Anda di halaman 1dari 123

PS

O RIO M AIS INTEGRADO E COM PETITIVO

2013 - 2016
plano estratgico da prefeitura do rio de janeiro

plano estratgico da prefeitura do rio de janeiro

plano estratgico da prefeitura do rio de janeiro 2013 - 2016

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

A ESTRUTURA DO DOCUMENTO (NDICE)


1. Carta do Prefeito 2. Uma Viso de Futuro 3. Introduo Estrutura conceitual do trabalho Processo de construo do contedo O conselho da cidade Apresentao do documento 4. Objetivos e princpios de atuao do governo 5. Sumrio Executivo 6. reas de resultado* Sade Educao Transportes Habitao e Urbanizao Ordem Pblica e Conservao Gesto e Finanas Pblicas Meio Ambiente e Sustentabilidade Desenvolvimento Econmico Cultura Desenvolvimento Social 7. Institucionalizao do Plano Estratgico Subsecretaria de Monitoramento de Resultados Escritrio de Gerenciamento de Projetos - EGP 8. Legado Olmpico Anexo - Tabela de metas
* Diagnstico, diretrizes, metas e iniciativas estratgicas.

O Rio mais integrado e olmpico

O lanamento do primeiro Plano Estratgico da Prefeitura do Rio, em 2009, representou um grande avano na forma de administrar a cidade. Pela primeira vez, foram fixadas metas anuais e objetivas para cada rea de gesto, divulgadas de forma transparente para a sociedade e acompanhadas por todos os cariocas. De l para c, o Rio mudou e acumulou muitas conquistas: a consagrao da cidade como palco de grandes eventos, como a Jornada Mundial da Juventude em 2013, a Copa de 2014 e os Jogos Olmpicos e Paralmpicos de 2016; o processo de recuperao de reas degradadas, como o da Regio Porturia atravs do projeto Porto Maravilha; o incio de obras de mobilidade urbana que vo permitir a integrao de toda a cidade; e a retomada da capacidade de investimento da Prefeitura, inclusive com o reconhecimento das grandes agncias internacionais de classificao de risco, o que nos permitiu praticamente dobrar os recursos para Sade e Educao. Depois de trs anos, estamos desenvolvendo a primeira reviso do Plano Estratgico, que vai ampliar a viso da cidade para 2030 e, assim, definir novas diretrizes, metas e iniciativas para o perodo de 2013 a 2016. O sucesso do atual Plano, que se encerra agora em 2012, encheu a Prefeitura de satisfao. A maior parte das metas traadas foi atingida e um volume expressivo de informaes gerenciais foi coletado e analisado como parte do acompanhamento do prprio Plano. O que s foi possvel com o envolvimento e comprometimento total dos servidores municipais, que hoje trabalham por um Rio melhor e com melhores servios. A transparncia na divulgao das metas e iniciativas, assim como dos resultados obtidos, tem nos aproximado cada vez mais do cidado carioca, seja para o reconhecimento ou para a cobrana. Temos plena conscincia de que os sucessos obtidos no representam a linha de chegada. Ao contrrio, funcionam como uma plataforma para outras aes e inovaes, cujo objetivo transformar o Rio de Janeiro na melhor cidade do Hemisfrio Sul para se viver e trabalhar. com muito orgulho que encaminhamos esta reviso do Plano aos cariocas, para que possamos, juntos, ajudar a construir nosso ideal de Cidade Maravilhosa.

Eduardo Paes Prefeito do Rio de Janeiro

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

UMA VISO DE FUTURO

No decorrer da reviso do primeiro Plano Estratgico da Prefeitura do Rio, percebemos a necessidade de expandir a viso de futuro para a cidade de forma a contemplar um projeto ainda mais ambicioso do que aquele inicialmente visualizado em 2009. Com efeito, na ocasio em que o Plano vigente foi lanado, o Rio era a sede da Copa de 2014 e acabara de se tornar a sede das Olimpadas de 2016, o que nos permitiu, e tambm demandou, maior arrojo em nossos sonhos. Como assinalado na carta de abertura do Prefeito, a lgica do Plano Estratgico pensar no longo prazo para agir no curto prazo. A reviso do Plano vigente define aes concretas que tm como horizonte os prximos quatro anos (2013-2016) da prxima administrao municipal, enquanto a Viso representa um conjunto de aspiraes para a cidade ao longo de um prazo muito mais extenso. Nesta reviso buscamos conceber uma Viso para o horizonte de 2030. A metodologia aplicada compreendeu a realizao de um diagnstico com a identificao dos principais desafios e vantagens competitivas da cidade, bem como as crenas e valores mais marcantes do cidado carioca. A partir deste diagnstico, articulamos uma ambio para 2030, sustentada por quatro pilares de aspiraes: sociais, econmicas, sustentabilidade e de polticas. Acreditamos que a Viso elaborada posicionar nossa cidade como, de fato, a Cidade Maravilhosa: a melhor cidade do Hemisfrio Sul para se viver, trabalhar e conhecer.

Uma viso de futuro

12

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

13

No campo social, aspiramos ser reconhecidos, em nvel nacional, como a capital que rene simultaneamente a melhor qualidade de vida, um sistema de sade bsico eficiente e que promove hbitos e costumes mais saudveis para uma populao integrada educao e cultura. Para isso, seremos: A capital com a melhor educao pblica do Pas. A capital cujo sistema bsico de sade apresenta a maior qualidade do Pas, tanto na eficincia quanto no atendimento. Referncia nacional em reduo de dficit habitacional em grandes cidades. Uma capital sem pobreza extrema, sem desigualdades extremas e mais integrada cultural e socialmente.

No campo da sustentabilidade, aspiramos ser reconhecidos como referncia mundial em desenvolvimento sustentvel com a preservao de nosso patrimnio ambiental. Para isso, seremos: Referncia mundial na manuteno de uma matriz de transportes sustentvel, na atividade econmica ecoeficiente e na educao de uma sociedade com hbitos de baixa emisso de gases de efeito estufa. A cidade em cuja rea metropolitana situa-se a maior cobertura florestal do planeta integrada rea urbana, apresentando seus corpos hdricos (rios, lagoas, baas e costas ocenicas) limpos e preservados. Uma das maiores capitais assistidas por um sistema de coleta e tratamento de esgotos sanitrios e lixo eficazes e universalizados. No campo poltico, desejamos ser reconhecidos como um dos principais centros polticos e culturais do cenrio global. Para isso, seremos: Reconhecidos pela realizao de grandes eventos e sede de fruns decisrios para assuntos de sustentabilidade global e desenvolvimento econmico de pases emergentes. Referncia nacional em gesto pblica de alto desempenho. Reconhecidos pela produo cultural de alto valor e influncia mundial. Destaque pelo respeito diversidade humana.

Uma viso de futuro

No campo econmico, nosso objetivo ser uma cidade de reconhecido destaque global pela alta atratividade de negcios, reduzida taxa de desocupao e contnuo crescimento da renda mdia dos seus trabalhadores. Para isso, seremos: Referncia mundial em servios e tecnologia para a Indstria de Energia e o maior polo turstico do Hemisfrio Sul. A capital lder no desenvolvimento da Indstria Criativa no Pas, com foco em Design, Moda, Artes Cnicas e Audiovisuais. Referncia nacional na excelncia do ambiente de negcios com destacada liderana na atrao e manuteno de investimentos produtivos.

14

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

15

INTRODUO
Estrutura conceitual do trabalho Processo de construo do contedo O conselho da cidade Apresentao do documento

16

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

17

A adoo de melhores prticas na administrao pblica foi um dos principais focos da Prefeitura do Rio no perodo de 2009 a 2012 e, como destacou o Prefeito, o lanamento do primeiro Plano Estratgico foi um marco importante. Para este novo perodo, de 2013 a 2016, busca-se um patamar ainda mais elevado, em termos de qualidade e eficincia, no planejamento e acompanhamento das metas e das iniciativas estratgicas da Prefeitura. Para o desenvolvimento deste novo Plano contamos com o auxlio de uma reconhecida empresa global de consultoria estratgica, a McKinsey & Company, que acompanhou a equipe da Casa Civil da Prefeitura ao longo dos sete meses de trabalho. Entre setembro de 2011 e Maro de 2012 as equipes da Prefeitura e da McKinsey cumpriram as atividades de uma metodologia comprovada de viso e planejamento, buscando elaborar propostas verdadeiramente ambiciosas para nossa cidade. No poupamos esforos e aproveitamos toda a experincia adquirida pela Administrao nestes ltimos 3 anos de execuo do Plano Estratgico. Foram mais de 2.000 horas investidas em reunies de trabalho com os gestores da Prefeitura, coleta e anlise de informaes de referncia (benchmarks) em diversas capitais do Pas e do exterior, entrevistas com especialistas em servios pblicos, conduo de quatro grandes oficinas de trabalho, envolvimento de mais de 100 servidores no diagnstico e proposio de aes, realizao de uma pesquisa popular com mais de 1.000 cidados cariocas e a estruturao do Conselho da Cidade, um frum consultivo de alto nvel. Ao mesmo tempo, as informaes coletadas pelo Escritrio de Gerenciamento de Projetos-EGP e o refinamento de metas provenientes do bem-sucedido Acordo de Resultados proporcionaram um salto de qualidade no processo de planejamento. A motivao demonstrada pelos atores e colaboradores neste trabalho aliada robustez da metodologia empregada transmitiram forte confiana a todos. Podemos afirmar, mais uma vez, nossa inteira convico no sucesso deste novo Plano.

Pedro Paulo Carvalho Teixeira Chefe da Casa Civil e Coordenador Geral do Plano Estratgico

18

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

19

O Planejamento Estratgico para o perodo 2013-2016 d continuidade, atualiza e expande o Plano atual, partindo da experincia acumulada nestes pouco mais de 3 anos de vigncia. O sucesso do Plano 2009-2012, com mais de 80% de suas metas cumpridas, aliado s perspectivas positivas para a Cidade do Rio de Janeiro nos prximos anos, autoriza-nos a perseguir metas e iniciativas ainda mais ambiciosas para nossa cidade. Ao mesmo tempo, o aprendizado colhido com o Acordo de Resultados, implementado a partir de 2009, proporcionou referncias fortes e concretas para o planejamento de metas por rea de resultado para o prximo perodo.

A rea de Emprego e Renda foi expandida e renomeada como Desenvolvimento Econmico. A rea de Cultura, Esporte e Lazer foi simplificada com o ttulo de Cultura. A rea de Assistncia Social foi expandida e renomeada como Desenvolvimento Social. A partir do diagnstico foram articulados os objetivos centrais do governo e as diretrizes para cada rea de resultado, a saber: Sade Educao Transportes Habitao e Urbanizao Ordem Pblica e Conservao Gesto e Finanas Pblicas Meio Ambiente e Sustentabilidade Desenvolvimento Econmico Cultura Desenvolvimento Social Em seguida, essas diretrizes setoriais foram traduzidas em metas especficas e mensurveis a serem alcanadas no perodo de 2013 a 2016. Estas metas representam, na prtica, o compromisso da Prefeitura para com a populao da cidade. Por fim, as iniciativas estratgicas constituem as aes prticas, um conjunto de projetos estruturados e gerenciados pela Prefeitura, atravs das quais buscaremos atingir os compromissos assumidos com a populao.

Estrutura conceitual do Trabalho

Iniciativas essencialmente estruturantes, concebidas no Plano atual e com alcance de implantao no mdio e longo prazos, permanecem como estratgicas para este novo perodo, ilustrando a preocupao com a efetiva realizao dos benefcios para os cidados, independentemente do ciclo de mandato da Administrao Pblica. O primeiro passo para a reviso do Plano vigente consistiu em refazer o diagnstico que identificou os principais desafios e oportunidades nas dez reas de resultado do governo. A primeira constatao que deveramos reestruturar algumas das reas de resultado, alterando seu alcance. Dessa forma, no novo Plano efetuamos as seguintes alteraes em relao ao Plano vigente: A rea de Infraestrutura Urbana foi incorporada e renomeada como Habitao e Urbanizao. A rea de Ordem Pblica passou a compor com Conservao. A rea de Meio Ambiente passou a compor com Sustentabilidade.

20

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

21

A exemplo da construo do Plano vigente, ouvimos diversos representantes de nossa sociedade, entre empresrios, profissionais liberais, lderes de organizaes sociais, intelectuais, artistas e polticos. Adicionalmente, efetuamos pesquisa de opinio pblica com mais de 1.000 cidados comuns. O processo de construo do contedo envolveu uma etapa de carter mais estratgico e outra mais ttica. Na etapa estratgica, foram realizadas entrevistas individuais com aproximadamente 30 especialistas e com mais de 20 executivos da Prefeitura. Foram conduzidas oficinas de trabalho com o recm-formado Conselho da Cidade, com o Prefeito, Secretrios e a Unidade Estratgica da Casa Civil para definir as metas setoriais e as iniciativas estratgicas. Ao longo dessa etapa, os objetivos do governo e as diretrizes setoriais tambm foram definidas por meio de reunies da Unidade Estratgica da Casa Civil, com a Superintendncia de Oramento, articulando com os demais rgos do governo. Na fase ttica, a Casa Civil e os demais rgos da Prefeitura detalharam cada uma das iniciativas estratgicas visando definir seus indicadores de desempenho, cronogramas e, sobretudo, seus oramentos. A sustentabilidade oramentria do Plano Estratgico foi cuidadosamente analisada e o equilbrio fiscal balizado sobre critrios conservadores de arrecadao. No cmputo geral, temos um plano arrojado em termos de execuo, mas factvel sob a tica da necessidade financeira.

Processo de construo do contedo

22

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

23

O Conselho da Cidade foi estruturado com o objetivo de contribuir para a reviso do Plano Estratgico e para atuar como rgo consultivo em seu acompanhamento. A deciso de formar este grupo foi tomada a partir de experincias anteriores bem-sucedidas, nas quais cidados destacados na sociedade foram convocados para criticar e avaliar as questes e os projetos municipais. Nesta reviso foi elaborada uma lista inicial de 150 candidatos, selecionados por sua reconhecida contribuio pessoal ou profissional, assim como sua dedicao e identificao com a Cidade do Rio de Janeiro. Desta lista, aproximadamente 120 cidados aceitaram honrar a cidade com sua contribuio como conselheiros e tiveram a oportunidade de participar de quatro encontros ao longo do trabalho de reviso. A maior parte das sugestes provindas do Conselho foi incorporada neste Planejamento, seja na forma de diretrizes, metas ou iniciativas, sendo que 80% de todas as sugestes estavam alinhadas com os demais grupos de entrevistados e pesquisados. O Conselho permanecer ativo ao longo de toda a execuo do Plano Estratgico, reunindo-se ao menos uma vez a cada semestre para apreciar os resultados.

o conselho da cidade

24

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

25

CONSELHEIROS DA CIDADE: Adilson Pires, Alba Zaluar, Alfredo Lopes, Andr Eppinghaus, Antenor de Barros Leal, Armando Strozenberg, Augusto Ivan, Bertha de Borja Reis do Valle, Beto Sicupira, Brenda Valansi Osrio, Bruno Filippo, Bruno Thys, Carla Camurati, Carla Pinheiro, Carlos Arthur Nuzman, Carlos Carvalho, Carlos Tufvesson, Carmen Fontenelle, Carol Sampaio, Carolina Wambier, Celina Carpi, Celso Barros, Cesar Cunha Campos, Daniela Fiszpan, David Zylbersztajn, Dom Orani Tempesta, Elena Landau, Eloi Fernandes, Fernanda Montenegro, Fernando MacDowell, Fernando Molica, Ferreira Gullar, Flavia Oliveira, Gilberto Ururahy, Guilherme Laager, Guilherme Studart, Gustavo Rocha Lima, Guti Fraga, Hlcio Tokeshi, Hugo Barreto, Jairo Werner, Joo Dionisio Amoedo, Joo Guilherme Ripper, Joaquim Levy, Jos Antonio Fichtner, Jose Formoso, Jose Luiz Alqueres, Jos Marcio Camargo, Jose Padilha, Julio Bueno, Leandro Piquet, Leda Castilho, Lucia Hipolito, Luis Carlos Barreto, Lus Fernando Correia, Luiz Augusto Maltoni Jr, Luiz Erlanger, Luiz Paulo Correa da Rocha, Marcelo Madureira, Marcelo Neri, Marcelo Szpilman, Marcelo Torres, Marcos Avila, Marcus Vinicius Freire, Maria Celeste Emerick, Maria Erclia Leite de Castro, Mauricio Assumpo, Mauro Osorio, Michel Sarkis, Nelma Tavares, Nelson Sendas, Nizan Guanaes, Olavo Monteiro de Carvalho, Patrcia Amorim, Paulo Ferraz, Paulo Melo, Paulo Moll, Paulo Niemeyer, Pedro Abramo, Pedro Buarque de Hollanda, Pedro de Lamare, Pedro Jos Wahmann, Pedro Lus, Peter Eduardo Siemsen, Philip Carruthers, Plinio Froes, Regina Cas, Ricardo Amaral, Ricardo Cravo Albin, Roberta Medina, Roberto A. Medronho, Rodrigo Baggio, Rodrigo Pimentel, Rogerio Chor, Rony Meisler, Rosa Celia, Rosiska Darci, Sergio Bermudes, Sergio Besserman Vianna, Sergio Ferraz Magalhes, Srgio Novis, Srgio Ruy Barbosa, Silvia Ramos, Solon Lemos Pinto, Susana Herculano-Houzel, Suzana Kahn Ribeiro, Tnia Zagury, Vik Muniz e Walter Mattos
26
O Rio mais integrado e olmpico Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

Apresentao do documento

O presente documento est estruturado em oito captulos, incluindo a carta do Prefeito, a viso de futuro para o Rio e esta introduo. A seguir sero apresentados os objetivos centrais e os princpios de atuao do governo. Eles refletem nosso compromisso em quebrar paradigmas que influenciam o desenvolvimento da cidade e a qualidade de vida da nossa populao. Em seguida, sero apresentados o diagnstico, as diretrizes, as metas e as iniciativas estratgicas de cada uma das dez reas de resultado. O documento se encerra com um detalhamento dos mecanismos de institucionalizao do Plano Estratgico e uma mensagem que resume nossas expectativas para o Rio aps a efetiva implantao deste Plano.

27

OBJETIVOS E PRINCPIOS DE ATUAO DO GOVERNO

28

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

29

Evoluir na acessibilidade e na qualidade da prestao dos servios pblicos municipais. Transformar a cidade, dotando-a de equipamentos urbanos mais adequados s demandas e ao crescimento da populao. Valorizar e garantir o uso sustentvel do meio ambiente, da paisagem e do patrimnio natural, cultural e histrico no processo de desenvolvimento da cidade. Garantir maior igualdade de oportunidades para os jovens e crianas cariocas. Contribuir para a formao de um ambiente de negcios altamente competitivo e para o crescimento econmico sustentvel. Promover o desenvolvimento de setores estratgicos para a economia carioca. Tornar o Rio uma cidade mais integrada do ponto de vista urbanstico e cultural. Reduzir os indicadores de pobreza na cidade. Posicionar o Rio como importante centro poltico e cultural no cenrio internacional.

Colocar o cotidiano das pessoas como tema prioritrio de governo, aproximando-o dos cidados. Assegurar uma gesto profissional dotada de instrumentos de planejamento e acompanhamento para toda a mquina municipal.

Objetivos Centrais do Governo

PRINCPIOS DE ATUAO DO GOVERNO

Estabelecer uma perfeita integrao entre as polticas pblicas municipais, estaduais e federais. Valorizar, desenvolver e motivar os talentos humanos da Prefeitura. Garantir que os servios pblicos prestados pela Prefeitura tenham o mesmo padro de qualidade em todas as regies da cidade. Potencializar a capacidade de investimento da Prefeitura atravs de parcerias com o setor privado e outras esferas de governo. Aproveitar o desenvolvimento tecnolgico em prol dos servios ao cidado e da eficincia dos processos da administrao municipal.

30

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

31

Sumrio executivo

32

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

33

Figura 1

Sumrio executivo do Plano Estratgico 2013-2016

O novo Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro conta com 56 metas e 58 iniciativas (Figura 1). O oramento previsto para sua realizao de R$ 38,6 bilhes, dos quais R$ 24,6 bilhes so de fontes prprias da Prefeitura e R$ 14,0 bilhes de fontes externas (Figura 2). O Oramento para a execuo das iniciativas est distribudo nas regies da cidade de acordo com suas prioridades, sendo que as regies mais carentes de interveno pblica concentram maiores investimentos as regies AP 3 e AP 5 representam cerca de 70% do oramento total do Plano Estratgico 2013-2016 (Figura 3).

Nmero dE metas e iniciativas por reas de resultado do Plano Estratgico 2013-2016


reas de Resultado

Nmero de Metas
6 6 7 7 4 7 6 4 4 5 56

Nmero de Iniciativas
4 6 11 8 5 6 6 5 4 3 58

Sade Educao Transportes HABitao e urbanizao Ordem pblica e COnservao Gesto e Finanas Pblicas Meio Ambiente e sustentabilidade Desenvolvimento Econmico Cultura Desenvolvimento Social Total

34

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

35

Figura 2

Figura 3

Oramento previsto para realizao do Plano Estratgico 2013-20161


2012/2016 R$ BILHES

Distribuio dos investimentos por rea de Planejamento

Habitao e urbanizao Transportes Educao Sade Meio Ambiente e sustentabilidade ORDEM PBLICA E CONSERVAO Gesto e Finanas Pblicas Desenvolvimento Social Desenvolvimento Econmico Cultura

4,5 4,0 4,1 3,0 0,9 3,4 2,2 1,1 0,8 0,6 0 1,1 0,1 0 0,6 0,9 0,1 2,5 0 3,4 2,3 0 4,1 1,1 3,4 4,1 2,7

7,5 6,7

12,0

AP 3: 35%
AP 3

AP 3

AP 5
Fontes prprias Fontes externas

AP 1: 15%
AP 1

AP 4
AP 5: 35% AP 4: 10%

AP 2
AP 2: 5%

1 Oramento contempla tambm o ano de 2012, uma vez que a partir deste ano as iniciativas estratgicas sero implementadas e seus resultados monitorados.

36

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

37

REAS DE RESULTADO
Sade Educao Transportes Habitao e Urbanizao Ordem Pblica e Conservao Gesto e Finanas Pblicas Meio Ambiente e Sustentabilidade Desenvolvimento Econmico Cultura Desenvolvimento Social

38

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

39

Para cada uma das reas de resultado, sero apresentados um breve diagnstico, as diretrizes, as metas e as iniciativas estratgicas que a compem. Segue abaixo uma descrio destes elementos do Plano Estratgico: Diagnstico: analisa os avanos observados na cidade desde 2009, sejam eles promovidos no mbito do Plano Estratgico vigente, por aes de governo com impacto na rea de resultado em questo ou outros fatores, como a situao econmica do pas, polticas federais e estaduais que impactam o municpio, entre outros. O diagnstico tambm traz os principais desafios a serem enfrentados pela cidade nos prximos anos. Diretrizes: apresentam o desdobramento dos Objetivos Centrais do Governo para cada uma das reas de resultado do Plano Estratgico. As diretrizes podem ser consideradas a linha mestra de atuao das reas de resultado. Metas: detalham os objetivos tticos a serem perseguidos em cada rea de resultado, em alinhamento com as diretrizes. No anexo Tabela de Metas possvel consultar todos os detalhes da meta seu desdobramento ano a ano, fontes de informao, valores de referncia e frmula de clculo. Iniciativas estratgicas: traz as aes prticas que, em conjunto, permitiro s reas de resultado perseguir as metas propostas. Para padronizar o detalhamento das iniciativas e permitir ao leitor

entendimento sobre o escopo de atividades proposto, sero apresentadas as seguintes informaes: Situao atual: ponto de partida da cidade no tema coberto pela iniciativa estratgica e motivaes para sua implementao. Descrio: detalhamento do escopo da iniciativa, apresentando, quando necessrio, as frentes de trabalho que a compem e a rea de cobertura. Resultados esperados: impacto que se espera alcanar com a implementao da iniciativa. Alinhamento com as metas da Prefeitura: meta(s) da rea de resultado associada(s) iniciativa estratgica. Em alguns casos, iniciativas estruturantes no esto associadas a metas especficas, mas sua realizao est alinhada s diretrizes e viabiliza uma mudana de paradigma naquela rea de resultado. Oramento: contempla o custeio e o investimento requeridos pela iniciativa para o perodo 2012 a 2016, detalhando a parcela a ser desembolsada pela Prefeitura (fontes prprias) e a parcela obtida / a ser obtida atravs de fontes externas, como concesses, PPPs, emprstimos e repasses. Indicadores de desempenho: indicadores a serem acompanhados para avaliar o andamento da iniciativa durante sua fase de implementao. Grandes marcos - cronograma: principais marcos de implementao da iniciativa.

reas de Resultado

40

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

41

Resumo das Iniciativas Estratgicas


Sade
Sade Presente Reestruturao do Atendimento de Urgncia e Emergncia Desospitalizao - PADI e Leitos de Retaguarda Sade Inteligente

Transportes
Racionalizao e Integrao FsicoTarifria Bilhete nico Carioca Modernizao da Frota de nibus TransOeste TransCarioca TransOlmpica TransBrasil VLT do Centro Projeto de Transporte Aquavirio Trfego Inteligente Plano de Mobilidade Sustentvel Rio Boa Praa

ORDEM PBLICA e conservao


Rio em Ordem Gesto Integrada de Vias Pblicas Conservao de Vias Especiais e Tneis Modernizao da Rede de Iluminao Pblica Rio Acessvel

Meio ambiente e sustentabilidade


Expanso do Saneamento Controle de Enchentes Qualidade de guas Urbanas Rio Capital da Bicicleta Rio Capital Sustentvel Rio Capital Verde

Cultura
Reviso da rede de equipamentos culturais Fomento produo cultural Plo cultural da Zona Porturia Rio Patrimnio Centro

Educao
Escola Carioca em Tempo Integral Espao de Desenvolvimento Infantil Reforo Escolar Escolas do Amanh Rio Criana Global Sade nas Escolas

Gesto e Finanas Pblicas


Governo de Alto Desempenho Rio Cidade Inteligente Nota Carioca 2.0 Modernizao do Sistema Fiscal e Tributrio Gente de Alto Valor Prefeitura Presente

Desenvolvimento econmico
Rio Ambiente de Negcios Rio Capital da Energia Rio Capital do Turismo Rio Capital da Indstria Criativa Plano de Desenvolvimento Setorial

Desenvolvimento Social
Carto Famlia Carioca Atendimento Psicossocial Rio em Forma Olmpico

O smbolo olmpico est representado em todas as iniciativas que possuem relao direta com o legado olmpico

Habitao e Urbanizao
Morar Carioca - Urbanizao Morar Carioca - Minha Casa Minha Vida UPP Social Bairro Maravilha Porto Maravilha Parque Olmpico Rio Verde - Transformao da Rio Branco Revitalizao da Cidade Nova

42

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

43

SADE

44

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

45

SADE DIAGNSTICO

O sistema de sade do Municpio do Rio de Janeiro tem apresentado melhorias significativas nos ltimos anos, em particular a ampliao da cobertura do programa de ateno bsica (Programa Sade da Famlia) e do Programa de Desospitalizao de Idosos (PADI), alm da abertura de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a reestruturao do atendimento de urgncia e emergncia. O Programa Sade da Famlia, que em 2008 tinha uma cobertura de 3,5%, alcanou 27,3% em 2011, priorizando os bairros mais carentes da cidade. Atualmente, muitos deles j contam com 100% de cobertura, tais como Rocinha, Manguinhos, Mangueira, Acari, Rocha, Santa Cruz, Gardnia Azul, Moner e Galeo (Ilha do Governador). O PADI, implantado em 2010, alcanou em 2011 uma cobertura de cerca de 1 milho de cariocas.

Por outro lado a rea de Sade ainda apresenta uma forte demanda por investimentos e permanece no foco estratgico: A cobertura da ateno bsica ainda est aqum do desejado. Indicadores de sade bsica tais como mortalidade infantil e materna, incidncia de tuberculose, mortalidade por neoplasia tambm podem ser melhorados. Ainda h dificuldades para acesso rede de sade. H problemas de regulao de leitos em todas as esferas de sade pblica municipal, estadual e federal. H carncia da tecnologia de informao para permitir solues inovadoras comprometendo a eficincia do atendimento aos pacientes e a gesto dos recursos.

ANO

EXPANSO DA COBERTURA DO PROGRAMA SADE DA FAMLIA


3,5% 27,3%

2008 2011

DIRETRIZES DA SADE

Aumentar a expectativa de vida da populao, reduzindo as diferenas regionais, de renda e classe. Promover a sade e prevenir as doenas, e seus agravos, com nfase na informao populao e esclarecimento quanto ao uso do sistema de sade. Consolidar e ampliar a cobertura de ateno primria a partir da estratgia de Sade da Famlia. Melhorar a efetividade dos servios ambulatoriais e hospitalares de urgncia e emergncia atravs de uma rede de ateno regionalizada e com foco na promoo de atendimento rpido e de qualidade. Expandir os servios de desospitalizao voltados prioritariamente para a populao idosa. Adotar ferramentas tecnolgicas de sade eletrnica (e-health) para melhorar a qualidade do atendimento populao.

