Anda di halaman 1dari 9

Origem da agricultura

Aula

AGRICULTURA E FORMAO ECONMICA DO BRASIL

META
Mostrar a importncia da agricultura para o processo de formao econmica do Brasil.

OBJETIVOS
Ao final da aula, o aluno dever: compreender o processo de formao econmica do Brasil a partir das atividades agrcolas; relacionar a estrutura fundiria atual com o processo histrico; explicar as conseqncias geradas pela modernizao conservadora da agricultura brasileira.

PR-REQUISITOS
Compreender o processo da expanso mercantilista europeu.

Frutas brasileiras, em retrato da Expedio Langsdorff, que foi uma expedio russa organizada e chefiada pelo baro Georg Heinrich von Langsdorff, fazendo registros dos aspectos mais variados de sua natureza e sociedade, constituindo o mais completo inventrio do Brasil no sculo XIX. (Fonte: http://pt.wikipedia.org).

Geografia Agrria

INTRODUO
Caros alunos, aps um breve relato histrico-geogrfico sobre a origem da agricultura no mundo iremos fazer uma anlise sobre o processo de construo/formao do Brasil colonial na perspectiva de evidenciar a importncia das atividades agropecurias no processo de expanso e consolidao do nosso pas. Assim, importante perceber que a ocupao econmica das terras americanas no se deu por acaso, pelo contrrio, foi resultante da expanso comercial europia com o intuito de buscar novas rotas comerciais para alimentar o sistema capitalista nascente no sculo XV, sobretudo quando as invases turcas comearam a criar dificuldades crescentes s linhas orientais de abastecimento atravs do mar mediterrneo. Portanto, a descoberta das terras americanas foi basicamente resultante dessa busca de uma nova rota comercial entre o continente europeu e o oriente. De incio pareceu um fato secundrio para os descobridores, principalmente para os portugueses que s vieram explorar efetivamente as terras brasileiras quase meio sculo aps o descobrimento.

O Fazendeiro do Brasil, de 1806, Jos Mariano da Conceio Velloso descreve etapas e ferramentas usadas no cultivo do ndigo, no Brasil. (Fonte: http://pt.wikipedia.org).

14

Agricultura e formao econmica do Brasil

Aula

PASES A PARTIR DO TRATADO DE TORDESILHAS


Inicialmente com a chegada dos Espanhis e Portugueses no continente americano, as terras foram divididas entre esses dois pases a partir do tratado de Tordesilhas em 1494. O ouro acumulado pelos povos pr-colombianos na Amrica espanhola vem justificar a ocupao e defesa do territrio pelos povos Espanhis. Por outro lado, no foi encontrado precocemente a to sonhada pedras preciosas na Amrica portuguesa, fato este que estrategicamente Portugal obrigado a pensar em uma atividade econmica rentvel que cobrisse os gastos com a defesa do territrio e gerar lucros para a metrpole. nesse contexto, que devido a experincia desenvolvida por Portugal com a cana-de-acar em outras colnias e ao mesmo tempo aproveitar a tropicalidade do territrio brasileiro que foi desenvolvida a empresa agrcola de cana-de-acar no territrio brasileiro.

(Fonte:http://www.igeo.ufrj.br)

15

Geografia Agrria

Neste contexto histrico que as notcias de prosperidades econmicas das recm descobertas colnias americanas despertaram o interesse e insatisfao, principalmente entre os ingleses, franceses e holandeses em questionar a exclusividade dos espanhis e portugueses de explorar essas terras. Com isto, a partir desse momento a ocupao da Amrica deixa de ser um problema exclusivamente comercial: intervm nele importantes fatores polticos(Furtado, 2007, p. 26) Estas presses, de certo modo, contriburam para abreviar o incio da ocupao territorial da Amrica Latina, pois foraram Portugal e Espanha a adotarem medidas visando promover mais rapidamente o processo de colonizao da Amrica. De acordo com Furtado a ocupao territorial do Brasil foi conseqncia desse contexto poltico e econmico do sculo XV entre as principais potncias mercantilistas europias.

