Anda di halaman 1dari 3

Object 1

PERCA O MEDO DE DIRIGIR Muitas pessoas, na grande maioria mulheres, pois elas so mais sensveis, tem medo de dirigir. No incio, muito dificil at voc pegar confiana no veculo, na estrada. Para muitas o medo de dirigir se torna uma coisa quase impossvel de superar. Mesmo pessoas que dirigem bem inicialmente, tem facilidade de aprendizado na direo podem ter medo de dirigir Voc no deve perder o medo de dirigir, pois o trnsito muito perigoso, principalmente em cidades grandes onde a quantidade de carros e motos muito elevada. No perca o medo de dirigir, aprenda a respeitar o trnsito. Desta maneira, voc no causar nenhum acidente e nem infringir as leis de trnsito.

Para alguns psiclogos o medo de dirigir apenas a ponta de um iceberg, que deixa claro a necessidade de procurar atendimento especializado. Aps o programa eles passam a se respeitar, lidam melhor com seus erros e deixam de se torturar por conta disso, diz. Para perder o medo do volante o candidato aprende a apontar suas qualidades e defeitos, propiciando o autoconhecimento. Alm da parte terica, ele ainda tem aulas de direo. Qual jovem nunca teve o sonho de liberdade de sair dirigindo um carro sem rumo? O automvel, objeto de desejo para muitos e sinal de status e poder para outros tantos, tambm pode trazer consigo uma doena ainda vista com preconceito, a fobia de dirigir Medo, fobia ou pnico? O medo controlado cria barreiras para nossas atitudes e nos protege de vrias situaes. Em excesso, ele vira uma doena. De acordo com Miguel Roberto Jorge, professor associado e chefe da disciplina de Psiquiatria Clnica da Universidade Federal de So Paulo (Unifesp), o medo uma manifestao normal diante de situaes que so ameaadoras para as pessoas. J o pnico corresponde situao em que a pessoa se sente muito aflita ou desesperada diante de algo. "Em psiquiatria, este estado emocional se refere a um conjunto de sinais e sintomas, como intensa ansiedade, tremores, sudorese, palpitaes, medo de morrer ou de perder o controle - situao esta, alis, que pode ocorrer sem causa aparente ou diante de um fato estressante e que dura alguns minutos", conta o mdico. Estas condies, habitualmente, so reconhecidas como diferentes transtornos de ansiedade, e as causas podem estar associadas a uma predisposio gentica ou a experincias de vida e comportamentos aprendidos. Porm, nem todo medo fbico. "Se uma pessoa apresenta fobia de dirigir, provavelmente ela j possua, anteriormente ao quadro, algumas caractersticas de personalidade que incluem o fato de sempre ter sido uma pessoa medrosa e que, a partir de uma m experincia em um carro (um acidente, por exemplo), pode passar a ter um medo exagerado e a no querer mais dirigir", avalia o professor Miguel Jorge (Unifesp).