Desde 2009, foram abertas 13 UPAs pela Prefeitura do Rio de Janeiro, com previso de alcanar 20 UPAs at o fim de 2012. Alm disso, est em andamento o programa de Reestruturao do Atendimento de Urgncia e Emergncia, no qual esto sendo reestruturadas as salas de emergncia dos quatro maiores hospitais do Rio - Miguel Couto, Souza Aguiar, Loureno Jorge e Salgado Filho. Outras obras que merecem destaque so a Maternidade da Zona Oeste, a Maternidade do Souza Aguiar, o novo Paulino Werneck e a reconstruo do Hospital Pedro II em Santa Cruz.

46

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

47

METAS De SADE

Atingir mortalidade infantil inferior a 10 por 1.000 nascidos vivos at 2016. Atingir mortalidade materna inferior a 41 por 100.000 nascidos vivos at 2016. Reduzir em pelo menos 25% at 2016 o tempo de espera nas emergncias municipais (CORE)*, tendo como referncia o ano de 2011. Atingir 70% de cobertura do Sade da Famlia no municpio at 2016. Atingir o tempo adequado de espera para 90% das consultas mdicas eletivas, por tipo de consulta, at 2016, tendo como referncia o ano de 2012. Garantir que at 2016 no haja pacientes em leitos no cadastrados no CNES**, em nenhuma das unidades da rede hospitalar municipal, tendo como referncia o ano de 2011.
* Coordenao de Operaes Regionais de Emergncia. ** Cadastro Nacional de Estabelecimento de Sade.

48

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

49

SADE PRESENTE
DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL O Sade Presente a principal estratgia utilizada pelos Sistemas de Sade do Mundo para obter melhores resultados na qualidade e expectativa de vida da populao. O Rio de Janeiro em 2008 apresentava os piores indicadores. A partir da reforma da ateno primria implantada com o Programa Sade Presente, em 2009, a cidade deixou de ocupar as piores posies do Pas em cobertura de ateno primria saindo de 3.5% para 27,3% em 2011. Para isto foram construdas 52 novas unidades (as Clnicas da Famlia) e 66 unidades antigas foram reformadas. Neste perodo, diversos bairros do Rio de Janeiro alcanaram 100% de cobertura de Sade da Famlia, dentre estes: Rocinha, Manguinhos, Mangueira, Acari, Rocha, Santa Cruz, Gardnia Azul, Moner e Galeo (Ilha do Governador). DESCRIO Entre 2012 e 2016, o Sade Presente continuar expandindo sua cobertura, atingindo 70% da populao do Rio de Janeiro, com a construo de 79 novas Clnicas da Famlia, totalizando 279 unidades e a reforma das 64 unidades de ateno primria restantes. RESULTADOS ESPERADOS Ampliao da cobertura do Sade Presente para 70% em 2016, melhoria da qualidade e expectativa de vida da populao, com atendimento mais resolutivo e prximo ao cidado, e consequente reduo do fluxo de pacientes nas grandes emergncias do municpio. Melhoria na autopercepo de sade com maior autopreveno e maior acesso informao. Mais de 80 comunidades /bairros com 100% de cobertura no Programa Sade da Famlia.

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Atingir mortalidade infantil inferior a 10 por 1.000 nascidos vivos at 2016. Atingir mortalidade materna inferior a 41 por 100.000 nascidos vivos at 2016. Atingir 70% de cobertura do Sade da Famlia no municpio at 2016.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Nmero de atendimentos do Sade da Famlia. Nmero de usurios atendidos ambulatorialmente fora do territrio. Fluxo de pacientes nas emergncias do Municpio (indicador comum com o Programa das UPAs). Nmero de pronto atendimentos no territrio.

Oramento 2012-2016*
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
621,2 0,0 621,2

Fontes Prprias
939,1 249,8 1.188,9

Total
1.560,3 249,8 1.810,1

Nmero de Clnicas da Famlia reformadas.

* Expanso de cobertura entre 2012 e 2016

Grandes Marcos Cronograma


Dez/2012 Reforma de 10 unidades e construo de 17 clnicas. Dez/2013 Reforma de 5 unidades e construo de 6 clnicas. Dez/2014 Reforma de 20 unidades e construo de 18 clnicas. Dez/2015 Reforma de 20 unidades e construo de 30 clnicas. Dez/2016 Reforma de 9 unidades e construo de 8 clnicas.
Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

50

O Rio mais integrado e olmpico

51

Reestruturao do atendimento de urgncia e emergncia


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL At 2009 havia uma fragmentao no atendimento a urgncia e emergncia na cidade. Desde ento, constituiu-se um sistema integrado e humanizado atravs da implantao do Sistema de Acolhimento e Classificao de Risco nas grandes emergncias (Miguel Couto, Loureno Jorge, Salgado Filho, Souza Aguiar), que resultou na reduo no tempo mdio de espera nos pacientes. DESCRIO Estruturao das portas de entrada das emergncias municipais, integrao com a Defesa Civil, SAMU e GSE - Grupamento de Socorro e Emergncia - e implantao da regionalizao atravs da Coordenao de Operao Regionais de Emergncia (CORE). Concluso dos Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Gerencial de Recursos Humanos (iniciados em 2009 com a Fiotec - Fundao para o Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico em Sade), conforme sua necessidade quantitativa e dos fluxos operacionais verticais, nas unidades, e transversais, na rede de hospitais de emergncia do Municpio. RESULTADOS ESPERADOS Melhoria da sade da populao, atravs da reduo do tempo mdio de espera, acabando com a superlotao das emergncias e maior agilidade resposta a eventos e desastres de grande porte.

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Reduzir em pelo menos 25% at 2016 o tempo de espera nas emergncias municipais (CORE), tendo como referncia o ano de 2011. Atingir o tempo adequado de espera para 90% das consultas mdicas eletivas, at 2016, por tipo de consulta, tendo como referncia o ano de 2012. Garantir que at 2016 no haja pacientes em leitos no cadastrados no CNES, em nenhuma das unidades da rede hospitalar municipal, tendo como referncia o ano de 2011.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Envio de 3 relatrios bimensais consecutivos do ncleo de acesso qualidade hospitalar. Tempo de espera nas filas das emergncias. Satisfao dos usurios. Taxa de ocupao dos leitos da sala de observao (sala amarela). Produtividade da unidade. Nmero de pacientes regulados entre os pacientes com indicao de internao.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
350,0 0,0 350,0

Fontes Prprias
1.077,4 230,0 1.307,4

Total
1.427,4 230,0 1.657,4

Grandes Marcos Cronograma


Dez/2012 Concluso da reforma de 4 unidades de sade. Mai/2013 Concluso do projeto de desenvolvimento das emergncias com a FIOTEC. Dez/2013 Estabelecimento dos ncleos de acesso qualidade na rede hospitalar - 4 hospitais.

52

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

53

Desospitalizao PADI e Leitos de Retaguarda


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL A estruturao das redes de urgncia/emergncia tem demandado ampliao e oferta de leitos de retaguarda, a fim de reduzir a ocupao nas grandes emergncias municipais. O Programa de Ateno Domiciliar ao Idoso (PADI) caracteriza-se por um conjunto de aes de promoo sade, preveno e tratamento de doenas e reabilitao prestadas em domiclio. O programa destina-se prioritariamente a pacientes acima de 60 anos com doenas passveis de recuperao funcional e melhora da autonomia, visando desospitalizao. Implementado em 2010 com nove equipes, somando-se a equipe piloto inicial, o programa alcanou um 2011 uma cobertura de cerca de 1 milho de cariocas. DESCRIO A iniciativa consiste na ampliao do PADI e dos leitos de retaguarda, permitindo o aperfeioamento deste servio atravs da recuperao da capacidade instalada e aumento da oferta. Entre 2012 e 2016, o PADI ser ampliado, atingindo 70% de cobertura populacional, chegando a 46 equipes. O programa conta com as seguintes categorias profissionais: mdico, enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, psiclogo, fonoaudiloga, assistente social e tcnico de enfermagem. RESULTADOS ESPERADOS Melhoria da sade da populao, por meio da reduo da internao de longa permanncia e melhoria na qualidade do atendimento aos pacientes da terceira idade; otimizao do uso dos recursos liberando leitos hospitalares para internao de novos pacientes e melhoria do padro de atendimento.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Nmero de procedimentos realizados pelo PADI. Nmero de equipes implantadas.
Reduzir em pelo menos 25% at 2016 o tempo de espera nas emergncias municipais (CORE), tendo como referncia o ano de 2011.

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA

Quantidade de pacientes atendidos. Cobertura populacional. Nmero de leitos qualificados.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
72,0 0,0 72,0

Fontes Prprias
51,8 0,0 51,8

Total
123,8 0,0 123,8

Grandes Marcos Cronograma


Dez/2012 Ampliao de 10 equipes e qualificao de 40 leitos. Dez/2013 Ampliao de 4 equipes e qualificao de 30 leitos. Dez/2014 Ampliao de 10 equipes e qualificao de 50 leitos. Dez/2015 Ampliao de 6 equipes e qualificao de 20 leitos. Dez/2016 Ampliao de 6 equipes e qualificao de 20 leitos.

54

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

55

Sade Inteligente
DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL Nos ltimos 3 anos houve uma grande mudana no uso da tecnologia na Prefeitura. At ento, no havia registro eletrnico com dados dos pacientes em nenhuma unidade de sade. Em 2011, mais de 1 milho de pessoas tm seus dados cadastrais e dados clnicos registrados nos pronturios das Clnicas das Famlias. Em 2008 houve 49 mil internaes pelo Centro Municipal de Regulao, nmero que saltou para 190 mil em 2011. DESCRIO A iniciativa de Sade Inteligente contemplar: Pronturio Eletrnico Ambulatorial disponibilizao de todos os dados cadastrais e clnicos de todos os usurios do sistema de sade; Sistema de Informao e Controle de Gesto de Sade disponibilizao das informaes de forma remota com acompanhamento de indicadores; Central de Regulao para agendamento de exames, consultas e internaes em todas as unidades hospitalares 24/7; e Telemedicina laudos de exames complementares e segunda opinio formativa por teleconferncia em todas as unidades da Rede Municipal de Sade. RESULTADOS ESPERADOS Disponibilidade das informaes clnicas dos cidados em toda rede ambulatorial municipal e aumento da qualidade do servio prestado populao. Aumento da eficincia na regulao, reduo no tempo de espera para marcao de consultas e exames e aumento da resolubilidade dos casos. Gerao de informaes gerenciais a partir do pronturio eletrnico e notificaes compulsrias. Maior comodidade ao cidado no acesso ao sistema de sade.

INDICADORES DE DESEMPENHO
ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA
Reduzir em pelo menos 25% at 2016 o tempo de espera nas emergncias municipais (CORE), tendo como referncia o ano de 2011. Atingir o tempo adequado de espera para 90% das consultas mdicas eletivas, at 2016, por tipo de consulta, tendo como referncia o ano de 2012. Garantir que at 2016 no haja pacientes em leitos no cadastrados no CNES, em nenhuma das unidades da rede hospitalar municipal, tendo como referncia o ano de 2011.

Proporo de usurios com dados clnicos nos pronturios em relao ao nmero de usurios cadastrados. % de contratos de gesto monitorados por mdulo de controle disponibilizado na web. Nmero de hospitais com Ncleo Interno de Regulao - NIR implantados. Nmero de Equipes de PSF atendidas por segunda opinio formativa distncia.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Grandes Marcos Cronograma


Total
297,9 51,2 349,1

Fontes Prprias
297,9 51,2 349,1

Fev/2012 Nova Central de Regulao. Dez/2012 Implementao do mdulo de gesto de recursos humanos. Dez/2012 Implementao do mdulo de armazenagem, estocagem e logstica de distribuio. Dez/2014 Incio de integrao de todos os laboratrios ao pronturio eletrnico. Dez/2015 NIR em funcionamento em 28 hospitais. Dez/2016 Trmino da integrao de todos os laboratrios.

56

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

57

EDUCAO

58

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

59

A reformulao do projeto pedaggico da rede de educao pblica do Rio de Janeiro provocou mudanas positivas no cenrio da educao da cidade. A aprovao automtica foi descontinuada, promoveu-se um aumento da participao dos pais na educao de seus filhos, e as crianas em reas de risco receberam atendimento especial por meio das Escolas do Amanh. Adicionalmente, foi desenvolvida uma nova poltica para a Primeira Infncia com a criao dos EDIs (Espao de Desenvolvimento Infantil), com a criao de 15 mil novas vagas em creches entre 2009 e 2011. Desde 2009 houve tambm uma maior integrao entre a rea de Educao e demais reas como Sade, com o programa Sade na Escolas, e Assistncia Social, com a definio de condies vinculadas Educao para recebimento dos benefcios do Programa Carto Famlia Carioca, como presena mnima dos alunos beneficirios nas aulas. Entretanto, existem alguns desafios a serem superados pela Educao: A carga horria das escolas da cidade ainda baixa quando comparada s referncias no mbito da educao. As escolas da rede municipal ainda carecem de mais laboratrios, bibliotecas e salas de leitura. Existem escolas com baixa conectividade, o que limita o acesso a recursos tecnolgicos.

Construir um processo pedaggico modelo, estabelecendo um padro de excelncia no ensino fundamental, baseado no ensino em tempo integral e na educao infantil. Ser reconhecida pela sociedade como um sistema de ensino que proporciona oportunidade para que todos os jovens terminem o ensino fundamental na idade correta, prontos para ingressar no Ensino Mdio e com um projeto de vida para o seu futuro. Ampliar o atendimento em creches e pr-escolas, proporcionando um ambiente adequado criana em seus primeiros anos de vida, com reflexo em seu desenvolvimento fsico e mental. Capacitar, instrumentalizar e motivar os professores da rede pblica municipal de ensino, utilizando novas tecnologias, para uma prtica mais efetiva no processo de aprendizagem.

EDUCAO DIAGNSTICO

DIRETRIZES DA EDUCAO

60

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

61

Obter uma nota mdia entre as escolas pblicas municipais igual ou superior a 6,0 para os anos iniciais e igual ou superior a 5,0 para os anos finais do IDEB* em 2015. Garantir que, pelo menos, 95% das crianas com 7 anos de idade ao final do ano de 2016 estejam alfabetizadas. Reduzir para menos de 5% a taxa de analfabetismo funcional entre os alunos do 4 ao 6 ano em 2016. Ter pelo menos 35% dos alunos da rede municipal em tempo integral at 2016. Garantir que 96% dos alunos da rede municipal se formem no 2 segmento at os 16 anos. Criar 60 mil vagas para educao infantil entre 2009 e 2016.
* ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica.

METAS De EDUCAO

62

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

63

Escola Carioca em Tempo Integral


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL At 2011, apenas 79 das 1.064 (7%) escolas municipais do Rio operavam em turno nico de no mnimo 7 horas, das quais 20 oferecem o 2o segmento. Este nmero est muito aqum do que recomendado pelas melhores prticas internacionais, que indicam que h relao direta entre o aumento de carga horria em aula e o desempenho dos alunos, como se pode observar nos sistemas educacionais europeu e americano. DESCRIO O Escola Carioca em Tempo Integral a 2 gerao de investimento no salto de qualidade da educao pblica municipal do Rio de Janeiro. A nova Escola Carioca em Turno nico funcionar em horrio integral com uma grade curricular especfica, com mais tempos de aulas das disciplinas bsicas, alm de tempo dedicado para a Educao para Valores e Estudo Dirigido. Estar organizada em grupamentos por faixa etria: Casas de Alfabetizao (1 ao 3 ano), Primrio (4 ao 6 ano) e Ginsio (7 ao 9 ano), de forma a obter maior aproveitamento dos alunos e especializao dos professores para cada etapa do aprendizado. Buscar a Excelncia Acadmica formando jovens competentes, autnomos, solidrios e com um projeto de vida protagonistas do seu futuro. RESULTADOS ESPERADOS Melhoria na qualidade do ensino pblico com alcance de nveis de desempenho equivalentes aos dos pases da OCDE - Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico - e adequao legislao carioca, com as escolas municipais adotando o padro de 7 horas de ensino. Alcanar a melhor nota na Prova Brasil em 2015 entre as redes municipais de ensino do Pas.
O Rio mais integrado e olmpico

INDICADORES DE DESEMPENHO
ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA
Obter uma nota mdia entre as escolas pblicas municipais igual ou superior a 6,0 para os anos iniciais e igual ou superior a 5,0 para os anos finais do IDEB em 2015. Garantir que, pelo menos, 95% das crianas com 7 anos de idade ao final do ano de 2016 estejam alfabetizadas. Reduzir para menos de 5% a taxa de analfabetismo funcional entre os alunos do 4 ao 6 ano em 2016. Ter pelo menos 35% dos alunos da rede municipal em tempo integral at 2016. Garantir que 96% dos alunos da rede municipal se formem no 2 segmento at os 16 anos.

Nota do IDEB (anos finais e anos iniciais). Alfabetizao dos alunos ao final do 2 ano (%). Taxa de aprovao no primeiro segmento (%). Disperso nas notas da prova SAEB - Sistema de Avaliao da Educao Bsica. Percentual de alunos do Ensino Fundamental estudando em turno nico de no mnimo 7 horas. Escolas reformadas para viabilizar o turno nico. Escolas construdas no padro de turno nico.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
193,0 1.174,0 1.367,0

Total
193,0 1.174,0 1.367,0

Percentual de Escolas do Amanh com turno nico.

64

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

65

Espao de Desenvolvimento infantil (EDI)


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL Desde 2009, o atendimento Educao Infantil foi ampliado em 15 mil vagas em creches. Em relao qualidade, o avano se deu com a criao do cargo de Professor de Educao Infantil, qualificao dos agentes auxiliares de creche, desenho e implementao de orientaes curriculares para creche e pr-escola, definio e implementao de indicadores de avaliao e monitoramento do desenvolvimento infantil, desenho e implementao do Programa Primeira Infncia Completa - PIC e Escola da Famlia, modelo alternativo e intersetorial de atendimento s crianas e formao dos responsveis sobre cuidados na Primeira Infncia. A iniciativa necessita, no entanto, continuar em um plano ainda mais ambicioso para suprir o dficit de vagas para educao infantil na Cidade do Rio de Janeiro, que priva muitas crianas do acesso educao adequada e obriga mes a abdicar de seus trabalhos e ficar com seus filhos. DESCRIO A iniciativa Espao de Desenvolvimento infantil (EDI) composta de trs frentes: (i) Expanso do Atendimento, (ii) Salto de Qualidade e (iii) Integrao intersetorial. (i) A Expanso do Atendimento consiste no crescimento da rede de atendimento Educao Infantil em 30 mil novas vagas, prioritariamente na Zona Oeste e em reas de alta concentrao de beneficirios do Carto Famlia Carioca. Essa frente prev tambm o Refinamento na Poltica de Acesso Creche (a partir da incluso de critrios de priorizao mais customizados em relao s necessidades das famlias) e a adequao da oferta de vagas demanda local (atravs do georreferenciamento dos equipamentos e otimizao de vagas intrapolos de matrcula); (ii) O Salto de Qualidade consiste na garantia de professores de educao infantil em todas as
66
O Rio mais integrado e olmpico

INDICADORES DE DESEMPENHO
Nmero de vagas de creches criadas.
turmas desde berrio orientados a partir de uma clara proposta pedaggica. Tambm prev a elaborao e implementao de Sistema de Avaliao e Monitoramento (visando garantia do desenvolvimento infantil e da qualidade do servio oferecido); (iii) A Integrao Intersetorial prev a garantia de atendimento a 100% dos beneficirios do Carto Famlia Carioca atravs da modalidade creche ou do PIC, e o refinamento e a implementao do Programa intersetorial de atendimento alternativo. RESULTADOS ESPERADOS Ampliao do acesso Educao Infantil em 30 mil vagas, garantindo que as vagas oferecidas atendam demanda da populao mais vulnervel; melhoria do desenvolvimento infantil das crianas atendidas, assegurando condies bsicas de sade e permitindo o nivelamento de diferenas socioeconmicas no desempenho escolar futuro; articulao de todas as aes da Prefeitura voltadas para a Primeira Infncia para a garantia do atendimento integral da criana e sua famlia.

Nmero de vagas de pr-escola criadas. Taxa de ocupao de vagas em creches. Taxa de ocupao de vagas em pr-escolas. % de crianas de 0,5 a 3 anos de idade includas no cadastro do Carto Famlia Carioca atendidas por creche ou PIC. Implementao do Sistema de Avaliao e Monitoramento.

Grandes Marcos Cronograma


Mai/2012 Mapa da Demanda (adequao oferta/ demanda de vagas). Fev/2013 Implementao de nova Poltica de Acesso a Vagas em Creche (incluso de mais critrios alm do Carto Famlia Carioca). Dez/2013 70 novas unidades (14 mil vagas). Dez/2013 Implementao do Sistema de Avaliao e Monitoramento. Dez/2014 70 novas unidades (14 mil vagas).

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Garantir que, pelo menos, 95% das crianas com 7 anos de idade ao final do ano de 2016 estejam alfabetizadas. Criar 60 mil vagas em creches pblicas ou conveniadas entre 2009 e 2016.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
977,0 673,0 1.650,0

Total
977,0 673,0 1.650,0

Dez/2015 70 novas unidades (14 mil vagas). Dez/2016 70 novas unidades (14 mil vagas).

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

67

Reforo Escolar
DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL Em 2009, foram identificados cerca de 28 mil analfabetos funcionais entre os alunos do 4 ao 6 ano da rede pblica municipal do Rio de Janeiro. Constituiu-se ento o projeto Reforo Escolar, com foco em realfabetizao e acelerao para garantir um processo de aprendizado com sucesso para todos os alunos da rede. Organizaram-se turmas dedicadas para analfabetos funcionais diagnosticados nos 4, 5 e 6 anos do ensino fundamental. Organizaram-se tambm turmas dedicadas com o objetivo de reduzir a defasagem idade-ano escolar, tanto no 1 como no 2 segmento. Desde ento, 25,5 mil alunos foram realfabetizados entre 2009 e 2011 e 7 mil esto em processo de realfabetizao. Alm disso, 33 mil alunos tiveram a aprendizagem acelerada entre 2009 e 2011 e, em 2012, 34 mil alunos esto em processo de acelerao. No entanto, ainda necessrio expandir o programa de forma a reduzir a defasagem idade-srie, que ainda se configura como um desafio para a educao municipal carioca. DESCRIO O Programa Reforo Escolar visa dar continuidade ao processo de qualificao de aprendizagem e de ateno constante manuteno do fluxo correto na rede pblica municipal do Rio de Janeiro. Os dois eixos de atuao realfabetizao e acelerao continuam na prxima etapa, porm para atendimento a um nmero bem menor de alunos, buscando manter todos estudando no ano escolar adequado idade. O foco transfere-se para recuperao paralela intensiva e reforo escolar no contraturno (projeto Nenhuma Criana a Menos), no permitindo que nenhum aluno fique para trs. A execuo do projeto passa pela capacitao permanente de professores, realizao de convnios, contratao de parceiros e monitoramento do desempenho escolar.
68
O Rio mais integrado e olmpico

INDICADORES DE DESEMPENHO
Resultados das provas bimestrais (provas aplicadas pelo municpio).
RESULTADOS ESPERADOS Melhoria na qualidade do ensino pblico, com foco na reduo do analfabetismo funcional e da defasagem idadesrie dos alunos.

% de alunos que deixaram o ensino fundamental na rede pblica por local de matrcula. % de alunos reprovados no ensino fundamental na rede pblica, por local de matrcula. ndice de analfabetismo funcional.

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Obter uma nota mdia entre as escolas pblicas municipais igual ou superior a 6,0 para os anos iniciais e igual ou superior a 5,0 para os anos finais do IDEB em 2015. Garantir que, pelo menos, 95% das crianas com 7 anos de idade ao final do ano de 2016 estejam alfabetizadas. Reduzir para menos de 5% a taxa de analfabetismo funcional entre os alunos do 4 ao 6 ano em 2016. Garantir que 96% dos alunos da rede municipal se formem no 2 segmento at os 16 anos.

Grandes Marcos Cronograma


Dez/2012 Realizao de teste de diagnstico do analfabetismo funcional do 4 ao 6 ano. Jan/ 13 Capacitao de professores. Nov/2012 a 16 Prova Rio e Alfabetiza Rio.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
154,3 0,0 154,3

Total
154,3 0,0 154,3

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

69

Escolas do Amanh
DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL Em 2009, a Prefeitura identificou mais de 150 escolas localizadas em reas com altos ndices de violncia, com riscos qualidade de ensino. Nessas escolas os alunos apresentavam traumas, bloqueios e dificuldades de aprendizagem em funo da rotina de exposio violncia e os professores se desmotivavam a trabalhar em uma localizao to problemtica. Para enfrentar estes desafios, a Prefeitura implementou o programa Escolas do Amanh, em que os alunos tm acesso a reforo escolar, atividades de contraturno, atividades de integrao comunidade, sade nas escolas e desbloqueio cognitivo, entre outros. Este programa deve ser expandido a fim de solucionar estas questes, ainda presentes em reas com altos ndices de violncia, especialmente no que diz respeito evaso escolar. DESCRIO O programa visa promover a melhoria da aprendizagem e qualidade educacional em todas as escolas do ensino fundamental localizadas em reas vulnerveis, com altos ndices de violncia, ou recm-pacificadas. Estas escolas tipicamente apresentam alto ndice de evaso escolar, de crianas no alfabetizadas, de defasagem idade-srie, e consequentemente, um desempenho acadmico abaixo do restante da rede Municipal de Ensino. Os pilares fundamentais do Programa so: (i) Reforo escolar; (ii) Educao em tempo integral com atividades extracurriculares no contraturno; (iii) Educao especial no ensino de cincias pela experimentao; (iv) Capacitao de professores e coordenadores pedaggicos; (v) Seleo de integrantes-chave da comunidade para atuarem como empreendedores da escola; (vi) Sade nas Escolas - Trabalho em conjunto com a Sade para diagnosticar e acompanhar os alunos e promover a educao em sade. RESULTADOS ESPERADOS Melhoria na qualidade do ensino pblico, com a reduo da evaso escolar.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Nota do IDEB (anos finais e anos iniciais). Nota do IDE-RIO (anos finais). Atendimentos realizados pelos mdicos e enfermeiros. Percentual de escolas premiadas. Evaso escolar. Defasagem idade-srie.

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Obter uma nota mdia entre as escolas pblicas municipais igual ou superior a 6,0 para os anos iniciais e igual ou superior a 5,0 para os anos finais do IDEB em 2015. Garantir que, pelo menos, 95% das crianas com 7 anos de idade ao final do ano de 2016 estejam alfabetizadas. Reduzir para menos de 5% a taxa de analfabetismo funcional entre os alunos do 4 ao 6 ano em 2016. Garantir que 96% dos alunos da rede municipal se formem no 2 segmento at os 16 anos.

Grandes Marcos Cronograma


Abr/2012 Celebrao de convnio para o Cientista do Amanh. Mai/2012 e Mai/2014 Celebrao de convnio para Bairro Educador. Abr/2013 Implementao de sistema de monitoramento e avaliao. Dez/2013 e Dez/2015 Celebrao de convnio para capacitao de professores.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
323,5 0,0 323,5

Total
323,5 0,0 323,5

70

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

71

Rio Criana Global


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL Desde 2010, o Programa Rio Criana Global vem ampliando o ensino de lngua inglesa aos alunos das escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Em 2012, o Programa atende a todos os alunos de 1 ao 7 ano do Ensino Fundamental. No entanto, alunos do 8 e 9 ano ainda no so contemplados com os benefcios desta iniciativa, o que gera uma descontinuidade no processo de aprendizado de lngua inglesa e afeta o aluno na fase final de seus estudos. DESCRIO A iniciativa Rio Criana Global objetiva estender o ensino de ingls para todos os alunos do 1 ao 9 ano de todas as Escolas Municipais da Cidade, atendendo do 8 ano a partir de 2013 e o 9 ano a partir de 2014, com nfase na oralidade. RESULTADOS ESPERADOS Melhoria na qualidade do ensino pblico com o ensino de lngua inglesa, enfatizando a oralidade, fazendo com que os alunos estejam, aps o 9 ano, entre o nvel bsico e intermedirio de uso da lngua e ampliando suas oportunidades.

INDICADORES DE DESEMPENHO
ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA
Obter uma nota mdia entre as escolas pblicas municipais igual ou superior a 6,0 para os anos iniciais e igual ou superior a 5,0 para os anos finais do IDEB em 2015.

Nmero de alunos atendidos. Anos de escolaridade atendidos.

Grandes Marcos Cronograma


Dez/2012 Todos os alunos do 1 ao 7 com aulas de ingls.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
213,5 0,0 213,5

Total
213,5 0,0 213,5

Dez/2013 Todos os alunos do 1 ao 8 com aulas de ingls. Dez/2014 Todos os alunos do 1 ao 9 com aulas de ingls.

