Anda di halaman 1dari 11

Introduo

Este livro versa sobre padres e procedimentos prticos para levantamentos feitos a fim de fornecer descries estatsticas de pessoas por meio de perguntas, normalmente aplicadas em uma amostra. Pesquisa abrange amostragem, com formulao de questes e com mtodos de coleta de dados. Aqueles que querem coletar, analisar ou ler sobre dados de pesquisa aprendero como os detalhes de cada aspecto de uma pesquisa podem afetar sua exatido, sua preciso e sua credibilidade.

O assunto deste livro a coleta de dados em pesquisas sociais. Isso inclui os procedimentos comuns, os padres para boa prtica e as implicaes das diversas decises de projetos para a qualidade do levantamento de dados. A proposta deste livro fornecer uma base slida para a avaliao dos procedimentos de coleta de dados para aqueles que querem coletar, analisar ou ler sobre dados de pesquisa. Os leitores viro a entender as formas pelas quais os detalhes da coleta de dados esto relacionados com a confiana que se pode ter em nmeros e estatsticas baseados em levantamentos. Existem vrios processos de coleta de dados e de medidas que so chamados de levantamento. Este livro foca naquelas pesquisas que tm as seguintes caractersticas: O objetivo do levantamento produzir estatsticas, isto , descries quantitativas ou numricas sobre alguns aspectos de uma populao. A principal forma de coletar informao por meio de perguntas feitas s pessoas; suas respostas constituem os dados a serem analisados.

12 Floyd J. Fowler Jr.

Em geral, a informao coletada apenas sobre uma frao da populao, isto , uma amostragem, e no sobre cada membro dela.

RAZES PARA LEVANTAMENTOS


Na constituio dos Estados Unidos, est especificado que uma pesquisa que siga os critrios aqui citados deve ser realizada a cada 10 anos. No censo decenal, estatsticas sobre uma populao so produzidas por meio de perguntas feitas s pessoas. Nenhuma amostragem, contudo, est envolvida; os dados so coletados sobre casa pessoa da populao. O propsito do censo decenal contar as pessoas como a base para garantir uma representao apropriada na House of Representatives*. O censo, contudo, tambm se tornou a maior fonte de informao para vrios outros propsitos. Alm de simplesmente contar, ele coleta dados sobre raa, idade, composio familiar, educao, tipo de habitao e vrias outras caractersticas. O contedo do censo decenal expandiu-se para atender s necessidades dos rgos governamentais e dos pesquisadores por dados descritivos. Isso, contudo, cobre apenas uma pequena parte do que se quer saber sobre as populaes, e seu valor limitado porque ocorre apenas uma vez por dcada. Para fornecer dados que preencham essas lacunas de informao, pesquisas com finalidade especfica tornaram-se parte predominante da vida americana desde a dcada de 1930. A maioria das pessoas est familiarizada com trs usos das tcnicas de pesquisa: a medio da opinio pblica para artigos de jornais e revistas, a medio do ponto de vista poltico e das opinies para ajudar os candidatos nas eleies, e as pesquisas de mercado, destinadas a descobrir as preferncias e os interesses do consumidor. Cada um desses programas bem desenvolvidos de pesquisa de levantamento destinado principalmente a escutar os sentimentos subjetivos do pblico. H, alm disso, numerosos fatos sobre comportamentos e sobre situaes que s podem ser obtidos por meio de perguntas feitas a uma amostra de pessoas sobre elas mesmas. Provavelmente no h rea de polticas pblicas a que a metodologia de pesquisa de levantamento no tenha sido aplicada. A seguir, h uma lista abreviada de algumas das principais aplicaes:
* N. de T.: The House of Representatives a maior e menos poderosa parte do Congresso dos Estados Unidos. a organizao que faz as leis naquele pas. Podemos compar-la com as cmaras de deputados.

