Anda di halaman 1dari 21

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Ol aluno(a)!

Como esto? Firme e forte nos estudos? Essa nossa sexta aula desse curso, sobre a Lei n 10.410/2002 (Carreira Especialista em meio ambiente) e o Decreto n 5.707/2006 (Desenvolvimento de pessoal). Animados e preparados? Ento vamos comear:

AULA 5: LEI n. 10.410, DE 11 DE JANEIRO DE 2002 E DECRETO n. 5.707, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2006.

I - LEI n. 10.410, DE 11 DE JANEIRO DE 2002

Antes de comear, mais uma vez tenho que inform-los que essa lei especfica do IBAMA, ICMBio e MMA e, portanto, s so cobradas nesses concursos. Acontece que, apesar dessa lei estar presente nos editais de concursos desses rgos desde 2008, ela nunca foi efetivamente cobrada em provas. Portanto, novamente apresentarei questes de minha autoria para fixao do contedo, na certeza que isso no prejudicar em nada nosso aprendizado, ok? Ento vamos continuar! A Lei n. 10.410/2002 criou e disciplinou a Carreira de Especialista em Meio Ambiente, a qual eu tenho certeza que vocs faro parte em breve. A Carreira de Especialista em Meio Ambiente composta pelos seguintes cargos: Gestor Ambiental, Gestor Administrativo, Analista Ambiental, Analista Administrativo, Tcnico Ambiental, Tcnico Administrativo e Auxiliar Administrativo, distribudos entre o Ministrio do Meio Ambiente (MMA) e o IBAMA (art. 1). De maneira geral, o cargo de Gestor (Ambiental e Administrativo) tem lotao no MMA e o cargo de Analista (Ambiental e Administrativo) tem lotao no IBAMA ou ICMBio. Isso no impede o exerccio de um Analista no MMA ou de um Gestor no IBAMA OU ICMBio. 1 Prof. Giancarlo Chelotti www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Vamos ver as atribuies do Gestor Ambiental, segundo o art. 2:

I - formulao das polticas nacionais de meio ambiente e dos recursos hdricos afetas : a) regulao, gesto e ordenamento do uso e acesso aos recursos ambientais; b) melhoria da qualidade ambiental e uso sustentvel dos recursos naturais; II - estudos e proposio de instrumentos estratgicos para a implementao das polticas nacionais de meio ambiente, bem como para seu acompanhamento, avaliao e controle; e III - desenvolvimento de estratgias e proposio de solues de integrao entre polticas ambientais e setoriais, com base nos princpios e diretrizes do desenvolvimento sustentvel.

As atribuies do Gestor Administrativo so o exerccio de todas as atividades administrativas e logsticas relativas ao exerccio das competncias constitucionais e legais a cargo do MMA, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponveis para a consecuo dessas atividades (art. 3). As atribuies do Analista Ambiental so o planejamento ambiental, organizacional e estratgico afetos execuo das polticas nacionais de meio ambiente formuladas no mbito da Unio, em especial as que se relacionem com as seguintes atividades, segundo o art. 4:

I regulao, controle, fiscalizao, licenciamento e auditoria ambiental; II monitoramento ambiental; III gesto, proteo e controle da qualidade ambiental; IV ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros; V conservao dos ecossistemas e das espcies neles inseridas, incluindo seu manejo e proteo; e

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI VI estmulo e difuso de tecnologias, informao e educao ambientais.

Essas atividades podem ser distribudas ou agrupadas por especializao. As atribuies do Analista Administrativo so o exerccio de todas as atividades administrativas e logsticas relativas ao exerccio das competncias constitucionais e legais a cargo do IBAMA, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponveis para a consecuo dessas atividades (art. 5). Observe que os Gestores Ambientais e Analistas Ambientais possuem atribuies parecidas e que os Gestores Administrativos e Analistas Administrativos tm atribuies praticamente idnticas, mudando apenas a lotao. Os cargos de Tcnico Ambiental e Tcnico administrativo no possuem lotao definida. Podem ser lotados tanto no MMA quanto no IBAMA ou no ICMBio. Vamos ver quais so as atribuies do cargo de Tcnico Ambiental, segundo o art. 6:

I prestao de suporte e apoio tcnico especializado s atividades dos Gestores e Analistas Ambientais; II execuo de atividades de coleta, seleo e tratamento de dados e informaes especializadas voltadas para as atividades finalsticas; e III orientao e controle de processos voltados s reas de conservao, pesquisa, proteo e defesa ambiental.

