no estado do Mato Grosso do Sul, no perodo de 1985 a 2008. A pesquisa caracteriza-se como um estudo baseado em investigao bibliogrfica e uso das taxas geomtricas de crescimento a fim de mensurar a evoluo do volume produzido no estado. Observou-se que a produo leiteira no estado vem aumentando ao longo dos anos, no entanto, o estado permanece como dcimo primeiro colocado em relao ao ranking nacional de produo de leite no pas. Em sua maioria, a produo rudimentar em termos tecnolgicos, contudo, essa atividade importante para a gerao de renda e empregos. PALAVRAS CHAVES: agronegcio do leite, evoluo da produo, INTRODUO A cadeia produtiva do leite tem grande importncia econmica e social e um dos principais sistemas agroindustriais, importante para o suprimento de alimentos, gerao de emprego, renda e tributos para o pas. O leite est entre os seis produtos mais importantes da agropecuria brasileira segundo a EMBRAPA (2007) e, atualmente, o Brasil o quarto maior produtor mundial de leite, com cerca de 27 bilhes de litros em 2008, representando 4,5% da produo mundial. No caso especfico de Mato Grosso do Sul, a atividade ganhou impulso a partir da dcada de 1990 e, atualmente, de acordo com em estimativas de Federao da Agricultura de Mato Grosso do Sul (FAMASUL) estabeleceu-se como a terceira atividade econmica em termos de valor bruto de produo, embora o estado ocupe o 11 lugar no ranking de produo nacional. Apesar da relevncia do setor, os estudos sobre a pecuria leiteira no Mato Grosso do Sul ainda so incipientes o que corrobora a importncia desse estudo. Deste modo, o presente artigo esta dividido em XX sees, sendo a primeira essa introduo, seguida pelo referencial terico sobre os aspectos do agronegcio e cadeias produtivas. Na terceira seo, apresentam-se os aspectos metodolgicos, seguidos da caracterizao da produo no estado e, por fim, apresentam-se as concluses. ASPECTOS TERICOS O agronegcio designado como as atividades agroindustriais que tem por base um produto agrcola, dito por Marques (2008, p.24) Agronegcio o conjunto de atividades que vai desde o antes da porteira, envolvendo o setor de insumos, mquinas, adubos, sementes etc., a entrando na porteira, onde o produtor utiliza sua capacidade empresarial para transformar os fatores de produo. Agronegcio (do ingls agribusiness) so os negcios relacionados agricultura dentro
1

Graduada em cincias econmicas. UEMS, Ponta Por MS BRASIL. weiverberg@hotmail.com

2 do ponto de vista econmico. Para Pinazza e Alimandro (1999, p.30) O agrobusiness apresenta-se como instrumento analtico e experimental para a realizao de diagonstico e simulaes de estratgias para as cadeias produtivas. A viso vai da produo at o abastecimento. O agronegcio tem seu foco na matria-prima que pode ser, por exemplo, o leite. Em suma, para Davis & Goldeberg citado por Silva (1997) o agrobusiness definido como a soma de todas as operaes envolvidas no processamento e distribuio dos insumos agropecurios, as operaes de produo na fazenda e o armazenamento, processamento dos produtos agrcolas e derivados. Porm na concepo de Michellon (1994, p.49) pode-se afirmar que o agribusiness o conjunto de todas as cadeias produtivas existentes, a partir dos produtos de origem agrcola. Reunindo insumos, produo e indstrias, encontra-se a sntese de que uma cadeia de produo, para Farina & Zylbersztajm (1991, p.12), a noo de cadeia pode ser entendida como um recorte dentro do complexo agroindustrial mais amplo, onde so estabelecidas as relaes entre agropecuria, indstria de transformao e distribuio em torno de um produto. Cadeia de produo agroindustrial definida a partir da identificao de um determinado produto final, como por exemplo, a cadeia de produo de leite que envolve os produtores rurais de leite, as indstrias de laticnios e as empresas de distribuio que fornecem o produto ao consumidor, ainda, os fornecedores de insumos e as organizaes que participam no fornecimento dos equipamentos e de insumos para todos os segmentos da cadeia, a exemplo dos fornecedores de ordenhadeira para os produtores rurais. A noo de cadeia de produo mais utilizada nas anlises do setor rural j o agribusiness representa o aspecto coletivo da agropecuria, portanto, enquanto cadeia produtiva apresenta o aspecto singular o agribusiness refere-se ao todo. Assim, cadeia de produo constitui em:
[...] uma sucesso de operaes de transformaes dissociveis capazes de ser superadas e ligadas entre si por um encadeamento tcnico e tambm um conjunto de relaes comerciais e financeiras que estabelecem, entre os estados de transformao, um fluxo de troca situado de montante jusante, entre fornecedores e clientes. (BATALHA, 1997, p.24)

