Anda di halaman 1dari 4

TUMORES DO ESFAGO

TUMORES BENIGNOS:

Os tumores benignos do esfago so raros

TUMORES MALIGNOS:

O cancro do esfago, carcinoma espinocelular ou carcinoma escamoso, no muito frequente em Portugal e raro antes dos 60 anos de idade. Alguns cancros do esfago so adenocarcinomas com origem na mucosa do estmago que invade o esfago. No Algarve ( cerca de 350.000 habitantes ) aparecem cerca de 10 novos casos de cancro do esfago por ano. Quais as causas do cancro do esfago ? O cancro do esfago mais frequente nos alcolicos e nos fumadores. Nos indivduos que tm estenose ( aperto ) do esfago causada pela ingesto de custicos. Nos indivduos com acalsia e com esfago de Barrett h maior incidncia de cancro do esfago. No Iro, na China e no sul da frica ( frica do Sul, Moambique ) um tumor bastante frequente. Pensa-se que as deficincias alimentares e a contaminao dos alimentos por fungos possa estar na origem destas diferenas geogrficas. Como se manifesta o cancro do esfago?: A dificuldade em deglutir os alimentos ( disfagia ), que ficam empancados antes de atingir o estmago o sintoma principal. A perda de peso, a dor por detrs do externo, a regurgitao dos alimentos boca so outros sintomas do cancro de esfago. Como se faz o diagnstico?: A endoscopia com biopsia hoje o meio de diagnstico mais utilizado. O Rx do esfago tem a grande desvantagem de no permitir a biopsia. O mdico depois da endoscopia manda efectuar uma Ecografia e uma TAC para se inteirar da existncia de metstases e infiltrao aos rgos vizinhos. Tratamento: A cirurgia pode ser curativa se o tumor foi diagnosticado numa fase precoce. Nos casos em que no possvel a cirurgia curativa, opta-se pela cirurgia paliativa, pela radioterapia, quimioterapia, pelo tratamento local com laser ou com rgon plasma ou pela colocao de uma prtese para permitir a passagem dos alimentos e, consegue-se desta maneira, uma boa qualidade de vida.

SNDROME DE MALLORY-WEISS ou Lacerao de MALLORY-WEISS

A rasgadura ou lacerao da mucosa na juno esofago-gstrica, com 0.5 a 4 cm de comprimento, devida geralmente ao esforo do vmito, foi descrita em 1926 por Mallory e Weiss e causa frequente de hematmese ( vmito com sangue ). O vmito inicial no contm sangue, s depois do esforo do vmito rasgar a mucosa que aparece sangue. O diagnstico , geralmente fcil, com a endoscopia. VARIZES DO ESFAGO Varizes do esfago so veias anormalmente dilatadas, geralmente localizadas no tero distal do esfago, em consequncia dum aumento da presso do sangue causada pela cirrose do fgado. As varizes esofgicas so uma causa frequente de hemorragia do tubo digestivo, dando origem a hematmese ( vmito de sangue ) e melena ( sada de sangue escuro pelo nus ). Porque aparecem varizes no esfago ?: Em Portugal, a causa mais frequente de varizes esofgicas a cirrose alcolica e a Hepatite Crnica C. A cirrose do fgado ( alcolica, por hepatite C ou por outra causa ), forma uma barragem ao sangue que vem dos intestinos pela veia porta para, atravs do fgado, atingir a veia cava inferior e o corao. Incapaz de vencer a barragem causada no fgado pela cirrose o sangue faz uma circulao colateral ( bypass ) pelas veias do esfago e do estmago. O aumento da tenso do sangue nessas veias forma varizes no estmago e, sobretudo no esfago. A trombose da veia esplnica outra causa de varizes esofgicas e h ainda outras causas mais raras. Qual o tratamento das varizes do esfago ?: Nos ltimos dez anos, a morbilidade e mortalidade relacionada com a hemorragia por varizes esofgicas, modificou-se totalmente. No s com o aparecimento de medicamentos novos mas, sobretudo, com o aparecimento de tcnicas endoscpicas ( esclerose, aplicao de ligadura elstica ) que tornaram possvel parar a hemorragia e

