Anda di halaman 1dari 25

Chaves Seccionadoras

Conceito Tipos Cmara de extino do arco eltrico Caractersticas da interrupo rpida da chave seccionadora de abertura sob carga Caractersticas das chaves seccionadoras de abertura sem carga Caractersticas das chaves seccionadoras de abertura sob carga Caractersticas eltricas das chaves seccionadoras Representao das chaves seccionadoras nos esquemas eltricos Chave tipo pacco Chave seccionadora fusvel Chave seccionadora para painel sob carga Funcionamento das chaves seccionadoras Smbolos qualicativos de contatos, conforme a NBR 12523/1992

Conceito
As chaves seccionadoras so dispositivos eltricos que servem para fechar ou abrir um circuito. Elas so construdas de forma diferente de interruptores, pois necessrio que se vejam seus contatos quando esto abertos ou fechados. Para maiores detalhes, voc conhecer o conceito de chave seccionadora, segundo as normas da ABNT. A chave seccionadora um dispositivo eltrico de manobra mecnica manual que, para evitar risco de acidentes, garante, na posio desligada (aberta), uma distncia entre seus contatos, capaz de no permitir a passagem da corrente eltrica. So constitudas de uma base isolante, com contatos mveis e xos, bornes de conexo e punho ou manpulo de acionamento.

punho de acionamento contatos mveis barra isolante base isolante contatos xos

bornes para conexo

As chaves seccionadoras tm a funo de permitir ao eletricista fazer a manuteno com o circuito desligado. Por isso, necessrio conforme o estabelecido no conceito que se mantenha uma distncia de isolamento entre seus

seccionadoras

Chaves
1

SENAI - RJ

contatos, capaz de no permitir a passagem da corrente eltrica; caso contrrio, ela no ofereceria segurana ao eletricista. Alm disso, estas chaves no so prprias para comando direto de mquinas, pois preciso primeiro desligar as mquinas, para depois desligar as chaves seccionadoras.

Tipos
As chaves seccionadoras podem ser classicadas em relao ao nmero de elementos (plos) ou em relao ao tipo de abertura (com ou sem carga).

Quanto ao nmero de elementos

Monopolares Constitudas de apenas um elemento (este elemento chamado de plo), por isso o termo monopolar.

Bipolares Constitudas de dois elementos.Eles so ligados e desligados ao mesmo tempo.

Tripolares Constitudas de trs elementos, que so ligados e desligados ao mesmo tempo. A chave seccionadora tripolar prpria para instalaes trifsicas.

SENAI - RJ 2

seccionadoras

Chaves

Quanto ao tipo de abertura


Existem chaves seccionadoras de abertura sem carga, ou seccionador a vazio. Existem, tambm, chaves seccionadoras de abertura sob carga, ou seccionador com carga, ou de abertura rpida.

Chave(s) seccionadora(s) de abertura sem carga As chaves seccionadoras de abertura sem carga s podem ser operadas(ligadas ou desligadas), quando no houver corrente no circuito, ou quando a corrente tiver um valor muito pequeno.

Este tipo de chave no de abertura rpida, pois a rapidez de fechamento e abertura dos contatos depende do operador.

seccionadoras

Chaves
3

SENAI - RJ

Chaves seccionadoras de abertura sob carga Essas chaves podem ser operadas mesmo havendo corrente no circuito, pois so dotadas de cmara de extino do arco eltrico e um mecanismo que aumenta a rapidez em sua abertura. A rapidez de abertura e de fechamento deste tipo de chave no depende do operador.

cmara de extino do arco eltrico base

mecanismo de abertura rpida

punho de acionamento

bornes

Cmara de extino do arco eltrico


Conceito
A cmara de extino um compartimento da chave seccionadora de abertura sob carga, que envolve os contatos xos e mveis. Sua funo de extinguir a fasca ou arco eltrico que surge, quando se interrompe um circuito eltrico. O arco caminha, em virtude da ao da fora do campo magntico, criado pela prpria corrente do arco e dirigido do ponto de contato para fora. A corrente s pra de circular, quando o arco extinto pela cmara. Se o arco eltrico no for extinto, ele danica os contatos xos e mveis das chaves seccionadoras, podendo, inclusive, fundir os contatos.