Deste modo, cadeia de produo o conjunto de aes econmicas que presidem a valorao dos meios de produo e asseguram a articulao das operaes onde esta pode ser segmentada de jusante (produto final) a montante (matria-prima) em quatro segmentos. Os limites desta diviso no so facilmente identificveis e ainda podem variar segundo o tipo de produto e objeto de anlise assim:
Dentro de uma cadeia de produo agroindustrial tpica podem ser visualizados no mnimo quatro mercados com diferentes caractersticas: mercado entre produtores de insumos e produtores rurais, mercado entre produtores rurais e agroindstrias, mercado entre agroindstrias e distribuidores e finalmente mercado entre distribuidores e consumidores finais. (BATALHA, 1997)

No caso especfico do leite, a cadeia pode ser representada por quatro grandes segmentos que so: distribuio e consumidor final; industrializao e distribuio; produo e industrializao; e insumos e produo, em que segundo Michels (2003) os trs principais agentes so: distribuio (consumidor final), beneficiamento e produo. Uma das principais partes integrantes de uma cadeia produtiva o da produo primria, responsvel por produzir os bens de primeira necessidade. No agronegcio do leite, por exemplo, presentes neste segmento encontramse os produtores rurais que produzem o leite para os lacticnios, que beneficiado e vendido para os distribuidores e consumidores finais.

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS Essa pesquisa fez uso de pesquisa bibliogrfica a fim de caracterizar a produo de leito no estado de MS alm de dados de rgos oficiais a exemplo de instituies como o IBGE, EMBRAPA entre outros. Utilizou-se estatstica descritiva para a anlise dos dados alm de taxas geomtricas de crescimento (TGC) a fim de caracterizar a evoluo da produo de leite no estado, para calcular as taxas foi utilizado o modelo log (Y t) = 1 + 2t TGC = (ebt 1) 100, onde: Y t: varivel Y no tempo t; t: coeficientes a serem estimados; e t: nmero de perodos (anos) entre a observao final e a inicial As taxas foram calculadas para o perodo de 1985 a 2008, a partir dos dados de produo disponibilizados pelo SIDRA (sistema de recuperao de dados do IBGE).

CARACTERIZAO DA PRODUO LEITEIRA NO MS A atividade leiteira uma importante atividade econmica dentro do estado do Mato Grosso do Sul, com aproximadamente 496 milhes de litros de leite segundo IBGE (2008) e produtividade do rebanho de 950 litros/vaca/ano. Em relao ao pas atualmente, o quarto maior produtor mundial de leite, com cerca de 27 bilhes de litros em 2008, a produtividade mdia do rebanho brasileiro de 1237 litros/vaca/ano, de acordo com os dados do IBGE (2007). Tendo objetivo de entender o movimento da atividade leiteira em termos de produo a EMPAER (Empresa de Pesquisa e Assistncia Rural) subdividiu o estado em oito bacias leiteiras

4 adotando dois critrios: O 1 trata das caractersticas dos produtores, em termos de homogeneidade no uso de tecnologia, o 2 trata do destino que dado ao leite, da comercializao local ou da comercializao com outros estados. Michels (2003, p.61) diz [...] as caractersticas de produo das bacias leiteira esto diretamente ligadas posio geogrfica dos respectivos municpios, influncia das empresas de laticnios e ao nvel de interesse dos produtores rurais. Assim, estado do Mato Grosso do Sul est subdividido em oito bacias leiteiras, so elas: Bacia de Aquidauana, Bacia do Centro Norte, Bacia do Bolso, Bacia de Campo Grande, Bacia de Nova Andradina, Bacia de Glria de Dourados, Bacia do Cone Sul, Bacia de Dourados. A Figura 1 apresenta o mapa de Mato Grosso do Sul subdividido em suas bacias leiteiras.

Figura 1 Bacias leiteiras do estado do Mato Grosso do Sul.


