Anda di halaman 1dari 53

<> livros-loureiro <> [livro] Droga disfarada de estudante...

Droga disfarada de estudante Projeto Escola Sem Drogas Copyright Filippe Arlem O. Maffra, 2010 Todos os direitos reservados pelo autor. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra, de qualquer forma ou por qualquer meio eletrnico, mecnico, inclusive por meio de processos xerogrficos, sem permisso expressa do editor (Lei n 9.610, de 19.02.98). proibida a reproduo total ou parcial sem a permisso, por escrito, dos editores. Publicado com a devida autorizao e com todos os direitos reservados por Projeto Escola Sem Drogas. Printed In Brazil Correo ortogrfica e lingstica: Conceio Milagres Digitao: Filippe Arlem Maffra Diagramao: Filipe Arajo Capa: Arlem Maffra 15a edio Cidade da edio - Belo Horizonte Ano da edio - 2010 Maffra, Filippe Arlem O. Droga, disfarada de estudante / Filippe Arlem O. Maffra - 15. ed. Boituva : [s.n], 2010. 168 p. ; 18 cm. ISBN 978-85-906542-8-5 1. Educao I. Ttulo. Minha dedicatria Dedico esta obra ao Cristo, Filho de Deus, por me ressuscitar do tmulo das drogas, por dar-me uma nova chance de amar a vida, por confiar-me a misso de avisar aos outros em seu nome, por ter superado as minhas expectativas e por ter-me feito seu amigo. Minha Admirao minha famlia. Aos meus pais, pelo amor ao filho problema por tantos anos. Aos professores, com saudades dos tempos da escola. Aos amigos Beto e Casco, com pesar, por terem encontrado a morte antes da ajuda. Aos heris, monitores, conselheiros, terapeu-tas e ajudadores, que trabalham em instituies, com o propsito de ajudar os outros a se livrarem das drogas. Minha Vontade Que outros no experimentem. Que as escolas audam. Que os professores no se esqueam que seus filhos tambm estudam. Que os pais se interessem alm dos livros e cadernos e abram as cortinas da vida escolar dos seus filhos. Que os legisladores faam leis mais assertivas e com condies de serem aplicadas. E, afinal, que o Presidente da Repblica no se esquea

que os drogados e alcolatras tambm so filhos deste solo, da me gentil, ptria amada, Brasil. Introduo E a, rapaziada dos livros? Esse livro no perfeito, muito menos, completo. No foi escrito para lhe dar lio de moral. Cumpro uma misso. Sou algum que, aos quatorze anos, numa escola da zona oeste de Belo Horizonte - MG, iniciou, com mais doze amigos, o caminho do fim. No fao psicologia ou apologia sobre o assunto. No vou usar uma linguagem cientfica, muito menos, buscar culpados. Esse livro no um tribunal. um parceiro para as horas de dificuldades, um aliado para ajud-lo nas decises. Um amigo que, apesar do romantismo, mantm sempre o papo verdade. Eu gostaria de estar, agora, pessoalmente, a com voc, no seu mundinho de escola. Como no posso, venha comigo pelas pginas deste livro, venha conhecer minha histria e dos meus amigos. No se preocupe! S quero interagir com suas experincias e colaborar, com as minhas, para suas decises. No vou "alugar" voc, cara. Estou preocupado com o que est acontecendo. Tem gente inocente na "parada". Voc vai comear ver a "onda" de perto. Ningum vai ficar na escola para sempre. E o que vai ser depois? Houve uma exploso no meu mundo. Detonei tudo. "Namorei" a dor e, por muito tempo, "casei-me" com a tragdia. Foi difcil e, o pior de tudo, que nessa onda, no achei o Homem Aranha nem o Batman. Fiquei s na parada, meu irmo, e quase desisti de lutar. No fosse pela vontade de viver e de sentir prazer novamente em ser livre, no poderia lhe emprestar um pouco da minha experincia. Muito prazer... sou Arlem Maffra. Minha escola, minha histria Dezesseis de fevereiro de 1979, 13 horas, escola da Zona Oeste de Belo Horizonte - MG. Os portes se abrem minha frente. Vou iniciar a oitava srie do I grau. gente para todo lado. As listas nas mos dos orientadores em cada uma das portas das salas de aula indicavam para qual turma cada um deveria ir. Minha cabea fervia de curiosidade e as perguntas eram inevitveis: Onde estaro meus professores, meus colegas de sala? O que acontecer de novo nesse ano? Cara, quantas garotas! Ns as chamvamos de princesinhas da zona oeste. Como eu estava animado! Na flor da adolescncia, meus sonhos traziam um agradvel perfume a todas as razes que eu tinha para viver.

A vontade de ser, de fazer a diferena e a busca pelo prazer, eram ingredientes da receita que eu trazia no bolso. A msica, os namoros, as amizades. Era um comeo de ano maravilhoso. Primeiro dia de aula. Os corredores ferviam. Todo mundo se conhecendo, aquela tradicional apresentao de alguns professores que voc deve conhecer bem: - Oi meninos e meninas, eu sou o professor ou a professora tal, da matria tal e no gosto de baguna na sala. Se algum quiser ir ao banheiro aguarde o intervalo, se algum quiser falar, levante o dedo e aguarde a minha ordem. Agora, vamos nos conhecer melhor. Cada um levante-se, por favor, diga o seu nome, idade e o que veio fazer aqui. O primeiro a se levantar foi o Clber: - Sou o Clber, tenho quatorze anos, moro aqui no bairro mesmo e meu apelido Nenm. Clber foi imediatamente interrompido pela professora: - Eu no gosto que chamem uns aos outros pelo apelido, ok? Nesse instante, foi inevitvel. Um coro de vaias ganhou fora dentro da sala. Constrangida, rendeu-se: - Tudo bem gente, como estamos iniciando, vai passar. Continuou, ento, Clber: - Tenho mais trs irmos. Gosto de jogar futebol, de namorar e vim aqui para estudar. Todos aplaudiram: - Valeu, Nenm! Cssio levantou-se em seguida. - Sou Cssio, tenho quatorze anos, meu apelido Teco. Tenho mais dois irmos e tambm mais duas irms e vim aqui para estudar. Ainda falava Cssio, quando o bloco masculino bradou: "cunhadinho". - Eu sou Rogrio, tenho quatorze anos, gosto de rock paulera como Led Zepellin e Pink Floid. Moro no bairro mesmo e Vim aqui para estudar. Dessa forma, todos iam se apresentando, inclusive eu. - Sou Arlem Maffra, tenho quatorze anos, meu apelido Passarinho, gosto de tocar violo e compor msicas e, assim como os outros, vim aqui para estudar. Logo depois, para a alegria da galera, ergueu-se um monumento dentro da sala, bem prximo minha carteira. Uma miragem, uma flor delicada, com voz de brisa, sorriso eletrizante e um olhar hipnotizado. Os cabelos louros desciam at a cintura. O rosto parecia desenhado pelas mos de um artista, um perito na arte de fazer beleza. O corpo era perfeito. Alta e elegante, manifestou-se: - Eu me chamo Helda, tenho quatorze anos, e moro no bairro vizinho. Sou filha nica, estou muito feliz por estar aqui, no tenho apelido e quero estudar para ser mdica.

- Oi, doutora, pronunciou a sala, em coro. Helda, com um sorriso meio maroto, sentou-se. Naquele momento, um tornado varreu meu corao de adolescente. E um calafrio desceu at meu estmago. Logo pensei: "vim aqui para estudar, mas se eu conseguir namorar esse pedao do universo, j est de bom tamanho". Parecia que tudo ia seguir seu curso normal e o padro de apresentao se repetiria pelos minutos seguintes, at que se levantou outro colega, moreno claro, cabelo escondendo os olhos, porte atltico. Com as duas mos nos bolsos da cala jeans, com uma voz compassada e um olhar centralizador disse: - Eu sou Dorivaldo, tenho quinze anos. Vim de Curitiba junto com a minha famlia para Belo Horizonte. Meu pai engenheiro da Petrobras e minha me professora. Tenho mais dois irmos e duas irms e gosto muito de jogar basquete. Tambm sou chegado numa festinha e acho as mineiras muito bonitas. No era de se estranhar o agradecimento em coro das meninas da sala, ele, porm, continuou: -... Ah! Esqueci de dizer que curto muito a vida e podem me chamar de cidado de Curitiba. Nada mal para um cara de quinze anos. Uma coisa ficou clara: o cara era convicto e falava com segurana. No demorou muito para que os olhares da sala se voltassem para ele num gesto de aprovao. No deu tempo de processar bem essa ltima apresentao, porque logo a sirene ecoou, e num gesto coreografado, todos se levantaram, pegaram suas mochilas e saram da sala. Na caminhada pelos corredores comeamos a trocar algumas palavras: - E a, Passarinho! Ouvi aquela voz rouca e meio musicalizada. Olhei mais atentamente. Era o Dori, aquele de Curitiba. Estendeu-me a mo, cumprimenta-mo-nos e ele continuou: - Onde voc mora, cara? Eu morava a poucas quadras da sua casa, o que despertou o interesse na continuidade da conversa. Dei meu endereo e ele continuou: - Qualquer dia, te levo na minha casa pra gente ouvir um som. - Combinado. Eu estava com pressa. Queria alcanar aquele riacho doce com voz de brisa, chamada Helda. Apressei o passo despedindo-me do Dori e, quando consegui alcan-la, investi sem medo de ser feliz. - E a gata, tudo bem? - Tudo. Voc o Passarinho, que gosta de compor e tocar violo, no ? - Eu mesmo, princesa. E at posso te ensinar a tocar se quiser. Sem lhe dar tempo, continuei: - "To de "bike". Quer uma carona?

- No, obrigada Passarinho! Minha me vem me buscar. - E essa me tem telefone? Helda, meio constrangida pelo ataque macio, disse: - Olha, Passarinho, no me leve a mal, mas no posso dar o telefone para quem no conheo ainda. Quem sabe, depois de nos conhecermos melhor. Aquele sorriso foi imediatamente fotografado por minha memria, que no cessava de repeti-lo no trajeto de volta minha casa. Durante todo o restante daquele dia, eu processava, a mil, tudo o que havia acontecido naquela escola. Era demais. Amigos novos, amigas bonitas, professores novos e gente diferente. De volta para casa Em minha bike, com uma fome de lamber o prato, corria pelo corredor do prdio, escalando os degraus da escada que dava acesso ao apartamento onde eu morava com minha famlia. A fome me empurrava porta adentro. A mochila, coitada, era desprezada de qualquer jeito na cama. Depois, a tradicional corrida to desejada mesa, onde as iguarias da dona Selma (minha me) me aguardavam. Cara, a comida da minha me era de detonar o estmago de qualquer estudante faminto. Aquela comidinha mineira, com arroz a alho e leo, feijo, couve, bife, batatinha frita e o tradicional tempero mineiro. As vezes meu pai estava presente para o almoo. Seu escritrio no centro da cidade no permitia sua presena todos os dias. Bem, j que vamos estar um tempo juntos, e voc vai conhecer um pouco da minha histria, vou lhe apresentar minha famlia. Minha me filha de imigrantes libaneses, uma perfeita rainha. Alta, cabelos pretos desenhando seu perfil rabe. Uma mulher doce e tambm muito forte. Meu pai um brasileiro nacionalista, desses que ama seu pas e tudo que nele h. Um homem comum, de hbitos simples. Profissional liberal, auditor e consultor. Advogado da vida, homem de poucas palavras e de muito trabalho. Ele conseguia filosofar sobre qualquer assunto. Dono de um poder para persuadir como poucos nesse mundo. Um parceiro assduo e disciplinado dos noticirios da TV. Lia muito. Meu pai estava sempre muito bem informado e se esforava para nos dar uma vida confortvel. Tnhamos acesso sade, educao e tudo mais que um filho de Deus tinha direito. Meu irmo, Homero, caula, um desses caras quietos, observadores, chegados na boa vida, o filho bonito e de carter perfeito. Minha irm, Dbora, muito bonita. Com o temperamento de minha me, tinha a esperteza de uma guia. Era dona de um corao valente. Meu irmo, Vincius, carinhoso, atencioso, um pouco sistemtico, mas de bem com a vida. Formvamos uma famlia perfeita. - Oi, filho! Era o meu pai. Como foram os primeiros dias de volta as aulas? Gostou dos professores, da escola? O ensino bom, o material que compramos

deu ou est faltando algum livro...? Os novos colegas... Est tudo bem? Minha me fazia uma rpida checagem em meu corao, dando-me um beijo no rosto. Enquanto isso, meus irmos, cada um preocupado com o seu mundi-nho, completavam a cena em casa. - Est tudo bem, pai! Na verdade, ainda no tenho novidades, porque tudo est comeando agora. Cara, na verdade, tudo havia acontecido naquela escola. Tanta coisa nova. At meu "Corao Valente" estava dando pino por aquela voz de brisa, chamada Helda. J havia conhecido o cidado de Curitiba, aquele famoso "curtidor da vida". Isso, sem falar nos outros colegas novos, como o Clber, Cssio, Rogrio e Andr, que j estavam fazendo parte do meu convvio. No sei. Acho que esse mundo da escola no pertence mais aos nossos pais. Talvez seja muito para a cabea deles. Talvez, no tempo deles, as coisas aconteciam um pouco mais devagar, dessa forma, isso no seria assunto para o meu pai ou minha me. Bom, se eles insistem em saber sobre os livros, professores e coisa e tal, j est respondido. - Arlem, telefone. gritou minha irm. - Quem , Binha? (apelido carinhoso com que a chamvamos em casa). - um tal de Dori... Falou que seu chegado. Saindo do banho, enrolei-me na toalha e fui atender. -Al. - E a, grande Passarinho? disparava aquela voz rouca e musicalizada do convicto curtidor da vida. - Cara, vem aqui em casa pra gente levar uma idia. Estou ouvindo um som. - Agora no vai dar. Eu tenho de comear a fazer umas tarefas para a aula de amanh. Prometo que a gente se junta para bater um papo fora da escola e tocar uma viola. - Ta limpo, Passarinho. At mais, ento. Havia algumas palavras pontes na comunicao do Dori, que eu comeava a apreciar, mas isso no fazia qualquer diferena. Os dias se seguiam na escola. Recreios, flertes, amizades, educao fsica... Educao fsica? Isso me lembra os primeiros times de basquete que montamos na escola. Aquele cidado de Curitiba, o Dori, tinha uma habilidade fora do comum com a bola. Era fera no basquete. Todo mundo queria jogar no time dele. - Aquele cara tem coisas que fazem a diferena. - comentei com Nenm e Teco, que estavam sentados na quadra comigo. Algo mais nos chamava a ateno. Ele andava com mais uns quatro colegas de outras classes da escola. Juntos, tinham a ateno das meninas. Aparentavam sempre saber

mais alguma coisa sobre tudo. Transmitiam segurana. A alegria gratuita era constante em suas vidas. Esbanjavam idias e havia qualquer coisa que servia como "solda" na amizade deles. De volta para escola O recreio era esperado como um presente, para compensar aquelas horas chatas e cansativas das aulas, principalmente, se fosse de matemtica (risos). Um vai e vem nos corredores, o zum... zum... zum... Dos grupinhos das meninas e dos meninos. Cada um se atraa por um grupo e ali formava sua tribo no grande ptio da escola. Nenm, Teco, Guego, Andr e eu j combinvamos coisas para depois das aulas. Encontros no cinema, atividades esportivas, eventos e festinhas nos finais de semana. Com o tempo, observei que no existia somente o nosso clubinho fechado. O cidado de Curitiba tambm tinha o seu grupo, com aquelas diferenas que j falei. As meninas, da mesma forma, organizavam seus clubinhos. Alguns pequenos flertes e namoricos j comeavam a se desenhar naquela prancheta da vida escolar. Vez ou outra, ns nos misturvamos para trocar algumas palavras, mas j dava para perceber que o grupo do cidado de Curitiba tinha seus segredos e senhas que ns no tnhamos acesso. De vez em quando, eu procurava por ele nas festinhas da escola, e tambm no fim de semana pelo bairro, mas dificilmente o encontrava. Coisas simples, que chamavam a ateno do nosso grupo. No tnhamos qualquer atrativo para os integrantes do seu grupo. Enquanto isso, meu corao continuava gangorrando por Helda. Agora, com mais intimidade, eu conhecia a pureza do seu olhar. Ela se dedicava muito s matrias e se esforava para cumprir suas obrigaes. As meninas admiravam sua disciplina, maturidade, sua forma alegre e amigvel de tratar as pessoas. Helda liderava e chamava a ateno pelo forte trao de segurana estampado em suas atitudes. Dori, no entanto, parecia conhecer uma frmula mgica para se comportar na escola. Apesar da idade, chamava a ateno pela inteligncia, pelo porte fsico e pela habilidade para lidar com assuntos delicados, como poltica, msica e drogas. Cara, aquele recreio era show demais. Milhares de mundos diferentes se misturando. A metade de nossa vida estava sendo vivida ali dentro. Cada dia um captulo de uma longa histria. Cada um criava seu roteiro. Pequenos grupos se formavam em cada canto. Papos variados, patricinhas, mauricinhos, radicais, liberais e outros. Eu fazia parte daquele mundo e comeava a admir-lo. - E a, professora?! No tumulto do ptio, dificilmente algum conseguia ver um professor ou professora. Assim que a sirene ecoava para o recreio, eles saam das salas de