O Tcnico Ambiental pode, ainda, exercer atividades de fiscalizao, desde que designados por ato prprio da autoridade ambiental a qual estejam vinculados. As atribuies do Tcnico Administrativo so a atuao em atividades administrativas e logsticas de apoio relativas ao exerccio das competncias constitucionais e legais a cargo do IBAMA, fazendo uso de equipamentos e recursos disponveis para a consecuo dessas atividades (art. 7). As atribuies do Auxiliar Administrativo so o desempenho das atividades administrativas e logsticas de nvel bsico, relativas ao exerccio das
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI competncias constitucionais e legais a cargo do IBAMA, fazendo uso de equipamentos e recursos disponveis para a consecuo dessas atividades (art. 8). Observe que as atribuies dos Gestores Administrativos, Analistas Administrativos, Tcnicos Administrativos e Auxiliares Administrativos so semelhantes. O que diferencia, alm da lotao, o nvel de escolaridade exigido para cada cargo, que deve ser respeitado no exerccio das atribuies do cargo. Alm disso, as atribuies desses cargos podem ser especificadas por especialidade profissional (art. 9). Vamos ver uma questo sobre isso:

1 (Elaborada) O Tcnico Ambiental no pode, em nenhuma hiptese, executar atividades de fiscalizao. Conforme vimos, a funo de fiscalizao no inerente ao cargo de Tcnico Ambiental, contudo um Tcnico Ambiental pode sim vir a desenvolver atividades de fiscalizao, desde que tenha sido designado por ato prprio da autoridade ambiental a que esteja vinculado. Item ERRADO. Prxima:

2 (Elaborada) O Analista Ambiental, entre outras atribuies, possui a de formulao das polticas nacionais de meio ambiente e dos recursos hdricos afetas melhoria da qualidade ambiental e uso sustentvel dos recursos naturais. Quem possui a atribuio de formular as polticas nacionaos de meio ambiente e dos recusos ambientais afetas melhoria da qualidade ambiental e uso sustentvel dos recursos naturais o Gestor Ambiental, segundo o art. 2, inciso I, alnea b), e no o Analista Ambiental. Item ERRADO. O ingresso na Carreira de Especialista em Meio Ambiente s pode ser feito atravs de concurso pblico, exclusivamente de provas. No pode haver prova de ttulo para esses cargos (art. 11).
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Se as atribuies do cargo de Analista Ambiental tiverem distribudas por rea de especializao, o concurso para provimento desses cargos tambm dever ser feito por reas de atuao. Isso ocorreu no ltimo concurso do MMA para o cargo de Analista Ambiental, em 2010, onde as vagas para esse cargo foram divididas em 5 (cinco) reas. J no concurso de vocs, a diviso foi em 3 (trs) reas. Vamos ver a escolaridade mnima exigida para cada cargo: 1- Analista e Gestor Ambiental: curso superior completo ou equivalente. 2 Analista e Gestor Administrativo: curso superior, com habilitao especfica definida em edital do concurso. 3 Tcnico Ambiental: nvel mdio (segundo grau) ou curso tcnico equivalente. 4 Tcnico Administrativo: nvel mdio (segundo grau) ou curso tcnico com formao especfica, se for o caso, definida no edital do concurso. A jornada de trabalho dos ocupantes dos cargos da Carreira de Especialista em Meio Ambiente de 40 (quarenta) horas. A investidura nesses cargos se dar no padro inicial de cada cargo. No vou falar da estrutura remuneratria porque at a data da prova, a Presidenta Dilma j ter sancionado a nova estrutura remuneratria da Carreira e Especialista em Meio Ambiente. E posso adiantar para vocs que a carreira teve um aumento CONSIDERVEL! Ficou muito interessante! A movimentao do servidor se dar por progresso e promoo (art. 14). A progresso a passagem do servidor para um padro de vencimento bsico imediatamente superior, dentro de uma mesma classe, podendo ocorrer de 2 (duas) formas, segundo o art. 15:

