Anda di halaman 1dari 6

CONTAS NACIONAIS

A Contabilidade Nacional ou Contabilidade Social, que resulta nas Contas Nacionais, , de maneira bastante simplificada, uma criao econmica/contbil para mensurar dados sobre a fonte e o destino de receitas e despesas ou produo de bens e servios de uma dada economia. Dessa maneira, possvel analisar fluxos reais (de produtos e servios) e fluxos monetrios (renda e gastos), na economia que, mais na frente resulta na medida do PIB de um pas. A definio do IBGE para o PIB, dentre inmeras variaes de definies de diferentes autores e instituies, a seguinte: produto interno bruto Total dos bens e servios produzidos pelas unidades produtoras residentes sendo, portanto, a soma dos valores adicionados pelos diversos setores acrescida dos impostos, lquidos de subsdios, sobre produtos no includos na valorao da produo. Por outro lado, o produto interno bruto igual soma dos consumos finais de bens e servios valorados a preo de mercado sendo, tambm, igual soma das rendas primrias. Pode, portanto, ser expresso por trs ticas: a) do lado da produo o produto interno bruto igual ao valor da produo menos o consumo intermedirio, mais os impostos, lquidos de subsdios, sobre produtos no includos no valor da produo; b) do lado da demanda o produto interno bruto igual despesa de consumo final mais a formao bruta de capital fixo, mais a variao de estoques, mais as exportaes de bens e servios, menos as importaes de bens e servios; c) do lado da renda o produto interno bruto igual remunerao dos empregados mais o total dos impostos, lquidos de subsdios, sobre a produo e a importao, mais o rendimento misto bruto, mais o excedente operacional bruto. Compreender de onde vem isso a proposta do post. Uma maneira fcil e didtica utilizando o Fluxo Circular da Renda. Mas o que isso? uma representao simplificada da realidade, como segue na figura abaixo. Nessa representao, antes de tudo, assumem-se algumas hipteses simplificadoras: (i) uma economia fechada, ou seja, no transaciona com o exterior (no h exportaes de caf ou minrio de ferro, nem importao de brinquedos chineses e nem investimentos estrangeiros); (ii) uma economia sem governo, ou seja, no h recolhimento de impostos nem propaganda eleitoral gratuita e no h bolsa famlia nem mensalo (a melhor hiptese, na minha opinio); (iii) no h poupana; e (iv) no h depreciao do capital.Tendo isso em mente, vamos supor ento que a economia composta por famlias e empresas, onde as famlias detm os fatores de produo (FP) e as empresas possuem apenas a louca e insacivel vontade de produzir.

Fluxo Circular da Renda Nessa economia ento, as empresas demandam fatores de produo (trabalho, terra, capital,) uma vez que no detm nada (seta vermelha entre Empresas e Mercado de FP, na figura). Elas vo ao mercado de fatores de produo e pagam/remuneram esses fatores (seta azul, entre os 2 quadros) de maneira que, a remunerao do trabalho, o salrio, a remunerao da terra, o aluguel, a remunerao do capital pode ser o juro ou o lucro (dependendo da forma do capital) e por ai vai, sem estender para mais os FP. Essa remunerao, do ponto de vista das famlias,

entrada de receita, renda (seta azul entre Famlias e Mercado de FP) e so as nicas que ofertam os FP no mercado (seta vermelha, entre os 2 quadros). As empresas ento, tendo agora os FP passam a utiliz-los desenfreadamente at esgot-los, resultando ento em produo, que vai ser ofertada no mercado de bens e servios (seta azul entre Empresas e Mercado de bens e servios). As famlias, depois de receber a renda, passam a demandar bens e servios e usam essa renda para adquiri-los (seta azul entre Famlias e Mercado de bens e servios), gerando ento uma despesa sobre o ponto de vista das famlias, que, sob o ponto de vista das empresas, receita. Assim, fecha-se um ciclo, que o famoso Fluxo Circular da Renda (FCR). Considerando isso, fica mais fcil de compreender as 3 ticas do PIB (demanda, renda e produo). Toda produo ofertada no mercado logo todos os bens e servios so consumidos (lembrando da hiptese de no-existncia da poupana), que equivale demanda e, toda produo precisa remunerar os FP, que renda para as famlias ou, toda demanda precisa ser paga, que como as famlias despendem seus recursos.