72

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

73

Sade nas Escolas


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL A maioria dos alunos da rede municipal de ensino, que concentra grande parcela da populao carente, no tem acesso a atendimento mdico preventivo, prejudicando seu desempenho na escola. Nesse sentido, foi implementada em 2010 a iniciativa Sade nas Escolas, que em 2011 realizou mais de 500 mil atendimentos na rede municipal, com sade auditiva, visual e bucal. Este nmero precisa ser expandido como forma de levar esta melhora na qualidade da sade pblica para uma parcela maior das crianas da rede municipal de ensino. DESCRIO O Programa Sade na Escola (PSE) visa integrao e articulao permanente da Educao, da Sade e da Assistncia Social, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos alunos da rede municipal de ensino. O PSE tem como objetivo contribuir para a formao integral dos estudantes, por meio de aes de promoo, preveno e ateno sade, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianas e jovens da rede pblica de ensino. Para isso sero formadas equipes mveis incluindo mdicos, dentistas, fonoaudilogos e oculistas, para realizao e avaliao de atendimentos de sade bucal, ocular e auditiva nos alunos da rede. RESULTADOS ESPERADOS Melhoria da qualidade do servio pblico de sade oferecido aos alunos da Rede Municipal de Ensino e, consequentemente, melhoria do desempenho dos alunos nas escolas, com reduo nos nveis de analfabetismo funcional, evaso escolar e defasagem idade-srie.

INDICADORES DE DESEMPENHO
ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA
Obter uma nota mdia entre as escolas pblicas municipais igual ou superior a 6,0 para os anos iniciais e igual ou superior a 5,0 para os anos finais do IDEB em 2015.

Nmero de alunos atendidos pela Sade Bucal. Nmero de alunos atendidos pela Sade Ocular. Nmero de alunos atendidos pela Sade Auditiva.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Grandes Marcos Cronograma


Total
150,9 0,0 150,9

Fontes Prprias
150,9 0,0 150,9

Abr/2012 Assinatura de contrato de convnio para realizao de atendimentos. Abr/2012 a Dez/2012 Realizao de 500 mil atendimentos a alunos. Abr/2013 a Dez/2013 Realizao de 650 mil atendimentos a alunos. Abr/2014 a Dez/2014 Realizao de 650 mil atendimentos a alunos. Abr/2015 a Dez/2015 Realizao de 650 mil atendimentos a alunos. Abr/2016 a Dez/2016 Realizao de 650 mil atendimentos a alunos.

74

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

75

TRANSPORTES

76

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

77

Uma srie de intervenes estruturantes na rea de transportes est em andamento ou programada no Rio de Janeiro, como a construo de corredores exclusivos para nibus articulados (Ligeiro) TransOeste, TransCarioca, TransOlmpica e TransBrasil. A Prefeitura tambm avanou na integrao dos diversos modais de transportes com o lanamento do Bilhete nico Carioca, que j integrou a tarifa nibus-nibus e nibus-trem e, ainda em 2012, ser integrado a Ligeiro-Transoeste. Alm disso, licitou todas as linhas de nibus da cidade e implementou corredores exclusivos para nibus (BRS). Em paralelo, o governo do estado vem investindo na ampliao da rede metroviria da cidade e na modernizao dos trens da SuperVia. No entanto, os cariocas ainda enfrentam problemas crticos no transporte da cidade, como a superlotao, a demora no atendimento, a falta de conforto e o trnsito lento. Alguns desafios precisam ser superados para que esta realidade seja revertida, tais como: A populao no dispe de uma rede estrutural de alta capacidade compatvel com as suas demandas e com as dimenses da cidade. Metr, barcas e vans ainda no foram integrados ao sistema do Bilhete nico Carioca. H uma hipertrofia do sistema de transporte de passageiros por nibus e vans, que passaram a operar linhas sobrepostas e concorrentes entre si e em relao aos modais ferrovirios e metrovirios. Existe um desequilbrio geogrfico na oferta de nibus da cidade, com excesso na Zona Sul e no Centro e falta na Zona Oeste.

A frota de veculos, em franco aumento tanto na capital quanto na Regio Metropolitana, exige gerenciamento ativo. A infraestrutura da rede de equipamentos de trfego (semforos, medidores, painis de mensagem, cmeras etc.) ainda apresenta baixa automao, o que dificulta a gesto eficaz do desempenho do trnsito na cidade. Embora tenhamos na cidade uma grande quantidade de txis, os servios se encontram aqum do desejado em funo da m qualidade da frota, falta de padro no servio e da baixa capacitao de parte dos condutores.

TRANSPORTES DIAGNSTICO

Diretrizes de Transportes

Racionalizar o sistema de transportes pblicos atravs da reorganizao e integrao fsico-tarifria deste sistema. Melhorar a fiscalizao e a gesto dos sistemas de transporte pblico atravs do uso da tecnologia. Melhorar a mobilidade na cidade, expandindo e modernizando o sistema estrutural de transportes de alta capacidade a partir da implantao de corredores expressos no modal rodovirio. Garantir acessibilidade no sistema de transporte coletivo. Modernizar, padronizar e requalificar os servios de txi proporcionando maior segurana, conforto e confiabilidade para passageiros e condutores.

78

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

79

Reduzir pela metade o tempo mdio de deslocamento dos nibus nos principais percursos da cidade em sistemas Ligeiro e em pelo menos 20% em sistemas BRS no ano de inaugurao de cada sistema, mantendo a reduo nos anos subsequentes.

Metas de Transportes

Reduzir a taxa de acidentes com vtima no trnsito em, pelo menos, 15% at 2016, tendo como referncia o ano de 2008. Integrar todos os meios de transporte pblico ao sistema tarifrio do Bilhete nico Carioca, at 2016. Alcanar 60% dos usurios de transporte pblico no municpio do Rio de Janeiro que usam pelo menos um meio de transporte de alta capacidade (trem, metr, ou Ligeiro) at 2016. Concluir as obras e iniciar as operaes da TransOeste, TransCarioca, TransOlmpica e TransBrasil. Modernizar 100% da frota de nibus at 2016, adotando nibus modernos com ar-condicionado, motor traseiro, combustvel verde e recursos de acessibilidade. Garantir que 100% dos txis estaro dentro dos padres de qualidade exigidos pelo Rio Boa Praa at 2016.

80

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

81

Racionalizao e Integrao Fsico-Tarifria Bilhete nico Carioca


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
Situao Atual A pouca oferta de transporte de alta capacidade no Rio de Janeiro resultou em uma extensa malha de linhas de nibus, sem racionalidade e com uma grande frota circulante. Ao mesmo tempo, a presena do transporte alternativo, muitas vezes concorrente com os nibus, resulta em um grande nmero de veculos em circulao, contribuindo para congestionamentos. Alm disso, os diversos modais de transporte nibus, trem, metr etc. eram pouco integrados e caros para o cidado. H dois anos a Prefeitura iniciou a integrao dos diversos modais com o lanamento do Bilhete nico Carioca, que integrou a tarifa nas integraes nibus-nibus e nibus-trem. Os desafios ainda permanecem devido no integrao desses modais com metr, barcas e vans. Descrio Esta iniciativa prope racionalizar o sistema tanto fisicamente quanto do ponto de vista tarifrio atravs de duas frentes de atuao: (i) racionalizao das linhas de nibus e vans no Rio de Janeiro, de forma a manter sua capilaridade de forma mais eficiente e integrada aos modais de alta capacidade. Isto inclui a racionalizao dos nibus regulares da cidade e tambm a organizao e regularizao das vans de forma complementar s linhas de nibus, e (ii) integrao tarifria atravs da expanso do Bilhete nico Carioca para todos os modais de transportes coletivo: trem, metr, barcas, Ligeiro, VLT, nibus, STPL e Transporte Complementar (Cabritinho) at 2016, possibilitando que as viagens do cidado sejam realizadas de forma eficaz e econmica.
82
O Rio mais integrado e olmpico

INDICADORES DE DESEMPENHO
Nmero de integraes realizadas entre os modais. Tempo mdio dos deslocamentos via transporte pblico. Custo mdio per capita por viagem. Passageiros por veculo/dia.

Resultados Esperados Espera-se ter um sistema de transporte mais racionalizado, com frotas menores de nibus e de vans, porm mais integradas aos modais de alta capacidade, resultando em melhor trnsito, mais opes de deslocamento e mais barato para o cidado.

Grandes Marcos Cronograma


Marcos de implementao do Bilhete nico Carioca: Jun/2012 TransOeste. Dez/2013 Metr. Dez/2013 STPL. Dez/2013 TransCarioca. Dez/2014 Barcas. Jan/2016 TransOlmpica. Dez/2016 TransBrasil.

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Integrar todos os meios de transporte pblico ao sistema tarifrio do Bilhete nico Carioca at 2016. Alcanar 60% dos usurios de transporte pblico no municpio do Rio de Janeiro que usam pelo menos um meio de transporte de alta capacidade (trem, metr, ou Ligeiro) at 2016. Reduzir pela metade o tempo mdio de deslocamento dos nibus nos principais percursos da cidade em sistemas Ligeiro e em pelo menos 20% em sistemas BRS no ano de inaugurao de cada sistema, mantendo a reduo nos anos subsequentes.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,4 0,4

Fontes Prprias
46,1 6,4 52,5

Total
46,1 6,4 52,5

Marcos de implementao da racionalizao do transporte de nibus: Dez/2012 Implantao de 7 corredores de nibus BRS. Dez/2013 Contratao de todo o sistema de vans (STPL). Plano Estratgico
da Prefeitura do Rio de Janeiro

83

Modernizao da Frota de nibus


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
Situao Atual O Rio de Janeiro possui uma das frotas de nibus mais novas do pas, com nibus de idade mdia de cerca de 3 anos. Porm existe uma grande diferena entre os nibus municipais que circulam na cidade, nos quesitos de acessibilidade, conforto (ar-condicionado)1 e sustentabilidade (tipo de combustvel utilizado). Alm disso, existem tambm grandes diferenas no grau de conservao, conforto e informaes nos abrigos de nibus. Por ltimo, existe uma forte percepo da populao que os condutores dos nibus esto mal treinados, oferecendo um servio ruim populao. Descrio A iniciativa consiste na modernizao de 100% da frota de nibus at 2016, adotando: (i) veculos modernos com ar-condicionado1, motor traseiro, recursos de acessibilidade, GPS, motor padro Euro-5 e combustvel S10; (ii) pontos de nibus com conforto (teto) e informaes sobre itinerrio; (iii) treinamento de condutores; (iv) sistema de informao ao usurio e cmeras de segurana na frota de nibus. Resultados Esperados Espera-se ter um sistema de transporte mais integrado, com frotas de nibus mais modernos e mais integrados aos modais de alta capacidade, diminuindo o nmero
R$ milhes Custeio Investimento Total

de veculos nas ruas e resultando em melhor trnsito e servio aos usurios. Essa modernizao contribuir para um trnsito mais eficiente e sustentvel.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Revitalizao de abrigos.

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Reduzir a taxa de acidentes com vtima no trnsito em, pelo menos, 15% at 2016, tendo como referncia o ano de 2008. Reduzir pela metade o tempo mdio de deslocamento dos nibus nos principais percursos da cidade em sistemas Ligeiro e em pelo menos 20% em sistemas BRS no ano de inaugurao de cada sistema, mantendo a reduo nos anos subsequentes. Alcanar 60% dos usurios de transporte pblico no Municpio do Rio de Janeiro que usam pelo menos um meio de transporte de alta capacidade (trem, metr, ou Ligeiro) at 2016. Modernizar 100% da frota de nibus at 2016, adotando nibus modernos com ar-condicionado, motor traseiro, combustvel verde e recursos de acessibilidade.

Sistema de informao ao usurio. Qualificao dos condutores.

Oramento 2012-2016
Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
0,0 0,0 0,0

Total
0,0 0,0 0,0

1 De acordo com a Rionibus, em pesquisa realizada de qual item traria mais conforto a sua viagem, a primeira resposta por mais de 50% dos usurios foi o ar-condicionado.

84

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

85

TransOeste
DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
Situao Atual A Zona Oeste a regio de expanso natural da cidade e, atualmente, a malha rodoviria desta regio no d vazo ao volume de veculos, gerando grandes congestionamentos e lentido no trnsito. A Serra da Grota Funda representa o maior gargalo da regio. Descrio Iniciado em agosto de 2010, o projeto da TransOeste consiste em um corredor exclusivo para nibus articulados conhecido como Ligeiro-TransOeste. A iniciativa consiste na construo de 56 Km de pista e 55 estaes de Ligeiro, ligando a Barra da Tijuca at o centro de Santa Cruz e o centro de Campo Grande. A TransOeste ainda estar interligada com a TransCarioca no Terminal Alvorada, com o metr na linha 4, com a TransOlmpica no Terminal Salvador Allende e com as estaes de trem no centro de Santa Cruz. A obra inclui investimentos na reurbanizao do trajeto, como alargamento e construo de vias, tneis, pontes, viadutos, ciclovias, implantao de equipamentos de trfego (semforos, medidores, painis de mensagem, cmeras etc.) com alta automao e implementao de sistemas de iluminao e drenagem. Resultados Esperados A TransOeste proporcionar um meio de transporte pblico de qualidade, de alta capacidade para a populao, conectada s redes de metr, trem e Ligeiro; possibilitando reduo do tempo de viagem entre o centro de Santa Cruz e a Barra da Tijuca pela metade, atendendo uma demanda prevista de 220 mil passageiros por dia.

INDICADORES DE DESEMPENHO
ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA
Concluir as obras e iniciar as operaes da TransOeste, TransCarioca, TransOlmpica e TransBrasil. Reduzir pela metade o tempo mdio de deslocamento dos nibus nos principais percursos da cidade em sistemas Ligeiro e em pelo menos 20% em sistemas BRS no ano de inaugurao de cada sistema, mantendo a reduo nos anos subsequentes. Alcanar 60% dos usurios de transporte pblico no municpio do Rio de Janeiro que usam pelo menos um meio de transporte de alta capacidade (trem, metr ou Ligeiro) at 2016.

% realizado do plano de obras. Extenso (km) de vias concludas. Nmero de obras de arte (viadutos, pontes, passarelas...) realizadas. Nmero de passageiros transportados. Tempo mdio de deslocamento nos trechos em operao. Regularidade de horrio. Passageiros por m2 de Ligeiro no horrio de pico.

Oramento1 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
0,0 446,5 446,5

Total
0,0 446,5 446,5

Grandes Marcos Cronograma


Lotes 1, 2, 3 e 4 Jun/2012 Concluso das obras. Lotes 0 e -1 Dez/2012 Licitao Lote 0. Dez/2013 Concluso da obra Lote 0. Jul/2014 Licitao Lote -1. Dez/2015 Concluso da obra Lote -1.

1 Valor total da obra = R$ 1,1 bilhes, dos quais R$ 0,6 bilho foi executado entre 2009 e 2012.

86

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

87

TransCarioca
DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
Situao Atual A Cidade do Rio de Janeiro apresenta historicamente uma grande carncia de ligaes transversais de transporte. Este problema agravou-se ainda mais com o grande crescimento da regio da Barra da Tijuca a partir da dcada de 1990, tornando urgente uma ligao de transporte pblico eficiente entre esse bairro e a Zona Norte da cidade. Hoje, o deslocamento entre essas regies lento e oneroso, impactando negativamente no crescimento e na qualidade de vida da regio. Descrio Iniciado em 2010, o projeto da TransCarioca consiste em um corredor exclusivo para nibus articulados conhecido como Ligeiro-TransCarioca. Trata-se de um corredor rpido de nibus ligando a Barra da Tijuca ao Galeo, integrando as redes de trem e metr da cidade. A obra ainda inclui investimentos na reurbanizao do trajeto, como alargamento e construo de vias, ciclovias, pontes e viadutos, implantao de equipamentos de trfego (semforos, medidores, painis de mensagem, cmeras, etc) com alta automao e implementao de sistemas de iluminao e drenagem. Resultados Esperados A TransCarioca proporcionar um meio de transporte pblico de qualidade, de alta capacidade para a populao das regies da Barra, Zona Norte e Galeo, conectada s redes de metr e trem; possibilitando reduo do tempo de viagem entre a Barra da Tijuca e o Galeo pela metade, atendendo uma demanda prevista de 570 mil passageiros por dia.

INDICADORES DE DESEMPENHO
ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA
Concluir as obras e iniciar as operaes da TransOeste, TransCarioca, TransOlmpica e TransBrasil. Reduzir pela metade o tempo mdio de deslocamento dos nibus nos principais percursos da cidade em sistemas Ligeiro e em pelo menos 20% em sistemas BRS no ano de inaugurao de cada sistema, mantendo a reduo nos anos subsequentes. Alcanar 60% dos usurios de transporte pblico no Municpio do Rio de Janeiro que usam pelo menos um meio de transporte de alta capacidade (trem, metr ou Ligeiro) at 2016.

% realizado do plano de obras. Extenso (Km) de vias concludas. Nmero de obras de arte (viadutos, pontes e passarelas...) realizadas. % dos imveis desapropriados. Nmero de passageiros transportados. Tempo mdio de deslocamento nos trechos em operao. Regularidade de horrio. Passageiros por m2 de Ligeiro no horrio de pico.

Oramento1 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 1.049,2 1.049,2

Grandes Marcos Cronograma


Total
0,0 1.709,1 1.709,1

Fontes Prprias
0,0 659,9 659,9

Jun/2013 Concluso das obras e incio da operao do trecho Barra-Penha. Dez/2013 Concluso do trecho Penha-Galeo.

1 Valor total da obra = R$ 1,9 bilhes, dos quais R$ 277 milhes foram executados entre 2009 e 2012 (R$ 150 milhes pela Prefeitura, 127 milhes financiados pelo BNDES). Financiamento total do BNDES = R$ 1,1 bilho.

88

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

89

TransOlmpica
DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
Situao Atual A ligao entre a Baixada de Jacarepagu e a AP 5 (Zona Oeste) fazse principalmente atravs da Estrada do Catonho, que se encontra sobrecarregada e sem condies de ampliao da sua capacidade de trfego. Alm disso, o aproveitamento de qualquer via do sistema virio de Jacarepagu, na rea da Taquara, no recomendvel, tendo em vista que todas as vias convergem para o Largo da Taquara, cujo entorno j tem esgotada sua capacidade de absorver novos volumes de trfego. Com o advento das Olimpadas Rio 2016, este trajeto se torna ainda mais crtico, visto que ligar dois polos dos jogos (Barra e Deodoro). Descrio O projeto da TransOlmpica consiste na implantao de uma ligao transversal em corredor expresso pedagiado, em faixa dedicada, entre Deodoro e Recreio dos Bandeirantes. A iniciativa prev a construo de uma nova via expressa entre Jacarpagu e Magalhes Bastos interligada com o Recreio atravs do alargamento da Av. Salvador Allende. A obra inclui investimentos no alargamento e/ou construo de vias, pontes, viadutos, ciclovias, implantao de equipamentos de trfego (semforos, medidores, painis de mensagem, cmeras, etc) com alta automao e implementao de sistemas de iluminao e drenagem. Resultados Esperados A TransOlmpica proporcionar um meio de transporte pblico de qualidade, de alta capacidade para a populao da AP 4 e AP 5, conectada rede de trem; possibilitando reduo do tempo de viagem entre Deodoro e Recreio dos Bandeirantes pela metade, atendendo uma demanda prevista de 110 mil passageiros por dia.

INDICADORES DE DESEMPENHO
% realizado do plano de obras. Nmero de obras de arte (viadutos, pontes, passarelas...) realizadas. % dos imveis desapropriados.

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Concluir as obras e iniciar as operaes da TransOeste, TransCarioca, TransOlmpica e TransBrasil. Reduzir pela metade o tempo mdio de deslocamento dos nibus nos principais percursos da cidade em sistemas Ligeiro e em pelo menos 20% em sistemas BRS no ano de inaugurao de cada sistema, mantendo a reduo nos anos subsequentes. Alcanar 60% dos usurios de transporte pblico no Municpio do Rio de Janeiro que usam pelo menos um meio de transporte de alta capacidade (trem, metr ou Ligeiro) at 2016.

Nmero de passageiros transportados. Tempo mdio de deslocamento nos trechos em operao. Regularidade de horrio. Passageiros por m2 de Ligeiro no horrio de pico.

Grandes Marcos Cronograma


Abril/2012 Contratao da concesso. Jun/2012 EIA/RIMA para licenciamento ambiental.

Oramento1 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 500,0 500,0

Fontes Prprias
0,0 1.800,0 1.800,0

Total
0,0 2.300,0 2.300,0

Set/2012 Incio das obras. Mar/2014 Licitaes dos trechos Salvador Allende e So Pedro de Alcntara. Dez/2015 Concluso das obras e incio da operao.

1 Valor total da obra = R$ 2,3 bilhes, dos quais pelo menos R$ 500 milhes sero pagos pelo concessionrio (outorga mnima).

90

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

91

TransBrasil
DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
Situao Atual A Avenida Brasil a principal via de acesso Cidade do Rio de Janeiro, sendo importante eixo de ligao das Zonas Oeste, Norte e Baixada Fluminense ao Centro da Cidade. Atualmente, a Avenida Brasil encontra-se saturada em vrios horrios ao longo do dia, trazendo prejuzo principalmente para os usurios de transporte pblico, em particular no deslocamento casa-trabalho-casa. Descrio O projeto da TransBrasil consiste na construo de um corredor de nibus expresso entre Deodoro e o Centro da Cidade. A obra inclui investimentos na reurbanizao do trajeto (alargamento e/ou construo de vias, sinalizao, iluminao, drenagem e revitalizao das caladas). Resultados Esperados A TransBrasil propiciar um meio de transporte pblico de alta capacidade para a populao das regies da AP 5, AP 3, AP 1 e Baixada Fluminense, e atender uma demanda prevista de 900 mil passageiros por dia.

INDICADORES DE DESEMPENHO
ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA
Concluir as obras e iniciar as operaes da TransOeste, TransCarioca, TransOlmpica e TransBrasil. Reduzir pela metade o tempo mdio de deslocamento dos nibus nos principais percursos da cidade em sistemas Ligeiro e em pelo menos 20% em sistemas BRS no ano de inaugurao de cada sistema, mantendo a reduo nos anos subsequentes. Alcanar 60% dos usurios de transporte pblico no Municpio do Rio de Janeiro que usam pelo menos um meio de transporte de alta capacidade (trem, metr ou Ligeiro) at 2016.

% realizado do plano de obras. Nmero de obras de arte (viadutos, pontes, passarelas...) realizadas. % dos imveis desapropriados. Nmero de passageiros transportados. Tempo mdio de deslocamento nos trechos em operao. Regularidade de horrio. Passageiros por m2 de Ligeiro no horrio de pico.

Oramento1 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 1.128,5 1.128,5

Grandes Marcos Cronograma


Total
0,0 1.300,0 1.300,0

Fontes Prprias
0,0 171,5 171,5

Abr/2012 Finalizao do projeto bsico. Dez/2012 Licenciamento ambiental. Abr/2013 Licitao. Jun/2013 Contratao. Set/2013 Incio das Obras. Dez/2015 Concluso das obras e incio da operao.

1 Valor total da obra = R$ 1,3 bilho, sendo R$ 800 milhes financiados pelo Governo Federal e R$ 330 milhes de repasses do Oramento Geral da Unio (OGU).

92

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

93

VLT do Centro
DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
Situao Atual O sistema de transporte coletivo baseado em nibus para a regio central da cidade, em particular a Regio Porturia, no tem se mostrado eficiente. Com a perspectiva de adensamento desta regio e a consequente necessidade de melhorar as condies de mobilidade, necessrio dotar a regio de um sistema de transportes eficiente, limpo e integrador. Descrio A iniciativa prev a implementao de um sistema de veculos leves sobre trilhos (VLT) que integrar os diversos modais de transporte (metr, trem, barcas) e pontos estratgicos (Rodoviria, Praa Mau, Avenidas Rio Branco e Presidente Vargas, Praa XV, Aeroporto Santos Dumont). Resultados Esperados Melhor integrao dos modais de transporte no Centro da Cidade, em particular na Regio Porturia, com melhoria das condies de mobilidade; reduo do tempo de viagem; reduo do nmero de nibus em circulao; contribuio para melhoria das condies ambientais.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Nmero de linhas em operao. Nmero de passageiros. Nmero de passageiros oriundos de outros modais de transporte.

Grandes Marcos Cronograma


Jan/2012 Consulta Pblica. Mai/2012 Edital. Jul/2012 Licenciamento. Set/2012 Incio das obras. Jul/2014 Incio da operao de duas linhas. Dez/2015 Incio de operao da terceira linha. Jul/2016 Todas as linhas em operao.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
304,1 448,0 752,1

Total
304,1 448,0 752,1

94

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

95

Projeto de Transporte Aquavirio


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
Situao Atual A mobilidade nas regies da Barra da Tijuca e Jacarepagu ainda restrita a meios de transportes rodovirios. Os moradores da regio enfrentam frequentes congestionamentos devido ao elevado volume de trfego. O complexo de lagoas da Barra (Jacarepagu, Camorim e Tijuca), que abrange toda a parte sul da Baixada de Jacarepagu, oferece grande potencial para o desenvolvimento de meios de transporte aquavirios. O mesmo tambm ocorre na Baa de Guanabara, que conecta o Centro e as Zonas Norte e Sul da cidade. Descrio A iniciativa consiste na anlise da viabilidade do complexo de lagoas receber um modal aquavirio na regio da Barra como alternativa ao transporte rodovirio, a fim de ajudar a reduzir o trnsito nas principais vias e contribuir para a explorao do potencial turstico da regio. Resultados Esperados Avaliar viabilidade tcnica e financeira de se instalar um modal aquavirio no complexo de lagoas da Barra da Tijuca, com o objetivo de trazer aos moradores da Barra da Tijuca, Jacarepagu e, possivelmente, outras regies da cidade, uma nova opo de circulao, incentivando o uso de transportes ecologicamente sustentvel, reduzindo congestionamentos e melhorando as condies ambientais da cidade.
R$ milhes Custeio Investimento Total

INDICADORES DE DESEMPENHO Oramento 2012-2016


Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Nmero de passageiros transportados.


Total
0,0 3,0 3,0

Fontes Prprias
0,0 3,0 3,0

Nmero de ligaes implantadas.

Grandes Marcos Cronograma


Mar/2013 Licitao do estudo de viabilidade. Dez/2013 Concluso do estudo de viabilidade.

96

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

97

Trfego Inteligente
DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
Situao Atual Pesquisas com a populao carioca apontam que o trnsito no Rio mal avaliado, e que este quadro vem piorando ao longo dos ltimos anos. A infraestrutura da rede de equipamentos de trfego (semforos, medidores, painis de mensagem, cmeras etc.) tem baixa automao, o que dificulta a gesto eficaz do desempenho do trnsito na cidade. Descrio A iniciativa visa implementar sistemas de monitoramento e previso de trfego que capturem e integrem a informao dos equipamentos de trnsito instalados na cidade. Nesse sentido, a infraestrutura de equipamentos inteligentes semforos inteligentes, painis de mensagem e medidores de trfego ser expandida de forma a cobrir os principais fluxos da cidade. Resultados Esperados Espera-se melhorar a capacidade da CET-Rio Companhia de Engenharia de Trfego do Rio de Janeiro de prever pontos crticos de congestionamentos na cidade e intervir de forma preventiva para reduzir o nmero de gargalos/pontos de congestionamento e, consequentemente, reduzir o tempo de deslocamento dentro da cidade.

INDICADORES DE DESEMPENHO
ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA
Reduzir a taxa de acidentes com vtima no trnsito em, pelo menos, 15% at 2016, tendo como referncia o ano de 2008. Reduzir pela metade o tempo mdio de deslocamento dos nibus nos principais percursos da cidade em sistemas Ligeiro e em pelo menos 20% em sistemas BRS no ano de inaugurao de cada sistema, mantendo a reduo nos anos subsequentes.

Tempo mdio de deslocamento nas reas com equipamentos inteligentes. Nmero de sinais inteligentes em operao na cidade. Nmero de medidores de trfego em operao. Nmero de painis de mensagens em operao. Nmero de cmeras com autodeteco em operao.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
0,0 62,4 62,4

Total
0,0 62,4 62,4

Grandes Marcos Cronograma


Dez/2013 Ampliao do nmero de cmeras com videodeteco. Dez/2013 Implementao de um sistema de gerenciamento de informaes. Dez/2014 Concluso da expanso da infraestrutura de equipamentos inteligentes da cidade.

98

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

99

Plano de Mobilidade Sustentvel


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
Situao Atual Com o crescimento econmico do pas e a melhoria das condies de vida da populao do Rio de Janeiro, a frota de carros e motos da Cidade do Rio de Janeiro vem crescendo mais de 3% por ano nos ltimos 10 anos. Nas cidades vizinhas e na Regio Metropolitana do Rio este crescimento ainda maior. Por ser o centro econmico da regio, isto implica no crescimento da frota circulante na Cidade do Rio de Janeiro, e como consequncia, em um trnsito cada vez mais lento e congestionado. Descrio A iniciativa consiste na elaborao de um Plano de Mobilidade Sustentvel, incluindo a definio de polticas e do modelo de estacionamento em reas pblicas da cidade. Resultados Esperados Espera-se como resultado dessa iniciativa a implementao de polticas pblicas que permitam gerenciar e melhorar as condies de trnsito e estacionamento da cidade frente ao desafio de uma frota crescente.

INDICADORES DE DESEMPENHO
ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA
Alcanar 60% dos usurios de transporte pblico no Municpio do Rio de Janeiro que usam pelo menos um meio de transporte de alta capacidade (trem, metr ou Ligeiro) at 2016.

Apresentao de plano com as aes necessrias. Reduo do tempo mdio de deslocamento em reas onde aes forem implantadas.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Grandes Marcos Cronograma


Total
0,0 3,0 3,0

Fontes Prprias
0,0 3,0 3,0

Mar/2012 Licitao do Plano de Mobilidade Sustentvel. Jul/2013 Implementao de medidas indicadas.

