Anda di halaman 1dari 8

Tito Tt 1 Eu, Paulo, servo de Deus e apstolo de Jesus Cristo, escrevo esta carta.

Eu fui escolhido e mandado para ajudar a tornar mais forte a f que o povo de Deus tem e para fazer com que eles conheam a verdade ensinada pela nossa religio, que se baseia na esperana de recebermos a vida eterna. Deus, que no mente, nos prometeu essa vida, antes da criao do mundo, e no tempo certo ele a revelou na sua mensagem. Essa mensagem foi entregue a mim, e eu a anuncio por ordem de Deus, o nosso Salvador. Escrevo a voc, Tito, meu verdadeiro filho na f, esta f que sua e minha. Que a graa e a paz de Deus, o Pai, e de Cristo Jesus, o nosso Salvador, estejam com voc! Eu o deixei na ilha de Creta para que voc pusesse em ordem o que ainda faltava fazer e para nomear em cada cidade os presbteros das igrejas. Lembre das minhas ordens:

O presbtero deve ser um homem que ningum possa culpar de nada; deve ter somente uma esposa; os seus filhos devem ser cristos e no ter fama de maus ou desobedientes. Pois aquele que tem a responsabilidade do trabalho de Deus, como bispo, deve ser um homem que no possa ser culpado de nada. No deve ser orgulhoso, nem ter mau gnio, no deve ser chegado ao vinho, nem violento, nem ganancioso. Deve estar disposto a hospedar pessoas na sua casa e deve amar o bem. Deve ser prudente, justo, dedicado a Deus e disciplinado. Deve se manter firme na mensagem que merece confiana e que est de acordo com a doutrina. Assim ele poder animar os outros com o verdadeiro ensinamento e tambm mostrar o erro dos que so contra esse ensinamento. Pois existem muitos, principalmente os que vieram do Judasmo, que so revoltados e enganam os outros com as suas tolices. preciso fazer com que eles parem de falar, pois esto atrapalhando famlias inteiras por ensinarem o que no devem, com a inteno vergonhosa de ganhar dinheiro.

Foi justamente um deles, um profeta da ilha de Creta, quem disse: Os cretenses s dizem mentiras. So como animais selvagens, so uns preguiosos que s pensam em comida. E ele tinha razo quando disse isso. Portanto, voc tem de repreender duramente esses falsos mestres para que sejam sadios na f e parem de dar ateno a histrias inventadas por judeus e a ensinamentos humanos que vm de pessoas que rejeitam a verdade. Tudo puro para os que so puros; mas nada puro para os impuros e descrentes, pois a mente e a conscincia deles esto sujas. Eles dizem que conhecem a Deus, mas o que eles fazem mostra que isso no verdade. Esto cheios de dio, so rebeldes e no so capazes de fazer nenhuma coisa boa.

Tt 2 Mas voc, Tito, ensine o que est de acordo com a doutrina verdadeira.

Ensine os mais velhos a serem moderados, srios, prudentes e firmes na f, no amor e na perseverana. Aconselhe tambm as mulheres mais idosas a viverem como devem viver as mulheres dedicadas a Deus. Que elas no sejam caluniadoras, nem muito chegadas ao vinho! Que elas ensinem o que bom, para que as mulheres mais jovens aprendam a amar o marido e os filhos e a ser prudentes, puras, boas donas de casa e obedientes ao marido, a fim de que ningum fale mal da mensagem de Deus! Aconselhe tambm os homens mais jovens a serem prudentes. Voc mesmo deve ser, em tudo, um exemplo de boa conduta. Seja sincero e srio quando estiver ensinando. Use palavras certas, para que ningum possa critic-lo e para que os inimigos fiquem envergonhados por no terem nada de mau a dizer a nosso respeito. Que os escravos obedeam aos seus donos e os agradem em tudo! Que no sejam respondes,

nem roubem os seus donos! Pelo contrrio, que eles mostrem que so sempre bons e fiis em tudo o que fazem. Desse modo, por causa das coisas que eles fizerem, todos falaro bem da doutrina a respeito de Deus, o nosso Salvador. Pois Deus revelou a sua graa para dar a salvao a todos. Essa graa nos ensina a abandonarmos a descrena e as paixes mundanas e a vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus, enquanto ficamos esperando o dia feliz em que aparecer a glria do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo. Foi ele quem se deu a si mesmo por ns, a fim de nos livrar de toda maldade e de nos purificar, fazendo de ns um povo que pertence somente a ele e que se dedica a fazer o bem. Ensine essas coisas e use toda a sua autoridade para animar e tambm para repreender os seus ouvintes. E que ningum despreze voc!

Tt 3 Recomende aos irmos que respeitem as ordens dos que governam e das autoridades, que sejam obedientes e estejam prontos a fazer tudo o que bom. Aconselhe que no falem mal de ningum, mas que sejam calmos e pacficos e tratem todos com educao. Pois antigamente ns mesmos no tnhamos juzo e ramos rebeldes e maus. ramos escravos das paixes e dos prazeres de todo tipo e passvamos a nossa vida no meio da malcia e da inveja. Os outros tinham dio de ns, e ns tnhamos dio deles. Porm, quando Deus, o nosso Salvador, mostrou a sua bondade e o seu amor por todos, ele nos salvou porque teve compaixo de ns, e no porque ns tivssemos feito alguma coisa boa. Ele nos salvou por meio do Esprito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascssemos de novo e dandonos uma nova vida. Deus derramou com generosidade o seu Esprito Santo sobre ns, por meio de Jesus Cristo, o nosso Salvador.

E fez isso para que, pela sua graa, ns sejamos aceitos por Deus e recebamos a vida eterna que esperamos. Esse ensinamento verdadeiro. Quero que voc, Tito, insista nesses assuntos, para que os que crem em Deus se interessem em usar o seu tempo fazendo o bem. Isso bom e til para todos. Mas evite as discusses tolas, as longas listas de nomes de antepassados, as brigas e os debates a respeito da lei dos judeus. Essas coisas so inteis e sem valor. Se uma pessoa causar divises entre os irmos na f, aconselhe essa pessoa uma ou duas vezes; mas depois disso no tenha nada mais a ver com ela. Pois voc sabe que uma pessoa como esta abandonou completamente o evangelho, e os seus pecados provam que ela est errada. Quando eu lhe mandar o irmo rtemas ou o irmo Tquico, faa o possvel para ir se encontrar comigo na cidade de Nicpolis, pois resolvi passar o inverno l. Ajude o advogado Zenas e tambm Apolo em tudo o que voc puder a fim de que eles tenham o que precisarem para a viagem.

Que a nossa gente aprenda a usar o seu tempo fazendo o bem e ajudando os outros em caso de necessidade, para que assim a vida da nossa gente seja til! Todos os que esto comigo mandam saudaes a voc. D saudaes aos nossos amigos na f.

Anda mungkin juga menyukai