Economia Fechada sem Governo Tomando como base a contabilidade, podemos usar as famosas contas em T, mtodo das partilhas dobradas ou, para os mais ntimos, razonetes. A idia aqui no dissertar sobre teorias contbeis ento, para mais informaes dessas estruturas, consulte a net, wikipedia ou livros de contabilidade. Ns economistas, na mdia, no nos aprofundamos muito nesse tema contbil, deixando mesmo para os contadores, mais experts no assunto. Fechando parnteses e continuando o post, seguem, na imagem ao lado, trs tabelas. Em qualquer uma delas, h Crdito e Dbito, de maneira que, como todo lanamento contbil utilizado no mnimo duas contas - onde, para todo crdito h um dbito e o somatrio de um deve ser igual ao somatrio do outro. Resgatando algumas linhas acima, tudo o que a empresa recebe, do ponto de vista da empresa, receita mas, do ponto de vista das famlias, despesa. Logo, na primeira tabela, direita, tem-se a despesa bruta da economia, que creditada s empresas. Do lado esquerdo, temos os dbitos da empresa, ou seja, suas obrigaes, seus gastos que, do ponto de vista de quem vai receb-los (famlias) a renda bruta. Relaxando as hipteses (iii) e (iv), ou seja, h poupana e h depreciao, podemos comear a entender melhor a tabela acima. Na primeira tabela (T1), das empresas, elas devem pagar salrios (1), a remunerao do FP trabalho, que creditado para as famlias (1), na segunda tabela (T2), na conta da apropriao. Os juros (2) so a remunerao do capital financeiro e o lucro distribudo (4) a remunerao do capital fsico. O aluguel a remunerao da terra, sendo todos esses acima fatores de produo (FP). Contudo, h depreciao (5) do capital, por exemplo, ferramentas e mquinas que se desgastam com o uso e tempo, que paga s famlias para recuperar/indenizar o uso desse FP. E por fim, os lucros retidos (6) que so recursos das empresas no gastos, formando assim uma poupana da empresa. Contudo, a empresa tambm famlia, do ponto de vista do indivduo, sendo todos esses itens (1 a 6), a renda bruta das famlias, como no lado direito em T2. No lado esquerdo de T2, encontram-se os dbitos das famlias, ou seja, a estrutura de gastos da renda bruta das mesmas. O consumo pessoal (7) so os bens e servios adquiridos das empresas, logo, um dbito para as famlias, mas um crdito para empresas, como em T1. Tudo aquilo que as famlias no consomem, poupana (10). Essa poupana creditada na conta de capital, do lado direito (crdito) e serve para financiar as atividades das indstrias/empresas (da famosa identidade macroeconmica S=I, poupana=investimento). Esse financiamento pode se dar atravs da FBCF (8) ou atravs de variao de estoque (9), que produo no vendida, guardada para outro perodo ou produo de outro perodo vendida no perodo da Contas Nacionais em questo.

Esse caso simples apenas em se considerando uma economia fechada, que no transaciona com o exterior, e sem governo (idia que pode soar muito interessante, no caso de um governo ineficiente e corrupto, que no o caso do Brasil, claro). Apesar da explicao acima, sabemos que a economia real no funciona assim e, portanto, necessrio incluir esses agentes dentro das contas, que assunto para um prximo post. Por hora, j h bastante informao aqui.

De maneira a progredir em relao ao ltimo post sobre o assunto ( Entendendo as Contas Nacionais (I)), seria preciso, agora, comear a relaxar outras hipteses que ainda se mantm como: no existncia de governo e nenhuma transao com o exterior. Nesse post, retiramos a hiptese de uma economia fechada para dar espao anlise das Contas Nacionais em uma economia aberta, ainda sem governo.