Pesquisa de levantamento 13

Taxas de desemprego, conforme divulgadas rotineiramente pelo Bureau of Labor Statistics*, bem como vrias outras estatsticas sobre empregos e trabalho, so baseadas em pesquisas domiciliares realizadas pela Bureau of the Census**. Pesquisas paralelas sobre atividade comercial e industrial so realizadas para descrever a produo e a necessidade de mo de obra. O rendimento das pessoas e a forma como elas gastam seu dinheiro constitui outra rea na qual apenas levantamentos podem fornecer dados confiveis. Os padres de gastos dos consumidores e suas expectativas revelaram-se importantes na previso das tendncias na economia. A National Health Interview Survey*** vem sendo realizada pela Bureau of the Census para o National Center for Health Statistics desde o final da dcada de 1950. Essa pesquisa coleta dados bsicos sobre condies de sade, sobre o uso dos servios de sade e sobre os comportamentos que afetam o risco de doenas. Todos esses so tpicos para os quais apenas bons levantamentos podem fornecer dados adequados. A principal fonte de dados sobre eventos criminais vem sendo tradicionalmente os registros do departamento de polcia. Os registros policiais, contudo, incluem apenas as ocorrncias que so informadas pelas pessoas polcia. Para a maioria dos crimes envolvendo vtimas, as pesquisas fornecem medidas mais confiveis das taxas de ocorrncia dos crimes e das caractersticas das vtimas. O Levantamento Nacional do Crime foi lanado na dcada de 1970 para fornecer tais dados. Alm disso, os levantamentos so a nica forma de medir as preocupaes e os medos das pessoas sobre o crime. Uma das solicitaes de levantamentos mais antigas do Ministrio da Agricultura dos Estados Unidos. O Ministrio entrevista agricultores para estimar a taxa na qual diferentes culturas (crops) sero plantadas e para prever a disponibilidade de produtos alimentcios.
* N. de T.: The Bureau of Labor Statistics uma agncia de pesquisa do Ministrio do Trabalho dos Estados Unidos que compila estatsticas sobre horas de trabalho, sobre ndices de emprego e desemprego, sobre preos ao consumidor e sobre outras variveis. ** N. de T.: The Bureau of the Census a agncia governamental responsvel pelo censo nos Estados Unidos. *** N. de T.: O National Health Interview Survey uma entrevista familiar administrada pelo National Center for Health Statistics (NCHS), que a principal fonte de informaes sobre a sade da populao dos Estados Unidos.

14 Floyd J. Fowler Jr.

A sade mental, as necessidades de transporte e padres de uso, o comportamento poltico, as caractersticas de habitao, bem como seu custo e sua adequao s necessidades familiares e a satisfao do trabalhador so outros exemplos de reas nas quais levantamentos so amplamente utilizados. O maior coletor de dados de pesquisa nos Estados Unidos indubitavelmente o governo federal, particularmente a Bureau of Census e o Ministrio da Agricultura. Alm disso, milhares de pesquisas so feitas a cada ano por universidades, sem fins lucrativos, e por organizaes de pesquisa que oferecem seus servios. Patrocinar a coleta de dados de uma pesquisa com um objetivo especfico uma soluo um tanto cara para um problema de informao. Antes de empenhar tal esforo, deve-se explorar a fundo a possibilidade de colher a mesma informao em registros existentes ou de outras fontes. Embora algumas pessoas pensem em um levantamento co mo primeiro esforo para tentar estudar alguma coisa sobre uma populao, um estudo de amostragem deve ser realizado apenas depois de ser garantido que a informao no pode ser obtida de outras formas. Mesmo tendo uma abordagem conservadora, comum achar que apenas uma pesquisa com objetivo especfico pode fornecer as informaes necessrias. Alm de atender as necessidades de dados que no esto disponveis em outro lugar, h trs propriedades potenciais dos dados de uma levantamento corretamente feito que devem faz-los preferveis aos dados de outras fontes: A probabilidade da amostragem permite ter a confiana de que a amostra no tendenciosa e estimar quo precisas podem ser as informaes. Dados advindos de uma amostra corretamente escolhida so muito melhores do que os de uma amostra composta por aqueles que comparecem a encontros, falam mais alto, escrevem cartas e que aparentam ser convenientes sondagem. As medidas padronizadas que so constantes em todos os respondentes garantem que a informao comparada obtida sobre todos os que so descritos. Sem tais medidas, estatsticas significativas no podem ser produzidas. Para atender necessidades de anlise, uma pesquisa com objetivo especfico deve ser a nica forma de garantir que todos os dados necessrios para uma anlise de dados estejam disponveis e possam ser relacionados. Mesmo que haja informao sobre algum

