Anda di halaman 1dari 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS CURSO DE MUSEOLOGIA FCH 337 - CLASSIFICAO E DOCUMENTAO PROF.

: ROSANA ANDRADE DIAS DO NASCIMENTO

TICA DE AQUISIES (Publicao do International Council of Museuns)

Em abril de 1970 um grupo de peritos do ICOM(Conselho Internacional de Museus) se reuniu em Paris , para estudar o problema das regras de tica concernentes as aquisies dos museus. Como resultado deste encontro , foram adotadas pelo ICOM diversas recomendaes, baseados nos seguintes princpios: Qualquer que seja a especialidade ou categoria do Museu, qualquer que seja o lugar em ele se situe no mundo, certos princpios ticos e de integridade profissional devem ser aplicados por aqueles que so encarregados das aquisies. Isto significa que a origem de todo objeto a ser adquirido, qualquer que seja a sua natureza, deve ser documentado devidamente. Este princpio serve no s para o objeto artstico, como tambm, para o arqueolgico, etnolgico, histrico ou pertencente as cincias naturais. RECOMENDAES DO ICOM 1. O Museu hoje no mais um simples depsito de objetos. Ele tem por misso adquirir objetos dentro do programa especfico de: a) pesquisa cientfica; b) educao; c) preservao; d) valorizao da herana nacional e internacional, natural e cultural 2. Alguns museus podem cobrir todos os itens deste vasto programa, enquanto que outros se especializam em certos pontos. Em conseqncia disto, um objeto s ser adquirido se ele estiver enquadrado dentro dos objetivos do museu tal como foram descritos no programa citados. O objeto que se pretenda adquirir pode ser enquadrado num vasto esquema de categorias, cujos extremos podem ser assim definidos:

3.

a) Objetos reconhecidos pela cincia ou pela comunidade na qual possuem plena significao cultural, tendo uma qualidade nica . b) Os objetos que embora no sendo necessariamente raros, tenham um valor que derive de seu meio ambiente cultural e natural. 4. O objeto s tem significao (cultural ou cientfica) se estiver documentado por completo. Nenhuma aquisio deveria ser feita sem a documentao embora algumas excees possam ser admitidas no caso de certos objetos que se aproximam da definio dada no pargrafo 3 a.

5. Na maioria dos casos, durante as misses de pesquisa cientficas, que se pode efetuar as aquisies diretas de maneira mais adequada. Estas misses podem ter lugar no pas de origem ou estrangeiro ,neste ltimo caso, elas devem ser feitas de acordo com as leis do pas estrangeiro e com a cooperao do pas de origem. 6. As aquisies diretas podem ser feitas em cooperao com um museu ou uma instituio responsvel pela proteo do patrimnio nacional, no pas de origem dos objetos pesquisados. Os mesmos princpios podem ser aplicados aos objetos que se enquadram na definio dada no pargrafo 3 a . O objeto adquirido diretamente tem a possibilidade de ser bem documentado, o mesmo no pode ser dito para aqueles que so adquiridos indiretamente. Enquanto que as aquisies diretas ,efetuadas de acordo com o que est implcito nos pargrafos 5 e 6, estaro de acordo com as normas ticas, os processos indiretos por outro lado, correm o risco de no estarem de acordo com as mesmas normas. As aquisies indiretas que compreendem doaes e legados, so em geral adquiridas atravs de um ou de vrios intermedirios ,quando um museu se acha obrigado a adquirir um objeto indiretamente , ele deve sempre fazer obedecendo as leis e interesses do pas de procedncia ou do pas de origem.

7.

8.

Anda mungkin juga menyukai