Anda di halaman 1dari 15

Paul Fleischman - Por que eu sento?

Porque a harmonia no meu interior , simultaneamente, to incrvel e doce e avassaladora que amo o seu sabor e, contudo, mal consigo me obrigar a contemplla, quero sentar com a imensa determinao de que preciso varrer longe a poeira da distrao, o resduo das preocupaes menores. Sentar conhecer a mim mesmo, como uma manifestao dos universais da vida, em vias de desabrochar. Um projeto fascinante, interminvel. Um projeto que espero conseguir levar avante at mesmo quando encarar o funil da morte Para mim, este conhecer uma grande fora, um grande prazer.

EU SENTO DEVIDO A, PARA, OU COM, apreciao pela vida diria. Os grandes poetas cantam o omnipresente cotidiano prenhe de revelao mas eu sei com que

facilidade e assiduidade minha prpria vida cede lugar distrao, irritao, viso restrita a uma nica perspectiva. No quero perder minha vida como perdi, certa vez, um avio no aeroporto de La Guardia. Pode ser irnico que, para simplesmente me desvencilhar de fantasias e preocupaes, precise de uma tcnica, uma prtica, uma disciplina, mas preciso; e me curvo a essa ironia fazendo aquilo que for preciso para livrar minha mente de preocupaes efmeras, despertar para novas auroras, ver a criana em mim se revelar atravs das mars de suas transformaes.

Pode parecer contraditrio ser preciso trabalhar to duro para estar em paz comigo mesmo, mas preciso; e estou cada vez mais convencido, aprendendo enquanto sento e vivo e sento e vivo, que estar em paz no um estado de esprito mas um estado

de mente e de corpo. No mago da minha vida reside um ingerir receptivo. Sou inundado, sem cessar, pela simples beleza das coisas. Vivo para essa absoro e estruturo minha vida em torno disso. Mesmo assim, me escapa. Posso tentar forar meu retorno fazendo viagens dramticas para a ndia, ou para os lagos no alto das

Montanhas Rochosas

mas esse tipo de beleza, de cortar a respirao, apenas um

interldio, um sinal de pontuao. Evoca aquilo que pretendia enfatizar em minha vida mas, como todo ponto de exclamao, tem utilidade limitada.

Sento, para abrir os meus poros, tanto os de minha pele quanto os de minha mente , vida que me rodeia, por dentro e por fora, com mais frequncia, pelo menos, se no o tempo inteiro, cada vez que tocar minha porta. Sento, para exercitar a forma de ser capaz de apreciar, receptivo e pacfico, o banal e o inevitvel em toda sua plenitude.

SINTO A NECESSIDADE DE UM LEME, uma quilha, uma tcnica, um mtodo, um jeito de manter o rumo. Preciso, sem parar, de quantidades crescentes de autocontrole (embora no de constrio, amortecimento nem inibio). Acredito que o melhor da vida humana seja vivida em uma laje estreita, como uma ponte sobre um rio no Nepal ou como uma trilha no Grande Canyon, entre dois precipcios. De um lado est o desejo, do outro, o medo.

Sentar , entre outras coisas, a prtica do autocontrole. Enquanto sentamos no nos levantamos, nem nos movemos, nem ganhamos aquele dinheiro, nem passamos naquele teste, nem somos reconfortados por aquele telefonema. Mas treinamento militar, ou lies de violino, ou escola de medicina, tambm so caminhos para o autocontrole, nesse sentido ordenador e restritivo. Sentar autocontrole com base em valores especficos. A observao substitui toda a ao. De que serve empenhar nossa vida nessa prtica s para passar o tempo com fantasias erticas ou com anseios vidos por promoo ou reconhecimento? Claro, esses acontecem de qualquer modo. Fazem parte da composio do ser humano. As culturas no teriam proliferado os ubquos cdigos morais, os Dez Mandamentos, se no fssemos to repletos de dez milhes de impulsos.