Economia Aberta sem Governo Assim, em relao ao ltimo post, onde a economia era fechada, h uma nova tabela na anlise, a Conta do Setor Externo (em laranja). De maneira a usar a mesma notao do post anterior, vou chamar as 4 tabelas como T1,T2,T3 e T4, na ordem que elas seguem. Outra noo importante nessa economia a de que, quem transaciona com o exterior so as empresas (e no as famlias), ou seja, h empresas de exportao que enviam caf ao exterior (que exemplo original, no?!) e h empresas de importao que trazem roupas feitas na China, para suprir a demanda interna. Logo, em T1 h do lado direito as exportaes de bens e servios (13), que demanda externa e que creditada s empresas. Dessa maneira, temos assim nesse lado direito a demanda total de bens e servios, que atende no apenas a demanda interna, mas tambm a demanda externa por produto nacional. Em contrapartida, do lado esquerdo da tabela T1 h as importaes de bens e servios (11) e um outro item, renda lquida enviada ao exterior ou RLEE (onde RLEE o saldo de recebimento de pagamentos de fatores de produo no-residentes, ou seja, remunerao do trabalho, capital e etc. pagos e recebidos dos no-residentes). Na conta da apropriao ou renda das famlias (T2), temos do lado direito a renda nacional bruta que no sofreu nenhuma alterao, uma vez que apenas as empresas transacionam com o exterior e, do lado esquerdo, tambm no h mudanas em relao ao post anterior, que considerava uma economia fechada e sem governo. Esse lado esquerdo representa a Utilizao da renda nacional bruta. A Conta do Setor Externo (T3), que a novidade da economia aberta, apresenta do lado direito tudo o que creditado ao setor externo, que so: a importao de bens e servios (11), que fonte de receitas sob a tica de quem est exportando o produto internacional que importado pela economia nacional; e (12) a renda lquida enviada ao exterior (que pode ser positiva ou negativa, sendo negativa no caso em que a renda recebida do exterior maior do que a enviada). De maneira recproca, as exportaes (13), sob a tica do setor externo so uma despesa, a estrutura de gastos ou utilizao dos ativos desse setor, por isso esto do lado

esquerdo. Outro item novo o Dficit em transaes correntes (14), que um item que aparece dentro do Balano de Pagamentos (BP), a ser apresentado mais a frente. As transaes correntes englobam 3 itens: (i) a balana comercial, (ii) a balana de servios e (iii) as transferncias unilaterais e doaes, de maneira que, a balana comercial e a balana de servios j esto inclusos nos itens de importao e exportao. O dficit do BP em transaes correntes pode ter sinal positivo ou negativo, a depender dos saldos dos outros itens da conta exterior. Por fim, em T4, a conta capital apresenta exatamente o item 14, o dficit do BP em transaes correntes. A poupana total bruta, lado direito da tabela, a soma da poupana privada nacional e da poupana externa (item 14), que pode ser usada para financiar o investimento bruto total. Dessa maneira, possvel que a FBCF ou estoques sejam maiores caso o dficit externo financie essas atividades, o que no acontecia no caso de uma economia fechada. Por fim, falta relaxar a hiptese da economia sem governo, que ser feita no prximo post. Para aqueles que conseguiram chegar at aqui no vido intuito de entender as Contas Nacionais, tendo j passado por uma Economia Fechada sem Governo e por umaEconomia Aberta sem Governo, fica faltando adicionar o governo nesse exemplo, de maneira a nos aproximarmos mais da realidade. A Conta do Governo passa a incluir os Crditos e Dbitos desse setor com o resto da economia, ou seja, as fontes de renda e utilizao da mesma, por parte do governo, como segue na tabela abaixo.

Economia Aberta com Governo O que muda na conta da produo? Do lado direito, h agora o consumo do governo (22), que fonte de receita por parte das empresas. Desse lado temos a demanda total por bens e servios. Note que desse lado j se evidencia uma famosa identidade macroeconmica onde: a demanda total por bens e servios ( tambm quase o PIB, faltando apenas uma transformao algbrica), que vamos chamar de Y, o Consumo Pessoal conhecido por C, o Consumo do Governo conhecido por G, a FBCF e a variao de estoques so I e as exportaes de bens e servios conhecida por X. No caso de subtrair as importaes , conhecida por M, de ambos os lados, chegamos demanda nacional (ou interna) por bens e servios (ou o conhecido PIB, pela tica da demanda) e, evidenciando assim, a famosa identidade Y=C+I+G+(X-M). Do lado esquerdo, comea a lambana, com a incluso do governo. (lambana porque o blog no precisa ser srio pra ser educativo!).

