Anda di halaman 1dari 184

01 (ESAF/ISS/RJ/2010) Assinale abaixo a nica opo que contm uma afirmativa falsa.

a) A finalidade da Contabilidade assegurar o controle do patrimnio administrado e fornecer informaes sobre a composio e as variaes patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econmicas desenvolvidas pela entidade para alcanar seus fins. b) A Contabilidade pode ser conceituada como sendo a cincia que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimnio das entidades com fins lucrativos ou no.

c) Pode-se dizer que o campo de aplicao da Contabilidade a entidade econmicoadministrativa, seja ou no de fins lucrativos. d) O objeto da Contabilidade definido como o conjunto de bens, direitos e obrigaes vinculado a uma entidade econmico-administrativa. e) Enquanto a entidade econmico-administrativa o objeto da Contabilidade, o patrimnio o seu campo de aplicao

02. (ISS/SJ dosCAMPOS/2012) As demonstraes contbeis so elaboradas e apresentadas para usurios externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. Para tanto, criaram- se as caractersticas qualitativas da informao contbil-financeira til, que identificam os tipos de informao que, muito provavelmente, so reputadas como as mais teis para investidores,

credores por emprstimos e outros credores, existentes e em potencial, para tomada de decises acerca da entidade que reporta com base na informao com tida nos seus relatrios contbil-financeiros. Isto posto, de acordo com o pronunciamento contbil CPC 00 (R1) Estrutura conceitual para elaborao de relatrio contbil-financeiro, as caractersticas qualitativas de melhoria so:

(A) comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade. (B) comparabilidade, uniformidade, relevncia e entendimento. (C) verificabilidade, tempestividade, materialidade e uniformidade. (D) tempestividade, relatividade, comparabilidade e materialidade. (E) uniformidade, comparabilidade, compreensibilidade e intempestividade.

03. (ISS/SJdosCAMPOS/2012) De acordo com o CPC 00 (R1), as demonstraes contbeis retratam os efeitos patrimoniais e financeiros das transaes e outros eventos, por meio do grupamento dos mesmos em classes amplas, de acordo com as suas caractersticas econmicas. Essas classes amplas so denominadas de................................ das demonstraes contbeis, que

diretamente relacionados mensurao da ............................. no balano patrimonial so os ativos, os passivos e o patrimnio lquido, sendo que aqueles diretamente relacionados com a mensurao do desempenho na demonstrao do resultado so as receitas e as despesas. As lacunas do texto podem ser, correta e respectivamente, preenchidas por

(A) grupos ... essncia (B) subclasses ... avaliao (C) elementos ... posio patrimonial e financeira (D) textos ... equao contbil (E) medidores ... posio contbil

04. De acordo com a Resoluo CFC n 1.282/10 que atualizou e consolidou os dispositivos da Resoluo CFC n 750/93, assinale a base de mensurao cuja definio est correta. A) Valor presente ativos reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no perodo das demonstraes contbeis. Passivos reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, no descontados, que seriam necessrios para liquidar a obrigao na data ou no perodo das demonstraes contbeis.

B) Custo corrente ativos mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada, e passivos mantidos pelos valores em caixa e equivalentes de caixa, no descontados, que se espera seriam pagos para liquidar as correspondentes obrigaes no curso normal das operaes da Entidade. C) Valor realizvel ativos mantidos pelo valor na data da demonstrao, descontado do fluxo futuro de entrada lquida de caixa que se espera seja gerado pelo item no curso normal das operaes da Entidade e passivos mantidos pelo valor atual, na data da demonstrao, descontado do fluxo futuro de sada lquida de caixa que se espera seja necessrio para liquidar o passivo no curso normal das operaes da Entidade.

D) Valor justo valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transao sem favorecimentos. E) Atualizao monetria efeitos da alterao do poder aquisitivo de moeda estrangeira reconhecidos nos registros contbeis mediante o ajustamento da expresso formal dos valores dos componentes patrimoniais.

05. (AFRFB-ESAF/2009/adaptada) O Conselho Federal de Contabilidade, considerando que a evoluo ocorrida na rea da Cincia Contbil reclamava a atualizao substantiva e adjetiva de seus princpios, editou, em 29 de dezembro de 1993, a Resoluo 750, dispondo sobre eles. Sobre o assunto, abaixo esto escritas cinco frases. Assinale a opo que indica uma afirmativa falsa.

a) A observncia dos Princpios Fundamentais de Contabilidade obrigatria no exerccio da profisso e constitui condio de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). b) Os Princpios Fundamentais de Contabilidade, por representarem a essncia das doutrinas e teorias relativas Cincia da Contabilidade, a ela dizem respeito no seu sentido mais amplo de cincia social, cujo objeto o patrimnio das Entidades. c) O Princpio da entidade reconhece o Patrimnio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial e a desnecessidade da diferenciao de um Patrimnio particular no universo dos patrimnios existentes.

d) O patrimnio pertence entidade, mas a recproca no verdadeira. A soma ou agregao contbil de patrimnios autnomos no resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econmico-contbil. e) So Princpios Fundamentais de Contabilidade: o da entidade; o da continuidade; o da oportunidade; o do registro pelo valor original; o da competncia e o da prudncia.

06(ISS/SP/2012) Sobre a Estrutura Conceitual para Elaborao e Divulgao de Relatrio Contbilfinanceiro, considere: I. As autoridades tributrias podem determinar exigncias especficas para atender a seus prprios interesses e, consequentemente, mudar a estrutura conceitual para elaborao e divulgao de relatrio contbil-financeiro de propsito geral. II. A avaliao da administrao da entidade quanto responsabilidade que lhe tenha sido conferida e quanto qualidade de seu desempenho e de sua prestao de contas uma das necessidades comuns da maioria dos usurios dos relatrios contbil- financeiros de propsito geral.

III. O regime de competncia retrata com propriedade os efeitos de transaes e outros eventos e circunstncias sobre os recursos econmicos e reivindicaes da entidade que reporta a informao nos perodos em que ditos efeitos so produzidos. IV. Comparabilidade a caracterstica qualitativa que define o uso dos mesmos mtodos para os mesmos itens, tanto de um perodo para outro, considerando a mesma entidade que reporta a informao, quanto para um nico perodo entre entidades.

Est correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) II e III. (C) III e IV. (D) I, II e III. (E) II, III e IV.

07(ESAF/MDIC/2012) As demonstraes financeiras obrigatrias so as seguintes: a) Balano Patrimonial, Demonstrao do Resultado do Exerccio, Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados, Demonstrao do Fluxo de Caixa e Demonstrao do Valor Adicionado, em alguns casos. b) Balano Patrimonial, Demonstrao do Resultado do Exerccio, Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados, Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos.

c) Balano Patrimonial, Demonstrao do Resultado do Exerccio, Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados, Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido e Demonstrao do Valor Adicionado, em alguns casos. d) Balano Patrimonial, Demonstrao do Resultado do Exerccio, Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados, Demonstrao do Fluxo de Caixa. e) Balano Patrimonial, Demonstrao do Resultado do Exerccio, Demonstrao do Fluxo de Caixa e Demonstrao do Valor Adicionado, em alguns casos.

08(ESAF/CVM/2011)- Assinale abaixo a nica opo que expressa uma afirmativa errada. a) As demonstraes financeiras so parte integrante das informaes contbeis elaboradas e divulgadas por uma entidade. b) O objetivo das demonstraes contbeis fornecer informaes sobre a posio patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanas na posio financeira da entidade que sejam teis a um grande nmero de usurios em suas avaliaes e tomadas de deciso econmica.

c) As informaes sobre a posio patrimonial e financeira da entidade so principalmente fornecidas pelo balano patrimonial. d) As informaes sobre o desempenho da entidade so basicamente fornecidas na demonstrao do resultado. e) As informaes sobre as mutaes na posio financeira da entidade so fornecidas nas demonstraes contbeis por meio de uma demonstrao em separado.

09.(FCC/TJ/PE/2012) - Analise as alternativas abaixo, em relao a ativo e passivo, e assinale a alternativa que NO est correta. a) Ao avaliar-se um item se enquadra na definio de ativo ou passivo, deve-se atentar para a sua essncia e realidade econmica e no apenas sua forma legal. b) Ativo um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefcios econmicos para a entidade.

c) Passivo uma obrigao presente da entidade, derivada de eventos j ocorridos, cuja liquidao se espera que resulte em sada de recursos capazes de gerar benefcios econmicos. d) As definies de ativo e passivo identificam os seus aspectos essenciais, bem como especificam os critrios que precisam ser atendidos para que possam ser reconhecidos no balano patrimonial. e) Substncia fsica no essencial existncia de um ativo.

10(ESAF/CVM/2011) As demonstraes contbeis so uma representao estruturada da posio patrimonial e financeira e do desempenho da entidade. Para satisfazer a seus objetivos, as demonstraes contbeis proporcionam informao da entidade acerca do seguinte: a) ativos, passivos, patrimnio lquido, receitas e despesas, alteraes no capital prprio e fluxos de caixa. b) ativos, passivos, patrimnio lquido, receitas e despesas, alteraes no capital prprio e valor adicionado.

c) ativos, passivos, patrimnio lquido, receitas e despesas, alteraes no capital de giro e fluxos de caixa. d) ativos, passivos, patrimnio lquido, resultados do perodo, alteraes no capital de giro, fluxos de caixa e valor adicionado. e) ativos, circulantes e no circulantes, passivos, circulantes e no circulantes, patrimnio lquido, resultados do perodo, ganhos e perdas, alteraes no capital de giro prprio, fluxos de caixa e valor adicionado.

