Anda di halaman 1dari 16

Para a disciplina de AVALIAO PSICOLGICA Regime PsLaboral

Docente Dr Susana Moreira Discentes: Tnia Dias Susana Francisco Maria Jos Gomes Manuel Batoca

17-06-2011

Introdua o

O envelhecimento populacional hoje um fenmeno universal, caracterstico

tanto dos pases desenvolvidos como, de modo crescente, do Terceiro Mundo. J em 1960, mais de metade das pessoas com mais de 65 anos vivia em pases do Terceiro Mundo. Embora sempre tenha havido, na histria humana, casos de rara longevidade, bastar compararmos a esperana de vida no incio do sc. XX com a esperana de vida na actualidade para vermos o quanto a generalizao do envelhecimento parece ser um fenmeno recente, ao qual mesmo os pases mais ricos esto ainda a tentar adaptar-se. No entanto, no que se refere ao envelhecimento populacional, os pases desenvolvidos diferem substancialmente dos subdesenvolvidos, j que os mecanismos que levam a tal envelhecimento so distintos. Na Europa, por exemplo, o aumento da esperana mdia de vida j havia sido substancial poca em que ocorreram importantes conquistas do conhecimento mdico. Este facto pode ser ilustrado pelo clssico exemplo da reduo da mortalidade por tuberculose. Nos Estados Unidos, no incio do sculo XX, a taxa de mortalidade atravs desta doena era de 194 mortos por cada 100000 indivduos num ano. Em 1925, a taxa estava reduzida a metade e, a partir de 1940, foi novamente cortada ao meio. Comparando os dias de hoje com os de 1900, nos Estados Unidos, verificou-se uma reduo de 99%. A principal razo associada a este declnio a elevao do nvel de vida da populao, traduzido pela urbanizao adequada das cidades, melhoria nutricional, alterao dos nveis de higiene pessoal, melhores condies sanitrias em geral e, particularmente, condies ambientais no trabalho e nas residncias muito melhores do que anteriormente. Nos pases do Terceiro Mundo, por outro lado, o aumento substancial na esperana mdia de vida pode ser observado a partir de 1960. Desde ento at ao ano de 2020, as estimativas so de um crescimento bastante acentuado a esperana mdia de vida nesses sessenta anos ter aumentado mais de 23 anos, atingindo os 68,9 anos em 2020. No mesmo perodo, no entanto, o aumento nos pases desenvolvidos ser comparativamente muito menor, passando de 69,8 anos, em 1960 para 77,2 em 2020. Importa ainda sublinhar que a esperana mdia de vida da mulher maior do que a do homem, sobretudo nos pases desenvolvidos uma diferena de 7,4 anos em 2000 (Mulher: 79,7 anos; Homem: 72,3 anos). J nos pases menos desenvolvidos essa diferena bem menor 2,7 anos (Mulher: 64,6 anos; Homem: 61,9 anos).
1

O envelhecimento da populao um fenmeno de amplitude mundial. A OMS (Organizao Mundial de Sade) prev que em 2025 existiro 1.200 milhes de pessoas com mais de 60 anos, sendo que os muito idosos (com 80 ou mais anos) constituem o grupo etrio de maior crescimento. Ainda de acordo com a mesma fonte a maior parte dessas pessoas (aproximadamente 75%) vive nos pases desenvolvidos. Portugal no excepo a este panorama. De acordo com os dados mais recentes do INE (Instituto Nacional de Estatstica), entre 1960 e 1998 o envelhecimento da populao portuguesa traduziu-se por um decrscimo de 35,1% da populao jovem (entre os 0 e os 14 anos) e um incremento de 114,4% da populao idosa (65 anos ou mais). Em 1998 existiriam perto de 600.000 pessoas com 75 ou mais anos e cerca de 1.500 milhares com 65 anos ou mais. um dado adquirido que os idosos no cessaro de aumentar em valor absoluto e em importncia relativa, prevendo-se que ultrapassem os jovens entre os anos 2010 e 2015. O peso dos idosos atingir os 18,1% em 2020, enquanto a proporo de jovens diminuir para 16,1%. Paralelamente assistir-se- ao aumento da proporo da populao com 75 anos ou mais que se elevar a 7,7% em 2020 (contra 5,6% em 1995). A populao idosa, tal como se verifica na generalidade dos pases, tambm em Portugal tem uma percentagem superior de mulheres. As estimativas de 1998 do INE indicavam que na populao com 65 ou mais anos, 59,1% eram mulheres. Paralelamente, a esperana mdia de vida no sexo feminino superior; verificase que as mulheres com 65 anos vivem em mdia mais 3 anos e meio do que os homens (os homens vivem mais 14,4 anos, e as mulheres 17,9 anos). Os dados dos censos mais recentes realizados em Portugal (1991 uma vez que os de 2011 ainda no so conhecidos) revelavam que 97,5% dos idosos viviam em famlias clssicas e 2,5% em lares de idosos (ou em famlias de acolhimento). Entre as famlias que incluam idosos verificava-se que 15% eram compostas s por idosos e 8% eram idosos sozinhos. Isto , em Portugal a tendncia para que os idosos se mantenham com as famlias. Em termos das desordens psiquitricas em idosos, as mais comuns so os transtornos do humor, sendo responsveis pela perda de autonomia e pelo agravamento de quadros patolgicos preexistentes. Entre eles, a depresso a mais frequente e est associada ao maior risco de mortalidade, ao aumento na utilizao dos servios de sade, negligncia no auto-cuidado, adeso reduzida nos regimes teraputicos e a maior risco de suicdio.
2