aula e se dirigiam para a sala dos professores. L, eles tambm tinham o seu clubinho fechado. - Cara, voc acredita que at hoje no sei exatamente o que rola de conversa numa sala dessas? Eu imagino que falem de salrio baixo, promoes, famlia, alunos difceis, condies de aula... sei l. Quando um desses professores escapava da sala na hora do recreio, o papo era o mesmo: - E a, professor?! - E a, professora?! Que mundo legal, hein, colega? A histria de cada um sendo escrita ali dentro de um prdio chamado escola. Acontecimentos ricos para qualquer roteirista de filme ou escritor. De volta para a vida Nada mais era totalmente novo na escola. Os dias traziam a repetio dos horrios e das matrias. Helda continuava deslumbrante. Do fundo da sala eu podia sentir seu perfume, no o que ela passava na roupa, mas o que saa do seu corao. A sirene tocou mais uma vez e, naquele dia, no consegui segurar a onda. Tomei coragem, comprei um sorvete na cantina, apanhei uma pequena flor no jardim do ptio, combinei com o cidado de Curitiba para distra-la e, vindo de trs, coloquei meus braos em volta do seu pescoo, entregando meu presente, com uma pequena frase em seu ouvido: "Sem voc, essa escola no existe". - Obrigada, Passarinho, gostei. - E a, gata, tenho chance? - Chance pra? - Pra qualquer coisa que me leve pra perto do seu corao. - Nossa, que lindo! , eu estava ficando bom de conversa. Helda aceitou meu convite para uma festa de aniversrio no bairro. Eu deveria apanh-la em casa. Bem, ainda no dava para comemorar. Eu tinha dois desafios pela frente: o primeiro era convencer um colega de condomnio a me emprestar sua moto, e o segundo, ficar de frente com o pai ou a me dela. Liguei rapidinho para o Beto: - Sangue bom, preciso da sua moto. - Ta maluco, Passarinho! - To cara, to maluco pra sair com a Helda, e se voc me emprestar a moto te coloco dentro de todas as festas que for convidado. Eu sabia que o Beto era daqueles viciados em festa, e como eu tocava violo, era o primeiro a ser convidado em qualquer uma delas. - Tfalando srio, Passarinho? - De rocha, cara. - Ento t certo. Voc tem duas horas com a minha moto. Se cair, vai se danar sozinho, e se te prenderem ou quebrar a moto, vai ter que pagar. - Show, cara.

Agora, era rezar para no acontecer qualquer uma das advertncias do Beto, porque ele no era de ficar no prejuzo no. As oito da noite eu tocava a campainha da casa da Helda. Uma senhora de trinta e poucos anos, bonita e muito educada, veio atender-me. Parou na porta, olhou-me de cima abaixo, olhou para a moto: - Gostei da cala. - Como senhora? - Gostei da cala. Olhei para a minha cala jeans e vi uma mancha de graxa, que desenhava uma avenida na barra da minha coxa. - Desculpe, minha senhora, foi a moto. - Tudo bem, entre. Quando passei pela porta e sentei naquele confortvel sof, veio o tiro de misericrdia: - Voc no est pensando em levar minha menina de quatorze anos para a festa nessa moto, est? Eu estava engasgado e, antes que pudesse responder, Helda desceu a escada que dava acesso aos quartos e, vendendo beleza, disse: - Me, por favor, quero andar de moto. A festa no outro quarteiro. - T brincando? Seu pai logo apareceu. Era mdico. - Como vai? Tudo bem? Qual o seu nome? - Passarinho, quer dizer, Arlem Maffra. - Escuta, Arlem Maffra, por que voc no deixa a moto aqui em casa e vai andando. Assim vocs conversam e podem apreciar a brisa da noite. Cara... que fogo cruzado. O que eu queria mesmo era que a Helda me abraasse na moto, mas para no perder tudo, concordei. Bem, para voc no ficar a na curiosidade, a festa foi boa, rolou abrao e alguns beijos e comeamos a namorar naquele dia. Comecei a encontrar o cidado de Curitiba em algumas festas, esbanjando um estado de esprito desejado por qualquer adolescente mortal. Sorriso aberto, sensao de domnio, sempre com uma garota bonita do lado. Era expressivo. Seus olhos, s vezes, estavam um pouco arregalados e avermelhados. Copo de cerveja na mo, o cigarro na outra. Mas isso no vinha ao caso. Ele era um cara legal, estudava como todo mundo, praticava esportes e tinha uma famlia que o amava. Est certo que ele tinha um grupo meio estranho, gente que parecia esconder um elixir da felicidade ao alcance de qualquer um que se aproximasse dele. Seu olhar penetrante buscava, ao seu redor, cmplices daquele "estado de felicidade" que estava vivendo. Seu comportamento na escola j era mais ousado. Seus segredos j escapavam na sala de aula, quando respondia algumas perguntas. Sempre dava sua opinio sobre todos os assuntos levantados pelos professores. Na hora do recreio, tinha o

comportamento de quem parecia estar escondendo alguma coisa. Tomava sempre cuidado com os outros a respeito do que estava falando. Os desenhos em seus cadernos queriam testemunhar suas experincias. Tudo sempre codificado. O vocabulrio j no escondia a preferncia por aventuras alucinantes. Nos intervalos de aula, a tradicional visita ao banheiro, e sempre tinha uma "sentinela" na porta. claro que no deixou de ser aquele amigo legal de todos os dias, das festas dos finais de semana. Estava sempre disposto a nos ensinar a jogar basquete, emprestava seus discos para gravarmos msicas novas e nos ajudava nos recadinhos com as meninas. Seu rendimento na escola no era mal. Inteligente, aprendia as coisas com facilidade, alm de ter uma capacidade incrvel para decorar algumas matrias. Ficamos amigos e muito mais depois das frias de julho, quando iniciou o segundo semestre das aulas e nos confraternizamos com mil novidades para contar uns aos outros. Meu grupo, imperceptivelmente, misturava-se ao dele, como muitos outros tambm. O segredo? Esse ainda continuava e a pergunta estava no ar. - Que "combustvel" embala os sbados noite do cidado de Curitiba e sua turma? Por que as meninas tinham prazer em ficar horas seguidas nas festinhas conversando com eles? Cara, isso no importava naquele momento. Eu estava descobrindo a existncia de dois mundos: minha casa, meus pais, meus irmos, aquele velho mundo, agora um pouco careta, sem adrenalina e sem atrativos. Meus pais se esforavam para fazer o melhor que podiam, para no deixar a peteca cair. O outro mundo era o da escola, que naturalmente tinha toda a minha ateno. Era mais que uma escola, era o incio de muitas descobertas, muitas diferenas. A amizade com o cidado de Curitiba, o namoro com a Helda, os outros amigos, o esporte, as festas. "Eta mundinho bom aquele". Eu adorava as tarefas nas casas dos amigos e amigas. Curtia as conquistas, odiava os fracassos, era simplesmente radical. Meus pais, voc j sabe, aquele velho mundo, aquela velha histria, aquelas velhas perguntas. Definitivamente, no dava para misturar as Coisas. Eu no encontrava espao para isso. Tinha de separar esses mundos e viver como se representasse dois papis na mesma histria. A realidade estava clara diante de mim: dois mundos, dois personagens. Talvez eu no estivesse preparado para entender o que cada mundo desses representava, e o que realmente eu deveria viver em cada um, sem perder minha identidade. Ser filho, ser amigo, ser namorado, ser estudante, ser um ser. Ser o qu?

Acho que eu precisava ficar mais vontade com algum, quem sabe, meus pais, algum professor para me orientar melhor. Mas est tudo bem, acho que estou filosofando demais. Quem sabe minha gerao foi predestinada a isso e eu, diferente. Eu no tinha liberdade para falar desses acontecimentos naturalmente com meus pais. Acho que eles no queriam saber sobre esses assuntos bestas de adolescentes. No fazia parte do mundo deles. No sei, cara, os meus pais eram bons, me queriam muito bem, tentavam me ajudar a descobrir coisas que eu j sabia, tentavam me inserir no mundo deles. "Eta, mundinho complicado o dos meus pais!" Acordar, comer, trabalhar, assistir TV noite, conversar um pouco, churrasco ou clube no final de semana. De vez em quando, visitar algum parente ou amigo. E a que a gente sempre paga mico com aquelas perguntas tradicionais: - E a menino, como que vai a escola? Gosta dos professores? Das matrias? A escola boa? O ensino bom? Cara, que "caretice"! Uma vida inteira acontecendo por trs dessa cortina de livros e cadernos. E essa gente preocupada s com isso. Mas est valendo. Ningum perfeito mesmo. Namorando o perigo - Nenm, voc est vendo o que eu estou vendo?perguntei. - Vendo o que, cara? Tficando doido? - A Meire t namorando o Clio. -E da, meu irmo? Voc queria que ela namorasse outra menina e o cara um macho? No agentei, tive de rir. - No isso, cara. Esse Clio est sempre no banheiro, junto com a turma do Dori, montando sentinela na porta. E quando a gente entra depois, o cheiro de fumaa est sempre impregnado no ar. - Deixa de onda, Passarinho. Os caras esto fumando no banheiro, no tem nada de mais. cigarro comum. Alm do mais, no temos nada a ver com isso. Meire era uma doce menina. Tinha o temperamento diferente da Helda, que rebocava um comportamento eletrizante. A gata espoleta que explodia com facilidade. Era capaz de sair nos tapas com qualquer um para impor suas posies. Meire tinha um senso de humor fora do comum. Era muito bonita, loura, com um rostinho de criana. Seu irmo tambm estudava na mesma escola e era nosso amigo. Meire no costumava dar bola para qualquer um, no entanto, vivia se envolvendo em confuso. Era comum, na hora do recreio, observarmos o comportamento da Meire andando de um lado para outro. Ela tinha acesso a todos os grupos de meninas, fosse de sua idade ou no. Era de famlia da classe mdia, no trabalhava, vivia somente para os estudos. Era tambm comum, vez ou outra, quando fazamos trabalhos em grupo, ouvirmos sobre seus sonhos de ser modelo, atriz, cantora. Meire tinha uma voz bonita e

nas festinhas da escola, estava sempre ensaiando para cantar. Ns at a apelidamos de menina veneno, por causa de uma msica que leva esse ttulo. Meire comeou a namorar o Clio. Clio era um cara esperto, brincalho, experiente e acostumado a namorar. Meire, ao contrrio, estava tendo sua primeira experincia com namoro. Clio estava sempre de carro. Sorriso largo, olhar sedutor e dono de um comportamento irnico. Essas caractersticas estabeleciam sua performance. Clio tambm costumava se envolver em algumas brigas na escola, mas nada que comprometesse seus estudos. Seu irmo mais novo tambm estudava na mesma escola. Clio gostava de andar com os cabelos molhados e sempre encaracolados. Fazia amizade com facilidade, porm no se apegava a ningum. Tinha sempre dinheiro no bolso. Corts e muito educado, no se importava de pagar lanche para seus amigos, principalmente, se fossem amigas. Clio comeou a namorar a Meire. As cartas abriam o jogo sem indicar vencedores ou perdedores. Laos afetivos, apesar de paixes adolescentes, comeavam a acontecer e boa parte das pessoas daquele mundo estudantil no era mais vista sozinha, ou como fulano, mas, sim, o fulano que namora beltrana. Vamos conhecer mais alguns pares que se formaram naquele mundinho escolar. Mirtes, quatorze aninhos, rechon-chuda, nissei, daquelas que tm os olhos puxadinhos de japonesa. O pai era fazendeiro e a me do lar. Mirtes morava no mesmo bairro da escola e de todos ns. Era ingnua, tinha corpo de mulher, porm sua cabea ainda engatinhava tentando descobrir os prazeres "inofensivos" que a vida lhe pudesse oferecer. Aquelas alturas, na flor da idade, Mirtes conflitava com diversos tabus nas conversas que tinha com outras meninas do grupo. A dvida sobre a virgindade era um desses conflitos. Descobrir o desconhecido, matar o pesadelo da curiosidade, controlar suas ansiedades por aventuras jamais experimentadas. Usufruir ou no das curiosidades apresentadas naquele mundo da escola. Mirtes gostava de danar e era muito comum freqentar, na sada da escola, as lanchonetes que vendiam sorvete e po de queijo para os estudantes. Participava sempre das festinhas dos finais de semana no bairro. Era freqentadora assdua das festas da escola. Gostava de festivais de guaran, sorvete, pipoca, eventos dos feriados e outras festas realizadas pelos prprios alunos. Tinha o sonho de ser mdica veterinria e dedicava-se muito aos estudos. Doces sonhos, doces desejos, doces vontades, doces prazeres, doce vida. Mirtes comeou a namorar o Casco.

Casco era seu apelido, claro. Seu nome era Fernando. Ele estudava em outra sala. Figura bacana, poucos riam e se divertiam como Casco. Falava alto e em bom som. Casco era magro e se vestia muito bem, gostava de andar de motocicletas e sabia andar como ningum. Casco e Mirtes formavam um casal perfeito, pelo menos era o que todo mundo dizia. A nica coisa que pesava sobre Casco, talvez fosse o fato de ele tambm fazer parte do grupo do cidado de Curitiba. De vez em quando, visitava aquele falado banheiro da escola na hora do recreio, mas isso no importava. Nada demais. As notas dessa rapaziada no eram ruins, suas famlias no eram anormais, andavam bem vestidos, sempre sorridentes, tinham sempre uma sada rpida e inteligente para tudo, no andavam envergonhando os pais ou a escola. Vieram para estudar. Casco comeou a namorar a Mirtes. Com o cidado de Curitiba a parada no foi diferente. Um cara presena e lder como ele, desejado pelas meninas da escola, no poderia deixar de ter o seu par. E l vem ele, com a toda, toda Ktia. Garota bonita, branca, magra, lindssima, cabelos longos e negros, rosto afilado. Voz irritante e muito exibida, daquelas que tm em todos os lugares, inclusive em sua escola tambm. Ktia gostava de aparecer, de ser a primeira, de ser melhor e maior que todas as outras meninas. Queria ter o namorado mais bonito, danar com o mais cobiado da festa, andar com os mais comentados. Espere a, Passarinho! No vamos crucificar a gata. Apesar dessa urea pesada que a envolvia, tambm tinha l suas qualidades. Ktia era super inteligente, conversava com todo mundo, sabia organizar uma festa como ningum, conseguia a maioria das coisas que queria e no levava desaforo Para casa. O cidado de Curitiba desfilava com sua musa na escola e nas festas. Ktia comeou a namorar o cidado de Curitiba. Bem... de volta "Bat escola"... onde foi que eu parei mesmo? Ah, claro, a formao dos pares. Na hora do recreio, era comum a formao de grupos, recheados de casais de namorados: Dori e Ktia, Clio e Meire, Casco e Mirtes... Eu comeava a me sentir atrado pelo grupo do cidado de Curitiba. Um misto de curiosidade, medo e aventura criava um desejo quase que incontrolvel de me aproximar mais. Em pouco tempo, eu j freqentava algumas festas na companhia do cidado de Curitiba. amos juntos ao shopping, ao cinema e s mesmas quadras de futebol. Eu conversava abertamente com Helda sobre minhas novas amizades atravs do entrosamento com o grupo do cidado de Curitiba. Helda andava meio preocupada e sempre me avisava: - Cuidado, Passarinho!

