Anda di halaman 1dari 10

CURSO DE SEGURANA DO TRABALHO PRIMEIROS SOCORROS

INTRODUO

OBJETIVOS Ao final da lio os participantes sero capazes de: 1. Identificar os participantes, pessoal e institucionalmente, alm do Instrutor do curso, os instrutores e todo o pessoal de apoio. 2 . Identificar os seguintes aspectos do curso: a) Finalidade, objetivo de desempenho, mtodo e forma de avaliao do Curso de Formao de Brigatista Materiais que sero utilizados no curso, detalhes logsticos e de agenda; b) Generalidades do Curso de Brigada.

CURSO DE SEGURANA DO TRABALHO PRIMEIROS SOCORROS

LIO 4 PRIMEIROS SOCORROS

OBJETIVOS Ao final da aula os participantes sero capazes de: 1. Definir o termo Primeiros Socorros 2. Citar as 5 fases da avaliao geral de um paciente 3. Demonstrar, atravs de uma simulao, a seqncia correta dos passos da avaliao inicial do paciente utilizados pelo socorrista durante a inspeo de um paciente; 4. Demonstrar na prtica as formas de controle de hemorragia e estado de choque; 5. Demonstrar na prtica, a correta imobilizao de um membro; 6. Demonstrar na prtica, a confeco de um curativo em tecido mole;

CURSO DE SEGURANA DO TRABALHO PRIMEIROS SOCORROS


CONCEITO Primeiros Socorros o atendimento prestado vtimas de qualquer acidente ou mal sbito, antes da chegada de qualquer profissional da rea de sade ou equipe especializada em Atendimento Pr-hospitalar. Tem como objetivo reconhecer e corrigir problemas que ameacem curto prazo. AVALIAO DO PACIENTE Na emergncia, o paciente no pode receber uma assistncia adequada, se seus problemas de sade no forem corretamente identificados. A avaliao do paciente um procedimento que auxilia a identificao das possveis doenas ou traumas, e ajuda o socorrista a tomar decises sobre os cuidados mais apropriados. Movimentar um paciente lesionado antes que ele tenha sido convenientemente analisado e estabilizado, pode resultar em complicaes sempre presentes nas leses. importante transportar o paciente to rapidamente quanto possvel para o hospital, mas no ao custo de causar-lhe maiores leses. Voc s evitar o agravamento das leses se o paciente for adequadamente avaliado e estabilizado antes de ser movimentado. Criando uma impresso geral do estado do paciente e realizando corretamente sua avaliao, o socorrista ser capaz de priorizar a gravidade dos problemas e determinar qual a leso a ser tratada primeiro. 1) Avaliao / dimensionamento da cena Todo atendimento inicia-se com a avaliao do cenrio, tambm chamada de dimensionamento da cena. Ao aproximar-se do local da emergncia, antes de iniciar o contato direto com o paciente, o socorrista dever verificar os riscos existentes, as condies de segurana para si e para os demais envolvidos e prevenir-se escolhendo adequadamente seus equipamentos de proteo individual (EPIs). O dimensionamento da cena inclui:

A verificao das condies de segurana:


Segurana pessoal; Segurana do paciente; e. Segurana de terceiros (familiares, acompanhantes, testemunhas e curiosos);

A adoo de medidas de proteo pessoal (precaues universais); A observao dos mecanismos de trauma ou a natureza da doena; A verificao do nmero total de vtimas; e. A determinao da necessidade de recursos adicionais.
3

CURSO DE SEGURANA DO TRABALHO PRIMEIROS SOCORROS


Aps dimensionar o problema, o socorrista dever iniciar o gerenciamento dos riscos e o controle da cena. Esta tarefa geralmente inclui medidas de sinalizao do local, isolamento da cena, estabilizao de veculos, controle de trfego, desligamento de motores automotivos, desativao de cabos eltricos energizados, remoo de vtimas em situao de risco iminente, entre outros. 2) Avaliao inicial A avaliao inicial do paciente o prximo passo do socorrista aps a avaliao do local do acidente.

Processo ordenado para identificar e corrigir, de imediato, problemas que ameacem a vida a curto prazo.