Os itens da primeira tabela, a partir das importaes at os lucros retidos, j foram apresentado anteriormente mas, h novidades! O item (16), Outras receitas correntes do governo so geralmente atribuidas s taxas (taxas no so impostos, mas uma forma de tributao), participaes acionrias e/ou dividendos, multas e/ou aluguis, que so pagos pelas empresas e sero, como veremos mais a frente, receita do governo (que ento entrar do lado direito da conta do governo). O item (19), Impostos diretos pagos pelas empresas menos transferncias totais recebidas pelas empresas, na verdade o saldo lquido de outros 2 itens. Os impostos diretos (15.2) so uma parte dos impostos (15), que so pagos por empresas e famlias, de maneira que, na conta da produo, est apenas o que pago pelas empresas ao governo. O mesmo vale para as transferencias feitas para empresas (17.2), que parte das transferencias totais (17), pagas pelo governo s empresas e famlias. Os itens 20 e 21, tambm representam um saldo, impostos indiretos menos subsdios, sendo o primeiro uma obrigao das empresas e o segundo uma fonte de renda, ento, entra com sinal contrrio nesse lado da conta. Note que pode-se tambm adicionar dos 2 lados os subsdios e transferncias, de maneira que ambos fiquem do lado direito da tabela, mantendo ainda as identidades contbeis. Depois de dois pargrafos maiores que o ltimo post (quase), vamos para segunda tabela T2 na conta da apropriao. Note que vrios itens j foram explicados mas outros so novos. A adio da renda lquida enviada ao exterior (12) garante que a conta se refira ao interno e no ao nacional, que diferenci a o PIB e o PNB. O PIB considera a produo interna, que inclui a produo de empresas estrangeiras no pas e desconsidera produo de empresas brasileiras no exterior (logo, h um vnculo com a localizao da produo) e o PNB considera a nacionalidade do capital. Soma-se ainda do lado direito as transferncias do governo (itens 17.1 e 17.2), e soma-se o saldo dos impostos diretos menos as transferencias (de maneira a ter a renda a preos de mercado). Inclui tambm o item (16) ,as outras receitas corrente do governo (que renda para familias), apesar de tambm ser um gasto das familias que pagam a remunerao por fatores de produo ao governo e, por isso, est tambm do lado direito. Do lado esquerdo, mantendo a igualdade contbil, temos a adio (15) dos impostos diretos totais (por parte dos indivduos e empresas). Esse lado esquerdo representa a utilizao da renda bruta interna mais transferencias. Note que de ambos os lado h o item de impostos diretos pagos pelas empresas, que no altera a igualdade mas resulta em patamar diferente caso no estivesse ai, assim como as outras receitas correntes do governo e RLEE. Na terceira tabela temos a Conta do Governo. Do lado direito, as fontes de renda do governo, que so: (15) impostos diretos, (20) impostos indiretos e (16) as outras receitas correntes. Do outro lado est a utilizao da renda do governo, que usada no consumo do governo (22), para as transferncias (17) e subsdios (21) e o saldo do governo em conta corrente (18). Em uma situao onde o consumo, transferncias e subsdios maior do que a receita total do governo, o saldo do governo ser negativo e ajustar a identidade contbil. Um governo que gasta mais do que arrecada, tem dficit em suas contas ou, no caso contrrio, tem supervit. Esse item muito importante na Conta de Capital, entrando do lado direito. No fundo, esse item a poupana do governo (que pode ser negativa ou positiva) e, junto com a poupana interna e externa (saldo do BP em transaes correntes), d o patamar da poupana total. Um dficit do governo em conta corrente reduz a

poupana total e, logo, reduz os investimentos (variao de estoques e FBCF). A conta do setor externo permanece inalterada nesse sentido. No prximo post, apresento como isso divulgado no caso brasileiro, pelas Contas Nacionais do IBGE.

http://financasfaceis.wordpress.com/2010/03/28/entendendo-as-contas-nacionais-iii/

Anda mungkin juga menyukai