Pesquisa de levantamento 15

conjunto de eventos, isso no deve ser comparado com outras caractersticas necessrias para realizar a anlise pretendida. Por exemplo, os registros de alta hospitalar invariavelmente carecem de informaes sobre a entrada de pacientes. Por isso uma pesquisa que colete informaes sobre os dados de entrada e de hospitalizao desses indivduos necessria para estudar a relao entre o ingresso de uma pessoa e sua experincia hospitalar. H sempre algumas informaes disponveis em um dado tpico do que as pessoas dizem, das impresses ou de registros; h tambm sempre imperfeies em tais dados. Alm de uma avaliao das informaes necessrias, a deciso de fazer uma pesquisa tambm deve depender da disponibilidade dos recursos humanos. A menos que o pessoal necessrio e que o conhecimento especializado, ou os recursos para compr-los, estejam disponveis, o resultado da pesquisa pode no ser muito bom. Isso nos leva ao tpico da prxima seo: O que constitui uma boa pesquisa?

COMPONENTES DOS LEVANTAMENTOS


Como as medidas de todas as cincias, as medies de pesquisas sociais tambm no esto livres de erros. Os procedimentos usados para conduzir uma pesquisa tm um efeito importante na probabilidade de os dados resultantes descreverem exatamente o que pretendem descrever. Uma pesquisa por amostra rene trs metodologias: amostragem, formulao de questes e coleta de dados. Cada uma dessas atividades possui vrias aplicaes fora da pesquisa por amostra, mas sua combinao essencial para a concepo de uma boa pesquisa. Amostragem Um censo significa reunir informaes sobre cada indivduo de uma populao. O maior desenvolvimento no processo de fazer levantamentos teis foi aprender como coletar amostras: selecionar um pequeno subgrupo de uma populao que represente toda a populao. As chaves para uma boa amostragem so encontrar uma forma de dar a todos (ou a quase todos) os membros da populao a mesma chance de ser selecionado e usar mtodos de probabilidade para escolher a amostra. Os primeiros levantamentos e sondagens basearam-se em amostras