- Cuidado por qu? - Com essa gente que voc comeou a andar e a atrair. Estou observando-o h algum tempo. Percebo que as coisas esto ficando rotineiras e muito normais para voc, as coisas esto mudando e voc ainda no percebeu. No entendi. Cuidado com o qu? Com quem? Como assim? O que est mudando? Para no passar batido, o cidado de Curitiba jogava pesado. - Passarinho, voc tem de acabar esse namoro e partir pra outra, cara. A menina muito certinha, no curte, no deixa voc vontade. Aquilo caa como uma bomba em meu corao. Trocar a companhia daquele "riacho doce" pela amizade do cidado de Curitiba era um duro golpe, depois de tanto esforo Para conquistar um corao to disputado. De volta para a escola O ano letivo estava terminando. As provas de final de ano se aproximavam. Formvamos grupos para estudar juntos. E por falar em grupos, agora era um s. No havia mais aquela separao como no incio das aulas. O meu grupo, o grupo do cidado de Curitiba, o grupo do Clio, tudo isso era coisa do incio, quando no nos conhecamos. Agora, ramos uma tribo, ouvindo as mesmas msicas, indo s mesmas festas e namorando as meninas do mesmo grupo. De volta para casa Aquela velha histria se repete. Meus pais s queriam saber se eu ia passar ou no, se minhas notas iam ser boas e se eu ficaria de recuperao em alguma matria. As frias de final de ano estavam chegando, minha famlia se preparava para viajar. Meu pai comeava a divulgar para ns (irmos) o roteiro da viagem de frias. Talvez fssemos para Passos de Minas, conhecer a fazenda do meu tio, ou ento, curtir alguns dias em Porto Seguro, na Bahia, onde meu pai tinha uma casa de praia. Por falar em frias, cara, eu me lembro da ltima vez que meus pais falaram em frias. Eu fiquei to empolgado, que um ms antes comecei a arrumar minhas coisas e divulgar para o bairro inteiro o roteiro da viagem e os lugares que eu conheceria. Agora, porm, eu tinha a turma, a curti-o, as festas, a Helda. Nas frias, teramos folga para planejarmos as sadas. Na verdade, no fiquei muito animado, no entanto, aquele velho mundo da minha famlia ainda era o meu mundo. Tudo continuava como antes. A velha mochila, a velha comida, o velho quarto, com uma ligeira mudana, o papo havia mudado um pouquinho. Agora, meus pais comeavam a cobrar mais, porque queriam que eu passasse a todo custo. Minha me dedicava-se a me dar algumas aulas de reforo em casa. Ufa, passei!

A festa era de confraternizao. Muitos venceram, no a guerra dos estudos, mas a batalha daquele ano letivo. - "Estamos livres" - E a, Passarinho? Parabns, cara. Eu li a lista e voc est l. Passou! Era aquela mesma voz rouca e musicalizada do cidado de Curitiba. - Valeu Dori, parabns pra voc tambm, cara! Parabns pra l, parabns pra c. claro que alguns poucos colegas tombaram na batalha e deveriam repetir o ano e a histria se repetiria. Nesse clima de confraternizao, muita festa, sorriso e alegria, comeamos ento a combinar como e na casa de quem faramos nossa festinha de comemorao, antes que alguns viajassem com suas famlias. O ano realmente havia acabado, mas as amizades ficaram. O aprendizado e as influncias haveriam de continuar, afinal, morvamos na mesma cidade e at no mesmo bairro, freqentvamos os mesmos lugares e nos conhecemos melhor atravs da escola. Isso queria dizer que o cidado de Curitiba continuaria a fazer parte da minha vida, assim como todas as outras pessoas daquele mundo estudantil. Minha vida ficou mais completa. Algumas coisas deixaram de ser caretas. Aprendi muito. Fiz mais amigos e as festas ficavam cada vez mais divertidas. Helda, como no poderia ser diferente, havia passado de ano e com as melhores notas da escola. Caminhava firme e forte rumo ao objetivo de chegar ao campus de uma universidade para cursar medicina. Queria, a todo custo, ser doutora. Muitos outros no continuavam a vida com nossa turma, mas deixa pra l. ramos uma grande famlia de estudantes apaixonados pela liberdade, pelo prazer e pela vida. Um truque que me atraiu Cara, vou lhe mostrar como que se faz uma festa em Curitiba. Ao final do perodo das aulas, tudo continuou como era antes. Nossas amizades, namoros e envolvimentos continuaram fora da escola. Uma coisa, no entanto, ningum podia contestar. Tudo comeou l, naquela escola da Zona Oeste de Belo Horizonte. Combinamos todos, ento, de fazermos uma festa de final de aula na casa de uma de nossas colegas, a Silvana, que, a essa altura, j havia conquistado o corao do cidado de Curitiba que, por sua vez, havia terminado o seu namoro com a Ktia, a dita que gostava de aparecer. Passamos toda aquela semana cuidando dos preparativos para a festa de comemorao do incio das frias. J que havamos passado de ano, tnhamos direito a isso. Nossos pais... bem... nossos pais encaravam como uma festinha qualquer de adolescente e com todo merecimento. Talvez os nossos pais jamais discerniriam, naquelas festinhas, a continuidade e a concretizao dos laos de amizades que comearam com o incio das aulas.

Para eles era mais uma festinha corriqueira com seus filhos tendo a oportunidade de arranjar uma namoradinha. Apenas uma diverso a mais. Aquela festa poderia ser besteira para qualquer outro, mas para todos ns era muito mais que isso. No queramos perder o que construmos durante aquele ano que ficou marcado em nossa vida. As amizades, que nos ensinaram tanto, os momentos divertidos e as alegrias compartilhadas ao longo de tanto tempo. Se meus pais e meus irmos faziam parte efetivamente de minha vida, agora, tambm o Nenm, o Teco, o Guego, o Andr, a Meire, a Maria, a Mirtes, o cidado de Curitiba e tudo que vinha a reboque. Pode parecer exagero, mas voc sabe que isso verdade, que nessa idade gostamos de viver tudo com muita intensidade. A festa 12 de novembro de 1979. 19 horas. O telefone toca. - Arlem Maffra, tem algum no telefone, querendo falar com voc. Acabei de amarrar o cadaro do tnis e fui atender. - Pronto! - Grande Passarinho! era o cidado de Curitiba. - Cara, a festa comea s nove da noite, t quase na hora. Voc no vai faltar, vai? - Claro que no, Dori. No perco essa festa por nada nesse mundo, j combinei com a Helda, vou apanh-la daqui a pouco. - Falou, Passarinho. Me faz um favor? Liga pro resto da turma, confirmando. Vou mostrar a vocs como se faz uma festa em Curitiba. - Falou, Dori! At mais tarde. Alguma coisa naquela conversa estava atraindo minha curiosidade, principalmente pela promessa do cidado de Curitiba de fazer uma festa diferente das que estvamos acostumados. O namoro do Dori com a Silvana j estava acontecendo h um ms e os dois estavam sempre se afastando em todas e quaisquer ocasies. Depois apareciam com um comportamento meio esquisito, diferente. No que fosse pior do que o normal, mas diferente. Expressavam sensaes de prazer, de euforia, de bem-estar. E nesse clima, parecia que haviam nascido um para o outro, sorriam sempre, um pouco agitados, mas sempre os mesmos amigos de sempre. De vez em quando, saiam algumas frases meio que codificadas, soltas de um texto qualquer por parte da Silvana, dizendo s outras meninas que para "transar" no tinha coisa melhor que o "elixir" da vida. Coisas desse tipo. Depois que as aulas encerraram, todos os dias estvamos juntos numa quadra de um clube no nosso bairro para jogar basquete com o cidado de Curitiba.

Chegamos at a montar um time com Dori no comando. At disputamos um campeonato regional, mas... no tivemos muito xito. No bairro tinha um cinema e me lembro que todo mundo se encontrava l quando algum filme bom entrava em cartaz. Lembro-me tambm que naquela poca, o filme "O Tubaro" estava em cartaz em todos os cinemas da cidade. Combinvamos para assistir a shows como o do 14 Bis, Milton Nascimento... Eu estava sempre animando a turma, na praa do bairro, com o meu violo, tocando as msicas do Fagner, Cazuza, Djavan e do Lulu Santos. As 20horas45min eu buzinava na passagem pela lanchonete, prximo escola, e Helda vinha ao encontro do carro. Abriu a porta, entrou e disse: - Passarinho, no vou festa. - Como assim? No vai por qu? - Porque voc ta diferente, andando com gente diferente e freqentando lugares diferentes. - O qu? Ta maluca, garota! Eu to legal. Voc que muito careta. - Eu gostava do Passarinho do incio do ano, mais puro, menos curioso. - Helda, abre o jogo, polaca. O que que voc est querendo dizer? - Que esse pessoal usa drogas e que vai rolar drogas na festa. Eu no quero estar por perto e no quero que voc tambm esteja. E mais, voc escolhe, ou eu ou a festa. Cara, uma noite inteirinha para curtir e eu brigando com a menina dos meus sonhos. - Helda, eu quero os dois, voc e a festa. So meus amigos e eu gosto demais de voc. - Passarinho, voc vai mesmo festa? - Vou! Num gesto brusco, Helda saiu do carro batendo a porta com fora. Pela primeira vez, vi um gesto deselegante dela. medida que sua silhueta perdia-se na noite, mil coisas passavam por minha cabea. Nossas brincadeiras, nossa amizade, as msicas que cantamos juntos, combinamos de fazer a nossa festa de quinze anos juntos. Nossos sonhos, nossos filmes, nossos planos, sua beleza, sua doura... Helda estava deixando a histria da minha vida para sempre. Cheguei casa de Silvana... A rua estava repleta de carros e motos. Lembro-me do romantismo e o sucesso que as "TT's", da Yamaha, faziam. Logo na entrada, uma bandeja com algumas bebidas. Era o sinal de boas vindas aos convidados. Os tradicionais cumprimentos: - E a? Diz a! Qual ? Fala meu... Meus olhos correram pelos cantos do quintal da casa da Silvana e logo encontrei o Nenm, a Mirtes, o Teco, muita gente conhecida e desconhecida. O cidado de Curitiba ainda no havia chegado. Silvana j estava impaciente esperando por

ele. Logo chegou seu irmo mais novo, Sinval. Tinha quatorze anos e, adivinha quem estava com ele? A Ktia, bicho! Que levou um fora do cidado de Curitiba. Ningum se espantou, afinal de contas partindo dela nada era novidade. Comeou a festa Eu no tinha o costume de beber, mas parece que havia algo de mgico nesse dia, o clima, o pessoal, o local, os motivos da festa. Enfim, tudo montava um palco perfeito para dar uma exagerada. No havia mal algum em exagerar um pouquinho. A msica era perfeita, muito rock, baladas romnticas, MPB e Dance turbinavam a disposio da rapaziada. Cerveja, vinho, quento, batidas e, de vez em quando, aparecia um usque. Cara, que festa! Se aquele ano trouxera tantas coisas boas atravs da escola, imagine o ano seguinte que voltaramos a estudar na mesma escola com os amigos e outros que ainda haveramos de conhecer. Dei uma passada de olho no pulso, o relgio marcava meia noite e alguns minutos. Resolvi dar outra passada de olho no ambiente e, de repente, cruzei o olhar com uma bela morena clara que vestia uma saia rodada e uma blusa. Seus cabelos negros e sedosos desciam at a cintura, olhar arrebatador. Se meu pai dizia que homem no prestava, eu que no seria exceo. Meu corao batia forte por Helda, sentia a falta dela. - E a, Passarinho? Onde est a doutora? Era o Clio. - Terminamos, cara. - Ihh! Ta falando srio? - To sim e vamos mudar de conversa. Por que voc no me diz quem aquela garota de saia rodada? - a Maria, amiga da Silvana, estuda no La Salle. - Ela t acompanhada? - Veio com um amigo, mas parece que se depender dela no vai rolar nada. -Ento fui... Cara, no vou ficar sozinho nessa festa de jeito nenhum. Aproximei-me, e ela no tirava os olhos enquanto eu chegava perto. Sem dizer nada, peguei-a pelas mos e levei at o centro do salo e comeamos a danar uma cano do Dire Straits. Danamos toda a msica e depois outra do Phil Collins. No trocamos uma palavra, mas no demorou para acontecer o primeiro beijo. - Voc est s? perguntou ela. - Sim. E se voc no t namorando ningum, podemos ficar juntos essa noite. A noite continuou e chamei Maria para sairmos um pouco. E ficamos prximos ao carro para tomarmos um pouco de vento. Passado algum tempo, outros casais comearam a fazer o mesmo. Nenm com Carla, Casco com Mirtes, Sinval com Ktia, Clio com Meire, Teco com Fabiana, irm do cidado de Curitiba. No demorou muito e o cidado de Curitiba chegou. Estava acompanhado do Beto, aquele que me emprestou a moto para meu primeiro encontro com Helda.

- E a, Passarinho? Onde est a Helda? Beto me colocava numa enrascada na frente da Maria. - Acabou tudo, cara. Ela acha que no pode se misturar com a gente. - Ela muito careta pra voc... Pra frente que atrs vem gente. Maria, apesar de muito diferente de Helda, era tambm muito bonita, fumava, bebia e gostava de Rock'n Roll. Beto morava no bairro, mas no estudava na mesma escola que todos. Ele era um sujeito sangue bom que no se entur-mava com qualquer pessoa, tinha sempre uma bolsa pendurada no ombro. Beto estava sempre com o Dori e eles se entendiam muito bem. A festa rompia noite adentro e com a chegada de Dori as coisas ficaram mais animadas. Entramos para a casa novamente e continuamos a danar, beber e namorar. A essa altura, comeou a fazer calor por causa da aglomerao das pessoas, da fumaa dos cigarros e o agito das msicas, embalando danas coreogra-fadas. Em determinado momento em que Dori caminhava para fora da casa juntamente com Silvana, disse quase sussurrando ao passar por mim e Maria: - Passarinho, vamos dar uma chega-dinha ali comigo. No pensei duas vezes. E assim, da mesma forma, estendi o convite para o restante da rapaziada: Nenm, Teco, Guego, Andr e Beto. Um a um seguamos o cidado de Curitiba numa fila indiana. Samos do quintal e nos afastamos um pouco dos carros, dobramos a esquina e como j passava de uma hora da manh, as ruas do bairro estavam desertas. O convite Com a habilidade de sempre, Dori disse que ia fazer a festa ficar melhor do que estava e isso aflorou nossa curiosidade. ramos amigos, o admirvamos e todos queriam saber os segredos do cidado de Curitiba. Sendo assim, era normal partilharmos do que ele ia fazer. Sem que tivssemos tempo para processar suas palavras, o cidado de Curitiba tirou uma carteira de cigarros do bolso, abriu-a, tirou todos os cigarros que estavam envoltos numa seda, comeou a cort-la num tamanho que indicava usar para elaborar um cigarro. - Passarinho, voc pode segurar a seda pra mim? Todos estavam inertes, apreensivos, curiosos, perplexos, surpresos... Sem dar tempo, o cidado de Curitiba tirou um outro pacote do bolso que exalava um cheiro mais forte que o do cigarro comum. - Nenm, voc pode segurar isso pra mim? Ali estvamos todos, participando daquele ritual desconhecido. Novamente sacou do outro bolso, outro pacotinho contendo um p branco que era cocana... Cara, ningum se assustou como deveria. Afinal de contas, quela hora da madrugada, com muita cerveja na cabea, "alegres" e curiosos, sem falar no cara legal que ele era e na amizade que todos ns

tnhamos consolidado durante todo aquele ano na escola, era s uma festa, nada mais. No havia nada que pudssemos pesar contra o cidado de Curitiba. " algo que acontece uma vez na vida e outra na morte, um acessrio, ele no est forando ningum. E depois, meus pais disseram que um traficante com cara de mau que iria me oferecer drogas, ou algum empurrando um carrinho de pipocas na porta da escola poderia ser um traficante disfarado. " Meus pais diziam para eu no andar com gente "vagabunda", sem ocupao e coisa e tal. O mais engraado e estranho era que nenhuma dessas referncias caa naquele momento. Todos riam num clima de descontrao. A sirene Aquela sirene interna tocava na conscincia de cada um, avisando, de longe e quase inaudvel, que deveramos pensar antes de experimentarmos a maconha e a cocana. Havia um ar de perplexidade entre ns, mas no de medo, j que Dori no tinha reaes anormais, violentas, alucingenas ou perda de conscincia. O certo era que no havia com o que nos preocuparmos, um servia como sinal de aprovao para o outro. Ningum estava sozinho e a confiana no outro era total. Se foi um truque ou no, o fato que fomos atrados, e, assim, conhecemos e experimentamos, pela primeira vez, a maconha e a cocana. Alguns olhares fixos, outros atentos, vigilantes... O medo de algum estar por Perto, de algum descobrir e contar para nossas famlias... O receio de haver alguma reao orgnica por parte de algum dentre ns... A expectativa da sensao fsica no primeiro uso... A guerra dos pensamentos num campo de batalha, digladiando-se, debatendo, ora aprovando, ora desaprovando. O que nos ensinaram nossos pais, professores, parentes...? O fato era que no eram suficientes as informaes que recebemos a respeito para resistirmos quele momento de to grande curiosidade. Experimentar o desconhecido, desvendar o mistrio dos segredos das drogas, entrar no mundo do cidado de Curitiba, evoluir, crescer, mudar, reciclar. Nossa cabea estava confusa, fervia, mas experimentamos. Eu no podia acreditar que era verdade o que estava acontecendo naquele momento. Tinha usado drogas e no tinha muito conhecimento a respeito. Estava seguindo os passos dos amigos, suas orientaes, seus conceitos, seus motivos, suas justificativas. E eu? No tinha os meus conceitos, minha opinio formada a respeito daqueles acontecimentos? No vim escola para estudar apenas? A realidade estava diante de mim e eu no podia neg-la, pois conheci o cidado de Curitiba na escola, estudei, me diverti, conheci novos amigos e amigas, me socializei,

