Anda di halaman 1dari 10

MINISTRIO DA SADE Secretria de Gesto Estratgica e Participativa da Sade SGEP Coordenao de Desenvolvimento dos Sistemas de Sade - CDESS Departamento

o de Informtica do SUS - DATASUS Manual operacional do Transmissor Mdulo Cliente

Trans_datasus.exe

BRASLIA NOVEMBRO 2011

Instrues sobre o Transmissor de Dados Aps a instalao, aparecer a tela abaixo. Esta a nica tela do transmissor de dados de maneira a deixar bem simplificada a transmisso. Mesmo assim existem alguns pontos para esclarecer:

1) Na barra de ttulo do Transmissor aparecer sempre a verso do Transmissor, note que sempre que for liberada uma nova verso, no mais ser possvel transmitir, ou seja, voc precisar baixar a verso mais atual para voltar a transmitir. 2) No campo Tipo Arquivo, preciso informar o tipo de arquivo que voc vai transmitir a princpio o transmissor ser usado no SIHD, CNES e SIASUS podendo incorporar outros sistemas futuramente. A primeira verso estar disponvel apenas a opo SIHD, em seguida todas as outras estaro disponveis e precisaro ser selecionadas neste campo. 3) No campo Competncia dever ser informada a competncia que est sendo transmitida no formato (MM/AAAA), Ex: 03/2006 para Maro de 2006. 4) No campo IBGE preciso informar o cdigo IBGE do municpio ou o cdigo IBGE do estado (no caso de uma transmisso) seguindo o padro com zeros no final, exemplo: 330000, 350000, 110000, etc. 5) No campo CPF preciso informar o CPF do operador que est enviando o arquivo no momento. Caso o tipo de usurio da pessoa que esteja enviando o arquivo seja Mestre no cadastro do CNES, o CPF no precisa ser informado.

6) No campo Senha preciso informar a senha do municpio ou estado, esta senha foi gerada pelo DATASUS e ser enviada aos gestores das secretarias municipais e estaduais que esto cadastrados no CNES. 7) No campo Arquivo, preciso selecionar o arquivo que voc quer transmitir. Cada sistema possui algumas regras de validao e padres de nomes de arquivo, dessa forma preciso obedecer tais padres ou a transmisso no ser executada. O boto ao lado com trs pontinhos (...) permite voc navegar e selecionar em seu computador o arquivo para envio. Na hora de selecionar o arquivo, o transmissor mostrar somente os arquivos que obedecerem a regra de formao do nome do arquivo com os parmetros competncia, IBGE e sistema informados anteriormente. 8) No campo Status da Transmisso, ir aparecer o progresso que o arquivo processado e preparado para ser transmitido, assim que a barra chegar ao final, iniciada a transmisso. Neste momento aparecer uma animao indicando que os dados esto sendo transmitidos, preciso esperar a transmisso ser concluda para que o seu recibo seja gerado corretamente. Dependendo da sua conexo com a internet e o tamanho do seu arquivo, o processo pode demorar vrios minutos. 9) O boto Testar Conexo tenta fazer uma chamada ao servidor do DATASUS para saber existe uma conexo com o mesmo. Caso a conexo seja estabelecida, o arquivo ser enviado sem problema. Logo aps testar a conexo com o DATASUS, o transmissor tentar fazer o mesmo procedimento para Secretria Estadual Sade (SES) do municpio que enviar o arquivo. 10) O boto Transmitir inicia a transmisso e uma mensagem aparecer quando a transmisso for concluda informando que seu recibo foi gerado. 11) O boto Sair sai do Transmissor interrompendo a transmisso caso a mesma j tenha sido iniciada. Aps transmitir o arquivo, aparecer uma mensagem informando o sucesso da operao e onde foi salvo o seu arquivo de recibo. O arquivo de recibo um arquivo no formato PDF que por padro salvo na mesma pasta que voc selecionou o seu arquivo para transmisso, ou seja, caso o arquivo que voc quer transmitir seja c:\meus arquivos\xxxZZZppp.DTS , o seu recibo ser gerado na pasta c:\meus arquivos com os nomes de ReciboMS_[SISTEMA]_[DATA]_[HORA]_[COMPETENCIA].pdf para recibo do Ministrio da Sade e ReciboSES_[SISTEMA]_[DATA]_[HORA]_[COMPETENCIA].pdf para recibo de envio dado pela SES. Importante ressaltar que o recibo dado pelo transmissor apenas um recibo que o arquivo foi enviado para o respectivo sistema e ainda sim precisar ser processado pelos sistemas correspondentes. Exemplo do nome do recibo: ReciboMS_SAMU_22102008_111927_1108.pdf

Aps a mensagem da transmisso, aparecer no final uma mensagem informando a situao da secretaria junto a SES e ao Ministrio, caso exista alguma pendncia de transmisso, ser exibida nesta mensagem, caso esteja tudo OK, aparecer que est tudo Ok.