16 Floyd J. Fowler Jr.

de convenincia ou em amostragens que excluam parcelas significativas da populao. Isso no forneceu nmeros confiveis e com credibilidade. O Ministrio da Agricultura dos Estados Unidos atualmente desenvolve os procedimentos para esboar as amostragens de probabilidades abrangentes necessrias para fornecer descries estatisticamente confiveis de populaes que vivem em uma determinada rea. Os procedimentos envolvidos do trabalho projetado para amostragens de reas de terra para prever os rendimentos da colheita; a amostragem de unidades habitacionais e as pessoas que vivem nessas habitaes eram simplesmente uma extenso daquele trabalho. Durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de cientistas sociais foi abrigado neste Ministrio para fazer pesquisas sociais relacionadas ao esforo da guerra. Foi ento que a rea da amostragem probabilstica tornou-se firmemente arraigada amos tragem geral de populaes em pesquisas sociais. A rea da amostragem probabilstica ainda o mtodo de escolha para pesquisas de entrevista social de famlias. Converse (1987) promoveu uma excelente descrio da evoluo dos mtodos de pesquisa nos Estados Unidos. As estratgias para a seleo da amostragem vm sendo refinadas desde 1950. O maior avano foi o desenvolvimento da discagem aleatria de dgitos (random-digit dialing RDD), que permitiu a incluso nas pesquisas por telefone das famlias que no tinham os seus nmeros de telefone cadastrados (Waksberg, 1978). Os princpios de uma boa prtica de amostragem, contudo, vm sendo bem desenvolvidos por um longo tempo. Formulao de questes Usar questes como medida outra parte essencial do processo de pesquisa. Os primeiros esforos de levantamento, que representam extenses do jornalismo, no foram cuidadosos acerca da forma como as questes foram colocadas. Logo se tornou evidente, contudo, que enviar um entrevistador com um conjunto de questes sem fornecer termos especficos para as questes produziu diferenas significativas nas respostas que foram obtidas. Desta maneira, no incio do sculo XX, os pesquisadores comearam a formular questes padro para medir fenmenos subjetivos. Mais uma vez, os pesquisadores do Ministrio da Agricultura dos Estados Unidos receberam o crdito por estender o uso das questes padro, na dcada de 1940, para situaes nas quais informaes factuais ou objetivas foram solicitadas. Payne (1951) publicou um livro de referncia fornecendo diretrizes para formular questes claras que os entrevistadores pudessem administrar. Likert (1932) recebeu os crditos

Pesquisa de levantamento 17

por construir uma ponte entre as elaboradas tcnicas de escala desenvolvidas por psiclogos psicofsicos* para medir fenmenos subjetivos (por exemplo, Thurstone e Chave, 1929) e as necessidades prticas da pesquisa de levantamento social aplicada. O maior avano na formulao de questes dos ltimos 20 anos foi a melhoria das estratgias de avaliao das questes. Mais do que antes, os pesquisadores agora avaliam as questes para descobrir se elas so bem compreendidas e se as respostas tm sentido (ver Press et al., 2004). Pr-testes de pesquisas vm sendo mais sistemticos, usando anlises de entrevistas gravadas para identificar questes problemticas. Como resultado, a escolha dos termos da questo est se tornando mais objetiva e menos uma questo de juzo de investigao. Entrevista Embora nem todos os levantamentos envolvam entrevistas (como alguns nos quais os participantes respondem a questes autoadministradas), certamente comum usar uma entrevista para fazer perguntas e gravar as respostas. Quando entrevistadores so usados, importante evitar que eles influenciem as respostas dadas pelos respondentes e ao mesmo tempo maximizar a preciso com que as perguntas so respondidas. O primeiro passo importante para melhorar a coerncia dos entrevistadores foi dar a eles questes-padro. Posteriormente se descobriu que tambm era necessrio treinar os entrevistadores para aplicar uma pesquisa de modo que evitassem introduzir vieses importantes nas respostas que obtinham (Friedman, 1942). Hyman, Feldman e Stember (1954) publicaram uma srie de estudos documentando outras formas pelas quais os entrevistadores poderiam influenciar as respostas obtidas. Seu trabalho conduz ao treinamento mais elaborado dos entrevistadores no que diz respeito s estratgias de sondagem quando respostas incompletas so dadas e manipulao dos aspectos interpessoais da entrevista de forma imparcial. Cannell, Oksenberg e Converse (1977) avanaram o processo de tentar reduzir a variao entre entrevistadores especificando o roteiro de apresentaes e de estmulo que estes do aos entrevistados ao limitar uma discusso no estruturada. A importncia do treinamento e da superviso dos entrevistadores para garantir a qualidade dos dados tem agora sido bem documentada (Billiet e Loosveldt, 1988; Fowler e Mangione, 1990).
*

N. de R.T.: Psicologia Psicofsica um ramo da psicologia que estuda a relao dos estmulos com a resposta dos indivduos . uma rea da psicologia experimental.

