Anda di halaman 1dari 11

SENTIMENTO DO MUNDO

FUVEST / UNICAMP / 2012

Valdir Ferreira

AUTOR POCA GNERO FORMA

: : : :

Carlos Drummond de Andrade Modernismo no Brasil: 2 Fase (1930 1945) Lrico Verso

1. CONSIDERAES GERAIS A obra potica de Carlos Drummond de Andrade apresenta quatro fases: a a a a primeira inicia-se em 1930; segunda, em 1940; terceira, em 1948; quarta, em 1962

SENTIMENTO DO MUNDO, publicado em 1940, insere-se na segunda fase, juntamente com os livros JOS e A ROSA DO POVO. Nessa fase, esto presentes o questionamento existencial, o engajamento poltico, a poesia do impasse, a metapoesia e as formas livres e tradicionais. SENTIMENTO DO MUNDO o terceiro livro de Carlos Drummond de Andrade. constitudo por 28 poemas, escritos entre 1935 e 1940, poca em que as consequncias das duas guerras mundiais e da Ditadura Vargas atormentavam o poeta. O pessimismo de seus dois primeiros livros da primeira fase (ALGUMA POESIA e BREJO DAS ALMAS) atenua-se em SENTIMENTO DO MUNDO e o poeta passa a aceitar a vida como uma imposio, uma ordem, portanto deve ser vivida. Nessa obra, Carlos Drummond de Andrade explora principalmente o sentimento de estar no mundo e inquietaes sociais.

2. LOCALIZAO DO POETA NA LITERATURA BRASILEIRA Carlos Drummond de Andrade um poeta da segunda fase de nosso Modernismo (1930 - 1945). Essa fase caracterizou-se pela estabilizao das conquistas da primeira (1922 1930), por uma prosa regionalista e por uma poesia que extrapolou a temtica do cotidiano, revelando uma preocupao social, filosfica e religiosa em busca do universal. Quanto ao aspecto formal, os poetas dessa fase, alm da forma livre, retomaram a mtrica e a forma tradicionais, ambas desprezadas pelos poetas da primeira fase.

-2-

3. ASPECTOS TEMTICOS Os poemas de SENTIMENTO DO MUNDO apresentam uma tematica diversificada. Para efeito didtico, poderamos agrup-la da seguinte forma: a) Poesia de carter social: poemas Tristeza do Imprio, O Operrio no Mar (prosa potica), Morro da Babilnia, Privilgio do Mar, Inocentes do Leblon, Madrigal Lgubre, Lembrana do Mundo Antigo. b) Viso negativa do mundo: poemas Sentimento do Mundo, Mundo Grande. c) O medo: poema Congresso Internacional do Medo d) A solidariedade: poema Mos Dadas e) A guerra: poema A Noite Dissolve os Homens f) A vida como uma imposio: poema Os Ombros Suportam o Mundo g) O cotidiano: poemas Morro da Babilnia, Indeciso do Meier, Revelao do Subrbio h) A ternura: poema Menino Chorando na Noite i) A saudade da terra natal: poema Confidncia do Itabirano j) Ironia e Humor: poemas Dentaduras Duplas, La Possession du Monde l) Metapoesia: poema Brinde no Juzo Final

4. COMENTRIOS SOBRE ALGUNS POEMAS TEXTO 1: Sentimento do mundo Tenho apenas duas mos e o sentimento do mundo, mas estou cheio de escravos, minhas lembranas escorrem e o corpo transige na confluncia do amor. Quando me levantar, o cu estar morto e saqueado,

-3-

eu mesmo estarei morto, morto o meu desejo, morto o pntano sem acordes. Os camaradas no disseram que havia uma guerra e era necessrio trazer fogo e alimento. Sinto-me disperso, anterior a fronteiras, humildemente vos peo que me perdoeis. Quando os corpos passarem, eu ficarei sozinho desfiando a recordao do sineiro, da viva e do microscopista que habitavam a barraca e no foram encontrados ao amanhecer esse amanhecer mais noite que a noite. Comentrio Primeiro poema do livro. Revela uma viso negativa do mundo, marcada por uma realidade dura que nos assusta. Na primeira estrofe, o poeta reconhece suas limitaes (Tenho apenas duas mos) para ver o mundo. O pessimismo toma conta do poeta que anuncia a morte do cu e a sua prpria morte. As duas ltimas estrofes expressam uma viso negativa do futuro, com mortos, lembranas de pessoas que desapareceram, vtimas da guerra. Os dois versos finais, de forma metafrica, enfatizam a viso negativa do futuro.