Possveis Problemas 1) Caso o Transmissor no aparea ao clicar sobre o cone criado em sua rea de trabalho, verifique com sua equipe tcnica se o Java (JRE) est instalado corretamente em seu computador. preciso ter o Java 1.5 ou superior instalado. Note que o Java (JRE) gratuito e pode ser baixado em (http://csstransmissor.datasus.gov.br/sms_servidor/arquivos/java.exe). O transmissor j instala e configura todo o ambiente automaticamente, o endereo acima apenas caso ocorra algum problema na instalao automtica do transmissor. 2) Caso esteja encontrando problemas de comunicao com a base do Ministrio da Sade, verifique se seu computador tem acesso liberado para envio e recebimento de dados com sua equipe de rede. muito comum algumas redes bloquearem o acesso de aplicaes a internet, liberando apenas o seu navegador (Ex.: Internet Explorer) para ter acesso internet. Neste caso solicite a sua equipe para dar acesso total ao seu computador internet. Informe a eles que nossa transmisso feita via porta 80 usando o protocolo HTTP. 3) Caso a conexo caia no meio da transmisso, uma mensagem de erro aparecer e ser preciso reiniciar a sua transmisso, basta clicar novamente no boto Transmitir para a transmisso comear novamente. 4) Caso aparea uma mensagem informando que a competncia j foi enviada, por que no possvel enviar duas vezes a mesma competncia. 5) Caso ocorra outro erro no relacionado, favor clicar na tela preta que fica minimizada enquanto o Transmissor est aberto e enviar todo o contedo para a lista do transmissor pedindo ajuda. importante selecionar todo o texto da tela preta e explicar exatamente o procedimento feito para acontecer o erro no seu envio. Abaixo uma imagem da tela preta (prompt do DOS):

Acima voc deve selecionar todo o contedo da tela e enviar para a lista do transmissor pedindo ajuda sobre o problema ocorrido.

Mensagens de Erro do Transmissor [ERRO-1] O arquivo informado no existe. Explicao: o arquivo no se encontra no disco onde se est efetuando a transmisso. Selecione um arquivo vlido e tente novamente. [ERRO-2] Competncia invlida. Explicao: a competncia deve ser informada no formato ms/ano. Exemplo: 02/2008 indica a competncia de fevereiro de 2008. [ERRO-3] Cdigo IBGE invlido. Explicao: o cdigo IBGE tem que ser um valor contendo nove dgitos. Estes dgitos tm que representar o cdigo do municpio ou o do estado. No caso do estado, dever ser os dois dgitos do cdigo IBGE do estado seguido de quatro zeros. [ERRO-4] Este usurio no est habilitado a transmitir o arquivo. Explicao: o usurio no est habilitado para transmitir arquivos do sistema selecionado. O usurio dever entrar em contato com sua Secretaria Estadual de Sade. A indicao de que o usurio est habilitado ou no se encontra no cadastro de usurios do CNES. [ERRO-5] Erro de Conexo com a internet Explicao: esta mensagem pode ocorrer quando o computador do usurio no est conectado internet. Deve-se entrar em contato com o suporte local de rede para soluo do problema. [ERRO-6] Fora do prazo para envio da competncia! Explicao: A data limite para envio de dados da competncia selecionada expirou. Esta competncia ser reaberta para os sistemas SIA/SIH no mesmo perodo da prxima competncia. Para o sistema SCNES ser necessrio enviar uma Declarao de No Envio no mesmo perodo da prxima competncia. [ERRO-7] Esse arquivo foi gerado com uma verso antiga do SCNES. Favor gerar novamente o arquivo com a verso atual do sistema. Explicao: dever ser feito o download da verso mais nova do CNES e o arquivo dever ser regerado. [ERRO-8] Esse arquivo j foi transmitido. Explicao: a transmisso j foi realizada e processada. Se for o caso, o arquivo dever ser excludo (solicitar CGSI). Somente aps a excluso, o arquivo poder ser retransmitido. OBS: o SIASUS possui arquivos prprios para retransmisso. Um arquivo de retransmisso (possuem uma letra R no seu nome) no pode ser enviado antes de um arquivo normal.