Adaptado de Michels (2003, p.65)

A bacia com maior representatividade em produo, destacou-se a regio do Bolso, com a 1 posio em nmero de cabeas de vacas leiteiras (69.423 cabeas) e a 1 posio em volume com uma produo de 107 milhes de litros leite/ano, seguida pelas bacias de Campo Grande com 18% da produo do estado. Os estabelecimentos de processamento de leite encontram-se principalmente na bacia do Bolso, de Campo Grande e do Centro Norte, sendo que a bacia do Bolso possui 29 indstrias, seguida pelas bacias de Campo Grande com 28 e do Centro Norte com 20 indstrias. De forma que o estudo evidenciou que as indstrias esto instaladas nas mais destacadas bacias, por exemplo, a bacia do Bolso tem o primeiro lugar em volume da produo e a de Campo Grande o segundo, e a bacia do Centro Norte primeira colocada em relao produtividade, as indstrias proporcionam garantia de compra do leite, maior segurana ao produtor rural, e como resposta o produtor atua investindo na sua atividade leiteira e aumenta produo, produtividade e crescimento, contribuindo para o destaque de sua bacia leiteira, a presena das indstrias impulsiona e dinamiza a atividade de pecuria leiteira. A tabela 1 apresenta a evoluo da produo de leite nas bacias do estado do MS.

5 Tabela 1: Evoluo da produo do leite em porcentagem e volume de leite produzido nas bacias leiteiras do estado do Mato Grosso do Sul de 1985 a 2008.
Bacia/ ano 19852 19853 1990 1990 1995 1995 2000 2000 2005 2005 2008 2008 Aquidauana Centro norte 9% 27107 10% 40402 24% 119613 11% 48195 12% 56900 11% 56289 Bolso Campo Grande 14% 41246 20% 79508 21% Nova Glria Andradi de na Doura dos 4% 9% 11627 5% 20933 5% 24880 8% 29771 7% 35121 13% 53413 13% 65958 11% 54804 Cone Sul 7% 20951 7% 25931 6% 25945 8% 33151 7% 37348 11% 52740 Dourados Mato Grosso do Sul 18% 51949 12% 49893 10% 50311 10% 41924 9% 47376 9% 46585 100% 290817 100% 395494 100% 501349 100% 427258 100% 505282 100% 496044

17% 49946 19% 73967 9% 41839 10% 44629 12% 58844 11% 54476

22% 63111 19% 75089 20% 102003 23% 99080 21% 108713 22% 107117

105432 21085 17% 73821 17% 87740 18% 90324 8% 33045 9% 42403 7% 33709

Fonte: Dados trabalhados pela autora a partir de SIDRA sistema IBGE de recuperao de dados.

A evoluo da produo leiteira no estado do Mato Grosso do Sul mostra uma queda na participao do volume de leite produzido na bacia de Aquidauana em ralao as outras bacias, no ano de 1985 a bacia correspondia a 17% do volume total de leite produzido no estado e em 2008 sua participao foi de 11%. A produo de leite na bacia do centro norte pouco se alterou em 1985 a 2008, tinha uma participao inicial de 9% e no ano de 2008 representou 11% da produo total de leite no estado. A Bacia leiteira do Bolso corresponde com a maior participao de volume de leite produzido no Mato Grosso do Sul, sua produo durante o perodo estudado variou entre 19% e 24% do total. J a bacia de Campo Grande no ano de 1985 representava 14% da produo de leite e fechando o ano de 2008 com uma correspondncia de 18% do volume total de leite. A bacia leiteira de Nova Andradina apresentou produo em 1985 de 4% do total, passou por um processo de aumento ao longo dos anos e no ano de 2008 sua participao foi de 7%. A bacia de Glria de Dourados sua participao na produo obteve um leve, sua participao inicial em 1985 era de 9%, chegou a representar 13% e em 2008 representou 11% do volume de leite produzido no estado.
2

O primeiro ano da seqncia referente distribuio da participao em porcentagem de cada bacia leiteira do estado.
3

O segundo ano da seqncia refere-se produo de leite da bacia leiteira em mil litros de leite.

6 Bacia do Cone Sul correspondia em 1985 a 7% do volume produzido e em 2008 que representou 11% da produo total. Bacia de Dourados teve queda de participao ao longo dos anos, em 1985 representava 18% da produo e fechando em 2008 com metade da produo inicial. A figura 2 apresenta a comparao do volume de leite produzido em mil litros pelas bacias leiteiras do estado no ano de 1985 e 2008.