100

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

101

Rio Boa Praa


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
Situao Atual H hoje em dia uma grande quantidade de Taxis circulando pelo Rio tornando a cidade uma das maiores usurias deste meio de transporte. So aproximadamente 30 mil autonomias concedidas pelo poder pblico, uma relao de 5,1 mil por milho de habitantes, muito superior a grandes capitais, como por exemplo Nova Iorque (1,6) e Londres (2,8). Com o advento da Operao Lei Seca, o uso desse meio de transporte cresceu e se popularizou ainda mais, tornando-o estratgico para a qualidade de transporte percebida pela populao. Infelizmente existem muitos veculos em situao precria, no h uma padronizao no servio, h queixas com relao capacitao dos condutores e percebe-se uma queda de oferta justamente em situaes de alta demanda tais como datas de grandes eventos e dias de chuva. A Prefeitura iniciou um Programa denominado Txi Boa Praa visando organizar a atividade nos principais aeroportos, mas este programa ainda muito focado na recepo de turistas e limitado em sua abrangncia. Descrio A iniciativa consiste em transformar integralmente o servio de txis no Rio de Janeiro, tanto em sua infraestrutura (veculos, segurana, itens de conforto) quanto no atendimento (informaes, preparo dos condutores, disponibilidade) visando dar maior conforto e segurana tanto para o usurio desse meio de transporte, quanto para o taxista. A iniciativa dever determinar as caractersticas exigidas para os veculos, incluindo arcondicionado, informaes de posicionamento, tempo de percurso, tarifas, entre outros e dever investir na capacitao dos condutores exigindo certificaes necessrias tais como domnio de pelo menos uma lngua estrangeira, primeiros socorros, cursos de boas maneiras, direo defensiva, entre outros. Resultados Esperados Transporte de txi reconhecidamente seguro, confortvel e confivel, que contribuir para a excelncia da imagem da cidade, para a reduo dos acidentes no trnsito e para a satisfao dos passageiros.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Quantidade de condutores certificados pelo programa. Quantidade de veculos padronizados/total de veculos.

Grandes Marcos Cronograma


Mar/2012 Implantao do Programa nos Aeroportos. Out/2012 Implantao do Programa na Rodoviria.

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Garantir que 100% dos txis estaro dentro dos padres de qualidade exigidos pelo Rio Boa Praa at 2016.

Mar/2013 Lanamento do Plano de Expanso.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
7,5 0,0 7,5

Fontes Prprias
0,0 17,5 17,5

Total
7,5 17,5 25,0

102

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

103

HABITAO E URBANIZAO

104

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

105

Habitao e urbanizao Diagnstico

Os esforos da Prefeitura na rea de Habitao e Urbanizao avanaram significativamente nos ltimos anos. A criao do programa Morar Carioca, com destaque para a fase final no Complexo do Alemo, e as mais de 35 mil unidades j contratadas e em fase de construo para o Morar Carioca: Minha Casa Minha Vida so exemplos desses avanos. Outro exemplo o projeto Bairro Maravilha que, desde a sua implementao, j recuperou mais de 166 km de vias pblicas, e o projeto Porto Maravilha, que ir recuperar 5 milhes de m2 da rea central da cidade, h anos abandonada em estado de decadncia. O Projeto UPP Social tambm merece destaque, pois visa coordenar os diversos rgos da Prefeitura para alcanar maior eficcia na integrao plena das reas pacificadas malha de servios pblicos e ao cotidiano da cidade. No entanto, a cidade ainda enfrenta desafios nesta rea: Dficit habitacional de aproximadamente 300 mil moradias, quadro que pode se agravar at 2025 caso as devidas aes no sejam tomadas. Uma parcela importante dos moradores de favelas ainda no tem acesso adequado a servios bsicos como iluminao pblica, abastecimento de gua, esgoto e coleta domiciliar de lixo. A Zona Oeste da cidade ainda possui um contingente populacional vivendo em reas com carncia de infraestrutura urbana, tais como pavimentao e saneamento. A rede de drenagem antiga e de baixa qualidade da cidade uma das principais responsveis pela vulnerabilidade a chuvas de mdias propores, especialmente em reas de baixada como Jacarepagu, Lagoa e Maracan.

Ocupao indevida de margens de rios, lagoas, manguezais, encostas e reas de reserva e preservao ambiental por falta de opes de moradia.

Diretrizes de Habitao e Urbanizao

Promover parcerias com o governo federal e instituies privadas, com vistas a viabilizar a produo de unidades habitacionais de baixa renda e a legalizao de assentamentos informais e conjuntos habitacionais. Coibir novas ocupaes ilegais e a expanso horizontal ou vertical das comunidades estabelecidas, a partir do uso efetivo de ecolimites e de um monitoramento aerofotogrfico constante. Promover a plena integrao das reas pacificadas malha de servios pblicos e ao cotidiano da cidade como um todo. Promover a requalificao urbana dos bairros da Zona Norte e da rea central da cidade. Implantar, em parceria com outras esferas de governo e o setor privado, infraestrutura urbana em comunidades carentes e na Zona Oeste. Ampliar e modernizar o sistema de drenagem urbana existente na cidade, com foco em locais que apresentem recorrentes problemas de alagamento e reas com baixo IDH. Dar continuidade revitalizao da Regio Porturia e bairros adjacentes, com o aproveitamento do potencial imobilirio e consequente estmulo gerao de empregos, e replicar este caso de sucesso em novas operaes urbanas consorciadas.

106

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

107

Promover, at o final de 2016, a contratao de 100 mil novas unidades habitacionais, com um mnimo de 30% de novas unidades voltadas para a faixa de 0 a 3 salrios mnimos, atravs de parcerias com setor privado e outras esferas do governo, tendo como referncia o ano de 2008. Alcanar pelo menos 5% de reduo de reas ocupadas por favelas na cidade at 2016, tendo como referncia o ano de 2008. Garantir que at o final de 2016 no haver mais famlias vivendo em reas de alto risco (encostas). Expandir o Programa Bairro Maravilha nas Zonas Norte e Oeste, recuperando 582 km e implantando 173 km de vias pblicas, respectivamente, at 2016. Concluir, at o final de 2016, as obras de requalificao urbana do projeto Porto Maravilha. Levar urbanizao - gua, tratamento de esgoto, drenagem, iluminao pblica, coleta de lixo, conteno e pavimentao - a 156 mil domiclios at 2016, no mbito da iniciativa Morar Carioca. Implantar UPP Social em todas as reas pacificadas1.
1 Considera-se rea pacificada como rea com a UPP propriamente dita instalada, no apenas ocupao policial inicial realizada.

Metas de Habitao e Urbanizao

108

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

109

Morar Carioca Urbanizao


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL A Cidade do Rio de Janeiro possui um grande contingente populacional vivendo em favelas. So mais de 383,6 mil domiclios distribudos em 1.041 assentamentos na cidade (que correspondem a 642 unidades). Nos ltimos anos, parte desses assentamentos receberam investimentos em urbanizao, e em 2010 foi criado o programa de Integrao de Assentamentos Informais Precrios - Morar Carioca, que visa coordenao de esforos na urbanizao destas reas. O programa evoluiu com sucesso nos ltimos dois anos, alcanando mais de 69,5 mil famlias, mas muitas favelas ainda precisam de urbanizao. DESCRIO O Programa Morar Carioca foi concebido para integrar-se ao Plano Municipal de Habitao de Interesse Social do qual ser instrumento de regularizao urbanstica e fundiria, articulado a aes que contribuam para a integrao efetiva dos assentamentos precrios informais atendidos, em consonncia com o disposto no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentvel do Municpio do Rio de Janeiro. A meta do programa urbanizar 584 unidades urbanizveis. O programa se desenvolve em trs vertentes, duas sob a coordenao da Secretaria Municipal de Habitao e uma terceira a cargo dos rgos municipais responsveis pelas obras e servios pblicos e conservao da cidade. Realizao dos Componentes Infraestrutura e equipamento urbano (gua, tratamento de esgoto, drenagem, iluminao pblica, coleta de lixo, conteno, pavimentao e equipamentos pblicos), Servios pblicos urbanos, Produo habitacional, Interveno em moradias, Regularizao fundiria e Desen110
O Rio mais integrado e olmpico

volvimento social, em 251* unidades com mais de 100 domiclios e est estruturado em trs ciclos: Ciclo 1: Perodo de 2010 a 2012 (23 unidades) Ciclo 2: Perodo de 2011 a 2016 (82 unidades) Ciclo 3: Perodo de 2015 a 2020 (162 unidades) Interveno em 131 unidades consideradas de risco em mais de 70% de sua rea, demandando anlises dos rgos competentes municipais quanto necessidade de reassentamento. Urbanizao e integrao ao tecido formal da cidade das 202 unidades com menos de 100 domiclios. RESULTADOS ESPERADOS Espera-se com esse programa uma maior integrao urbanstica, social, econmica e cultural dos moradores dos assentamentos precrios informais cidade. At 2016 espera-se urbanizar 105 unidades, abrangendo um total de 156 mil domiclios referentes aos ciclos 1 e 2.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Nmero de domiclios alcanados. Nmero de favelas com infraestrutura e servios pblicos. Nmero de famlias reassentadas.

Grandes Marcos Cronograma


Jun/2012 Contratao do mapeamento de risco para Macio da Pedra Branca. Jun/2012 Contratao dos projetos de urbanizao para Ciclo 2, etapa A (11 escritrios). Mar/2013 Contratao dos projetos de urbanizao para Ciclo 2, etapas B e C (19 escritrios). Jun/2013 Finalizao dos estudos de reassentamento. Mar/2014 Contratao dos projetos de urbanizao para Ciclo 2, etapa D (10 escritrios). Abr/2014 Contratao e incio das obras de urbanizao do Ciclo 2, etapa A. Mar/2015 Contratao e incio das obras de urbanizao do Ciclo 2, etapas B e C. Ago/2015 Finalizao dos projetos de urbanizao para Ciclo 2. Mar/2016 Contratao e incio das obras de urbanizao do Ciclo 2, etapa D.
Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Levar urbanizao - gua, tratamento de esgoto, drenagem, iluminao pblica, coleta de lixo, conteno e pavimentao - a 156 mil domiclios at 2016, no mbito da iniciativa Morar Carioca. Alcanar pelo menos 5% de reduo de reas ocupadas por favelas na cidade at 2016, tendo como referncia o ano de 2008. Garantir que at o final de 2016 no haver mais famlias vivendo em reas de alto risco (encostas).

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 2.304,9 2.304,9

Fontes Prprias
243,3 2.335,8 2.579,1

Total
243,3 4.640,7 4.884,0

* Nota: Uma unidade pode sofrer interveno em mais de um ciclo.

111

Morar Carioca Minha Casa, Minha Vida


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL A partir de 2009 a produo habitacional passou a ser priorizada, em escala, atravs da adeso da Prefeitura do Rio ao Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. At 2011 foram contratadas a produo de mais de 35.000 novas unidades habitacionais, para famlias com renda de at R$ 5 mil, com prazo de entrega de 12 a 18 meses. Entretanto, o dficit habitacional na cidade ainda grande e estimado em aproximadamente 300 mil unidades. Este dficit se reflete em uma ocupao desordenada da cidade e na expanso de favelas, fazendo-se necessria a continuidade da produo habitacional em larga escala. DESCRIO O projeto Morar Carioca - Minha Casa, Minha Vida contempla a produo de 50 mil unidades habitacionais. O projeto visa estimular a produo habitacional para famlias com renda de at 10 salrios mnimos, segmento em que se concentra o dficit habitacional, sendo parte das unidades produzidas destinada a famlias oriundas de rea de risco e/ou extrema precariedade. RESULTADOS ESPERADOS Espera-se com o programa entregar novas residncias a aproximadamente 100 mil famlias, reduzindo substancialmente o dficit habitacional na Cidade do Rio de Janeiro e a populao residente em reas de extrema pobreza, precariedade e risco.

INDICADORES DE DESEMPENHO
ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA
Promover, at o final de 2016, a contratao de 100 mil novas unidades habitacionais, com um mnimo de 30% de novas unidades voltadas para a faixa de 0 a 3 salrios mnimos, atravs de parcerias com setor privado e outras esferas do governo, tendo como referncia o ano de 2008. Alcanar pelo menos 5% de reduo de reas ocupadas por favelas na cidade at 2016, tendo como referncia o ano de 2008. Garantir que at o final de 2016 no haver mais famlias vivendo em reas de alto risco (encostas). Unidades entregues. Produo habitacional. Tempo de emisso dos licenciamentos. % de desapropriao dos terrenos.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
2,2 477,0 479,2

Total
2,2 477,0 479,2

112

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

113

UPP Social
DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL A Cidade do Rio de Janeiro experimenta atualmente um processo de revitalizao urbana, social e econmica. A poltica de segurana pblica conduzida pelo Governo do Estado atravs da criao de Unidades de Polcia Pacificadora (UPPs) tem contribudo significativamente neste processo. As conquistas na rea da segurana nas regies alcanadas pelas UPPs, por sua vez, trazem consigo tanto o desafio quanto a oportunidade para a extenso e a qualificao da proviso dos bens e servios pblicos nessas reas, como forma de assegurar a consolidao da paz e efetivar a integrao urbana, social e econmica das comunidades ao conjunto da cidade. DESCRIO O programa UPP Social constitui a estratgia da Prefeitura para a integrao plena das reas pacificadas malha de servios pblicos e ao cotidiano da cidade como um todo. Por meio dele, uma unidade de gesto baseada no Instituto Pereira Passos (IPP Rio) dedica-se coordenao de investimentos e polticas municipais nas comunidades que contam com as UPPs, articulao de parcerias com outras esferas de governo, o setor privado e a sociedade civil e criao de canais permanentes de dilogo e participao social junto s lideranas e moradores das comunidades. A pacificao de novas reas acompanhada pela qualificao imediata dos servios de conservao urbana, iluminao pblica, limpeza e coleta de lixo e pela promoo da regularizao urbanstica e construtiva, abrindo caminho para a elaborao e implantao de planos de integrao local, mobilizando os vrios setores da Prefeitura, da sociedade e das comunidades para a conquista de novos padres de servios pblicos sociais, urbanos
114
O Rio mais integrado e olmpico

INDICADORES DE DESEMPENHO
e econmicos em todas as reas beneficiadas, segundo as demandas e prioridades especficas de cada uma delas. RESULTADOS ESPERADOS Acesso regular a bens e servios pblicos essenciais em reas pacificadas da cidade, com cobertura e qualidade compatveis com os oferecidos na cidade como um todo. Nmero de lixes irregulares e pontos de concentrao de lixo a cu aberto. Taxa de apagamento da iluminao pblica. Percentual de logradouros com decreto de reconhecimento. Percentual de domiclios localizados em reas de risco. Taxa de pobreza. Percentual de cobertura da Estratgia de Sade da Famlia. Percentual de acesso creche entre as crianas da faixa etria correspondente. IDEB / IDE-Rio das escolas localizadas no territrio ou entorno prximo.

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Implantar UPP Social em todas as reas pacificadas.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
116,7 66,6 183,3

Total
116,7 66,6 183,3

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

115

Bairro Maravilha
DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL Vrios bairros da Zona Norte e da Zona Oeste da cidade apresentavam qualidade urbanstica muito baixa, devido falta de investimentos realizados nestas regies. Enquanto a Zona Norte sofre com a degradao gradual ocorrida ao longo dos anos, a Zona Oeste carece de infraestrutura bsica. A consequncia uma reduo na qualidade de vida dos moradores dessas regies, em contraste com bairros mais favorecidos da cidade. Para enfrentar esse desafio a Prefeitura implementou ao longo dos ltimos dois anos o Programa Bairro Maravilha, que consiste na requalificao urbana de bairros degradados atravs de uma srie de intervenes urbansticas (iluminao, calamento, pavimentao, arborizao e recuperao de praas) no seu entorno com foco na AP 3 (Zona Norte), e implantao de infraestrutura nos bairros carentes com foco na AP 5 (Zona Oeste). DESCRIO Esta iniciativa consiste na continuao do Bairro Maravilha nos prximos 5 anos, visando levar a requalificao urbana s regies que hoje necessitam receber as obras de requalificao do Programa. RESULTADOS ESPERADOS Melhoria da qualidade urbana dos bairros afetados e da qualidade de vida da populao residente nos mesmos.

INDICADORES DE DESEMPENHO
ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA
Expandir o Programa Bairro Maravilha nas Zonas Norte e Oeste, recuperando 582 km e implantando 173 km de vias pblicas, respectivamente, at 2016.

Evoluo do valor dos imveis. Satisfao da populao dos bairros. Extenso de vias requalificadas. Extenso da rede de drenagem requalificada.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
0,0 686,5 686,5

Total
0,0 686,5 686,5

116

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

117

Porto Maravilha
DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL Apesar de sua localizao estratgica e grande relevncia histrica, a Regio Porturia da Cidade do Rio de Janeiro encontrava-se em estado de grande degradao, com abandono ou subutilizao de espaos pblicos e imveis pblicos e privados. Para reverter esta situao, a Prefeitura do Rio criou uma Operao Urbana Consorciada da Regio do Porto do Rio de Janeiro, conhecida como Porto Maravilha, para resgatar todo seu potencial social, econmico, cultural e turstico. DESCRIO A iniciativa consiste na implantao de um amplo Programa de Requalificao Urbana em 5 milhes de m2 (melhoria dos servios urbanos e nova infraestrutura urbana); um Programa de Desenvolvimento Imobilirio, que visa promover empreendimentos residenciais e comerciais; e um Programa de Desenvolvimento Social, que visa valorizar o patrimnio histrico e cultural e contribuir para a melhoria das condies de vida dos atuais e futuros moradores e usurios da Regio Porturia do Rio de Janeiro. RESULTADOS ESPERADOS Revitalizao da rea com a melhoria nas condies ambientais e de vida local, atrao de novos moradores e empresas para a regio; valorizao do patrimnio histrico e cultural e incremento do turismo na regio.

INDICADORES DE DESEMPENHO
ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA
Concluir, at o final de 2016, as obras de requalificao urbana do projeto Porto Maravilha.

Nmero de empreendimentos na regio. Populao residente na regio. Nmero de equipamentos culturais (novos e renovados) em funcionamento.

Oramento1 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 4.900,0 4.900,0

Evoluo do IDH na regio.


Total
0,0 4.900,0 4.900,0

Fontes Prprias
0,0 0,0 0,0

Avano em relao aos marcos de cronograma.

Grandes Marcos Cronograma


Mar/2012 Licitao dos servios de telecomunicao. Mar/2013 Inaugurao do binrio. Abr/2013 Incio da derrubada da Perimetral. Dez/2014 Concluso do Museu do Amanh. Jun/2015 Concluso do tnel da via expressa. Mar/2016 Concluso da requalificao urbana. Mar/2016 Concluso da via expressa.

1 Oramento total da operao de 2011 at 2016 estimado em R$ 4,9 bilhes provenientes da venda de Certificados de Potencial Adicional de Construo.

118

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

119

Parque Olmpico
DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL A escolha da Cidade do Rio como sede das Olimpadas 2016 tornou imperiosa a construo de um Parque Olmpico, um dos 4 principais locais programados para o Desenvolvimento Olmpico e Paralmpicos dos Jogos de 2016. DESCRIO O Parque Olmpico ser implantado na Av. Abelardo Bueno, Barra. Sua implantao, operao e manuteno ser feita atravs de concesso (Parceria PblicoPrivada). O projeto de urbanizao do Parque Olmpico ter de garantir um legado ambiental, arquitetnico, cultural e econmico sustentvel em benefcio do ambiente urbano e da qualidade de vida dos cidados. O plano urbanstico dever garantir 3 modos: (i) Modo Jogos: dever assegurar as melhores condies para a realizao e operacionalizao dos Jogos Olmpicos e Paralmpicos de 2016, na rea destinada implantao do Parque Olmpico, (ii) Modo Legado: dever assegurar a viabilidade da implantao de novos empreendimentos que, somados ao futuro Centro Olmpico de Treinamento, propiciaro a sustentabilidade do projeto, garantindo, para as prximas dcadas, uma rea exemplar e emblemtica para a Cidade do Rio de Janeiro, e (iii) Modo Transio: dever assegurar uma transio planejada, eficiente e econmica entre o modo Jogos e o modo Legado. RESULTADOS ESPERADOS Realizao dos Jogos Olmpicos e Paralmpicos na Cidade do Rio de Janeiro em 2016, garantindo um legado planejado, eficiente e econmico para a cidade.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Licitao. Andamento da obra.

Grandes Marcos Cronograma


Mar/2012 Licitao.

Oramento1 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 850,0 850,0

Fontes Prprias
427,4 11,2 438,6

Total
427,4 861,2 1.288,6

Jun/2015 Finalizao dos Equipamentos Olmpicos. Jan/2016 Finalizao da rea do Parque Olmpico e os demais.

1 Valor total da obra = R$ 1,4 bilho, a diferena relativa ao custeio ps-2016.

120

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

121

Rio Verde-Transformao da Rio Branco


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL A Avenida Rio Branco um importante espao pblico, comercial e de negcios da cidade, com intenso movimento de pedestres que no encontram qualidades ambientais, paisagsticas, de acessibilidade e conforto em seu dia a dia de trabalho e/ou lazer. Isto acontece porque a Avenida se transformou em um corredor de trfego rodovirio da cidade, gerando tambm excessiva poluio sonora e do ar. DESCRIO O projeto Rio Verde prope uma transformao completa da Avenida Rio Branco e de seu entorno em um grande complexo dedicado ao pedestre, tanto para lazer quanto para trabalho. A Avenida Rio Branco manter seu papel de concentradora da atividade econmica, enquanto seu entorno ser revitalizado com espaos arborizados, iluminao moderna, coleta de lixo a vcuo e moderna infraestrutura. A realizao deste projeto se dar atravs do fechamento completo da via, da reorganizao do sistema de transporte em um anel perifrico regio conectado a diferentes modais de transporte (metr, barcas e VLTs), e de obras de transformao do trecho entre as avenidas Presidente Vargas e Presidente Wilson. RESULTADOS ESPERADOS Este projeto transformar a Avenida Rio Branco em um patrimnio de orgulho carioca, se tornando uma das reas mais valorizadas da cidade, com ampliao dos espaos de lazer, melhoria das reas de comrcio e negcios, otimizao dos meios de transporte na regio e reduo da poluio sonora e do ar. Alm disso, devido modernizao da regio, esperada uma reduo de custeio para manuteno da mesma.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Melhoria da percepo da populao sobre o Centro do Rio. Reduo da poluio sonora. Reduo da emisso de CO2. Extenso da rea verde. Reduo de custeio.

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Concluir, at o final de 2016, as obras de requalificao urbana do projeto Porto Maravilha.

Grandes Marcos Cronograma


Out/2013 Concluso do projeto.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
0,0 496,0 496,0

Total
0,0 496,0 496,0

Jan/2014 Licitao. Dez14 Concluso 1 fase das obras (Av. Rio Branco). Dez/2015 Concluso 2 fase das obras (reas de entorno).

122

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

123

Revitalizao da Cidade Nova


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL A regio da Cidade Nova sofreu intervenes, ao longo das ltimas dcadas, de diversos planos urbansticos que, de modo geral, abrangeram o bairro como um todo, mas que no chegaram a ser implantados por completo, causando o aparecimento de grandes vazios urbanos. Alm disso, a regio apresenta uma situao fundiria em grande parte indefinida ou sob litgio, que no incentiva a renovao urbana, gera obsolescncia das edificaes, envelhecimento da infraestrutura e degradao socioeconmica. Atualmente, verifica-se uma relativa retomada da dinmica urbana da regio da Cidade Nova, com novos investimentos na rea e o estabelecimento de sedes de grandes empresas com interesse na regio. DESCRIO Esta iniciativa prope a criao de uma operao urbana consorciada nos moldes daquela realizada no Porto Maravilha, que inclui a reviso da legislao urbanstica do bairro Cidade Nova de modo a promover a revitalizao de reas degradadas, compatibilizando e integrando a regio com a atual renovao do Porto e do Centro da Cidade. RESULTADOS ESPERADOS Melhoria da qualidade de vida da populao, revitalizao mobiliria e comercial da regio, integrao da regio s reas do Porto e do Centro, melhoria da infraestrutura e das condies ambientais na Cidade Nova.

INDICADORES DE DESEMPENHO
ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA
Concluir, at o final de 2016, as obras de requalificao urbana do projeto Porto Maravilha.

Percepo da populao sobre a regio (segurana, limpeza etc.). Valorizao do ambiente comercial e de negcios. Reduo de custeio de manuteno.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Valorizao patrimonial.
Total
0,0 246,0 246,0

Fontes Prprias
0,0 246,0 246,0

Grandes Marcos Cronograma


Dez/2013 Concluso da fase de estudos e projeto. Mar/2014 Licitao. Dez/2015 Concluso de obras da primeira fase.

124

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

125

OrdeM Pblica e Conservao

126

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

127

OrdeM PBLICA e Conservao Diagnstico

A Prefeitura do Rio de Janeiro implementou nos ltimos anos uma srie de aes que contriburam para a recuperao da ordem e conservao da cidade e resultaram em uma melhora na percepo da populao sobre estes aspectos. Entre as aes tomadas, destacam-se: Incio da modernizao da Guarda Municipal, com a contratao e treinamento de novos guardas para atuar nas Unidades de Ordenamento Pblico (UOPs). Cadastramento de mais de 23 mil comerciantes, no mbito do projeto Choque de Ordem. Criao do Centro de Operaes do Rio (COR), que integra 30 rgos municipais e concessionrias com o objetivo de monitorar e otimizar o funcionamento da cidade, alm de antecipar solues e minimizar as ocorrncias. Maior foco e investimentos dedicados conservao da cidade, com a criao da Secretaria de Conservao e Servios Pblicos. Recapeamento de mais de 600km de vias primrias da cidade pelo programa asfalto liso. Instalao de 400 cmeras de segurana entre 2009 e 2011. No obstante, a cultura da desordem e informalidade ainda no est totalmente superada e existem passivos a serem gerenciados: Ms condies e falta de adaptao das caladas, comprometendo a acessibilidade. Obsolescncia dos equipamentos de iluminao pblica acarretando em perda de eficincia operacional, alto consumo de energia e baixa luminosidade. M conservao de vias pblicas, tneis e obras de arte especiais (viadutos, pontes, passarelas...).

Deficincia na coordenao de esforos entre rgos municipais e concessionrios de servios. Excesso de lixo nas ruas devido falta de conscientizao da populao. Desrespeito frequente s normas de trnsito e aos limites de estacionamento, gerando obstrues fluidez do trnsito. Orgos de licenciamento, fiscalizao e de controle urbano mal equipados, desmotivados e sem clareza sobre seu foco de atuao. Ocupaes ilegais em reas de risco e proteo ambiental. M conservao do patrimnio cultural construdo.

Diretrizes de Ordem pblica e Conservao

Ampliar as aes de ordenamento do espao pblico atravs da integrao dos diversos rgos municipais e de parcerias com outras esferas de governo. Reformar, reequipar e aumentar o efetivo da Guarda Municipal e dos orgos de licenciamento, fiscalizao e controle urbano. Aumentar a coordenao entre entes pblicos na conservao de vias, tneis, iluminao, obras de arte (viadutos, pontes, passarelas...). Melhorar a qualidade dos servios de conservao da cidade, estabelecendo rotinas operacionais inclusive com concessionrios e promovendo a plena integrao das reas pacificadas malha de servios pblicos e ao cotidiano da cidade como um todo. Ampliar a utilizao de recursos tecnolgicos (cmeras) e de gesto para otimizar a capacidade de ordenamento e conservao da cidade. Ampliar acessibilidade e melhorar a mobilidade dos pavimentos e passeios da cidade.

128

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

129

Ter 14 UOPs implantadas, todas com cobertura de vigilncia eletrnica, e um efetivo de pelo menos 3,3 mil guardas municipais operando diariamente nas ruas at 2016.

Metas de OrdeM PBLICA e Conservao

Recapear 1,7 mil Km de vias primrias (asfalto liso) e 1,0 mil Km de vias secundrias da cidade entre 2009 e 2016. Revitalizar 700 mil m2 de caladas e 5 mil rampas no mbito da iniciativa Rio Acessvel entre 2013 e 2016. Manter um ndice de apagamento dentro dos padres internacionais (inferior a 2%).

130

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

131

Rio Em Ordem
DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL Em 2011, a Secretaria Especial da Ordem Pblica implantou as Unidades de Ordem Pblica (UOPs) em permetros dos bairros Tijuca, Centro, Leblon, Ipanema e Copacabana como uma ao de carter permanente e transformador. Estas Unidades so monitoradas e alcanaram num pequeno espao de tempo os resultados esperados de ordenamento. Em contrapartida, as Inspetorias da Guarda Municipal - GM Rio encontram-se em condies de precariedade de infraestrutura fsica, logstica e tecnologia da informao e comunicao (TIC). Descrio O programa Rio em Ordem tem como objetivo sistematizar a atuao da Guarda Municipal e dos orgos de fiscalizao e controle urbano e promover o ordenamento do espao pblico, atravs de um novo treinamento, do uso de tecnologia da informao e comunicao, da gesto por indicadores de desempenho e de aes integradas com demais rgos Pblicos. Em cada Unidade de Ordem Pblica realizado um diagnstico e a revitalizao dos aspectos de ordem pblica e conservao, tais como: ambulantes autorizados, ocupao de mesas e cadeiras, trnsito, estacionamento, limpeza, passeio, asfalto e iluminao pblica. O programa tem a meta de implantar mais 9 unidades at 2016 e garantir a sua sustentabilidade, como tambm promover a revitalizao da Guarda Municipal, iniciando pelo reaparelhamento das Inspetorias Regionais, do Grupamento de Operaes Especiais e da Gerncia de Inteligncia da GM. Resultados Esperados Avanar no restabelecimento da Ordem Pblica em carter permanente e duradouro, eliminando a desordem dos centros dos bairros do Rio de Janeiro, gerando um ambiente mais seguro e prspero para a cidade e atendendo de forma mais gil e eficaz as demandas da populao.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Nmero de UOPs em operao. Nmero de UOPs com vigilncia eletrnica. Nmero de Inspetorias revitalizadas. % de atendimentos ao 1746 concludos.