11(ESAF/CVM/2011) As demonstraes contbeis, quando corretamente elaboradas, satisfazem as necessidades comuns da maioria dos seus usurios, uma vez que quase todos eles as utilizam para a tomada de decises de ordem econmica. Sob esse aspecto, pode-se dizer que, entre outras finalidades, os usurios baseiam-se nas demonstraes contbeis para praticar as seguintes aes, exceto:

a) decidir quando comprar, manter ou vender um investimento em aes. b) avaliar a capacidade da entidade de pagar seus empregados e proporcionar-lhes outros benefcios. c) determinar a distribuio de lucros e dividendos. d) regulamentar as atividades das entidades. e) fiscalizar a lisura dos atos administrativos.

12 -(ESAF/CVM/2011) Aponte abaixo a opo que contm uma assertiva incorreta. a) Ativo um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefcios econmicos para a entidade. b) Passivo uma obrigao presente da entidade, derivada de eventos j ocorridos, cuja liquidao se espera que resulte em sada de recursos capazes de gerar benefcios econmicos para a entidade.

c) Patrimnio Lquido o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os resultados. d) Muitos ativos tm uma substncia fsica. Entretanto, substncia fsica no essencial existncia de um ativo. e) Muitos ativos esto ligados a direitos legais, inclusive a direito de propriedade. Ao determinar a existncia de um ativo, entretanto, o direito de propriedade no essencial.

13. (ISS/SP/2012) Considere os itens patrimoniais, a seguir, de uma sociedade annima de capital aberto: I. Aes de outras empresas em que no h inteno de vendas. II. Aes adquiridas de sua prpria emisso. III. Financiamento a ser pago em 15 meses aps a data do Balano Patrimonial. I, II e III so classificados, respectivamente, como

(A) ativo circulante, ativo no circulante aplicao financeira e passivo no circulante. (B) ativo no circulante investimentos, patrimnio lquido e passivo no circulante. (C) ativo no circulante investimentos, patrimnio lquido e passivo circulante. (D) ativo realizvel a longo prazo, ativo no circulante investimentos e passivo no circulante. (E) ativo no circulante - aplicao financeira, ativo no circulante investimentos e passivo no circulante.

14 (FCC/Analista Judicirio/TRT 3 regio/2009) A empresa A uma indstria e produz mquinas especiais, cujo processo demora 400 dias. Estas mquinas so adquiridas para comercializao pela empresa B que leva aproximadamente 20 dias para comercializ-las, 40 dias para receber o valor das vendas realizadas a prazo, e 30 dias para pagar as mquinas adquiridas. A empresa C cliente da empresa B e utiliza as mquinas especiais em suas operaes. Com base nestas informaes, as mquinas especiais sero classificadas nas empresas A, B e C, respectivamente, no

(A) ativo circulante, no ativo circulante e no ativo imobilizado. (B) ativo circulante, no ativo no-circulante e no ativo realizvel a longo prazo. (C) ativo realizvel a longo prazo, no ativo circulante e no ativo imobilizado. (D) ativo realizvel a longo prazo, no ativo realizvel a longo prazo e no ativo imobilizado. (E) ativo realizvel a longo prazo, no ativo imobilizado e no ativo realizvel a longo prazo

15. (FCC/TCE/SP/2012) correto afirmar que (A) impossvel que o valor do patrimnio lquido de uma entidade com fins lucrativos seja negativo. (B) as contas do passivo, na escriturao contbil regular, aumentam por dbito e diminuem por crdito. (C) o livro Dirio e o livro Caixa so de escriturao obrigatria, de acordo com o disposto na legislao comercial.

(D) o valor dos dbitos escriturados nas contas pode exceder o dos crditos, utilizando-se o mtodo das partidas dobradas na escriturao comercial, se a entidade apresentar lucro no exerccio respectivo. (E) o valor registrado no patrimnio lquido de uma companhia nunca pode ser superior ao valor total de seus ativos.

16(FCC/TRF/2010). Devem ser classificados no Ativo Intangvel, de acordo com a legislao vigente: (A) mquinas e equipamentos. (B) benfeitorias em imvel de terceiros. (C) despesas pr-operacionais. (D) gastos com pesquisas de produtos. (E) marcas e patentes.

17(FCC/TRF2010). Devem ser classificados no Ativo Intangvel, de acordo com a legislao vigente, sem possibilidade de amortizao (A) os imveis de renda. (B) os gastos com pesquisas de produtos. (C) as despesas pr-operacionais. (D) as benfeitorias em imvel de terceiros. (E) o gio pago por rentabilidade futura (goodwill).

18. (FCC/ICMS/RO/2010)Sobre os ativos intangveis gerados internamente pode-se afirmar que (A) os gastos na fase de desenvolvimento, em qualquer situao, devem ser reconhecidos no resultado. (B) a entidade pode, durante a fase de desenvolvimento e em alguns casos, identificar um ativo intangvel e demonstrar que o mesmo gerar provveis benefcios econmicos futuros.

(C) os gastos da empresa, tanto na fase de pesquisa quanto na fase de desenvolvimento, devem ser reconhecidos no ativo da entidade. (D) as atividades destinadas obteno de novos conhecimentos devem ser reconhecidas no ativo pelo valor do custo. (E) os gastos com o projeto devem ser considerados como incorridos apenas na fase de desenvolvimento, quando a entidade no conseguir diferenciar a fase de pesquisa da fase de desenvolvimento.

19. O gio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente, de acordo com a NBC T 19.8: a) Deve ser reconhecido contabilmente como ativo, desde que seja possvel quantific-lo. b) No deve ser reconhecido como ativo. c) No deve ser reconhecido como ativo, a menos que seja avaliado por peritos e amortizado pelo prazo que vier a ser definido no laudo da avaliao. d) Deve ser reconhecido como ativo, porm no dever ser amortizado, somente submetido ao teste de valor recupervel.

20.(FCC/TRE/AL/2010) So caractersticas de um ativo imobilizado ser (A) intangvel, ter vida til superior a um ano e ter substncia econmica. (B) tangvel, ter substncia econmica e poder gerar benefcios futuros. (C) destinado ao negcio da empresa, ter vida til superior a um ano e no gerar benefcios econmicos futuros. (D) de propriedade da empresa, no ter substncia econmica e poder gerar benefcios econmicos futuros. (E) tangvel, ter vida til inferior a um ano e poder ou no gerar benefcios econmicos futuros.

21. (FCC/2012) De acordo com as Leis no 11.638/2007 e no 11.941/2011, que introduziram modificaes na estrutura do balano patrimonial das pessoas jurdicas, (A) o Ativo Diferido passou a ser composto apenas pelos gastos com desenvolvimento de produtos cuja viabilidade econmica possa ser comprovada, sendo os demais itens estornados contra o resultado. (B) o grupo de Resultado de Exerccios Futuros foi extinto e o saldo de suas contas foi transferido para o Patrimnio Lquido como ajuste de avaliao patrimonial.

(C) a constituio de reservas de reavaliao foi proibida a partir de 1o de janeiro de 2008, porm foi permitido que as constitudas at 31-12-2007 pudessem ser mantidas at sua total realizao ou estornadas at 31-12-2008. (D) o recebimento de prmios na emisso de debntures passou a ser classificado como Reserva de Capital. (E) o grupo Ativo Permanente passou a incluir o recm-criado Ativo Intangvel.

22 (ESAF/AFC CGU 2006) Assinale abaixo a afirmativa correta. Em relao ao mecanismo de dbito e crdito pode-se dizer que a Contabilidade determina que sejam a) debitadas todas as entradas e creditadas todas as sadas de valores contbeis. b) debitadas todas as aplicaes de recursos e creditadas todas as origens de recursos. c) debitadas as entradas de ativo, as sadas de passivo e as ocorrncias de despesas e creditadas as entradas de passivo, as sadas de ativo e as variaes da situao lquida.

d) debitadas as entradas de ativo, as sadas de passivo e os pagamentos de despesas e creditadas as entradas de passivo, as sadas de ativo e os recebimentos de receitas. e) debitados os pagamentos e perdas e creditados os recebimentos e ganhos.

23(ESAF/AFC CGU 2008) Ao longo da existncia de uma entidade, vrios fatos podem acontecer e que refletem no patrimnio desta de forma positiva ou negativa. Em relao aos fatos contbeis e suas respectivas variaes no patrimnio, julgue os itens que se seguem e marque a opo incorreta.

a) A Insubsistncia Passiva acontece quando algo que deixou de existir provocou efeito negativo no patrimnio da entidade. b) Quando ocorre uma Supervenincia Passiva, a Situao Lquida diminui. c) As Supervenincias provocam sempre um aumento do passivo ou do ativo. d) O desaparecimento de um bem um exemplo de Insubsistncia do Passivo. e) Toda Insubsistncia do Passivo uma Insubsistncia Ativa.

24 (FCC/TRT18/2008).. Em relao escriturao contbil, correto afirmar:

(A) Os lanamentos no livro Dirio devem ser efetuados diariamente, no se admitindo excees. (B) A escriturao correta e tempestiva do livro Razo permite saber, em qualquer data, o saldo das contas de resultado e patrimoniais.

(C) O nico livro contbil considerado obrigatrio pela Receita Federal do Brasil para apurao da base de clculo do imposto de renda o livro Dirio. (D) No Brasil, existe um Plano de Contas padronizado que deve ser seguido por todas as entidades com fins lucrativos. (E) Segundo normas do Conselho Federal de Contabilidade, a escriturao contbil somente pode ser efetuada em sistemas informatizados.