(Fonte: http://www.jayrus.art.br)

O incio da ocupao econmica do territrio brasileiro em boa medida uma conseqncia da presso poltica exercida sobre Portugal e Espanha pelas demais naes europias. Nestas ltimas prevalecia o princpio de que os espanhis e portugueses no tinham direito seno quelas terras que houvessem efetivamente ocupado(Idem, 2007, p.27)

A ocupao das terras brasileiras se deu a partir da implantao de plantations, em que a agricultura visava atender os interesses econmicos e estimular o crescimento do mercado exportador, contribuindo para a manuteno da estrutura fundiria altamente concentradora. Nesse contexto, os cultivos de subsistncia ficaram excludos da pauta econmica, gerando a excluso das pessoas sem acesso terra, renda e ao emprego, tendo como conseqncia um baixo padro de vida. Para Corra, tal for16

Agricultura e formao econmica do Brasil

Aula

ma de ocupar o espao contribui para formao de uma sociedade concentradora de terra e de renda.
As terras foram divididas em sesmarias com dezenas de milhares de hectares que se estendiam desde as proximidades do litoral baiano at o sul do Piau e do Maranho; o Oeste do Cear, de Pernambuco, da Paraba e do Rio Grande do Norte e do norte de Minas (1998. p. 225)

(Fonte: http://www.histoblogsu.blogspot.com)

Vale ressaltar que mesmo diante da modernizao da agricultura brasileira, as atividades agrcolas ainda convivem com tcnicas rudimentares que prejudicam o solo e a produtividade da agricultura, assim como o prprio ambiente. Da percebe-se a herana colonial atravs de tcnicas utilizadas em uma realidade natural diferente que perdura na agricultura brasileira. No Brasil, principalmente entre 1970 e 1990, houve uma intensa modernizao da agricultura, principalmente, nas reas de concentrao industrial, pois a m distribuio da indstria e do capital, contriburam para que a mecanizao da agricultura no espao brasileiro tambm seja concentrada e, conseqentemente, a renda. Em conseqncia disso, milhares de pequenos e mdios agricultores, que trabalhavam a terra com suas famlias, ficaram arruinados, forando aos mesmos deslocassem-se para as cidades. Essa intensa migrao do campo para as cidades, concentrada em pouco tempo, ficou conhecida como xodo rural. De acordo com Ferreira e Brandenburg:

17

Geografia Agrria

As profundas transformaes por que passaram a agricultura e o espao rural no Brasil, no perodo compreendido entre fins da dcada de 70 e incio dos anos 80, traduziram-se numa intensa, mas parcial e setorizada modernizao produtiva, no esvaziamento populacional relativo deste espao e em novas dinmicas sociais, econmicas e ambientais (1998, p.19).

oportuno mencionar que a Revoluo Verde, ocorrida nos Estados Unidos da Amrica e que se expandiu para os pases desenvolvidos a partir da 2 Guerra Mundial, mais especificamente depois da dcada de 60 para os pases latino-americanos, foi criada com o objetivo de aumentar a produo e a produtividade agropecuria, como tambm diminuir o tempo necessrio para o ciclo de vida das plantas. Para isso fez-se necessrio o uso intensivo de insumos qumicos, sementes geneticamente modificadas, expanso do sistema de irrigao e tambm intensa mecanizao, fazendo com que a preparao do solo, o plantio e a colheita fossem realizados em reas grandes, utilizando cada vez menos mo-de-obra devido a mecanizao agrcola, gerando o aumento do desemprego no campo e nas cidades, mas por outro lado aumentando a produtividade.
No campo econmico possvel afirmar que a mudana mais significativa que ocorreu foi a revoluo tecnolgica da agricultura dos pases em desenvolvimento. Esses pases passaram de uma agricultura tradicional, baseada no uso intensivo de recursos naturais, para uma agricultura moderna com a utilizao intensiva de mquinas, implementos, equipamentos e insumos, alm de tcnicas mais sofisticadas para obter maior racionalizao das atividades (PESSOA, 2000, p. 96).

(Fonte: http://www.usinasantacruz.com.br)

18

Agricultura e formao econmica do Brasil

Aula

Na verdade, observou-se que esse pacote tecnolgico foi praticamente copiado por diferentes pases, sem ao menos verificar as condies scioeconmicas e ambientais, o que levou, em muitos lugares, a efeitos contrrios. No Brasil, como em outros pases predominantemente tropicais, a arao quase sempre prejudicial tanto ao cultivo quanto ao meio ambiente, visto que, depois da arao, se a insolao for muito intensa e o solo ficar exposto a temperaturas muito elevadas, os microrganismos morrem, em vez de crescer. Alm disso, a arao deixa o solo mais fofo e, em caso de chuvas fortes, fica mais suscetvel eroso, sendo este um dos principais problemas ambientais da agricultura brasileira e de outros pases de clima tropical. A partir dos anos 70 e 80 do sculo XX, impulsionado pela terceira Revoluo Industrial, o espao mundial tem se reestruturado em ritmo intenso, propiciado pelos avanos tecnolgicos e pela integrao dos pases por meio da globalizao econmica. Tal progresso tecnolgico tem sido o carro-chefe no processo de expanso do sistema capitalista. Nesse contexto, a agricultura, como parte do processo, no ficou de fora, principalmente no que se refere produo e ao consumo. No entanto, a partir da insero da agricultura na competitividade do mundo capitalista, a conseqncia foi a ampliao do desemprego e da fome em escala global, pois tal modernizao veio beneficiar o grande produtor rural, excluindo do processo de modernizao o pequeno produtor que no possua capital e informao para se inserir nas transformaes agrcolas.
No Brasil, as mudanas constatadas no espao rural resultaram da poltica de modernizao, iniciada na dcada de 50, cuja tnica principal foi a adoo de medidas que vinculassem, de forma cada vez mais estreita, o setor agrcola ao setor urbano/industrial (PESSOA, 2000, p. 97)

Portanto, percebe-se que deste o perodo colonial a estrutura fundiria brasileira caracterizada pela concentrao de terras e de renda e explorao da mo-de-obra, no primeiro momento escrava e no segundo assalariada. Tal desigualdade no campo brasileiro associado a explorao da mo-de-obra torna-se mais intensa com a expanso do capitalismo fortalecendo a estrutura de classes e ao mesmo tempo aumentado a tenso conflituosa entre os diferentes seguimentos das questes agrrias do Brasil.

19

Geografia Agrria

CONCLUSO
A atividade agrcola da cana-de-acar constituiu etapa fundamental para o processo de formao expanso territorial do Brasil. fato universalmente conhecido a importncia de Portugal e paralelamente da Holanda com o refinamento da cana-de-acar, comercializao e investimentos na compra de escravos, o xito da empresa agrcola brasileira. Por fim, o sculo XXI caracterizado pela globalizao da economia mundial que por meio dos avanos tecnolgicos e da expanso do sistema capitalista responsvel pela descentralizao industrial atravs das multinacionais e subsidirias responsveis pela modernizao do campo e da cidade. No entanto, os benefcos gerados pela tecnologia no contemplam todos os setores da economia da mesma forma, gerando concentrao de tecnologia e riqueza para alguns e excluso e pobreza para outros que no conseguirem se adequar modernizao tecnolgica. Assim, enquanto algumas reas apresentam-se com elevado grau tcnicocientfico e com agricultura altamente mecanizada, outras ainda produzem com tcnicas rudimentares tpicas das sociedades pr-industriais. nesse contexto que surge a discusso sobre o desenvolvimento das atividades no-agrcolas no Brasil, evidenciando-se que tais anlises so recentes, porm a existncia de atividades urbanas no meio rural relativamente antiga. Trata-se de uma abordagem inovadora a respeito da agricultura familiar no Brasil diante da progressiva desestruturao das famlias rurais, como reflexo de polticas pblicas (ou ausncia) adotadas em nosso pas e aplicadas diferentemente nas regies brasileiras.

RESUMO
No tocante ao processo de implantao das atividades agrcolas no territrio brasileiro, percebe-se que h uma relao existente entre o tipo de colonizao empreendido e a expanso do mercantilismo europeu do sculo XVI, o qual objetivava explorar as riquezas naturais das colnias e envi-las para a metrpole, para alimentar o surgimento do sistema capitalista. Nesse contexto, a agricultura desempenha um papel importante no processo de formao das atividades econmicas e conseqentemente na prpria formao do espao territorial brasileiro. Por outro lado, a modernizao conservadora do campo brasileiro ale, de fortalecer a concentrao de terra e de renda geram uma diversidade de problemas no espao rural/urbano devido ao xodo rural provocado pela mercantilizao das atividades agrcolas brasileira.

20

Agricultura e formao econmica do Brasil

Aula

ATIVIDADES
1. Faa uma anlise sobre o processo formao histrico-econmico do territrio brasileiro. 2. O que voc entende por mercantilismo? De que maneira a explorao agrcola do Brasil contribui para fortalecer a relao mercantil?

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


No esquea que o processo de formao econmica do Brasil faz parte de um contexto mais amplo do imperialismo europeu.

PRXIMA AULA
Na aula seguinte iremos trabalhar com os principais problemas que norteiam as discusses agrrias no Brasil e no mundo.

REFERNCIAS
FURTADO, Celso. Seca e poder: entrevista com Celso Furtado. Editora Fundao Perseu Abramo. So Paulo: 1998. __________, Celso. Formao econmica do Brasil. 34 ed. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. PESSA, Vera L. Salazar. Espao rural e produo agrcola: transformaes e perspectivas da agricultura brasileira. In: Geografia 2001, Aracaju, NPGEO/UFS, 2000. PRADO JNIOR, Caio. Histria econmica do Brasil . So Paulo: Brasiliense, 2004.

21

Anda mungkin juga menyukai