Anda di halaman 1dari 7

2.

6 Lucratividade
A Lucratividade um indicador de eficincia operacional obtido sob a forma de valor percentual e que indica qual o ganho que a empresa consegue gerar sobre o trabalho que desenvolve. http://arquivopdf.sebrae.com.br/customizado/uasf/gestaofinanceira/analisefinanceira/4_lucratividad e.pdf Uma das finalidades deste estudo motivacional voltado a qualidade visar lucro para a empresa. O aumento da Lucratividade pode ser obtido pela reduo de custo em um conjunto de medidas e procedimentos especficos, objetivando a reduo geral de custos e despesas, para obteno de ganhos de eficincia e produtividade. Segundo ( PINTO, 2008, p.19). define custo como : Gastos acumulados para executar uma atividade, fabricar um produto ou adquirir uma mercadoria so : Salrios do pessoal da produo, Matria prima utilizada no processo produtivo, Mercadorias para venda, Combustvel e lubrificantes usados nas maquinas da fabrica, Aluguis e seguros do prdio da fbrica, Depreciao dos equipamentos da fbrica. Gastos com manuteno das mquinas da fbrica. A partir das afirmaes acima observa que no sistema capitalista uma das principais caractersticas o Lucro : O Lucro a diferena entre a receita e o custo total para produzir. O incentivo para produzir o desejo das empresas de obterem Lucro. Nessa perspectiva, o desenvolvimento cientfico e tecnolgico s interessa para as empresas se for para gerar lucro, ou seja, a prioridade econmica. Tal fato parece ser uma constante entre os empreendedores. Jonash e Sommerlatte (2001, p.145), citam uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, na qual se constatou que, embora os analistas financeiros achem que os novos produtos e a criatividade sejam significativos para a inovao, os fatores que prevalecem como indicadores so o lucro e os ganhos dos acionistas. Reforando essa postura, Marcovitch (2003, p. 355) afirma: as inovaes geram maiores ganncias que as meras especulaes comerciais.

2.6.1 Custo
Martins (2003, p. 17), partindo da tica industrial, conceitua Custo como : Gasto relativo a bem ou servio utilizado na produo de outros bens ou servios. Na sequncia o autor explica ainda que: O Custo um gasto, s que reconhecido como tal, isto , como custo, no momento da utilizao dos fatores de produo (bens e servios), para a fabricao de um produto ou execuo de um servio. Exemplos: a matria-prima foi um gasto em sua aquisio que imediatamente se tornou investimento, e assim ficou durante o tempo de sua estocagem; no momento de sua utilizao na fabricao de um bem, surge o Custo da matriaprima como parte integrante do bem elaborado. Este, por sua vez, de novo um investimento, j que fica ativado at sua venda.

O autor bem minucioso em sua explicao, pois demonstra de forma bem clara o momento em que o custo reconhecido, no processo de produo, como custo. Souza e Clemente (2007, p.12) numa viso um pouco diferenciada, afirmam que: Tradicionalmente, os custos tm sido conceituados como o valor de todos os bens e servios consumidos na produo de outros bens e servios. Nota-se que este conceito de custo limita-se processo fabril, no incluindo os valores que se situam antes ou depois do processo de fabricao.

2.7 Classificao de Custos : O custo classificado em 4 itens. 2.7.1 Custos ZANLUCA define custo direto como : Custo direto. aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrncia, isto , est ligado diretamente a cada tipo de bem ou funo de custo. aquele que pode ser atribudo (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. No necessita de rateios para ser atribudo ao objeto custeado. Ou ainda, so aqueles diretamente includos no clculo dos produtos. Exemplos de custos diretos: -Matrias-primas usados na fabricao do produto -Mo-de-obra direta -Servios subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou servios. Os custos diretos tem a propriedade de ser perfeitamente mensurveis de maneira objetiva. Os custos so qualificados aos portadores finais (produtos), individualmente considerados. ( Este tpico reproduo de parte da obra "CONTABILIDADE DE CUSTOS" de Jlio Csar Zanluca. http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/custos_direitos.htm )

2.7.2- Custo indireto. Indireto o custo que no se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou funo de custo no momento de sua ocorrncia. Os custos indiretos so apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critrios pr-determinados e vinculados a causas correlatas, como mo-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mo de obra direta, gastos com energia, com base em horas/mquinas utilizadas,etc. Atribui-se parcelas de custos a cada tipo de bem ou funo por meio de critrios de rateio. um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, sem que se possa separar a parcela referente a cada um, no momento de sua ocorrncia. Ou ainda, pode ser entendido, como aquele custo que no pode ser atribudo (ou identificado) diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Necessita de taxas/critrios de rateio ou parmetros para atribuio ao objeto custeado. So aqueles que apenas mediante aproximao podem ser atribudos aos produtos por algum critrio de rateio. Exemplos: 1. Mo-de-obra indireta: representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas indstrias ou prestadores de servios e que no so mensurveis em nenhum produto ou servio executado, como a mo de obra de supervisores, controle de qualidade, etc. 2. Materiais indiretos: so materiais empregados nas atividades auxiliares de produo, ou cujo

relacionamento com o produto irrelevante. So eles: graxas e lubrificantes, lixas etc. 3. Outros custos indiretos: so os custos que dizem respeito existncia do setor fabril ou de prestao de servios, como depreciao, seguros, manuteno de equipamentos, etc. ( Este tpico reproduo de parte da obra "CONTABILIDADE DE CUSTOS" de Jlio Csar Zanluca. http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/custos_direitos.htm )