25(ESAF/MDIC/2012) A evoluo do pensamento cientfico em Contabilidade foi marcada pela contribuio de diversos pensadores que culminaram no desenvolvimento das chamadas Teorias das Contas, as quais subdividem as rubricas contbeis em grandes grupos. A respeito desse assunto, podemos afirmar que a) a teoria personalista subdivide as contas em Contas do Proprietrio e Contas de Agentes Consignatrios.

b) a teoria materialista subdivide as contas em Contas Materiais e Contas de Resultado. c) a teoria patrimonialista subdivide as contas em Contas Patrimoniais e Contas Diferenciais. d) a teoria personalista subdivide as contas em Contas do Proprietrio e Contas de Agentes Correspondentes. e) a teoria materialista subdivide as contas em Contas Integrais e Contas Diferenciais.

26(AFRFB-ESAF/2009)Exemplificamos, abaixo, os dados contbeis colhidos no fim do perodo de gesto de determinada entidade econmico-administrativa:

Segundo a Teoria Personalstica das Contas e com base nas informaes contbeis acima, pode-se dizer que, neste patrimnio, est sob responsabilidade dos agentes consignatrios o valor de: a) R$ 1.930,00. b) R$ 3.130,00. c) R$ 2.330,00. d) R$ 3.020,00. e) R$ 2.480,00.

27(ATRFB-ESAF/2009) No balano de encerramento do exerccio social, as contas sero classificadas segundo os elementos do patrimnio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a anlise da situao financeira da companhia. No ativo patrimonial, as contas sero dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, compondo os seguintes grupos:

a) ativo circulante; ativo realizvel a longo prazo; investimentos; ativo imobilizado; e intangvel. b) ativo circulante; ativo realizvel a longo prazo; e ativo permanente, dividido em investimentos, ativo imobilizado e ativo diferido. c) ativo circulante; e ativo no circulante, composto por ativo realizvel a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangvel. d) ativo circulante; ativo realizvel a longo prazo; investimentos; ativo imobilizado; e ativo diferido. e) ativo circulante; e ativo no circulante, composto por ativo realizvel a longo prazo, investimentos, imobilizado e diferido.

28.ATRFB-ESAF/2009) Em relao ao encerramento do exerccio social e composio dos grupos e subgrupos do balano, assinale abaixo a opo falsa. a) No ativo circulante, sero includas as disponibilidades, os direitos realizveis no curso do exerccio social e as aplicaes de recursos em despesas do exerccio seguinte. b) No intangvel, sero classificados os direitos que tenham por objeto bens incorpreos destinados manuteno da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comrcio adquirido.

c) Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver durao maior que o exerccio social, a classificao no circulante ou longo prazo ter por base o prazo desse ciclo. d) Em investimentos, sero classificadas as participaes permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, no classificveis no ativo circulante, e que no se destinem manuteno da atividade da companhia ou da empresa. e) No ativo imobilizado, sero classificados os direitos que tenham por objeto bens corpreos destinados manuteno das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operaes que transfiram companhia os benefcios, riscos e controle desses bens.

29.(ATRFB-ESAF/2009) Observemos o seguinte fato contbil: pagamento, mediante a emisso de cheque, de uma duplicata antes do vencimento, obtendo-se um desconto financeiro, por essa razo. Para que o registro contbil desse fato seja feito em um nico lanamento, deve-se utilizar a a) primeira frmula, com 1 conta devedora e 1 conta credora. b) segunda frmula, com 1 conta devedora e 2 contas credoras. c) terceira frmula, com 2 contas devedoras e 1 conta credora. d) quarta frmula, com 2 contas devedoras e 2 contas credoras. e) terceira frmula, com 3 contas devedoras e 1 conta credora.

30.(AFRFB-ESAF/2009) - A quitao de ttulos com incidncia de juros ou outros encargos deve ser contabilizada em lanamentos de segunda ou de terceira frmulas, conforme o caso, pois envolve, ao mesmo tempo, contas patrimoniais e de resultado. Especificamente, o recebimento de duplicatas, com incidncia de juros, deve ter o seguinte lanamento contbil: a) dbito de duplicatas e de juros e crdito de caixa. b) dbito de duplicatas e crdito de caixa e de juros. c) dbito de caixa e crdito de duplicatas e de juros. d) dbito de caixa e de duplicatas e crdito de juros. e) dbito de juros e de caixa e crdito de duplicatas.

31.(FCC/SEFAZ/SP/2009) A empresa Girobaixo S.A. tinha um contas a receber de R$ 500.000,00 de seu cliente Oportunia Ltda., que estava com dificuldades financeiras. Sabendo das dificuldades de seu cliente e com receio de inadimplncia, concedeu desconto de 5% para que o cliente liquidasse a dvida no prazo. A Oportunia aceitou e quitou a dvida. O registro do evento na empresa Girobaixo S.A. representa um fato (A) permutativo. (B) compensativo diminutivo. (C) modificativo aumentativo. (D) quantitativo aumentativo. (E) misto diminutivo.

32. (ESAF/CVM/2011)A empresa Material de Construes Ltda. Adquiriu 500 sacos de argamassa Votoram, de 20 kg cada um, ao custo unitrio de R$1,00 o quilo, pagando 15% de entrada e aceitando duplicatas pelo valor restante. A operao foi isenta de tributao. Do material comprado, 10% sero para consumo posterior da prpria empresa e o restante, para revender. O registro contbil dessa transao , tipicamente, um lanamento de quarta frmula, e o fato a ser registrado um Fato Administrativo

a) composto aumentativo. b) composto diminutivo. c) modificativo aumentativo. d) modificativo diminutivo. e) Permutativo.

33.(ESAF/MDIC/2012) Estes so alguns ttulos contbeis constantes no plano de contas da empresa. Com base neles indique a opo incorreta.

Mercadorias Imveis em Construo Capital a Realizar Receita de Vendas Custo das Mercadorias Vendidas Fornecedores Impostos a Recolher Impostos Juros Ativos Juros Passivos Juros Ativos a Vencer Juros Passivos a Vencer Juros a Pagar Juros a Receber

Entre os ttulos listados acima, podemos identificar: a) quatro contas componentes do ativo patrimonial. b) cinco contas componentes da situao lquida patrimonial. c) seis contas de origem de recursos. d) seis contas de saldo credor. e) oito contas de saldo devedor.

34.(ESAF/MDIC/2012) O lanamento de terceira frmula chamado de lanamento composto porque formado de a) duas contas devedoras e duas contas credoras. b) duas contas devedoras e uma conta credora. c) uma conta devedora e duas ou mais contas credoras. d) duas ou mais contas devedoras e duas ou mais contas credoras. e) duas ou mais contas devedoras e uma conta credora.

35.(ESAF/MDIC/2012) O lanamento contbil apropriado para registrar o recebimento de notas promissrias no valor de R$ 400,00 com descontos de 8% o que segue abaixo: a) Diversos a Ttulos a Receber Caixa 368,00 Descontos Passivos 32,00 400,00 b) Caixa a Diversos a Ttulos a Receber 368,00 a Descontos Ativos 32,00 400,00

c) Diversos a Caixa Ttulos a Receber 368,00 Descontos Passivos 32,00 400,00 d) Caixa a Diversos a Ttulos a Receber 400,00 a Descontos Ativos 32,00 432,00 e) Diversos a Caixa Ttulos a Receber 400,00 Descontos Passivos 32,00 432,00

36.(ESAF/MDIC/2012) O lanamento contbil apropriado para registrar o pagamento de duplicatas no valor de R$ 2.800,00, com descontos de 15%, o que segue abaixo: a) Diversos a Caixa Duplicatas a Pagar 2.380,00 Descontos Ativos 420,00 2.800,00 b) Caixa a Diversos a Duplicatas a Pagar 2.380,00 a Descontos Ativos 420,00 2.800,00

c) Diversos a Duplicatas a Pagar Caixa 2.380,00 Descontos Passivos 420,00 2.800,00 d) Duplicatas a Pagar a Diversos a Caixa 2.380,00 a Descontos Ativos 420,00 2.800,00 e) Duplicatas a Pagar a Diversos a Caixa 2.380,00 a Descontos Passivos 420,00 2.800,00 Rascunho

37.(AFRFB-ESAF/2009) - A firma Comercial de Produtos Frutferos Ltda., que encerra seu exerccio social no ltimo dia do ano civil, contabilizou por duas vezes o mesmo fato contbil em 31/10/2008, caracterizando o erro de escriturao conhecido como duplicidade de lanamento. Esse erro s foi constatado no exerccio seguinte. Os lanamentos foram feitos a dbito de conta do resultado e a crdito de conta do passivo circulante. Em face dessa ocorrncia, pode-se dizer que, no balano patrimonial de 31/12/2008:

a) a situao lquida da empresa foi superavaliada. b) o ativo circulante da empresa foi subavaliado. c) o passivo circulante da empresa apresentou uma reduo indevida. d) o patrimnio lquido da empresa apresentou uma reduo indevida. e) a situao lquida da empresa no foi afetada.

