Anda di halaman 1dari 9

PROJETO

SUMRIO
IDENTIFICAO CONSIDERAES GERAIS OBJETIVOS OBJETIVO GERAL: OBJETIVOS ESPECFICOS: METAS JUSTIFICATIVA

CRONOCRAMA METODOLOGIA LEVANTAMENTO DE CUSTO DO PROJETO

IDENTIFICAO

PROJETO

PROPONENTE

Centro Integrado de apoio a Pessoa com Deficincia CIAPEDE Responsvel: Edson Wander Resende Administrador de empresas CRA 9540 /ES CNPJ: 08.309.728/0001-01 Endereo: Rua Ferreira Coelho, 330 Ed. Eldorado Center, sala 908 CEP 29.052-901 Praia do Su Vitria/ ES. 2

Telefone: 27/3034-8599 E-mail:ciapedeassociacao@gmail.com

RESPONSVEL PROJETO

PERODO DE REALIZAO

LOCAL DE REALIZAO

O projeto ser desenvolvido no Municpio de Vila Velha

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS

1 Proporcionar a prtica de atividades esportivas para pessoas com deficincia, da iniciao ao rendimento, mantendo a viso de atendimento integral da populao envolvida; ampliar as oportunidades e condies para a prtica de modalidades esportivas por pessoas com deficincia; melhorar o acompanhamento e as condies de treinamento das equipes paradesportivas; continuar a formao das novas equipes paradesportivas.

PARCEIROS

CONSIDERAES GERAIS

O CIAPEDE - Centro Integrado de Apoio a Pessoa com Deficincia, organizao da sociedade civil, sem fins lucrativos e de carter pblico. Foi fundado em 2006 para suprir uma lacuna existente no seio domovimento que existe a mais de 30 anos e estava sem representatividade. 3

Lutando para fortalecer e incluir as pessoas com deficincia no mercado de trabalho. Assim em 2006 fundaram a associao, para promover a incluso social e laboral das pessoas portadoras de deficincia, seja fsica, sensorial ou mental. Sabedor das dificuldades encontradas pelos portadores de deficincia, quando sua insero no mercado de trabalho, o CIAPEDE vem trazer a possibilidade dessa colocao atravs desse projeto.

Essas atividades sero de extrema importncia para o funcionamento do projeto, as quais para serem realizadas, contaro dentro da estrutura do CIAPEDE, com uma equipe multidisciplinar:

OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL:

Proporcionar a prtica de atividades esportivas para pessoas com deficincia, da iniciao ao rendimento, mantendo a viso de atendimento integral da populao envolvida; ampliar as oportunidades e condies para a prtica de modalidades esportivas por pessoas com deficincia; melhorar o acompanhamento e as condies de treinamento das equipes paradesportivas; continuar a formao das novas equipes paradesportivas; proporcionar rea e equipamentos apropriados para a prtica de diversas modalidades de paradesporto.
OBJETIVOS ESPECFICOS:

Fortalecer o vnculo entre as entidades paradesportivas existentes no municipio. Promover a reabilitao, a incluso e o desenvolvimento nos meios sociais atravs das atividades esportivas.

Melhorar o condicionamento fsico e mental do pblico envolvido. Estimular a profissionalizao entre os paradesportistas; Criar um site institucional.

METAS
As metas desse projeto so:

JUSTIFICATIVA
A prtica de esportes entre pessoas com deficincia um processo de reabilitao mundialmente conhecido, e est sendo cada vez mais difundido no Brasil e no mundo. Hoje j existem diversos eventos mundiais que reunem estes atletas guerreiros para competirem e mostrar que a prtica dos esportes abre oportunidades incrveis nas vida de todos.

CRONOCRAMA

ANO 1

FASE

ATIVIDADE

MS 01

MS 02

MS 03

MS 04

MS 05

M 06

1 2

4 5

Observaes:

METODOLOGIA Sendo a prtica esportiva de extrema importancia para as pessoas com deficincias, nesta primeira fase, o objetivo identificar e listar todas as atividades esportivas paralmpicas. Segundo estudo realizado pelo Comit Paralmpico Brasileiro, foram identificadas 21 modalidades esportivas conforme abaixo: Nas modalidades individuais temos: Para-atletismo Pode ser praticado por pessoas com deficincia visual e fsica. As provas so: corrida, salto, lanamento e arremesso. Bocha Praticado por pessoas que usam cadeira de roda e que possuem paralisia cerebral ou outro tipo de deficincia que comprometa a locomoo. Pode ser jogado com as mos, os ps ou instrumentos (calha) que auxiliem os indivduos que possuem alto grau de comprometimento nos membros. Esgrima Disputado somente por indivduos cadeirantes. Para-halterofilismo Podem participar paralisados cerebrais ou com deficincia nos membros
6

inferiores. A disputa refere-se prova de supino. Hipismo O hipismo pode ser praticado por pessoas com qualquer deficincia. Jud Apenas atletas com deficincia visual podem participar dessa modalidade. Tnis de mesa Podem participar dessa modalidade, cadeirantes, paralisados cerebrais e amputados. Essa modalidade pode ser individual, em dupla ou em equipe. Tnis em cadeira de rodas Nessa modalidade os participantes so cadeirantes que possuem alguma deficincia de locomoo. Para-tiro esportivo Podem participar pessoas amputadas, paraplgicas, tetraplgicas ou com qualquer dificuldade de locomoo. Vela Tanto pessoas com deficincia locomotora quanto visual podem participar desta modalidade. Para-triatlon Nesta modalidade os praticantes participam em uma prova de trs modalidades esportivas: 750m de natao, 20km de ciclismo e 5km de corrida, podem competir pessoas com qualquer deficincia respeitando a classificao funcional da modalidade.

Para-natao Competem pessoas com todos os tipos de deficincia fsica e visual porm os atletas so separados por classe. Ciclismo Pode ser praticado individualmente ou em equipes, podem participar paralisados cerebrais, deficientes visuais, amputados e lesionados medulares. As provas disputadas so: veldromo, estrada e contra-relgio. Nas modalidades coletivas Remo O remo assim como o hipismo, pode ser praticado por pessoas com qualquer deficincia que se enquadre na classificao funcional do esporte. Pode ser praticado por homens e mulheres em equipes mistas. Basquete sobre rodas Em cadeiras de roda especiais praticam essa modalidade pessoas com deficincia fsico-motora. Futebol de cinco Jogado apenas por deficientes visuais com exceo do goleiro, a equipe joga com cinco jogadores e a bola possui guizos para orientar os cegos, todas as pessoas jogam com vendas nos olhos, no podendo tir-las durante o jogo, alm disso, h tambm um guia atrs do gol que auxilia na movimentao dos jogadores. O jogo pode ser praticado em quadras ou campo de grama sinttica. Futebol de sete No futebol de sete, apenas paralisados cerebrais que andam podem jogar. Goalball
8

O goalball foi criado para os deficientes visuais. Cada equipe formada por trs titulares e trs reservas. O objetivo do jogo lanar com as mos, uma bola com guizo ao gol do adversrio. Rugby em cadeiras de rodas Na verso paralmpica, o Rugby praticado na quadra de basquete. O jogo pode acontecer com times mistos (homens e mulheres) formado por 4 jogadores, e 8 reservas. Vlei sentado Podem participar amputados ou pessoas com qualquer tipo de dificuldade locomotora, os participantes jogam sentados no cho. Para-canoagem A canoagem disputada em sua forma regular, no houve mudanas de regras quando passou a ser um esporte paralmpico, podem participar pessoas com vrias deficincias respeitando sempre a classificao funcional do esporte.

Anda mungkin juga menyukai