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Ter 14 UOPs implantadas, todas com cobertura de vigilncia eletrnica, e um efetivo de pelo menos 3,3 mil guardas municipais operando diariamente nas ruas at 2016.

Tempo de resposta aos chamados do 1746. Guardas operando diariamente em rua.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Grandes Marcos Cronograma


Total
659,9 21,3 681,2

Fontes Prprias
659,9 21,3 681,2

Jul/2013 Sistema de Rastreamento de Veculos implantado e integrado ao COR. Dez/2013 UOP incorpora sistema de Vigilncia Eletrnica. Jul/2014 Lanamento do Portal da Ordem Pblica. Mar/2016 Revitalizao de 14 Inspetorias.

132

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

133

Gesto integrada de vias pblicas


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL A gesto e conservao das vias da cidade - incluindo pavimentao, microdrenagem, gesto dos subsolos evoluiu nos ltimos anos com o maior aporte de recursos. Entretanto, tais servios ainda so realizados sob demanda, havendo oportunidade para uma coordenao de esforos e atividades mais integrada e eficiente. Adicionalmente, intervenes no autorizadas por parte de concessionrias no subsolo da cidade so tambm um elemento complicador para a conservao de asfalto e caladas na cidade. DESCRIO Esta iniciativa contempla a criao de uma gesto integrada das vias pblicas sob todos os aspectos: pavimentao, microdrenagem e gesto de subsolos. Em pavimentao e microdrenagem ser implementada a manuteno preventiva visando ao mapeamento e acompanhamento da manuteno realizada sob os aspectos de custo, qualidade do asfalto e sua previso de durabilidade, e recuperao da rede de microdrenagem, melhor prevendo a necessidade de manuteno, recapeamento ou recuperao. O programa Asfalto Liso tambm ser integrado ao modelo de manuteno preventiva. Por fim, na parte de gesto de subsolos, a iniciativa est estruturada em cinco linhas de ao: (i) incorporao do projeto GeoVias de mapeamento e gesto do subsolo da cidade, (ii) aumento do efetivo de fiscalizao das concessionrias, (iii) alterao nas leis municipais de regulamentao de tal forma a aumentar as penalidades para as concessionrias infratoras, (iv) estudo aprofundado de como essa gesto feita em outras cidades do mundo, visando identificar melhores prticas que possam ser trazidas para o Rio, e (v) implementao de uma soluo de arrecadao em funo do uso do subsolo. RESULTADOS ESPERADOS Transformao da gesto de pavimentos da cidade, resultando em um salto de qualidade na preservao das vias pblicas, incluindo a qualidade do asfalto, drenagem, preservao e fiscalizao das vias pblicas.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Extenso (km) de asfalto com mapeamento de qualidade e durabilidade prevista. Extenso da rede de microdrenagem com mapeamento de manuteno realizada e prevista. Nmero de fiscais atuando na fiscalizao de concessionrias e subsolo. Nmero e valor de multas aplicadas.

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Recapear 1,7 mil km de vias primrias (asfalto liso) e 1,0 mil km de vias secundrias da cidade entre 2009 e 2016.

Grandes Marcos Cronograma


Jan/2012 Incio da gesto de subsolo via GeoVias. Mai/2013 Alterao de lei aumentando a penalidade s concessionrias infratoras. Jun/2013 Realizao de concurso de novos fiscais de vias pblicas. Jun/2013 Concluso de estudo do modelo de gesto e manuteno preventiva de pavimentos a ser adotado no Rio.

Oramento1 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total
1 Apenas Asfalto Liso.

Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
0,0 1.004,1 1.004,1

Total
0,0 1.004,1 1.004,1

134

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

135

Conservao de Vias Especiais e Tneis


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL Soma-se s vias especiais e tneis existentes a necessidade de um sistema de transporte intermodal com integrao entre os corredores expressos (Ligeiro), trens, barcas e metrs para receber as Olimpadas em 2016. Esse sistema dotar a cidade de uma nova malha viria (150km) que merece ateno diferenciada no mbito da conservao. Com a construo da TransOeste, TransCarioca, TransBrasil e o VLT do Centro, a Prefeitura ter uma responsabilidade de manuteno e conservao, alm do pronto atendimento em eventuais acidentes e demandas dessas vias to importantes. DESCRIO A iniciativa de Conservao das Vias Especiais e Tneis tem como objetivo garantir o pleno funcionamento das vias expressas da cidade. Esse programa inclui a remoo de detritos das plataformas, retirada e substituio de dispositivos de segurana avariados, poda do revestimento vegetal, execuo da operao de tapa-buraco em toda extenso das vias, complementao de bueiros e elementos de drenagem superficial, manuteno da iluminao, limpeza geral das pistas, acostamentos, canteiro central e laterais, recomposio de balizadores e taches, correo de eventuais depresses, recuperao de sinalizao horizontal e de placas de sinalizao. Alm disso, o programa prope tambm a revitalizao e conservao em regime especial dos tneis e viadutos da cidade. RESULTADOS ESPERADOS Espera-se com o Programa de Conservao das Vias Especiais e Tneis uma capacidade de pronto atendimento nas eventuais demandas que as vias possam vir a ter e de controle e fiscalizao para garantir o pleno funcionamento e fluxo dessas vias, gerando mais segurana e agilidade no atendimento populao.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Percepo da populao sobre a qualidade do servio nas vias. Quantidade de solicitaes de manuteno nas vias. Reduo das solicitaes ao longo do tempo. Tempo de resposta s demandas de manuteno das vias.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
174,1 91,9 266,0

Total
174,1 91,9 266,0

Grandes Marcos Cronograma


Mar/2012 Licitao para TransOeste. Jun/2012 TransOeste Fase 1. Dez/2012 TransOeste Fase 2. Dez/2013 TransCarioca. Dez/2015 TransBrasil.

136

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

137

Modernizao da Rede de Iluminao Pblica


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL Parte do parque de iluminao pblica da Cidade do Rio de Janeiro est envelhecido. A cidade ainda dispe de equipamentos e materiais obsoletos, acarretando perda de eficincia operacional, alto consumo de energia e baixa luminosidade. DESCRIO O Programa de Modernizao da Rede de Iluminao Pblica prev o mapeamento georreferenciado do parque de iluminao pblica da cidade, com todos os pontos de luz e equipamentos de cada um deles identificados e catalogados, alm da elaborao de um Plano Diretor de Iluminao Pblica. Num primeiro momento, a prioridade ser dada s reas de especial interesse Olmpico e da Copa do Mundo, ao centro histrico e s reas de especial interesse paisagstico (como a orla martima). Tambm faz parte do programa a implementao de iluminao cnica de monumentos, edifcios histricos e obras de arte especiais (viadutos, pontes, passarelas...), valorizando a paisagem urbana noturna. RESULTADOS ESPERADOS Essa iniciativa busca a melhoria da qualidade da iluminao pblica e da ambincia urbana, a sustentabilidade e a reduo do consumo de energia eltrica, alm de permitir o melhor gerenciamento do parque de iluminao.

INDICADORES DE DESEMPENHO
ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA
Manter um ndice de apagamento dentro dos padres internacionais (inferior a 2%).

Recadastramento e manuteno do cadastro dos pontos de iluminao da cidade. Monitoramento do consumo de energia eltrica. ndice de Inovao (Substituio de tecnologias). ndice de apagamento no padro internacional (abaixo de 2%). Nmero de monumentos, edifcios histricos e obras de arte especiais (viadutos, pontes, passarelas...) com iluminao cnica.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
1.111,7 262,1 1.373,8

Total
1.111,7 262,1 1.373,8

Grandes Marcos Cronograma


Dez/2012 Elaborao do Plano Diretor de Iluminao Pblica. Dez/2012 Reformulao da Iluminao em vias principais com substituio de tecnologia (LED/Energia Solar/Elica). Dez/2012 Continuidade do projeto de cabeamento subterrneos dos sistemas de alimentao, telecomunicao e outros. Ago/2013 Implantao do Sistema de Telegerenciamento do Sistema.

138

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

139

Rio Acessvel
DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL Atualmente a Cidade do Rio de Janeiro no dispe de condies de acessibilidade adequadas aos deficientes fsicos. Esta realidade se reflete nas ms condies das caladas, na falta de adaptao das mesmas, na falta de acessibilidade nos meios de transportes pblicos e na falta de conhecimento dos rgos da Prefeitura sobre como enderear a acessibilidade em seus projetos. DESCRIO Esta iniciativa inclui duas grandes linhas de ao: (i) a revitalizao de pavimentos e passeios, com a remoo de obstculos e implantao de rampas de concreto, passagens de nvel nas vias, implantao de piso ttil, faixas lisas para cadeirantes e correo de meio-fio; (ii) treinamento peridico de todos os arquitetos e coordenadores de obras/conservao das Secretarias de Obras e de Conservao e Servios Pblicos sobre os padres de acessibilidade a serem seguidos nas construes da Prefeitura. RESULTADOS ESPERADOS Espera-se com esta iniciativa dar um salto de condies de acessibilidade na cidade, tornando o Rio uma metrpole referncia em acessibilidade, com logradouros pblicos e transporte adaptados para deficientes. Isto inclui enderear o passivo existente e tambm fazer com que as novas obras da cidade passem a ser realizadas j contemplando os padres de acessibilidade.

INDICADORES DE DESEMPENHO
ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA
Revitalizar 700 mil m2 de caladas e 5 mil rampas no mbito da iniciativa Rio Acessvel entre 2013 e 2016.

Nmero de rampas construdas. Nmero de vias adaptadas. Extenso de piso ttil assentada. % da frota de nibus adaptada com padres de acessibilidade.

Oramento1 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
0,0 89,6 89,6

Total
0,0 89,6 89,6

% dos arquitetos, coordenadores de obras e coordenadores de conservao treinados quanto aos padres de acessibilidade. Nmero de turmas de treinamento quanto a padres de acessibilidade realizadas ao longo do ano.

1 Oramento incompleto, contempla apenas Adaptao de Pavimentos e Passeios.

Grandes Marcos Cronograma


Jul/2012 Definio de padres de acessibilidade a serem seguidos na cidade. Dez/2012 Todos os arquitetos, coordenadores de obras e coordenadores de conservao treinados quanto aos padres de acessibilidade. Fev/2013 Definio das principais reas da cidade que tero suas caladas revitalizadas. Mar/2013 Incio das obras de revitalizao.

140

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

141

142

Valores totais da receita do municpio do Rio de Janeiro

O Rio mais integrado e olmpico

10,956 bilhes

11,667 bilhes

15,243 bilhes

2008 2009 2010 2011


17,821 bilhes
(aumento de 38,04% em relao a 2008)

gesto e finanas pblicas

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

143

GESTO E FINANAS PBLICAS DIAGNSTICO

Nos ltimos anos, a Prefeitura do Rio de Janeiro ampliou suas receitas de forma significativa, mais que dobrando o montante total entre 2009 e 2011. Neste perodo, a administrao pblica promoveu uma srie de melhorias nos servios prestados populao e na gesto dos recursos municipais, tais como: A implantao da Central de Atendimento 1746, aumentando a proximidade entre a Prefeitura do Rio e os cidados cariocas. A implantao da Nota Fiscal Eletrnica - Nota Carioca, formalizando e trazendo maior agilidade ao pagamento de tributos. A implantao do programa Choque de Resultados, que introduziu na Prefeitura do Rio uma cultura de gesto por desempenho e contemplou o desenvolvimento do Plano Estratgico, a criao do Escritrio de Gerenciamento de Projetos e do Acordo de Resultados. Uma maior integrao com outras esferas do governo e o setor privado (PPPs e concesses) na implementao de grandes projetos. No entanto persistem inmeros desafios para a Gesto Pblica: A obsolescncia da infraestrutura de Tecnologia da Informao e Comunicao (TIC) na gesto municipal, resultado de anos de baixos investimentos na rea, acarretando um alto risco operacional aos processos crticos da Prefeitura. A considervel ineficincia na execuo de processos burocrticos, com excessivo trnsito de documentos em papel e escalas entre as diversas reas. A descentralizao da gesto de recursos humanos, dificultando a identificao de gargalos entre a demanda e a oferta de pessoal. A baixa adeso ao programa Nota Carioca.

A inexistncia de uma gesto de custos bem suportada comprometendo a avaliao objetiva das variaes e dificultando a previso de investimento e custeio de novas iniciativas. As dificuldades de integrao entre as diversas reas da administrao, principalmente na conduo de Projetos, mas tambm em processos contnuos.

DIRETRIZES DE GESTO E FINANAS PBLICAS

Manter a sustentabilidade fiscal atingida, garantindo recursos livres para os investimentos previstos nas iniciativas estratgicas para o perodo 2013-2016. Estabelecer parcerias com outras esferas de governo e o setor privado, especialmente para investimentos em infraestrutura. Institucionalizar e aperfeioar o atual modelo de gesto de desempenho baseado no monitoramento das metas e do andamento das Iniciativas Estratgicas com avaliao permanente dos rgos e entidades da administrao pblica municipal, focado em resultados (Acordo de Resultados), disseminando-o por toda a Prefeitura. Expandir e otimizar os processos de atendimento, reduzindo continuamente a distncia entre o cidado e o poder pblico. Aperfeioar os processos para garantir a transparncia nas contrataes, a eficcia e a eficincia na gesto das finanas pblicas. Aumentar a robustez, confiabilidade e eficincia da Tecnologia da Informao e Comunicaes da Prefeitura, tornando-a compatvel com as demandas da cidade. Dotar a Prefeitura de uma organizao com gente de excelncia atravs da atrao, desenvolvimento, motivao e alocao eficaz de recursos humanos.
Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

144

O Rio mais integrado e olmpico

145

Manter a capacidade de investimento da Prefeitura em uma mdia de 15% do oramento total entre 2012 e 2016.

METAS DE GESTO E FINANAS PBLICAS

Aumentar o nmero de atendimentos do 1746 por ano para 3,5 milhes de atendimentos em 2016, aumentando para 85% os servios entregues classificados como satisfeito/muito satisfeito em pesquisa de opinio. Reduzir em at 10% o valor real unitrio de aquisio das principais famlias de compras (servios e insumos) at 2016, tendo como referncia o ano de 2012. Manter um crescimento nominal mdio anual da receita tributria prpria de pelo menos 15,5% entre 2012 e 2016. Prover conectividade com alto padro de eficincia para todas as unidades da Prefeitura e garantir alta disponibilidade para os sistemas crticos (24x7) at 2016 . Tornar as 33 unidades de administrao regional em centros de atendimento presencial ao cidado dotadas de tecnologia de auto-servio at 2016. Instituir o Sistema Municipal de Gerenciamento de Projetos e Monitoramento de Metas (SMGPM).

PEF-0025-10AC-ANR-420x280-MENORAH.indd 1

3/2/11 10:17 AM

146

O Rio mais integrado e olmpico

M a i s i n f o r m a e s : w w w. n o t a c a r i o c a . r i o . g o v. b r
IMPRESSO. NO PRECISA SER ELETRNICO. UM DOCUMENTO A NOTA CARIOCA
O Rio pede, o Rio ganha.

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

147

Governo de Alto Desempenho


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
Situao Atual A Prefeitura do Rio experimentou um grande avano em sua gesto com o prprio Plano Estratgico, a implantao do Acordo de Resultados e do Escritrio de Gerenciamento de Projetos, entretanto a estrutura atual s viabiliza a gesto de escopo e tempo dos projetos, ensejando fortalecimento institucional e os recursos humanos de forma a permitir acompanhar todas as 9 reas de conhecimento recomendadas em Gerenciamento de Projetos. H tambm grandes desafios por perseguir na busca de eficincia nas informaes da cidade, nas compras e nos processos operacionais da Prefeitura. Os processos e estruturas operacionais foram desenvolvidos ao longo de vrias dcadas e apresentam os vcios comuns em operaes no otimizadas. H forte percepo de lentido e excessiva burocracia nas operaes e dificuldades de coordenao entre reas nos casos de processos transversais. As informaes para gesto tem frequncia de atualizao insuficiente e apresentam problemas de consistncia. As compras governamentais tm um espao para otimizao ainda inexplorado. Descrio A iniciativa de Governo de Alto Desempenho contar com quatro componentes: (i) Institucionalizao do Sistema de Metas e Projetos englobando tambm a criao dos Analistas de Gerenciamento de Projetos e Metas - AGP; (ii) Informao de Alto Desempenho criao de uma plataforma de gerao e manuteno de informaes da cidade do Rio de Janeiro; (iii) Choque de Eficincia Operacional identificao e implementao de melhores

INDICADORES DE DESEMPENHO
Nmero de AGP providos no cargo. Integrao das bases de dados domiciliares e administrativas. Nmero de pesquisas domiciliares realizadas. Reduo de custos unitrios de aquisio por familias de compras. Indicadores operacionais de eficincia por processo otimizado.

prticas em processos e organizao da estrutura operacional da PCRJ; (iv) Compras de Alto Desempenho modelagem e implantao de processos de compras, utilizando das tcnicas de strategic sourcing. Resultados Esperados Aumento do desempenho da Prefeitura com a melhoria da eficcia na implementao dos projetos estratgicos e da concretizao do sistema de meritocracia como poltica de Estado, melhoria da qualidade de informaes sobre a cidade para a tomada de decises e ganho operacional com a melhoria de processos.

Grandes Marcos Cronograma


Dez/2012 Implantao da unidade Rio-Estatstico. Jan/2013 Contratao de consultoria de execuo de projetos. Jun/2013 Aprovao de Lei do SMGPM. Ago/2013 Definio dos protocolos para informaes georreferenciadas. Out/2013 Onda I Implementada em Compras. Dez/2013 Prover no cargo 50 AGPs.

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Reduzir em at 10% o valor real unitrio de aquisio das principais famlias de compras (servios e insumos) at 2016, tendo como referncia o ano de 2012. Instituir o Sistema Municipal de Gerenciamento de Projetos e Monitoramento de Metas (SMGPM).

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,4 0,4

Fontes Prprias
984,5 73,0 1.057,5

Total
984,5 73,4 1.057,9

Dez/2013 Sistemas de informaes integrados no SMGPM. Dez/2014 8 processos transversais revisados e otimizados. Fev/2015 Onda II Implementada em Compras.
Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

148

O Rio mais integrado e olmpico

149

Rio Cidade Inteligente


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
Situao Atual Os histricos baixos nveis de investimento acarretaram forte obsolescncia da infraestrutura e dos servios de tecnologia da Prefeitura. O Datacenter atual no possui infraestrutura suficiente para a expanso e melhoria dos servios de Tecnologia da Informao e Comunicao, no h estrutura de contingncia confivel, a conectividade reduzida, com apenas 20% dos pontos conectados em rede e o parque de equipamentos necessita modernizao. Da mesma forma, 80% dos sistemas de informao que atendem os processos corporativos da Prefeitura se encontram obsoletos, com baixo nvel de integrao e desenvolvidos sobre diversas tecnologias. H elevado risco operacional para processos crticos da Prefeitura. Descrio Aquisio e implantao de itens de infraestrutura, de novas polticas operacionais de Tecnologia da Informao e Comunicao e detalhamento e construo de itens da arquitetura de aplicaes e dados que sustentam os processos de negcio da Prefeitura. Sero interligados 2.000 pontos da estrutura por meio de conexo de alta velocidade, renovao de todo parque tecnolgico, criao de um novo Datacenter, definio da arquitetura de negcios, implantao de Sistemas estruturantes, Tecnologia para processos e Ambiente de colaborao. Resultados Esperados Reduo do risco operacional dos servios da Prefeitura tais como COR, Central de Regulao de Leitos, Nota Carioca, entre outros. Habilitao para novas iniciativas tais como sinalizao inteligente, telemedicina, pronturio eletrnico, atendimento aos cidados atravs de canais virtuais, viso nica do cidado, integrao de dados de programas assistenciais, entre outros. Maior integrao e eficincia aos processos burocrticos da Prefeitura.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Cobertura da rede. Disponibilidade operacional. Obsolescncia do parque. Consistncia das informaes. Amplitude dos servios da Prefeitura.

Grandes Marcos Cronograma


Out/2013 Nova sala de cofre operacional. Out/2013 Implantao da nova Governana de Tecnologia da Informao e Comunicao. Dez/2013 Implantao de desktop virtual. Jun/2014 Finalizao da nova arquitetura de aplicaes e dados.

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Prover conectividade com alto padro de eficincia para todas as unidades da Prefeitura e garantir alta disponibilidade para os sistemas crticos (24x7) at 2016 .

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 58,5 58,5

Dez/2014 Finalizao da Base Cidado.


Total
215,6 613,0 828,6

Fontes Prprias
215,6 554,5 770,1

Dez/2014 Implantao do site de contingncia. Jun/2015 Finalizao de Sistemas Estruturantes. Jun/2016 Trmino de renovao do parque tecnolgico. Set/2016 Finalizao Ambiente de Colaborao.

150

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

151

Nota Carioca 2.0


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
Situao Atual No segundo semestre de 2010, a Prefeitura do Rio lanou o programa Nota Carioca, que instituiu mudanas significativas no processo de emisso e gesto das informaes fiscais, permitindo maior controle das operaes sujeitas tributao do ISS e quebrando o paradigma da emisso de Notas Fiscais em papel, disponibilizando sistema para emisso virtual. A Secretaria de Fazenda adotou como estratgia a premiao dos contribuintes que solicitaram a emisso de notas fiscais, sensibilizando cerca de 135.000 contribuintes que se cadastraram no sistema e atingindo cerca de 97 mil prestadores autorizados a emitir Notas Fiscais de Servios eletrnicas. Apesar do sucesso da iniciativa, com aumento da arrecadao e da cultura fiscal, h percepo de que a Nota Carioca ainda apresenta baixa penetrao. Descrio Nesta 2 fase do projeto pretende-se ampliar a participao do cidado que, estimulado a exigir a Nota Carioca, contribuir ativamente para a reduo da informalidade e da sonegao. Essa participao ser motivada pelo aumento do nmero de sorteados nos certames de prmios. Em 2011 foram contemplados cerca de 250 cidados; pretende-se ampliar este nmero para 5.000 ao ano. Resultados Esperados O resultado esperado um aumento do ISS (Imposto Sobre Servios), sem aumento da carga tributria, mas somente com a ampliao da base (combate sonegao). Um outro benefcio paralelo a reduo do custo operacional e melhoria do cadastro de informao, liberando mo de obra para a fiscalizao de campo. Para o contribuinte tambm haver benefcios fiscais (p. ex.: IPTU) e reduo de papel e livros fiscais.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Aumento da arrecadao do ISS. Notas fiscais com CPF. Empresas cadastradas no sistema.

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Manter um crescimento nominal mdio anual da receita tributria prpria de pelo menos 15,5% entre 2012 e 2016. Manter a capacidade de investimento da Prefeitura em uma mdia de 15% do oramento total entre 2012 e 2016.

Grandes Marcos Cronograma


Abr/2012 Adequao ao sistema para pagamento de novos prmios.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
45,0 8,0 53,0

Total
45,0 8,0 53,0

152

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

153

Modernizao do Sistema Fiscal e Tributrio


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
Situao Atual Atualmente existe uma legislao esparsa e complexa que dificulta o dia a dia do contribuinte e uma estrutura administrativa muito fragmentada com pouco foco no aspecto funcional. 20% dos contribuintes respondem por 80% da arrecadao do municpio, resultando em um maior risco fiscal. Em adio, os sistemas tributrios existentes no proporcionam uma viso integrada do contribuinte e dificultam aes inovadoras de cobrana. Descrio O projeto de Modernizao Fiscal e Tributria ser implantado com o intuito de melhorar a equidade na distribuio da carga tributria, combater a sonegao e, por consequncia, promover a justia fiscal. A iniciativa consiste de duas frentes, sendo a primeira a implementao de um sistema de cobrana integrada e a segunda a consolidao das leis tributrias em um nico ato normativo. Resultados Esperados O resultado esperado a simplificao de processos, com significativa reduo do custo operacional para a Administrao Tributria e reduo da burocracia para o cidado. A melhoria do cadastro de informao fazendria refletir em liberao de mo de obra para a fiscalizao de campo, tornando as aes de combate sonegao mais planejadas e eficientes, em conjunto com outras estruturas da Prefeitura. Por sua vez, a integrao e modernizao da estrutura tributria desobrigaro o contribuinte de recorrer a trs diferentes rgos para resolver sua situao fiscal tributria. J a consolidao das leis tributrias permitir Administrao Tributria e ao contribuinte, principalmente, agilidade na pesquisa das normas que lhe interessam, uma vez que estas estaro agrupadas por tributos.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Aumento da arrecadao pela ampliao da base de contribuintes. Consolidao da legislao vigente.

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Manter um crescimento nominal mdio anual da receita tributria prpria de pelo menos 15,5% entre 2012 e 2016. Manter a capacidade de investimento da Prefeitura em uma mdia de 15% do oramento total entre 2012 e 2016.

Grandes Marcos Cronograma


Dez/2012 Proposta para reestruturao da rea de Tributao e Fiscalizao e reviso de multas e taxas. Jan/2013 Intensificao das aes fiscais. Dez/2013 Aprovao e publicao da nova legislao tributria. Dez/2014 Implantao de novo sistema de cadastro e cobrana.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 10,0 10,0

Fontes Prprias
0,0 5,0 5,0

Total
0,0 15,0 15,0

154

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

155

Gente de Alto Valor


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
Situao Atual Existe a percepo de que haver carncia de lderes preparados para coordenar e executar as aes estratgicas da administrao municipal. A formao e alocao da liderana, tanto os novos lderes quanto os atuais, prejudicada pela falta de informaes gerenciais sobre os servidores e pela compartimentalizao das carreiras e rgos. Descrio Implementao de estruturas, processos e indicadores de performance necessrios para melhorar a identificao, desenvolvimento, avaliao, motivao e alocao dos lderes da Prefeitura. Resultados Esperados Dotar a administrao municipal de lderes em quantidade e qualidade necessrias para executar todos os projetos e rotinas necessrios para dotar os servios da Prefeitura de alto desempenho.

INDICADORES DE DESEMPENHO
% de Turnover dos Lderes Cariocas. % de cargos crticos com sucessores definidos. % de ocupao de cargos crticos por servidores de carreira. Tempo de vacncia de cargos crticos.

Grandes Marcos Cronograma


Abr/2012 Primeira turma de Lderes Cariocas. Jul/2013 Posse dos primeiros Gestores Pblicos. Set/2013 Concluso da criao de base de dados de informaes gerenciais sobre os servidores. Jul/2014 Concluso de implementao de novas polticas de governana de Gesto de Gente.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
46,8 0,3 47,1

Total
46,8 0,3 47,1

156

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

157

Prefeitura Presente
DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
Situao Atual A Central de Atendimento 1746 foi implantada em maro de 2011, com o objetivo de ser o canal nico da PCRJ para o cidado fazer suas solicitaes e reclamaes. A soluo, embora integre um site na web e aplicativos mveis, foi baseada fortemente no atendimento telefnico, que j recebeu mais de 2 milhes de ligaes desde sua criao. As solues sistmicas dos dois canais (web e telefone) ainda no so integradas e o Portal 1746 ainda tmido em relao ao conjunto de servios on-line e carece de contedo e interface mais amigvel. O atendimento presencial tambm ainda no foi integrado ao 1746. H tambm oportunidade de melhoria no atendimento telefnico e nos processos de prestao dos servios pelos rgos. Descrio A iniciativa consiste no aperfeioamento e ampliao do 1746 para outros canais integrados, com: (i) criao de um novo modelo de atendimento e governana, (ii) definio de polticas e diretrizes de atendimento ao cidado, (iii) implantao de soluo integrada para atender os diversos canais (telefone, web, presencial e mobile), (iv) desenvolvimento de um modelo para o atendimento presencial, com a implantao de unidades para esse tipo de atendimento, (v) preparao da Prefeitura para a Lei de Acesso as Informaes, (vi) criao de um novo portal de servios na web; e (vii) melhorias no atendimento telefnico e processos de prestao de servios pelos rgos. Resultados Esperados O resultado esperado a melhoria do acesso do cidado aos servios pblicos, dotando a Prefeitura de uma soluo eficiente e integrada nos diversos canais de atendimento, bem como tornando a administrao municipal uma referncia em termos de excelncia no atendimento ao cidado.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Conhecimento da populao do 1746 e do Portal de Servios. Nmero de unidades presenciais reformuladas. Nmero de pessoas cadastradas no 1746 e no Portal de Servios. Integrao dos atendimentos. Qualidade do atendimento do 1746 (telefone, internet, mobile (pesquisa)).