Figura 2 Comparao do volume de leite produzido pelas bacias leiteiras nos anos de 1985 e 2008 (em mil litros). Fonte: Dados trabalhados pela autora a partir de SIDRA sistema IBGE de recuperao de dados. A bacia leiteira de Aquidauana que obteve aumento de produo de 1985 a 2008. A bacia do Centro-oeste Norte apresentou um grande aumento do volume de produo, aproximadamente 29182 mil litros de leite entre 1985 e 2008. A bacia o Bolso que atualmente a bacia com maior produo leiteira do estado, sua produo teve um grande aumento comparando o ano de 1985 e 2008, esse aumento foi de 44006 mil litros de leite. A bacia de Campo Grande observando as barras do grfico possvel perceber que sua produo dobrou nos ltimos 23 anos. A seguir a bacia de Nova Andradina sua produo aumentou cerca de 22080 mil litros de leite. A bacia de Glria de Dourados tambm apresenta aumento de produo de 1985 a 2008. A prxima bacia do Cone Sul sua produo aumentou em 31789 mil litros de leite. A oitava bacia leiteira a de Dourados, essa uma exceo a nica bacia que apresentou queda do volume de leite produzido, uma reduo de 5364 mil litros de leite. Em relao evoluo da produtividade das vacas leiteiras em Mato Grosso do Sul, em 1985 uma vaca leiteira produzia 1,2 litros de leite, j em 1990 houve um aumento de 0,6 litros de

7 leite, praticamente um aumento de meio litro por vaca leiteira, a produtividade continuou crescendo at o ano de 2005, a partir desse mesmo ano a produtividade passou a ter uma leve queda, sendo que em 2008 estava em torno de 2,6 litros de leite por vaca leiteira. Apesar de quedas na produtividade entre 2005 e 2006, comparando o ano inicial da pesquisa com o final, a produtividade cresceu aproximadamente 54%. A figura 3 apresenta a comparao das taxas geomtricas de crescimento (TGC) da produo de leite das bacias leiteiras e do estado do Mato Grosso do Sul, entre o perodo de 1985 a 2008. TGC - taxa geomtrica de crescimento da produo de leite no MS. 9,00% 8,00% 7,00% 6,00% 5,00% 4,00% 3,00% 2,00% 1,00% 0,00%
N or te B Aq o C uid lso am a u N po an o a G G va ra l ria An nd de dra e D d in ou a ra C do on s M at D eS o G ou ul ro ra ss d o os do Su l

TGC - taxa geomtrica de crescimento da produo de leite no MS.

das bacias leiteiras e do estado do Mato Grosso do Sul, entre o perodo de 1985 a 2008. Fonte: Dados
trabalhados pela autora a partir de SIDRA sistema IBGE de recuperao de dados.

C en

Grosso do Sul representadas no grfico apresenta que o estado teve um taxa de crescimento de 7,9% no perodo de 1985 a 2008, em relao s bacias que tem a maior taxa geomtrica de crescimento a bacia de Nova Andradina com 4,37% de crescimento da produo entre 1985 a 2008 seguida pela bacia do Cone Sul com 4,1% e a bacia de Glria de Dourados com 3,49%. J em termos de produtividade a bacia do Centro Norte esta em primeiro lugar no estado com 2.482 litros de leite (vaca/ano), uma mdia de 6 litros de leite por vaca ao dia, em segundo lugar esta a bacia de Campo Grande com 1.825 litros de leite (vaca/ano) seguida da bacia leiteira de Dourados com 1641 litros de leite (vaca/ano).

tro

Figura 3 comparao das taxas geomtricas de crescimento (TGC) da produo de leite

As taxas geomtricas de crescimento de produo de leite das bacias leiteiras de Mato

8 No estado do Mato Grosso do Sul, a atividade leiteira no ano de 2008 gerou um valor bruto de produo de aproximadamente R$ 254 milhes de reais, com uma produo de 496 milhes de litros de leite, o estado esta na dcima primeira colocao em nvel nacional da produo de leite com produtividade do rebanho de 3 litros/vaca/dia. De acordo com o Mercaoeste (2002, p.88) As trs maiores bacias leiteiras estaduais - Bolso, Campo Grande e Glria de Dourados - so responsveis por 52.05% das vacas leiteiras e 53,50% do volume de leite produzido. Essas trs bacias so as que tm maior representatividade na produo leiteira do estado. As bacias que se destacam no estado em relao produo do leite so: a bacia do Bolso por responder pelo maior volume da produo no estado, sozinha ela representa 21.60% de toda atividade, bacia do Centro norte possui o rebanho mais produtivo do estado do Mato Grosso do Sul, uma produtividade de 2.482 litros de leite (vaca/ano) e a maior taxa geomtrica de crescimento pertence bacia leiteira de Nova Andradina, com um crescimento de 4,37% de 1985 a 2008.