I por merecimento, quando o servidor for habilitado em avaliao de desempenho funcional especificamente voltada para essa finalidade, hiptese em que o interstcio entre os padres corresponder a 1 (um) ano, contado da divulgao do resultado da ltima avaliao efetuada; II por antigidade, sempre que, no interregno de 3 (trs) avaliaes de desempenho subseqentes, no forem obtidos os ndices exigidos para a progresso funcional por merecimento.

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI

A avaliao de desempenho feita mensalmente e consolidada anualmente. Nessa avaliao so verificados os seguintes critrios, segundo o art. 16:

I cumprimento das normas de procedimentos e de conduta no desempenho das atribuies do cargo; II produtividade no trabalho, com base em padres previamente estabelecidos de qualidade e economicidade; III assiduidade; IV pontualidade; V disciplina.

A avaliao de desempenho ser realizada por comisso de avaliao composta por 4 (quatro) servidores, pelo menos 3 (trs) deles estveis, com 3 (trs) anos ou mais de exerccio no rgo ou entidade a que estejam vinculados, e todos de nvel hierrquico no inferior ao do servidor a ser avaliado, sendo um o seu chefe imediato e outro um servidor estvel indicado pelo prprio servidor avaliado. assegurado ao servidor o direito de acompanhar todos os atos de instruo do procedimento que tenha por objeto a avaliao de seu desempenho. A avaliao ser homologada pela autoridade imediatamente superior, dando cincia ao interessado (art. 17). O servidor ser notificado do resultado de sua avaliao e, se no concordar com o resultado, pode requerer reconsiderao, com efeito suspensivo, para a autoridade que homologou, no prazo mximo de 15 (quinze dias), sendo que a autoridade tambm tem 15 (quinze) dias para decidir sobre o pedido de reconsiderao (art. 18). Se em 2 (duas) avaliaes seguidas ou em 3 (trs), dentro do interstcio de 5 (cinco) anos o servidor tiver como resultado de avaliao insuficiente, obrigatria a instaurao de Processo Administrativo Disciplinar para apurao da infrao Proceder de forma decidiosa, prevista na Lei n. 8112/1990. A promoo a passagem do servidor do ultimo padro de uma classe para o primeiro padro da classe imediatamente superior. Para o servidor ser promovido, exige-se alm dos requisitos da avaliao funcional para a
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI progresso, curso de capacitao especificamente voltado para essa finalidade (art. 24). Vamos ver uma questo sobre isso:

3 (CESPE) STM (2011) Tcnico Judicirio Segurana (Adaptada) O desenvolvimento dos servidores nos cargos de provimento efetivo da Carreira de Especialista em Meio Ambiente d-se mediante promoo e progresso funcional; esta consiste na movimentao do servidor do ltimo padro de uma classe para o primeiro padro da classe seguinte, e aquela ocorre em uma mesma classe, de um padro para o seguinte . A primeira parte do item est correta: o desenvolvimento dos servidores integrantes da Carreira de Especialista em Meio Ambiente se d mediante promoo e progresso. Mas, na segunda parte, o examinador inverteu os conceitos de progresso e promoo. A progresso que ocorre dentro de uma mesma classe, para o padro seguinte. J a promoo consiste na movimentao do ltimo padro de uma classe para o primeiro padro da classe seguinte. Item ERRADO. Prxima:

4 (CESPE) TJDFT (2008) Tcnico Judicirio rea Administrativa (Adaptada) A promoo a movimentao do servidor do ltimo padro de uma classe para o primeiro padro da classe seguinte, observado o interstcio de um ano em relao progresso funcional imediatamente anterior, dependendo, cumulativamente, do resultado de avaliao de desempenho funcional e da participao em curso de capacitao especificamente voltado para esta finalidade. O Item sintetizou corretamente o que o como funciona a promoo na Carreira de Especialista em Meio Ambiente. A progresso a movimentao do ltimo padro de um classe para o primeiro da classe seguinte e deve observar o intervalo de pelo menos um ano em relao a ltima progrsso.