[ERRO-9] No existe um ofcio cadastrado na base de dados DATASUS autorizando esta retransmisso. Explicao: no caso do SIASUS, quando uma retransmisso realizada fora do prazo da competncia, um ofcio dever ser enviado para CGSI que cadastrar uma exceo especfica para retransmisso. [ERRO-10] Essa retransmisso j foi realizada. Explicao: no caso do SIASUS, este erro ocorre quando um arquivo de retransmisso enviado novamente. [ERRO-11] Essa competncia j foi transmitida. Explicao: indica que um arquivo da competncia selecionada j foi enviado. [ERRO-12] Erro de comunicao com o servidor. Explicao: algum problema de comunicao com o servidor do Ministrio da Sade ou da Secretaria Estadual ocorreu. Tente novamente mais tarde. O stio pode estar congestionado. [ERRO-13] Erro inesperado. Explicao: um erro no previsto pelos programadores ocorreu. Entrar em contato imediatamente com o suporte. [ERRO-14] Usurio/Senha invlidos! Explicao: o cdigo IBGE, o CPF ou a senha podem ter sido informados de forma errada. Informe os dados de forma correta e tente novamente. [ERRO-15] Existe uma verso mais atual do transmissor que deve ser baixada antes de se efetuar novos envios de arquivo. Explicao: verses mais novas do transmissor podem ser lanadas de tempos em tempos. A transmisso de arquivos somente poder ser feita com a verso mais recente do sistema que dever ser obtida no site do Transmissor (http://transmissor.datasus.gov.br). [ERRO-16] Arquivo j existe no disco. Explicao: o arquivo existe no disco do servidor do Ministrio da Sade. A transmisso no ser possvel de ser realizada. O suporte dever ser acionado. [ERRO-17] No foi possvel estabelecer uma conexo com o Ministrio da Sade. Verifique se sua conexo com a internet est ativa ou se o firewall (software de proteo de acesso a internet) est configurado corretamente. Aconselhamos entrar nem contato com sua equipe tcnica de rede para liberar o acesso total do Transmissor na internet. Explicao: mensagem auto-explicativa. [ERRO-18] A competncia tem que ser informada. Explicao: o preenchimento da competncia obrigatrio para o envio de dados. Caso a mesma no seja informada, a transmisso no poder ocorrer.

[ERRO-19] A senha tem que ser informada. Explicao: o preenchimento da senha obrigatrio para o envio de dados. Caso a mesma no seja informada, a transmisso no poder ocorrer. [ERRO-20] Arquivo invlido. Explicao: nenhum arquivo ou um arquivo invlido foi selecionado pelo usurio. Apenas arquivos cujos nomes sejam vlidos para o sistema selecionado podem ser transmitidos. [ERRO-21] Competncia no cadastrada. Explicao: a competncia digitada pode ser vlida, mas no est cadastrada no sistema. [ERRO-22] Ocorreu um erro ao transmitir os dados. Explicao: este ocorre quando a conexo com o servidor terminada de forma inesperada. O servidor pode estar congestionado ou a conexo de internet do usurio ficou indisponvel durante a transmisso. [ERRO-23] Arquivo chegou ao servidor corrompido. Explicao: apesar de raro, possvel que o contedo de um arquivo chegue corrompido ao servidor do Ministrio da Sade ou da Secretaria Estadual. O arquivo dever ser retransmitido. [ERRO-24] Endereo internet do servidor invlido. Explicao: o endereo de internet do servidor do Ministrio da Sade ou da Secretaria Estadual est cadastrado de forma errada. O fato dever ser informado ao suporte. [ERRO-25] Usurio no foi autenticado. Explicao: ocorreu uma tentativa de transmisso de um arquivo sem que as informaes de senha, CPF e cdigo IBGE tenham sido previamente validados. A transmisso no ser realizada. [ERRO-26] No foi possvel estabelecer uma conexo com a SES. Verifique se sua conexo com a internet est ativa ou se o firewall (software de proteo de acesso a internet) est configurado corretamente. Aconselhamos entrar em contato com sua equipe tcnica de rede para liberar o acesso total do Transmissor na internet. Explicao: O envio de arquivos para SES importante, mas opcional. O arquivo deve ser trasferido com sucesso para o DATASUS. [ERRO-27] A competncia, o cdigo IBGE e a senha tm que ser preenchidos antes de selecionar o arquivo. Explicao: a escolha do arquivo somente ser possvel aps o preenchimento dos dados citados. Com isso, somente aparecero para o usurio os arquivos vlidos para o sistema selecionado. [ERRO-28] O arquivo tem que ser selecionado antes de se efetuar a transmisso. Explicao: este erro ocorre quando o usurio clica no boto de transmisso sem que antes um arquivo seja selecionado.

