Anda di halaman 1dari 6

Resenha sobre o livro: Geografia, Escola e Construo de conhecimento.

O livro se origina de uma tese de doutorado ela vem atravs desse pensar as formas que o estudo geografia chega escola a autora Lana de Souza Cavalcante se baseia em tericos que tambm pesquisam o assunto e ela se utiliza de pesquisa de campo feita em escolas publicas do estado de Goinia. Ela tem o objetivo de apontar que a geografia epistemologicamente falando no tem associao com a geografia escolarizada, sua critica ao modelo tradicional de escola e a relao aluno, cultura e conhecimento. No comeo ela fala da diferena da cincia geogrfica e da disciplina, Os conceitos construdos academicamente sobre a pratica escolar da geografia tem dificuldade de chegar sala de aula. Geografia quanto cincia no se volta para formao de cidades crticos. Depois toca no ponto em que o ensino tradicional prejudica, pois, no considera o aluno na sua totalidade cultural, famlia e social que para eles seria muito mais significativo o estudo do espao em que eles vivem que carregado de conceitos geogrficos e atingiria diretamente os alunos assim o estudo do espao para formao do cidado, porm fica complicado falar de limites espaciais se eles no se identificam com os conceitos estudados.

Continua agora pelo contexto histrico da poca do nacionalismo patriota que surge a disciplina de geografia na escola impulsionada pelas naes europeias com o inicio do processo das Grandes navegaes sendo a geografia aqui apenas um manual de consulta dos poderosos da poca essa sendo a geografia tradicional, mas tarde na contra mo dessa forma de ensinar geografia surge a geografia critica que 1970 no Brasil tem o carter de conhecimento cientifico os encontros e associao de gegrafos criadas em 1987 foram importantes na tentativa de unir conhecimentos acadmicos com praticas escolares na geografia para autores que criticavam a geografia tradicional do perodo anterior o professor era agente de manuteno da hegemonia vigente no perodo histrico que ela vivia. Eles queriam implementar tambm no ensino de geografia conceitos piagetianos que fala que o indivduo aprende com o meio e com as intervenes que ele faz no mesmo. Para Piaget o comportamento dos seres vivos no inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento construdo numa interao entre o meio e o indivduo. Esta teoria epistemolgica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) caracterizada como interacionista. A inteligncia do indivduo, como adaptao a situaes novas, portanto, est relacionada com a complexidade desta interao do indivduo com o meio. A geografia a parti dos anos 90 foca no estudo das relaes geradas pelos espaos Com a nova configurao social promovida pelas novas tecnologias foi necessrio devido a globalizao conceito de espao para alm do fsico. Na atualidade a geografia deve esta atenta em conscientizar os fatos mundiais que afetam a relao homem e natureza, o mtodo de ensino deve contribuir para construo desse pensamento dialtico.

E insiste na defensa do estudo do conceito de espao e define o processo de interiorizao de um contedo descrito por Vygotsky, que ele mostra que um conhecimento no aprendido e sim construdo e associado com as experincias vividas pelo ser humano, portanto, as representaes sociais so importantes para o entendimento da sua funo e sua influencia no espao que vivemos.

Sua orientao deve possibilitar a criao de ambientes de participao, colaborao e constantes desafios.

A autora descreve sua pesquisa de campo em uma escola publica de Goinia onde ela busca identificar as representaes sociais que as crianas fazem a parti da geografia. Nessa pesquisa ela detectou que alguns dados. Os alunos preferem uma matria pelas suas particularidades como, por exemplo, gostar da forma como o professor trabalha. A rejeio tambm tem a mesma impulso da relao docente e educando. Foi visto que quando questionados sobre seus gostos eles do resposta superficiais que no mostram nenhuma ligao deles com o contedo e seu cotidiano. Vendo as praticas em sala a autora notou que as crianas por serem educadas nesse modelo tradicional de escola tem dificuldade em trabalhar em grupo quando isso proposto pelo professor.

Com isso podemos perceber que so muitos os problemas paro o ensino de geografia na escola, problemas que vem de sua estrutura como saber que na tentativa de se firmar quanto cincia transmite conceitos prontos que pesquisadores j resolveram a coisa dada e no havendo possibilidade de questionamento essa forma de ensinar esta impregnada no sistema tradicional que a outra problemtica encarada para geografia dificultando o reconhecimento do individuo da geografia quanto parte da sua realidade palpvel se tornando muito subjetiva e distante, na pesquisa de campo ntido o desanimo que escola provoca nas crianas como ela os aprisiona emocionalmente e fisicamente, que ela descreve o recreio como quase uma libertao nesse momento eles interagem e correm como se o corpo falasse estou livre. Mais uma questo a estrutura fsica da escola, o uso de livro didtico engessa a aprendizagem e o trabalho do professor, falta e de materiais como mapas e tecnologias como projetores, computadores conectados ajudariam o professor de geografia a mostrar de forma concreta os conceitos como quando se fala dos tipos de planaltos ou vdeos sobre fenmenos mundiais, uso de jogos que auxiliaria na interao do aluno com o contedo. Para resolver essas questes preciso uma reformulao no processo educacional comeando do Estado, passando pelas secretarias, indo a direo e s assim chegando ao professor, pois esse que executa as aes propicia a mudana. preciso polticas publicas e vontade poltica de resolver o dficit mais investimentos financeiros na compra de recursos fsicos para escolas, formao continuada para os educadores. A geografia precisa se conscientizar do que realmente relevante para vida do ser humano em sociedade avaliando os conceitos que ajudam na construo de cidades preocupados com as questes sociais que seu espao vivenciam como marginalizao, falta de infraestrutura, risco de moradias...etc , coisas que para escola desvalorizada, porm afetam fortemente a vida da populao que frequenta a escola pblica.

Bibliografia:

http://www.infoescola.com/pedagogia/teoria-de-aprendizagem-devygotsky/ http://penta.ufrgs.br/~luis/Ativ1/Construt.html http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per09.htm

Universidade Do Estado Do Rio de Janeiro Disciplina: Ensino de Geografia; Turno:Noite Stimo Perodo Turma:4 Prof: Hugo Nome: Viviane Da Penha Honorato

Resenha sobre o livro: Geografia, Escola e Construo de conhecimento.

2013/01

Anda mungkin juga menyukai