Preciso de uma lente que

possa ser constantemente utilizada e constantemente renovada para poder enxergar , para alm dos meus anseios, o interior de meus amores, para ver atravs de minhas ansiedades o fundo da minha f. O que uma sensao fundamental, o mago de minha identidade, e o que um estmulo que ser, ao final, descartado? Quais os personagens que desfilam diante do espelho de minh'alma dia aps dia, ano aps ano, e quais os palhaos que roubam o palco por uma s cena?

Uma hora sentado uma coisa; perodos mais longos, outra. Uma vez por ano, orientado por um professor, sento durante dez horas, o dia todo. Esse tipo de prtica provoca dor. Enfrentar a dor tornou-se uma parte regular e inevitvel da minha vida. parte da vida da maioria das pessoas dos trabalhadores braais, dos

pobres, dos doentes, dos que padecem de frio, dos infectados, dos famintos do mu ndo inteiro. Mas eu no escolhi um masoquismo sentimental, de identificao com o sofrimento alheio. Estou em busca de um outro lado de mim mesmo.

nas palavras de Scrates: ...a dor e o prazer nunca esto presentes para o homem no mesmo instante, e, no entanto, aquele que persegue um compelido a aceitar o outro; seus corpos so dois, mas so unidos por uma nica cabea (Phaedo).

At que ponto levo a srio ser quem eu disse que era? At que ponto quero me integrar com esse corpo que grita que precisa ser alimentado, colocado para dorm ir, posicionado de uma forma precisa, caso contrrio berra de forma insuportvel? Sento porque sei precisar de um autocontrole que no condena, nem pisoteia, minhas tendncias, mas reorganiza o desejo em amor, a dor e o medo em f.

DO MODO COMO EU O COMPREENDO, o amor no uma emoo e sim uma organizao de emoes. No um quarto, mas uma casa; no um pssaro, mas uma ave migratria. uma estrutura de emoes, uma meta-emoo. Isso contrasta com o

amor compreendido como um fluxo sentimental de apego ou como sexualidade romntica. Sentar, tem me ajudado a encontrar o amor, a viver por amor, ou, ao menos, a viver mais por amor.

Como escreveu Erik Erikson, somente a significativo

ambivalncia, que torna o amor

ou possvel . Em outras palavras, s porque somos, ao mesmo

tempo, separados e unidos, que o amor existe. Se no possussemos nem uma existncia individual, nem impulsos pessoais, o mundo seria apenas uma massa sem forma, homognea, privada de emoo, incapaz de conhecer, como um dedo no final de um brao. Porm, se fssemos irreconciliavelmente separados, haveria apenas estrelas frias auto-sustentadas coexistindo no espao morto. Eu entendo que o amor significa a organizao das emoes humanas em aqueles estados complexos onde separao e combinao, individualidade e imerso, self e altrusmo, coexistem paradoxalmente. S um indivduo pode amar; e, ao mesmo tempo, s quem tiver deixado de s-lo pode amar.Sentar, tem me ajudado a desenvolver ambos esses plos. Sentar me solta onde fico preso; e onde me desprendo, e despenco feito um caco, me gruda de volta ao pedao principal.

Posso ver mais, tolerar mais, na minha vida interior, ao mesmo tempo que sou men os compelido por essas foras. Como tempestades e pombas, so personagens da natureza, atravessando um cu interior. A complexidade psquica ascende, em espiral, da poeira da auto-defi nio cosmtica Ao mesmo tempo, a determinao e a fora para suportar, que preciso reunir para apenas observar, crescem como msculos com o exerccio. Naturalmente, a repetio dessa mistura de tolerncia e firmeza extrapola sua fonte ao sentarmos, afetando nossos relacionamentos.