Os factores responsveis pelo envelhecimento da populao so variados mas, tm especial referncia o declnio tanto das taxas de natalidade, como de mortalidade. Este progressivo envelhecimento da populao sinnimo de que tem aumentado de forma significativa o nmero de pessoas idosas e, com esse aumento, a experincia de estar no mundo onde a adaptao, a boa sade e o sucesso dos mais velhos parecem ser constantemente desafiados pelos padres vigentes numa cultura dominada por esteretipos que valorizam os smbolos da juventude. Constata-se, assim, que o envelhecimento da populao portuguesa est a fazer emergir problemas sociais novos, muitos dos quais ainda no so visveis ou no esto esquematizados. Um desses problemas a discriminao social veiculada atravs de comportamentos, atitudes e preconceitos presentes nas interaces dirias com pessoas idosas e/ou difundidos atravs dos meios de comunicao. Assim, cumpre-nos estar atentos populao mais idosa e aos seus problemas especficos. A obteno de dados de caracterizao da qualidade de vida e bem-estar dos idosos, do ponto de vista dos prprios, um dado que pode ser fundamental para dinamizar medidas adequadas a essa populao que permitam o alcanar de um envelhecimento bem sucedido. (Sousa, Galante, & Figueiredo, 2003). O conceito de autonomia, como forma de quantificar a qualidade de vida, tambm deve ser ponderado. No entanto, vrias so as reas da vida que devem ser tidas em considerao para classificar o conceito de qualidade de vida. De acordo com Sousa, Galante e Figueiredo (2003) Os modelos de qualidade de vida vo desde a satisfao com a vida ou 'bem-estar social a modelos baseados em conceitos de independncia, controle, competncias sociais e cognitivas. Smith considera que o conceito de bemestar mudou a partir de meados do sculo XX. At a significava, apenas, disponibilidade de bens materiais (comida, casa de banho, casa aceitvel, acesso a servios de sade e de aco social, dinheiro suficiente). Actualmente relaciona-se, tambm, com dimenses menos tangveis (sentido de segurana, dignidade pessoal, oportunidades de atingir objectivos pessoais, satisfao com a vida, alegria, sentido positivo de si). A noo de qualidade de vida tambm passa pela mesma alterao, engloba os recursos e o direito a gozar a vida. (p. 365) Com este trabalho de Avaliao Psicolgica pretendemos dar um primeiro passo na ateno que os mais idosos nos devem merecer. Comearemos por aplicar uma entrevista cujo guio foi por ns idealizado conjuntamente com o EASY-Care (Elderly Assessment System/Sistema de avaliao de idosos) uma vez que esta escala pretende ajudar os tcnicos a melhorar os cuidados que
3