SENAI - RJ 4

seccionadoras

Chaves

Tipos
H vrios tipos de cmara de extino do arco eltrico. Os mais usados em chaves seccionadoras so a cmara de cermica; cmara com lminas, e a cmara com dispositivo para prolongamento do arco.

Cmara de cermica Nessa cmara, o arco eltrico extinto devido a uma refrigerao do ar dentro dela, que forma um canal com entrada de ar frio e sada de ar quente (efeito de chamin). Quando o arco formado, ele aquece o ar, e a cmara com o canal provoca o deslocamento do ar, extinguindo o arco eltrico.

sada de ar quente

arco sendo extinto pela cmara

placas condutoras

o arco nos contatos

contato mvel contato xo

ar frio

placa condutora

placas isolantes placa condutora arco subdividido arco nos contatos

Cmara com lminas Nessa cmara, o arco eltrico extinto atravs de sua subdiviso. A cmara formada por placas de ferro, que dividem o arco inicial em vrios outros, de pequenas propores.

cmara contato mvel contato xo

seccionadoras

Chaves
5

SENAI - RJ

Cmara com dispositivo para prolongamento do arco Nesse tipo de cmara, o arco extinto atravs de vrias placas isolantes, colocadas entre duas placas condutoras ligadas nos contatos, que foram o arco eltrico a se prolongar, passando pelas placas isolantes. Com o prolongamento do arco h uma queda de tenso e, conseqentemente, sua extino.
lminas de ferro (condutoras) placas isolantes

placa condutora

contato xo

contato mvel

Caractersticas da interrupo rpida da chave seccionadora de abertura sob carga


As chaves seccionadoras de abertura sob carga, alm de possurem as cmaras de extino do arco eltrico, possuem tambm um mecanismo com molas, que aumenta a velocidade de abertura do circuito. O tempo de abertura da chave importante, pois se a abertura for lenta, o arco eltrico capaz de fundir os contatos. O mecanismo com molas obriga os contatos a abrirem o circuito rapidamente, o que impede a fuso dos contatos.

SENAI - RJ 6

seccionadoras

Chaves

Importncia dos contatos auxiliares


H certos tipos de chaves seccionadoras de abertura sob carga, que usam um sistema de contatos auxiliares, para evitar que o arco eltrico queime os contatos principais. Os contatos auxiliares so curvados, de modo a extinguirem o arco eltrico, por alongamento.

contato principal xo contato auxiliar xo

contato auxiliar mvel

contato principal mvel

Quando a chave ligada, os contatos auxiliares se fecham primeiro, para depois se fecharem os contatos principais. Quando a chave desligada, os contatos principais se abrem, para depois se abrirem os contatos auxiliares.

Caractersticas das chaves seccionadoras de abertura sem carga


As chaves seccionadoras de abertura sem carga, ou seccionadoras a vazio, tm as seguintes caractersticas:

seccionadoras

Chaves
7

SENAI - RJ

base isolante feita de ardsia ou esteatita; contatos mveis deslizantes feitos de cobre com banho de prata, geralmente em forma de faca. (D-se o nome de contato deslizante, quando o contato mvel (faca) encaixa no contato xo (mandbula), sob presso das molas da prpria mandbula.); contatos xos em forma de garra e feitos do mesmo material isolante; punhos para manobra feitos de ebonite ou outro material isolante; bornes para conexo de cobre estanhado, ou com banho de prata, com parafusos. Quando a faca encaixa na mandbula, a presso exercida pela mola da mandbula permite que os contatos quem sempre limpos.

Caractersticas das chaves seccionadoras de abertura sob carga


As chaves seccionadoras de abertura sob carga tm as seguintes caractersticas: base isolante de esteatita ou melamina (material sinttico, com caractersticas superiores s da ardsia); contatos mveis deslizantes feitos de cobre banhado de prata, geralmente em forma de faca; contatos xos do mesmo material dos mveis, e em forma de garra; punho para manobra feito de ebonite ou melamina; bornes de cobre banhado com prata, com parafusos, porcas e arruelas; cmara de extino de cermica, lminas de interrupo ou com dispositivo para prolongamento do ar; mecanismo com molas para interrupo rpida; contatos auxiliares feitos de cobre, com banho de prata.