participei das atividades da escola, mas agora estava usando, experimentando drogas pela primeira vez. O que viria depois disso? Como eu reagiria no dia seguinte? J estava feito, eu j havia usado, agora, era esperar para ver no que ia dar. "Est tudo bem, s tenho de tomar cuidado para no me viciar." Vida nova, experincias novas... Confesso uma coisa: sinceramente, pensei que o meu encontro com as drogas fosse trazer um dano sem medidas e que minha conscincia no me deixaria em paz por muito tempo, que no teria como encarar meus pais. E depois, que minha vida imediatamente tomaria um rumo trgico ou qualquer coisa desse tipo, mas para minha surpresa, nada disso aconteceu. Senti-me to protegido, tinha tantas garantias para fazer o que fiz que estava to ou mais tranqilo quanto antes de usar. Na verdade, estava me sentindo a dois passos do paraso. No deu tempo de processar o "depois" e avaliar a experincia na companhia do grupo, porque logo em seguida viajei com meus pais de frias. Na viagem, eu pensava naquela experincia. - Senti formigamento em todo o corpo, inclusive no crebro. Minha boca ficou seca, minha viso um pouco embaada, os olhos um pouco irritados, e sorri mais que o de costume. Adquiri uma disposio para conversar e fui invadido por uma sensao de bem-estar fora do comum, alm de ter aumentado a temperatura do meu corpo, fazen-do-me suar alm do normal. O que me chamou a ateno tambm foi o fato de ter durado muito pouco tempo todo esse "paraso". O resto no foi aquele bicho de sete cabeas que meus pais diziam. Eu no via a hora de retornar das frias, encontrar a galera novamente e recomear aquela experincia. Poderia tambm parar e me dar por satisfeito com a primeira experincia. Era uma questo de escolha. Por que repeti-la? Por que continuar? Acho que fui fisgado por um sentimento de prazer que no me exigia muito esforo alm de fumar ou cheirar. Quanto e o que ser que isto me custaria? Era a pergunta que eu no poderia responder. Tinha curiosidade para saber o que os outros estavam pensando, como que reagiram, se iriam continuar ou abortar... Eram respostas que eu s poderia obter quando retornasse, e foi o que aconteceu. Ao chegar novamente no bairro, peguei imediatamente o telefone e liguei para o cidado de Curitiba. Ele no estava e ento liguei para o Nenm. - Al! atendeu Nenm. - E a, meu chapa? Como que vai? perguntei. - Passarinho! Que bom que voc chegou, cara! A gente ta com saudades. Ta todo mundo no pedao agitando todas, muita festa. Antes que eu perguntasse, ele se adiantou:

- Cara, sabe aquela onda que aconteceu na festa de comemorao na casa da Silvana? Pois , a "coisa" pra l de boa, meu irmo. O cidado de Curitiba todo dia tem alguma coisa nova pra gente. As meninas esto de vento em polpa, cara. Muita curtio: "neguinho" rindo pra todo lado quando fuma maconha e, pra completar, o "pozinho branco" t fazendo o maior sucesso com a rapaziada. Estavam ali todas as respostas que eu queria. E as coisas estavam acontecendo como imaginei. S no pensei que as meninas tambm j estariam na onda... Besteira minha pensar assim. claro que no poderia ser diferente. Estando todas namorando o perigo, vieram a reboque de seus sentimentos. Aproveitando cada minuto daqueles dias que ainda me restavam de frias, entrei na onda surfando em altssima velocidade. Eu tinha uma queda acentuada pela cocana e maconha era s de vez em quando. No precisava comprar, era de graa. O cidado de Curitiba fazia questo de nos dar. Da em diante, as msicas, os namoros, as festas e as amizades eram regadas ao "elixir da felicidade", "segredo da curtio", ao "pleno prazer". Quanto aquilo ia custar, era a pergunta que saltava nos olhares de cada um de ns. Por enquanto, todos se sentiam a dois passos do paraso. No nos sentamos drogados, viciados, dependentes, escravos ou qualquer outra terminologia empregada pelos mdicos ou por nossos pais. As desculpas e justificativas que a gente precisava para continuar usando, o cidado de Curitiba sabia nos dar com muita convico. No havia polcia, roubos ou violncia na jogada. Sem que eu percebesse minha mente comeou a criar frases de pensamentos manipuladores para me anestesiar da sirene que ecoava em minha conscincia. As perguntas continuavam: - "Quanto tudo aquilo iria nos custar? Quem poderia responder a essa pergunta?" H tempos, so os jovens que adoecem "Cuidado, Passarinho, voc est se envolvendo demais com aquele grupo... Voc sabe qual... Voc est se deixando atrair demais por coisas que, mais tarde, podem complic-lo..." As palavras de Helda, de vez em quando, soavam no meu interior como uma voz macia e branda da minha conscincia, tentando me alertar sobre as alternativas que eu encontrara para aquele cotidiano rotineiro e comum, que a vida estava se tornando. Mas apesar do apelo, coisas muito mais importantes estavam acontecendo comigo para dar ouvidos a essa voz da conscincia. Estava me destacando entre o grupo de iguais . Tudo bem que aquilo no fosse o paraso, mas ningum podia dizer que era coisa de desvio de comportamento, de bandido ou de "mente doentia". Eu

deveria tomar cuidado, claro, para no exagerar quanto ao uso. Minha preocupao inicial era que isso chegasse ao conhecimento dos meus pais. Eu sabia que eles ficariam muito decepcionados comigo. At porque, no tinham cabea para entender e abordar os fatos sem sentenciar um veredicto a respeito de toda aquela experincia nova que eu estava vivendo. Abrir o jogo, falar a verdade com eles, nem pensar. Eu no tinha abertura para isso e depois, no estava a fim de parar. No havia indcios fsicos nem sociais de que estava me fazendo mal. Eu podia admitir, talvez, um conselho de algum mais experiente. Deixei rolar. De volta para casa - Filho, estou percebendo que voc est voltando para casa um pouco mais tarde do que de costume e, alm disso, est saindo mais vezes que o de rotina... Est acontecendo alguma coisa? Voc est com algum problema? perguntou minha me. - Que isso, me! Ta tudo bem! porque eu estou namorando firme com a Maria e estou aproveitando bem o final das frias, afinal de contas, daqui a pouco tenho de retornar s aulas e o ano ser mais difcil. respondi. - E a Helda, o que aconteceu? - Agora a Maria, me. E no quero mais falar no assunto. - T bom, mas maneira um pouco, porque seu pai tambm est estranhando esse comportamento. Cara, senti-me o Judas naquele exato momento em que traa Jesus Cristo, entregando-o mentirosamente aos romanos. Meus pais depositavam toda confiana em mim, falavam a verdade comigo e agora eu tinha de mentir escandalosamente para eles. E o pior que eu tinha de olhar naqueles olhos cuidadosos e sinceros da minha me, desconfiados de minhas respostas. Tinha de conviver com aqueles gestos de proteo e de cuidado que, s vezes, chegavam a ser exagerados. Tinha de abraar, beijar e dividir minha vida com meu pai sem confiar minhas experincias sua apreciao. Se eu continuasse mentindo nunca saberia sua opinio a respeito, nunca teria seus conselhos sobre o assunto. Mentir, coisa que eu no fazia antes. - Ah! assim mesmo, Passarinho. No fique colocando minhocas na cabea. Isso passa. Era o que me dizia sempre o cidado de Curitiba. Deixa rolar. Logo as aulas recomeariam e todos ns estaramos l novamente, os mesmos e outros novos colegas. Talvez com uma diferena significativa, pois os laos de amizade estariam muito mais firmes, as bases do nosso relacionamento estariam

muito mais solidificadas pela cumplicidade. Sempre gostei de msica e logo percebi uma ligeira mudana no repertrio. Comecei a admirar alguns novos cantores que tinham alguma ligao com o consumo de drogas. Minha preferncia era indisfarvel, alm de ouvi-los com assiduidade. Era impossvel ficar distante dos conceitos e opinies que esses cantores e grupos musicais emitiam a respeito de qualquer assunto ou questes da vida de um modo geral. Meus irmos comeavam a parecer um pouco caretas, sem brilho. Eram meus irmos, claro, e eu os amava muito, mas o papo j no era o mesmo. Com meus pais, o malabarismo para manter minha nova vida de consumo de drogas no anonimato era enorme. Novas preferncias, novos hbitos, novos conceitos, tudo comeava a mudar. A essa altura do campeonato, perguntar se isso era certo ou errado no tinha muito a ver. Talvez a pergunta correta fosse: "Quanto vou ter de pagar por isso? Minha famlia, meus sonhos, meus estudos, minha sade, minha liberdade... Tudo isso era intocvel para mim. " Porque o Renato Russo, ex-vocalista da banda Legio Urbana, cantava: "H tempos, so os jovens que adoecem... h tempos, no entendem a medida da maldade... " Com o tempo, eu percebia que, direta ou indiretamente, alguns vocalistas de bandas famosas mandavam seus recados estampados nas letras de suas msicas, como aquela do Cazuza, ex-vocalista da banda Baro Vermelho: "Meus heris morreram de overdose e meus inimigos esto no poder". Enfim, isso no dava para estabelecer uma mudana no curso que minha vida estava tomando. Talvez eu necessitasse prosseguir nessa "viagem", percorrer suas estradas, visitar seus labirintos at obter uma resposta mais convincente. Ser que alguma tragdia poderia acontecer antes disso? Algum acidente de percurso? Afinal de contas, eu estava usando drogas. A onda de perguntas continuava inundando minha mente. A polcia tinha razo em ficar prendendo pessoas que usavam drogas sem prejudicar ningum?" "Eu tenho todas as boas intenes do mundo. Acho que no estou errado." Corra, que o piloto sumiu Bem, amigos da "rede vida", vai comear tudo de novo. Mochila nas costas, cadernos, livros, canetas. Mais um desafio pela frente, um ano inteiro de escola... Bem, talvez tambm de amizades e coisa e tal. Os portes se abrem novamente. Os mesmos portes da mesma escola. Ser que os professores sero os mesmos? E os colegas de sala? De escola...? Um a um ia chegando. Toda a tribo reunida novamente. Maria matriculou-se em nossa escola para ficarmos juntos. Estvamos nos dando muito bem. Sua

cabea era mais inteirada que a da Helda. Usava drogas junto comigo, ouvamos as mesmas msicas, vamos os mesmos filmes, minha famlia j se acostumara e ficava numa boa. Os pais de Maria eram evanglicos da igreja Batista e no aprovavam muito nosso namoro. A esto novamente: o cidado de Curitiba, o Nenm, o Clio, o Guego, o Teco, o Casco e as meninas. Tem gente nova no pedao, claro. Repetir aquele iniciozinho chato para voc dos primeiros dias de aula aluguel, no acha? Ento, vou lhe poupar isso. O primeiro recreio do ano trouxe de volta nosso mundinho de estudante. Sa da sala e logo no corredor, abraos da Meire, Mirtes, Ktia... Maria pulou em minhas costas e fomos em direo cantina, compramos um lanche e fomos para o grande ptio. Novamente meus olhos percorreram as dezenas de grupinhos e mundinhos diferentes que j aninhavam em cada canto daquele ptio. Garotos e garotas novas, agora do outro lado, onde eu estava no ano anterior. O cidado de Curitiba e eu agora tnhamos muitas coisas em comum. Muita coisa aconteceu nesse tempo de convvio e de relacionamento. No segundo dia de aula, quando ecoou novamente a msica para o recreio, Maria j estava porta da minha sala. Samos, como de costume, em direo cantina. Deixei-a com a turma enquanto comprava ficha no caixa da lanchonete e quando me virei, vindo do caixa, fiquei de frente com a coisa mais linda que os meus olhos j viram naquela escola, Helda, mais bela do que nunca. Ficamos ali alguns segundos, paralisados, olhando um para o outro sem saber o que dizer. - Oi, "polaca". Tomei a iniciativa de cham-la pelo apelido que eu lhe dera. - Oi, Passarinho. - Quanto tempo, Helda. - Como que voc est? - Depois de perder voc... No estou. - Espero que somente eu tenha perdido voc. - Como assim? - Pelas informaes que me chegaram, daqui a pouco sua famlia, seus sonhos e sua liberdade tambm vo perd-lo. - O o o q u u u e? gaguejei. -Adeus, Passarinho, estou com saudades. Ser que todo mundo tinha a mesma percepo da Helda? Eu estava mesmo perdendo alguma coisa e no sabia? - Por que t demorando, cara? Maria chegou de repente. - Nada, vamos. Dessa vez, nada de voz de brisa varrendo meu corao de adolescente. Agora,

eu tinha Maria que, diferente de Helda, compartilhava das mesmas sensaes. A curiosidade pelas novas descobertas parecia ter sumido. Aqueles grupos formados na hora do recreio comeavam a se configurar, porm acho que eu estava predestinado a pertencer ao grupo do cidado de Curitiba. Essa era minha nova identidade. Eu no podia me dar ao luxo de pertencer a um grupo de caretas que no partilhava das mesmas experincias que eu. "Novas almas" haveriam de compor esses grupos. Todos ns, dessa "tribo", nos tornamos cidados ligados ao cidado de Curitiba. Multiplicamo-nos, e os segredos, bem, esses j no existiam mais, a senha foi revelada. A pergunta era: quais seriam as novas almas desse ano que estava comeando? Os prximos Passarinhos, Nenens, Guegos, Tecos, Mirtes, Meires e Marias? A freqncia nos banheiros da escola continuava, e, o pior, ou melhor, que dessa vez os freqentadores aumentaram. O ritmo tornou-se alucinante. Eu participava com prazer, fazia repetir o filme do ano passado com uma pequena diferena, dessa vez no mais como crtico, observador ou como mero espectador. Fazamos, todos, parte do filme, estvamos l, contracenando. Outras "almas" assumiriam nosso lugar. Quem sabe, no ano que vem, eles estaro em nosso lugar e essa histria se repita pelos sculos dos sculos. "Senhores passageiros, tenho a infelicidade de comunicar-lhes que esse voo est em turbulncia e no h mais nada a fazer, no sabemos o destino que nos aguarda. Os computadores de bordo no funcionam mais e perdemos o contato com a torre de controle. Que Deus nos ajude". Os meses seguintes quele incio de aula, no ano de 1980, foram determinantes para todos ns. Alguma coisa de errado estava acontecendo. As coisas pareciam estar fugindo do controle, ou seja, a direo da escola j estava sabendo que estvamos nos drogando no banheiro na hora do intervalo. Estavam de olho. Fomos todos chamados sala da diretoria para dar explicaes e, claro, que desmentimos tudo. Comecei a arranjar muitos inimigos dentro da escola. As duas ltimas aulas de todos os dias no tinham muito significado para mim, pois aconteciam na volta do intervalo e eu, no mnimo, havia fumado um baseado no banheiro ou cheirado algumas carreiras de cocana. Alguns dias do ms todo o grupo, ns e as meninas, resolvamos matar aula para nos drogarmos ou fazer qualquer outra programao desde que fosse regada a drogas e bebidas. - "Alguma coisa errada est acontecendo".