38.(ESAF/CVM/2011)Ao apurar o resultado no fim do perodo contbil, a empresa encontrou um lucro lquido, antes dos tributos sobre o lucro e das participaes, no montante de R$ 1.520,00. A planilha de custos trazida para compor o resultado do perodo continha juros relativos a dezembro de 2009, j pagos, no valor de R$ 125,00; juros relativos a janeiro de 2010, ainda no pagos, no valor de R$ 180,00; juros relativos a dezembro de 2009, ainda no pagos, no valor de R$ 160,00; juros relativos a janeiro de 2010, j pagos, no valor de R$ 200,00. Referida planilha j havia sido contabilizada segundo o regime de caixa.

As demais contas estavam certas, com saldos j contabilizados, segundo o regime de competncia. A empresa, ento, mandou promover o registro contbil das alteraes necessrias para apresentar os eventos segundo o regime de competncia, em obedincia regulamentao vigente. Aps os lanamentos cabveis, o rdito do perodo passou a ser lucro de

a) R$ 1.180,00 b) R$ 1.195,00 c) R$ 1.360,00 d) R$ 1.560,00 e) R$ 1.235,00

39.(ESAF/MDIC/2012) Contabilizando suas operaes em 2010 sob o regime contbil de caixa, a empresa Primeira & Cia. Ltda. Registrou os seguintes eventos, entre outros que compem seus resultados: I. recebimento de aluguis relativos a janeiro de 2011, no valor de R$ 4.800,00; II. salrios de dezembro de 2010 para pagamento apenas em janeiro de 2011, no valor de R$ 5.600,00; III. pagamento das comisses referentes a dezembro de 2010, no valor de R$ 2.500,00; IV. pagamento do aluguel do caminho correspondente a janeiro de 2011, no valor de R$ 3.200,00;

V. recebimento de juros relativos a 2010, no valor de R$ 1.200,00. Na apurao final do lucro a empresa verificou que faltava registrar o valor de R$ 4.000,00 decorrente de comisses ganhas no ano, ainda no recebidas. Tais eventos foram computados no resultado da empresa Primeira & Cia. Ltda., sob o regime de competncia. Com isso, houve uma reduo de lucros na importncia de a) R$ 6.900,00. b) R$ 6.100,00. c) R$ 4.500,00. d) R$ 2.900,00. e) R$ 500,00.

40. O contador da Cia. Noroeste recebeu o extrato bancrio da empresa enviado pelo Banco Amrica Central, no qual constava um saldo credor de R$ 160.000,00 na conta corrente. O saldo da conta corrente registrado no Livro Razo da entidade era devedor em um valor diferente de R$ 160.000,00. Ao efetuar a conciliao bancria, o contador anotou os fatos abaixo:

I. Recebimento de duplicatas em cobrana no banco no valor de R$ 15.000,00, no registradas na contabilidade. II. Depsitos de cheques efetuados pela companhia ainda no creditados pelo banco no valor de R$ 2.000,00. III. Despesas bancrias no valor de R$ 1.000,00, no registradas na contabilidade. IV. Emisso de cheques pela companhia no valor de R $ 8.000,00 no descontados ainda no banco. V. Cheque devolvido de um cliente, por falta de fundos e ainda no registrado na contabilidade, no valor de R$ 3.000,00.

As informaes fornecidas permitem concluir que o saldo devedor da conta Banco Amrica Central C/Movimento, antes do procedimento de conciliao bancria, apresentava um saldo devedor, em R$, de (A) 143.000,00. (B) 154.000,00. (C) 136.000,00. (D) 152.000,00. (E) 139.000,00.

41. O contador da Cia. Noroeste recebeu o extrato bancrio da empresa enviado pelo Banco Amrica Central, no qual constava um saldo credor de R$ 55.000,00 na conta corrente. O saldo da conta corrente registrado no Livro Razo da entidade era devedor no valor de R$ 52.200,00. Ao efetuar a conciliao bancria, o contador anotou os fatos abaixo:

I. Recebimento de duplicatas em cobrana no banco no valor de R$ 3.400,00, no registradas na contabilidade. II. Depsitos de cheques efetuados pela companhia ainda no creditados pelo banco no valor de R$ 700,00. III. Despesas bancrias no valor de R$ 500,00 no registradas na contabilidade. IV. Emisso de cheques pela companhia no valor de R $ 600,00 no descontados ainda no banco. Aps o procedimento de conciliao bancria, tendo sido feitos os respectivos ajustes na escriturao contbil, o saldo correto da conta corrente a ser demonstrado no Livro Razo foi, em R$, de

(A) 55.600,00. (B) 55.100,00. (C) 55.700,00. (D) 54.400,00. (E) 56.100,00.

42.(ESAF/ATRFB/2009)- Determinada empresa, cujo exerccio social coincide com o ano-calendrio, pagou a quantia de R$ 1.524,00 de prmio de seguro contra incndio no dia 30 de setembro de 2007. A aplice pertinente a essa transao cobre riscos durante o perodo de primeiro de outubro de 2007 a 30 de setembro de 2008. Considerando o princpio da competncia de exerccios, o Contador da empresa registrou o pagamento dos gastos na conta Seguros a Vencer. No balano patrimonial de 31 de dezembro de 2007, aps as apropriaes de praxe, o saldo desta conta, Seguros a Vencer, dever ser de

a) R$ 1.260,00. b) R$ 1.172,20. c) R$ 1.055,00. d) R$ 1.143,00. e) R$ 381,00.

43. (FCC/TRT3/2009) A empresa Falida S.A. obteve um emprstimo no valor de R$ 150.000,00 no Banco Sem Fundo S.A., no dia 30/11/08, com vencimento em quatro meses e com taxa de juros pr-fixada de 4% a.m. (juros simples). No dia da contratao do emprstimo, a empresa debitou a conta Bancos no valor de

(A) R$ 150.000,00, debitou a conta Despesas de Juros no valor de R$ 24.000,00 e creditou a conta Emprstimos R$ 174.000,00. (B) R$ 150.000,00 e creditou a conta Emprstimos R$ 150.000,00. (C) R$ 150.000,00, debitou a conta Despesas de Juros no valor de R$ 6.000,00 e creditou a conta Emprstimos R$ 156.000,00. (D) R$ 174.000,00, creditou a conta Juros a Transcorrer (Ativo) no valor de R$ 24.000,00 e creditou a conta Emprstimos R$ 150.000,00. (E) R$ 150.000,00, debitou a conta Juros a Transcorrer (Passivo) no valor de R$ 24.000,00 e creditou a conta Emprstimos R$ 174.000,00.

44. (FCC/TJ/PI/2009)Uma companhia obteve um emprstimo no exterior correspondente a 100.000 dlares americanos, com prazo de vencimento de 5 anos. Os juros incidem trimestralmente a uma taxa de 8% ao trimestre e so incorporados ao principal. O dlar americano estava cotado para compra no dia do emprstimo a R$ 2,00 e no dia da primeira incidncia dos juros a R$ 2,20. Efetuada a atualizao cambial do principal, j incorporado o valor dos juros, o dbito externo da companhia equivalia, na data da primeira incidncia de juros, em R$, a

(A) 220.000,00. (B) 229.800,00. (C) 237.600,00. (D) 239.800,00. (E) 240.200,00.

45. Uma empresa estima que 5% de suas vendas a prazo no sero recebidas. Constituiu, ento, em 31/12/X10, uma estimativa para perdas com crditos de liquidao duvidosa (EPCLD) no valor de $ 4.500,00. Em janeiro de X11, um cliente que devia $ 3.000,00 se tornou incobrvel. Com base nessas informaes, a empresa deve (A) debitar EPCLD e creditar Clientes. (B) debitar Disponvel e creditar EPCLD. (C) debitar EPCLD e creditar Disponvel. (D) debitar Despesa com Clientes e creditar EPCLD. (E) debitar Despesa com EPCLD e creditar Clientes

46 . (FCC/TRE/CE/2012)Os atributos a seguir so condicionantes para o reconhecimento de uma Proviso, quando (A) a probabilidade de ocorrer uma obrigao presente improvvel, mesmo que seja decorrente de um evento tempestivo e presente, cuja mensurao do valor total no possa ser quantificada de forma segura. (B) h existncia da probabilidade de um ingresso de recursos futuros, mesmo que a sua quantificao seja incerta.

(C) o montante da obrigao pode ser estimado em base segura e confivel, que a exigncia de recursos para liquidao da obrigatoriedade possa ser verificada e quando se constatar uma exigibilidade presente como consequncia de um evento passado. (D) uma obrigao legal ou no formalizada futura for reconhecida como consequncia de um evento futuro de prazo definido. (E) for identificada uma exigibilidade futura consequente de um evento futuro provvel, mesmo que o seu valor no possa ser estimado com segurana e confiabilidade.

47.(ESAF/MDIC/2012) A empresa X, em 31 de dezembro, tem crditos normais, sem garantias especficas de recebimento, no montante de R$ 60.000,00. Deve, portanto, constituir uma proviso para risco de crdito. No seu livro Razo h um saldo remanescente da Proviso para Devedores Duvidosos no valor de R$ 1.000,00. A nova proviso dever ser contabilizada razo de 3% dos crditos sob risco, o que, neste balano, far a empresa suportar uma despesa no valor de

a) R$ 770,00. b) R$ 800,00. c) R$ 1.770,00. d) R$ 1.800,00. e) R$ 2.800,00.