18 Floyd J. Fowler Jr.

Formas de coleta de dados At a dcada de 1970, a maioria das pesquisas acadmicas e governamentais era feita pessoalmente a domiclio por entrevistadores. Quando ter um telefone tornou-se quase universal nos Estados Unidos, as entrevistas por meio deste tornaram-se a maior forma de coleta de dados. A atual fronteira para tal atividade a internet. Seu uso limitado porque muitas pessoas no tm acesso ela e porque as listas de estratgias para a formulao de amostragens de endereos de e-mail limitada. Contudo, conforme o acesso rede mundial de computadores aumenta e as estratgias de amostragem evoluem, o uso da internet para coletar dados de levantamento tambm aumenta. Planejamento total do levantamento Em muitos aspectos os princpios para uma boa prtica de pesquisa foram bem desenvolvidos na dcada de 1950. Contudo, naturalmente, os procedimentos e ferramentas mudaram em resposta s novas tecnologias e aos avanos cientficos. Em alguns casos, necessitamos de bons estudos sobre como coletar dados para um propsito especfico. Porm, mesmo quando as melhores prticas so estabelecidas, h variao na qualidade dos procedimentos que so usados. Existem vrias razes para a variao de qualidade. Para algumas pesquisas, nmeros imprecisos sero suficientes. A falta de financiamento e de pessoal adequado, bem como a falta de conhecimento metodolgico, sem dvida contribuem para uma prtica pobre em alguns casos. Tambm h algumas controvrsias sobre o valor da amostragem provvel rigorosa e da formulao padronizada de questes (ver Converse, 1987; Groves, 1989; Schober e Conrad, 1997; Turner e Martin, 1984). Uma caracterstica do modelo de pesquisa de levantamento que parcialmente culpada, contudo, a falha dos pesquisadores em unir procedimentos de alta qualidade em todas as trs reas salientes; no incomum ver pesquisadores atenderem cuidadosamente alguns aspectos da boa pesquisa enquanto negligenciam outros. A orientao crtica deste livro a chamada perspectiva total do projeto de levantamento. Todo levantamento envolve um nmero de decises que tem o potencial de melhorar ou de desvirtuar a exatido (ou preciso) das estimativas da pesquisa. Em geral, as decises que levariam a ter dados melhores envolvem mais dinheiro, mais tempo ou outros recursos. Desta

Pesquisa de levantamento 19

forma, o projeto de uma pesquisa envolve um conjunto de decises para otimizar o uso dos recursos. Um projeto ideal levar em conta todos os aspectos salientes do processo de pesquisa. Em relao amostragem, questes crticas incluem o seguinte: a escolha de usar ou no uma amostra probabilstica; a estrutura de amostra (aquelas pessoas que realmente tm a chance de ser parte da amostra); o tamanho da amostra; o formulao da amostra (a estratgia particular usada para selecionar pessoas ou grupos familiares); a taxa de resposta (o percentual de amostras para o qual os dados so efetivamente coletados). No que diz respeito formulao das questes, o pesquisador deve decidir at que ponto a literatura disponvel garante a confiabilidade e a validade do projeto do questionrio, o uso a ser feito dos consultores que so especialistas em formulao de questes e o investimento a ser feito no pr-teste e na avaliao das questes. Em relao aos entrevistadores, os pesquisadores tm escolhas a fazer acerca dos tipos de treinamento e da superviso a dar. Uma deciso de projeto que atravessa todas essas reas o modo de coleta de dados: no importa se o pesquisador coleta dados por telefone, por correspondncia, por entrevista pessoal, pela internet ou por alguma outra forma, e nem como ele os coleta ou se computadores vo estar envolvidos. A deciso sobre qual modo de coleta de dados usar tem implicaes importantes no custo da pesquisa e afeta a qualidade dos dados que sero coletados. Essas partes, em conjunto, constituem o que chamado de projeto total de levantamento. Os componentes do projeto so inter-relacionados de duas formas importantes. Primeiro, a qualidade dos dados no ser melhor do que a maioria das caractersticas dos erros provveis do projeto de pesquisa. No passado, algumas vezes os pesquisadores focaram em uma ou duas caractersticas do levantamento, tais como o tamanho da amostra ou a taxa de resposta, para avaliar a qualidade provvel dos dados. As melhores prticas atuais, contudo, necessitam de uma anlise de todas as caractersticas de projeto anteriormente citadas. Se h um compromisso importante ou uma fraqueza em algum aspecto do projeto de pesquisa, maiores investimentos em outras partes desta no so sensatos. Por exemplo, se so feitas perguntas que os entrevistados provavelmente no esto aptos a responder com grande preciso, uma grande