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Alm disso, a promoo depende de dois fatores: resultado da avaliao de desempenho funcional para a progresso + participao em curso de capacitao especificamente voltado para esse fim. Item CERTO. Agora vamos para a segunda parte da nossa aula.

II - DECRETO n. 5.707, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2006

O Decreto n. 5.707/2006 institui a Poltica Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), que deve ser implementada pelos rgos e entidades da administrao direta, autrquica e fundacional. Essa poltica tem as seguintes finalidades, segundo o art. 1:

I - melhoria da eficincia, eficcia e qualidade dos servios pblicos prestados ao cidado; II - desenvolvimento permanente do servidor pblico; III - adequao das competncias requeridas dos servidores aos objetivos das instituies, tendo como referncia o plano plurianual; IV - divulgao e gerenciamento das aes de capacitao; e V - racionalizao e efetividade dos gastos com capacitao.

Vamos ver agora algumas definies trazidas por esse decreto, segundo o art. 2:

I - capacitao: processo permanente e deliberado de aprendizagem, com o propsito de contribuir para o desenvolvimento de competncias institucionais por meio do desenvolvimento de competncias individuais; II - gesto por competncia: gesto da capacitao orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI atitudes necessrias ao desempenho das funes dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituio; e III - eventos de capacitao: cursos presenciais e distncia, aprendizagem em servio, grupos formais de estudos, intercmbios, estgios, seminrios e congressos, que contribuam para o desenvolvimento do servidor e que atendam aos interesses da administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional.

Vamos ver algumas questes sobre isso:

5 (CESPE) MMA (2011) Analista Ambiental (Adaptada) Na gesto por competncias os conhecimentos e as habilidades demonstradas pelo indivduo garantem o desempenho e o desenvolvimento das atividades organizacionais. Na gesto por competncias, a capacitao do servidor orientada para o desenvolvimento de suas obrigaes, visando o alcance dos objetivos da instituio. Ou seja, a capacitao dada pelo rgo que vai garantir ao servidor o adequado desempenho e desenvolvimento das atividades organizacionais, no os conhecimentos e habilidades demonstrados pelo indivduo. Item ERRADO. Prxima:

6 (CESPE) MMA (2011) Analista Ambiental Entre as finalidades da poltica nacional de desenvolvimento de pessoal para os rgos e entidades da administrao pblica federal direta, incluem-se a melhora da eficincia, da eficcia e da qualidade dos servios pblicos prestados ao cidado; a promoo do desenvolvimento permanente do servidor pblico; e a adequao das competncias requeridas dos servidores aos objetivos das instituies. Entre as finalidades da PNDP, realmente incluem-se a melhoria da eficincia e eficcia e da qualidade dos servios pblicos (art. 1, inciso I), a promoo do desenvolvimento permanente do servidor pblico (art. 1, inciso II), e a adequao das competncias requeridas dos servidores aos objetivos das instituies (art. 1, inciso III)
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Item CERTO.

II.I Diretrizes da Poltica Nacional de Desenvolvimento de Pessoal Vamos ver quais so as 13 (treze) diretrizes da Poltica Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, segundo o art. 3:

I - incentivar e apoiar o servidor pblico em suas iniciativas de capacitao voltadas para o desenvolvimento das competncias institucionais e individuais; II - assegurar o acesso dos servidores a eventos de capacitao interna ou externamente ao seu local de trabalho; III - promover a capacitao gerencial do servidor e sua qualificao para o exerccio de atividades de direo e assessoramento; IV - incentivar e apoiar as iniciativas de capacitao promovidas pelas prprias instituies, mediante o aproveitamento de habilidades e conhecimentos de servidores de seu prprio quadro de pessoal; V - estimular a participao do servidor em aes de educao continuada, entendida como a oferta regular de cursos para o aprimoramento profissional, ao longo de sua vida funcional; VI - incentivar a incluso das atividades de capacitao como requisito para a promoo funcional do servidor nas carreiras da administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional, e assegurar a ele a participao nessas atividades; VII - considerar o resultado das aes de capacitao e a mensurao do desempenho do servidor complementares entre si; VIII - oferecer redistribudos; oportunidades de requalificao aos servidores