Eu sento e a vida se move atravs de mim, inclusive a minha vida de casado. Essa esfera tambm se faz presente perante o testemunhar solitrio, acima de qualquer suspeita, da minha prpria existncia e seus eternos envolvimentos. Como um

homem casado, sento como se estivesse em um porto seguro, distante do meu egosmo medocre, onde os ventos da minha contrariedade ou da raiva tm tempo para passar; sento como o receptor de um generoso alastrar de calor que tenho tempo de saborear; sento como uma abobrinha ou uma abbora com vida prpria, meio fibrosa e apenas moderadamente doce, mas, mesmo assim, ampla, para ser pousada na mesa alheia; sento como um boi que integra uma parelha puxando uma carroa repleta de cavalinhos de balano, automveis e varandas carecendo uma mo de tinta; sento me conhecendo como um velho doente do futuro que aguarda a nica pessoa que pode, de fato, ouvi-lo, ou, como aquela pessoa do futuro cuja voz a nica que pode adiar a morte por uma hora a mais, por detrs da cortina de hospital de outro algum; sento como um homem comum com desejos comuns e como um sonhador que, com os tijolos do destino compartilhado, constri um sonho em comum; e sento sozinho, de qualquer maneira, com minha prpria vida.

Que felicidade ter esta caverna, este santurio, esta frigideira, e este espelho d o sentar, onde forjar, lanar, retirar, tocar, soltar o meu amor e no me perder. Sent ar o compasso com que navego os mares do amor conjugal. tambm o cordo que estendo para driblar a raposa que ataca o galinheiro. Amar um anseio profundo e um trabalho rduo. No se pode amar sozinho! H tantas maneiras de receber ajuda, e muitas maneiras de dar ajuda. Martin Buber diz que homens e mulheres no podem amar sem um terceiro ponto para formar um tringulo estvel: um deus, uma tarefa, uma vocao ou um significado para alm de suas individualidades didicas. E se dois s conhecerem a estrela polar?

Eu sento de modo a amar melhor a minha mulher, meus amigos e companheiros, com quem compartilho nem que seja um s dia de viagem no meu percurso do desconhecido ao desconhecido. difcil amar aquela com quem meu destino est mais intimamente enredado quando tenho vontade de derrubar os corredores daquele destino. Mas fcil am-la quando adoamos o ch um do outro.

Quando sento, o dinheiro de pouco me adianta; a aprovao evapora; mas o tom das cordas do meu corao, para o bem ou para o mal, inescapvel. Sento de forma a me atar ao mastro, para melhor ouvir a cano do amor fugaz e inevitvel.

UM BEB PARECE FRGIL, mas, se no aliment-lo ou se o segurar de mau jeito, seus tmpanos sero forados a aturar uma fria terrvel! A raiva surge, e integra, o instinto primrio de sobrevivncia do organismo. No entanto, quanta preocupao desperta na vida quotidiana, sem falar nas relaes sociais em grande escala! Talvez o auge da loucura seja sentar, com raiva. De que serviria uma fervura impotente dessas? Eu sento para crescer, para ser uma pessoa melhor, para ver raivas triviais surg irem e desaparecerem, argumentos que tinham para mim grande peso na quinta-feira cedo sumirem antes do meio-dia; e ser forado a reordenar, reestruturar, repensar minha vida, de modo que, vivendo bem, minha raiva mesquinha seja antecipadamente orquestrada e se transforme em flexibilidade, cooperao ou a capacidade de enxergar outros pontos de vista. Sentar me ajuda a transcender o beb irritvel e petulante que vive em mim. Mas isso s resolve a periferia do problema. No estou mais zangado por causa das minhas fraldas. Estou zangado porque meus votos e impostos foram usados para oprimir outras naes; estou zangado porque vou ser avaliado, pelo resto da vida, por provas de mltipla escolha; estou zangado porque a pesquisa ignorada e o dogma utilizado para impor o ponto de vista de uma determinada religio; estou zangado porque arrasam montanhas para fabricar latas descartveis. Sento tambm, portanto, para expressar minha raiva, e essa forma de expresso a determinao. Sento com fora, com vontade e, quando a dor aumenta, algo que sinto como feroz. Sentar me ajuda a atrelar a raiva autntica