Antes, eu no mentia para os meus pais, no brigava na escola, no agredia as pessoas, no matava aula... Eu no conseguia mais ver e apreciar aquele envolvimento do intervalo, no tinha tempo para conversar e formar novas amizades, pois estava sempre no banheiro com o restante da turma. Os novos colegas que chegaram escola no tinham a menor importncia para mim, afinal, o que importava era estar com a nossa turma, nosso grupo, nossa tribo, nossa galera. Algumas vezes, eu no ia direto para casa depois da aula, principalmente com a mudana do turno matutino para o vespertino. s vezes, chegava noite em casa ainda uniformizado. As escapadas para dormir, no final de semana, na casa de alguns dos integrantes da turma eram constantes. O dinheiro que meu pai me dava, inclusive a mesada, estava sendo usado para comprar drogas que agora j no eram gratuitas e, adivinhe quem estava nos fornecendo? O cidado de Curitiba. Na escola, eu j havia recebido a terceira advertncia. Mais uma e eu levaria suspenso. O mais interessante era que minha situao se repetia fielmente com todos os outros integrantes do nosso grupo, inclusive, as meninas que namorvamos. Lembra-se do Beto, aquele que apareceu de moto na festa da Silvana com o cidado de Curitiba? Pois , agora estava estudando na mesma escola que todos ns. Beto e eu ficamos muito amigos, sempre juntos, dentro e fora da escola. Comecei a perder a motivao para fazer as tarefas em casa, para apresent-las no dia seguinte. Os professores assistiam s mudanas com pesar, estavam impotentes diante da nova situao. No sabiam se era "a droga do inimigo ou o inimigo da droga". Em pouco tempo, aconteceu o que j era previsto. Levei uma suspenso de uma semana. Minhas notas no estavam boas, no tinha mais a cabea no lugar para fazer boas provas, a no ser das matrias que eu gostava muito. Nessa onda impetuosa, comecei a criar o hbito de s aceitar e investir em coisas e situaes que me causavam prazer. Tudo o que exigia muito esforo, era descartado. Nenm comeou a ficar muito violento. Comeou a namorar a Carla e batia muito nela. Teco era o mais bem comportado, usava drogas, mas no comprava, vivia do que todos ns comprvamos do cidado de Curitiba. Suas notas tambm no iam bem. Guego estava tendo srios problemas em casa com seus pais que, a essa altura, j sabiam de tudo. Andr estava mais ou menos como eu. As meninas estavam cada vez mais escancaradas, suas mentes estavam presas pelo prazer de usar drogas e fazer sexo. O cidado de Curitiba, alm de nos fornecer o combustvel agora to necessrio ao nosso cotidiano, comeava a formar novos grupos na hora do

intervalo das aulas. De volta para casa Eu no estava mais de bike, mas de moto. Aquela tradicional escalada pelos degraus da escada da minha casa j no acontecia com aquele entusiasmo de antes. A comida da minha me, apesar de continuar a mesma delcia de sempre, sobrava em meu prato, principalmente quando cheirava cocana. Perdia completamente a fome. Recebi informaes que os pais do cidado de Curitiba estavam em guerra por causa de problemas relacionados ao seu comportamento. Ficaram sabendo que, alm de usar, Dori estava tambm traficando. Discusses infindveis, brigas, agresses. Certo dia, a diretoria da escola convocou os pais do cidado de Curitiba para uma reunio a portas fechadas com a presena de vrios professores. Depois disso, ele foi expulso da escola por trfico de drogas no interior da mesma. Isso no foi suficiente para nos separar, muito pelo contrrio, estvamos sempre nos comunicando por telefone, marcvamos encontros noite e nas festas de finais de semana no bairro. Mirtes engravidou de Casco. Ficou desesperada com a reao que seus pais deveriam ter e com o agravante de no poder contar com o pai do seu beb. Chorava desesperadamente e continuava se drogando. Falava em suicdio, mas foi desestimulada da idia por Maria. Saiu da escola e passou toda a sua gravidez na fazenda de seu pai. Sofreu a dor da solido, perdeu o ano letivo e teve de se transferir para outra escola em outro bairro. Seus pais descobriram o envolvimento com as drogas e com a turma do cidado de Curitiba. Ficaram muito decepcionados e obrigaram-na a acabar o namoro com o Casco. Mirtes levou, de lucro, um filho que nunca foi assumido e que aconteceu numa das noites de sexo, drogas e rock'n roll. Enfim, aconteceu o que j era esperado. Fui tambm expulso da escola por estar consumindo drogas. Eu faltava sucessivamente s aulas, praticava agresso fsica contra os meus colegas e desrespeitava os professores. Casco continuou estudando. Clio comeou a roubar dinheiro do restaurante do seu prprio pai para se drogar. Como trabalhava no caixa, causou um prejuzo incalculvel e o resultado no poderia ser diferente. Seu pai entrou em dificuldades financeiras. Clio destruiu um carro novo, com os agravantes de ser menor de idade, estar em estado de alucinao e dirigindo em alta velocidade pelas ruas. Cssio tambm se transferiu para outra escola.

Continuou se drogando e comeou a ter alguns problemas de sade. Adquiriu uma bronquite e um princpio de tuberculose por causa do cigarro e da maconha. Coisas estranhas estavam acontecendo com todos os integrantes do nosso grupo. Aquilo que deveria ser somente uma experincia sem maiores compromissos, acabou sendo o incio de uma cadeia de fatos e acontecimentos que ns no estvamos acostumados a lidar. Nossos sonhos comearam a ruir. Os pais do cidado de Curitiba se separaram definitivamente. Eles tinham constantes brigas, pelo fato de saberem que seu filho era drogado. Eles mudaram do bairro, foram para um bairro de ricos. Dori matriculou-se em outra escola. Logo depois, teve sua primeira priso, em funo das constantes denncias de outros pais que o acusavam de estar influenciando seus filhos a usarem drogas. Eu j ia completar meus quinze anos e continuava me drogando constantemente. Meus pais j estavam a um passo de descobrirem tudo, se que j no sabiam e estavam desviando o assunto para fugirem da vergonha. A fbrica de automveis FIAT estava instalada em Betim, na grande Belo Horizonte, e com isso, muitos tcnicos e engenheiros vieram morar em nosso bairro. Seus filhos, infelizmente, foram presa fcil para a experincia epidmica que rapidamente se expandia pelo bairro. Meire teve duas internaes em UTI de hospitais por overdose. Comeou a emagrecer assustadoramente. Envelheceu dez anos em dois. Terminou seu namoro com Clio que, a essa altura, foi expulso de casa pelo pai por estar roubando e ser acusado de sua falncia. Clio j havia completado dezessete anos e foi morar com uma tia. No conseguia parar de se drogar. Casco estava exagerando muito. Misturava droga com lcool. Por vrias vezes, ns o advertimos, porm, tambm nos faltava o controle que exigamos dele. Todos estavam preocupados com Casco. Nas baladas, o usque e a cocana se tornaram seus companheiros inseparveis. Estava indo fundo demais. Certo dia, Casco estava num estado extremamente depressivo. Drogou-se com muita cocana, montou em sua moto, uma 350 da Yamaha, entrou por uma avenida larga e extensa, de mo dupla, acelerou tudo que a moto conseguia dar e, ao final, quando precisava fazer a curva, foi direto ao encontro de um paredo de concreto, de uma recauchutadora de pneus. Certamente, deve ter embarcado em alguma viagem alucingena e no conseguiu o bilhete de volta. Casco morreu. Nosso amigo se foi. Minha pergunta sobre quanto nos custaria todo aquele prazer comeava a ser respondida.

Realidade crua e implacvel. O cutelo estava posto mo e a ceifa comeava. Beto tambm comeou a usar drogas mais pesadas como a cocana. Gostava de freqentar uma Lan House prxima minha casa para jogar vdeo game. Certo dia, tomou uma dose como a de costume e foi jogar. Quando estava com a ateno voltada para a mquina, foi acometido de uma parada cardaca fulminante. Em meio a convulses, parou de respirar estirado no cho gelado. Todos os colegas, que estavam com ele no momento do acontecimento, correram desesperados, com medo que algum chamasse a Polcia. Beto morreu. Nosso amigo Beto tambm se foi. Andr foi comprar drogas de um traficante de outro bairro. Nessa transao, foi assaltado pelo traficante. Ficou humilhado e recheado de dio. Todos os dias ele dizia que um dia mataria esse traficante. No demorou muito, Andr viu a oportunidade. Correu em sua casa e pegou o revlver de seu pai. Ele s queria dar um susto no traficante que o assaltou. Encontrou-o, apontou o revlver e mandou que corresse. O cara obedeceu e pediu que ele no atirasse. Poucos passos depois, a uns vinte metros de distncia, Andr puxou o gatilho pensando que no ia acert-lo. A bala, como que guiada pela mo de algum demnio, penetrou suas costas, atravessou seu corao e encerrou sua vida de assaltante. Foi fatal. O traficante atingido caiu e comeou a rolar rua abaixo at parar prximo a um bueiro. Chovia muito naquela tarde e a gua da chuva escoava o sangue que saa daquele corpo. Que cena chocante! Andr tornou-se um assassino sem querer, foi preso como tal e estava condenado a passar a maior parte de sua vida em um presdio. Exploso no meu mundo "Filho, voc est usando drogas, mentiu para mim, mentiu para sua me e seus irmos. Voc desistiu de estudar, agora tornou-se um traficante e, o que pior, a polcia est procurando-o." Manh de Quinta-feira. 8 horas e 30 minutos. Ainda meio dormindo, fui acordado por um telefonema. Era o cidado de Curitiba. Agora morava do outro lado da cidade. - E a, Passarinho? Preciso falar urgente com voc, cara. coisa boa. Voc vai gostar. - Me deixa dormir, cara, liga mais tarde. - respondi. - Como que esto as coisas, meu irmo?J tem uma "data"que voc no me liga. Como que esto seus pais, seus irmos e a rapaziada do bairro continuou o cidado de Curitiba, ignorando o meu pedido. Algumas coisas estavam mudando. A conversa do cidado de Curitiba j no tinha o mesmo efeito hipnotizador. Agora, com os ltimos acontecimentos trgicos, faltava

aquela admirao do incio. Meus pais estavam tristes e preocupados, talvez perplexos com a descoberta. Tantas coisas aconteceram desde aquela primeira experincia na festa na casa da Silvana. Mortes por acidentes, overdoses, expulses da escola, repetncia escolar, gravidez precoce, perda de motivao, desespero familiar, perda de confiana, vergonha... Na verdade, acho que calculamos mal. Seria esse o preo que nos custaria e que agora respondia s nossas dvidas? Havia, porm uma coisa que no dava para negar: as drogas podiam no continuar exercendo o mesmo fascnio de antes, mas no conseguamos ficar sem ela. Eu entrava em pnico s de pensar em encarar a vida e os fatos de cara limpa. Eu estava dependente. Batalhar pelo prazer e elaborar a vida com esforo causava-me pavor. Precisvamos de, cada vez mais, anestesia para agentarmos a angstia que se tornou nossa vida. Eu estava dependendo constantemente de us-las. Perdi amigos, escola, sonhos e agora minha liberdade. O preo era alto demais. A grande maioria por sua vez continuava viajando por um caminho que ainda reservaria muitas surpresas. Levantei-me naquela manh e troquei algumas palavras com minha me. Ela comeava a se desesperar com o sentimento de angstia que ainda haveria de acompanh-la por longos anos. Fui para a casa do cidado de Curitiba. - Entra, cara, vem aqui pro meu quarto pra gente conversar. Andei pelos corredores daquele imenso apartamento muito bem decorado. - Vou pegar a chave do carro da minha me pra gente dar uma volta no bairro. Quero te apresentar alguns novos amigos. soou aquela tradicional voz rouca e musicalizada do cidado de Curitiba. Iniciamos o passeio. Tudo o que eu podia ver era a ostentao de grandes prdios de apartamentos e casas muito bem arquitetadas. Um padro de classe mdia alta que, alis, estava em ascenso naquele bairro. Chegamos a uma praa principal, onde o cidado de Curitiba comeou a me apresentar seus novos amigos. Pobres almas. Voltamos para o apartamento dos seus pais, que como voc j leu no captulo anterior, estavam definitivamente separados. - Passarinho, tenho algo para conversar com voc, mas isso no deve ser repassado para mais ningum. Eu tenho a maior confiana em voc e por isso que eu o chamei aqui. Eu estava impaciente. - Diga logo, cara. Voc est me deixando curioso. Antes que eu continuasse, ele fechou: - Como que voc est de grana? Disse na maior naturalidade, enquanto preparava algumas carreiras de cocana. - Como assim, cara? Eu no estou trabalhando. A grana que tenho o meu pai quem me d.

- T legal, Passarinho. Imediatamente, ligou o som e aumentou o volume. No queria que outra pessoa escutasse nossa conversa. Abaixou-se, passou a mo numa fenda por detrs do guarda-roupa do quarto que ele dividia com seu irmo Sinval e tirou um pacote, colocando-o em cima da mesa. Quando ele abriu, um cheiro forte de ter e acetona invadiu o quarto. Eram vrias bolas amarelas e petrificadas. Pela primeira vez, eu estava vendo um quilo de cocana pura em minha vida. - Pode cheirar vontade se voc quiser, mas eu no trouxe voc aqui para mat-lo por overdose. - disse com um sorriso contido e um olhar srio. - Quero lhe dar a oportunidade de ter, usar, vender e ganhar dinheiro suficiente para no depender de seus pais. A essa altura eu j sabia qual seria sua proposta, e segundos depois veio a confirmao. - Vou ensin-lo a vender, cara. Minha mente se voltou para minha casa. Comecei a pensar nas cenas: meus pais, novas mentiras, novas descobertas, novas vergonhas... Traficar era um pouco pesado. Eu no conhecia ainda esse mundo. Mas no demorou muito e o cidado de Curitiba comeou com sua artilharia pesada: - Olha, Passarinho, o segredo usar menos e vender mais, t ligado? Por que voc acha que as pessoas me respeitam, me procuram toda hora, e me tratam bem? Ele silenciou-se por alguns segundos para dar tempo aos meus ouvidos e minha mente de processarem esses argumentos e continuou: - Grana, cara. Droga mais venda igual a grana, "sacou"? Novamente o silncio invadiu aquele quarto. Eu j estava quase convencido, estava muito drogado. Sem deixar a "peteca" cair, o cidado de Curitiba tirou sua carteira do bolso como se tivesse sacando uma arma. Abriu-a, tirou um pacote de dinheiro em notas gradas e jogou em cima da cama. - Ta, cara! Sabe quanto tempo eu levei para ganhar essa grana? No mais que dois dias. (Se eu lhe contasse que ele foi preso e passou boa parte da sua vida numa cela imunda no poro de uma priso, voc no diria que era a mesma pessoa que estava falando). Esse fechamento foi com "chave de ouro" para mim. Comecei a enxergar a possibilidade de, perto dos 17 anos, ter a minha independncia. O que eu no sabia, era que, dali por diante, minha vida desceria ladeira abaixo, rumo a um caos total. Minha conscincia dizia para encerrar e pedir ajuda. Mas aquele cara, que eu admirava e confiava tanto, o amigo de todos os dias, me dizia: continue, Passarinho, mergulhe e o cu vir. - Passarinho, o negcio o seguinte... Passou explicar antes que eu lhe

desse a resposta: - Eu lhe forneo droga em quantidades maiores. Voc mistura e multiplica em pequenas quantidades. Com isso, voc ganha o dobro do que voc me comprou, ento pode vender l no seu bairro e nos arredores. Quando eu precisar de voc aqui nesse bairro, eu o chamo. O "negcio" estava feito. Imediatamente o cidado de Curitiba passou a me ensinar como separar em quantidades iguais, embalar e vender. Falou de alguns truques, segredos e artimanhas do "negcio". Comecei a traficar drogas. O que estava acontecendo comigo? Ser que no bastavam as tragdias que eu estava vendo na vida de meus colegas? Ser que no bastava o desmonte que estava acontecendo com nossos sonhos? Talvez eu precisasse olhar para a angstia que comeava a rondar o corao dos meus pais. O que era necessrio acontecer para que eu rompesse com aquela experincia mal comeada? Mais dores? Eu no queria admitir, mas estava dependente das drogas. No tinha foras para, sozinho, resolver essa escravido da repetio do uso. Entrar para o mundo do trfico era perigoso, mas tudo estava acontecendo com tanta naturalidade que eu ficava sem argumentos para estabelecer critrios. Eu precisava pensar um pouco mais... Talvez devesse procurar meus pais ou algum para me abrir e conversar sobre o assunto. No o fiz. No demorou muito para que eu ficasse conhecido nos bairros prximos ao meu e a quantidade de usurios que me procuravam tornou-se cada vez maior. Algumas pessoas eram presas pela polcia e muitas me denunciavam como traficante. Em pouco tempo, a polcia estava minha procura. As coisas comearam a tomar um rumo diferente do que eu imaginava. As vendas iam bem e, com isso, comecei a despertar a ateno dos meus pais que me viam constantemente com roupas novas, trocando de moto, passeando... Eu no trabalhava e nem recebia mais dinheiro do meu pai, portanto no tinha como justificar aquela situao. De volta para casa Manh de tera-feira, daquele frio ms de junho. Meu pai entrou no meu quarto e pediu que eu desligasse o som. - Sente-se, filho, e preste ateno, por favor. Tenho coisas importantes para lhe falar. Um vento gelado descia por minha garganta e estacionava em meu estmago. Faltou saliva em minha boca, tive sede, no conseguia olhar nos olhos do meu pai. Eu sabia que ele estava a par de, pelo menos, algumas coisas que eu j estava fazendo. Para minha surpresa, porm, ele j sabia de tudo, tudo mesmo.