IX - oferecer e garantir cursos introdutrios ou de formao, respeitadas as normas especficas aplicveis a cada carreira ou cargo, aos servidores que ingressarem no setor pblico, inclusive queles sem vnculo efetivo com a administrao pblica; X - avaliar permanentemente os resultados das aes de capacitao;

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI XI - elaborar o plano anual de capacitao da instituio, compreendendo as definies dos temas e as metodologias de capacitao a serem implementadas; XII - promover entre os servidores oportunidades de capacitao; e ampla divulgao das

XIII - priorizar, no caso de eventos externos de aprendizagem, os cursos ofertados pelas escolas de governo, favorecendo a articulao entre elas e visando construo de sistema de escolas de governo da Unio, a ser coordenado pela Escola Nacional de Administrao Pblica - ENAP.

Vamos ver uma questo sobre isso:

7 (Elaborada) Entre as diretrizes da Poltica Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, encontra-se a de incentivar e apoiar o servidor pblico em suas iniciativas de capacitao voltadas para o desenvolvimento das competncias institucionais e individuais. Incentivar e apoiar o servidor pblico em suas iniciativas de capacitao voltadas para o desenvolvimento das competncias institucionais e individuais exatamente a diretriz expressa no inciso I do art. 3. Item CERTO

II.II Escolas de Governo As escolas de governo so as instituies destinadas, precipuamente, formao e ao desenvolvimento de servidores pblicos, includas na estrutura da administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional (art. 4). Elas tambm tm a funo de identificar das necessidades de capacitao dos rgos e das entidades, que devero ser consideradas na programao de suas atividades.

II.III Instrumentos da Poltica Nacional de Desenvolvimento de Pessoal

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI A Poltica Nacional de Desenvolvimento de Pessola possui 3 (trs) instrumentos, segundo o art. 5:

I - plano anual de capacitao; II - relatrio de execuo do plano anual de capacitao; III - sistema de gesto por competncia.

Os rgos e entidades da administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional devero incluir em seus planos de capacitao aes voltadas habilitao de seus servidores para o exerccio de cargos de direo e assessoramento superiores, as quais tero prioridade nos programas de desenvolvimento de recursos humanos (art. 6). Vamos ver uma questo sobre isso:

8 (ESAF) SUSEP (2010) Analista Tcnico: Administrao e Finanas (Adapstada) O Decreto n. 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, instituiu a Poltica e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional. So instrumentos da Poltica Nacional de Desenvolvimento de Pessoal: o plano anual de capacitao; o relatrio de execuo do plano anual de capacitao; e o sistema de gesto por competncia. Segundo o art. 5, os 3 (trs) instrumentos descritos no item so exatamente os instrumentos da PNDP: plano anual de capacitao (inciso I), relatrio de execuo do plano anual de capacitao (inciso II) e sistema de gesto por competncia (inciso III). Item CERTO.

II.IV Comit Gestor Vamos ver quais so as competncias do Comit Gestor da Poltica Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, segundo o art. 7:

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI I - avaliar os relatrios anuais dos rgos e entidades, verificando se foram observadas as diretrizes da Poltica Nacional de Desenvolvimento de Pessoal; II - orientar os rgos e entidades da administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional na definio sobre a alocao de recursos para fins de capacitao de seus servidores; III - promover a disseminao da Poltica Nacional de Desenvolvimento de Pessoal entre os dirigentes dos rgos e das entidades, os titulares das unidades de recursos humanos, os responsveis pela capacitao, os servidores pblicos federais e suas entidades representativas; e IV - zelar pela observncia do disposto neste Decreto.

O Comit Gestor da Poltica Nacional de Desenvolvimento de Pessoal composto por representantes dos seguintes rgos e entidades do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto (MPOG), designados pelo Ministro de Estado, segundo o art. 8:

I - Secretaria de Recursos Humanos, que o coordenar; II - Secretaria de Gesto; e III - ENAP.