SENAI - RJ 8

seccionadoras

Chaves

Caractersticas eltricas das chaves seccionadoras


Corrente nominal
A corrente nominal de uma chave seccionadora est relacionada com os contatos e mostra que valor mximo de corrente os contatos so capazes de conduzir sem se aquecerem, quando a chave estiver ligada. A corrente nominal das chaves seccionadoras depende da corrente da carga, e vem indicada na placa de caractersticas referentes a elas (In).

In 400A

Uma chave seccionadora de corrente nominal (In) de 400A capaz de funcionar normalmente (sem aquecer) num circuito cujo valor de corrente no ultrapasse os 400A.

Tenso nominal
A tenso nominal das chaves seccionadoras est relacionada com a base isolante, com o punho de acionamento e com a distncia que separa um plo do outro. A tenso nominal (Un) tambm vem escrita nas placas das chaves e, sendo de baixa tenso, o valor nominal de 500VCA e 600VCC.

Un 600V

Uma chave seccionadora, com tenso nominal de 600V, pode ser instalada em circuitos de corrente contnua onde o valor mximo seja de 600VCC, ou em circuitos de corrente alternada onde o valor mximo seja de 500VCA.

Corrente mxima de abertura


A corrente mxima de abertura a capacidade de abrir um circuito quando a chave de abertura sob carga. Est relacionada com a cmara de extino do arco e o mecanismo de interrupo rpida, ou com os contatos auxiliares.

seccionadoras

Chaves
9

SENAI - RJ

A corrente mxima de abertura vem escrita, apenas, nas chaves de abertura sob carga, geralmente com um valor de trs vezes a corrente nominal (3x In).

Uma chave seccionadora de abertura sob carga, com corrente nominal de 100A (In = 100A), capaz de interromper um circuito, sem se danicar, caso haja corrente anormal de at 300A no mximo, pois 3 x 100A = 300A.

Freqncia nominal
Essa caracterstica, que vem determinada em alguns tipos de chaves seccionadoras, est relacionada com o tipo de material empregado na fabricao dos contatos e da cmara de extino do arco eltrico. Vem escrita da seguinte forma: fn (= freqncia nominal) e, geralmente, com os valores de 50/60Hz.

Representao das chaves seccionadoras nos esquemas eltricos


H diferentes smbolos para essa representao, de acordo com as normas ABNT, DIN, UTE, IEC. Usaremos sempre, neste trabalho, os smbolos sugeridos pela ABNT. Este o smbolo da chave seccionadora unipolar, segundo a ABNT, em esquema multilar.

Esta parte representa que o contato em forma de garra (contato xo). Representa, tambm, o borne de entrada (borne que ca sob tenso, quando a chave est desligada).

Esta parte representa o punho de acionamento manual da chave

Esta parte representa que a ligao no denitiva (borne com parafuso, por exemplo). Representa, tambm, o borne de sada)

Contato mvel

SENAI - RJ 10

seccionadoras

Chaves

Para chave seccionadora bipolar, o smbolo o representado esquerda. Nele, a linha tracejada, passando pelos contatos mveis, representa a barra isolante, que permite o fechamento e a abertura dos dois contatos ao mesmo tempo. Smbolo tripolar. da chave seccionadora

Normalmente, as chaves so blindadas e o smbolo se apresenta conforme ilustrao ao lado. Segundo a ABNT, as blindagens devem ser aterradas.

a1

A identicao literal feita de modo idntico do fusvel. A letra (a) minscula, acompanhada de um nmero com um algarismo indica chave seccionadora do circuito de alimentao: (a1 - a 2 - a 3 - etc).

a11

A letra (a) minscula, acompanhada de um nmero com mais de um algarismo, indica chave seccionadora do circuito de distribuio (a11 - a12 - a13 - etc).

Algumas chaves trazem os bornes numerados. Os nmeros mpares referemse aos bornes de entrada e os pares, aos de sada.

seccionadoras

Chaves
11

SENAI - RJ

A seguir, o smbolo geral das chaves seccionadoras, segundo outras normas, para efeito de comparao:

Os smbolos mostram, apenas, como so feitos os contatos e onde se devem ligar os condutores. Os smbolos no mostram a cmara de extino do arco eltrico, nem o mecanismo de molas das chaves seccionadoras de abertura sob carga. Quando o esquema for unilar, o smbolo da chave seccionadora mostra apenas um elemento (plo), e indica o nmero de condutores que ela interrompe.

