Anda di halaman 1dari 2

1478

RESENHAS BOOK REVIEWS

POLTICAS E SISTEMAS DE SADE NO BRASIL. Giovanella L, Escorel S, Lobato, LVC, Noronha JC, Carvalho AI, organizadores. 2a Ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz/Centro Brasileiro de Estudos de Sade; 2012. 1100p.
ISBN: 978-85-7541-417-0

A Sade Coletiva um campo de prticas e saberes voltados para a promoo, proteo e recuperao da sade das populaes, respeitando suas diversidades entendendo sade no apenas como ausncia de doena, mas como um processo que envolve aspectos epidemiolgicos, socioeconmicos, ambientais, demogrficos e culturais 1,2,3. O livro Polticas e Sistemas de Sade no Brasil traz de forma didtica temas pertinentes e necessrios para o entendimento desse campo. A obra, em sua 2 edio, configura-se como um bestseller entre os estudiosos sanitaristas nas reas das polticas sociais e de sade. Os 35 captulos do livro foram escritos por diversos autores e organizados por Ligia Giovanella, Sarah Escorel, Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato, Jos Carvalho Noronha e Antonio Ivo de Carvalho em cinco partes. A primeira parte do livro, Proteo Social, Polticas e Determinantes de Sade, traz a historicidade da proteo social e a sua contextualizao terica. Foca no campo de anlise de poltica da sade, as origens, os elementos e a dinmica do sistema de sade, assim como a descrio das condies de sade da populao brasileira com seus determinantes sociais na desigualdade do acesso e na utilizao de servios de sade. Na segunda, so abordados assuntos ligados Sade como Atividade Econmica, tais como: Complexo Industrial da Sade; Cincia, Tecnologia e Pesquisa em Sade; e Trabalho e Emprego na Sade. A terceira parte, Sistema de Sade Brasileiro: histrico e configurao atual, apresenta a historicidade das polticas de sade no Brasil de 1882 a 1990, a configurao do sistema de sade brasileiro, o financiamento e alocao de recursos em sade, como tambm a conformao dos planos e seguros de sade no Brasil. Ainda dentro da temtica do Sistema nico de Sade, a quarta parte desta obra, Sistema nico de Sade: Setores de Ateno, perpassa pelos nveis de ateno (primria, ambulatorial especializada, hospitalar) e por polticas e servios em processo de consolidao no SUS (sade bucal, mental, assistncia farmacutica, vigilncia epidemiolgica e sanitria). Na ltima parte, Temas Relevantes em Polticas e Sistemas de Sade, so abordadas temticas importantes para o campo da Sade Coletiva como biotica, regionalizao da sade, participao social, formao superior dos profissionais de sade, polticas pblicas de sade para os povos indgenas, AIDS, cuidado continuado, poltica integral da mulher e direitos sexuais e reprodutivos, violncia e sade e meio ambiente. Para alm da problematizao e informao sobre as bases e o processo da Reforma Sanitria, os autores