A Secretaria de Recursos Humanos do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, coordenadora do Comit Gestor, tem a competncia de:

I - desenvolver mecanismos de incentivo atuao de servidores dos rgos e das entidades como facilitadores, instrutores e multiplicadores em aes de capacitao; e II - prestar apoio tcnico e administrativo e os meios necessrios execuo dos trabalhos do Comit Gestor.

Vamos ver uma questo sobre isso:


Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI 9 (Elaborada) Ao Comit Gestor da Poltica Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, que coordenado pela Secretaria de Recursos Humanos do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, compete orientar os rgos e entidades da administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional na definio sobre a alocao de recursos para fins de capacitao de seus servidores. Esse item fez duas afirmaes, ambas verdadeiras. O Comit Gestor da PNDP realmente coordenado pela SRH do MPOG, segundo o art. 8, inciso I. Esse comit realmente tem, entre suas competncias, a de orientar os rgos e entidades na definio sobre a alocao de recursos para fins de capacitao de seus servidores, segundo o art. 7, inciso II. Item CERTO.

II.V Treinamento Regularmente Institudo Treinamento regularmente institudo nada mais do que um evento de capacitao (conceito do art. 2, inciso III). Somente pode ser autorizado o afastamento do servidor para realizao de treinamento regularmente institudo quando o horrio do evento de capacitao inviabilizar o cumprimento da jornada semanal de trabalho do servidor, observados os seguintes prazos, segundo o art. 9:

I - at vinte e quatro meses, para mestrado; II - at quarenta e oito meses, para doutorado; III - at doze meses, para ps-doutorado ou especializao; e IV - at seis meses, para estgio.

II.VI Licena Capacitao Aps 5 (cinco) anos de efetivo exerccio, o servidor poder solicitar ao dirigente mximo do rgo ou entidade onde se encontrar em exerccio a licena capacitao, que uma licena remunerada, por at 3 (trs) meses, para realizao de ao de capacitao (art. 10).

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI A concesso de Licena Capacitao est condicionada: i) ao planejamento interno da unidade organizacional; ii) oportunidade do afastamento; e iii) relevncia do curso para instituio. A licena capacitao pode ser parcelada, desde que a parcela no seja inferior a 30 (trinta) dias. Alm disso, o rgo ou entidade pode custear a inscrio do servidor em aes de capacitao durante a licena capacitao. A licena capacitao tambm pode ser integralmente utilizada para a elaborao de dissertao de mestrado ou tese de doutorado, cujo objeto seja compatvel com o plano anual de capacitao da instituio. Vamos ver uma questo sobre isso:

10 (FCC) TRT 23 Regio (2011) Analista Judicirio: rea Administrativa (Adaptada) Para os fins da licena para capacitao, aps cada quinqunio de efetivo exerccio, o servidor poder solicitar exerccio de licena remunerada, por at trs meses, para participar de curso de capacitao profissional. O item praticamente copiou o que est disposto no caput do art. 10 da PNDP. exatamente assim que funciona a licena para capacitao. Item CERTO.

Ento isso alunos! Esses foram os pontos mais importantes da Lei n. 10.410/2002, que dispe sobre a Carreira de Especialista em Meio Ambiente, e do Decreto n. 5.707/2006, que dispes sobre a Poltica Nacional de Desenvolvimento de Pessoal. Espero ter contribudo para o seu aprendizado e que voc obtenha sucesso nos seus estudos! No se esquea de ler as normas na integra para no deixar nenhum ponto de fora, ok? Fiquem com Deus e at a prxima aula! Bons estudos!