- Filho. - comeou meu pai com os olhos cheios de lgrimas. - No sei por onde comear, s quero que voc no minta. Por favor, no minta. Eu posso ajud-lo. Eu sei que posso, filho. Cada palavra parecia estimular seu choro e as lgrimas inundavam seu rosto cansado e decepcionado. - Por que filho? Por que voc se deixou chegar to longe? A gente se ama, a gente sempre se deu bem. Vai ruir tudo, filho. Sem voc ns no vamos prosseguir... Aquilo era demais para mim. Meu corao foi envolvido numa massa de concreto para suportar a dor de ver e ouvir meu pai pronunciando aquelas palavras. Aquele homem bom, divertido, brincalho, sorridente, contador de piadas, que sempre me levava para passear... amos juntos ao clube, s praias. As viagens juntos... Ah! Que viagens por esse "Brasilzo"! Ele respondia a todas as perguntas que eu fazia a respeito das placas de sinalizao estrada afora. Meu paizo, meu amigo, minha paixo, meu heri. Ele se preocupava em me dar o melhor do mundo. Ele gastou mais da metade da sua vida em funo da minha sobrevivncia. Ele sempre buscou o meu bem-estar. Agora, ele tinha um filho drogado, um filho traficante, procurado pela polcia de Belo Horizonte. Minha voz estava emudecida pelo constrangimento. O preo era muito alto. Meu pai era tudo que eu tinha de bom. "Meu Deus, eu daria tudo para no estar passando por isso. Que dor, cara!". Durante toda aquela semana, apesar de continuar vendendo drogas, eu buscava uma sada. No dava mais para encarar a minha famlia, no tinha mais ambiente em minha casa. Eu andava preocupado com a polcia, com os delatores, os riscos que vinham a reboque da exposio qual eu estava submetido. Ser um traficante me dava uma falsa sensao de poder, mas tambm tinha riscos. Procurado pela polcia, odiado pelos moradores do bairro, perseguido por outros traficantes concorrentes. Talvez eu tivesse de deixar a minha casa. Aquela experincia mal comeada estava me destruindo, tomou minha liberdade, meu dinheiro, minha capacidade de escolha, meu futuro e agora estava tomando minha famlia. Eu tinha de tomar uma deciso e tinha de ser rpido. Minha priso era uma questo de tempo. Eu no queria que fosse em minha casa, diante dos meus pais. Que enrascada, cara! "Haveria chance de desistir a essa altura do campeonato?" "Haveria alguma outra alternativa que eu no conhecesse?" Eu poderia ter encerrado mais uma vez ali. No o fiz. Prossegui. Estava agora sem escola, sem trabalho, sem liberdade e bem prximo de perder as pessoas mais importantes da minha vida. E pensar que tudo comeou com aquela festinha inocente, um pequeno "tapa" num cigarro de maconha, na companhia de bons amigos, ao som de rock'n roll. Os meus amigos haviam sofrido dores e perdas irreparveis. Eu, porm, no as tomei como lio para

parar e continuei a aventura inconseqente. Aos dezessete anos sa de casa Procurei o cidado de Curitiba para comunicar minhas novas decises. Eu estava agora por minha conta e precisava me engajar de vez no mundo do trfico de drogas. Para tal, no queria mais aquela pequena quantidade de drogas. Eu queria ser um traficante de poder e ganhar muito dinheiro. Conheci dois rapazes ciganos que me fizeram uma proposta: - Passarinho, ns temos armas. Voc encontra os fornecedores de drogas, faz a troca e distribui. Seremos scios no negcio. Topei. O cidado de Curitiba no conseguia atender minhas necessidades. Conheci um grande fornecedor. A droga vinha da Bolvia, passava pelo Mato Grosso e chegava ao interior de Minas Gerais, onde fazamos a transao. O encontro para o negcio era sempre numa rea rural, num matagal prximo linha de trens. Vages abandonados serviam de proteo para mim e para o fornecedor. Contratei dois caras para me darem cobertura com armas pesadas: ngelo e J. Eles seriam a garantia que eu no seria enganado ou assaltado. Eu tinha medo de morrer. A essa altura, Maria mergulhava comigo nessa louca viagem rumo ao desconhecido. A noite caa. No havia lua cheia. Estava muito escuro. ngelo e eu andvamos por cima dos trilhos da estrada de ferro, que nos levaria ao lugar de encontro. Para no chamar a ateno dos cachorros que estavam nas fazendas prximas, escorvamos um no ombro do outro e caminhvamos sem fazer barulho at o local combinado. Esperamos a hora e logo os traficantes apareceram com uma sacola contendo a droga. Eu estava tenso, suava e no conseguia falar muito. ngelo se afastou um pouco, olhou ao redor e sinalizou que estava tudo bem, eu podia seguir com a transao. Passei-lhes o dinheiro... contaram... - Ta limpo, cara. Pode conferir a droga. - falou um dos fornecedores. Conferi e experimentei. - T tudo certo. - respondi. - Ento podem ir embora. Se quiserem mais, esse ser o procedimento novamente. Esperaram que afastssemos e logo sumiram na escurido da noite. Em Belo Horizonte, comeamos um arriscado negcio de distribuio de drogas com tentculos nas baladas, festas de aniversrio, acampamentos e excurses a partir das escolas. Comecei a ganhar dinheiro. Morava por minha conta e tinha carro. Andava armado, sofria ameaas de outros traficantes. No consegui mais manter-me no anonimato. Eu tinha acesso aos jovens de classe mdia alta. Conhecia-os nas

baladas, descobria onde estudavam. Se a escola me interessava, eu consolidava a amizade com os caras e as garotas mais influentes. Depois de ganhar a confiana deles, financiava toda a bebida que queriam na balada ou na festa e, ento, quando no podiam mais ter total controle sobre suas mentes, eu acrescentava drogas no cardpio da noite. Eu estava somente repetindo a mesma estratgia usada pelo cidado de Curitiba naquela noite da festa na casa da Silvana. No vendia drogas para serem consumidas no interior das escolas, era muito arriscado. Comeava, ento, um negcio estratgico que, em pouco tempo, ganharia outros bairros de ricos de Belo Horizonte. Passava, vez ou outra, por revistas policiais no carro (ainda bem que no estava dirigindo), at que no demorou muito para acontecer a minha primeira priso. O pavor tomava conta de mim quando vi aqueles revlveres apontados para minha cabea. - a polcia! Voc est preso! No era um filme. Eu estava mesmo recebendo uma ordem de priso. Todo dinheiro e bens que consegui com o trfico de drogas, foi usado para ganhar minha liberdade com o pagamento de advogados e "outros acertos". Eu estava diante de outra realidade que no conhecia. Alm de estar sem minha liberdade, perdi o que ganhei com a mesma facilidade. E agora, como recomear? A vida continuava, meu namoro com Maria continuava, mesmo com o trfico e a priso. Ela me ajudava com a distribuio e escondia a droga quando a polcia abordava o carro. Maria tornou-se uma vtima desse carrossel de desgraas. Numa velocidade tremenda, aconteceu minha segunda priso e logo depois a terceira e ltima. Era uma madrugada fria e chuvosa num bairro de Belo Horizonte. Eu dormia numa rede na casa de um parceiro do trfico, escondendo-me da polcia, quando, de repente... - Polcia! Voc est preso! Sem dar tempo de acordar direito, arrastaram-me pelos cabelos por um trilho de lama, debaixo de socos e pontaps at o carro de polcia. Algemaram-me e conduziram-me at a delegacia. Durante o processo de investigao e da montagem do inqurito, eu passava por longos momentos de tortura nas salas de uma delegacia da zona oeste de Belo Horizonte. Psicologicamente eu estava destrudo. Era acordado vrias vezes durante a noite e pela manh tambm. No me deixavam dormir. Estava cansado. Meus pais no sabiam onde eu estava. Fui levado para sesses de tortura por vrias vezes para dizer de onde vinha a droga. Sofria contnuos espancamentos e outros mtodos de tortura psicolgica.

Esse era o preo, amigo, que o cidado de Curitiba no conhecia. Esse o preo que no se consegue pagar. Ms de outubro. 9 horas da manh. Os portes se abrem minha frente. Dessa vez, no mais aqueles saudosos portes da escola da zona oeste da capital mineira. No tinha mais o cidado de Curitiba, o Nenm, o Teco, o Guego, o Casco, o Clio, a Helda e os professores. Eram os portes do presdio, os companheiros de cela, os carcereiros, o diretor do presdio. Pagando a conta Eu no podia imaginar que uma simples deciso de matar a curiosidade de experimentar a maconha, depois de alguns copos de cerveja em uma simples festinha entre amigos, pudesse me conduzir para um futuro incerto e perigoso. - Todos para fora! hora do banho de sol. Todo mundo em fila, sem brigas, sem conversa. Vocs tm 30 minutos. Ao ouvirem a sirene, voltem para suas celas e aguardem que sejam trancadas pelo carcereiro. O que para mim era a coisa mais natural do mundo, agora se tornara um privilgio: Tomar banho de sol. - Hora da comida! Todos para fora! Fila indiana, sem conversa, sem briga! Estendam o prato. Eu estava desconfiado. Fiz algumas amizades na cela e agora comeava a conhecer outros companheiros de outras celas. No final da fila, dois tambores cheios de algo que chamavam de comida. Eram restos de comida de muitos restaurantes. Eles faziam aquilo de propsito. Esperavam que a comida apodrecesse para depois nos servir. Aquilo no cheirava muito bem, era um grude, uma pasta de arroz com um pedao de po de "trocen-tos" dias. A princpio, eu no conseguia digerir aquele alimento, mas com o tempo fui me acostumando, at porque, seno, morreria de fome. - Hora do ptio! Todos para fora. Os carcereiros nos conduziam ao grande ptio, onde podamos jogar futebol. Quem no queria, podia ficar sentado nas arquibancadas de concreto, que rodeavam a quadra. Um vai e vem de presos, conversas, risadas, gritos e discusses. Eu, como tocava violo, logo fiz muitas amizades. - Hora do banho! Todo mundo para fora. Tirem somente a camisa e cada um tem apenas um minuto nas duchas. Eram duchas de gua muito frias e naquele inverno isso fazia muito mal. Muitos presos pegavam pneumonia. Havia muita gente doente naquele lugar. No tinham assistncia mdica. No estou falando de uma simples doena, mas de AIDS, cncer, tuberculose, intoxicaes diversas, feridas, escoriaes e marcas de espancamento por causa das brigas entre os presos e as torturas praticadas pelos agentes

penitencirios. Esse era o preo, cara. Esse ainda o preo para muitos que insistem. No vale a pena. Digo a voc que no vale. - Hora do jantar. gritava um carcereiro. Era um procedimento diferente do almoo, porque no saamos das celas. Todos recebiam suas pores de comida, estendendo o prato de plstico por entre as grades por uma pequena abertura na grande chapa de ao que era a porta. Isso evitava motins e tentativas de fuga, porque a noite era mais propcio para isso. E assim passavam-se meus dias na priso. - E a, Passarinho? - era o preso que comandava a priso. - A gente ta planejando uma escapada, voc ta a fim? Quem no queria sair daquele inferno? Pensei. Mas sair como, e por onde? - O plano o seguinte: quando o caminho da comida sair do presdio e todos estiverem em fila, tomamos de assalto os agentes penitencirios. Enquanto um grupo distrai os agentes que ficam armados nos corredores superiores, colocamos os tambores de comida um sobre o outro. A, s escalar o muro e descer numa corda feita com a emenda dos cobertores. Era uma fuga muito mal planejada, e eu sabia que muita gente ia sair ferida naquela trama. Eu tinha de dar uma resposta e talvez estivesse apenas sendo testado. - Tudo bem, cara. Pode contar comigo! Quando a noite chegava no interior daquela cela, minha mente estava sempre viajando para alm daquele pequeno cubculo. Virtualmente, eu atravessava as paredes e as grades, percorria os corredores, atravessava o ptio e, enfim, me projetava alm dos muros daquela priso infernal. Meus pensamentos ganhavam as ruas da cidade de Belo Horizonte. De volta para casa Agora eu s podia chegar at minha casa atravs dos meus pensamentos. Podia me ver subindo novamente aquelas escadas, correndo, largando minha mochila na cama e sentando mesa para saborear a gostosa comida da minha me. Podia ver o meu pai chegando do trabalho, sentado mesa conosco, contando suas histrias. Podia ligar a TV e assistir a algum programa, filme, desenho. E meus irmos? O som no quarto, a comida farta na geladeira, a cama sempre bem arrumada, aquele cobertor quentinho e o beijo gostoso da minha me em minha face antes de ir para a escola. Podia pensar em seus conselhos que pareciam to inocentes, to desprovidos de maldade, mas to doces e cheios de cuidados. Podia escutar o telefone tocando e Maria, do outro lado, fazendo suas declaraes de amor, marcando encontros. As viagens com minha famlia pelas estradas desse "Brasilzo". - Que saudades, cara!

De volta para a escola Novamente minha mente percorria os corredores da escola procura dos amigos e amigas. L est o cidado de Curitiba conversando com um novo grupo de novos amigos. A adrenalina daquele recreio, as meninas que perfumavam nossas salas de aula... Aquele zum... zum... zum... das conversas, o barulho das sirenes, aqueles gestos coreografados juntando os cadernos, o material e correndo para a sada da escola. - Todo mundo para fora! Hora do ptio! Sem conversa, sem briga, em fila, rpido... Era hora de abandonar aqueles pensamentos e voltar realidade. Que mudana, hein colega? O que era realidade, agora s em sonhos, e o que era imaginvel, agora era realidade. Eu no podia sair daquela priso antes que todos os inquritos fossem concludos, os processos montados e julgados, as penas fossem decretadas e cumpridas. Talvez passasse ali, no mnimo, 10 anos de minha vida, por trfico, consumo de drogas e outros crimes. Eu havia perdido a minha liberdade, a minha famlia, os meus colegas, a minha escola, o meu trabalho, o meu dinheiro, a chance de realizar meus sonhos e, agora, talvez, em algum momento, sentia que poderia perder minha vida. Um grito no silncio "Quinta-feira qualquer daquele inverno" Chovia muito. Era quase noite. Os colegas de cela descansavam deitados no cho. Mesmo naquela priso, as drogas chegavam com facilidade, e ali, a dependncia aumentava. Levantei-me, fui at a porta da cela, segurei firmemente naquela pequena abertura com grades e comecei a percorrer aquela priso com meus olhos. De repente alguns pssaros, pequenos pardais, entravam pelos muros, voavam pelos corredores e desciam no centro do ptio. Eles estavam procura dos restos de comida do almoo que caam no cho. Saam voando novamente para fora da priso. Cantavam a todos os pulmes. Comecei a pensar: "Quanto vale um pardal? Quem paga alguma coisa por ele? No entanto, hoje, ele vale muito mais que eu. Ele tem liberdade, pode comer o que quiser, ir onde quiser e voar com quem quiser. Meus pensamentos comearam a entrar em debate: "De onde vim? Quem me fez? Por que existo?" A chuva continuava caindo, o frio e o escuro chegavam para mais uma noite triste e angustiante. Eu queria estar sonhando, desejava que tudo aquilo no passasse de um pesadelo. Queria dormir e acordar em minha casa, com minha famlia. Queria tomar um banho, trocar de roupa, almoar, vestir o uniforme e ir para a escola estudar. Eu queria me encontrar novamente com o cidado de Curitiba e alert-lo sobre o perigo

