Anda di halaman 1dari 3

1. O vero de 1994 foi particularmente quente nos EUA.

A diferena entre a mxima temperatura e a mnima do inverno anterior foi de 60C. Qual o valor desta diferena na escala Fahrenheit? 2. L-se no jornal que a temperatura em certa cidade da Rssia atingiu, no inverno, o valor de 14F. Qual o valor dessa temperatura na escala Celsius? 3. A temperatura mdia do corpo humano 36C. Determine o valor dessa temperatura na escala Fahrenheit? 4. Uma estudante de enfermagem observa que a temperatura de certo paciente variou, 5C. A variao correspondente na escala Fahrenheit ser de ....................................... 5. Transforme: a) b) c) d) e) f) g) h) 50F em C: 47C em F: 104F em C: 10C em F: 25C em K: 292 K em F: 100F em K: 32F em C:

6. No Rio de Janeiro, a temperatura ambiente chegou a atingir, no vero de 1998, o valor de 49C. Qual seria o valor dessa temperatura, se lida num termmetro na escala Fahrenheit? 7. Um termmetro graduado na escala Fahrenheit, acusou, para a temperatura ambiente em um bairro de Belo Horizonte, 64F. Expresse essa temperatura na escala Celsius. 8. O que um termmetro? 9. Voc acha seguro comparar a temperatura de dois corpos atravs do tato? Explique sua resposta com um exemplo. 10. Um corpo se encontra na temperatura de 27C. Determine o valor dessa temperatura em Kelvin? 11. Um doente est com febre de 42C. Qual sua temperatura expressa na escala Kelvin? 12. Uma pessoa tirou sua temperatura com um termmetro graduado na escala Kelvin e encontrou 312 K. Qual o valor de sua temperatura na escala Celsius?

13. Um gs solidifica-se na temperatura de 25 K. Qual o valor desse ponto de solidificao na escala Celsius? 14. Um cobertor de l serve para: ( ) reduzir a transferncia de calor do corpo para o ambiente. ( ) sendo bom condutor de calor,colabora na diminuio da temperatura corporal. 15. Qual o principal processo de propagao de calor envolvido em cada um dos seguintes casos: a) Aquecimento da gua em uma panela ............................................................ b) Aquecimento de uma barra de ferro ............................................................... c) Aquecimento de uma pessoa exposta ao Sol ................................................... 16. Um estudante afirmou que se espetarmos um prego comprido em uma batata ela cozinha mais rpido? Por qu? 17. Se pisarmos direto no ladrilho do banheiro vamos sentir que o cho est mais frio do que se usarmos um tapete. Como voc explica isso? 18. Se enrolarmos um cubo de gelo com um tecido grosso, ele demora mais a derreter. Explique esse fato. 19. Os corpos abaixo so bons ou maus condutores de calor: a) b) c) d) e) Prata: Plstico: Cobre: Ar: Madeira: f) Ferro: g) Vidro: h) gua: i) Isopor:

20. Uma pessoa segura uma xcara de caf quente nas mos e outra segura um copo com gua gelada. Qual o sentido da transmisso do calor em cada caso? Justifique. 21. Um estudante disse que quando se encosta a mo no gelo, o frio do gelo passa para a mo. Critique a afirmao desse estudante. 22. O espao entre dois trilhos consecutivos de uma estrada de ferro : ( ) menor no vero ( ) maior no vero

23. Um aquecedor eltrico aquece o ambiente por : ( ) irradiao ou conveco ( ) conduo e irradiao 24.

Anda mungkin juga menyukai