48. (FCC/TCE/AP/2012) Analise a tabela abaixo. Tabela de expectativas processuais Processo trabalhista (horas extras) R$ 500.000,00 Probalidade de perda 58% Processo trabalhista (assdio moral) R$ 300.000,00 Probalidade de perda 45% Processo civil (danos corporais) R$ 250.000,00 Probalidade de perda 30% Processo tributrio discusso da constitucionalidade do Cofins R$ 800.000,00 Probalidade de perda 85%

Com base nos dados da tabela, fornecidos pelo advogado da empresa Avante S.A. e considerando as condies estabelecidas nas normas contbeis vigentes para constituio das provises contingenciais, a empresa deve provisionar: (A) R$ 1.300.000,00. (B) R$ 1.850.000,00. (C) R$ 800.000,00. (D) R$ 1.050.000,00. (E) R$ 300.000,00.

49.- Com base na experincia de perdas efetivas no recebimento de seus crditos, a Microempresa Satlite S/A, constituiu no exerccio de 2005 uma proviso no valor de R$ 2.700,00. No exerccio de 2006, a empresa deu baixa em crditos no valor de R$ 1.860,00 e chegou ao fim do exerccio com valores a receber no montante de R$ 120.000,00. Considerando-se a necessidade da constituio de nova proviso base de 3% dos crditos existentes, mesmo levando em conta o saldo no utilizado da proviso anterior, pode-se dizer que os referidos crditos devem ir a balano, deduzidos de proviso no valor de

a) R$ 4.440,00. b) R$ 2.760,00. c) R$ 3.600,00. d) R$ 900,00. e) R$ 1.740,00.

50. (ISS-NATAL-ESAF-2008) - A empresa Fastfood Ltda., com contas a receber no valor de R$ 800.000,00, em 31.12.2007, tinha tambm uma conta de Proviso para Crditos de Liquidao Duvidosa com saldo remanescente de R$ 13.000,00. No encerramento do exerccio de 2007, mandou fazer nova proviso baseada numa estimativa de perdas de 3,5%, igual s perdas efetivas ocorridas no recebimento de crditos nos ltimos trs exerccios. Feitos os lanamentos cabveis, a empresa levar ao resultado do exerccio uma despesa provisionada de:

a) R$ 15.000,00. b) R$ 13.000,00. c) R$ 11.000,00. d) R$ 24.000,00. e) R$ 28.000,00.

51.(ESAF/CVM/2011) A empresa Modistas da Moda S/A, tem um histrico de perdas no recebimento de seus crditos, por isto, no costuma negligenciar a utilizao de proviso para riscos de crdito. Sob esse aspecto, verificamos que do balano patrimonial de 2008 constou a conta Proviso para Devedores Duvidosos com saldo de R$ 2.300,00. Ao longo do exerccio de 2009 foram comprovadas perdas efetivas no recebimento de crditos, no valor de R$ 1.100,00, e a estimativa de perdas que se faz para 2010, monta a R$ 1.800,00.

Com base nessas informaes, pode-se dizer que a empresa dever lanar na Demonstrao do Resultado do Exerccio, relativa a 2009, uma despesa provisionada para risco de crdito no montante de a) R$ 3.000,00 b) R$ 2.900,00 c) R$ 1.800,00 d) R$ 1.100,00 e) R$ 600,00

52.(ESAF/ISS/RJ/2010)A Companhia das Lavras recebeu um ttulo de 6.500,00 fora da data de vencimento e, por isso, cobrou encargos financeiros de 6%. O recebimento ocorreu em cheque do Banco do Brasil S/A. Ao contabilizar o evento, a Companhia das Lavras dever fazer o seguinte lanamento: a) Bancos conta Movimento a Diversos a Ttulos a Receber 6.500,00 a Receitas Financeiras 390,00 6.890,00

b) Caixa a Diversos a Ttulos a Receber 6.500,00 a Receitas Financeiras 390,00 6.890,00 c) Diversos a Bancos conta Movimento Ttulos a Receber 6.500,00 Receitas Financeiras 390,00 6.890,00 d) Diversos a Ttulos a Receber Caixa 6.110,00 Receitas Financeiras 390,00 6.500,00 e) Bancos conta Movimento a Ttulos a Receber 6.890,00

53.(ESAF/CVM/2011) O Banco do Brasil emitiu aviso de dbito comunicando empresa Fermnio S/A a quitao de uma de suas duplicatas da Carteira de Desconto, no valor de R$ 2.000,00. Ao receber tal aviso, a empresa tomadora do emprstimo contabilizou o evento, lanando:

a) dbito em Duplicatas Descontadas e crdito em Bancos conta Movimento. b) dbito em Duplicatas a Receber e crdito em Duplicatas Descontadas. c) dbito em Bancos conta Movimento e crdito em Duplicatas Descontadas. d) dbito em Bancos conta Movimento e crdito em Duplicatas a Receber. e) dbito em Duplicatas Descontadas e crdito em Duplicatas a Receber.

54.(ESAF/ANALISTA ANEEL 2006) A empresa Abece Com. S/A efetuou um emprstimo bancrio mediante o desconto de notas promissrias com vencimento para maro do ano seguinte.O valor do emprstimo foi R$ 120.000,00, com encargos de 18% ao ano. A data da contratao foi primeiro de novembro e a despesa foi rateada em proporo direta durao do emprstimo.Com observncia do princpio contbil da competncia, na data da efetivao do aludido emprstimo a contabilidade dever registrar a operao como segue:

a) Dbito de Bancos conta 129.000,00 crdito de Emprstimos 120.000,00 crdito de Juros a Vencer b) Dbito de Bancos conta 120.000,00 crdito de Emprstimos 111.000,00 crdito de Juros a Pagar

Movimento Bancrios 9.000,00. Movimento Bancrios 9.000,00.

c) Dbito de Bancos conta Movimento 111.000,00 dbito de Juros Passivos 9.000,00 crdito de Emprstimos Bancrios 120.000,00. d) Dbito de Bancos conta Movimento 111.000,00 dbito de Juros a Vencer 9.000,00 crdito de Emprstimos Bancrios 120.000,00. e) Dbito de Bancos conta Movimento 111.000,00 dbito de Juros Passivos 3.600,00 dbito de Juros a Vencer 5.400,00 crdito de Emprstimos Bancrios 120.000,00.

55. (TRF/2002ESAF) Observe o seguinte lanamento, constante do Dirio da Firma Violetas ME, do qual foi, cuidadosa e didaticamente, suprimido o histrico, para fins de concurso. Duplicatas descontadas a Diversos Valor que se registra em decorrncia, a saber:

a Bancos c/ movimento R$ 1.300,00 a Duplicatas a receber R$ 2.700,00 R$ 4.000,00 O histrico suprimido, no lanamento supradescrito, dever descrever a: a) quitao de desconto bancrio, com devoluo de duplicatas no-recebidas; b) quitao de desconto bancrio, com liquidao de duplicatas recebidas; c) contratao de desconto bancrio, com entrega de duplicatas, recebendo parte do dinheiro em conta corrente; d) quitao de desconto bancrio, com devoluo de duplicatas no-recebidas e liquidao de duplicatas recebidas; e) quitao de desconto bancrio, com liquidao de duplicatas recebidas e devoluo de duplicatas norecebidas.

56.(ESAF/AFRF 2002.2) Em 01.10.01 foram descontadas duplicatas em banco. Uma duplicata no valor de R$ 10.000,00, com vencimento para 10.11.01, no foi liquidada e o banco transferiu para cobrana simples, no dia do vencimento. Em 01.12.01, aps conseguir um abatimento de 30% no valor da duplicata, o cliente liquidou a dvida junto ao banco, pagando, ainda, juros de R$ 70,00. O registro contbil da operao realizada no dia 01.12.01 foi assim feito pelo emitente da duplicata:

a) Diversos a Diversos Abatimentos Concedidos 3.000,00 Bancos c/ Movimento 7.070,00 10.070,00 a Duplicatas a Receber 10.000,00 a Juros Ativos 70,00 10.070,00 b) Diversos a Diversos Duplicatas Descontadas 10.000,00 Juros Ativos 70,00 10.070,00 a Bancos c/ Movimento 7.070,00 a Abatimentos Concedidos 3.000,00 10.070,00

a Diversos Bancos c/ Movimento 7.070,00 Abatimentos Auferidos 3.000,00 10.070,00 a Duplicatas Descontadas 10.000,00 a Juros Ativos 70,00 10.070,00 d) Duplicatas Descontadas 10.000,00 10.000,00 a Diversos a Bancos c/ Movimento 7.000,00 a Abatimentos Auferidos 3.000,00 10.000,00 e) Diversos a Diversos Duplicatas a Receber 10.000,00 Juros Ativos 70,00 10.070,00 a Abatimentos Obtidos 3.000,00 a Bancos c/ Movimento 7.070,00 10.070,00

57. (ESAF/IRB 2006) A firma Serviciamentos Ltda. efetuou em cinco de abril o pagamento de seu nico empregado, emitindo um cheque da Caixa Econmica Federal. Os componentes da operao eram: salrio de R$ 500,00; horasextras de R$ 60,00; INSS de 11%; INSSpatronal: 20%; FGTS de 8%. Ao conferir o valor exato do salrio a pagar a empresa encontrou na contabilidade um lanamento que registrara uma despesa total no valor de a) R$ 655,20. b) R$ 672,00. c) R$ 716,80. d) R$ 733,60. e) R$ 778,40.