prestam ao idoso, todavia os dados obtidos podem, ainda, ser utilizados para avaliar problemas diversificados na populao, necessidades e objectivos, que auxiliam a gesto dos servios, a investigao e a formulao de politicas. (Sousa, Galante, & Figueiredo, 2003) Aplicaremos, tambm, a AVALIAO BREVE DO ESTADO MENTAL e A ESCALA DE DEPRESSO GERITRICA ou GDS, do Grupo de estudos de envelhecimento cerebral e demncia. Finalizaremos a aplicao de Instrumentos com a WAIS (Wechsler Adult Intelligence Scale), com a qual se pretende medir a Inteligncia do avaliado. Com toda esta panplia de instrumentos, pretendemos recolher elementos que nos permitam obter indicadores mais fortes do estado mental do idoso que nos propomos avaliar, da sua capacidade de autonomia, da existncia ou no de eventuais aspectos depressivos e da sua capacidade intelectual, ou seja, pretendemos aferir qual o su posicionamento em diversas categorizaes da sua personalidade global. Com a Entrevista Anamnsica e o EASY-Care pretendemos conhecer a informao socio-demogrfica do idoso, as suas principais necessidades e prioridades de sade, o processo de cuidados e a sua eventual necessidade de apoio nas AVDs. Com a Avaliao Breve do Estado Mental pretende-se, como bvio, obter indicadores do estado mental do idoso. Com a Escala de Depresso Geritrica, pretende-se avaliar a presena ou ausncia de sintomas depressivos. Finalmente, com a WAIS (Escala de Inteligncia de Wechsler) deseja-se aferir a capacidade intelectual do idoso. Trata-se de uma Escala composta por catorse sub-testes mas apenas treze foram aplicados. O sub-teste Cdigos/Codificao no foi aplicado em virtude de estarmos perante um idoso analfabeto. Em todas as escalas e instrumentos, algumas que3stes no puderam ser aplicadas visto que o idoso no sabe ler e se encontra institucionalizado.

INSTRUMENTOS

ENTREVISTA ANAMNSICA E EASY-CARE O primeiro instrumento a ser aplicado foi a Entrevista Anamnsia, juntamente com o EASY-Care. Optmos por aplicar os dois em conjunto uma vez que nos pareceu serem complementares. De facto, aspectos que a entrevista no focava, como por exemplo uma concretizao mais elaborada relativamente s AVDs, foram mais aprofundadas pelo outro instrumento. J a Entrevista entrava mais fundo na explorao de todo o historial psico-social, clnico e familiar. Da anlise dos resultados obtidos, podemos concluir que o senhor Manuel no apresenta graves lacunas no mbito da sua autonomia, da realizao das AVDs, do auto-cuidado, da mobilidade, das capacidades sensoriais, auditivas, visuais, gustativas. Todos os dados recolhidos parecem indicar que se trata de um idoso que ainda goza de boa sade fsica e de capacidade de realizao aliadas a um bom auto-conceito. Parece tratar-se de uma pessoa que se sente bem consigo mesmo, que se sente realizado na vida e que no perdeu a capacidade de saborear a vida. O senhor Manuel vive com um sentido de qualidade de vida muito aprecivel e parece ter alcanado um envelhecimento saudvel e bem estruturado. Pela pontuao do EASY-Care no que Pontuao de (In)Dependncia se refere, verificamos que o senhor Manuel obteve um total de dois pontos, sendo isso um ptimo indicador de muito pouca necessidade de apoio e de cuidados. Relativamente ao Risco de Falha de Cuidado, o Senhor Manuel no revelou qualquer risco uma vez que a sua pontuao, neste item, foi de zero pontos. Parece, pois, poder inferir-se que o idoso no corre riscos srios de falha de cuidado. relevante, parece-nos, o facto de o mesmo se encontrar institucionalizado e, portanto, os seus cuidadores terem a preparao e os conhecimentos necessrios para que essas falhas no aconteam. No quadro relativo ao risco de quedas, o senhor Manuel apenas obteve um ponto sendo isso um bom preditor de inexistncia de risco de queda. Pela leitura de toda a entrevista parece-nos poder concluir que o idoso vive um envelhecimento saudvel e harmonioso, mesmo com a perda do cnjuge. Ainda que essa perda o tenha marcado, o seu luto foi, parece, bem vivido e, por isso, ultrapassado. A sua vida de luta, de emigrao, de trabalho, t-lo- preparado para isso.
5