Agora vamos revisar os pontos mais importantes:

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI REVISO:

LEI n. 10.410, DE 11 DE JANEIRO DE 2002

*A Carreira de Especialista em Meio Ambiente composta pelos seguintes cargos: Gestor Ambiental, Gestor Administrativo, Analista Ambiental, Analista Administrativo, Tcnico Ambiental, Tcnico Administrativo e Auxiliar Administrativo. Atribuies do Gestor Ambiental: i)formulao das polticas nacionais de meio ambiente e dos recursos hdricos; ii) estudos e proposio de instrumentos estratgicos para a implementao das polticas nacionais de meio ambiente, bem como para seu acompanhamento, avaliao e controle; e iii) desenvolvimento de estratgias e proposio de solues de integrao entre polticas ambientais e setoriais, com base nos princpios e diretrizes do desenvolvimento sustentvel. Atribuies do Analista Ambiental: i) regulao, controle, fiscalizao, licenciamento e auditoria ambiental; ii) monitoramento ambiental; iii) gesto, proteo e controle da qualidade ambiental; iv) ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros; v) conservao dos ecossistemas e das espcies neles inseridas, incluindo seu manejo e proteo; e vi) estmulo e difuso de tecnologias, informao e educao ambientais. Atribuies do Tcnico Ambiental: i) prestao de suporte e apoio tcnico especializado s atividades dos Gestores e Analistas Ambientais; ii) execuo de atividades de coleta, seleo e tratamento de dados e informaes especializadas voltadas para as atividades finalsticas; iii) orientao e controle de processos voltados s reas de conservao, pesquisa, proteo e defesa ambiental; e iv) fiscalizao, desde que designados por ato prprio da autoridade ambiental. Atribuies do Analista e Gestor Administrativo: exerccio de todas as atividades administrativas e logsticas relativas ao exerccio das competncias constitucionais e legais, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponveis para a consecuo dessas atividades. Atribuies do Tcnico Administrativo: atuao em atividades administrativas e logsticas de apoio relativas ao exerccio das competncias constitucionais e legais, fazendo uso de equipamentos e recursos disponveis para a consecuo dessas atividades.
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Atribuies do Auxiliar Administrativo: desempenho das atividades administrativas e logsticas de nvel bsico, relativas ao exerccio das competncias constitucionais e legais, fazendo uso de equipamentos e recursos disponveis para a consecuo dessas atividades Escolaridade mnima exigida para cada cargo: 1- Analista e Gestor Ambiental: curso superior completo ou equivalente. 2 Analista e Gestor Administrativo: curso superior, com habilitao especfica definida em edital do concurso. 3 Tcnico Ambiental: nvel mdio (segundo grau) ou curso tcnico equivalente. 4 Tcnico Administrativo: nvel mdio (segundo grau) ou curso tcnico com formao especfica, se for o caso, definida no edital do concurso. Progresso: a passagem do servidor para um padro de vencimento bsico imediatamente superior. 2 formas: 1 - por merecimento: quando o servidor for habilitado em avaliao de desempenho funcional. O interstcio entre os padres corresponder a 1 (um) ano. 2- por antigidade: se em 3 avaliaes de desempenho subseqentes, no forem obtidos os ndices exigidos para a progresso funcional por merecimento. Critrios da Avaliao de desempenho: i)cumprimento das normas de procedimentos e de conduta no desempenho das atribuies do cargo; ii) produtividade no trabalho, com base em padres previamente estabelecidos de qualidade e economicidade; iii) assiduidade; iv) pontualidade; v) disciplina. Promoo: a passagem do servidor do ultimo padro de uma classe para o primeiro padro da classe imediatamente superior. Requisitos para promoo: avaliao funcional para a progresso + curso de capacitao especfico.

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI DECRETO n. 5.707, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2006