TEXTO 2: Confidncia do Itabirano Alguns anos vivi em Itabira. Principalmente nasci em Itabira. Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro. Noventa por cento de ferro nas caladas. Oitenta por cento de ferro nas almas. E esse alheamento do que na vida porosidade e comunicao. A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,

-4-

vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e sem horizontes. E o hbito de sofrer, que tanto me diverte, doce herana itabirana. De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereo: este So Benedito do velho santeiro Alfredo Duval; este couro de anta, estendido no sof da sala de visitas; este orgulho, esta cabea baixa... Tive ouro, tive gado, tive fazendas. Hoje sou funcionrio pblico. Itabira apenas uma fotografia na parede. Mas como di! ___________ Comentrio O tema desse texto potico a saudade da terra natal. Na primeira estrofe, o poeta nos revela que sua tristeza e seu orgulho decorrem do fato de ele ter nascido em Itabira. De forma paradoxal, confessa que a vontade de amar e o hbito de sofrer (estrofe 2) so heranas itabiranas. Na ltima estrofe, ele nos revela o que foi no passado e o que no presente e ressalta que, apesar de Itabira agora ser apenas uma fotografia na parede, a saudade que sente causa-lhe muita dor.

TEXTO 3: Menino chorando na noite Na noite lenta e morna, morta noite sem rudo, um menino chora. O choro atrs da parede, a luz atrs da vidraa perdem-se na sombra dos passos abafados, das vozes extenuadas. E no entanto se ouve at o rumor da gota de remdio na colher. Um menino chora na noite, atrs da parede, atrs da rua, longe um menino chora, em outra cidade talvez, talvez em outro mundo. E vejo a mo que levanta a colher, enquanto a outra sustenta a cabea e vejo o fio oleoso que escorre pelo queixo do menino, escorre pela rua, escorre pela cidade (um fio apenas). E no h ningum mais no mundo a no ser esse menino chorando. ___________________ Comentrio um poema que expressa o sentimento de ternura do poeta. Nele avulta a fora da criana simbolizando a vida.

-5-

Evidenciam-se no texto o sofrimento da criana, expresso pelo choro, e os cuidados de algum que lhe presta socorro. O poeta sofre com o sofrimento dessa criana. Na ltima estrofe, por meio da metfora fio oleoso que escorre pelo queixo do menino (= lgrimas que escorrem pela face do menino) e escorre pela cidade, o sofrimento dessa criana universalizado.

TEXTO 4: Mos dadas No serei o poeta de um mundo caduco. Tambm no cantarei o mundo futuro. Estou preso vida e olho meus companheiros. Esto taciturnos, mas nutrem grandes esperanas. Entre eles, considero a enorme realidade. O presente to grande, no nos afastemos. No nos afastemos muito, vamos de mos dadas. No serei o cantor de uma mulher, de uma histria, no direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela, no distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida, no fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins. O tempo a minha matria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente. ________________________ Comentrio Nesse poema, Carlos Drummond de Andrade valoriza o momento presente ao dizer nos dois primeiros versos: No serei o poeta de um mundo caduco. / Tambm no cantarei o mundo futuro. J na primeira estrofe, ele revela estar preso vida e ter conscincia de que pessoas (= seus companheiros), apesar de tristonhas, esto esperanosas. Os dois ltimos versos dessa estrofe pregam a unio, a solidariedade humana, ao exortar os companheiros para que se fixem no presente e caminhem de mos dadas. Na segunda estrofe, intensifica-se a importncia do tempo presente. Alm disso, revela a renncia do poeta a uma postura contemplativa e escapista prpria Romantismo. Para ele, a realidade e o momento presente impem-se a qualquer outra matria.

TEXTO 5: Os ombros suportam o mundo Chega um tempo em que no se diz mais: Meu Deus. Tempo de absoluta depurao. Tempo em que no se diz mais: meu amor.

-6-

Porque o amor resultou intil. E os olhos no choram. E as mos tecem apenas o rude trabalho. E o corao est seco. Em vo mulheres batem porta, no abrirs. Ficaste sozinho, a luz apagou-se, mas na sombra teus olhos resplandecem enormes. s todo certeza, j no sabes sofrer. E nada esperas de teus amigos. Pouco importa venha a velhice, que a velhice? Teus ombros suportam o mundo e ele no pesa mais que a mo de uma criana. As guerras, as fomes, as discusses dentro dos edifcios provam apenas que a vida prossegue e nem todos se libertaram ainda. Alguns, achando brbaro o espetculo, prefeririam (os delicados) morrer. Chegou um tempo em que no adianta morrer. Chegou um tempo em que a vida uma ordem. A vida apenas, sem mistificao. ____________________ Comentrio Trata-se de um poema reflexivo em segunda pessoa sobre a vida que passa. O poeta ignora desejos e inquietaes que podero lev-lo solido. Nada lhe importa, principalmente o tempo que passa e a velhice. Para ele, esse tempo de depurao (purificao). Independentemente de problemas como as guerras, as fomes e as discusses, a vida prossegue e impe-se como uma ordem. Ela deve continuar para que ele possa enfrentar a realidade de um mundo que imagina suportar nos ombros. Para ele, esse mundo no pesa mais que a mo de uma criana.