20 Floyd J. Fowler Jr.

amostra que visa reduzir o erro de amostragem ao mnimo provavelmente ser injustificada. De forma semelhante, e talvez at mesmo mais comum, um grande nmero de respostas no melhorar a credibilidade se a amostra malconcebida, se a taxa de respostas to baixa que faz a amostra improvvel de ser representativa ou se os entrevistadores so precariamente treinados e supervisionados. Para os formuladores e para os usurios de pesquisas de levantamento, o projeto total de levantamento aborda perguntas significativas sobre todas essas caractersticas, no apenas algumas, quando tentam avaliar a qualidade de uma pesquisa e a credibilidade de um determinado conjunto de dados.

PROPSITOS E OBJETIVOS DESTE TEXTO


Este texto apresenta uma discusso das decises importantes que acompanham a formulao de qualquer projeto de pesquisa de levantamento, as opes disponveis para os pesquisadores e o significado potencial das vrias opes para a quantidade de erros e a credibilidade das estimativas do levantamento. Quando apropriado, um conjunto de pro cedimentos que podem constituir para uma boa prtica de pesquisa apresentado. Um grande esforo feito para discutir as realidades e os problemas prticos com os quais os pesquisadores tero de lutar, bem como as questes tericas e metodolgicas que esto em jogo; muitas das deficincias nas coletas de dados originam-se da m execuo de detalhes, no da falta de entendimento geral. Um livro relativamente pequeno como este obviamente tem que refletir sobre um conjunto de escolhas. Livros inteiros podem ser, e tm sido, dedicados a tpicos como amostragem, formulao de questionrios e pesquisa sobre os entrevistadores. Pessoas que planejam conduzir projetos de pesquisa de levantamento vo querer ler mais. Alm disso, ler um livro como este (ou qualquer outro) no substitui o aprendizado prtico e o treinamento com especialistas que possuem slidos conhecimentos metodolgicos e larga experincia na formulao e na execuo de pesquisas. No entanto, h um papel importante que este livro, por si s, pode representar: o de fornecer uma viso abrangente da fonte dos erros e do alcance das questes metodolgicas na coleta de dados de pesquisa. H vrias pessoas para quem tal conhecimento ser apropriado e valioso. Certamente, os cientistas sociais que utilizam dados coletados

Pesquisa de levantamento 21

por terceiros em seus trabalhos devem ter um entendimento sofisticado das fontes de erro. Da mesma forma, pessoas que leem sobre estatsticas baseadas em pesquisas precisam entender os processos usados para a coleta de dados. Este livro identifica as questes que as pessoas que usam os dados precisam perguntar e obter resposta. Alm disso, fornece um panorama daquilo que aqueles que esto pensando em comprar ou encomendar uma pesquisa precisam ter. Em suma, este livro tem a inteno de fornecer perspectiva e entendimento para aqueles que sero formuladores ou usurios de pesquisas de levantamento, ao mesmo tempo em que fornece um slido primeiro passo para aqueles que realmente querem saber sobre coleta de dados.

Anda mungkin juga menyukai