Chave seccionadora unipolar blindada (Representao para esquemas unilares).

Chave seccionadora bipolar blindada (Representao para esquemas unilares).

Chave seccionadora tripolar blindada (Representao para esquemas unilares).

Chave tipo pacco


As chaves seccionadoras tipo pacco so de acoplamento rotativo, tm abertura sob carga (2 x In), e contatos deslizantes. So chaves prprias para montagem em caixas blindadas.

SENAI - RJ 12

seccionadoras

Chaves

Embora este tipo de chave tenha forma diferente das chaves faca, o smbolo para sua identicao o mesmo. Os bornes de entrada e sada so identicados pela numerao. Chave seccionadora tipo pacco Caractersticas:
1 3 5 a 2 4 6

In 16A - 25A 40A - 63A 100A

Un 600V

O corpo das chaves pacco feito de melamina e estas chaves podem ser xadas pelo topo ou pela base. No sendo possvel ver os seus contatos, este tipo de chave necessita de uma indicao de posio liga/desliga. Para maior facilidade de montagem das instalaes, esta chave pode ser colocada em uma caixa metlica e ligada a trs fusveis diazed.

xao pelo topo e contatos internos a xao pela base

smbolo

Chave seccionadora fusvel


Chaves seccionadoras fusveis, ou seccionadores-fusveis, so chaves de abertura sem carga, que renem, em um s dispositivo, as funes de interromper circuitos e de proteger contra sobrecarga e curto-circuito. So compostas de base e tampa.

seccionadoras

Chaves
13

SENAI - RJ

Tipos
Basicamente existem dois tipos de chaves seccionadoras com fusveis: chave seccionadora para fusveis NH e chave seccionadora para fusveis-cartucho.

visor da espoleta

Chave seccionadora NH
Caractersticas
In 100A 150A 200A Un 500V
1 2 3 4 5 6 a e

smbolo

A base prpria para fusveis NH. Por isto, este tipo de chave chamado de seccionadora NH. Na base cam os contatos xos. A tampa da chave NH feita de um material isolante auto-extinguvel (no propaga o fogo) e alta resistncia mecnica, pois o acionamento feito atravs da presso exercida no punho. Os visores permitem ver se os fusveis, que se prendem tampa, esto queimados, sem necessidade de retir-la. Os fusveis servem tambm de contatos mveis da chave.
visor da espoleta

Chave seccionadora para fusveis-cartucho Caractersticas


smbolo

In 20A 40A 100A

Un 500V

1 2

3 4

5 6 a e

visor do valor da In

A base prpria para fusveis-cartucho, com contatos em forma de virola e corpo de porcelana. Na base cam os contatos principais e auxiliares xos. Na tampa cam os contatos principais e auxiliares mveis. Neste tipo de chave h dois visores: um, para ver se o fusvel est queimado; outro, para ver o valor da corrente nominal (In) dos fusveis.

SENAI - RJ 14

seccionadoras

Chaves

Chave seccionadora para painel sob carga


Chaves seccionadoras para painel so chaves seccionadoras de abertura sob carga, prprias para serem instaladas em painis de proteo de mquinas eltricas. So dotadas de cmara de extino do arco eltrico e mecanismo de interrupo rpida. Devido a sua constituio robusta (resistente), estes tipos de chaves so mais utilizados em indstrias. So prprios para interromper circuitos eltricos de mdias e grandes potncias. No exemplo do painel ao lado, voc pode observar, sob carga, a chave seccionadora, que deve suportar a corrente de vrias mquinas. Estas chaves seccionadoras para painel podem ter seu acionamento giratrio ou linear.

acionamento linear

seccionadoras

Chaves
15

SENAI - RJ

acionamento giratrio

Chave seccionadora de acionamento giratrio sob carga


In 200A - 400A 630A Un At 1000Vca I max / de abertura 3 x In fn 50/60Hz

A cmara de extino do tipo de lminas, que extingue o arco eltrico, por reduo, em vrios outros arcos. A vida til de 30.000 manobras, das chaves seccionadoras para painel, preservada pelo mecanismo de interrupo rpida, por molas.