[ERRO-29] Sistema em manuteno. Tente efetuar o envio mais tarde. Explicao: O sistema encontra-se em manuteno. Nenhum envio poder ser realizado at que o sistema seja liberado pela equipe de desenvolvimento. [ERRO-30] O envio de dados para este tipo de arquivo encontra-se temporariamente bloqueado. Tente efetuar o envio mais tarde. Explicao: a equipe responsvel pelo sistema ao qual se refere o tipo de arquivo est efetuando alguma manuteno. Durante este tempo nenhum arquivo deste sistema poder ser enviado. Arquivos de outros sistemas podero ser enviados normalmente. [ERRO-31] Arquivo chegou ao servidor da SES corrompido. Explicao: apesar de raro, possvel que o contedo de um arquivo chegue corrompido ao servidor do Ministrio da Sade ou da Secretaria Estadual. O arquivo dever ser retransmitido. [ERRO-32] Ocorreu um erro ao transmitir os dados para a SES. Explicao: este erro ocorre quando a conexo com o servidor terminada de forma inesperada. O servidor pode estar congestionado ou a conexo de internet do usurio ficou indisponvel durante a transmisso. [ERRO-33] Este municpio no est habilitado a transmitir o arquivo. Explicao: Os municpios possuem uma classificao. Caso o municpio seja pleno, ele poder enviar qualquer tipo arquivo. Caso ele no seja, ele poder enviar CNES, SIASUS, SIAB e SIPNI. Caso o municpio no faa parte do pacto de gesto ele no poder enviar nenhum arquivo. \nPorm se o muncipio j possui pacto de gesto e mesmo assim esteja aparecendo essa mensagem, entrar em contato com a CGSI. [ERRO-34] No possvel enviar o arquivo .DNE pois j existe envio anterior de arquivo .BCK para a competncia informada. Explicao: mensagem auto-explicativa. [ERRO-35] No possvel enviar o arquivo .DNE pois a competncia informada tem mais de 6 competncias anteriores a competncia corrente. Explicao: Os arquivos .DNE possuem validade de at 6 competncias para trs a contar da ltima competncia vigente para serem enviados. Maiores esclarecimentos entrar em contato com a CGSI. [ERRO-36] Tempo limite de conexo com o servidor, para o envio de uma remessa, expirou. Explicao: Ocorre quando o tempo mximo de 60 minutos de conexo com o servidor do Datasus, para o envio de uma remessa, expira (time out). Verifique se a conexo est lenta ou se outro aplicativo ou download/upload est consumindo a banda da internet.

[ERRO-37] No possvel enviar o arquivo de Reprocessamento (R) sem antes enviar um arquivo normal (N). Explicao: Antes de enviar um arquivo de Reprocessamento (R) necessrio ter enviado antes um arquivo normal (N) da competncia informada. [ERRO-38] S possvel enviar outro arquivo de Reprocessamento (R) para substituir o arquivo existente. Explicao: Mensagem auto-explicativa. Qualquer dvida entrar em contato com o suporte do Transmissor E-mail / Lista de suporte: transmissor@listas.datasus.gov.br Equipe Tcnica: (21) 3985-7084 (Gilberto) / 7292 (Desiree) / 7932 (Rebeca) Frum do Transmissor: http://forum.datasus.gov.br/viewforum.php?f=83 Site do Transmissor: http://transmissor.datasus.gov.br DATASUS RJ.

Anda mungkin juga menyukai