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Aumentar o nmero de atendimentos do 1746 por ano para 3,5 milhes de atendimentos em 2016, aumentando para 85% os servios entregues classificados como satisfeito/ muito satisfeito em pesquisa de opinio. Tornar as 33 unidades de administrao regional em centros de atendimento presencial ao cidado dotados de tecnologia de auto-servio at 2016.

Grandes Marcos Cronograma


Dez/2012 Formalizao da Central de Relacionamento com o Cidado. Jan/2013 Lanamento de Portal de Servios. Jun/2015 Integrao dos sistemas de atendimento ao cidado.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
2,5 0,0 2,5

Fontes Prprias
212,5 106,5 319,0

Total
215,0 106,5 321,5

158

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

159

Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentabilidade Econmico

160

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

161

Meio Ambiente e Sustentabilidade Diagnstico

Nos ltimos anos, o Rio de Janeiro observou importantes avanos na rea de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Aps um longo perodo de carncia de investimentos na rea de saneamento, em particular na Zona Oeste, a concesso do sistema de esgotamento da AP 5 representou uma transformao para a cidade, no apenas por sua importncia para os moradores dessa regio, mas tambm por representar uma nova possibilidade de parceria com o setor privado. Alm disso, o incio das operaes do novo aterro sanitrio de Seropdica viabilizou o fim do envio de resduos slidos ao aterro de Gramacho, minimizando a emisso de gases do efeito estufa. Complementarmente, com a aprovao da Lei Municipal de Mudanas Climticas, as metas de reduo das emisses foram oficializadas (16% at 2016 e 20% at 2020). Alm disso foram construdos, entre 2009 e 2011, mais de 100 km de ciclovias e reflorestados 600 hectares de reas verdes na cidade, o equivalente a 600 estdios de futebol. Por outro lado, a cidade ainda enfrenta grandes desafios, notadamente: Poluio de praias e baas, implicando em deteriorao ambiental e econmica. Baixo ndice de coleta e tratamento de esgoto nas APs 3, 4 e 5. Baixo ndice de recuperao de lixo reciclvel. A expanso da rea de favelas da cidade se deu, em grande medida, a partir do desmatamento de reas verdes que deveriam ter sido preservadas. A qualidade do ar em diversas reas da cidade (Centro, Iraj, Pavuna etc.) est deteriorada devido a trs fatores em particular: a expanso da frota de veculos na cidade, o fato de possuirmos um sistema de transporte pblico excessivamente dependente do uso

de combustveis fsseis, e a ausncia de reas verdes suficientes nessas regies, especialmente na Zona Norte. Ocupao irregular das margens de lagoas, manguezais, rios, encostas, reservas e reas de preservao ambiental. Sistemas de esgotamento sanitrio obsoleto nas APs 1 e 2.

Diretrizes de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Ampliar os sistemas de coleta e tratamento do esgotamento sanitrio, contribuindo para a despoluio das Bacias de Sepetiba, Jacarepagu e Guanabara. Desenvolver um grande programa de reflorestamento na cidade com foco na sustentabilidade da Floresta da Tijuca e do Macio da Pedra Branca, alm de conduzir extenso programa de criao e revitalizao de parques e praas. Reduzir a emisso de gases do efeito estufa, promovendo o uso de energias alternativas, a eficincia energtica e as prticas de sustentabilidade na cidade, em particular a integrao dos sistemas de transporte de baixo impacto poluente (Metr/Ligeiro/BRS/Sistema Ciclovirio). Conservar e ampliar o sistema ciclovirio municipal, integrando-o aos demais modais, implantando estaes de guarda e emprstimos de bicicletas em vrios pontos da cidade e fomentando a cultura do uso da bicicleta. Modernizar a gesto de resduos com nfase nos parmetros de sustentabilidade e ampliar a coleta seletiva.

162

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

163

Aumentar para 55% a taxa de cobertura da rede coletora de esgoto com tratamento na AP 5 at 2016. Reflorestar 1.700 hectares em novas reas entre 2009 e 2016, garantindo o manejo das reas j reflorestadas.

metas de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Plantar 500 mil novas rvores em parques, praas ou unidades de conservao at 2016. Alcanar 450 km de malha cicloviria entre 2009 e 2016, integrando-a aos modais da cidade. Coletar 25% de todo o lixo reciclvel produzido na cidade at 2016. Reduzir em 16% os gases causadores do efeito estufa at o final de 2016, tendo como referncia o inventrio de emisses de 2005.1
1 Em cumprimento Lei Municipal de Mudanas Climticas

164

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

165

Expanso do Saneamento
DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL Parte das APs 4 e 5 possuem sistemas de saneamento que no alcanam a cobertura adequada para a regio. O Plano Municipal de Saneamento, realizado em parceria com o Estado, indica uma evoluo de 20 para 60% de cobertura para 2016. O recente processo de concesso do servio de esgotamento sanitrio da AP 5 atende parte desse desafio, porm as demais reas demandam aes especficas considerando Municpio, Estado e Iniciativa Privada. DESCRIO A universalizao do saneamento no Municpio um objetivo factvel que requer a continuidade das aes em desenvolvimento. O projeto consiste na ampliao da cobertura das reas AP 5 e AP 4, envolvendo o esgotamento sanitrio, drenagem e pavimentao nas reas mais deficitrias. Na AP 5 as aes sero realizadas via concessionria (esgotamento sanitrio) e pela Prefeitura (drenagem e pavimentao); a ampliao da cobertura da AP 4 ser realizada por concessionria. RESULTADOS ESPERADOS Melhoria da sade pblica e da qualidade de vida, bem como reduo de despejo de esgotos sem tratamento nos rios, nas Baas de Sepetiba e Guanabara e no Sistema Lagunar. A urbanizao dos logradouros consolida o saneamento da cidade. Incorporao dos conceitos de adaptao s mudanas climticas.

INDICADORES DE DESEMPENHO
ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA
Aumentar para 55% a taxa de cobertura da rede coletora de esgoto com tratamento na AP 5 at 2016.

Populao coberta pela rede coletora de esgoto com tratamento na AP 5 (% da populao). Populao coberta pela rede coletora de esgoto com tratamento na AP 4 (% da populao).

Oramento1 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 1.855,2 1.855,2

Fontes Prprias
0,0 72,6 72,6

Total
0,0 1.927,8 1.927,8

Pavimentao e drenagem na AP 5 (km).

Grandes Marcos Cronograma


Jun/2013 Contratao concesso AP 4. Dez/2013 Concluso obras lote 1 da drenagem e pavimentao. Dez/2015 Concluso obras lote 3 da drenagem e pavimentao. Jun/2016 Lote 4 da drenagem e pavimentao.

1 Fontes externas para AP 4: R$ 600,0 milhes; fontes externas para AP 5: R$ 1.255,2

166

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

167

Controle de enchentes
DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL Algumas regies da cidade necessitam de implantao de sistemas de manejo adequado de guas pluviais, evitando doenas de veiculao hdrica e enchentes. O processo de macrodrenagem da Bacia de Jacarepagu j foi iniciado e ser continuado, entretanto outras aras precisam ser enfrentadas. DESCRIO A iniciativa consiste na implementao de projetos de macrodrenagem em 3 bacias:
R$ milhes

INDICADORES DE DESEMPENHO
Macrodrenagem Lote 1 (% da rea de manejo).
RESULTADOS ESPERADOS Melhoria do funcionamento do sistema de drenagem, reduo dos pontos de enchente, aumento da qualidade do ambiente, do ordenamento do uso do solo e desenvolvimento econmico das regies. Incorporao dos conceitos de adaptao s mudanas climticas.

Macrodrenagem Praa da Bandeira Canal do Mangue (% da rea de manejo). Macrodrenagem Marang (% da rea de manejo). Macrodrenagem Acari (% da rea de manejo).

Oramento 2012-2016
Fontes Externas
0,0 621,8 621,8

Fontes Prprias
17,5 378,6 396,1

Total
17,5 1.000,4 1.017,9

Macrodrenagem Cao Vermelho (% da rea de manejo).

1) Bacia de Jacarepagu / Ocenica: canalizao e dragagem dos rios da Bacia Hidrogrfica de Jacarepagu, reassentamento de famlias que moram em reas ribeirinhas e educao ambiental; 2) Bacia da Guanabara: implementao de estruturas convencionais e no convencionais nos rios da Bacia Hidrogrfica da Guanabara com foco na requalificao ambiental e do sistema de micro e mesodrenagem; 3) Bacia de Sepetiba: implementao de estruturas convencionais e no convencionais no rio Cao Vermelho com foco na requalificao ambiental e como subsdio para o ordenamento do uso do solo e implementao do sistema de micro e mesodrenagem.

Custeio Investimento Total

Grandes Marcos Cronograma


Dez/2013 Concluso Macrodrenagem do Lote 1. Dez/2014 Concluso Macrodrenagem da Praa da Bandeira. Dez/2016 Concluso Macrodrenagem dos Lotes 2, 3 e de Marang.

168

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

169

Qualidade de guas urbanas


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL Atualmente os corpos dgua da cidade esto poludos e disfuncionais. J existem unidades de tratamento de rio no desgue das bacias dos rios Arroio Fundo, Carioca, Canal da Rocinha, em previso no Arroio Pavuna, Rio Anil e das Pedras (pelo Municpio) e Rio Iraj (pelo Estado). Alm desses avanos, destacam-se a concesso do esgotamento sanitrio da AP 5 iniciativa privada e os esforos de tomada em tempo seco da CEDAE no sistema Alegria que iro contribuir para a qualidade das guas dos corpos hdricos receptores. DESCRIO A valorizao ambiental dos corpos hdricos urbanos de fundamental importncia para uma cidade integrada e competitiva. O objetivo deste projeto contribuir para a despoluio das baas de Guanabara, Sepetiba e lagoas de Jacarepagu e Barra e praias ocenicas com a ampliao da rede coletora de esgotos, novas ETEs e medidas estruturantes e no estruturantes para controle da poluio difusa. RESULTADOS ESPERADOS Melhoria da qualidade das guas dos corpos hdricos urbanos, valorizando-os no aspecto ambiental, paisagstico, recreativo e econmico, integrando-os cidade.

INDICADORES DE DESEMPENHO
ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA
Aumentar para 55% a taxa de cobertura da rede coletora de esgoto com tratamento na AP 5 at 2016.

Atendimento da rede de esgotamento sanitrio reduo de lanamento de esgoto nos corpos hdricos (habitantes). Reduo da poluio difusa nos corpos hdricos (%). Carga orgnica lanada nos corpos hdricos (tonelada/ano).

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 63,8 63,8

Fontes Prprias
6,7 16,0 22,7

Total
6,7 79,8 86,5

Grandes Marcos Cronograma


Jan/2012 Incio do planejamento dos projetos de melhoria de Qualidade de gua. Mai/2012 Incio das licitaes e obras nas Bacias dos Rios Grande / Pequeno, Banca da Velha, Estiva e Tindiba / Covanca / Pechincha; Bacias dos Rios da AP 3.3 (Rios Calogi e Acari) e 5.1 (Rio Marang/ Marinho); Bacia do Rio Cao Vermelho. Mar/2013 Incio das licitaes e obras - Bacias dos Arroio Pavuna (Rio Guerengu, Monjolo e Engenho Novo); Bacias dos Rios da AP 3.4 (Rio dos Cachorros I e II e Rio Iraj); Bacia do Rio Campinho. Mar/2014 Licitao e obras - Bacias dos Rios Anil, Sangrador, So Francisco, Quitite e Papagaio; Bacias dos Rios da AP 3.5 (Rio Tingu, Rio das Pedras, Timb e Orfanato); Bacias dos Rios Piraqu e Ponto.

170

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

171

Rio Capital da Bicicleta


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL O trnsito da Cidade do Rio de Janeiro responsvel por 77% do total de gases poluentes emitidos na Regio Metropolitana. Desde a 2009, o Rio de Janeiro tem investido na oferta de infraestrutura adequada ao modal da bicicleta, tendo expandido sua rede de ciclovias de 150 para 300 km entre 2009 e 2012. DESCRIO A iniciativa Rio Capital da Bicicleta consiste na expanso da rede de ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas em mais 150 km, com a funo de alimentar as estaes e terminais de transportes de massa que circularo nos Ligeires, BRS, metrs, linhas frreas e barcas. Sero tambm implantados pelo menos 1.000 bicicletrios e equipamentos de apoio ao ciclista nas reas de maior demanda e junto s estaes e terminais de transporte pblico. Alm de integrar a malha cicloviria rede de transportes pblicos, o projeto tambm pretende elaborar planejamento ciclovirio especfico de modo a apoiar o sistema de mobilidade entre as zonas e intrazonas olmpicas, considerando o conjunto de projetos para as Olimpadas de 2016. RESULTADOS ESPERADOS Maior integrao da malha cicloviria e do transporte pblico; maior mobilidade para a populao, com aumento do uso da bicicleta como modal de transporte; reduo dos nveis de poluio do ar e melhoria da qualidade de vida da populao.

INDICADORES DE DESEMPENHO
ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA
Alcanar 450 km de malha cicloviria entre 2009 e 2016, integrando-a aos modais da cidade.

Km de ciclovias construdos. Nmero de bicicletrios construdos.

Grandes Marcos Cronograma Oramento 2012-2016


R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
25,0 117,4 142,4

Total
25,0 117,4 142,4

Dez/2012 Implantao de 300 km de ciclovias. Dez/2013 Implantao de 330 km de ciclovias e 160 bicicletrios. Dez/2014 Implantao de 370 km de ciclovias e 360 bicicletrios. Dez/2015 Implantao de 420 km de ciclovias e 640 bicicletrios. Dez/2016 Implantao de 450 km de ciclovias e 1.000 bicicletrios.

172

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

173

Rio Capital Sustentvel


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL O Rio aprovou a Lei de Mudanas Climticas, porm a mesma ainda no foi implementada por meio de uma publicao da regulamentao. J existem projetos na cidade adaptados s mudanas climticas, como o COR e o Porto Maravilha, porm existem outras grandes obras na cidade que no esto adaptadas. Ainda no existe na cidade um apoio s construes sustentveis. DESCRIO A iniciativa Rio Capital Sustentvel consiste: (i) na implementao da poltica de mudanas climticas com nfase em transporte coletivos, resduos e eficincia energtica, por meio da publicao de sua regulamentao; (ii) na elaborao de um plano de adaptao aos impactos da mudanas climticas; (iii) na obteno da ecoeficincia da Prefeitura; (iv) na obteno do relatrio GRI (Global Report Initiative) da Prefeitura; (v) na criao do plano Municipal de Gesto Costeira; e (vi) no aumento da coberta da coleta seletiva na cidade. RESULTADOS ESPERADOS Reconhecimento do Rio como uma referncia em sustentabilidade, preparada para as mudanas climticas, com uma Prefeitura ecoeficiente e com publicaes do Relatrio GRI.
174
O Rio mais integrado e olmpico

INDICADORES DE DESEMPENHO
ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA
Coletar 25% de todo o lixo reciclvel produzido na cidade at 2016. Reduzir em 16% os gases causadores do efeito estufa at o final de 2016, tendo como referncia o inventrio de emisses de 2005.

Reduo da emisso de gases do efeito estufa. Implantao do sistema de monitoramento. Nmero de construes com Selo Verde. Evoluo na escala do GRI. Elaborao do Plano (%).

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 24,2 24,2

Fontes Prprias
3,5 38,2 41,7

Total
3,5 62,4 65,9

Grandes Marcos Cronograma


Jun/2012 Publicao do Relatrio GRI. Dez/2012 Publicao do Plano de Adaptao s mudanas climticas. Abr/2013 Elaborao do Plano de Eco-eficincia da Prefeitura. Dez/2014 Publicao do novo inventrio de gases do efeito estufa. Mar/2016 Sistema Municipal de Informaes da Gesto da Zona Costeira implantado.

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

175

Rio Capital Verde


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL Entre 1984 e 2001 houve uma drstica reduo de 17% da cobertura vegetal nativa do Rio de Janeiro, principalmente devido expanso de favelas na AP 4 e na AP 5. Este desmatamento vem causando impacto na biodiversidade da Cidade do Rio de Janeiro, resultando no aumento de reas de risco com deslizamentos de encostas e ocupaes irregulares. Ao mesmo tempo, as praas e parques da cidade tm diferentes nveis de atividade e manuteno, e no h uniformidade em sua distribuio geogrfica. DESCRIO A iniciativa tem o objetivo de melhorar a cobertura vegetal da cidade. Nesse sentido, as seguintes aes sero implementadas: (i) reflorestamento de 1.100 hectares at 2016, cobrindo as reas pblicas e iniciativa de ordens legais e mecanismos de mercado para reas privadas passveis de reflorestamento; (ii) consolidao de 2000 ha de rea j reflorestada atravs de manutenes peridicas, evitando perdas significativas de plantio; (iii) implantao de corredores verdes, iniciando-se na regio de Marapendi, Chico Mendes e Prainha; (iv) implantao do projeto 15 minutos verdes, com a reforma de mais de 170 mil m2 de praas e parques e a elaborao de 15 planos de manejo para a cidade. RESULTADOS ESPERADOS Fortalecimento da marca Rio com relao a sustentabilidade e liderana global sobre o tema, recuperao do ecossistema original da Mata Atlntica, regularizao dos mananciais e preveno a ocupaes irregulares em reas de proteo permanente.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Nmero de praas reformadas. Nmero de planos de manejo elaborados. Percentual de Unidades de Conservao UCs com gesto participativa implantada. Nmero de conselhos gestores criados e capacitados. Nmero de hectares plantados. Nmero de rvores plantadas em unidades de conservao e praas.

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Reflorestar 1.700 hectares em novas reas entre 2009 e 2016, garantindo o manejo das reas j reflorestadas. Plantar 500 mil novas rvores em parques, praas ou unidades de conservao at 2016.

Grandes Marcos Cronograma


Ago/2012 Elaborao do Plano Municipal de Manejo do Parque Serra do Mendanha e Implantao do Projeto Piloto Marapendi - Chico Mendes Prainha.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
115,0 79,4 194,4

Total
115,0 79,4 194,4

Jan/2013 Incio do contrato com Organizao Social OS para plantio de mudas. Dez/2013 Recuperao de 63.747m2 de praas. Dez/2014 Trmino da elaborao do 10 plano de manejo.

176

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

177

Desenvolvimento Econmico

178

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

179

A escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpadas de 2016 e os investimentos decorrentes da explorao do Pr-sal abriram novas perspectivas para a economia carioca. Da mesma forma, o sucesso no combate violncia e os novos investimentos em infraestrutura contriburam para o aumento da competitividade em relao a outras capitais brasileiras. H uma percepo positiva entre o empresariado com relao s oportunidades de desenvolvimento da cidade e a taxa de desemprego se encontra no menor nvel dos ltimos 10 anos.

Promover uma melhoria expressiva do ambiente de negcios para ganho de atratividade para empresas e investimentos.

Desenvolvimento Econmico Diagnstico

Apesar disso, o Rio ainda precisa superar algumas barreiras que limitam a plena captura das oportunidades existentes, tais como: O alto grau de informalidade no mercado de trabalho da cidade. As barreiras burocrticas (abertura/ fechamento de empresas, licenciamento ambiental, pagamento de impostos) que ainda persistem, apesar dos recentes esforos para melhoria do ambiente de negcios. Os elevados custos e a baixa disponibilidade de locais para implantao de negcios. A falta de uma clara priorizao setorial que permita dedicar esforos s indstrias que mais contribuiro para elevar a renda mdia do trabalhador.

Diretrizes de Desenvolvimento Econmico

Estabelecer polticas de promoo e estmulo a setores estratgicos para a economia carioca, fomentando a gerao e a melhoria da qualidade dos empregos na cidade. Estimular a expanso e consolidao de setores voltados Inovao de forma a aumentar a gerao de valor e rendimento mdio dos empregos. Estimular a formalizao e a competitividade de micro e pequenas empresas estabelecidas na cidade.

180

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

181

Garantir que todos os alvars e licenas concedidos pela Prefeitura sejam emitidos por meio eletrnico, com 100% dos alvars de baixo risco em at 3 dias, at 2016.

Metas de Desenvolvimento Econmico

Atrair pelo menos R$ 1 bilho de investimentos em novas empresas do setor de Energia e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) at 2016. Aumentar a oferta de quartos em, pelo menos, 7 mil unidades at 2016, mantendo a taxa de ocupao hoteleira acima de 80%. Elevar de 2,2% para 2,75% o total de pessoas empregadas em atividades da economia criativa, sobre o total de empregados na cidade at 2016.

182

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

183

Rio Ambiente de Negcios


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL Nos ltimos anos a Cidade do Rio apresentou um baixo crescimento de seu PIB. Para inverter esse cenrio, a Prefeitura tem implementado iniciativas para melhorar o ambiente de negcios da cidade, tais como: desburocratizao do processo de abertura de novas empresas (implementao e automatizao do Alvar J, aperfeioamento do programa Empresa Bacana - Empreendedor Individual e do REGIN (Registro Mercantil Integrado)); incentivo formalizao (implementao do programa Empresa Bacana), inaugurao da Rio Negcios, que promove interlocuo da Prefeitura com empreendedores (criao do canal do empresrio); elaborao de estratgia de comunicao orientada a potenciais investidores na cidade. Primar pelo ambiente de negcios essencial para uma cidade que deseja atrair empresas e gerar negcios, investimentos e empregos. A Cidade do Rio de Janeiro j conta com a classificao de grau de investimento de algumas agncias de rating internacional (Moodys e Fitch). Apenas cerca 20% dos alvars de baixo risco so emitidos de forma on-line. Os alvars de baixo risco representam cerca de 80% dos alvars emitidos na cidade. Este nmero representa cerca de 700 alvars por ms. DESCRIO A iniciativa Rio Ambiente de Negcios consiste na implementao das seguintes atividades: (i) Monitoramento do ambiente de negcios da cidade (classificao do Rio no ndice Doing Business (Banco Mundial)). (ii) Desburocratizao e eficincia operacional dos processos de negcios, com prioridade aos processos mais relevantes para a qualidade dos servios prestados s empresas cariocas e indicadores acompanhados pela avaliao Doing Business (Banco Mundial). Ex: licenciamento ambiental, territorial, fiscal, reviso de zoneamento etc. (iii) Alvara J: Integrar os diversos rgos que compem o processo de licenciamento das atividades econmicas ampliando o sistema on-line atual (SILFAE-Alvar J) de forma a facilitar a concesso dos Alvars. Sistematizar a fiscalizao de todos os alvars existentes na cidade e cadastrados no SINAE (Sistema de Informaes de Atividades Econmicas) e a identificao de novos contribuintes. Ampliao do escopo para todos os alvars e licenas feitas pela Prefeitura serem realizadas por meio eletrnico. RESULTADOS ESPERADOS Melhoria da posio do Rio de Janeiro no ranking negcios: (i) Aumentar a competitividade do ambiente de negcios; (ii) Reduo do tempo de abertura de novas empresas; (iii) Reduo da informalidade no municpio; (iv) Aumento do volume de investimentos diretos; (v) Aumento do nmero de novas empresas instaladas no Municpio.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Percentual dos Alvars emitidos on-line. Nmero de Inscries Cadastradas no SINAE verificadas. Percentual de solicitaes de Alvars on-line de baixo risco atendidas em at 3 dias teis.

Grandes Marcos Cronograma


Ago/2012 Concluso de consultoria de processos. Dez/2013 Concluso da avaliao pelo ndice Doing Business (Banco Mundial). Passar o controle do REGIN para o municpio. Entrada de rgos Municipais no Portal Alvar: SMSDC, SMU, SME, SMF, CET-RIO, SECONSERVA. Entrada de rgos Estaduais no Portal Alvar: Corpo de Bombeiros, Junta Comercial, RCPJ, Secretaria Estadual de Educao, Secretaria Estadual de Sade. Entrada de rgos Federais no Portal Alvar: Receita Federal. Concurso e 200 FAEs nomear (100+50+50).

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Garantir que todos os alvars e licenas concedidos pela Prefeitura sejam emitidos por meio eletrnico, com 100% dos alvars de baixo risco em at 3 dias, at 2016.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
2,4 2,8 5,2

Fontes Prprias
101,2 1,5 102,7

Total
103,6 4,3 107,9

50 Agentes Administrativos nomeados. Verificao de (10,20,30,40,50,60%) das entradas no SINAE.


Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

184

O Rio mais integrado e olmpico

185

Rio Capital da Energia


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL O setor de energia apresenta uma grande oportunidade para a Cidade do Rio de Janeiro. Apenas no setor de leo e Gs (O&G), a cidade dispe de 67% das empresas de Energia e Petrleo (E&P), possui a maior concentrao de centros de pesquisa da Amrica Latina (800 milhes de dlares de investimentos programados em novos centros), e um importante polo logstico para o setor. A expectativa que os investimentos no setor se multipliquem nos prximos anos e que o Rio de Janeiro possa ter um papel de destaque nesse processo. A cidade tem a oportunidade de replicar o sucesso do Parque Tecnolgico da UFRJ, que possibilitou a atrao de dez empresas. Pela recente atrao de empresas nos ltimos 18 meses, tanto as reas industriais quanto as dedicadas a Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) esto com sua capacidade esgotada. Assim, a falta de terrenos com infraestrutura adequada pode ser um empecilho para a atrao de novas empresas. DESCRIO De modo a se estabelecer como capital da energia, ttulo j alcanado internacionalmente, e atrair ainda mais empresas do setor, a Cidade do Rio de Janeiro precisa ampliar a disponibilidade de reas para a instalao de centros de pesquisa e para a fabricao e manuteno de equipamentos. As principais aes so, portanto, o desenvolvimento de um novo condomnio industrial da Zona Oeste (com reas superiores a 500 mil m2) e de um novo parque tecnolgico, seguindo o sucesso do Parque Tecnolgico da UFRJ. Ambos empreendimentos devero ser ocupados, prioritariamente, por empresas do setor de energia. RESULTADOS ESPERADOS (i) Aumento do nmero de empresas do setor de energia na cidade; (ii) Gerao de empregos no setor; (iii) O Rio de Janeiro se firmar como referncia nacional em Pesquisa e Desenvolvimento e inovao no setor, em especial leo & Gs e energias renovveis, e destino preferencial das empresas da cadeia de valor do setor.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Atrao de empresas e investimento para o Condomnio Industrial da Zona Oeste (prioritariamente do setor de energia). Atrao de empresas e investimento para o Parque Tecnolgico II (prioritariamente do setor de energia). Novos projetos de empresas do setor de energia em outras reas da cidade. Identificao de reas para Condomnio Industrial da Zona Oeste e Parque Tecnolgico II.

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Atrair pelo menos R$ 1 bilho de investimentos em novas empresas do setor de Energia e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) at 2016.

Grandes Marcos Cronograma


Jun/2014 Entrega do Condomnio Industrial da Zona Oeste (acima de 500 mil m2), incluindo preparao de infraestrutura no entorno (transporte, servios, utilities etc.). Mar/2014 Entrega do Parque Tecnolgico II (acima de 100 mil m2), incluindo preparao de infraestrutura no entorno (transporte, servios, utilities etc.).

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 50,0 50,0

Fontes Prprias
0,0 70,0 70,0

Total
0,0 120,0 120,0

186

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

187

RIO CAPITAL DO TURISMO


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL Apesar de continuar sendo o principal destino de lazer e a principal porta de entrada de turistas internacionais no pas, o Rio precisa investir na melhoria da sua infraestrutura e nos seus equipamentos com vistas a aumentar o fluxo de turistas na cidade, que no vem crescendo significativamente nos ltimos anos. Alm disso, o estmulo ao aumento da permanncia mdia do turista na cidade deve ser uma das prioridades. O aumento da atratividade para o turismo de negcios outra meta que deve ser perseguida. A cidade ser a sede de grandes eventos esportivos ao longo dos prximos anos e, por isso, nos ltimos 2 anos, j promoveu iniciativas como a criao de um calendrio de novos eventos importantes e o fortalecimento seus eventos tradicionais como o carnaval e o rveillon. Alm disso, contribui com a criao de novos museus, com a revitalizao do centro histrico e da Zona Porturia e, principalmente, com o incentivo construo de novos hotis na cidade (LC 108/10), que j apresentou como resultado um adicional de aproximadamente 40% de novos quartos de hotis. Para que a cidade se torne e se estabelea como capital global de turismo, so necessrias aes para definio do posicionamento competitivo e estratgico, melhoria dos servios e da infraestrutura ao turista, campanhas nacionais e internacionais, eventos e sinalizao turstica. Somente assim a cidade ser capaz de aumentar a atrao de turistas e seu gasto mdio na cidade. DESCRIO A iniciativa Rio Capital do Turismo estruturada em quatro vetores de ao: (i) Melhoria do ambiente da cidade para o turismo: investimentos na infraestrutura de apoio ao turismo (hospitalidade, servios, sinalizao, informao, postos de
188
O Rio mais integrado e olmpico

INDICADORES DE DESEMPENHO
atendimento) e fomento atividade turstica (consolidao do calendrio de eventos carioca, lanamento da Incubadora Carioca de Turismo), realizao de PPP para construo de centro de convenes na Zona Porturia. (ii) Realizao de campanhas de promoo da cidade: participao em feiras e eventos nacionais e internacionais, realizao de campanhas na TV no exterior, investimento em material promocional, pesquisa e no projeto Rio Loves You, realizao do Casa Brasil, durante as Olimpadas de Londres em 2012. (iii) Definio do posicionamento estratgico de turismo da cidade (pesquisa a ser realizada no mbito da iniciativa Plano de Desenvolvimento Setorial). (iv) Expanso da Lei de Incentivo aos Hotis (lei do Pacote Olmpico): aplicao da lei em maior abrangncia visando a ampliao da capacidade de hospedagem para hotis j existentes (retrofits). RESULTADOS ESPERADOS Aumento do nmero de turistas no municpio; gerao de empregos no setor.