evitar novos episdios. Em mais de 90% dos casos o tratamento endoscpico pra a hemorragia e, diminui a recorrncia do episdio hemorrgico. A repetio dos tratamentos endoscpicos, esclerose e laqueao elstica, levam obliterao das varizes. Estes tratamentos no so isentos de complicaes (lcera do esfago e aperto do esfago - estenose ), mas o seu aparecimento modificou totalmente a qualidade de vida e a esperana de vida de muitos doentes com varizes esofgicas. Com o aparecimento destes novos mtodos de tratamento farmacolgicos e endoscpicos a cirurgia, para diminuir a presso das varizes do esfago, foi perdendo terreno e, cada vez menos usada.

O Helicobacter pylori ( Hp ) uma bactria que vive no muco que cobre a superfcie do estmago e, foi identificada, por dois australianos, Warren e Marshall, em 1983. A maior parte da populao infectada com o H. pylori permanece saudvel, sem sintomas e no necessita de tratamento. Apenas uma minoria desenvolve uma doena clnica. O H. pylori tem uma distribuio irregular a nvel mundial sendo a prevalncia muito mais frequente nos pases em vias de desenvolvimento. Portugal comporta-se como um pas em desenvolvimento, com prevalncia muito superior, aos outros pases, do mundo desenvolvido. A gastrite provocada pelo Helicobacter pylori das infeces mais frequente no mundo, atingindo mais de 50% da populao mundial. Cerca de 90% dos portugueses adultos tm gastrite causada pelo H. pylori. Como nos infectamos ?: A infeco d-se geralmente na infncia por transmisso oral-oral ou fecal-oral. Ainda no conhecemos totalmente como se faz essa transmisso. Mais de 50 % das crianas portuguesas com 8 anos de idade j esto infectadas e depois dos 50 anos de idade mais de 90% dos portugueses esto infectados. Num estudo realizado no Norte de Portugal encontrou-se uma prevalncia global de 79,1%. Quase 100% da populao adulta da Amrica do Sul e da frica est infectada. Nos pases desenvolvidos a prevalncia ronda os 30 - 40%, metade da prevalncia que encontramos no nosso pas. Onde vive o Helicobacter pylori?: O H. pylori, vive no muco, que cobre a mucosa do estmago e do duodeno, protegendo-se do efeito agressivo do cido clordrico normalmente produzido no estmago. Quais as alteraes provocadas, no estmago, pelo Helicobacter pylori ?:

Inicialmente o H. pylori provoca gastrite aguda que, em poucos dias, se transforma em gastrite crnica. Esta gastrite crnica raramente ser causa de sintomas, e no existem provas de tenha alguma utilidade o seu tratamento. Cerca de 20% dos infectados progridem para doena ulcerosa ( lcera do estmago e lcera do duodeno ) e h provas evidentes que a maior parte das lceras curam definitivamente se o H. pylori for erradicado. Parece ser evidente que existe uma relao entre o H. pylori e alguns cancros do estmago ( adenocarcinoma e linfoma MALT ). A erradicao do H. pylori no intuito da preveno do cancro do estmago uma expectativa infelizmente irrealista. As diferentes evolues ( para lcera ou para adenocarcinoma ou para linfoma MALT ) so atribudas susceptibilidade de cada pessoa, virulncia da estirpe da bactria, idade da aquisio da infeco, a factores genticos, a factores ambientais e possivelmente a outros factores que desconhecemos. Como sabemos se estamos infectados ?: H vrias maneiras de sabermos se estamos infectados. Durante a endoscopia do estmago o mdico pode retirar um fragmento do estmago e fazer um teste rpido ou, pedir ao patologista para pesquisar a bactria no fragmento de biopsia colhido. Existe um teste respiratrio de fcil execuo e que no exige endoscopia. No sangue pode pesquisar-se os anticorpos anti-Helicobacter pylori. Este um bom teste para sabermos se estamos infectados mas, os anticorpos permanecem cerca de 1 ano positivos depois de a bactria ser erradicada o que tira o valor a este teste para ver se o tratamento foi eficaz.

Anda mungkin juga menyukai