TEXTO 6: A noite dissolve os homens A noite desceu. Que noite! J no enxergo meus irmos. E nem tampouco os rumores que outrora me perturbavam. A noite desceu. Nas casas, nas ruas onde se combate, nos campos desfalecidos, a noite espalhou o medo e a total incompreenso. A Noite caiu. Tremenda,

-7-

sem esperana... Os suspiros acusam a presena negra que paralisa os guerreiros. E o amor no abre caminho na noite. A noite mortal, completa, sem reticncias, a noite dissolve os homens, diz que intil sofrer, a noite dissolve as ptrias, apagou os almirantes cintilantes ! nas suas fardas. A noite anoiteceu tudo... O mundo no tem remdio... Os suicidas tinham razo. Aurora, entretanto eu te diviso, ainda tmida, inexperiente das luzes que vais acender e dos bens que repartirs com todos os homens. Sob o mido vu de raivas, queixas e humilhaes, adivinho-te que sobes, vapor rseo, expulsando a treva noturna. O triste mundo fascista se decompe ao contato de teus dedos, teus dedos frios, que ainda se no modelaram mas que avanam na escurido como um sinal verde e peremptrio. Minha fadiga encontrar em ti o seu termo, minha carne estremece na certeza de tua vinda. O suor um leo suave, as mos dos sobreviventes se enlaam, os corpos hirtos adquirem uma fluidez, uma inocncia, um perdo simples e macio... Havemos de amanhecer. O mundo se tinge com as tintas da antemanh e o sangue que escorre doce, de to necessrio para colorir tuas plidas faces, aurora. _______________ Comentrio Esse poema foi dedicado a Cndido Portinari, pintor brasileiro. Apresenta carter sociolgico e poltico. Apresenta duas partes bem definidas, que apresentam dois elementos que se contrastam: a noite e a aurora. A primeira metaforiza a guerra com todos os seus horrores dissolvendo os homens; a segunda, a paz em que o poeta firmemente acredita, o que pode ser comprovado com os quatro primeiros versos da segunda estrofe.

-8-

TEXTO 7: Congresso internacional do medo Provisoriamente no cantaremos o amor, que se refugiou mais abaixo dos subterrneos. Cantaremos o medo, que esteriliza os abraos, no cantaremos o dio porque esse no existe, existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro, o medo grande dos sertes, dos mares, dos desertos, o medo dos soldados, o medo das mes, o medo das igrejas, cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas, cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte, depois morreremos de medo e sobre nossos tmulos nascero flores amarelas e medrosas. _____________ Comentrio Nesse poema, Carlos Drummond de Andrade desenvolve o tema do medo, sentimento dominante na humanidade. Para o poeta, os sentimentos de amor e dio no sero cantados por ele. O primeiro, porque se refugiou mais abaixo dos subterrneos; o segundo porque no existe. Importa-lhe cantar apenas o medo. Para enfatizar esse tema, Carlos Drummond de Andrade emprega no texto a palavra medo onze vezes com o intuito de expressar sua abrangncia, superando qualquer sentimento humano.

TEXTO 8: Dentaduras duplas Dentaduras duplas! Inda no sou bem velho para merecer-vos... H que contentar-me com uma ponte mvel e esparsas coroas. (Coroas sem reino, os reinos protticos de onde proviestes quando produziro a tripla dentadura, dentadura mltipla, a serra mecnica, sempre desejada, jamais possuda, que acabar com o tdio da boca, a boca que beija, a boca romntica?...)

-9-

Resovin! Hecolite! Nomes de pases? Fantasmas femininos? Nunca: dentaduras, engenhos modernos, prticos, higinicos, a vida habitvel: a boca mordendo, (...) Dentaduras duplas: dai-me enfim a calma que Bilac no teve para envelhecer. Desfibrarei convosco doces alimentos, serei casto, sbrio, no vos aplicando na deleitao convulsa de uma carne triste em que tantas vezes me perdi. ____________ Comentrio Esse poema foi dedicado ao poeta carioca Onestaldo de Pennafort. Nele o poeta desenvolve o tema da velhice. De forma bem-humorada e por meio das dentaduras duplas, Carlos Drummond de Andrade focaliza a efemeridade da vida que se vai aos poucos.

-10-

Casa em Itabira

Esttua em Copacabana

-11-

A Noite dissolve os homens

Mos Dadas

Anda mungkin juga menyukai