Nmero de turistas (nacionais e internacionais). Nmero de congressos, feiras e eventos similares realizados na cidade. Nmero de eventos (master) com apoio oficial da Prefeitura. Nmero de alunos formados.

Grandes Marcos Cronograma


Jul/2012 Realizao do Casa Brasil (Olimpadas de Londres). Jun/2013 Concluso do projeto de sinalizao turstica. Dez/2013 Concluso da campanha Rio Loves You. Dez/2016 Treinamento de 20 mil profissionais que atuam no setor de turismo e hotelaria, alm de taxistas, guardas municipais, policiais e outros setores da indstria do turismo como bares e restaurantes etc.

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Aumentar a oferta de quartos em, pelo menos, 7 mil unidades at 2016, mantendo a taxa de ocupao hoteleira acima de 80%.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 15,0 15,0

Fontes Prprias
249,2 6,2 255,4

Total
249,2 21,2 270,4

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

189

Rio Capital da Indstria Criativa


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL O Rio de Janeiro considerado um dos principais polos de economia criativa do pas pela diversidade e riqueza de suas manifestaes. O desenvolvimento e apoio a esse setor estratgico para a cidade pelo valor agregado que tais iniciativas contm. DESCRIO A iniciativa prev o mapeamento do setor, o apoio a iniciativas como seminrios, exposies, festivais e afins que funcionem como uma plataforma de debate, divulgao e profissionalizao do setor, criao de uma agncia para capacitao e investimento em projetos. RESULTADOS ESPERADOS Provocar o aquecimento do setor da economia criativa de forma que sua contribuio ao PIB carioca seja cada vez maior.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Quantidade de atividades do setor mapeadas. Percentual de representao da economia criativa no PIB carioca. Quantidade de eventos ligados ao tema apoiados. Quantidade de empreendimentos da economia criativa aprimorados. Quantidade de projetos investidos. Taxa de retorno dos investimentos reembolsveis.

Grandes Marcos Cronograma


Mar/2013 Concluso do mapeamento do setor. Jan/2013 Incio da operao da agncia de fomento economia criativa.

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Elevar de 2,2% para 2,75% o total de pessoas empregadas em atividades da economia criativa, sobre o total de empregados na cidade at 2016.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
84,3 301,8 386,1

Total
84,3 301,8 386,1
Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

190

O Rio mais integrado e olmpico

191

Plano de Desenvolvimento Setorial


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
SITUAO ATUAL A economia carioca apresenta oportunidades de desenvolvimento econmico ainda pouco desbravadas. Por se tratar de uma cidade plural, sendo importante formadora de mo de obra e sede de empresas e instituies multisetoriais, potenciais propulsores do nosso desenvolvimento so ainda pouco claros e, portanto, no possuem uma estratgia de atuao. DESCRIO Elaborao de uma estratgia de desenvolvimento econmico para a cidade e um plano de governana. Para isso, setores identificados como de alto potencial devem ser priorizados, e iniciativas estratgicas (tais como qualificao de mo de obra, investimentos em infraestrutura atrao de empresas e investidores) devem ser adotadas. Assim, um plano de implementao da estratgia, com diretrizes claras de promoo e comunicao, formas de financiamento e monitoramento ser criado e um modelo de governana para sua execuo ser definido. RESULTADOS ESPERADOS Definio dos setores-chave e estratgias especficas para eles, de modo a promover a implementao de polticas de atrao de empresas e investidores e, por fim, o desenvolvimento econmico das regies da cidade.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Potencial de atratividade econmica do Rio (planejamento). Crescimento potencial do PIB (planejamento). Gerao de empregos na cidade (planejamento).

Grandes Marcos Cronograma


Jun/2013 Contratao de consultoria para o estudo. Nov/2013 Lanamento do estudo.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total
192
O Rio mais integrado e olmpico

Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
0,0 6,9 6,9

Total
0,0 6,9 6,9
Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

193

CULTURA

194

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

195

CULTURA DIAGNstico

Apesar de oferecer uma vasta gama de opes de cunho cultural para a populao, at o ano de 2008, o Rio de Janeiro sofria com oramentos insuficientes voltados para a rea, prioridades equivocadas e iniciativas descoordenadas que resultaram em uma rea de cultura isolada politicamente. Para abordar essa situao, a Prefeitura tem implementado programas de incentivo oferta cultural da cidade, como o lanamento de editais de fomento cultural nas reas de dana, teatro, artes visuais e design, a transformao do antigo cinema Imperator em centro cultural e a inaugurao de novas arenas culturais. Alm disso, tem apoiado a revitalizao da vida cultural da cidade, o que se revelou no grande nmero de shows internacionais, entre eles o Rock in Rio, na revitalizao da Lapa e no sucesso do carnaval de rua. Vale destacar o incio das obras do MAR (Museu de Arte do Rio) e Museu do Amanh, dois importantes equipamentos culturas da cidade. Por outro lado, a rea de cultura da cidade ainda enfrenta grandes desafios: A oferta cultural concentrada em poucas regies da cidade, sendo ainda muito limitada nas reas mais carentes. Grande parte dos museus e centros culturais est em mau estado de conservao e apresenta programao irregular. A cidade conta com oportunidades inexploradas, como bairros que possuem uma srie de atrativos culturais que, se bem articulados, podem gerar atividade econmica e melhorar a qualidade de vida da populao. Vrios edifcios histricos encontram-se em mau estado, abandonados ou subutilizados, apesar dos esforos da Prefeitura para conservar o importante patrimnio histrico do Rio de Janeiro.

DIRETRIZES DE CULTURA

Fortalecer a Regio Central da cidade como referncia cultural do Pas atravs da revitalizao patrimonial, requalificao urbana e promoo da diversidade, adotando um paradigma de manuteno permanente do equipamento cultural. Ampliar o acesso da populao aos mais variados tipos de bens e valores culturais atravs da expanso da estrutura pblica de equipamentos e atividades culturais, adotando o conceito de acesso e encontro, com o objetivo de promover integrao e aumentar a sensao de pertencimento por parte da populao. Fortalecer a Regio Porturia da cidade como polo cultural, valorizando seu forte contedo simblico histrico, social e cultural com iniciativas pblicas ou privadas.

196

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

197

Expandir a oferta de cultura da cidade atravs do fomento atividade cultural, alcanando 350 produes beneficiadas por ano em 2016. Dobrar a frequncia nos equipamentos municipais de cultura at 2016, tendo como referncia o ano de 2011. Consolidar a regio do Porto Maravilha como local de fomento cultura, atravs da promoo de pelo menos 15 importantes iniciativas culturais at 2016. Valorizar a paisagem urbana e o patrimnio cultural do centro histrico atravs da recuperao e requalificao de reas relevantes como a Praa Tiradentes e a Lapa.

metas de Cultura

198

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

199

Reviso da rede de equipamentos culturais


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
Situao Atual A oferta cultural da cidade concentrada em algumas regies, sendo ainda muito limitada nas regies mais carentes. Em particular as APs 3 e 5 tem baixa oferta de cinemas, teatros, museus, bibliotecas e centros culturais. Ao mesmo tempo, grande parte dos museus e centros culturais da Prefeitura esto em mau estado de conservao e apresentam programao irregular.

INDICADORES DE DESEMPENHO
ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA
Dobrar a frequncia nos equipamentos municipais de cultura at 2016, tendo como referncia o ano de 2011.

Pblico frequentador dos equipamentos culturais pblicos municipais. Nmeros de equipamentos pblicos com vocao, modelo de gesto e estrutura fsica revisados. Regies com mapeamento de manifestaes culturais concludo

Oramento 2012-2016
R$ milhes Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
2,5 49,0 51,5

Total
2,5 49,0 51,5

Descrio A iniciativa visa rever a toda a rede de equipamentos culturais da Prefeitura com o objetivo de melhorar a oferta, adequar vocaes de equipamentos, aperfeioar seu modelo de gesto, adapt-los e moderniz-los para o devido fim. Aps a realizao de estudo de mapeamento da oferta de equipamentos culturais por regio da cidade e das manifestaes culturais existentes, ser proposta a reviso da vocao e do modelo de gesto dos equipamentos existentes, alm de possvel reforma. Um exemplo desta iniciativa a transformao das lonas culturais em arenas culturais, criando uma estrutura mais robusta para shows e apresentaes nos bairros mais carentes de oferta cultural.

Custeio Investimento Total

Grandes Marcos Cronograma


Mar/2013 Concluso de estudo de mapeamento dos equipamentos, atividades e demandas culturais da cidade. Mai/2014 Concluso da implantao da reviso da vocao, modelo de gesto e reformas dos equipamentos das AP 1 e 2. Jun/2015 Concluso da implantao da reviso da vocao, modelo de gesto e reformas dos equipamentos da AP 3, AP 4 e AP 5.

Resultados Esperados Ampliao da qualidade e acesso cultura na cidade. Diminuio das disparidades hoje existentes entre as diversas regies da cidade.

200

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

201

Fomento produo cultural


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
Situao Atual: A poltica de editais para realizao de produes culturais na cidade avanou significativamente nos ltimos anos devido ao aumento do volume de recursos investidos nessa atividade. No entanto, a falta de capacitao e profissionalizao dos produtores culturais limita a participao e ampla adeso aos editais do Municpio e a outras fontes de fomento.

INDICADORES DE DESEMPENHO
ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA
Expandir a oferta de cultura da cidade atravs do fomento atividade cultural, alcanando 350 produes beneficiadas por ano em 2016.

Quantidade de pessoas ou organizaes que participam da capacitao. Crescimento do percentual de servios da economia criativa no PIB carioca. Percentual dos investimentos reembolsveis recuperados pela Agncia.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
22,3 300,5 322,8

Total
22,3 300,5 322,8

Descrio: A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso ao fomento criao cultural no Rio. Nesse sentido, as seguintes aes sero necessrias: (i) Implementao de escritrio de gesto de projetos culturais que oferecer assistncia e capacitao a produtores e gestores culturais, alm de realizar encontros, palestras e workshops; e (ii) Manuteno do programa de editais de fomento a produes culturais. Resultados Esperados: Ampliao do nmero e qualidade das obras artsticas criadas na cidade. Preservao de grupos sociais que geram obras ou atividades culturais caractersticas da cidade.

Grandes Marcos Cronograma


Jan/2013 Lanamento do escritrio de projetos. Fev/2013 Lanamento dos Editais 2013. Fev/2014 Lanamento dos Editais 2014. Fev/2015 Lanamento dos Editais 2015. Fev/2016 Lanamento dos Editais 2016.

Investimento Total

202

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

203

Polo cultural da Zona Porturia


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
Situao Atual A Operao Urbana Porto Maravilha est preparando a Regio Porturia, h muitos anos relegada a segundo plano, para integrar um processo de desenvolvimento estratgico para o Rio de Janeiro. Descrio A iniciativa visa fortalecer o Plo Cultural na Regio Porturia que est sendo criado e j compreende: o Museu do Amanh no Per Mau e o Museu de Arte do Rio (MAR) na Praa Mau. Para isto, a proposta requalificar o Centro de Referncia Afro-Brasileiro no Centro Cultural Jos Bonifcio, a Cidade do Teatro nos Galpes da Gamboa, o Circuito Histrico e Arqueolgico da Celebrao da Memria Africana (incluindo Cemitrio dos Pretos Novos, Pedra do Sal e o Cais do Valongo), e fomentar as iniciativas culturais de parceiros sediados na regio. Resultados Esperados Promover o desenvolvimento dessa regio estratgica para a cidade por meio da implantao destes projetos de grande impacto cultural e social.

INDICADORES DE DESEMPENHO
ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA
Consolidar a regio do Porto Maravilha como local de fomento cultura, atravs da promoo de pelo menos 15 importantes iniciativas culturais at 2016.

Inaugurao dos Equipamentos. Determinao e Implantao de seus modelos de Gesto. Quantidade de Pblico frequentador. Quantidade de projetos culturais independentes executados na regio.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
177,2 8,0 185,2

Total
177,2 8,0 185,2

Grandes Marcos Cronograma


Ago/2012 Inaugurao do Centro de Referncia Afro-Brasileiro e do Circuito Histrico e Arqueolgico da Celebrao da Memria Africana. Set/2012 Concluso das obras da Cidade do Teatro - Galpes Gamboa. Jan/2013 Implantao da Cidade do Teatro. Jul/2013 Incio do projeto de Fomento (includos Reviso da Rede de Equipamentos Culturais e Fomento Produo Cultural).

204

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

205

Rio Patrimnio-Centro
DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
Situao Atual O Rio possui cerca de 22 mil imveis protegidos pelo municpio, grande parte deles localizados no Centro da cidade. A Prefeitura tem implementado diversas iniciativas para incentivar sua manuteno e uso sustentvel, incluindo a concesso de isenes como IPTU, ISS e de taxas de obras aos moradores. Entretanto, ainda h um elevado nmero de prdios protegidos pelo patrimnio histrico que se encontram em mau estado de conservao, abandonados ou subutilizados. Descrio A iniciativa consiste na recuperao, requalificao e incentivo ao uso sustentvel do patrimnio histrico da cidade, focando em imveis pblicos e privados. O programa ser focado prioritariamente em imveis localizados no Centro Histrico da Cidade e incluir a realizao das seguintes aes: (i) Recuperao de 17 imveis j considerados estratgicos situados na Praa Tiradentes e na Lapa; (ii) Requalificao do espao pblico na regio; (iii) Reviso dos parmetros edilcios em lotes vazios; (iv) Realizao de um diagnstico que inclui: (a) a caracterizao scio-econmica da regio; e (b) a caracterizao dos imveis protegidos do Centro da cidade, identificando a forma de ocupao, utilizao e situao fundiria dos mesmos; (v) Realizao de editais de concesses para os imveis definidos como estratgicos; e (vi) Veiculao de uma campanha de promoo e conservao do Centro Histrico. Resultados Esperados Recuperar o patrimnio cultural e promover maior vitalidade e diversidade de usos no Centro Histrico da Cidade.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Nmero de edificaes (privadas e prprias municipais) com nvel de conservao adequado.

Grandes Marcos Cronograma


Mar/2013 Concluso de censo de imveis protegidos do Centro da cidade. Abr/2013 Incio da concesso de incentivos para imveis privados. Abr/2013 Incio da realizao de editais para concesso de imveis prprios municipais para a iniciativa privada.

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Valorizar a paisagem urbana e o patrimnio cultural do centro histrico atravs da recuperao e requalificao de reas relevantes como a Praa Tiradentes e a Lapa.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
0,0 87,6 87,6

Total
0,0 87,6 87,6

206

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

207

Desenvolvimento social

208

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

209

DESENVOLVIMENTO SOCIAL DIAGNSTICO

A Prefeitura do Rio de Janeiro realizou um grande avano no combate pobreza com a criao do Carto Famlia Carioca, que complementa a renda das famlias mais pobres j beneficirias do Bolsa Famlia Federal. O Programa atende mensalmente 420 mil pessoas, oferecendo um benefcio familiar que varia de R$ 20 a R$ 400. Desde a sua implementao em dezembro de 2010, possvel observar impactos positivos nos beneficiados, como a diminuio da diferena do rendimento escolar entre os alunos de famlias que recebem o Carto Famlia Carioca e os que no recebem, e a maior participao dos pais nas reunies escolares. Existem grandes desafios a serem abordados na rea de Desenvolvimento Social: A qualidade da assistncia prestada aos usurios ainda aqum da ideal, havendo possibilidade de aumentar a cobertura socioassistencial domiciliar do Carto Famlia Carioca e garantir integrao com as reas de Educao e Sade. Os programas e equipamentos voltados abordagem do crescente problema da dependncia de drogas, especialmente do crack, alm dos doentes crnicos e doentes mentais so insuficientes, sendo preciso aumentar a cobertura do atendimento psicossocial. H uma grande quantidade de jovens ociosos vivendo em reas conflagradas ou recm-pacificadas, portanto em risco de desajustes sociais. O desafio ser atrair estes jovens para atividades saudveis e construtivas. Ainda existe uma institucionalizao excessiva na rea de Assistncia Social da Prefeitura, gerando uma situao em que as atividades nas ruas e nos abrigos sofrem pela falta de profissionais indo a campo para identificar os problemas sociais que se escondem dentro das casas das pessoas e no interior das comunidades.

DIRETRIZES DE desenvolvimento SOCIAL

Aumentar a cobertura do Programa Bolsa Famlia na cidade. Contribuir para a reduo da pobreza, universalizando a cobertura socioassistencial domiciliar e incorporar a Sade no mbito do Carto Famlia Carioca. Ampliar a cobertura da rede de atendimento psicossocial, visando ao tratamento Sade mental e dependncia qumica, com foco em reinsero. Promover mecanismos efetivos de reinsero social para a populao jovem de reas carentes e/ou conflagradas ou recm-pacificadas. Contribuir para o crescimento e fortalecimento da Nova Classe Mdia atravs de aes da prefeitura e sua integrao com outros nveis de governo, setor privado e sociedade civil.

210

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

211

Reduzir em pelo menos 50% a populao carioca abaixo da linha de pobreza mais alta da 1 Meta do Milnio da ONU at o final de 2015, tendo como referncia o ano de 2007.

METAS DE desenvolvimento SOCIAL

Reduzir em pelo menos 100% a pobreza na populao beneficiria do Bolsa Famlia Federal e do Carto Famlia Carioca at o final de 2016, tendo como referncia o ano de 2010. Atingir 60% de cobertura de ateno em sade mental (Centros de Ateno Psicossocial e Residncias Teraputicas) at 2016, priorizando a ateno ao usurio infantil de lcool e crack. Garantir que 100% dos beneficirios do Carto Famlia Carioca habitantes de reas cobertas pelo Programa Sade da Famlia sejam atendidos pelo programa. Garantir que 100% das Escolas do Amanh estejam cobertas pelo Programa Rio em Forma at 2016.

212

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

213

Carto Famlia Carioca


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
Situao Atual Para apoiar as famlias mais pobres e garantir a elas o direito alimentao e o acesso educao e sade, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro criou, em dezembro de 2010, o Carto Famlia Carioca, que um programa de transferncia de renda complementar ao Programa Bolsa Famlia, do Governo Federal. A iniciativa beneficia atualmente cerca de 98 mil famlias por ms. Desde maro de 2011, foi implementado o Famlia Carioca em Casa, para identificar e atender as necessidades sociais dos moradores. Descrio O programa Carto Famlia Carioca visa melhorar a qualidade de vida das famlias que vivem em situao de extrema pobreza renda estimada inferior a R$ 108 por familiar - na Cidade do Rio de Janeiro atravs do oferecimento de um benefcio monetrio. Para receber o carto exigido que cada criana da famlia em idade escolar mantenha frequncia mnima de 90% nas aulas e que pelo menos um dos responsveis comparea s reunies bimestrais da escola. Resultados Esperados A iniciativa tem o objetivo de diminuir a incidncia de pobreza extrema na cidade, reduzir a evaso e melhorar o desempenho escolar das crianas em idade escolar das famlias beneficiadas.

INDICADORES DE DESEMPENHO
ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA
Reduzir em pelo menos 50% a populao carioca abaixo da linha de pobreza mais alta da 1 Meta do Milnio da ONU at o final de 2015, tendo como referncia o ano de 2007. Reduzir em pelo menos 100% a pobreza na populao beneficiria do Bolsa Famlia Federal e do Carto Famlia Carioca at o final de 2016, tendo como referncia o ano de 2010. Garantir que 100% dos beneficirios do Carto Famlia Carioca habitantes de reas cobertas pelo Programa Sade da Famlia sejam atendidos pelo programa.

Nmero de famlias beneficiadas pelo programa. Incidncia de pobreza extrema na cidade. Nmero de famlias com benefcio bloqueado. Nmero de famlias com benefcio bloqueado por descumprimento das condicionalidades de educao.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
687,1 3,0 690,1

Total
687,1 3,0 690,1

214

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

215

Atendimento Psicossocial
DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
Situao Atual A crescente gravidade do consumo de drogas vem aumentando a necessidade de servios de ateno psicossocial. Atualmente, o Rio possui 17 Centros de Ateno Psicossocial (CAPS) e Residncias Teraputicas, totalizando uma cobertura de 40% da populao da cidade. Os CAPS oferecem atendimento dirio a pacientes de sade mental, tanto para usurios de drogas quanto para portadores de sofrimento mental. Alm disso, a rede conta com 34 residncias teraputicas que abrigam 204 pessoas com transtornos mentais graves egressas de hospitais psiquitricos ou hospitais de custdia e tratamento psiquitrico alm de moradores de rua com transtornos mentais severos. H necessidade de expanso da rede prpria para ateno aos atuais pacientes sem condies de desinstitucionalizao imediata. Descrio O programa Atendimento Psicossocial consiste na ampliao da cobertura dos Centros de Ateno Psicossocial (CAPS) para 60% atravs da inaugurao de mais 10 CAPS e 90 residncias teraputicas, alm da reforma e qualificao de 10 CAPS. Recuperao de rea de unidades prprias para qualificao da oferta dos pacientes por ora institucionalizados. Alm disso, aumento do nmero de vagas em abrigos especializados para crianas e adolescentes dependentes qumicos, visando reinsero social. Resultados Esperados Maior abrangncia das aes de ateno psicossocial para o pblico adulto e infantil; reduo das internaes psiquitricas; melhor qualidade de vida aos portadores de doenas mentais.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Cobertura de atendimento do programa (%). Implantao de novos CAPS. Reformas de CAPS.

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Atingir 60% de cobertura de ateno em sade mental (Centros de Ateno Psicossocial e Residncias Teraputicas) at 2016, priorizando a ateno ao usurio infantil de lcool e crack.

Implantao de novas residncias teraputicas. Nmero de pacientes desinstitucionalizados.

Grandes Marcos Cronograma


Dez/2012 Implantao de 1 novo CAPS. Dez/2013 Implantao de 2 novos CAPS. Dez/2014 Implantao de 3 novos CAPS. Dez/2015 Implantao de 2 novos CAPS. Dez/2016 Implantao de 2 novos CAPS.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
320,7 51,2 371,9

Total
320,7 51,2 371,9

216

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

217

Rio em Forma Olmpico


DESCRIO DA INICIATIVA ESTRATGICA
Situao Atual O Rio de Janeiro apresenta condies excepcionais para a prtica de esportes ao ar livre e conta com uma populao que valoriza esta prtica. Ao mesmo tempo a cidade necessita enfrentar desafios para o desenvolvimento da juventude, particularmente aqueles jovens que vivem em comunidades carentes e que necessitam adquirir maior experincia e convvio social. Com o intuito de enderear estes desafios aproveitando-se da cultura de esportes da cidade, montou-se a partir de 2009 o Projeto Rio em Forma. O projeto est focado nos valores emocionais e educacionais, capazes de serem mobilizados pelo esporte e o lazer, e pretende, atravs das suas atividades, agregar conhecimentos, valores, condutas e comportamentos. Descrio A iniciativa Rio em Forma consiste na estruturao de Ncleos que esto sendo implantados nas comunidades que dispem de espaos fsicos que comportem as atividades e tambm em reas consideradas conflagradas, onde os alunos avaliados pela ltima prova do MEC apresentaram baixo ndice de desenvolvimento educacional; priorizando assim as reas das Escolas do Amanh. Sero oferecidas, nos ncleos, atividades esportivas, culturais, sociais, ticas e de sade, todas instrudas por profissionais qualificados. Durante os megaeventos esportivos, sediados na cidade o Programa desenvolver aes especficas voltadas para a contribuio destes jovens para o sucesso desses eventos. Resultados Esperados Melhor aproveitamento do tempo ocioso dos jovens em reas carentes, maior integrao social da juventude, estabelecimento de uma cultura de hbitos saudveis e reduo de desvios de conduta na juventude.

INDICADORES DE DESEMPENHO
Quantidade de jovens atendidos pelo programa. Quantidade de ncleos implementados.

ALINHAMENTO COM AS METAS DA PREFEITURA


Garantir que 100% das Escolas do Amanh estejam cobertas pelo Programa Rio em Forma at 2016.

Grandes Marcos Cronograma


Fev/2013 Plano de expanso dos ncleos. Jun/2013 Plano para participao nos megaeventos. Dez/2014 Rio em Forma na Copa. Dez/2016 Rio em Forma nas Olimpadas.

Oramento 2012-2016
R$ milhes Custeio Investimento Total Fontes Externas
0,0 0,0 0,0

Fontes Prprias
0,0 0,0 0,0

Total
0,0 0,0 0,0

218

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

219

INSTITUCIONALIZAO DO PLANO ESTRATGICO

220

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

221

INSTITUCIONALIZAO DO PLANO ESTRATGICO


Parte do sucesso alcanado pelo Planejamento Estratgico 2009-2012 se deve estruturao de uma metodologia de gesto e acompanhamento do Plano e de reas responsveis por este acompanhamento. A metodologia adotada pela Prefeitura do Rio de Janeiro consistiu no estabelecimento de Acordos de Resultado com os seus diversos rgos/ entidades atravs dos quais foram pactuadas metas anuais e definidos mecanismos de incentivo que potencializaram as possibilidades de sucesso. Esta metodologia continuar sendo aplicada neste prximo perodo de execuo 2013-2016 e dever ser fortalecida com a evoluo de sua institucionalizao e seus instrumentos.

Elaborao do Plano Estratgico

Metas Setoriais

Iniciativas Estratgicas

Implementao do Plano Estratgico

Desdobramento dos indicadores para cada rgo da Prefeitura

Detalhamento de planos de trabalho e MARCOS

A responsabilidade pelo desdobramento das metas setoriais em Acordos de Resultado, bem como seu monitoramento sistemtico, est a cargo da Subsecretaria de Monitoramento de Resultados da Casa Civil. Em paralelo, a responsabilidade por acompanhar a implantao de cada uma das Iniciativas Estratgicas detalhadas neste Plano est a cargo do EGP Escritrio de Gerenciamento de Projetos, igualmente situado na Casa Civil. Ambas as estruturas proporcionam, em conjunto, a gesto criteriosa necessria para uma execuo bem-sucedida.

ESTRUTURA de Monitoramento e Facilitao

SUBSECRETARIA DE MONITORAMENTO de Resultados

ESCRITrio de Gerenciamento de Projetos

222

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

223

SUBSECRETARIA DE MONITORAMENTO DE RESULTADOS

Objetivo da rea Monitorar o cumprimento das metas setoriais da Prefeitura. Dar maior transparncia aos resultados de cada rgo responsvel por metas setoriais.

ESCRITRIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - EGP

Objetivo da rea Garantir a implantao satisfatria das iniciativas estratgicas. Manter o Prefeito permanentemente informado a respeito do progresso das iniciativas estratgicas.

Funes Desdobramento das metas para cada rgo. Elaborao e avaliao dos acordos de resultados com os rgos. Acompanhamento dos indicadores de desempenho. Identificao e avaliao de oportunidades e riscos para o alcance das metas, junto ao EGP. Comunicao semestral dos resultados obtidos populao.

Funes Acompanhamento do cronograma e dos resultados das iniciativas estratgicas. Apoio na identificao e soluo dos principais gargalos que impeam o progresso satisfatrio das iniciativas estratgicas. Consistncia e verificao das informaes reportadas pelos gestores das iniciativas estratgicas.

Mtodo Emisso de relatrio mensal sobre a performance de cada rgo. Reunies mensais com o Secretrio da Casa Civil. Reunies trimestrais com o Secretariado para avaliao do progresso de metas. Avaliao anual dos Acordos de Resultados, com uma prvia semestral.

Mtodo Manuteno de um painel de monitoramento on-line para acompanhamento das iniciativas estratgicas pelo Prefeito e Secretrios responsveis. Implementao/aperfeioamento de metodologia atravs de reunies peridicas com os gestores. Reunies semanais com o Prefeito para tomada de deciso em pontos crticos. Reunies mensais com o Secretrio da Casa Civil para resoluo dos principais gargalos. Reunies trimestrais com o Secretariado para avaliao do progresso das iniciativas estratgicas.

224

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

225

LEGADO OLMPICO

226

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

227

Aprendemos com o exemplo de Barcelona que, ao sediar os Jogos Olmpicos, o poder pblico deve decidir se a cidade vai servir ao evento ou o evento vai servir cidade. Optamos com toda a certeza pelo segundo caminho. Depois de se tornar a nova Cidade Olmpica, o Rio passou naturalmente a receber atenes e investimentos cada vez maiores. A Prefeitura trabalha para aproveitar ao mximo esse momento nico. Para realizar transformaes fundamentais na cidade e na vida das pessoas.

LEGADO OLMPICO

Os projetos urbansticos, sociais e econmicos que j comeamos a implantar, somados dimenso do prprio evento, certamente vo se constituir no legado mais significativo da nossa histria. Principalmente porque vai promover um novo e sustentvel ciclo de desenvolvimento do Rio de Janeiro. Claro que parte dos nossos esforos tambm contribui para a realizao de Jogos inesquecveis. Para fazer a nossa cidade ser ainda mais admirada no mundo inteiro e atrair novos visitantes, investidores e grandes eventos internacionais. Mas os Jogos passam. E a nossa responsabilidade garantir que os maiores benefcios possveis fiquem para sempre aqui. Cidade Olmpica construir um Rio mais justo, integrado e desenvolvido. Um ideal que a Prefeitura e os cariocas j comearam a tornar realidade.