ao qual ele estava nos submetendo, quando nos oferecia droga. Eu queria encontrar com Maria, abra-la e dizer que no amos mais usar drogas. Queria encontrar com todo mundo novamente, Teco, Guego, Andr, Nenm... E propor que procurssemos ajuda com a direo da escola ou com nossos pais. "No dava mais, cara. Eu estava preso. Todo mundo se deu mal nessa aventura inconseqente". A angstia me atravessou dentro daquela cela. O choro brotava e eu no conseguia mais control-lo. Eu ocultava meus olhos por entre as grades, para que meus colegas no percebessem. Meus lbios tremiam, minha garganta estava do-endo e tinha contraes no estmago. Eu precisava cheirar cocana. Olhei para o alto do muro, tentando enxergar o cu antes que a noite o escondesse e, quase sem me conter, abri a minha boca e disse, sussurrando, pela primeira vez: - "Deus... Deus... Voc pode me ouvir?... Onde est voc agora?... Fiz silncio... Cheguei concluso que Deus no podia fazer nada por mim e, no mais, eu estava ali pagando por tudo o que tinha feito de errado. Estava em dvida com a sociedade e com a lei. Espere a! E se Deus estivesse me ouvindo e aguardando para saber o que que eu queria falar... hein...? Ento, continuei sussurrando: - "... Deus, se voc existe, se foi voc quem me fez, se sua inteligncia me criou, ento, agora, hora de voc se manifestar..." Eu achei que estava ficando louco, mas continuei: - "Deus, tira-me daqui, me d uma outra chance, uma outra oportunidade de tentar novamente. Sei que errei, sei que estou aqui para pagar minha conta com a lei, mas ningum foi escola para me dar informaes concretas. No posso te prometer nada, mas preciso de uma nova chance. Talvez eu possa ir l e avisar aos novos, aos que esto chegando agora, aos que ainda no experimentaram. Talvez eu possa inform-los sobre os riscos e as conseqncias que estou sofrendo e que sofrero. Sair daquele lugar no parecia nada fcil. Meus pais no sabiam onde eu estava. No tinha mais dinheiro para pagar advogados. No tinha ningum para pedir minha soltura, a no ser um advogado do Estado que nunca aparecia. A noite j havia chegado e, antes que os meus colegas desconfiassem daquela loucura, voltei para o meu lugar no cho. Acendi um cigarro, encostei-me na parede e logo depois ca no sono. Eu havia me esquecido daquelas palavras, mas estava me sentindo muito melhor. No sei como lhe explicar isso, cara. Mas uma esperana brotou dentro de mim na manh

seguinte. Eu sentia que algo estava para acontecer a qualquer momento, no sabia o que era, mas sentia. "Todos para fora! Hora do ptio! Em silncio, sem brigas e em fila! Rpido. Naquela manh eu estava diferente. Tinha esperana em meu interior. De alguma forma, no estava me sentindo mais abandonado naquele lugar. -Arlem Maffra! gritou o carcereiro - Para fora! Voc tem visita! A cela foi aberta, fui algemado e entregue aos agentes penitencirios que me conduziram administrao do presdio. Fiquei apreensivo. No sabia o que estava acontecendo nem para onde iam me levar. - Assine aqui. disse o diretor do presdio. Deram-me uma caneta, mostraram-me um livro preto e pediram que eu assinasse nele. Logo depois, apareceram dois policiais. Eram agentes investigadores de uma delegacia de Contagem, uma cidade que faz parte da grande Belo Horizonte. - Voc ir com esses policiais. Eles tm uma ordem do juiz para transferi-lo para a delegacia onde ser ouvido em outros inquritos que pesam contra voc. Eu no entendia muito o que estava acontecendo, mas comecei a caminhar por aquele grande corredor que dava acesso porta principal do presdio. Algemado e escoltado pelos dois policiais, fui empurrado para dentro da viatura. A cidade ia passando diante dos meus olhos. Ruas, avenidas, carros, buzinas, fumaa, vento, pessoas, propagandas, barulho de motores. Eu estava preso dentro de um carro, algemado e escoltado, mas podia sentir a sensao de estar novamente de volta vida. Um silncio completo. No me diziam o que ia acontecer, no conversavam comigo, apenas me conduziam. -"Passarinho, cuidado, voc est se envolvendo demais com essa gente e est atrado demais pelas coisas que elas esto fazendo ". - "Filho, eu estou percebendo que voc est diferente, estranho. Seu pai tambm est notando a diferena". -"Passarinho, vou te mostrar como que se faz uma festa em Curitiba". - "E a, Passarinho? Como que foi de frias, preciso te contar as novidades". -"Vamos logo, Passarinho! A festa est para comear e no podemos chegar atrasados". Tudo passava como um filme novamente por minha mente. Ser que estou ficando louco? Estou ouvindo vozes? Continuava apreensivo para saber o que ia acontecer comigo. Consegui acalmar-me um pouco e comecei a pensar em meus pais. Lembrei-me de uma msica do Fag-ner e comecei a cantar sozinho: "Quando penso em voc, fecho os olhos de saudades Tenho tido muita coisa, menos a felicidade... Correm os meus dedos longos, em versos tristes que invento, Nem aquilo a que me entrego j me traz contentamento... Eu s queria ter do mato um gosto de framboesa, pra correr entre os canteiros,

e esconder minha tristeza. Deixemos disso e cuidemos da vida, pois quando chega a morte ou coisa parecida e nos arrasta, moo, para um beco sem sada..." Logo me lembrei tambm de uma cano do 14 Bis: "... Nossa linda juventude, Pgina de um livro bom... Guardo teu tesouro, Joia marrom, Raa como nossa cor..." "... Maravilha, juventude, Tudo de mim, tudo de ns, via lctea... " O carro parou. - Para fora, Passarinho! Rpido! No tente nada! Entre para a delegacia! Subi a escada escoltado e entrei em uma sala de espera. - Passarinho, pode entrar. O delegado est esperando. Quando entrei na sala, com os policiais me cercando, vi o delegado com muitos papis nas mos. Corri meus olhos por toda a extenso da sala e deparei-me com o inesperado: o meu pai, de cabea baixa, sem conseguir olhar-me. Seus olhos estavam lacrimejando. Eu no sabia o que sentir ou falar. Era muita humilhao para o meu pai submeter-se quela cena. Um homem honrado, trabalhador, honesto, srio e bom pai, havia se esforado para me dar o melhor que pde conseguir. Continuei calado, desviei meu olhar para o cho. Havia mais pessoas naquele lugar, homens de terno. Eram os advogados do meu pai. -Aproxime-se, Passarinho... - disse o delegado. - Voc acaba de ser premiado. O seu pai est com uma transferncia judicial, para conduzir voc at Braslia para ser internado numa comunidade teraputica, onde voc far um tratamento, e voltar para concluir sua pena aqui. Seu tratamento dura nove meses em regime fechado numa fazenda, mas preste ateno: tudo isso depende de voc. Se no quiser, pode voltar para o presdio. Voc quer? No consegui processar o que estavam me oferecendo, mas podia sentir que o meu pai desejava ardentemente que eu aceitasse, ento balancei a cabea afirmativamente. No tinha coragem para abrir minha boca, para pronunciar qualquer palavra, porque sabia o sofrimento que estava causando minha famlia, naquele momento, representada pelo meu pai. No sabia como meu pai me encontrara, o quanto de dinheiro gastara com advogados e a quanto tempo estava tentando me transferir. O resultado era que eu estava viajando para Braslia sob a custdia do meu pai. - Assine esses papis e depois voc estar livre para acompanhar seu pai. Quero deixar claro que se voc no cumprir o determinado pelo termo judicial,

seu pai tambm estar encrencado com a justia por sua causa, portanto melhor voc fazer tudo direitinho. - Vamos, filho. H muito tempo eu no ouvia algum me chamar de filho. A voz era familiar. Meu pai, minha paixo. Ele estava de volta. Eu no tinha os guerreiros do Ma-trix, nem o Gladiador, no tinha Aquiles, nem o Spider Man. Eu tinha um pai que me amava. No podia acreditar, mas estava voltando para casa. Para minha casa. Para minha velha casa, para minha velha me, para os meus velhos irmos. Passaria alguns dias com eles antes de desembarcar para Braslia. Tinha vontade de usar cocana, de rever alguns dos "colegas" do bairro, de ligar para Maria, mas me lembrava das palavras do delegado. Tinha medo de no conseguir viajar depois de usar drogas. Fui recebido carinhosamente por minha me. Meus irmos choravam muito. Tomei um banho e sen-tei-me mesa. Naquele dia comi para valer. Comia e chorava, chorava e comia. Antes de ir para o meu quarto, pedi ao meu pai que viajssemos logo no dia seguinte, assim eu no corria o risco de estragar tudo novamente. Ele concordou. Naquela noite, no consegui conversar com ningum. Estava muito confuso e envergonhado. O meu lar parecia um cemitrio. Agora eu percebia o quanto tinha estragado os sentimentos e a vida dos meus irmos e meus pais. Entrei no meu quarto e l estava a minha cama, toda arrumada, com aquele cheiro agradvel de perfume. Ao lado, algumas roupas que eles haviam comprado para mim. Fui ao banheiro, abri o chuveiro quente, tomei um banho. Usei todos os xampus e condicionadores que l encontrei. Fui at o espelho, comecei a experimentar todos os perfumes que estavam sobre o mrmore. Vesti uma roupa limpa e cheirosa e fui novamente para o meu quarto. Liguei o som, corri os olhos por sobre a cmoda e vi uma velha fita que eu tanto gostava de ouvir do S e Guarabyra: "O homem chega, j desfaz a natureza Tira gente, pe represa e diz que tudo vai mudar... O So Francisco lpra cima da Bahia Diz que dia menos dia vai subir bem devagar... Vai ter barragem no salto de sobradinho E o povo vai se embora com medo de se afogar, O serto vai virar mar, d no corao O medo que algum dia o mar tambm vire serto... Adeus Remanso, Casa Nova... Adeus Pilo Arcado vem o rio te engolir... Debaixo d'gua l se vai a vida inteira Por cima da cachoeira a gaiola vai, vai subir... "dizia a msica. Deitei-me naquela cama confortvel e foi ento que comecei a me dar conta do

que estava acontecendo. Parecia um sonho impossvel. Ainda de manh estava naquela priso sombria. No tinha perspectiva de liberdade, e agora estava em casa, em meu quarto, em minha cama, com minha famlia. - Deus... ter sido voc?... Voc respondeu ao meu pedido ou foi somente uma coincidncia... ? Cidade dos anjos "Segunda-feira. Inverno de 1986. 7 horas da manh". O carro nos deixava no estacionamento de um bloco, numa super quadra em Braslia, no centro das decises polticas brasileiras, e ainda no me dava conta de tudo o que estava acontecendo. J ensaiava algumas palavras com meu pai e minha me que me acompanhavam. Andamos pelo corredor do bloco at chegar a algumas portas. Elas ocupavam quase a metade de todo o espao do bloco. Estavam todas fechadas. - Vamos aproveitar para tomarmos um caf. - disse minha me. - Tem uma padaria na esquina do bloco. - disse meu pai. - aqui que terei deficar? perguntei. - Sim, filho. Quando abrirem, voc passar por algumas entrevistas, far alguns exames e ser encaminhado at uma fazenda modelo que fica a mais ou menos oitenta quilmetros daqui. respondeu meu pai. Dirigimo-nos at a padaria e lanchamos. Quando voltamos, as portas da instituio j estavam abertas. A minha frente, uma secretria jovem e bonita, Nilda, nos atendeu com um sorriso e pediu que aguardssemos. Assentei-me com meus pais e vi um livro de capa escura com a fotografia de algum se drogando, na penumbra de uma cruz. Do outro lado da cruz, uma luz radiante, iluminava aquele mesmo rapaz que jogava fora a seringa e ajoelhava-se. O nome do livro: "A cruz e o punhal". O nome do autor: "DavidWilkerson". Comecei a folhe-lo. Interessei-me pela ousada e fascinante histria de um jovem pregador batista nos E.U.A, que se sensibilizou pela situao de escravido a que as drogas levavam os jovens americanos. Mostrou-se presente dor que causava s suas famlias. Comecei a l-lo. A histria comeava quando esse pregador cristo, que morava no interior das E.U.A, comeou a ler um jornal de circulao no Estado de Nova York. Estampada na primeira pgina, uma manchete, que contava a triste histria de uma gangue das ruas do Harlem, que consumia e traficava drogas e que estava presa. Haviam praticado crimes hediondos em funo de estarem drogados e agora poderiam pegar pena mxima no tribunal do Estado. Esse homem sentiu uma enorme comoo pela

vida e pelo futuro daqueles jovens, vtimas das drogas e dos traficantes. Tomou a deciso de tentar fazer alguma coisa por eles. Comunicou sua esposa, arrumou suas malas e dirigiuse at a cidade de Nova York. Orientando-se pela matria do jornal, conseguiu chegar ao tribunal americano na hora do julgamento dos jovens. Assistiu a tudo, olhando fixamente para aqueles jovens rapazes cheios de terror e arrependimento. Quando o juiz pronunciou a sentena, o homem no se conteve, levantou-se e comeou a protestar em alta voz, pedindo mais uma chance para os rus, uma vez que eram viciados e que deveriam receber uma pequena pena de tratamento e no uma pena de priso. Sua voz era ouvida em todo aquele salo. O juiz que presidia a sesso no gostou da interveno e mandou que o expulsassem da sala. Ele foi expulso, mas tambm chamou a ateno de toda a imprensa que estava dando cobertura ao caso. - Quem o senhor? - Por que o senhor est protestando? - Que tipo de tratamento o senhor acha que deveria ser dado a eles? - Por favor... por favor... Os reprteres o cercavam. Ele saiu daquele local muito angustiado e tomou a deciso de no se dar por vencido. Se no pode socorrer aqueles garotos, podia tentar socorrer os que tinham tempo para se decidir. Ento criou uma instituio chamada "Teen Chalenger", que traduzido "Desafio Jovem". Elaborou um programa de tratamento, conclamou as sociedades polticas, civis e religiosas e comeou a estender as mos para as pessoas que quisessem sair das drogas. Num instante, ele j estava firmando convnio com a justia que encaminhava para sua instituio os presos que necessitavam de tratamento. Muito rapidamente ele ganhou o apoio das autoridades locais, estaduais e nacionais. Ganhou a confiana de toda a sociedade americana que contribua com seu trabalho. Tinha credibilidade junto polcia. Os resultados foram to surpreendentes que o seu programa e metodologia de tratamento foram exportados para outros pases, chegando tambm ao Brasil atravs de um professor de antropologia. - Ei, voc Arlem Maffra? Voltei a minha ateno para o ambiente. Estava to envolvido com aquele livro, que no percebi que muitos outros rapazes chegaram ali, de vrios lugares do Brasil, para serem internados tambm. A sala estava cheia. - Sim, sou eu. - Voc pode descer at as salas do subsolo e encontrar algum para atendlo.