58. (ESAF/AFPS 2002) A empresa Arbresse Ltda. mandou elaborar a folha de pagamento do ms de outubro com os seguintes dados: Salrios e Ordenados R$ 21.000,00; Horas Extras trabalhadas R$ 2.000,00; Imposto de Renda Retido na Fonte R$ 2.500,00; Contribuio para o INSS, parte dos empregados 11%; Contribuio para o INSS, parte patronal 20%; Depsito para o FGTS 8%. Com base nos dados e informaes acima fornecidos, pode-se dizer que a empresa, em decorrncia dessa folha de pagamento, ter despesas totais no valor de

a) R$ 29.440,00 b) R$ 31.970,00 c) R$ 34.470,00 d) R$ 26.910,00 e) R$ 24.410,00

59.(ESAF-2009)A empresa de servios Alvorada Ltda. listou os seguintes dados contratuais para elaborar a folha de pagamento referente ao ms de maro:

Salrios R$ 9.000,00 Previdncia social patronal (22%) R$ 1.980,00 Previdncia social dos empregados (9%) R$ 810,00 FGTS (8%) R$ 720,00 Salrio-famlia R$ 150,00 Com os dados indicados, sem considerar eventuais parcelas de 13o salrio ou frias proporcionais, podemos afi rmar que a despesa de pessoal, referente ao ms de maro, que a empresa dever efetivamente desembolsar, ser de

a) R$ 10.890,00. b) R$ 10.850,00. c) R$ 11.700,00. d) R$ 12.510,00. e) R$ 12.660,00.

60.(ESAF/AFRFB/2009)pagamento relativa ao ms de abril, a empresa Roscea Areal Ltda. computou os seguintes elementos e valores: Salrios e ordenados Horas-extras Salrio-famlia Salrio-maternidade INSS contribuio Segurados INSS contribuio Patronal FGTS R$ 63.000,00 R$ 3.500,00 R$ 80,00 R$ 1.500,00 R$ 4.800,00 R$ 9.030,00 R$ 5.320,00

Considerando todas essas informaes, desconsiderando qualquer outra forma de tributao, inclusive de imposto de renda na fonte, pode-se dizer que a despesa efetiva a ser contabilizada na empresa ser de a) R$ 66.500,00. b) R$ 87.230,00. c) R$ 79.270,00. d) R$ 77.630,00. e) R$ 80.850,00.

61.(ESAF/CVM/2011) A empresa Comercial de Bolas e Balas Ltda. mandou elaborar um balancete de verificao com as seguintes contas e saldos constantes do livro Razo Geral:

Contas Caixa Depreciao Acumulada Ttulos a Pagar Salrios e Ordenados Bancos Conta Movimento Receitas de Servios Computadores e Perifricos Despesas de Transporte Salrios a Pagar

Saldos 13.000,00 2.000,00 80.000,00 1.600,00 74.000,00 14.400,00 16.000,00 700,00 1.000,00

Capital Social 160.000,00 Proviso p/Crditos de LiquidaoDuvidosa 600,00 Capital a Realizar 18.000,00 Duplicatas Descontadas 10.000,00 Proviso p/FGTS 800,00 Aluguis Passivos a Vencer 1.500,00 Imveis 110.000,00 Clientes 34.000,00

Elaborada referida pea contbil de acordo com a solicitao, foi constatado o fechamento do balancete com o seguinte saldo total: a) R$ 537.600,00 b) R$ 268.800,00 c) R$ 223.300,00 d) R$ 233.300,00 e) R$ 134.400,00

62.(ESAF/ISS/RJ/2010) A seguinte relao de contas e saldos foi extrada do livro Razo de determinada empresa, no dia do encerramento do exerccio social:

Contas Caixa Capital Social Clientes Aluguis a Receber Aluguis Ativos Duplicatas a Receber Mercadorias ICMS a Recuperar IPI a Recolher Despesas a Pagar

saldos 100,00 300,00 140,00 40,00 65,00 160,00 180,00 30,00 15,00 35,00

Mveis e Utenslios Receitas de Vendas Veculos Despesas a Vencer Receitas a Receber Aluguis Passivos Salrios Fornecedores

200,00 220,00 350,00 60,00 80,00 50,00 70,00 280,00

Proviso p/Ajuste de Estoques Proviso p/Imposto de Renda Duplicatas a Pagar Duplicatas Descontadas Aluguis a Pagar Depreciao Acumulada Custo das Mercadorias Vendidas Reserva Legal Somatrio

18,00 62,00 230,00 70,00 25,00 110,00 120,00 50,00 3.060,00

Ao elaborar um balancete de verificao com as contas acima, podemos ver que: a) o balancete est fechado com o saldo de R$ 1.530,00. b) o balancete no fecha, pois o saldo devedor R$ 200,00, a maior. c) o saldo credor de apenas R$ 1.465,00. d) o saldo devedor de apenas R$ 1.382,00. e) para fechar o balancete, faltam R$ 100,00 no crdito.

63.(ESAF/CONTADOR MP 2006) A funo das contas patrimoniais representar os valores de cada elemento do patrimnio em determinada data. Seu funcionamento, entretanto, processado em registros formais a dbito ou a crdito, dependendo de sua natureza. Considerando-se que a empresa iniciou um perodo com R$ 35.000,00 em dinheiro, R$ 20.000,00 em mercadorias e um capital registrado de R$ 15.000,00, evidentemente a diferena aritmtica da equao patrimonial ser a representao das dvidas j assumidas. Sabe-se tambm que essa empresa realizou os seguintes fenmenos:

1) venda, a prazo, de metade das mercadorias por R$17.000,00; 2) registro de salrios de R$300,00, para pagamento posterior; 3) compra de mercadorias por R$15.000,00 pagando um tero como entrada. Aps o registro contbil desses fatos, a empresa apresentar

a) b) c) d) e)

ativo de ativo de passivo de passivo de patrimnio lquido de

R$ R$ R$ R$

87.000,00. 65.000,00. 50.300,00. 40.000,00. R$ 22.300,00.

64. (FCC/TRF1/2011). Denomina-se propriedade para investimento (A) o bem destinado venda no decurso ordinrio das atividades, ou em vias de construo ou desenvolvimento para tal venda. (B) a propriedade adquirida exclusivamente com vista alienao subsequente, no futuro prximo, ou para desenvolvimento e revenda. (C) o bem em construo ou desenvolvimento por conta de terceiros. (D) a propriedade que arrendada a outra entidade sob arrendamento financeiro. (E) o bem mantido para valorizao de capital a longo prazo e no para venda a curto prazo no curso ordinrio dos negcios.

65. (ISS/SP/2012) No reconhecimento inicial, NO compe o custo de um item do ativo imobilizado os (A) impostos no recuperveis sobre a compra. (B) custos de fretes e manuseio. (C) custos de montagem. (D) custos de preparao do local de instalao. (E) custos com a promoo de produtos gerados por tal ativo.

66. (FCC/TRE/CE/2012)O estoque de peas para reposio dos tratores utilizados por uma empresa de terraplanagem deve ser registrado (A) como conta de estoque no ativo circulante. (B) no ativo imobilizado em subconta parte. (C) em conta de despesa antecipada como item do ativo diferido. (D) na despesa de perodo por se tratar de bem em uso. (E) como investimento como ativo para futura utilizao.

67. (AUDITOR TCNICO/ISS/BH/2012) A Empresa Comercial Ltda., revendedora de mercadorias, adquiriu, na Veculos Aliana Ltda., um utilitrio para transporte de mercadorias, por R$ 30.000, sendo 40% vista e o restante em cinco parcelas iguais e sucessivas. Na aquisio realizada houve a incidncia de ICMS, a uma alquota de 15%. Com base nesses dados, pode-se afirmar que o ativo da empresa, na data da operao, teve um acrscimo correspondente ao seguinte valor: A) R$ 13.500 B) R$ 18.000 C) R$ 25.500 D) R$ 30.000 E) R$ 37.500

68. (AUDITOR TCNICO/ISS/BH/2012)A Companhia Alvorada foi constituda em 05/02/2011. Cinco dias depois, para incio de suas atividades, foram realizadas aquisies dos seguintes bens imobilizados: I) mquina operatriz por R$ 40.000, sendo 50% a prazo; II) veculo para transporte de pessoal e material por R $ 30.000 vista; III) mobilirios diversos, no valor total de R$ 18.000, vista.

A administrao da companhia, por ocasio das aquisies, estimou uma vida til de 10 anos para a mquina operatriz, com valor residual de 10%; para o veculo, 5 anos, com 10% de valor residual; e 10 anos para o mobilirio, sem valor residual. Sabendo-se que o mtodo de depreciao adotado pela companhia da linha reta, que a mquina operatriz foi instalada com um custo de R$ 4.000 e que o incio da sua utilizao se deu em 10 de maro, os encargos de depreciao desses imobilizados contabilizados no final do exerccio corresponderam ao valor de:

A) R$ 8.700 B) R$ 8.970 C) R$ 9.600 D) R$ 9.900 E) R$ 11.160

69. (AUDITOR TCNICO/ISS/BH/2012) A Companhia Industrial Alvorada, no intuito de aumentar o seu volume de produo, adquiriu vista, em 28/05/2008, um equipamento. A nota fiscal do fornecedor foi emitida com as seguintes informaes: Preo do equipamento: R$ 250.000 IPI: 10% ICMS: 20% Frete e seguro: por conta do vendedor.

