Anda di halaman 1dari 2

Cpia no autorizada

NOV 1997

NBR 14013

ABNT-Associao Brasileira de Normas Tcnicas


Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 - 28 andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX (021) 210 -3122 Fax: (021) 240-8249/532-2143 Endereo Telegrfico: NORMATCNICA

Aquecedores instantneos de gua e torneiras eltricas - Determinao da potncia eltrica - Mtodo de ensaio

Copyright 1997, ABNTAssociao Brasileira de Normas Tcnicas Printed in Brazil/ Impresso no Brasil Todos os direitos reservados

Origem: Projeto 03:515.03-010:1997 CB-03 - Comit Brasileiro de Eletricidade CE-03:515.03 - Comisso de Estudo de Desempenho de Aparelhos Eletrodomsticos Fixos de Aquecimento de gua NBR 14013 - Instantaneous water heaters and electric taps - Determination of the electric power - Method of test Descriptors: Instantaneous water heater. Electric tap Vlida a partir de 29.12.1997 Palavras-chave: Aquecedor instantneo de gua. Torneira eltrica 2 pginas

Prefcio
A ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas - o Frum Nacional de Normalizao. As Normas Brasileiras, cujo contedo de responsabilidade dos Comits Brasileiros (CB) e dos Organismos de Normalizao Setorial (ONS), so elaboradas por Comisses de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratrios e outros). Os Projetos de Norma Brasileira, elaborados no mbito dos CB e ONS, circulam para Votao Nacional entre os associados da ABNT e demais interessados.

2.1.1 Instalao hidrulica 2.1.1.1 A instalao deve ter capacidade de fornecer gua

em escoamento forado, regime permanente, vazo de no mximo 0,5 L/s e presso de no mximo 100 kPa. A presso deve se apresentar estvel, permitindo funcionamento adequado dos instrumentos utilizados no ensaio. Para garantia desta estabilidade, recomenda-se o emprego de reservatrio elevado com nvel de gua constante ou, ento, o uso de vlvula reguladora de presso ou tanque de amortecimento em sistemas de pressurizao da gua com bombas hidrulicas.
2.1.1.2 A gua fornecida durante os ensaios deve apre-

1 Objetivo
1.1 Esta Norma prescreve o mtodo para determinao da potncia eltrica, referida tenso nominal, em aquecedores instantneos de gua e torneiras eltricas, utilizados em edificaes. 1.2 Esta Norma aplica-se a cada uma das potncias disponveis nos aparelhos, mediante manobra de dispositivo de seleo.

sentar temperatura estvel, permitindo medies de at 0,1C. No h necessidade de ajustar a temperatura da gua na alimentao dos aparelhos a qualquer valor ou faixa de valores prefixados. A gua pode estar temperatura compatvel com as condies ambientais.
2.1.1.3 Para o controle de vazo de aquecedores instant-

neos de gua, deve ser instalado um registro na sada do aparelho.


2.1.2 Instalao eltrica 2.1.2.1 A instalao deve ser capaz de fornecer corrente

2 Aparelhagem
2.1 Bancada de ensaio A bancada consiste nas instalaes hidrulicas e eltricas necessrias para a realizao do ensaio. Os aparelhos so instalados obedecendo s exigncias e recomendaes do fabricante. Para estas instalaes se aplicam as restries estabelecidas em 2.1.1 e 2.1.2.

alternada substancialmente senoidal, com 60 Hz de freqncia e no mnimo 50 A de intensidade, em regime permanente, nas tenses nominais de 127 V e 220 V.
NOTA - Eventuais distores harmnicas de forma de onda da corrente no devem superar 5%.

Cpia no autorizada

NBR 14013:1997

2.1.2.2 Para execuo dos ensaios, a tenso de alimentao deve ser estabilizada nos valores padronizados, permitindo variaes de 1 V. 2.1.2.3 A instalao deve dispor de dispositivos para mano-

3.2.4 Proceder leitura da tenso (E) e da corrente eltrica

(I).
3.2.5 Calcular o valor da potncia eltrica atravs da

seguinte frmula: En2 x I E

bra e proteo da alimentao eltrica dos aparelhos. 2.2 Instrumentos de medida Para realizao dos ensaios abordados nesta Norma, so necessrios os instrumentos caracterizados a seguir, os quais esto separados pela grandeza a medir. Outros instrumentos de medida, necessrios para a monitorao dos ensaios, no so apresentados.
2.2.1 Intensidade de corrente

P = onde:

P a potncia eltrica referida tenso nominal, em watts; En a tenso nominal (127 V ou 220 V); E a tenso medida, em volts; I a corrente eltrica medida, em ampres.
3.2.6 Repetir o procedimento de 3.2.4 e 3.2.5, de modo a

Para medio da intensidade de corrente que atravessa o aparelho durante seu funcionamento, deve ser usado instrumento com faixa de leitura entre 0 A a 50 A e com resoluo de 0,1 A.
2.2.2 Tenso eltrica

obter trs valores para a potncia eltrica. Calcular a mdia aritmtica destes valores.

Para medio da tenso na alimentao do aparelho, deve ser usado instrumento com faixa de leitura entre 0 V e 300 V e com resoluo de 0,1 V.
2.2.3 Vazo

4 Resultados
O relatrio de ensaio contendo os resultados deve consignar as informaes descritas em 4.1 a 4.4. 4.1 Identificao do aparelho A completa identificao do aparelho ensaiado deve abranger os seguintes dados: a) nome do fabricante; b) marca do fabricante (quando houver); c) modelo do aparelho; d) potncia nominal; e) tenso nominal. 4.2 Identificao da potncia determinada Deve ser indicada a posio do seletor de potncia que foi objeto do ensaio 4.3 Resultados obtidos

Para medio da vazo que atravessa o aparelho durante seu funcionamento, deve ser usado um sistema que permita medies de at 0,5 L/s e com resoluo de 0,001 L/s.

3 Execuo do ensaio
3.1 Corpo-de-prova O corpo-de-prova se constitui em um aparelho instalado conforme as instrues e exigncias do fabricante. Considerar a necessidade da instalao de engates e/ou outros acessrios que acompanham os aquecedores instantneos de gua. 3.2 Procedimento
3.2.1 Instalar o corpo-de-prova na bancada de ensaio des-

crita em 2.1, mantendo desligado o dispositivo de alimentao eltrica.


3.2.2 Quando disponvel, comutar a potncia do aparelho

para a condio desejada


3.2.3 Regular o fornecimento de gua para a vazo de

0,05 L/s e acionar o dispositivo de alimentao eltrica, mantendo o sistema em funcionamento por no mnimo 5 min, antes de se iniciarem as leituras.
NOTA - Caso algum dispositivo de segurana atue durante o ensaio, na vazo de 0,05 L/s, diminuir a temperatura da gua na entrada do aparelho ou aumentar a vazo, de forma que o dispositivo mantenha o aparelho eletricamente em funcionamento. Caso o aparelho ainda no funcione eletricamente, encerrar o ensaio e anotar no relatrio de ensaio: "no funciona nas condies estabelecidas", descrevendo o ocorrido.

Devem ser apresentados os valores medidos da tenso e da corrente, os valores calculados da potncia e o valor da mdia aritmtica desta ltima. Esta mdia a potncia eltrica do aparelho ensaiado, que deve ser expressa em watts, com pelo menos dois algarismos significativos. 4.4 Outras informaes Alm das informaes anteriores, devem ser apresentados: a) referncia a esta Norma; b) local e data do ensaio.

Anda mungkin juga menyukai