Venho sentando quinze horas por semana h nove anos e, quando, como

frequentemente ocorre, me perguntam onde encontro o tempo, sei que parte da certeza do meu objetivo uma raiva que no permitir que as colinas arborizadas e os pastos no alto das montanhas da minha psiqu sejam dizimados pela televiso, comida no nutritiva, notcias fabricadas, socializao metida a besta, sabedoria pedante de arquivo ou assemblias para professar lealdade a lderes, estados, deuses e licenas para censurar . As vozes do rebanho no me afastaro com facilidade da minha cabana na floresta, de profunda autonomia e de fala honesta, uma vez que tenho praticado esse tipo de determinao. A raiva da criana a fagulha da vontade adulta. Eu posso ser, ao mesmo tempo, fiel a mim mesmo e maduro, determinado sem ser voluntarioso, ao sentar no esprito da cano de Woody Guthrie: No me pressione, no me pressione, no me pressione tanto assim! .

DO MODO COMO A ENTENDO, a prtica disciplinada da vida inteira no exatamente uma religio mas, por outro lado, no deixa de ser uma religio. Da minha parte, no sou preso a escrituras, dogma, hierarquias; nunca aceitei limites minha inteligncia nem minha autonomia poltica; nem tenho fugido de realidades desagradveis concretizando mito algum. Mas venho me tornando cada vez mais consciente do papel inextricvel da f na minha prtica. A f que tenho descoberto em mim nada tem a ver com idias cegas, irracionais, sem substncia ou voluntaristas. Aceitando o esclarecimento definitivo desses termos na lngua inglsa, segundo Paul Tillich, eu definiria essas idias como crenas . Espero que sentar tenha me ajudado a me libertar das minhas crenas, mais ainda do que minha educao cientfica ajudou. E f tampouco significa aquilo pelo qual vivo objetivos, preferncias pessoais, compromissos e amores. muito importantes mas no so f. F aquilo

Esses so ideais, vises, gostos

pelo que eu vivo, aquilo que d poder minha vida. A bateria, o que bombeia o corao do meu ser. No se trata da outra margem, e sim do barco. No aquilo que sei, mas como sei. o presente, mais do que o passado ou o futuro, e a minha reao mais autntica, total, uma reao visceral mais profunda do que minhas vsceras. Tillich definiu a f como a suprema preocupao da pessoa o

fundamento daquilo que, de fato, levamos a srio. Eu gostaria de descrever a f, como a tenho encontrado, como a fome da minha existncia. A fome surge do meu corpo. Precede minha vida mental e psicolgica e pode at termos na lngua inglsa, segundo Paul Tillich, eu definiria essas idias como crenas . Espero que sentar tenha me ajudado a me libertar das minhas crenas, mais ainda do que minha educao cientfica ajudou. E f tampouco significa aquilo pelo qual vivo objetivos, preferncias pessoais, compromissos e amores. muito importantes mas no so f. F aquilo

Esses so ideais, vises, gostos

pelo que eu vivo, aquilo que d poder minha vida. A bateria, o que bombeia o corao do meu ser. No se trata da outra margem, e sim do barco. No aquilo que sei, mas como sei. o presente, mais do que o passado ou o futuro, e a minha reao mais autntica, total, uma reao visceral mais profunda do que minhas vsceras. Tillich definiu a f como a suprema preocupao da pessoa o

fundamento daquilo que, de fato, levamos a srio. Eu gostaria de descrever a f, como a tenho encontrado, como a fome da minha existncia. A fome surge do meu corpo. Precede minha vida mental e psicolgica e pode at autoridade ou pelo que leio. Como porque tenho fome. Meu corpo um sistema dinmico, um metabolismo, um conversor de energia, constantemente incorporando, reelaborando, remodelando essa uma vitalidade intrnseca vida de