O socorrista dever posicionar-se ao lado da vtima e executar a avaliao rapidamente, geralmente em um prazo inferior a 45 segundos. A avaliao inicial deve ser executada na seguinte seqncia:

Forme uma impresso geral do paciente; Avalie o nvel de conscincia (status mental - AVDI); Avalie a permeabilidade das vias areas/coluna cervical; Avalie a respirao; Avalie a circulao (presena de pulso e hemorragias); e Decida a prioridade para o transporte do paciente.
Durante a realizao da avaliao inicial, caso o paciente esteja consciente, o socorrista dever apresentar-se dizendo seu nome, identificando-se como pessoa tecnicamente capacitada e, perguntando ao paciente se poder ajud-lo (pedido de consentimento para prestar o socorro). Apresentao do socorrista: Diga seu nome; Identifique-se como pessoa tecnicamente capacitada; e Pergunte vtima se voc pode ajud-la (pedido de consentimento). Durante a avaliao inicial, os problemas que ameaam a vida, por ordem de importncia e conhecidos por A B C DA VIDA, so:

A (Vias areas) = Esto abertas/permeveis? Existe comprometimento


4

CURSO DE SEGURANA DO TRABALHO PRIMEIROS SOCORROS


da coluna cervical? B (Respirao) = A respirao est adequada? C (Circulao) = Existe pulso palpvel? Existe algum sangramento grave? Existe sinais de estado de choque?

SINAL: tudo aquilo que o socorrista pode observar ou sentir no paciente enquanto o examina. Exemplo: pulso, palidez, sudorese, etc. SINTOMA: tudo aquilo que o socorrista no consegue identificar sozinho, o paciente necessita contar sobre si mesmo. Exemplo: dor abdominal, tontura, etc.

HEMORRAGIAS As hemorragias graves e o estado de choque so emergncias que ameaam a vida. O tratamento adequado dessas emergncias poder representar a diferena entre a vida ou a morte do vitimado. Hemorragias ou sangramentos significam a mesma coisa, ou seja, sangue que escapa de vasos sangneos. A hemorragia poder ser interna ou externa e em ambos os casos, representa um risco que merece ateno imediata pr parte do socorrista. Hemorragia Externa: So aquelas que podem ser vistas a partir de uma ferida aberta. Tipos de Hemorragias Externas:

Arterial: Hemorragia que faz jorrar sangue pulstil e de cor vermelho vivo. Venosa: Hemorragia onde o sangue sai lento e contnuo, com cor vermelho escuro. Capilar: O sangue sai lentamente dos vasos menores, na cor similar ao sangue
venoso Sinais e sintomas de hemorragias externas: Agitao; Palidez; Sudorese intensa; Pele fria;
5

CURSO DE SEGURANA DO TRABALHO PRIMEIROS SOCORROS


Pulso acelerado ( acima de 100 bpm); Hipotenso ( PA sistlica de 90 mmHg); Sede; e Fraqueza.

Tcnicas para controle de hemorragias: Compresso direta; Elevao; Compresso dos pontos arteriais; Imobilizao; e Torniquete. Hemorragias internas: geralmente no visvel, porm bastante grave, pois pode provocar choque e levar a vtima morte. Ex: Fratura fechada de um fmur, lacerao de um rgo macio como o fgado ou bao. Sinais e Sintomas: Idnticos ao choque; e A vtima poder tossir sangue, vomitar sangue, sangrar pelo reto ou urinar sangue. Tratamento pr-hospitalar:

Abrir VA e vigiar a respirao e a circulao; Tratar o choque; Afrouxar roupas apertadas; Estar preparado para o vmito; No dar nada de comer ou beber; Ministrar oxignio suplementar; Transportar a vtima para o hospital.
ESTADO DE CHOQUE

CURSO DE SEGURANA DO TRABALHO PRIMEIROS SOCORROS


A funo do sistema circulatrio distribuir sangue com oxignio e nutrientes para todas as partes do corpo. Quando isso, por qualquer motivo, deixa de acontecer, ocorre o que denominamos estado de choque; ou seja, as clulas comeam a entrar em sofrimento e, se esta condio no for revertida, acabaro morrendo. Podemos definir o choque como um quadro grave, que pode ocorrer de forma rpida ou desenvolver-se lentamente. O choque hipovolmico caracteriza-se por uma reao do corpo em resposta ao colapso no sistema circulatrio, o qual no consegue mais prover sangue de forma adequada para todos os rgos vitais do corpo. a diminuio da perfuso (fluxo constante de sangue nos vasos capilares) ou o estado de hipoperfuso. Em outras palavras, o choque uma reao do organismo a uma condio onde o sistema circulatrio no fornece circulao suficiente para cada parte vital do organismo.

Sinais e sintomas do choque hipovolmico:


Respirao rpida e superficial; Pulso rpido e filiforme (fraco); Pele fria plida e mida; Face plida e posteriormente ciantica; Sede; e Queda da presso arterial. PA sistlica menor que 100 mmHg. O socorrista no consegue reverter o estado de choque, no entanto poder identific-lo e trat-lo de modo a estabilizar o paciente para que no piore. Nestes casos o socorro mdico faz-se sempre necessrio.