Finalidades de Poltica Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP): i) melhoria da eficincia, eficcia e qualidade dos servios pblicos prestados ao cidado; ii) desenvolvimento permanente do servidor pblico; iii) adequao das competncias requeridas dos servidores aos objetivos das instituies, tendo como referncia o plano plurianual; iv) divulgao e gerenciamento das aes de capacitao; e v) racionalizao e efetividade dos gastos com capacitao. Instrumentos da PNDP: i) plano anual de capacitao; ii) relatrio de execuo do plano anual de capacitao; iii) sistema de gesto por competncia. Competncias do Comit Gestor: i) avaliar os relatrios anuais dos rgos e entidades, verificando se foram observadas as diretrizes da PNDP; ii) orientar os rgos e entidades na definio sobre a alocao de recursos para fins de capacitao de seus servidores; iii) promover a disseminao da PNDP entre os dirigentes dos rgos e das entidades, os titulares das unidades de recursos humanos, os responsveis pela capacitao, os servidores pblicos federais e suas entidades representativas. Composio do Comit Gestor: representantes da: i) Secretaria de Recursos Humanos, que o coordenar; ii) Secretaria de Gesto; e iii) ENAP. Afastamento para Realizao de Treinamento Regularmente Institudo: quando o horrio do evento de capacitao inviabilizar o cumprimento da jornada. Prazos: i) at 24 meses, para mestrado; ii) at 48 meses para doutorado; iii) at 12 meses, para ps-doutorado ou especializao; e iv) at 6 meses, para estgio. Licena Capacitao: licena remunerada, Aps 5 (cinco) anos de efetivo exerccio, por at 3 (trs) meses, para realizao de ao de capacitao.

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI QUESTES:

1 (Elaborada) O Tcnico Ambiental no pode, em nenhuma hiptese, executar atividades de fiscalizao.

2 (Elaborada) O Analista Ambiental, entre outras atribuies, possui a de formulao das polticas nacionais de meio ambiente e dos recursos hdricos afetas melhoria da qualidade ambiental e uso sustentvel dos recursos naturais.

3 (CESPE) STM (2011) Tcnico Judicirio Segurana (Adaptada) O desenvolvimento dos servidores nos cargos de provimento efetivo da Carreira de Especialista em Meio Ambiente d-se mediante promoo e progresso funcional; esta consiste na movimentao do servidor do ltimo padro de uma classe para o primeiro padro da classe seguinte, e aquela ocorre em uma mesma classe, de um padro para o seguinte .

4 (CESPE) TJDFT (2008) Tcnico Judicirio rea Administrativa (Adaptada) A promoo a movimentao do servidor do ltimo padro de uma classe para o primeiro padro da classe seguinte, observado o interstcio de um ano em relao progresso funcional imediatamente anterior, dependendo, cumulativamente, do resultado de avaliao de desempenho funcional e da participao em curso de capacitao especificamente voltado para esta finalidade.

5 (CESPE) MMA (2011) Analista Ambiental (Adaptada) Na gesto por competncias os conhecimentos e as habilidades demonstradas pelo indivduo garantem o desempenho e o desenvolvimento das atividades organizacionais.
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI 6 (CESPE) MMA (2011) Analista Ambiental Entre as finalidades da poltica nacional de desenvolvimento de pessoal para os rgos e entidades da administrao pblica federal direta, incluem-se a melhora da eficincia, da eficcia e da qualidade dos servios pblicos prestados ao cidado; a promoo do desenvolvimento permanente do servidor pblico; e a adequao das competncias requeridas dos servidores aos objetivos das instituies.

7 (Elaborada) Entre as diretrizes da Poltica Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, encontra-se a de incentivar e apoiar o servidor pblico em suas iniciativas de capacitao voltadas para o desenvolvimento das competncias institucionais e individuais.

8 (ESAF) SUSEP (2010) Analista Tcnico: Administrao e Finanas (Adaptada) O Decreto n. 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, instituiu a Poltica e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional. So instrumentos da Poltica Nacional de Desenvolvimento de Pessoal: o plano anual de capacitao; o relatrio de execuo do plano anual de capacitao; e o sistema de gesto por competncia.

9 (Elaborada) Ao Comit Gestor da Poltica Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, que coordenado pela Secretaria de Recursos Humanos do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, compete orientar os rgos e entidades da administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional na definio sobre a alocao de recursos para fins de capacitao de seus servidores.

10 (FCC) TRT 23 Regio (2011) Analista Judicirio: rea Administrativa (Adaptada) Para os fins da licena para capacitao, aps cada quinqunio de efetivo exerccio, o servidor poder solicitar exerccio de licena
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA: ANALISTA ADMINISTRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI remunerada, por at trs meses, para participar de curso capacitao profissional.

de

GABARITO:

1 E, 2 E, 3 E, 4 C, 5 E, 6 C, 7 C, 8 C, 9 C, 10 C.

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai