Anda di halaman 1dari 2

A formao profissional e o mercado de emprego

Na nossa sociedade no podemos dissociar formao profissional de mercado de emprego. Ambas existem como factores determinantes para o desenvolvimento das organizaes, da comunidade local, da sociedade em geral, do pas e de um contexto mais global que no nosso caso a Unio Europeia. Atravs do processo de formao profissional as pessoas enriquecem os seus conhecimentos, desenvolvem as suas capacidades e melhoram as suas atitudes ou comportamentos, aumentando desta forma as suas qualificaes tcnicas ou profissionais, com vista sua felicidade e realizao, bem como sua participao no desenvolvimento das organizaes e do tecido socioeconmico e cultural que a nossa sociedade. ...o problema da qualificao profissional inscreve-se no mbito da garantia da livre circulao de pessoas na CE e desenvolvimento comum da poltica de formao, pelo que as qualificaes e competncias exigidas, a mobilidade dos indivduos, as polticas de recrutamento e de gesto das empresas, o contedo e os custos das aces de formao devero evoluir em funo desta dimenso europeia do mercado das qualificaes O mercado de emprego cada vez mais global e tender a ser mais exigente nas qualificaes profissionais dos indivduos. A formao profissional contnua e a certificao das qualificaes representam factores determinantes para o desenvolvimento dos pases da EU e so desafios complexos, particularmente a certificao. A poltica de formao profissional, de acordo com a conveno n. 142 da OIT, de certa forma uma componente de emprego, reforando-a. Encontra-se nela a finalidade ltima da valorizao dos recursos humanos, possibilitando s organizaes uma mo-de-obra mais qualificada com reflexos importantes a nvel de produtividade e competitividade contribuindo tambm para uma melhoria de insero na vida activa. Nesta perspectiva, a formao profissional um agente de mudana fundamental no processo de ajustamento das qualificaes profissionais e das competncias dos indivduos s exigncias da sociedade/mercado de emprego e constitui, acima de tudo, uma medida estratgica capaz de potenciar transformaes econmicas, por via da presso do mercado de trabalho sobre a economia. A formao profissional representa um instrumento estratgico, de poltica econmica, social e de emprego:

Poltica econmica permite elevar o nvel da actividade econmica em quantidade e qualidade; Poltica social permite o desenvolvimento dos indivduos numa perspectiva de formao contnua; Poltica emprego permite dinamizar o emprego numa perspectiva de desenvolvimento.

num contexto de determinao de necessidades de formao como etapa importante e primeira para o desenvolvimento de qualquer sistema de formao que estabelecemos a relao entre a formao profissional e o

mercado de emprego ao nvel macro, sectorial, scio -profissional e at empresarial e individual. Em Portugal, actualmente, so muitos os exemplos de formao profissional inserida no mercado de emprego:

Cursos para profissionais sem qualificao especfica; Cursos para recm-licenciados; Cursos para a reconverso de profissionais com profisses obsoletas; Cursos para minorias desfavorecidas; Cursos para profissionais qualificados visando a actualizao e o aperfeioamento.

Mais informao sobre o tema:


Enquadramento poltico da formao Profissional Enquadramento legislativo da formao Profissional Elementos informativos

Anda mungkin juga menyukai