qualquer carvalho, de qualquer cervo ou ser humano. Este ser que sou consome, reelabora e, a seguir, cria mais vida emocional, espiritual. No o que digiro, mas um processo ordenado dentro de mim, que d coerncia e direo a esse organismo contnuo, que constitui a f. A f no algo que possua (i.e. eu creio! ); algo que percebo j me ter sido dado, em que o sentido de eu se baseia. Eu a encontro ou recebo no uma vez,

mas intermitentemente e continuamente. No se trata de um conjunto de pensamentos e no fornece quaisquer respostas concretas, reduzveis. Quem sou eu? O que essa vida? De onde vem? Para onde vai? Eu no sei. Com relao a essas importantes questes, no tenho nenhuma crena. No entanto, ainda no chegou o dia capaz de derrubar este estranho pssaro do seu galho!

Sento com uma neutralidade apaixonada. Por que? Essa atividade no tem por finalidade obter respostas com as quais viver minha vida Essa atividade a minha vida. Os ossos no servem para pendurar pele e msculos. (Segundo o pensamento cientfico e, tambm, a teleologia determinado o pensamento dirigido para um objetivo

no leva a lugar algum. Quem conhece a finalidade do universo?

Ento, qual a finalidade de qualquer parte dele?). Eu como, eu leio, eu trabalho, eu brinco, eu sento. Se no detenho nenhuma grande crena intelectual com que justificar meu dia, a mim mesmo, a minha vida, a minha hora do jantar, me alimento assim mesmo! Em geral, com prazer.

Estar vivo, estar alerta, ser observador, estar em paz comigo e com todos os demais vibrando em constante transformao imvel:

percebo ser essa a passagem que me sustenta atravs do mundo incandescente que faz a mesma coisa. Como fato cientfico, sei estar vivo somente dentro do corpo da vida. Fisicamente, estou consciente de mim mesmo como o produto de outras vidas pais, ancestrais.

Respiro o oxignio produzido pelas plantas para, medida que inspiro e expiro, ser um tubo conectado a toda a vida da biosfera, um dgito minsculo, dependente. Quando estou entediado, magoado, preguioso, distrado, preocupado, sento mesmo assim, no por acreditar que seja bom, ou que vou para o cu, ou porque tenha uma fora de vontade extraordinria. Minha vida est expressando sua trajetria. Toda massa energia. Einstein demonstrou isso. Minha vida est brilhando e eu sento na luz.

SENTAR PERMITIU QUE EU ENXERGASSE, obrigou-me a reconhecer, o papel que a morte j desempenhara, e continua a desempenhar, em minha vida. Toda criatura viva sabe que a soma total das suas pulsaes limitada. Quando criana, eu me perguntava:

onde estava antes de nascer? Onde estarei depois que morrer? Quanto tempo dura sempre e quando termina? O aluno de histria, no segundo grau, sabia que todo

heri morre. Eu via as cores dos imprios irem e virem nos mapas dos livros como mars (comigo no!). Para onde posso me voltar que a impermanncia no seja a lei? Tento me esconder disso o melhor que posso, por trs da minha juventude (j enrugando, primeiro em torno aos olhos, e ficando grisalho) e meu seguro de sade: mas nenhum esconderijo funciona.