Chave seccionadora de acionamento linear sob carga


In 250A 400A Un 600Vca I max / de abertura 3 x In fn 50/60Hz

A cmara de extino destas chaves do tipo lminas condutoras e isolantes duplas, e extingue o arco por prolongamento. A vida til destas chaves de 40.000 manobras e preservada pelo mecanismo de interrupo rpida, por molas.

SENAI - RJ 16

seccionadoras

Chaves

Funcionamento das chaves seccionadoras


O funcionamento das chaves seccionadoras depende das condies dos contatos xos, mveis e do isolamento. Supondo que a chave esteja ligada a um circuito qualquer, vamos mostrar o funcionamento em quatro etapas.

Funcionamento da chave seccionadora de abertura sem carga


1 etapa - na posio aberta (chave desligada). Na posio aberta, os bornes de entrada (1 - 3 - 5) da chave esto sob tenso mas no h passagem de corrente para os bornes de sada (2 - 4 - 6), pois os contatos esto abertos. 2 etapa - no momento em que se liga a chave.
1 3 5 a 2 4 6 1 3 5 a 2 4 6

Para se ligar este tipo de chave, necessrio desligar os circuitos, situados depois da chave. Desta forma, a chave pode ser ligada, normalmente, e os bornes de sada (2-4-6) cam tambm sob tenso. 3 etapa - na posio fechada (chave ligada). Estando a chave ligada, os circuitos podem ser ligados depois da chave e os contatos (1-2), (3-4), (5-6) vo agora suportar toda a corrente da carga, de acordo com o seu valor nominal. 4 etapa - no momento em que se desliga a chave. Para desligar este tipo de chave, necessrio desligar os circuitos, situados depois da chave. Desta forma, a chave pode ser desligada, sem perigo de o arco eltrico danicar os seus contatos.

5 a

5 a

Funcionamento da chave seccionadora de abertura sob carga


1 etapa - na posio aberta (chave desligada). Nesta posio, o funcionamento o mesmo da chave estudada anteriormente.

5 a

seccionadoras

Chaves
17

SENAI - RJ

2 etapa - no momento em que se liga a chave.


1 3 5 a 2 4 6

Este tipo de chave pode ser ligado com carga e, no instante em que se liga, a corrente passa pelos contatos (1-2), (3-4), (5-6) e vai aumentando at atingir seu valor nominal. Se a carga for um motor eltrico, a corrente na partida de aproximadamente 5 x In. 3 etapa - na posio fechada (chave ligada).

5 a

Com a chave ligada, os contatos (1-2), (3-4), (5-6) devem suportar as correntes que passam por eles, desde que estejam com seus valores nominais iguais aos da corrente da carga, sem se aquecerem em demasia, durante todo o tempo em que o circuito estiver ligado. 4 etapa - no momento em que se desliga a chave.

arco eltrico a

Este tipo de chave pode ser desligado sob carga e, no instante em que se desliga, a corrente que estava passando do contato xo para o mvel, diretamente, tende a continuar, passando pelo arco eltrico. No entanto, a cmara o extingue, e o dispositivo de abertura rpida obriga os contatos mveis a voltarem sua posio aberta (desligado), no permitindo que a corrente eltrica continue a circular.

Smbolos qualicativos de contatos, conforme a NBR 12523/1992


Smbolos Descrio Funo contador Funo disjuntor Funo seccionador Funo interruptor-seccionador Funo abertura automtica Funo contato na posio NOTAS: a) Este smbolo pode ser usado por um interruptor de posio, quando no for necessrio indicar seu modo de operao. Nos casos onde for necessrio indicar modo de operao do contato, devem-se empregar em seu lugar os smbolos 3.13.9 a 3.13.16, da NBR 12519. b) Este smbolo colocado dos dois lados do smbolo de contato, quando o interruptor acionado mecanicamente nos dois sentidos.