228

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

229

anexo tabela DE METAS

230

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

231

01. Sade

02. Educao

Metas

VALOR DE REFERNCIA

DATA DE REFERNCIA

12

13

14

15

16

FONTE

Frmula de Clculo

Metas

VALOR DE REFERNCIA

DATA DE REFERNCIA

12

13

14

15

16

FONTE

Frmula de Clculo

Atingir mortalidade infantil inferior a 10 por 1.000 nascidos vivos at 2016

13,7 por 1.000 nascidos vivos

2008

12,2

11,6

11,0

10,5

9,8

SMSDC/SIM/ SINASC

(bitos de menores de 1 ano / total de nascidos vivos) x 1.000

Atingir mortalidade materna inferior a 41 por 100.000 nascidos vivos at 2016 Reduzir em pelo menos 25% at 2016 o tempo de espera nas emergncias municipais (CORE), tendo como referncia o ano de 2011 Atingir 70% de cobertura do Sade da Famlia no municpio at 2016 Atingir o tempo adequado de espera para 90 % das consultas mdicas eletivas, por tipo de consulta*, at 2016, tendo como referncia o ano de 2012

62,2 por 100.000 nascidos vivos

2007

50,4

49,0

46,7

43,9

40,8

SMSDC/SIM/ SINASC

(bitos de mulheres em idade reprodutiva de 15-49 anos mortas at 40 dias aps o parto / total de nascidos vivos) x 100.000 (Tempo de espera nas emergncias pblicas no ano de medio - Tempo de espera nas emergncias pblicas no ano referncia)/Tempo de espera nas emergncias pblicas no ano referncia

Obter uma nota mdia entre as escolas pblicas municipais igual ou superior a 6,0 para os anos iniciais e igual ou superior a 5,0 para os anos finais do IDEB em 2015

Anos iniciais: 5,1

2009

5,7

6,0

MEC/INEP/ IDEB

Ponderao entre o resultado da Prova Brasil e a taxa de aprovao

Anos finais: 3,6

2009

4,5

5,0

MEC/INEP/ IDEB

Ponderao entre o resultado da Prova Brasil e a taxa de aprovao Nmero de alunos do 2 ano com nota 4 e 5 (nota mx. 5) na Provinha Brasil / Nmero total de alunos do 2 ano Nmero de alunos do 4, 5 e 6 ano do ensino fundamental pblico que no alcanam uma proficincia mnima na avaliao de leitura e escrita / Nmero total de alunos do 4, 5 e 6 ano do ensino fundamental pblico municipal Nmero de alunos da rede municipal em tempo integral / Nmero de alunos da rede municipal

69 minutos

2011

10%

15%

20%

23%

25%

SMSDC

Garantir que, pelo menos, 95% das crianas com 7 anos de idade ao final do ano de 2016 estejam alfabetizadas Reduzir para menos de 5% a taxa de analfabetismo funcional entre os alunos do 4 ao 6 ano em 2016

73%

2008

95%

95%

95%

95%

95%

MEC/INEP

3,5%

2008

35%

43%

54%

62%

70%

CNES / IBGE

Nmero de equipes x 3450/ total da populao

15,0%

2009

<5%

<5%

<5%

<5%

<5%

IAS/Avaliao

A definir

2012

25%

50%

75%

90%

SMSDC

(Tempo de espera na marcao de consultas eletivas no ano de medio - Tempo de espera na marcao de consultas eletivas no ano referncia)/ Tempo de espera na marcao de consultas eletivas no ano de referncia Nmero de unidades operando acima da capacidade de leitos

Ter pelo menos 35% dos alunos da rede municipal em tempo integral at 2016

16%

2011

18%

23%

26%

31%

35%

SME

Garantir que at 2016 no haja pacientes em leitos no cadastrados no CNES em nenhuma das unidades da rede hospitalar municipal, tendo como referncia o ano de 2011

6 unidades acima da capacidade 29,4% acima da capacidade na unidade mais saturada (Hospital Loureno Jorge)

2011

SMSDC / CNES

Garantir que 96% dos alunos da rede municipal se formem no 2 segmento at os 16 anos

92,5%

2011

93,2%

93,9%

94,6%

95,3%

96,0%

SME

Nmero de alunos formados no 2 segmento com at 16 anos / Nmero de alunos formados no 2 segmento

2011

10%

7%

5%

3%

0%

SMSDC / CNES

((Ocupao no ano de medio)/ (Capacidade no ano de medio))-1

Criar 60 mil vagas para educao infantil entre 2009 e 2016

15,0 mil

2009 a 2011

30,0 mil

37,4 mil

44,8 mil

52,4 mil

60,0 mil

SME

Nmero de vagas em creches pblicas ou conveniadas no ano de medio nmero de vagas em creches pblicas ou conveniadas no ano de referncia

* Desdobramento por tipo de consulta a ser definido e mensurado em 2012.

232

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

233

03. Transportes

04. Habitao e Urbanizao

Metas

VALOR DE REFERNCIA

DATA DE REFERNCIA

12

13

14

15

16

FONTE

Frmula de Clculo

Metas

VALOR DE REFERNCIA

DATA DE REFERNCIA

12

13

14

15

16

FONTE

Frmula de Clculo

Reduzir pela metade o tempo mdio de deslocamento dos nibus nos principais percursos da cidade em sistemas Ligeiro e em pelo menos 20% em sistemas BRS no ano de inaugurao de cada sistema, mantendo a reduo nos anos subsequentes

Ligeires1

NA

50%

50%

50%

50%

50%

CET-Rio

Mdia do tempo de viagem dos percursos selecionados no ano de medio/Mdia do tempo de viagem dos percursos selecionados no ano de referncia Mdia do tempo de viagem dos percursos selecionados no ano de medio/Mdia do tempo de viagem dos percursos selecionados no ano de referncia (Nmero de acidentes com vtimas por 100 mil veculos licenciados no ano de medio - Nmero de acidentes com vtimas por 100 mil veculos licenciados no ano de referncia)/Nmero acidentes com vtimas por 100 mil veculos licenciados no ano de referncia

Promover, at o final de 2016, a contratao de 100 mil novas unidades habitacionais, com um mnimo de 30% de novas unidades voltadas para a faixa de 0 a 3 salrios mnimos, atravs de parcerias com setor privado e outras esferas do governo, tendo como referncia o ano de 2008 Alcanar pelo menos 5% de reduo de reas ocupadas por favelas na cidade at 2016, tendo como referncia o ano de 2008

35 mil

2009 a 2011

50 mil

65 mil

80 mil

90 mil

100 mil

CEF / SMH

Nmero acumulado de novas unidades habitacionais construdas

BRSs2

NA

20%

20%

20%

20%

20%

CET-Rio

1,80%

2009 a 2011

3,5%

3,8%

4,2%

4,5%

5,0%

IPP

(rea de favela construda no ano de medio - rea de favela construda no ano de referncia)/ rea de favela construda no ano de referncia Numero de famlias em alto risco em encostas

Reduzir a taxa de acidentes com vtima no trnsito em, pelo menos, 15% at 2016, tendo como referncia o ano de 2008

803 acidentes/ cem mil veculos licenciados

2008

10%

11%

12%

13%

15%

CET-Rio

Garantir que at o final de 2016 no haver mais famlias vivendo em reas de alto risco (encostas)

25 mil famlias *

2011

21 mil

15 mil

10 mil

5 mil

Geo Rio e SMH

Integrar todos os meios de transporte pblico ao sistema tarifrio do Bilhete nico Carioca, at 2016 Alcanar 60% dos usurios de transporte pblico no Municpio do Rio de Janeiro que usam pelo menos um meio de transporte de alta capacidade (trem, metr, ou Ligeiro) at 2016 Concluir as obras e iniciar as operaes da TransOeste, TransCarioca, TransOlmpica e TransBrasil Modernizar 100% da frota de nibus at 2016, adotando nibus modernos com ar condicionado, motor traseiro, combustvel verde e recursos de acessibilidade Garantir que 100% dos txis estaro dentro dos padres de qualidade exigidos pelo Rio Boa Praa at 2016

nibus-nibus e nibus-trem 18% (1,19 milho de pessoas)

2011

TransOeste

TransCarioca, metr e STPL

Barcas

TransOlmpica TransBrasil

4
SMTR No se aplica

Expandir o Programa Bairro Maravilha nas Zonas Norte e Oeste, recuperando 582 km e implantando 173 km de vias pblicas, respectivamente at 2016

290,8 km (Zona Norte) 41,0 km (Zona Oeste)

2009 a 2011

365,0

454,2

482,6

525,2

582,0

SMO/ CGO

Quilmetros de vias pblicas recuperadas e com entorno revitalizado Quilmetros de vias pblicas recuperadas e com entorno revitalizado

2009 a 2011

93,0

102,5

118,5

142,5

173,0

SMO/ CGO

2011

18% (1,19 milho )

25% (1,66 miho)

40% (2,59 milhes)

40% (2,59 milhes)

60% (4,05 milhes)

SMTR

Nmero de pessoas que usam pelo menos um transporte de alta capacidade / Populao da cidade

Concluir, at o final de 2016, as obras de requalificao urbana do projeto Porto Maravilha

NA

NA

TransOeste

TransCarioca

TransOlmpica

TransBrasil

SMO

No se aplica Levar urbanizao - gua, tratamento de esgoto, drenagem, iluminao pblica, coleta de lixo, conteno, e pavimentao - a 156 mil domiclios at 2016, no mbito da iniciativa Morar Carioca Implantar UPP Social em todas as reas pacificadas 1

Concluso do Museu de Arte do Rio e requalificao urbana de diversas vias

Inaugurao do binrio

Concluso do Museu do Amanh

Concluso do tnel da via expressa

Concluso da requalificao urbana e da via expressa

CDURP

NA

1%

2011

3%

5%

30%

60%

100%

SMTR

Nmero de nibus com as condies estipuladas/ Nmero total de nibus circulando no Municpio (exclui nibus intermunicipais) Nmero de txis adequados ao Rio Boa Praa/Nmero total de txis no Municpio

70 mil

2010-2012 (ciclo 1)

70 mil

97 mil

127 mil

141 mil

156 mil

SMH

Domiclios em rea urbanizada acumulado no ano desde 2009

NA

11

**

**

**

**

IPP

0%

2011

0%

5%

30%

60%

100%

SMTR

Territrios com pacote bsico de servios implantado

1 Considera-se rea pacificada como rea com a UPP propriamente dita instalada, no apenas ocupao policial inicial realizada.

1 Ligeires considerados: 2012 - TransOeste; 2013 - TransOeste e TransCarioca; 2014 - TransOeste e TransCarioca; 2015 - TransOeste e TransCarioca; e 2016 - TransOeste, TransCarioca e TransOlmpica. 2 Pendente definio dos BRSs a serem inaugurados entre 2013 e 2016.

* Levantamento da Geo Rio para Macio da Tijuca (17.000) e estimativa para Pedra Branca (8.000). ** Territrios com pacote bsico de servios (Iluminao pblica e coleta de lixo) implantado em at dois meses aps a instalao de UPP.

234

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

235

05. Ordem Pblica e Conservao

06. Gesto e Finanas Pblicas

Metas

VALOR DE REFERNCIA

DATA DE REFERNCIA

12

13

14

15

16

FONTE

Frmula de Clculo

Metas

VALOR DE REFERNCIA

DATA DE REFERNCIA

12

13

14

15

16

FONTE

Frmula de Clculo

Ter 14 UOPs implantadas, todas com cobertura de vigilncia eletrnica,1 e um efetivo de pelo menos 3,3 mil guardas municipais operando diariamente nas ruas at 2016

5 (N UOPs)

2011

11

14

14

14

SEOP

Nmero acumulado de UOPs implantadas

Manter a capacidade de investimento da Prefeitura em uma mdia de 15% do oramento total entre 2012 e 2016 Aumentar o nmero de atendimentos do 1746 por ano para 3,5 milhes de atendimentos em 2016, aumentando para 85% os servios entregues classificados como satisfeito/muito satisfeito em pesquisa de opinio

8,4%

2008

17%

15%

15%

15%

13%

SMF/ FSOR

Soma dos valores liquidados de investimento e inverses financeiras / Soma de receitas totais

1,7 mil (Guardas Municipais operando diariamente nas ruas)

1,6 milho de atendimentos 75% servios entregues classificados como satisfeito/ muito satisfeito

2011

2 milhes

2,3 milhes

2,7 milhes

3,1 milhes

3,5 milhes

CVL

Nmero de atendimentos realizados pelo 1746

2009

3,0 mil

3,2 mil

3,3 mil

3,3 mil

3,3 mil

SEOP/ DOP

Mdia do nmero de guardas na rua por ms

2011

78%

82%

83%

84%

85%

CVL

(Servios entregues classificados como satisfeito/ muito satisfeito) / Servios entregues total (Valor real unitrio de aquisio das principais famlias de compras (servios e insumos) no ano de medio - valor real unitrio de aquisio das principais famlias de compras (servios e insumos) no ano de referncia) / Valor real unitrio de aquisio das principais famlias de compras (servios e insumos) no ano de referncia

Recapear 1,7 mil km de vias primrias (asfalto liso) e 1,0 mil km de vias secundrias da cidade entre 2009 e 2016

668 km (vias primrias)

2009 a 2011 2009 a 2011

780

956

1.216

1.521

1.738

SMO

Quilometragem acumulada de vias primrias recapeadas

90 km (vias secundrias)

246

402

558

792

1.026

SECONSERVA

Quilometragem acumulada de vias secundrias recapeadas

Reduzir em at 10% o valor real unitrio de aquisio das principais famlias de compras (servios e insumos) at 2016, tendo como referncia o ano de 2012

Ser aferido em 2012

2012

3%

6%

8%

10%

CVL/ SMA/ SMF

Revitalizar 700 mil m2 de caladas e 5 mil rampas no mbito da iniciativa Rio Acessvel entre 2013 e 2016

152.300

304.600

507.600

700.000

SECONSERVA

rea de caladas revitalizadas acumulada

4
0 1.350 2.700 4.050 5.000 SECONSERVA Nmero acumulado de rampas revitalizadas

Manter um crescimento nominal mdio anual da receita tributria prpria de pelo menos 15,5% entre 2012 e 2016 Prover conectividade com alto padro de eficincia para todas as unidades da Prefeitura e garantir alta disponibilidade para os sistemas crticos (24x7) at 2016 Tornar as 33 unidades de administrao regional em centros de atendimento presencial ao cidado dotadas de tecnologia de autosservio at 2016 Instituir o Sistema Municipal de Gerenciamento de Projetos e Monitoramento de Metas (SMGPM)

R$ 6,15 bilho (14% em relao ao ano anterior)

2011

15,5%

15,5%

15,5%

15,5%

15,5%

SMF

Crescimento de arrecadao do ISS - Crescimento da Inflao

Manter um ndice de apagamento dentro dos padres internacionais (inferior a 2%)

2%

2011

2%

2%

2%

2%

2%

SECONSERVA

Nmero de unidades apagadas/total de unidades

17,7% de unidades com conectividade

2011

20%

40%

50%

80%

100%

IPLAN

Nmero de unidades com conectividade / Nmero total de unidades

1 Instalao de cmeras (20 a 30 por UOP) em reas de maior propenso a concentrao de desordem, como em cruzamentos movimentados, locais com grande fluxos de pessoas, praas pblicas, reas de feiras e assentamentos de comrcio ambulante.

0 unidades convertidas

2011

13

23

33

CVL

Nmero de Unidades Convertidas

NA

NA

CVL

236

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

237

07. Meio Ambiente e Sustentabilidade

08. Desenvolvimento Econmico

Metas

VALOR DE REFERNCIA

DATA DE REFERNCIA

12

13

14

15

16

FONTE

Frmula de Clculo

Metas

VALOR DE REFERNCIA

DATA DE REFERNCIA

12

13

14

15

16

FONTE

Frmula de Clculo

Aumentar para 55% a taxa de cobertura da rede coletora de esgoto com tratamento na AP 5 at 2016 Reflorestar 1.700 hectares em novas reas entre 2009 e 2016, garantindo o manejo das reas j reflorestadas Plantar 500 mil novas rvores em parques, praas ou unidades de conservao at 2016 Alcanar 450 km de malha cicloviria entre 2009 e 2016, integrando-a aos modais da cidade

5%

2008

30%

36%

42%

48%

55%

SMAC/ Rio guas/SISARC

Populao da AP 5 atendidas por esgoto com tratamento / Populao da AP 5

600 ha

2009-2011

1.100

1.250

1.400

1.550

1.700

SMAC

Extenso acumulada de rea reflorestada

Garantir que todos os alvars e licenas concedidos pela Prefeitura sejam emitidos por meio eletrnico, com 100% dos alvars de baixo risco em at 3 dias, at 2016

2% (alvars e licenas concedidos por meio eletrnico)

2011

2%

2%

20%

70%

100%

SMF/CLF

Nmero de solicitaes de emisso de alvar e licenas da Prefeitura concedidos por meio eletrnico / Nmero de solicitaes de emisso de alvar e licenas da Prefeitura Nmero de solicitaes de emisso de alvar para atividades de baixo risco (ambiental e sanitrio) concedidas em 3 dias teis/ Nmero total de solicitaes de emisso de alvar para atividades de baixo risco (ambiental e sanitrio)

30 mil

2011

60 mil

125 mil

250 mil

375 mil

500 mil

SMAC

Nmero acumulado de rvores plantadas

80% (alvars de baixo risco emitidos em at 3 dias)

2011

88%

90%

95%

100%

100%

SMF/CLF

150 km

2008

300

330

370

420

450

SMAC

Extenso acumulada de ciclovia construda

2
0,6% (Taxa de material recolhido para coleta seletiva)

Atrair pelo menos R$ 1 bilho de investimentos em novas empresas do setor de Energia e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) at 2016 Aumentar a oferta de quartos em, pelo menos, 7 mil unidades at 2016, mantendo a taxa de ocupao hoteleira acima de 80%

R$ 158 milhes

2011

110 milhes

280 milhes

480 milhes

710 milhes

1 bilho

Rio Negcios

Volume financeiro de investimentos em novas empresas do setor de energia e P&D atrado

Coletar 25% de todo o lixo reciclvel produzido na cidade at 2016

2008

2%

5%

10%

17%

25%

SMAC

Lixo reciclvel coletado / Lixo reciclvel produzido na cidade

3
Reduzir em 16% os gases causadores do efeito estufa at o final de 2016, tendo como referncia o inventrio de emisses de 20051

20.000 quartos

2011

20.500

21.100

23.100

26.100

27.000

ABIH

Nmero de quartos de hotel com ocupao maior que 80%

13.269 mil toneladas de CO2 equivalentes

2005

8%

NA

NA

NA

16%

SMAC

(Emisso no ano de medio - Emisso no ano de 2005)/ Emisso no ano de 2005

1 Em cumprimento lei municipal de mudanas climticas.

Elevar de 2,2% para 2,75% o total de pessoas empregadas em atividades da economia criativa, sobre o total de empregados na cidade at 2016

2,2% do total de empregados da cidade dedicados a atividades da Economia Criativa

2010

2,40%

2,50%

2,60%

2,75%

RAIS/ Firjan

Nmero de pessoas empregadas em atividades da economia criativa / Nmero de pessoas empregadas na cidade

* Remodelagem da metodologia de aferio.

238

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

239

09. Cultura

10. Desenvolvimento Social

Metas

VALOR DE REFERNCIA

DATA DE REFERNCIA

12

13

14

15

16

FONTE

Frmula de Clculo

Metas

VALOR DE REFERNCIA

DATA DE REFERNCIA

12

13

14

15

16

FONTE

Frmula de Clculo

Expandir a oferta de cultura da cidade atravs do fomento atividade cultural, alcanando 350 produes beneficiadas por ano em 2016 Dobrar a frequncia nos equipamentos municipais de cultura at 2016, tendo como referncia o ano de 2011

216

2011

220

240

280

310

350

SMC

Nmero de produes beneficiadas

Reduzir em pelo menos 50% a populao carioca abaixo da linha de pobreza mais alta da 1 Meta do Milnio da ONU at o final de 2015, tendo como referncia o ano de 2007 Reduzir em pelo menos 100% a pobreza na populao beneficiria do Bolsa Famlia Federal e do Carto Famlia Carioca at o final de 2016, tendo como referncia o ano de 2010

4,54%

2007

-40,0%

-43,0%

-46,0%

-50,0%

IBGE/ FGV

% da populao que vive com renda domicilar per capita at 108 reais/ms (corresponde a 2US$/dia PPC -Paridade Poder de Compra) Severidade da pobreza (P2 - que da mais peso aos mais pobres) na populao beneficiria do Bolsa Famlia e Carto Famlia Carioca usando a renda domicilar per capita permanente* at 108 reais/ms (corresponde a 2US$/dia PPC -Paridade Poder de Compra)

841.033 pessoas

2011

15%

35%

55%

75%

100%

SMC

Nmero de pessoas que frequentaram equipamentos municipais de cultura

4,38%

Jun/10

-80,0%

-85,0%

-90,0%

-95,0%

-100,0%

MDS/FGV

Consolidar a regio do Porto Maravilha como local de fomento cultura, atravs da promoo de pelo menos 15 importantes iniciativas culturais at 2016

NA

NA

Centro de Referncia Afro-Brasileiro; Circuito Histrico e Arqueolgico da Celebrao da Memria Africana; + 3 iniciativas a definir

Cidade do Teatro; + 1 iniciativa a definir

2 iniciativas a definir

2 iniciativas a definir

4 iniciativas a definir

SMC

Nmero de iniciativas culturais implantadas por ano na regio do Porto Maravilha

Valorizar a paisagem urbana e o patrimnio cultural do centro histrico atravs da recuperao e requalificao de reas relevantes como a Praa Tiradentes e a Lapa

2011

10

20

SUBPC

Nmero acumulado de imveis recuperados e requalificados nas reas da Praa Tiradentes e Lapa

Atingir 60% de cobertura de ateno em sade mental (Centros de Ateno Psicossocial e Residncias Teraputicas) at 2016, priorizando a ateno ao usurio infantil de lcool e crack Garantir que 100% dos beneficirios do Carto Famlia Carioca habitantes de reas cobertas pelo Programa Sade da Famlia sejam atendidos pelo programa Garantir que 100% das Escolas do Amanh estejam cobertas pelo programa Rio em Forma at 2016

40%

2011

40%

46%

53%

58%

60%

SMAS

(Nmero de CAPS * 200.000)/ Total de habitantes da cidade

NA

NA

NA

50%

80%

90%

100%

SMAS

Nmero de famlias beneficiadas pelo programa Sade da Famlia que so elegveis para o Carto Famlia Carioca, beneficiadas pelo Carto Famlia Carioca

0%

2011

NA

20%

60%

80%

100%

SMEL

Nmero de Escolas do Amanh cobertas pelo Rio em Forma/ Nmero Total de Escolas do Amanh

*Renda estimada a partir do Cadastro nico usando os ativos da famlia e os benefcios do Bolsa Famlia Federal.

240

O Rio mais integrado e olmpico

Plano Estratgico da Prefeitura do Rio de Janeiro

241

Participantes do Planejamento Estratgico da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


Gabinete do Prefeito

Prefeito Eduardo da Costa Paes Vice-Prefeito Carlos Alberto Vieira Muniz Chefe do Gabinete Luiz Antonio Guaran Cmara Tcnica de Desenvolvimento Sustentvel e Governana Metropolitana Sergio Besserman Vianna Subsecretaria de Patrimnio Cultural, Interveno Urbana, Arquitetura e Design Washington Menezes Fajardo CDURP Jorge Luiz Souza Arraes Rio Negcios Marcelo Haddad
Secretarias Municipais, Empresas Pblicas, Autarquias e Fundaes

Fazenda Eduarda Cunha de La Rocque Geo-Rio Mrcio Jos Mendona Machado Guarda Municipal Cel. Henrique Lima Castro Habitao Jorge Bittar IplanRio Ricardo de Oliveira IPP Ricardo Henriques Meio Ambiente Carlos Alberto Vieira Muniz Obras Alexandre Pinto da Silva Ordem Pblica Alexander Vieira da Costa Rio-guas Mauro Alonso Duarte RioUrbe Armando Jos Guedes Queiroga Jnior RioFilme Srgio de S Leito Sade e Defesa Civil Hans Dohman Pessoa com Deficincia Georgette Vidor Mello Transportes Alexandre Sanso Turismo/RioTur Antonio Pedro Viegas Urbanismo Sergio Diasv Entrevistados Alexandre Accioly, Axel Grael, Beto Sicupira, Carlos Arthur Nuzman, Luciana Costa Marques de S (representando Eduardo

Eugenio Gouvea Vieira), Felipe Goes, Antnio Dias, Gilberto Sayo, Joo Roberto Marinho, Jos Luiz Alqueres, Julio Bueno, Marcelo Neri, Mauro Osrio, Paulo Ferraz, Rogerio Chor, Rosiska Darcy de Oliveira, Srgio Bessermann, Vera Cordeiro, Walter Mattos, Sergio Magalhes, Eoin Daily, Michael Lierow, Marcos Cruz, Tracy Francis, Thomas Kibasi e Ben Richardon Conselho da Cidade Adilson Pires, Alba Zaluar, Alfredo Lopes, Andre Eppinghaus, Antenor de Barros Leal, Armando Strozenberg, Augusto Ivan, Bertha de Borja Reis do Valle, Beto Sicupira, Brenda Valansi Osrio, Bruno Filippo, Bruno Thys, Carla Camurati, Carla Pinheiro, Carlos Arthur Nuzman, Carlos Carvalho, Carlos Tufvesson, Carmen Fontenelle, Carol Sampaio, Carolina Wambier, Celina Carpi, Celso Barros, Cesar Cunha Campos, Daniela Fiszpan, David Zylbersztajn, Dom Orani Tempesta, Elena Landau, Eloi Fernandes, Fernanda Montenegro, Fernando MacDowell, Fernando Molica, Ferreira Gullar, Flavia Oliveira, Gilberto Ururahy, Guilherme Laager, Guilherme Studart, Gustavo Rocha Lima, Guti Fraga, Hlcio Tokeshi, Hugo Barreto, Jairo Werner, Joo Dionisio Amoedo, Joo Guilherme Ripper, Joaquim Levy, Jos Antonio Fichtner, Jose Formoso, Jose Luiz Alqueres, Jos Marcio Camargo, Jose Padilha, Julio Bueno, Leandro Piquet, Leda Castilho, Lucia Hipolito, Luis Carlos Barreto, Lus Fernando Correia, Luiz Augusto Maltoni Jr, Luiz Erlanger, Luiz Paulo Correa da Rocha, Marcelo Madureira, Marcelo Neri, Marcelo Szpilman, Marcelo Torres, Marcos Avila, Marcus Vinicius Freire, Maria Celeste Emerick, Maria Erclia Leite de Castro, Mauricio Assumpo,

Mauro Osorio, Michel Sarkis, Nelma Tavares, Nelson Sendas, Nizan Guanaes, Olavo Monteiro de Carvalho, Patrcia Amorim, Paulo Ferraz, Paulo Melo, Paulo Moll, Paulo Niemeyer, Pedro Abramo, Pedro Buarque de Hollanda, Pedro de Lamare, Pedro Jos Wahmann, Pedro Lus, Peter Eduardo Siemsen, Philip Carruthers, Plinio Froes, Regina Cas, Ricardo Amaral, Ricardo Cravo Albin, Roberta Medina, Roberto A. Medronho, Rodrigo Baggio, Rodrigo Pimentel, Rogerio Chor, Rony Meisler, Rosa Celia, Rosiska Darci, Sergio Bermudes, Sergio Besserman Vianna, Sergio Ferraz Magalhes, Srgio Novis, Srgio Ruy Barbosa, Silvia Ramos, Solon Lemos Pinto, Susana Herculano-Houzel, Suzana Kahn Ribeiro, Tnia Zagury, Vik Muniz e Walter Mattos
Coordenao do Plano Estratgico

Administrao Paulo Jobim Filho Assistncia Social Rodrigo Bethlem Casa Civil Pedro Paulo Carvalho Teixeira CET-Rio Claudia Antunes Secin Comlurb Angela Nbrega Fonti Conservao e Servios Pblicos Carlos Roberto Osrio Cultura Emilio Khalil Educao Claudia Costin Empresa Olmpica Maria Silvia Bastos Marques

Casa Civil Pedro Paulo Carvalho Teixeira Subsecretaria de Planejamento e Modernizao de Gesto Jean Leonardus Caris Andra Ferreira de Arajo Subsecretaria de Monitoramento e Resultados Roberta de Oliveira Guimares Felipe de Souza Camargo Mariana Peixoto de Toledo Monica Fernandes Costa Escritrio de Gerenciamento de Projetos Carlos Pereira Dias Durval Alves Mello Neto Claudia Rocha Conde Aljan Elaine Alves da Silva Teodoro Marconi Franco Coordenao Geral do Projeto Antonio Carlos Menezes Ramos

242

O Rio mais integrado e olmpico

244

O Rio mais integrado e olmpico

Anda mungkin juga menyukai