Todo dia termina com escurido; as coisas precisam ser feitas hoje ou acabam por no serem feitas nunca. E, engraado, em lugar de destruir meu apetite, produzindo nusea (que pode ser mais devido aos pesados molhos franceses do que

verdadeira filosofia), a presso do cair da noite me ajuda a valorizar a vida. No a mais universal das observaes e dos conselhos humanos? Procuro acertar, com preciso cada vez maior, a lenha que estou rachando. Escolho cada livro que leio com preciso e com razo. Ouo o chamado para cuidar de e amar tanto meu filho quanto as trilhas da floresta que mantenho como a nota pura de um mandato que ressoa. Sento na aurora do dia e o dia passa. Outro amanhecer, mas a srie limitada, de modo que juro em minha cmara interna no perder um s dia. Sentar me concentra no fato psicolgico de que a morte a porta da vida. Nenhum poder pode me salvar. Porque estou ciente da morte, e assustado. Me esforo para viver de uma forma no automtica e reativa, como um animal, nem de forma passiva e implorando, como uma criana que finge ter um pai a velar por ela. Mas escolhendo e decidindo, consciente, aquilo que ir constituir cada momento fugaz da minha vida. Sei que o clice de minhas ptalas contm uma luminosidade voltil. Mas ter isso em mente, por sua vez, exige que um escapista comum reencontre, a cada momento, o limite, o diapaso da apreciao: a morte. Sento porque saber que vou morrer enriquece e flagela minha vida, de modo que preciso me esforar ao mximo para buscar a disciplina e a estabilidade necessrias para que eu, de fato, a encare. De modo a abraar a vida, preciso dar a mo morte. Para isso, preciso de prtica. Cada ato de sentar um morrer para a atividad

e externa, um abrir mo da distrao, um cessar da gratificao anticipatria. a vida agora, tal como . Algum dia esse foco austero ser de muita, muita utilidade. J . xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx De modo a abraar a vida, preciso dar a mo morte. Para isso, preciso de prtica. Cada ato de sentar um morrer para a atividade externa, um abrir mo da distrao, um cessar da gratificao anticipatria. a vida agora, tal como . xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

SENTO PARA SER EU MESMO, independentemente dos meus prprios julgamentos ou do julgamento alheio. Passei muitos anos de minha vida sendo avaliado, sobretudo no colgio mas, tambm, como uma extenso disso, entre amigos e na vida social. Por mais que tentasse me libertar dessa modalidade de vcio, fui incapaz de evitar cai r nele. Hoje, vejo que sentar revela o absurdo do juzo comparativo. Minha vida consiste daquilo que de fato vivo, no das avaliaes que pairam sobre ela. Sentar me permite passar alm daquela segunda mente, que edita, que comenta, e me arremessar mais fundo rumo realidade imediata.

Estou aliviado por estar mais vontade dentro de mim, comigo mesmo. Reclamo menos. Posso perder discusses, esperanas ou auto-expectativas com mais facilidade e muito menos frequentemente, porque o falar, esperar e fazer j so vitria suficiente. Quando me acontece de perder o equilbrio, posso cair um pouco mais como um gato do que como uma viga. Quando sento, ningum ser amado ou inimigo

pode me dar aquilo de que careo, nem eliminar aquilo que sou. Portanto, medida que vivo, o dia todo, posso me orientar de modo a me tornar a pessoa com quem terei de viver quando voltar a sentar. Nenhum comentrio alheio de elogio ou culpa pode mediar a minha prpria confrontao com os fatos observados de quem sou. No sou to ruim quanto pensei e sou pior. Mas estou,

sem sombra de dvida, em processo de germinao e sou real. um prazer abrir mo de ansiar e de revidar e, agora, permitir rusgas. E sento para compartilhar o companheirismo com outras razes em fase de germinao.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx A meditao Vipassana foi preservada na sia durante dois mil e quinhentos anos desde a sua descoberta por Gtama, o Buda histrico. Sua tcnica de vida foi denominada, pelo estudiosos ocidentais, Budismo , mas no se trata de um