Sem traumas Muitos costumam associar essa fobia de dirigir a algum trauma ocorrido em um acidente, morte de um ente querido no trnsito ou at mesmo a um seqestro relmpago. Para o especialista Miguel Jorge, o trauma uma situao ou experincia vivida pela pessoa de forma a promover nela um registro psicolgico negativo. Toda vez que ela revive a m experincia em sua vida, este pavor acionado. Trata-se de um transtorno de estresse ps-traumtico. Mesmo assim, segundo a psicloga Neuza Corassa, autora do livro Vena o medo de dirigir - Como Superar-se e Conduzir o Volante da Prpria Vida (Ed. Gente), o impressionante que muitas das pessoas que tm medo de entrar no carro e enfrentar as ruas no sofreram anteriormente acidentes de carro e nem mesmo perderam familiares nas ruas e estradas. Para a psicloga Ceclia Bellina, dona da auto-escola Persona, especializada nesse tipo de fobia, simples identificar esse mal. "Geralmente, a pessoa possui carteira de habilitao, tem carro, mas anda a p", comenta. Cerca de 10% dos motoristas precisam de ajuda apenas para vencer a ansiedade e 95% das pessoas que buscam ajuda para perder o medo j possuem habilitao. Alm disso, "o maior sofrimento da maioria est mesmo no medo de errar e atrapalhar o trnsito", diz a psicloga Neuza Corassa. As pessoas que sofrem desse mal tm dificuldades em se expor publicamente; errar na frente dos outros; ser criticada; passar por testes e ser ridicularizada. Para piorar, mais difcil de serem tratadas. "Quem sofre algum trauma se recupera mais rapidamente, porque a imagem do carro no fica distorcida. J quem tem fobia, costuma ficar paralisado. A avalanche de adrenalina faz com que a pessoa no raciocine", explica a psicloga Neuza Corassa. A especialista Ceclia Bellina ainda alerta: "os fatores externos tambm podem agravar o quadro. "O trnsito agressivo e mal-educado pode influenciar, assim como a aprendizagem rpida nas autoescolas, em apenas 15 aulas". TESTE E CONFIRA SE VOC TEM FOBIA O questionrio foi elaborado pela perita examinadora de trnsito e psicloga Jucelaine Vegh, que trabalha em parceria com diversas autoescolas de So Paulo. Caso a sua resposta seja 'sim', para pelo menos trs questes abaixo, procure ajuda especializada para voltar a dirigir. 1 - Voc tem medo mesmo antes de sair com o carro? 2 - Sofre de angstia antecipada? (Por exemplo, fica angustiada noite, se vai dirigir pela manh? 3 - Tem insnia por causa do dever de dirigir? 4 - Apresenta tremor e sudorese ao entrar ou pensar no carro para dirigir? 5 - Ao pensar em dirigir voc chora e tem dor de barriga? 6 - Pensa que o carro tem vida prpria?

7 - Possui medo de lidar com o carro? 8 - D desculpas para protelar o ato de dirigir? Dicas para perder o medo de dirigir Por falta de confiana, muita pessoas (mesmo habilitadas), tem medo de pegar um carro e sair no trnsito a fora. Segue abaixo algumas dicas para voc se livrar deste medo: 1 - Comece a dirigir em locais mais calmos, com pouco trnsito. 2 - Ande inicialmente com seu pai, me, amigo. Algum que lhe traga confiana. 3 - Se quem est tentando lhe ensinar nervoso, procure outro professor. 4 - Tenha calma e no faa nada no desespero ou com pressa. Siga todos os passos ensinados na auto-escola. 5 - No pare de praticar, a pratica leva a perfeio e assim aos poucos voc acaba perdendo o medo de dirigir. 6 - No comeo, escolha um ou dois trajetos. Isto evitar ansiedade. 7 - Marque em sua agenda, pelo menos duas vezes por semana para praticar o exerccio de dirigir. Esta prtica deve ser considerada como uma tarefa do dia-a-dia. O hbito dirio far voc adquirir confiana. 8 - Quando se sentir confiante, inicie trajetos maiores ou que tenham subidas e uma maior quantidade de veculos. 9 - No se assuste com os sintomas da ansiedade que se manifestaro no seu corpo: tremedeira, taquicardia, transpirao. Elas tendero a diminuir. 10 - Dirija inicialmente para voc. No tente provar nada para os outros. Isto diminuir as expectativas sobre voc e baixar a ansiedade. 11- Tenha autoconfiana, tente esquecer do seu medo na hora de dirigir 12- Dirija por voc e pelos outros. Assim voc tomar o mximo de cuidado no transito e evitar problemas 13- No incio, tente procurar locais isolados ou com pouco movimento, at se sentir mais confiante 14- Procure ter calma, no faa nada as pressas, principalmente no transito 15- Saia para dirigir na cidade em perodos/dias de menor movimento 16- Saiba que ningum nasce sabendo, ento pratique sempre, assim voc perder seu medo. 17- Se voc notar que nenhuma das dicas acima serviram para voc, procure um profissional para orient-lo psicologicamente.

Anda mungkin juga menyukai