AVALIAO BREVE DO ESTADO MENTAL A Avaliao Breve de Estado Mental um instrumento constitudo por vrias sub-escalas, com o objectivo de avaliar algum transtorno cognitivo. A aplicao deste instrumento dever ser feita individualmente e ter a durao aproximada de 15 minutos. A cada item a que o idoso responda correctamente ser cotada com 1 ponto, as respostas erradas com 0 pontos. A idade aconselhvel para aplicar este instrumento de 65 ou mais anos. Assim sendo, este instrumento foi aplicado a um idoso do sexo masculino de 82 anos, institucionalizado no Lar da Misericrdia de Vieira do Minho Nossa Senhora da Conceio. Convm ressalvar um aspecto importante para a aplicao deste instrumento e que pode condicionar a execuo do mesmo que o facto de o Sr. Manuel ser analfabeto. Na primeira sub-escala, da Orientao, pretende-se avaliar a orientao temporal do idoso. O Sr. Manuel como conseguiu responder correctamente a 7 itens, alcanando assim 7 pontos no tendo, no entanto, respondido correctamente a 3 itens. Na sub-escala da Reteno, pretende-se avaliar a capacidade que o idoso tem em fixar e reter 3 palavras, para percebermos o seu nvel de alerta e ateno. Neste caso o Sr. Manuel no demonstrou qualquer dificuldade na execuo do que lhe foi pedido, conseguindo assim 3 pontos. Na sub-escala da Ateno e Clculo, no qual o objectivo verificar a Ateno e a Capacidade de Clculo do examinado, o Sr. Manuel no conseguiu realizar esta tarefa, obtendo assim 0 pontos. Pesa, aqui, o factro de o senhor Manuel ser analfabeto, como j foi assinalado. Na sub-escala a Evocao, pretende-se que o idoso volta a relembrar e a repetir as palavras que lhe foram ditas na sub-escala da reteno, independentemente da ordem. O Sr. Manuel no conseguiu recordar nenhuma das palavras, obtendo assim 0 pontos. Na ultima sub-escala, subdividida em vrios itens pedido ao idoso que reconhea e identifique num primeiro momento os objectos que lhe so mostrados (3), devido ao sucesso da resposta o Sr. Manuel consegue 3 pontos. De seguida, pedido ao idoso um pequeno exerccio para entender, compreender e executar uma tarefa de 3 passos, com dificuldade e bastante lentido, o Sr. Manuel cumpriu o que lhe foi solicitado, obtendo assim 3 pontos. No item seguinte, pedido ao idoso que leia uma frase e execute o que a mesma diz, o Sr. Manuel por ser analfabeto no teria facilidade
6

nesta tarefa, e apesar de lhe ser lida a frase, ele no fechou os olhos, obtendo assim 0 pontos. O item seguinte no foi realizado pelo facto de o Sr. Manuel ser analfabeto. Por ltimo, pedido que o idoso copie o desenho que lhe mostrado, o sucesso desta tarefa cotado com 1 ponto. Como o desenho do Sr. Manuel estava incorrecto, a cotao foi de 0 pontos. Em suma, com a cotao total das sub-escalas, obtivemos um valor de 16 pontos, ou seja, como superior a 15 pontos, trata-se de um indicador de que o Sr. Manuel no tem defeito no estado mental.

ESCALA DE DEPRESSO GERITRICA Instrumento aplicado a um idoso de 82 anos (Senhor Manuel),

institucionalizado no Lar da Santa Casa da Misericrdia de Vieira do Minho, com a durao aproximada de 30 a 50 minutos. Para a respectiva avaliao foi utilizada a Escala de Depresso Geritrica Geriatric Depression Scale (GDS), que avalia a prevalncia de depresso em Idosos, cuja pontuao consiste na atribuio de 1 ponto para as respostas SIM (12) nas questes 2-4; 6; 8;10-14;16-18;20,22-26,28. E 1 ponto para as respostas NO nas questes (10) 1,5,7,9,15,19,21,27,29,30. O idoso respondeu a um total de 30 questes afirmativas e negativas, consoante se tem sentido de h uma semana a esta parte, sendo estas gravadas. O Senhor ao longo da sesso demonstrou-se bastante activo, receptivo empenhado e motivado a responder adequadamente s questes colocadas, com um pensamento lcido e positivo recordando algumas vivncias de sua vida tanto da sua juventude como da idade adulta. Recordou Ter a preocupao em encontrar uma esposa trabalhadora e encontrou, foi emigrante deixando c a sua esposa, quando regressou, ambos trabalhavam no campo, a esposa comeou a ter problemas de sade, foi nessa altura que ambos optaram por ingressar no Lar da Santa Casa da Misericrdia de Vieira do Minho, falecendo a esposa na referida Instituio. de notar que ao longo da sua vida foi uma pessoa lutadora, dinmico e activo no desempenho das suas actividades tanto como Homem trabalhador, como Marido, como Pai, todas as suas experincias de vida, apesar de no saber ler nem escrever, levaram o Senhor a um bom desenvolvimento cognitivo, sendo uma pessoa que se expressa bastante bem. Depois de colocadas todas as questes se pode concluir que o Idoso possui uma pontuao de 6 pontos, a que corresponde ausncia de depresso, de notar que se encontra com boa capacidade cognitiva para a sua idade. Dado demonstrar ser uma pessoa que consegue enfrentar de forma positiva os problemas com que se depara na sua vida, optando por dar os seus passeios e no se fechar na Instituio, sendo uma das boas estratgias utilizadas pelo Idoso para evitamento de sintomas depressivos.