CONSIDERAES FINAIS O segmento de produo do leite sul-mato-grossense no geral tem crescimento de produo, evidenciados pelas taxas geomtricas, o que pode ser atribudo especializao de alguns produtores. As taxas geomtricas de produo evidenciam que sete das oito bacias tem crescimento positivo, exceto a bacia leiteira de Dourados cujo crescimento decrescente, outra situao que destacou o estudo que embora a bacia leiteira do Bolso seja a maior produtora do estado no possui a maior taxa geomtrica de crescimento, esse posto assegurado pela bacia de Nova Andradina, que registrou uma taxa geomtrica de crescimento de 4,37%. Essa situao pode ser explicada da seguinte forma de a bacia de Nova Andradina ter aumentado sua produo em 65,5% de 1985 a 2008, enquanto a bacia do Bolso aumentou apenas 41% no mesmo perodo. Dentre as bacias com maior representatividade em produo, destacou-se a regio do Bolso com uma produo de 107 milhes de litros leite/ano, ou seja, 22% da produo do estado. A bacia do Bolso apresenta a maior produo, seguida pelas bacias de Campo Grande com 18% da produo do estado. Em termos de taxas geomtricas de crescimento de produo de leite em primeiro lugar esta a bacia de Nova Andradina seguida pela bacia do Cone Sul e a bacia de Glria de Dourados, em termos de produtividade a bacia do Centro Norte esta em primeiro lugar no estado com 2.482 litros de leite (vaca/ano), uma mdia de 6 litros de leite por vaca ao dia, em segundo lugar esta a bacia de Campo Grande com 1.825 litros de leite (vaca/ano) seguida da bacia leiteira de Dourados com 1641 litros de leite (vaca/ano). Dessa forma a atividade leiteira no estado do Mato Grosso do Sul tem

9 importncia por ser uma fonte geradora de renda e empregos, atua possibilitando a permanncia dos produtores rurais na fazendo, contribui com a economia do estado e do pas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BATALHA, Mrio Otvio. (coord.). Gesto Agroindustrial. 1 edio. So Paulo, Atlas, 1997. _______________. Gesto Agroindustrial. 2 edio. So Paulo: Atlas, 2001. EMBRAPA. Empresa brasileira de pesquisa agropecuria. Pesquisa da pecuria nacional. Disponvel em: <www.embrapa.br/.> Acesso em: maro a agosto de 2010. EMPAER. Empresa de pesquisa e assistncia tcnica e extenso rural de MS. Disponvel em: <www.empaer.mt.gov.br > Acesso em agosto de 2010. FAMASUL. Federao da agricultura e pecuria de MS. Disponvel em: <www.famasul.com.br > Acesso em agosto de 2010 FARINA; Elizabeth Maria Mercier Querido; ZYLBERSZTAJN, Dcio . Relaes tecnolgicas e organizao dos mercados no sistema agroindustrial de alimentos. Caderno de Cincia e Tecnologia. Braslia, v. 8, n. 1/3, p. 9-27, jan./dez. 1991. IBGE. Pesquisa da pecuria municipal. 1985-2008. www.sidra.ibge.gov.br/bda/pecuaria/ Acesso em: maro a agosto de 2010. Disponvel em:

MARQUES; Pedro, Joo F. Martines. Mercados futuros agropecurios: exemplos e aplicaes para o mercado brasileiro. 1 edio. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. MERCOESTE. Perfil competitivo do estado Mato Grosso do Sul/ mercoeste - Mato Grosso do Sul, Braslia, 2002. MICHELLON; Ednaldo. Cadeia produtiva & desenvolvimento regional: uma anlise do setor txtil no noroeste do Paran. 1 edio. Maring: Clichetec, 1999. MICHELS, Ido.(coord.) Estudo das cadeias produtivas de Mato Grosso do Sul: Leite. 1 edio. Campo Grande/MS: DEA/UFMS, mimeo, 2003. PINAZZA; Luis antnio; ALIMANDRO Regis.(orgs).Reestruturao no agrobusiness brasileiro:agronegcios no terceiro milnio. 1 edio. Rio de Janeiro. Abag, 1999.

10 SILVA; Jos Graziano da. A nova dinmica da agricultura brasileira. 1 edio. Campinas: Unicamp, 1997.

Anda mungkin juga menyukai