SENAI - RJ 18

seccionadoras

Chaves

Funo de retorno automtico NOTAS: a) Este smbolo pode ser usado para indicar o retorno automtico. Quando esta conveno usada, ela deve ser convenientemente indicada. b) Este smbolo no deve ser usado com os smbolos qualicativos 3.1.1, 3.1.2, 3.1.3 e 3.1.4 desta seo. Em alguns casos, o smbolo 3.12.7 da NBR 12519 pode ser usado. Funo de posio mantida NOTAS: a) Este smbolo pode ser usado para indicar a posio mantida. Quando esta conveno usada, ela deve ser convenientemente indicada. b) Este smbolo no deve ser usado com os smbolos qualicativos 3.1.1, 3.1.2, 3.1.3 e 3.1.4 desta seo. Em alguns casos, o smbolo 3.12.8 da NBR 12519 pode ser usado.

Contatos com duas ou trs posies


Smbolo
forma 1 forma 2

Descrio Contato de fechamento (contato normalmente aberto) NOTA: Este smbolo igualmente usado como smbolo geral de interruptor. Contato de abertura(contato normalmente fechado)

Contato com duas direes sem cruzamento (abertura antes do fechamento)

Contato de duas direes com posio intermediria de abertura

forma 1

forma 2

Contato de duas direes com cruzamento (fechamento antes da abertura)

Contato com dois fechamentos

seccionadoras

Chaves
19

SENAI - RJ

Dispositivos mecnicos de conexo/manobra


Smbolo
Usar smbolo 3.2.1 ou 3.2.2

Descrio
Interruptor Contactor (com contato de fechamento)

Contactor com abertura automtica

Contactor (com contato de abertura)

Disjuntor

Seccionador

Seccionador de duas direes, com posio de isolamento intermediria

Interruptor-seccionador

Interruptor-seccionador com abertura automtica

SENAI - RJ 20

seccionadoras

Chaves

Smbolos funcionais de demarradores (dispositivos de partida) de motores


Smbolo Descrio
Demarrador de motor, smbolo geral NOTA: Smbolos qualicativos podem ser mostrados dentro do smbolo geral para indicar tipos particulares de demarradores. Ver smbolos 3.14.5, 3.14.7 e 3.14.8. Demarradores operando em degraus NOTA: O nmero de degraus pode ser indicado.

Demarrador-regulador

Demarrador com dispositivo de desligamento automtico

Demarrador direto, por contactor, para dois sentidos de funcionamento do motor

Demarrador estrela-tringulo

Demarrador por autotransformador

Demarrador-regulador por tiristores

seccionadoras

Chaves
21

SENAI - RJ

rgos de controle de rels eletromecnicos do tipo tudo ou nada


Smbolo
forma 1

Descrio
rgo de controle de um rel, smbolo geral NOTA: Um rgo de controle de um rel, comportando vrios enrolamentos, pode ser representado pela incluso de um nmero apropriado de traos inclinados. Exemplos: rgos de controle de um rel com dois enrolamentos separados, representao agregada

forma 2 forma 1

forma 2 forma 1

rgo de controle de um rel com dois enrolamentos separados, representao desenvolvida

forma 2

rgo de controle de um rel com dispositivo de relaxamento retardado

rgo de controle de um rel com dispositivo de operao retardado

rgo de controle de um rel com dispositivo de operao e de relaxamento retardados

rgo de controle de um rel rpido (com dispositivo de operao e de relaxamento rpidos)

rgo de controle de um rel insensvel corrente alternada

SENAI - RJ 22

seccionadoras

Chaves

rgo de controle de um rel corrente alternada

rgo de controle de um rel ressonncia mecnica rgo de controle de um rel com reteno mecnica rgo de controle de um rel polarizado

NOTA: Pontos podem ser usados para indicar a relao entre a direo da corrente num enrolamento de um rel polarizado e o movimento de um elemento de contato, de acordo com o prximo pargrafo. Quando o terminal de enrolamento identicado por um ponto positivo em relao ao outro terminal, o contato se desloca ou tende a se deslocar para a posio marcada com o ponto. Exemplos: Rel polarizado que opera para um s sentido de corrente no enrolamento e retorna automaticamente para a posio de repouso aps o corte. Rel polarizado que opera para ambos os sentido da corrente no enrolamento e retorna automaticamente para a posio intermediria aps o corte. Rel polarizado com duas posies estveis rgo de controle de um rel remanente

forma 1

rgo de controle de um rel trmico

forma 2

seccionadoras

Chaves
23

SENAI - RJ

Anda mungkin juga menyukai