Anda di halaman 1dari 3

Psicologia da personalidade 1 - Prof.

Dr Mauricio Neubern/ Mestrandos: Patrcia Milhomens e Joo Otvio Matheus Jernimo de Sousa Ferreira Filosofia - 12/0129833

Psicologia,Paradigma Moderno e outras coisas

A idia de modernidade substituiu Deus no centro da sociedade pela cincia, deixando as crenas religiosas para a vida privada.

TOURAINE

Depois da permanncia absoluta no conceito de Cincia Moderna at meados do sculo XX,o racionalismo cartesiano ou qualquer outro nome que queira dar para a excluso do fator sensvel no processo de conhecimento encontrou-se em crise,onde no poderia,sem causar dvidas, suprir qualquer demanda de uma cincia onde se presencia relaes humanas quaisquer,sejam elas economicas,sejam elas polticas etc.Talvez de forma mais agravada, a psicologia e as demais cincias da mente encontraram-se em meio a uma necessidade de entendimento muito mais ntimo e compromissado com a presena humana,ora pelo fato de, por excelncia, ser a proposta de cincia, at ento, para se ocupar da pessoalidade,da unicidade do ndividuo e portanto,de sua subjetividade.

A psicologia necessitou,ainda necessita, de uma estrutura para ter seu carter universal de cincia para que se possa atender o maior nmero,seno todos os casos de pessoas necessitadas de ajuda,ora denominada psicolgica. Utilizando-se do subsdio que a teoria da subjetividade(Gonzlez Rey,1997) advinda da prpria histria da psicologia provida ao longo do sculo XX,taxar pacientes como doentes para conhecer fenmenos prprios,uma vez que no se

possvel viver uma outra vivncia,uma outra experincia,seno a nossa prpria, e moldando diagnsticos e pareceres para ratificar qualquer que seja a doena,no se faz mais importante que a resoluo,se for possvel e se for necessitada,requerida.De tal maneira a psicopatologia se nota como reconhecedora de certos fnomenos psicolgicos medida em que taxa o paciente de doente: "A psicopatologia tem boa parte de suas razes na tradio mdica(na obra de grandes clnicos e alienistas do passado),que propiciou,nos ultimos dois sculos a observao prolongada e cuidadosa de um grande nmero de doentes mentais.Em uma outra vertente,a psicopatologia nutre-se de uma tradio humanistica(a filosofia,a literatura,as artes, a psicanlise) que sempre viu na "alienao mental",no pathos do sofrimento mental extremo,uma possibilidade excepcionalmente rica de reconhecimento de dimenses humanas que sem o fenmeno "doena mental"permaneceriam desconhecidos" Paulo Dalgalarrondo em Psicopatologia e Semiologia dos transtornos Mentais. Assim a noo nominalista,metdica e cientfica se torna contemplada e j no se serve mais para uma terapia.A necessidade de conceitos fenomenolgico-existencialistas se punge para, justamente, admitir um conhecimento humano e de certa forma,menos distante do que se apresenta como verdade "desvelada". De mesmo ponto de vista,de mesma interpretao o conceito de Normalidade,conceito muito importsnte par ao tema em questo, se mantm escasso de significao perante o paradigma moderno,pois mesmo Locke,no seu Ensaio sobre o Entendimento Humano(escolhido por ser fundamental na Filosofia da Mente) cria um conceito de normalidade para explicar seu ponto de vista emprico excluindo do grupo normal,"crianas e idiotas",de tal forma chula as entidades relacionadas sade mantm um discurso parecido, como por exemplo: 1. Normalidade como ausncia de doenas;silncio dos rgos 2.Normalidade ideal; percebida como uma "utopia",dependente de costumes e crenas . 3.Normalidade Esttistica;onde se percebe a norma e frequencia do que se apresenta nas pessoas. 4.Normalidade como Bem-Estar;OMS 1958 5.Normalidade Funcional; s se est doente quando se sente doente.

6. Normalidade como processo; depende da idade e da fase que a pessoa se encontra. 7. Normalidade subjetiva;depende do cliente,mesmo se este tiver algum transtorno mental. 8.Normalidade como liberdade;onde alguns no se permitem ser livres em suas escolhas.(fenomenolgica-existencial) 9.Normalidade operacional;onde se define o que patolgico e o que normal a priori, e se trabalha em cima destes conceitosaceitando as consequencias destes. Se pensarmos no que normal,nossa concepo do que seja,aliando um dos nove tipos de normalidade para psicopatologoa segundo Dalgalarrondo,a chance de ficar um pouco confuso e divido bem provvel,tamanha pode ser a afinidade da pessoa paciente ou da pessoa mdico,terapeuta com uma destas para o tratamento.Ora, se h tantas formas de pensar normalidade,no haveria tambm outras tantas de ser normal igualmente?

Anda mungkin juga menyukai