Os meus pais foram encaminhados para outra sala. Quase trs horas de entrevista. Vasculharam a minha vida, leram o regulamento e me conduziram ao carro que me levaria at a fazenda. "As 16 horas, uma Van encosta no estacionamento. " - Chegou a hora filho, precisamos nos despedir. meu pai dirigiu-se a mim com os olhos cheios de lgrimas. - Nunca o abandonaremos, filho. Tudo isso vai passar logo e teremos nosso menino de volta. disse a minha me. Eu no me sentia bem. Estava muito angustiado. Sentia-me como um doente sendo internado em um hospital. Queria sumir, acordar de todo aquele pesadelo. - "O que que eu estava fazendo em Braslia?" - "Por que me internar?" Minha me me abraou, me apertou, chorou... Meu pai enxugava os olhos e no conseguia falar muita coisa. - Eu estou com voc, filho. Mesmo que voc no queira ficar aqui. O carro ia se afastando e meus olhos perdiam no horizonte aquelas duas figuras mximas em minha vida. Havia uma esperana acesa nos olhos dos meus pais. Agora, a dor se misturava nova chance que eu tinha para recomear. Meus sonhos, lindos sonhos... Meus amigos, distantes amigos... Meus colegas de escola. Eu estava, mais uma vez, separado da minha famlia. Sinceramente, se eu soubesse que o preo seria esse, no teria experimentado drogas naquele dia. Segunda-feira. 18 horas. A Van chega fazenda da clnica. Interno, confuso, distante do que estava acontecendo, eu precisava me adaptar quele lugar. - Seja bem-vindo, Arlem Maffra. disse um dos orientadores com uma voz compassada e segura. Ele tinha um sorriso nos lbios e um brilho diferente nos olhos. Era uma fazenda maravilhosa, com animais, plantaes, muitas rvores, ar puro e um soprar contnuo dos ventos do cerrado. Voc deve estar curioso para saber o tipo de tratamento que eles ofereciam l, no mesmo? Bem... Acordvamos s 6 horas, higiene pessoal, caf, um pequeno intervalo e logo comeavam as atividades de tratamento, com estudos, debates, palestras e reunies. O almoo era servido ao meio-dia. Podamos descansar at 13 horas e 30minutos, quando ento participvamos de uma terapia ocupacional. Era servido um lanche s 16 horas e o trabalho encerrava s 17 horas, quando ento tnhamos at s 18 horas para o lazer, que era o futebol. Eu ia passar trs meses naquele lugar para fazer desintoxicao, adaptao, disciplina e um descondicionamento psicolgico, depois ento seria transferido para outra unidade na cidade para a ressociali-zao e a retomada dos estudos. Os dias foram passando e eu j me sentia melhor. Meus hbitos alimentares foram mudados, meus horrios foram disciplinados, fiz muitas amizades com

rapazes que vinham de todos os lugares do Brasil, Amrica do Sul e Europa para se tratarem l. Foi um tempo muito especial em minha vida, mas havia sempre uma indagao a respeito das drogas: Romper definitivamente com o sentimento de prazer que a cocana me proporcionava, era algo que me assustava. Ali naquele lugar tudo bem, eu no estava usando, mas... e quando sasse? As drogas se tornaram parte da minha vida. Na verdade, a parte podre que precisava ser tirada. Passei por crises de abstinncia terrveis at acostumar meu organismo a viver sem elas. Psicologicamente, acostumado com a companhia e o prazer das drogas, eu precisava agora de algo maior. Sentia muita saudade da minha famlia, e sabia que no ia ficar ali para sempre. Precisava redefinir minha vida, saber para onde iria, o que faria depois de tudo isso, se a justia me deixaria em liberdade aps o tratamento. Enfim, muitas coisas me perturbavam. Quinta feira, 7 horas. Aquele parecia um dia normal como os outros. A sirene toca na fazenda, convocando todos para a costumeira reunio na capela, onde todos os dias um orientador lia um texto da bblia e logo depois, passava a nos explicar, tirando uma lio para ser aplicada no nosso dia-a-dia na fazenda. - Bom dia, amigos! Eu quero ler para vocs um pequeno trecho que So Paulo escreveu para os seus amigos da cidade de Colossos quando estava na priso. Eu no entendia nada de religio e achava aquilo uma caretice. "E ele (Deus) vos libertou do imprio das trevas, e vos transportou para o reino do filho (Jesus) do seu amor". - Amigos, Deus nos criou como seus filhos, desejando o melhor para todos ns... Prosseguiu explicando: - ... "Ele queria que fssemos felizes, curtssemos tudo de bom que colocou nessa terra e que vivssemos livres. Um dia, ns fomos seqestrados por uma fora do mal, atravs das drogas, e, ento ficamos aprisionados e condenados a viver como escravos desse mal por toda a vida. As drogas nos fizeram refns e nos jogaram num cativeiro de dor e tragdia. A droga tornou-se uma fora muito superior a ns. Deus, testemunhando a angstia de nossas famlias e o nosso desespero, ouviu nosso grito e nos libertou do imprio das trevas, da solido e da humilhao... " Que histria mais esquisita, porm comecei a configurar o que ele dizia. Vivi a tragdia, minha famlia cheia de dores. Desesperado, gritei. A priso podia ser comparada ao imprio das trevas e a droga era um problema alm das minhas foras. "... a fora que precisamos est, primeiro, em Deus, depois em ns, em nossos amigos e em nossas famlias..."

Cara, que histria louca. Show cara, Show. Eu tinha de me agarrar quilo, eu precisava mais que qualquer pessoa ali. Continuava parecendo mais um dia normal, com um sol bonito, um cu limpo e muito vento. Eu estava triste, sentia um forte peso nos ombros. Aquela velha vontade de usar cocana trouxe o gosto em minha garganta. Dirigi-me ao almoxarifado para apanhar algumas ferramentas para o trabalho. Subi a estrada que dava acesso ao cerrado para limpar uma rea onde plantaramos arroz com os tratores. A terapia naquele dia parecia pesada, comecei a pensar se todo aquele esforo resultaria em alguma coisa, se eu no estava ali somente passando o tempo... Soou a sirene para o lanche das 16 horas. Depois do lanche voltei ao trabalho e ento me lembrei que havia esquecido uma ferramenta. Voltei para apanh-la. Dei a volta por trs dos depsitos de lenha, entrei no almoxarifado, apanhei uma ferramenta e quando sa, senti um cansao muito forte. Sentei-me no degrau ao fundo da construo para descansar. Comecei a sentir uma angstia, uma sensao de vazio, de falta, um vcuo dentro de mim. Agora, percebi que haviam me tirado a nica coisa que eu tinha, a droga. Estava longe de tudo e de todos, amigos, famlia, pessoas conhecidas, escola... De repente, comecei a ouvir um barulho de pssaros cantando. Olhei para cima, o cu estava claro, limpo e azul com pequenos filetes de nuvens. Uma revoada de pssaros... Eram pequenos peri-quitos voando em bando, mais baixo que o normal. Passaram bem prximo de onde eu estava. Em questo de segundos, outro bando e ento alguns pardais voaram por entre os ps de laranjas do pomar, pousaram no cho e comearam a buscar alimentos na terra com o bico. Levantaram voo e foram embora. Sim, aquela cena no me era estranha. Em algum lugar aquilo j havia acontecido. Claro! Por que no me lembrei logo? Na priso, cara. Aquele dia chuvoso que eu estava angustiado, segurei-me nas grades, observei os pardais voarem pelo ptio da priso, cantarem e voarem livremente para alm dos muros. Sem ter tempo para processar tudo aquilo, uma voz fraca, branda e suave vinha de algum lugar em meu interior: -"... Eu cumpri minha parte, agora, cumpra a sua..." Aquela voz vinha cada vez mais forte. "... Eu cumpri a minha parte, agora cumpra a sua..." Alguma coisa me chamava para uma resposta, um compromisso, um voto, uma promessa. Naquele dia, na priso, eu disse que se Deus existisse e me desse a chance de reescrever minha histria e da minha famlia, eu voltaria s escolas para dizer aos outros o que havia acontecido comigo e com meus amigos. Naquele momento, ca de joelhos,

chorava e gritava: - Obrigado, Deus... Obrigado... Ajuda-me a vencer as drogas e serei uma voz tua disposio nas escolas da minha nao. Eu agora no precisava sussurrar como l na cela da priso, podia falar alto, no tinha ningum para me ouvir a no ser, talvez, Deus. - Ser que foi voc quem me tirou realmente daquela priso e me trouxe para esse lugar...? Dessa vez eu falava com mais convico da existncia de Deus, mesmo sem ter uma religio ou seguir uma cartilha do padre ou pastor. Se eu no estava ficando louco, acabara de ter a chance de me encontrar na vida, de dar um sentido aos meus dias, de me sentir seguro para sair dali e construir algo, de voltar a fazer felizes os meus pais, de voltar a ter aqueles sonhos de conquistas e realizaes. -... Deus, por acaso voc no podia ser meu companheiro e me dar um sentimento melhor que o da cocana...? Comecei a chorar. No parava de chorar. O tempo estava passando e logo a sirene para encerrar a terapia ocupacional soaria e eu ainda estava ali, escondido de tudo e de todos, chorando e conversando com algo que chamava de Deus. Estava colocando tudo para fora atravs do choro. As marcas das tragdias, as feridas da rejeio, o pavor da solido, a mutilao dos meus sonhos, as perdas emocionais, tudo estava sendo revisto. No era um choro de tristeza e nem de angstia, mas de escape. Eu estava me encontrando com Deus e conhecendo o seu amor de pai. Eu estava sendo apresentado ao seu Filho, Jesus Cristo, e conhecendo sua companhia. Levantei a cabea e enxuguei as lgrimas. Achava-me possudo por uma coragem, uma certeza de que tudo ia dar certo e que poderia vencer as drogas com a ajuda, a companhia e o sentimento de amor que Deus poderia me dar. Logo, meus companheiros de quarto comearam a perceber a mudana e a confiana que eu havia encontrado para estar to bem. - Passarinho, o que que est acontecendo com voc? - To bem, cara. Apenas me encontrei com Deus. No o vi, mas pude senti-lo bem perto de mim. Conversei com Ele, resolvi convidar o seu Filho, Jesus Cristo, para morar em minha vida, depois Ele me fez chorar e senti que estava perdoando todas as besteiras que fiz com a minha vida, usando drogas e causando dores minha famlia. - Ah ?! Voc no ta pirando no, cara? - No sei, cara... Eu to bem. - Escuta a, Passarinho... E onde foi que isso aconteceu? - L no degrau da construo, atrs do almoxarifado... em frente ao pomar.

O cara me olhou meio desconfiado e encerrou o assunto. Eu no podia esperar a hora para ter novamente contato com Deus. Sem religio. S Ele e eu. Comecei a adquirir o hbito de falar com Ele todos os dias. No meu quarto, sentado em minha cama, ou trabalhando. Eu precisava muito daquilo. Sentia-me muito bem. Achei algo melhor e maior que as drogas. Valeu, "paizo"! Por me ressuscitar do tmulo das drogas. Sua escola, sua histria Passei cinco anos naquela instituio. Cumpri parte da pena em tratamento. Eu sentia tanta saudade da Maria, dos amigos, da escola. Minha me veio me visitar. Dois anos haviam se passado e foi ento que me dei conta que havia aprendido a viver sem as drogas. Retomei meus estudos, conclu meu segundo grau e agora queria alar voos mais altos. Fazer um curso superior, trabalhar na empresa com meu pai, comprar meu carro, meu apartamento. Mas o maior desejo que tinha era de rever minha cidade, minha escola, meus amigos. Nesses dois anos, meu amor por Maria apagou-se completamente, porm a chama ainda ardia muito por Helda. Esquec-la era difcil. Algo de muito forte teria de acontecer... e... aconteceu, cara! Seis horas da manh. A sirene toca mais uma vez e somos acordados por uma cano que dizia: "Calmo, sereno e tranqilo...". Parecia mais um dia como qualquer outro. Fiz a higiene pessoal, fui para a reunio de grupo, tomei o caf da manh e quando me preparava para uma terapia, vi, na linha do horizonte daquela fazenda, um carro se aproximando. Percebi que era um micronibus. Logo, o coordenador da clnica nos reuniu e solicitou alguns voluntrios para trabalharem na colheita da fazenda treze. L, residiam as meninas que estavam em tratamento. Para mim era indiferente, ficar ou ir. Decidi me voluntariar, pelo menos, me distraa. O micronibus percorria os sessenta quilmetros que separavam uma fazenda da outra. A paisagem era exuberante. O sol entrava por entre as rvores do cerrado, refletindo um tom avermelhado em suas folhas. A linha do horizonte parecia infinita. Nenhuma montanha, nenhum obstculo. Eu aproveitava esses momentos para fazer a minha viagem particular. Sonhava, pensava, pro jetava imagens, curtia a fico elaborada por minha mente. Aprendi isso na priso. Enquanto os outros presos se desesperavam para encontrar um tnel ou qualquer outro meio que os tirassem daquele inferno, eu tinha meu prprio tnel. Fechava os olhos e construa um caminho virtual, por onde meu esprito e minha alma tinham livre acesso vida normal. Minha mente ia junto. Se voc fechar os olhos

agora, colocar uma msica, ficar sozinho, voc pode entrar no meu mundo e viajar na minha histria, na minha vida. Voc pode at ser uma personagem do meu livro. Voc pode entrar na minha escola, matricular-se e pronto. Daqui a pouco soa a msica para o recreio e voc estar se encontrando comigo, com a Helda, o cidado de Curitiba... todo mundo. Como o seu nome? Seja bem-vindo! Seja bem-vindo nossa tribo. Ok! Acabou a viagem. Um solavanco me trouxe realidade. Estvamos entrando na fazenda das meninas. Trabalhei duro at a hora do almoo. O micronibus voltava para nos levar at o refeitrio, quando, de repente... As meninas estavam caminhando para seus apartamentos. No podamos ter contato naquele momento, mas meus olhos chegaram antes de mim. Cor de jambo, cabelos negros at a cintura, olhos negros, sorriso puro. Nunca vou me esquecer daquela boca, daquele par de olhos. Corpo escultural, jeito de menina. Laila. Nascida na fronteira de Manaus, Amazonas. Uau! O tornado voltou a varrer meu corao to ferido, to dodo, to sozinho. De novo aquele calafrio. Foi tudo fotografado. Eu tinha um amigo que dividia comigo as conquistas e os fracassos. Chamava-se Egmar. Olhei para ele e disse: - Presta ateno, cara! Ta vendo aquela figura entrando no alojamento? Vou me casar com ela. Agora, enquanto escrevo para voc, ela est no quarto dormindo. a mulher dos meus sonhos e das minhas realidades. Muitas coisas aconteceram nesses anos. Voltei minha cidade, reencontrei quase todo mundo, fiquei livre da minha pena, reconstru minha vida e ajudei meus pais a reescreverem o captulo de tragdias que deixei. Tenho trs filhos Filippe, Laili e Larissa pelos quais sou eternamente apaixonado. Acredito que essa marca to profunda que tive na minha histria no poderia parar em mim. Hoje, meu filho e minha esposa desenvolvem um projeto chamado Escola sem Drogas, que tem compartilhado um pouco da nossa histria para a orientao e preveno ao uso de drogas. Se me dissessem que, se eu gritasse salvaria pessoas desse mundo horrvel que vivi, eu gritaria, mas como sei que isso no possvel e que certamente voc no me escutaria, eu escrevi. Obrigado por ter escutado a minha voz! Valeu, cara. "Passarinho" Misso impossvel Ol! Chamo-me Filippe Maffra e dirijo, hoje, o Projeto Escola sem Drogas. Nesses anos, como diretor, tenho viajado por muitas cidades, levando um programa de preveno para a famlia e para a escola. Vejo-me como um soldado que tem um nico

objetivo em sua vida, o de cumprir sua misso. Vejo o Projeto Escola sem Drogas como uma forma de retribuir o bem que aconteceu na vida do meu pai. Minha misso se realiza agora, quando suas mos tocam este livro e seus olhos correm por seus ltimos pargrafos. Em cada encontro, ouo histrias diferentes que s me fazem ter a certeza de que construir um projeto de preveno com essa obra foi uma das coisas mais gra-tificantes da minha vida. Ao ouvir inmeras experincias singulares, que cada leitor tem ao ter contato com a histria, fico surpreendido de como um "pequeno livro" tem o imenso poder de ajudar pessoas. Uma pergunta que me fao : Por que meus pais no morreram? Tem muita gente que morre por muito menos, mas eles no. Por qu? A nica resposta que encontrei nesses anos todos foi: "VOC" ou por causa de voc. Seria egosta se no compartilhasse a histria dos meus pais, sabendo que ela, em sua profundidade, tem sido muito til para salvao de vidas do problema chamado "dependncia qumica", no qual dedico minha vida em seu combate. VOC faz ter sentido todos os dias que saio de minha casa com minha esposa para fazer mais um encontro. E, em cada encontro, conhecer VOC o que me motiva a nunca parar de desenvolver esse projeto, essa misso, que descobri que no era impossvel quando fui primeira escola falar com professores, alunos e pais sobre o poder de salvar vidas e reescrever histrias atravs da preveno. Agradeo aos meus pais por emprestarem sua histria para que um projeto to lindo nascesse, fazendo com que VOC no limite o seu "tempo de vida", pois, quem vive mais, ama mais e vence mais. Jogo nesse time! Mas esse no o final, quero lhe chamar ateno para a emocionante trajetria de uma aluna de apenas treze anos que, ao ser atrada por uma paixo estudantil, mal sabia que dali nasceria uma paixo "irresistvel" pelas drogas, levando-a percorrer caminhos de dor, vergonha e tragdias jamais imaginveis. Essa a histria da minha me, que est relatada no nosso segundo livro "Droga Disfarce Irresistvel". Voc no pode ficar sem ler! Vou aonde este livro chega. Isso quer dizer que, em breve, estaremos juntos. Vou a, em sua escola, conhec-lo, conhecer sua tribo e terminar essa histria com VOC. At nosso encontro. Misso cumprida. Filippe Maffra T Este livro baseado em fatos reais. O que uma famlia de classe mdia alta poderia esperar de um filho bem criado e amado?

Surpreendendo sua resposta, ele foi tragado pela seduo das drogas no convvio com outros numa escola. Mergulhou a sua vida e a de sua famlia no mais profundo abismo de dor e tragdia. - Do consumo ao trfico. - Da escola priso. A histria que far voc rever a sua vida. Ele ressuscitou do tmulo das drogas e volta, dessa vez, do outro lado. A incrvel histria de Passarinho e seus amigos no palco do recreio de uma escola.

Anda mungkin juga menyukai