WAIS - III A aplicao do instrumento foi realizada no dia 6 de Junho de 2011, s 16 horas e demorou 2 horas e 35 minutos. O sr. Manuel compareceu a hora marcada, era no 1 andar, no teve dificuldade em subir os degraus, apesar dos seus 82 anos, bem vestido, aspecto cuidado e muito bem-disposto. Foi-lhe aplicada a WAIS-III (Escala de Inteligncia de Wechsler para Adultos). Este instrumento baseia-se na aplicao de 14 sub-testes: completamento de gravuras, vocabulrio, cdigo-codificao, semelhanas, cubos, aritmtica, matrizes, memria de dgitos, informao, disposio de gravuras, compreenso, pesquisa de smbolos, sequencia de letras e nmeros e composio de objectos. Ao sr. Manuel foram aplicados 13. O sub-teste cdigo-codificao no se realizou em virtude de estarmos perante um idoso analfabeto e sem prtica de escrita. Expliquei-lhe que seriam feitos alguns testes e se estava disposto a faz-los e ele aceitou. No incio mostrou-se ligeiramente nervoso e ansioso. A meio da aplicao notou-se algum desinteresse e ansiedade. Parmos um pouco e falou da sua vida passada, faltavam aplicar ainda 4 sub-testes e aps esta pausa, prosseguimos. O Sr. Manuel teve dificuldade em grande parte dos sub-testes, talvez porque no sabia ler nem escrever, e tambm porque era muito brincalho e bem disposto, o que o distraa. Em alguns sub-testes era notrio que no estava concentrado o suficiente. Ressalve-se que no sub-teste de Compreenso o sr. Manuel teve um desempenho mdio. Teve como resultados de QI/ndice de 73 (na verbal), 57 (realizao) e 62 (na escala completa)

CONCLUSA O/AVALIAA O

Depois de analisados todos os instrumentos que foram aplicados, feitos os

relatrios relativos a cada um e postos todos em confronto, parece-nos que o senhor Manuel, em muitos dos aspectos que foram avaliados se encontra num nvel perfeitamente normativo. Um dos instrumentos, porm, (a WAIS) parece apontar para falhas ao nvel da inteligncia. De facto, apenas na rea da Compreenso o senhor Manuel alcanou o normativo. Nas outras reas avaliadas, ele posicionou-se abaixo da mdia, como se verifica pela pontuao global de 62. Relativamente s outras reas, o idoso parece alcanar a norma e o equilbrio, como nos mostra a Entrevista e o EASY-Care. No revela quaisquer sintomas depressivos e o seu estado mental parece no revelar defeito, de acordo com a avaliao efectuada. Para a anlise do menor desempenho na WAIS cremos, no entanto, que h alguns factores que devem ser tidos em considerao. O primeiro deles ser o meio socio-familiar em que o senhor Manuel se desenvolveu. Antes de mais, porque no obteve escolarizao o que, em nosso entender, condicionou fortemente o seu desenvolvimento intelectual. Depois, porque o meio socio-econmico em que evoluiu no perodo de maior aprendizagem e desenvolvimernto intelectual, o senhor Manuel esteve integrado numa sociedade rural muito pouco desenvolvida. Ainda, durante a realizao da prova, o sr. Manuel esteve algo desconcentrado, por vezes ansioso e nem sempre com a real compreenso do que se pretendia com aquela aplicao pelo que, em alguns momentos, se desinteressou da prova. E, por ltimo mas no menos importante, a Instituio em que o senhor Manuel se encontra inserido no prov, segundo palavras do prprio, os seus utentes com actividades quer fsicas quer mentais para um saudvel envelhecimento. No h actividades ldicas, no h actrividades literrias, de desporto, de teatro, em suma, de arte, que leve os utentes a manterem-se intelectual e/ou fisicamente activos. Alis, um comentrio de um dos elemenos do grupo, apas a aplicao do instrumento e uma pequena pausa dentro da Instituio foi: Isto parece um asilo!, ou seja, os utentes esto ali despejados e sem qualquer actividade. Claro que esse abandono no promove o desenvolvimento nem a preservao de capacidades intelectuais.
10