2.7.3 Custo fixo . So aqueles que independentemente de alteraes ocorridas nos volumes produzidos em determinado perodo, no tem o seu total modificado. Mantm-se constantes independentemente da maior ou menor produo em um dado perodo. Exemplo: Segurana; Vigilncia; Aluguis de equipamentos e instalaes; Imposto predial. Possuem as seguintes caractersticas So fixos na totalidade e variveis na unidade, ou seja, seu valor por unidade de produto/servio maior ou menor em funo do volume produzido. Necessitam para serem alocados aos produtos/servios de bases de rateio, isso por serem custos indiretos. Fonte : Apresentao em sala de aula, Material do professor Daniel Morelli CUSTO FIXO Segundo Nogami, afirma que custo fixo esto associados ao emprego dos fatores de produo fixo, Incluem certos tipos de impostos, aluguel de predios, pagamentos de juros, seguros, custos de conservao , depreciao, certos tipos de ordenados etc. Incluem tambbm os custos implcitos. ( NOGANI, 1998 p. 169) 2.7.4 Custos variveis . So aqueles que se alteram na totalidade em proporo s alteraes ocorridas nos volumes de produo, ou seja, quanto mais se produz maiores eles sero. Variam em funo do volume produzido ou outra varivel operacional bem definida. Exemplo: Insumos produtivos; Embalagens;Mo-de-obra direta; Gastos com horas extras na produo. Possuem as seguintes caractersticas So fixos na unidade e variveis na totalidade; So apropriados aos produtos/servios de forma direta sem a utilizao de rateios. Fonte : Apresentao em sala de aula, Material do professor Daniel Morelli CUSTO VARIVEL Nogami afirma que custo varivel dizem respeito aos pagamentos que a firma ter de efetuar pala utilizao de fatores de produo variveis. Os custos variveis variam de acordo com o volume de produo da empresa, e incluem itens tais como despesas como matrias-primas, energia eltrica, mo de obra. Esses custos sero zero quando no houver produo e aumentaro a medida que a produo aumentar. ( NOGANI, 1998 p. 170)

2.8 Perda
( PINTO, 2008, p.22) descreve perda como : Gasto no-intencional decorrente de fatores externos fortuitos ou da atividade produtiva normal da empresa. No primeiro caso ( fatores externos fortuitos ), as perdas so consideradas da mesma natureza que as despesas e so apropriadas diretamente contra o resultado do perodo. So exemplos incndio, obsoletismo de estoque, perodo de greve, enchente, furto/roubo. No segundo caso ( atividade produtiva normal ), no qual se enquadram, por exemplo, as perdas normais de matrias-primas, na produo industrial, elas integram o custo de produo So exemplos : uma industria de estamparia que aproveita apenas 80% da chapa de ao e considera 20% como perda tcnica. O camiseiro que considera como custo o preo do pano total comprado, no se importando com os retalhos. A perda dividia em 2 classificaes : 2.8.1 Perda no intencional Enchente, incndio, greve, roubo. 2.8.2 Por atividade produtiva normal Perdas de matrias-primas na produo industrial, elas integram o custo de produo. Calculo do lucro operacional :

Figura: Custos e Perdas Fonte: PINTO, Gesto de custos

2.9 Lucro liquido


No demonstrativo abaixo o autor mostra como feita o calculo para chegarmos ao lucro liquido pelo mtodo de custeio varivel :

Vendas brutas : (-) Impostos, devolues, abatimentos = Vendas liquidas (-) Custos variveis (-) Despesas variveis = Margem de contribuio (-) Custos fixos (-) Despesas fixas = Resultado operacional (+/-) Resultado financeiro = Resultado operacional liquido (+/-) Perdas e ganhos no-operacionais =Lucro antes do imposto de renda (-) Imposto de renda e contribuio social =Lucro liquido ( PINTO, 2008, p.48).

Baseado nestas informaes podemos usar esse demonstrativo como forma de identificar onde pode ser mudado para aumentar o lucro liquido e a lucratividade. A Mo de Obra, funcionrios, pessoas envolvida no processo esta includa no calculo dos custos variveis.