Para a instalao do equipamento foi contratado um tcnico especializado que cobrou pelo servio executado o valor de R$ 3.000. Em 05/06, a instalao foi concluda e o equipamento entrou em operao. Sabendo-se que, na data da aquisio, a administrao estimou uma vida til de 10 anos, com valor residual de R$ 7.000, e que a empresa adota o mtodo linear para depreciar seu imobilizado, o valor contbil do referido equipamento, em 31/12/2011, era igual a: A) R$ 143.675 B) R$ 145.600 C) R$ 147.400 D) R$ 162.925 E) R$ 174.200

70.(ESAF AFRFB/2009) Na Contabilidade da empresa Atualizadssima S.A. os bens depreciveis eram apresentados com saldo de R$ 800.000,00 em 31/03/2008, com uma Depreciao Acumulada, j contabilizada, com saldo de R$ 200.000,00, nessa data. Entretanto, em 31/12/2008, o saldo da conta de bens depreciveis havia saltado para R$ 1.100.000,00, em decorrncia da aquisio, em primeiro de abril, de outros bens com vida til de 5 anos, no valor de R$ 300.000,00.

Considerando que todo o saldo anterior referente a bens depreciveis taxa anual de 10%, podemos dizer que no balano patrimonial a ser encerrado em 31 de dezembro de 2008 o saldo da conta Depreciao Acumulada dever ser de a) R$ 340.000,00. b) R$ 305.000,00. c) R$ 325.000,00. d) R$ 320.000,00. e) R$ 290.000,00.

71. (ESAF AFRFB/2009) - A empresa Revendedora S.A. alienou dois veculos de sua frota de uso, por R$ 29.000,00, a vista. O primeiro desses carros j era da empresa desde 2005, tendo entrado no balano de 2007 com saldo de R$ 25.000,00 e depreciao acumulada de 55%. O segundo veculo foi comprado em primeiro de abril de 2008 por R$ 10.000,00, no tendo participado do balano do referido ano de 2007. A empresa atualiza o desgaste de seus bens de uso em perodos mensais. Em 30 de setembro de 2008, quando esses veculos foram vendidos, a empresa registrou seus ganhos ou perdas de capital com o seguinte lanamento de frmula complexa:

a) Diversos a Diversos Caixa 29.000,00 Perdas de Capital 6.000,00 35.000,00 a Veculo A 25.000,00 a Veculo B 10.000,00 35.000,00 b) Diversos a Diversos Caixa 29.000,00 Depreciao Acumulada 18.500,00 47.500,00 a Veculos 35.000,00 a Ganhos de Capital 12.500,00 47.500,00

a Diversos Caixa 29.000,00 Depreciao Acumulada 17.500,00 46.500,00 a Veculos 35.000,00 a Ganhos de Capital 11.500,00 46.500,00 d) Diversos a Diversos Caixa 29.000,00 Depreciao Acumulada 13.750,00 42.750,00 a Veculos 35.000,00 a Ganhos de Capital 7.750,00 42.750,00 e) Diversos a Diversos Caixa 29.000,00 Depreciao Acumulada 19.000,00 48.000,00 a Veculos 35.000,00 a Ganhos de Capital 13.000,00 48.000,00

72.(ATRFB-ESAF/2009) - A empresa Hlices Elseas S.A. j tinha mquinas e equipamentos adquiridos em outubro de 2007, por R$ 8.000,00, quando comprou outra, em primeiro de abril de 2008, por R$ 6.000,00 e mais outra, por R$ 10.000,00, em primeiro de outubro de 2008. Sabendo-se que a vida til desses equipamentos de apenas dez anos, podemos dizer que, no balano de 31 de dezembro de 2008, o seu valor contbil ser de a) R$ 22.500,00. b) R$ 22.300,00. c) R$ 21.600,00. d) R$ 21.400,00. e) R$ 20.800,00.

73.(ESAF/ISS/RIO/2010) - A Cia. das Mquinas S/A faz seus balanos considerando um exerccio coincidente com o ano calendrio. Nesse exerccio, a conta Mquinas e Equipamentos apresenta um saldo devedor de R$ 900.000,00. A empresa utiliza contabilizao mensal dos encargos de depreciao e uma taxa anual de 12%, para os clculos. Entre os equipamentos, R$ 400.000,00 foram comprados em abril de 2008; R$ 300.000,00 foram comprados em abril de 2009 e o restante, em agosto de 2009. Ao encerrar o ano de 2009, na Demonstrao do Resultado do Exerccio, os encargos de depreciao com esses equipamentos tero o valor de

a) R$144.000,00. b) R$121.000,00. c) R$108.000,00. d) R$ 85.000,00. e) R$ 60.000,00.

Instrues: Para responder s questes de nmeros 74 a 76, considere os dados a seguir. A Cia. Alvorecer, ao analisar um determinado ativo, identifica as seguintes caractersticas:

Valor Lquido de Venda R$ 5.100.000,00 Valor em Uso R$ 5.000.000,00 Valor Contbil Bruto R$ 8.000.000,00 Depreciaes Acumuladas R$ 2.000.000,00 Provises para Perdas Registradas R$ 600.000,00

74. (ICMS-SP/2009) O valor recupervel desse ativo , em R$, (A) 5.000.000,00 (B) 5.100.000,00 (C) 5.400.000,00 (D) 5.600.000,00 (E) 6.000.000,00

75. (ICMS-SP/2009) O valor lquido contbil , em R$, (A) 6.000.000,00 (B) 5.600.000,00 (C) 5.400.000,00 (D) 5.100.000,00 (E) 5.000.000,00

76. (ICMS-SP/2009) A perda por reduo ao valor recupervel , em R$, (A) 3.000.000,00 (B) 2.600.000,00 (C) 1.000.000,00 (D) 600.000,00 (E) 300.000,00

77. (FCC/TRE/AP/2011) Considere as seguintes assertivas sobre a anlise de recuperabilidade de ativos (teste de impairment) estabelecida pela Lei no 6.404/76 e pelo Pronunciamento Tcnico CPC 01. I. O valor recupervel de um ativo corresponde ao menor valor entre o seu valor lquido de venda e o seu valor em uso. II. Se o valor contbil do ativo excede o seu valor recupervel, a entidade deve reduzir o valor contbil do referido ativo ao seu valor recupervel. III. A anlise de recuperabilidade tambm deve ser efetuada a fim de que sejam revisados e ajustados os critrios utilizados para determinar a vida til econmica estimada de um ativo e o clculo da depreciao, amortizao e exausto. IV. A entidade deve testar, no mnimo, a cada dois anos, a reduo ao valor recupervel de um ativo intangvel com vida til indefinida.

Est correto o que se afirma em (A) I e II, somente. (B) II e III, somente. (C) III e IV, somente. (D) II, III e IV, somente. (E) I, II, III e IV.

78. (FCC/TRE/PR/2012) Em relao avaliao dos elementos patrimoniais, considere: I. O valor contbil de imvel de R$ 500.000,00, cujo teste de impairment indicou valor de mercado de R$ 510.000,00 e valor em uso de R$ 490.000,00, deve ser alterado. II. A empresa deve fazer uma proviso para ajustar o valor do estoque avaliado pelo custo de aquisio por R$ 800.000,00 ao constatar que o seu valor de mercado R$ 780.000,00. III. O valor contbil de um veculo adquirido por R$ 100.000,00 com vida til estimada de 5 anos e valor residual de R$ 20.000,00, aps o primeiro ano de uso, R$ 84.000,00 se a depreciao for pelo mtodo das quotas constantes. IV. A empresa deve reconhecer um aumento no valor dos investimentos em controladas de R$ 100.000,00, se as investidas tiverem tido um lucro de igual valor, independentemente do percentual de participao no capital social das mesmas. Est correto o que se afirma APENAS em

(A) I e II. (B) II e III. (C) III e IV. (D) I, II e III. (E) II, III e IV.

79.(ISS/SP/2012) Em relao avaliao dos elementos patrimoniais, considere: I. O valor contbil de um terreno de R$ 300.000,00, cujo teste de impairment indicou valor justo lquido da despesa de venda de R$ 290.000,00 e valor em uso de R$ 280.000,00, deve ser reduzido em R$ 20.000,00. II. As obrigaes de curto prazo com fornecedores devem ser ajustadas ao seu valor presente, quando houver efeito relevante. III. Uma patente adquirida que expira em 10 anos e com valor residual igual a zero gera despesa de amortizao de 10% do seu valor de aquisio em cada ano, se a empresa utilizar o mtodo linear de amortizao. IV. O investimento em controlada, que representa participao no capital votante de 60% e no capital social de 50%, deve ser aumentado em R$ 60.000,00 se a investida tiver apurado lucro no exerccio de R$ 100.000,00.