por isso que este trabalho foi simultaneamente gratificante e mortificador. Gratificante porque foi muito agradvel poder trabalhar com um idoso to dinmico, to desejoso de cooperar, to interessado em ajudar. Mortificador porque a toda esta vitalidade, a instituio responde com o marasmo, com a paralisia, com o inanismo.

11

Para a construo deste trabalho de grupo, deparmo-nos com aspectos positivos e outros nem tanto. Relativamente aos aspectos positivos, cabe-nos ressaltar a enorme

Relato rio de grupo

disponibilidade e esprito de colaborao do idoso avaliado. Da parte da instituio e do seu psiclogo residente, tambm devemos enaltecer a boa cooperao e abertura. A novidade apresentada pelos instrumentos aplicados foi altamente motivadora, ainda que, por vezes, se tenham revelado algo difceis na sua aplicao, nomeadamente a WAIS. A construo da entrevista anamnsica e a descoberta de novos instrumentos, nomeadamente o EASY-Care, contribuiram para o acrscimo de vontade de aprender mais em Avaliao Psicolgica. O mundo novo em que mergulhmos foi uma descoberta excitante. No entanto, o grupo no funcionou bem, enquanto tal. Foi um grupo muito disperso e com pouco esprito grupal. Felizmente, na parte final do semestre, conseguimos tornear esse handicap e aplicar adequada e equitativamente todos os instrumentos programados. S por isso, teria valido a pena. Acresce, porm, que, para alm dessa vitria, ainda conseguimos um bom encontro final para, agora sim, como um bom grupo, finalizarmos este trabalho. Os instrumentos foram distribudos, aplicados e analisados assim: Entrevista e EASY-Care Manuel; Avaliao Breve do Estado Mental Tnia; Escala de Depresso Geritrica Maria Jos; WAIS-III Susana. Cabe-nos, ainda, lamentar as condies em que os idosos da instituio visitada se encontram. No, certamente, as condies materiais, que so boas, mas as condies de apoio ao nvel do acompanhamento de qualidade de vida intelectual, cognitiva, mental. No se realizam actividades quotidianas de jogo, de interesse literrio, de apoio nas artes. Ser que se realizam, alguma vez? Essa parte do trabalho no nos deixou bem impressionados. Aqui fica uma tarefa para os/as futuros(as) psiclogos(as).

12

Bibliografia
Barreto, A. (1995). Portugal na periferia do centro: mudana social, 1960 a 1995. Anlise Social, XXX(134), pp. 841-855. Ferreira-Alves, J., & Novo, R. F. (2006). Avaliao da discriminao social de pessoas idosas em Portugal. International Journal of Clinical and Health Psychology, 6(1), pp. 65-77. Kalache, A., Veras, R. P., & Ramos, L. R. (1987). O envelhecimento da populao mundial. Um desafio novo. Rev. Sade Pb lica, 21(3), pp. 200-10. Paradela, E. M., Loureno, R. A., & Veras, R. P. (2005). Validao da escala de depresso geritrica em ambulatrio geral. Rev Sade Pblica, 39(6), pp. 91823. Sousa, L., Galante, H., & Figueiredo, D. (Jun de 2003). Qualidade de vida e bem-estar dos idosos: um estudo exploratrio na populao portuguesa. Rev Sade Pblica, 37(3), pp. 364-71.

13

ANEXOS

14

NDICE

Anexos ............................................................................................................................ 15 Avaliao breve do estado mental .................................................................................... 7 Bibliografia ..................................................................................................................... 14 Concluso/avaliao ....................................................................................................... 11 Entrevista anamnsica e easy-care ................................................................................... 5 Escala de depresso geritrica .......................................................................................... 9 Instrumentos ..................................................................................................................... 5 Introduo ......................................................................................................................... 1 Relatrio de grupo ......................................................................................................... 13 Wais - III ................................................................................................................................................ 10

15

Anda mungkin juga menyukai