nos apresentam subsdios para discusses em relao aos limites e avanos, deficincias e perspectivas nas polticas de sade, sempre provocando o dilogo entre os eixos de anlise individual/coletivo, clnico/epidemiolgico e pblico/privado. A organizao do livro nas partes mencionadas facilita a compreenso dos estudantes sobre a sade em uma ordem lgica. Inicialmente como um setor social e sua relao com outros setores sociais (especialmente com a economia, poltica e trabalho/emprego), em seguida como um processo histrico da resposta estatal em sade para cada tempo social at a criao do SUS, abordando os seus princpios, organizao e funcionamento, e, finalmente, ao interior do setor sade com suas polticas pblicas especficas. Toda a obra foi revista, ampliada e atualizada, o que requer daqueles que consultaram a primeira edio uma leitura mais atenta j que a maior parte dos captulos foi modificada. O processo de reviso dos captulos foi feito pelos autores por meio das observaes e sugestes realizadas por professores que adotaram o livro em suas disciplinas e cursos para alunos da graduao e ps-graduao. Foram includas sugestes de sites de interesse e leituras recomendadas. Os captulos 7 (O Complexo Produtivo da Sade e sua Relao com o Desenvolvimento: um Olhar sobre a Dinmica da Inovao em Sade) e 8 (Cincia, Tecnologia e Pesquisa em Sade) foram os que mais sofreram alteraes e novos autores foram includos na sua elaborao. O captulo 29 (Regionalizao da Sade no Brasil) mudou o foco de anlise e o tpico apresentado sob um novo olhar contendo os acontecimentos mais recentes do SUS neste campo. Dentre as demais alteraes, incluem-se as atualizaes bibliogrficas e estatsticas, novos quadros e figuras, dentre outros elementos textuais que enriqueceram ainda mais o contedo. Sem dvida, Polticas e Sistemas de Sade no Brasil se consagra como o compndio que rene o melhor da expertise sanitria brasileira da rea, pois aborda diversos campos de interveno em polticas de sade. Sendo assim, naturalmente tornou-se o livro-texto adotado tanto nos componentes curriculares de Sade Coletiva em cursos biomdicos como ainda naqueles que dialogam com esse campo em cursos de reas afins, especialmente no Servio Social, Cincias Sociais, Economia e Administrao. Fato esse que evidencia a interdisciplinaridade constitutiva do campo. Pedagogicamente falando, um material robusto que mune o estudante de graduao com uma base slida. Apresenta uma escrita fluida e concisa que facilita o entendimento dos iniciantes no campo, sem tornar os conhecimentos superficiais instigando, assim, a dvida criativa 4. Portanto, professores que desejam utilizar o livro em suas aulas devem se sentir bem preparados para lidar com as inquietudes de estudantes que passam a adotar uma viso crtica da realidade sanitria aps a leitura.

Cad. Sade Pblica, Rio de Janeiro, 29(7):1478-1479, jul, 2013

RESENHAS

BOOK REVIEWS

1479

Para graduandos em curso biomdicos, captulos como Sistema nico de Sade, Ateno Primria Sade, Poltica de Sade: uma poltica social, Histria das Polticas de Sade no Brasil, Modelos de Ateno Sade no Brasil, Financiamento e Alocao de Recursos em Sade no Brasil e Planos e Seguros Privados de Sade so considerados fundamentais e podem ser trabalhados em uma ordenao histrica ou ainda pelo mtodo da problematizao, com perguntas relacionadas realidade da sade pblica brasileira. No mbito da ps-graduao (lato sensu), captulos mais especficos so requeridos. Esses podem ser encontrados na ltima parte do livro em Temas Relevantes em Polticas e Sistemas de Sade, que nesta nova edio inclui os captulos: Poltica de Sade Integral da Mulher e Direitos Sexuais e Reprodutivos, Violncia: impactos no setor sade e respostas do sistema, e Sade e Ambiente, que discorrem sobre temas emergentes no campo que no tinham sido abordados na edio anterior, possibilitando aprofundar a experincia pedaggica no mbito mais especializado. Em suma, recomendamos aos leitores a apreciarem esta obra cuja maior contribuio a de congregar o mais refinado aporte terico em sade coletiva e assumir a tarefa de formar futuros profissionais devidamente preocupados com as iniquidades que se expressam no setor, e dispostos a garantir o direito sade como um elemento indissocivel do conceito de justia social.
Carlos Leonardo Figueiredo Cunha Instituto de Estudos em Sade Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. leocunhama@gmail.com Leonardo Carnut Faculdade de Sade Pblica, Universidade de So Paulo, So Paulo, Brasil. leonardo.carnut@usp.br

1.

2.

3.

4.

Campos GWS. Sade pblica e sade coletiva: campo e ncleo de saberes e prticas. Sociedade e Cultura 2000; 3:51-74. Paim JS. Sade coletiva como compromisso: a trajetria da Abrasco. Cad Sade Pblica 2007; 23:2521-2. Luz MT. Complexidade do campo da Sade Coletiva: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade de saberes e prticas anlise scio-histrica de uma trajetria paradigmtica. Sade Soc 2009; 18:304-11. Alencar EMLS, Fleith DS. Inventrio de prticas docentes que favorecem a criatividade no Ensino Superior. Psicol Reflex Crt 2004; 17:105-10.

Cad. Sade Pblica, Rio de Janeiro, 29(7):1478-1479, jul, 2013

Anda mungkin juga menyukai