Est correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) I, II e III. (C) II e III. (D) II, III e IV. (E) III e IV

80. O ativo imobilizado da empresa Gurupi S.A., considerado uma unidade geradora de caixa, possua reavaliao de R$ 200.000,00, em 2008. A administrao da empresa manteve a reavaliao contabilizada em conformidade com a permissibilidade dada pela lei. Ao executar o teste de recuperabilidade dessa unidade geradora de caixa, identificou uma perda no valor recupervel de R$ 300.000,00. O lanamento contbil para o registro desse fato :

81. (FCC/ICMS/RO/2010) Uma empresa adquiriu uma mquina, em 01/01/X1, pelo valor de R$ 240.000,00 para utilizao em suas operaes. A vida til econmica, estimada pela empresa, para esta mquina foi de 6 anos, sendo que a empresa esperava vend-la por R$ 60.000,00 ao final deste prazo. No entanto, no incio do segundo ano de uso, a empresa reavaliou que a vida til remanescente da mquina era de trs anos e o valor estimado de venda ao final deste perodo era R$ 45.000,00. A empresa utiliza o mtodo das quotas constantes e, no final de X1, no houve ajuste no valor do ativo pelo teste de recuperabilidade. Sendo assim, os valores das despesas de depreciao nos anos X1 e X2, em relao a essa mquina, foram, respectivamente, e em reais,

(A) 45.000,00 e 50.000,00 (B) 40.000,00 e 70.000,00 (C) 40.000,00 e 40.000,00 (D) 30.000,00 e 65.000,00 (E) 30.000,00 e 55.000,00

82. (FCC/INFRAERO/2011) correto afirmar: (A) O arrendamento mercantil que transfere contratualmente a propriedade do ativo para o arrendatrio no fim do prazo estabelecido deve ser contabilizado como um arrendamento mercantil operacional. (B) Arrendamento mercantil financeiro aquele em que no h transferncia substancial dos riscos e benefcios inerentes propriedade de um ativo. (C) Arrendamento mercantil operacional aquele em que h transferncia substancial dos riscos e benefcios inerentes propriedade de um ativo. (D) Uma transao de venda e leaseback aquela em que ocorre a venda de um ativo e o concomitante arrendamento mercantil do mesmo ativo pelo comprador ao vendedor. (E) Investimento bruto no arrendamento mercantil a soma dos pagamentos mnimos do arrendamento mercantil a receber pelo arrendador segundo um arrendamento mercantil operacional.

83. (FCC/INFRAERO/2011)Em relao s operaes de arrendamento mercantil, correto afirmar, de acordo com as novas Normas Brasileiras de Contabilidade: (A) Um arrendamento mercantil classificado como financeiro se ele no transferir substancialmente todos os riscos e benefcios inerentes propriedade. (B) No comeo do prazo do contrato de arrendamento mercantil operacional, os arrendatrios devem reconhecer os arrendamentos mercantis operacionais como ativos e passivos nos seus balanos por quantias iguais ao valor justo da propriedade arrendada ou, se inferior, ao valor presente dos pagamentos mnimos do arrendamento mercantil.

(C) Os arrendadores devem reconhecer nos seus balanos patrimoniais os ativos mantidos por um arrendamento mercantil financeiro e apresent-los como uma conta a receber por um valor igual ao investimento lquido no arrendamento mercantil. (D) Os pagamentos do arrendamento mercantil financeiro devem ser reconhecidos como despesa pelo arrendatrio numa base de linha reta durante o prazo do arrendamento mercantil, a no ser que outra base sistemtica seja mais representativa do modelo temporal do benefcio do usurio. (E) Um arrendamento mercantil classificado como operacional se ele transferir substancialmente todos os riscos e benefcios inerentes propriedade.

84. (FCC2010) Uma empresa adquiriu um veculo por arrendamento mercantil financeiro que ser pago em 48 prestaes mensais de R$ 1.000,00 cada. O valor presente das prestaes de R$ 30.673,00 e a taxa de juros compostos implcita no arrendamento mercantil de 2% ao ms. No momento da aquisio, a empresa deve reconhecer, em reais, A) um ativo de 30.673,00 e uma despesa financeira de 613,46. B) um ativo de 30.673,00. C) um passivo de 48.000,00. D) um ativo de 48.000,00 e uma receita financeira de 17.327,00. E) um ativo de 30.673,00 e uma despesa financeira de 17.327,00.

85.(PETROBRS/CONTADOR/2011) Nos termos estabelecidos pelo CPC 06 (R1), aprovado pela Deliberao CVM no 645 de 2/dezembro/2010, o arrendamento mercantil financeiro deve ser reconhecido inicialmente no balano patrimonial do arrendatrio, em contas contbeis especficas, como ativos e passivos, por quantias em valores iguais ao (A) maior valor entre o valor justo da propriedade arrendada e o valor presente dos pagamentos mnimos do arrendamento mercantil (B) menor valor entre o valor justo da propriedade arrendada e o valor presente dos pagamentos mnimos do arrendamento mercantil (C) valor justo da propriedade arrendada (D) valor presente dos pagamentos mnimos do arrendamento mercantil (E) valor de mercado da propriedade arrendada praticado na data do balano

86.(Contador Junior-rea ContbilTranspetro-2011-Cesgranrio) Com o crescimento da carteira de pedidos, uma indstria precisou fazer o arrendamento mercantil de uma mquina nas seguintes condies:

Quantidade de prestaes mensais 36 Valor de entrada Sem entrada Valor de cada prestao, vencvel ao final de cada ms Juros contratuais, includos no contrato Valor residual a ser pago junto com a 36a prestao Juros do contrato = total do 1o ano

R$ 1.500,00 1,02% ao ms R$ 145,00 R$ 4.797,00

Juros do contrato = total do 2o ano R$ 3.087,00 Juros do contrato = total do 3o ano R$ 1.155,00 Valor dessa mquina para pagamento vista, no dia da operao R$48.550,00 O contador, ao analisar criteriosamente as caractersticas desse contrato do arrendamento mercantil, concluiu tratar-se da modalidade de arrendamento mercantil financeiro. Considerando-se a deciso do contador e adotando-se exclusivamente os valores informados e a boa tcnica contbil, o valor registrado da mquina no Ativo, em reais,

(A) 45.106,00 (B) 48.550,00 (C) 49.903,00 (D) 50.348.00 (E) 54.000,00

87. (FCC/TRT20/2011) A empresa Valor e Gerao S.A. fez uma aplicao em CDB de 720 dias. A empresa classificou a aplicao como um instrumento financeiro com finalidade de disponibilidade para venda. Dessa forma, deve a empresa registrar na data do fato e posteriormente o CDB pelo valor (A) da transao e a valor justo. (B) justo e a valor de custo amortizado. (C) de mercado e a valor de custo amortizado. (D) mdio de mercado e pelo valor de custo amortizado. (E) de face do papel e pela mdia do custo da carteira da empresa.

88.( FCC/TCE/GO/2009) Suponha a aquisio, em 30/11/X8, de um ativo financeiro no valor de R$ 1.000,00, classificado na data de aquisio em 'disponvel para venda'. Este ttulo remunera taxa de 2% ao ms e o valor de mercado desse ttulo 30 dias aps a sua aquisio de R$ 1.015,00. De acordo com estas informaes, em 30/12/X8, a empresa registrar,

(A) na Demonstrao de Resultados, receita financeira de R$ 15,00. (B) no Patrimnio Lquido, ajuste de avaliao patrimonial de R$ 15,00. (C) na Demonstrao de Resultados, receita financeira de R$ 20,00 e no Patrimnio Lquido, ajuste de avaliao patrimonial de R$ 5,00 (saldo devedor). (D) na Demonstrao de Resultados, receita financeira de R$ 15,00 e no Patrimnio Lquido, ajuste de avaliao patrimonial de R$ 20,00 (saldo credor). (E) na Demonstrao de Resultados, receita financeira de R$ 15,00 e no Patrimnio Lquido, ajuste de avaliao patrimonial de R$ 5,00 (saldo credor).

89. (FCC/TRE/CE/2012)A empresa Polo Norte S.A. fez uma aplicao financeira em CDB Certificado de Depsito Bancrio por 720 dias. O CDB pode ser resgatado antecipadamente. O diretor financeiro juntamente com o Contador ao analisar a situao econmico-financeira da empresa constatou que haver necessidade de resgatar antecipadamente o CDB em parcelas, para cobrir as necessidades operacionais de caixa, dessa forma o CDB deve ser classificado como instrumento financeiro

(A) disponvel para venda, sendo contabilizado pelo valor de custo na contratao e atualizado pelo valor do custo amortizado durante a vigncia do papel. (B) mantido at o vencimento, sendo contabilizado pelo valor de custo amortizado e atualizado pelo valor justo durante a vigncia do papel. (C) disponvel para venda, sendo contabilizado pelo valor de custo na contratao e atualizado pelo valor justo durante a vigncia do papel. (D) mantido at o vencimento, sendo contabilizado pelo valor de custo na contratao e atualizado pelo valor de mercado durante a vigncia do papel. (E) disponvel para venda, sendo contabilizado pelo valor justo na contratao e atualizado pela mdia dos valores de mercado dos papis de mesma natureza do mercado interfinanceiro.

90. (FCC/TCE/SP/2012) Em relao s alteraes promovidas nas Normas de Contabilidade brasileiras pelas Leis no 11.638/2007 e 11.941/2009 e pelos pronunciamentos do Comit de Pronunciamentos Contbeis (CPC), correto afirmar:

(A) Os arrendamentos (leasings) operacionais foram proibidos, devendo a entidade escriturar o valor do ativo, mesmo no lhe pertencendo do ponto de vista jurdico, na contabilidade e depreci-lo normalmente no decorrer de sua vida til estimada. (B) permitido entidade constituda na forma de uma sociedade por aes reavaliar o valor de seus ativos imobilizados, desde que fundamentado em laudo de empresa especializada, aprovado pela assembleia geral dos acionistas. (C) O grupo Ativo Diferido foi extinto, sendo o saldo de suas contas transferido, no que couber, para os grupos Ativo Imobilizado e para o Ativo Intangvel e a parte remanescente, aps a reclassificao, poder ser mantida pela companhia at sua completa amortizao.

(D) O grupo de Resultado de Exerccios Futuros foi extinto, sendo o saldo de suas contas encerrado com a contrapartida registrada na conta de Lucros ou Prejuzos Acumulados. (E) Os prmios recebidos na emisso de debntures so registrados, a partir de 1o de janeiro de 2008, a dbito do Ativo e a crdito de uma conta representativa de reservas de capital.

Anda mungkin juga menyukai