Tratamento de choque hipovolmico:


Posicionar a vtima deitada em decbito dorsal(posio supina); Elevar os MMII (caso haja fraturas, elevar a vtima aps posicion-la sobre uma maca rgida); Manter VA, respirao, circulao; Controlar hemorragias externas; Administrar oxignio suplementar; Imobilizar fraturas, se necessrio; Prevenir a perda de calor corporal; No dar nada de comer ou beber; e Monitorar e transportar para um hospital.

CURSO DE SEGURANA DO TRABALHO PRIMEIROS SOCORROS

FERIMENTOS Os ferimentos podem ser classificados em abertos ou fechados: Ferimento ou Trauma Aberto: aquele onde existe uma perda de continuidade da superfcie cutnea, ou seja, onde a pele est aberta; e Ferimento ou Trauma Fechado: a leso ocorre abaixo da pele, porm no existe perda continuidade na superfcie, ou seja, a pele continua intacta. Existem diferentes tipos de ferimentos abertos em partes moles, os mais comuns so: Abrases ou Escoriaes; Ferimentos Incisos; Ferimentos Lacerantes ou Laceraes; Ferimentos Perfurantes ou Penetrantes; Avulses; Amputaes; e Evisceraes. Tratamento de um ferimento aberto: Exponha o local do ferimento (se necessrio, corte as vestes); Cubra o ferimento com um curativo estril (curativo = compressa de gaze + atadura) para controlar sangramentos e prevenir contaminao; Mantenha a vtima em repouso e tranqilize-a; e Previna o choque. FRATURAS ENTORSES E LUXAES Fraturas Fechadas A pele no foi fraturada pelas extremidades sseas.

CURSO DE SEGURANA DO TRABALHO PRIMEIROS SOCORROS


Fraturas Expostas O osso quebra atravessando a pele (ao indireta), ou existe uma ferida associada que se estende desde a pele at o osso fraturado (ao direta). Este ferimento pode ser apenas uma pequena abertura sobre a fratura. As fraturas expostas so muito graves que as fechadas devido a sua perda sangnea e o risco de contaminao. Reconhecimento: Dor Local: A dor em geral aguda e localizada no ponto de fratura. Hematoma: resultado de hemorragia, imediatamente aps a leso ou do edema. Deformidade: Os membros podem estar em uma posio no natural ou ento anguladas num local onde no h articulao. Incapacidade funcional: Perda parcial ou completa dos movimentos das articulaes adjacentes. Mobilidade Anormal: Provocada por uma leso em articulao. Creptao ssea: Ocorre quando as extremidades fraturadas se atritam. PRINCPIOS GERAIS DE IMOBILIZAO O atendimento de emergncia apropriado, dado a uma vtima com fratura ou luxao, diminuir o tempo de hospitalizao e acelerar sua recuperao. Uma imobilizao pode ser feita com qualquer material que impea a movimentao de uma extremidade fraturada ou luxada. O objetivo bsico da imobilizao provisria prevenir a movimentao dos fragmentos ou dos osso em uma articulao luxada. Razes para uma imobilizao provisria Evitar a dor. Prevenir ou minimizar leses futuras de msculos, nervos e vasos sangneos pelos fragmentos sseos; Evitar o rompimento da pele e a converso de uma fratura fechada em aberta; Prevenir a diminuio do fluxo sangneo como resultado da presso exercida pelos fragmentos sseos sobre os vasos sangneos; Prevenir a paralisia das extremidades como resultado de uma leso da medula espinhal por vrtebras fraturadas ou luxadas.

CURSO DE SEGURANA DO TRABALHO PRIMEIROS SOCORROS


Regras Gerais de Imobilizao As roupas devem ser cortadas ou removidas sempre que houver suspeita de fratura ou luxao. Sempre observar o estado circulatrio e neurolgico distais ao local da fratura (mobilidade, motricidade, sensibilidade e perfuso capilar). Em uma fratura ou luxao a tala deve imobilizar uma articulao ou osso acima quanto abaixo do local da leso. Uma fratura muito angulada deve ser retificada com trao suave de forma que o membro possa ser colocado em uma tala. Nunca reduza uma fratura exposta. Cobrir todos os ferimentos com curativos esterilizados antes de imobilizar. No remover ou transportar a vtima antes de imobilizar as fraturas ou luxaes. Quando em dvida imobilizar.

10

Anda mungkin juga menyukai