Anda di halaman 1dari 2

Prof.

; Geisson Nardi Administrao Financeira e Oramentria Sinop-MT 08 de agosto de 2011

Um Estudo de Caso Aqui voc o Consultor...


No incio de 2000, Doc e Lyn McGee formaram a Companhia de Bolo McGee. A companhia produziu uma linha completa de bolos, e suas especialidades incluam bolo xadrez, bolo de limo, e bolo de sorvete, bolo com recheio de chocolate. A dupla formou a companhia como uma atividade extra, e ambos continuaram a trabalhar nos seus empregos atuais. Doc fazia todo o assado, e Lyn controlava o marketing e distribuio. Com qualidade de produto boa e um plano de marketing sadio, a companhia cresceu rapidamente. No incio de 2003 a companhia foi divulgada em uma revista empresarial de grande circulao. Depois daquele ano, a companhia foi divulgada em Sobremesas Gourmets, uma revista com especialidade principal em comida. Depois que o artigo apareceu em Sobremesas Gourmets, as vendas explodiram, e a companhia comeou receber propostas do mundo inteiro. Devido ao aumento das vendas, Doc deixou o seu outro trabalho, seguido brevemente por Lyn. A companhia contratou os servios de trabalhadores adicionais para atender a demanda. Infelizmente, o crescimento rpido experimentado pela companhia conduziu a problemas no fluxo de caixa e capacidade. A companhia est produzindo atualmente bolos o quanto pode com os ativos que possui, mas a demanda pelos seus bolos ainda est crescendo. Ainda mais, a companhia foi consultada por um supermercado nacional com uma proposta para pr quatro de seus bolos em todas as suas lojas da cadeia, e uma cadeia de restaurante nacional contatou a companhia para vender bolos McGee em seus restaurantes. O restaurante venderia os bolos sem o nome de marca. Doc e Lyn operaram a companhia como uma firma individual. Eles tiveram que ajudar administrar e dirigir o crescimento da companhia. Especificamente, eles lhe pediram que responda as seguintes perguntas: 1. Quais so as vantagens e desvantagens de mudar a organizao de companhia de firma individual para uma companhia limitada (sociedade por cotas)? Ol, a fim de complementar um pouco mais o assunto.

Empresrio (Antiga Firma Individual) Constituda por uma nica pessoa que dar seu nome firma por todos os atos da empresa. Este tipo de empresa se aplica a atividades de indstria e/ou comrcio. No possvel abrir firma individual, cujo objetivo seja prestao de servios, os que pretenderem, devero faze-lo como autnomos. Na firma individual, o ativo (Bens e Direitos) e o passivo (Obrigaes e Patrimnio), podem ser transferidos outra empresa; porm a empresa em si, por ser firma individual, intransfervel, ou seja, no se transfere a Razo Social.

- Vantagens/Desvantagens Custos iniciais para abertura so relativamente pequenos; O empresrio possui total autonomia administrativa; A empresa usufrui de vantagens fiscais; Facilidade para dissoluo da empresa; Participao integral nos lucros; Pode se enquadrar no SIMPLES. As obrigaes so eliminadas; Existncia de restries por parte dos fornecedores, para a concesso de prazo para faturamento, e das Instituies Financeiras para obteno de recursos; Os clientes com maior poder de compra no depositam na capacidade da firma individual, para aquisies dos produtos ou servios; Possibilidade de divergncias. Sociedade por Quotas de Responsabilidade (LTDA) Com essa forma jurdica, a empresa dever ser constituda por no mnimo dois scios, e, dependendo de sua atividade poder ser uma Sociedade Simples (S/S - Antiga Sociedade Civil S/C), ou Sociedade Empresria (Antiga Sociedade Comercial). A Sociedade Simples dedica-se exclusivamente prestao de servios e tem seus documentos registrados no cartrio de Ttulos e Documentos. No esto sujeitas falncia. A Sociedade Empresria pratica o comrcio mercantil de produtos e/ou servios. As quotas representam a participao de cada scio no capital social da empresa. Vantagens - Vantagens/Desvantagens Custos iniciais relativamente baixos; Possibilidade de continuidade da empresa; Possibilidade de ampliao do capital social com a incluso de novos scios; Maior facilidade de concorrer em licitao de rgos pblicos; Diluio da responsabilidade dos negcios entre os scios. Diviso de poder decisrio; Dificuldade em encontrar scios; Scios com perfil de atuao semelhante. A sociedade possuir uma regulamentao prpria, que foge ao escopo deste trabalho. IMPORTANTE - Representao - Hoje em dia saber articular esforos fundamental. Nessa medida muito importante identificar Associaes / Sindicatos que o represente. Normalmente estas entidades dispem de reas voltadas ao atendimento de Micro e Pequenas Empresas. Alm disso, participar de reunies com empresrios do seu setor, no mnimo ir melhorar sua condio de anlise de seu mercado de atuao.

2. Finalmente, que ao voc recomendaria a companhia empreender? Por qu?

Anda mungkin juga menyukai