Anda di halaman 1dari 4

LISTA DE EXERCCIOS DE MECNICA DOS FLUIDOS

1) Determine a fora que atua sobre a superfcie curva AB na figura abaixo. A largura do tanque B=1,5m.

leo d=0,8

Soluo: FV onde: FH = Fora na horizontal FV = Fora na vertical FH

rea total do retngulo

FV= peso do fludo sobre a superfcie.

da rea de um crculo

FH = 9.600 Kgf Pelo teorema de Pitgoras:

FR = 12.644,94 Kgf 2) Determine a fora que atua sobre a superfcie curva AB na figura abaixo. A largura do tanque B=1,5m. (Resposta: FR = 14.577,343 Kgf)

d=0,8

3) A comporta ABC articulada em B e tem 1,2 m de largura. Desprezando seu peso, determinar o momento desequilibrador devido ao da gua. (Resposta: M=3.422,84 Kgf.m)

4) A comporta da figura pesa 447 Kgf/m de comprimento normal ao plano do papel. Seu centro de gravidade est indicado na figura abaixo, que mostra a comporta levantada, sendo a mesma articulada em O. Determinar (a) a posio da superfcie livre da gua para a qual a comporta comea a levantar (a superfcie livre est abaixo da

articulao). Determinar ainda, (b) a mnima altura h para que a comporta permanea na posio vertical mostrada no desenho, e (c) o valor de h para o qual a fora no batente seja mxima. (Resposta: (a) h= 0,655m, (b) h=0,184, (c) h=1,5m)

5) A figura abaixo mostra o esboo de um tanque cilndrico, com tampa hemisfrica, que contm gua e est conectado a uma tubulao invertida. A densidade do lquido aprisionado na parte superior da tubulao 0,8 e o resto da tubulao est repleto de gua. Sabendo que a presso indicada no manmetro montado em A 60Kpa, determine: (a) a presso em B, e (b) a presso no ponto C. (Resposta: (a) PB = 103,12 kPa, (b) PC = 30,6 kPa)

6) O bocal de uma mangueira de incndio apresenta dimetro igual a 29mm. De acordo com algumas normas de segurana, o bocal deve ser capaz de fornecer uma vaco mnima de 68m3/h. Determine o valor da presso na seo de alimentao do bocal para que a vazo mnima seja detectada sabendo que o bocal est conectado a uma mangueira que apresenta dimetro igual a 76mm.

7) A figura abaixo mostra o esquema de uma mangueira com dimetro D= 0,03m que alimentada, em regime permanente, com ar proveniente de um tanque. O fluido descarregado no ambiente atravs de um bocal que apresenta seo de descarga, d, igual a 0,01m. Sabendo que a presso no tanque constante e igual a 3,0 kPa (relativa) e que a atmosfera apresenta presso e temperatura padres, determine a vazo.

8) Ar, a 15C e presso padro, escoa numa tubulao (=0,0015mm), que apresenta 4,0mm de dimetro interno, com velocidade mdia, V, igual a 50m/s. Determine a queda de presso num trecho de tubo com comprimento igual a 0,1m. O escoamento laminar ou turbulento ?

9) Um fluido escoa num tubo horizontal que apresenta dimetro interno e comprimento iguais a 2,5mm e 6,1m. Sabendo que a perda de carga no escoamento 1,95m quando o nmero de Reynolds igual a 1500, determine a velocidade mdia deste escoamento.

Anda mungkin juga menyukai