ismo , de um sistema de pensamento. uma prtica, um mtodo, uma ferramenta de pessoas vivas. No o ponto final da busca de quem o pratica. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Antes de ter recebido instrues sobre como sentar, minha viagem atravs da vida era predominantemente intelectual. Eu verificara que palestras e livros podiam s er uma inspirao, sugestivos, engenhosos porm evasivos. Era possvel dar conselhos, era possvel falar, era possvel escrever. Porm, sentar um modo de poder significar alguma coisa, de sentar como alguma coisa, no apenas com palavras, mas com a minha mente, o meu corpo e a minha vida. Aqui est uma maneira de descer por etapas, protegido por professor, ensinamento, tcnica e prtica, ao fundo da luz e da escurido que residem no meu interior, o Hitler e o Buda dentro de mim , a criana assustada de um mundo em holocausto, viajando em um nibus lento pelas ruas escuras da cidade, e o jovem que caminha a passos largos, mochila nas costas, passeando por catedrais iluminadas pelo sol que brilha atravs dos pinheir os e que, gritando ou choramingando, se vale de todo o vocabulrio das

potencialidades humanas, do sadismo ao amor.

Eu sou a causa de mim mesmo, eu expresso a mim mesmo, medida que as condies do mundo rolam atravs de mim. Vejo esse fato, quando sento, com a mesma clareza que vejo o impacto da histria e a inspirao da viso. Sento em claro confronto com tudo que se imps a mim e me levou a reagir, e me moldo.

A vida comea em um emaranhado de condies: meras reaes a essas condies forjam limitaes; a conscincia e a resposta consciente s condies, produzem liberdade. Essa clareza com relao s minhas escolhas me permite voltar, de sentar, ao, como um vetor mais focado, mais concentrado da vida que conhece, da vida em empatia.

Posso no ser grande coisa, mas posso investigar a fundo aquilo que verdade, como v-la e como transmiti-la.

Em resposta ao avassalador sentido de maldade, medo, falta de sentido e mania de privacidade paranica dos meus tempos, em resposta esperana, ao idealismo, ao sentido prenhe de eternidade de minha juventude, aprendi a sentar, de modo a defender melhor o que considero mais verdadeiro.

Pratico o autoconhecimento e fao disso a oficina do dia. Evito medir os acontecimentos com base na minha vida de minhoca. Com freqncia, esqueo do tempo e, desse modo, junto-me histria.

SENTO SOLITRIO PARA PERDER MEU ISOLAMENTO. O que menos nobre em mim sobe superfcie da minha mente e isso me impele a ser mais do que era. Quando estou mais fechado em meu ser escuro, descubro a verdadeira fonte do meu pertencer.

Freud afirmou que a base do medo humano a ansiedade da castrao. Isso, acreditava ele, mais temido do que a prpria morte.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx x Sentar me ajuda a vencer meus pavores mais profundos. Fico mais livre para viver a partir do meu corao e para enfrentar as conseqncias mas, tambm, para colher as recompensas dessa autenticidade. Muito daquilo que chamava de dor era, na realidade, solido e medo. Passa, se dissolve, com essa observao. As vibraes do meu corpo esto entoando a cano que s pode ser ouvida quando a aurora e o crepsculo so simultneos, instantneos, contnuos. Sinto que uma golfada de esforo duro um preo barato para pagar para ouvir essa msica interna frtil do corao da prpria vida. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Quando sento, milhes de pensamentos percorrem a minha mente mas, em acordo com as tradies transmitidas pelos grandes mestres da antiga ndia, procuro abrir mo de todos, deixar que passem como nuvens, como gua, como o tempo. Nem preciso dizer, muitas vezes fico preso e me vejo a girar em torno a um nico ponto como um papagaio enganchado em um galho muito alto. Mas, eventualmente, tdio, cansao, fora de vontade ou insight recomeo. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxx SENTO, PARA ANCORAR MINHA VIDA em certos estados de esprito, organizar minha vida em torno ao meu corao e minha mente e irradiar, para os outros, aquilo que encontro. Embora balance nos ventos fortes, volto a esse modo bsico de viver, mover, alcanar e colher uma jia invisvel de valor incomensurvel. o vento me rodam e me soltam e msica

Anda mungkin juga menyukai