Anda di halaman 1dari 2

Resenha: A antropologia contempornea, Antropologia como cincia surgiu a partir do sculo XVIII, e tem relao direta com a expanso

do capitalismo europeu e o contato com povos e culturas diferentes. Inicialmente a antropologia tem seus conceitos e mtodos derivados das cincias biolgicas e exatas, principalmente do evolucionismo de Charles Darwin, surgindo assim o Darwinismo social e consequentemente a ilustrao que considerava a sociedade europeia da poca como o apogeu de um processo evolucionrio, em que as sociedades aborgines eram tidas como exemplares "mais primitivos". Utilizavam o pretexto de "civilizao" para classificar, julgar e posteriormente justificar o domnio de outros povos. Com o crescimento e internacionalizao do capitalismo a antropologia perdeu o seu foco de estudo, devido aproximao de povos e etnias, atravs de cultura de massa e consumo. As cincias sociais e humanas perderam suas particularidades e se tornaram mais interdisciplinares, em meio a mtodos mais tradicionais surge o modelo hermenutico, que mistura a tradio europeia com a metodologia interpretativa norteamericana. O homem passa a ser visto como um ser de linguagem, e seu estudo, passa pela decifrao das formas de expresso. Deixa de mirar para as cincias exatas como modelo, submete os modelos explicativos s possibilidades interpretativas da hermenutica. Passa a trata o homem no como organismo, material e concreto, mas sim como um ser que se caracteriza pela subjetividade e pela conscincia de si prprio como indivduo. Na antropologia, pesquisado e o pesquisador so encarados como entidades diferentes autnomas, a questo sobre, o eu e o outro, como estes percebem sua relao com o outro, prximo ou distante (a alteridade). Formulao de processos de identidade baseados na natureza cultural e poltica, emergentes, como a organizao de minorias. Desde a antiguidade que as diferenas so objeto de estudo, o conceito de igualdade foi introduzido atravs do cristianismo; no iluminismo novos olhares foram lanados sobre esse conceito: vontade, liberdade, igualdade jurdica e civil, mais discurso que prtica.

O socialismo vem mostrar que os conflitos e desigualdades so gerados pela estruturao em classes da sociedade. Enquanto o capitalismo que responsvel por inmeras diferenas, tambm desenvolveu a indstria de massa, geradora de homogeneizao, diluindo as diferenas e padronizando estilos de vida e consumo. Apesar da massificao e padronizao social, surgiram grupos que comearam a se distinguir: tnicos, raciais, sexuais etc. Cada um procurou definir sua prpria histria, justificativa e forma de organizao e uma lista de solicitaes. Criando e afirmando sua prpria identidade imprimindo diferenas marcantes na realidade social. Massificar encobre as diferenas e discriminao, passa por cima de perseguies e injustias, justificando a ao desses grupos que se veem como minoria, excludos de certos benefcios sociais. O Termo maioria deixou de representar quantidade para representar uma fora poltica, majoritria a deciso que representa a vontade das elites e dos governantes institudos. No necessariamente representa toda a populao. Esse princpio da maioria enquanto fora poltica dominante e a quantidade passa a significar poder, tem contrapartida no desenvolvimento das cincias sociais, que a associam o comportamento dominante ao princpio da normalidade segundo Durkheim e o fato social. O conceito de maioria e minoria est associado capacidade de um grupo social organiza-se, fazer reivindicaes e manifestaes. Normalidade o que podemos exemplificar como um fato social que uni a sociedade, quanto mais membros da sociedade aderem mais saudvel parece, quando causa conflito o mesmo considerado como anormal fora dos padres. Nos dias atuais a antropologia se dedica a descoberta de novos mtodos de pesquisa e modelos explicativos. Especificamente antropologia social (tambm chamada antropologia cultural ou etnologia), analisa o comportamento humano, a cultura e as estruturas de relaes sociais e a arqueologia, que versa sobre a humanidade pretrita e d a conhecer a vida de povos j extintos. Bibliografia: Livro Sociologia Introduo cincia da sociedade 3. Edio. Autora Cristina Costa Cap. 10 A antropologia contempornea.

Anda mungkin juga menyukai