2.10 Mtodos de custeio :

2.10.1 Custeio por absorso O mtodo de custeio por absoro representa uma exigncia da legislao societria e consiste em alocar os produtos ou servios todos os custos incorrido, sejam dele diretos ou indireto ( PINTO, 2008, p.40). 2.10.2 Custeio varivel

Possibilita ao gestor identificar as principais informaes : Analise da relao custo volume-lucro, os clculos de margens de contribuio, ponde de equilbrio, margem de segurana e grau de

alavancagem operacional Podemos melhorar a lucratividade melhorando os Custos fixos e os Custos Variveis Custeiro Varivel :Tambm denominado direto, gerencial e por contribuio em que somente so agregados aos produtos seus custos variveis considerando-se os custos fixos como se fossem despesas. Custos dos produtos so mensurveis objetivamente pois no sofrero processos arbitrrios ou subjetivos de distribuio dos custos comuns (rateio dos custos fixos). Lucro lquido no afetado por mudanas de incremento ou diminuio de inventrios. Os dados necessrios para a anlise das relaes custo-volume-lucro so rapidamente obtidos. mais fcil para os gerentes industriais entenderem o custeamento dos produtos sob o custeio direto porque os dados so prximos da fbrica e de sua responsabilidade possibilitando a correta avaliao de desempenho setorial. totalmente integrado com custo padro e oramento flexvel, possibilitando o correto controle de custo.Constitui um conceito de custeamento de inventrio que corresponde diretamente com os dispndios necessrios para manufaturar os produtos.Possibilita mais clareza no planejamento do lucro e na tomada de decises. Em resumo, todos os custos podem ser classificado em fixos e variveis ou em diretos e indiretos ao mesmo tempo. Com isso, a matria-prima um custo direto e varivel, os materiais de consumo so custos indiretos e variveis, os seguros das fbricas so custos indiretos e fixos, etc. Os custos diretos so variveis quase em exceo mas os indiretos so tanto fixos como variveis apesar da geral predominncia de serem tratados como fixos. Fonte : Apresentao em sala de aula, Material do professor Daniel Morelli 2.10.3 custeio por atividades ( ABC) ( PINTO, 2008, p.54) um mtodo baseado na anlise das atividades significativas desenvolvidas na empresa. Visa eliminar limitaes impostas pelos sistemas tradicionais de custeio. ( PINTO, 2008, p.55) O objetivo principal do sistema ABC a alocao racional dos gastos indiretos aos bens e servios produzidos. Proporcionando um controle mais apurado dos gastos da empresa e melhor suporte nas decises gerenciais. 2.11 REDUO DE CUSTO Os projetos Seis Sigma, como vantagem competitiva atravs da reduo de custo, so fatores-chave para o sucesso das organizaes. possvel identificar cinco vantagens 17 competitivas bsicas que as empresas alcanam com a concluso de projetos desta natureza, segundo MENEZES (2003): a qualidade como vantagem competitiva demonstra que a organizao capaz de fazer as coisas certas no tempo adequado, evitando perdas e retrabalho. A velocidade como vantagem competitiva permite empresa produzir mais rapidamente seu produto/servio. A vantagem competitiva da confiabilidade gera a fidelizao de clientes. A vantagem competitiva da flexibilidade permite alteraes rpidas e eficazes, mantendo seus padres de qualidade e prazo. A vantagem competitiva do custo traduz a capacidade que a empresa possui de tornar as coisas mais baratas.

2.11 COMPETITIVIDAE

So 3 elementos fundamentais para uma empresa manter-se competitiva : 2.11.1 Maior produtividade dos fatores de produo obtido pela adoo de novas tecnologias no processo produtivo. Melhorando a produo por unidade de recurso. 2.11.2 Menor custo unitrio de produo A maior produtividade pode resultar na reduo do custo mdio de produo 2.11.3 - Qualidade dos produtos e servios. Os consumidores esta cada vez mais exigente em termos de qualidade dos produtos. Com esse 3 elementos acima a empresa se torna mais competitiva e consegue produzir um produto com melhor qualidade e mais barato. (MENDES,2009,p.30).

Bibliografia :

MENEZES, L. C. M., 2003, Gesto de projetos. 2 ed. So Paulo, Atlas. MONTGOMERY, D. C., 2004, Introduo ao controle estatstico da qualidade. 4 ed. Rio de Janeiro, LTC. Gesto de Custos Alfredo Augusto, Andr Luis Fernandes Limeira, Carlos Alberto dos Santos Silva, Fabiano Simes Coelho FGV Pearson GONALVES PINTO, A. A. et al. Gesto de custos. 2 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2011. Economia Fundamentos e Aplicaes Judas Tadeu Grassi Mendes Editora Pearson JONASH, R. S.; SOMMERLATT, T. O valor da inovao: como as empresas mais avanadas atingem alto desempenho e lucratividade. Rio de Janeiro: Campus, 2001. MARCOVITCH, J. Universidad e innovacin tecnolgica. In: ORGANIZACIN DOS ESTADOS IBEROAMERICANOS PARA LA EDUCACIN, LA CINCIA Y LA CULTURA (OEI). Innovacin tecnolgica, universidad y empresa. Madrid: Organizao dos Estados Ibero-americanos, 2003. p. 355-364. IUDCIBUS, Srgio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de Contabilidade das sociedades por Aes. 7. ed. So Paulo: Atlas. 2007. SOUZA, Alceu; CLEMENTE, Ademir. Gesto de Custos: aplicaes operacionais e estratgicas: exerccios resolvidos e propostos com utilizao do Excel. So Paulo: Atlas, 2007. Material do professor Daniel Morelli

Anda mungkin juga menyukai