Anda di halaman 1dari 13

Red de Revistas Cientficas de Amrica Latina, el Caribe, Espaa y Portugal

Sistema de Informacin Cientfica

Geraldo Magela Barbosa Processo de dobramento de chapas metlicas Exacta, vol. 7, nm. 1, enero-marzo, 2009, pp. 109-120, Universidade Nove de Julho Brasil
Disponvel em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=81012760011

Exacta, ISSN (Verso impressa): 1678-5428 exacta@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil

Como citar este artigo

Fascculo completo

Mais informaes do artigo

Site da revista

www.redalyc.org
Projeto acadmico no lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto

Artig

Processo de dobramento de chapas metlicas


Geraldo Magela Barbosa
Mestre em Engenharia - Escola Politcnica USP; Engenheiro Mecnico, licenciado em Matemtica; Professor do Departamento de Cincias Gerenciais Uninove So Paulo SP [Brasil] magela@uninove.br

Nesta pesquisa, estuda-se a soluo analtica do momento de dobramento de uma chapa metlica sobre trs cilindros. A simulao numrica computacional na obteno do raio final de dobra implementada com as formulaes. Tenses residuais e retorno elstico so medidos e comparados com os resultados citados nas referncias. Na formulao do problema, mostrado que o momento de dobramento, as tenses internas e a distribuio elstica podem ser expressas em funo de parmetros geomtricos (raio de dobramento e espessura) e propriedades do material (mdulo de elasticidade, coeficiente de Poisson, coeficiente de resistncia, expoente de encruamento). Os resultados tericos sero comparados com os resultados experimentais. Palavras-chave: Dobramento de chapas. Retorno elstico. Tenses residuais.
Exacta , So Paulo, v. 7, n. 1, p. 109-120, jan./mar. 2009.

109

1 Introduo
O processo de conformao de chapas metlicas por dobramento tem sido usado amplamente nas indstrias em razo do bom acabamento superficial, reduo de peso e baixo custo de fabricao. Na dobra de chapas finas de metal, desde que observados os limites de conformabilidade do material, no dever ocorrer fratura ou dano de algumas de suas propriedades mecnicas. A alta taxa de produo de perfis variados por dobramento de chapas metlicas tem mxima importncia na economia dos pases industrializados, em particular na indstria automobilstica. As relaes entre tenses e deformaes so complexas no dobramento. Dessa forma, deve-se considerar primeiro a deformao e a tenso na regio elstica. A anlise e interpretao dos resultados devem levar em considerao a influncia de variveis metalrgicas de acordo com ASM Handbook Mechanical testing and evaluation (2000). Segundo Helman e Cetlin (2005), o conhecimento da geometria, do grau de deformao e das tenses que atuam no material durante a conformao constitui valiosa ajuda na anlise de possveis causas de defeitos e fraturas, permitindo precaver formas de evitar tais inconvenientes. Para Souza e Rolfe (2008), a variao dos parmetros do material, de tenses e do expoente de encruamento causa muita influncia no retorno elstico da chapa aps o dobramento, e esses valores so muito maiores que o atrito de contato no processo de dobra. Assim, pesquisas tm sido feitas no estudo de dobrar chapas metlicas, e a verificao do retorno elstico da chapa inicia-se com as solues propostas para a dobra elastoplstica sob a condio de deformao plana, bem como anlises mais aprofundadas do dobramento e do modelo, tais como a determinao das tenses, deformaes,

retorno elstico e o encruamento, cujas magnitudes sero objeto de estudo deste trabalho.

2 Metodologia
Para atingir os objetivos propostos nesta pesquisa, optou-se pelo mtodo analtico, que verificar o dobramento de uma chapa metlica envolvendo propriedades mecnicas do material e parmetros geomtricos da chapa. Foram consultadas bibliografias de diversos autores da rea de conformao, e, diante de vasto material atualizado, optou-se tambm por utilizar referncias bibliogrficas anteriores como no caso de Dieter (1986) e Tan et al. (1994) por serem consideradas essenciais para este trabalho. Dessa forma, neste estudo, primeiro analisa-se o processo considerando solues analticas, que incorporam efeitos diversos, tais como encruamento do material e resistncia ao escoamento num modelo de chapa fina de ao ABNT 1008. Nas relaes constitutivas da elasticidade, ser levada em considerao a lei de Hooke, e nas relaes constitutivas da plasticidade, a lei de Hollomon. Sero includas deformaes que no gerem danos pea sendo dobrada. Na soluo analtica, utiliza-se, para cada geometria prescrita, o momento total de dobramento, somando-se uma componente relativa s deformaes elsticas a outra relativa s componentes plsticas de deformaes. Retirado o esforo de conformao, ocorre o retorno elstico da chapa, com mudana de geometria do produto conformado, e o desaparecimento das tenses elsticas. O objetivo deste trabalho apresentar um estudo sobre a modelagem do processo de dobramento de chapa fina do ao ABNT 1008 com espessura t = 0,003m, largura unitria e conformada por dobramento entre trs cilindros.

110

Exacta , So Paulo, v. 7, n. 1, p. 109-120, jan./mar. 2009.

Artig

O dobramento ser feito a frio, e o material utilizado, considerado isotrpico com encruamento e homogneo. No cmputo do momento total, sero levadas em conta as relaes constitutivas tanto na regio elstica quanto na elastoplstica para clculo da integral variando de - t at t na espes2 2 sura da chapa. Ser implementado o mtodo numrico computacional de Dicotomia (Bisseco), utilizandose as formulaes obtidas analiticamente, para determinar o raio final de dobramento aps o retorno elstico da chapa. Os valores de tenso interna e tenses residuais sero calculados mediante um raio final de dobramento rc = 0,135m em todas as posies na espessura da chapa fina. O perfil das tenses residuais, obtido pelas formulaes, ser comparado com resultados experimentais de difrao de raios-X. As coordenadas principais de tenses e deformao esto relacionadas em regime elstico (BEER; JOHNSTON, 2008) e podem ser escritas pela lei de Hooke:

Figura 1: Tenso e deformao distribudas em um elemento de chapa


Fonte: o autor.

As componentes de trao e cisalhamento so includas como esforo interno no dobramento. O momento de flexo nos diferentes estgios de dobra ser determinado como soluo no processo de conformao.

4 Relaes constitutivas

3 Fundamentos do processo de dobramento


A mecnica da conformao metlica considera o material isotrpico e homogneo. No entanto, na maioria dos casos, a deformao do metal entre as matrizes no uniforme. O problema analtico principal consiste em predizer, de forma precisa, a deformao no uniforme e calcular as tenses locais. Como demonstrado na Figura 1, chapas finas tm os planos normais considerados planos durante a dobra, que converge at o centro de curvatura. Nesse modelo, as direes principais de tenso e deformao coincidem com as direes normais, radiais e tangenciais, respectivamente, permitindo, assim, trabalhar apenas trs variveis em cada caso.

ex = 1 [ x ( y + z)]
E
(1a)

ey = 1 [ y ( z + x)]
E
(1b)

ez = 1 [ z ( x+ y)]
E
(1c)

Das relaes acima citadas,

e a deforma-

o, e o expoente e mostra que as relaes esto no regime elstico. Tem-se E como mdulo de elasticidade [Pascal], como coeficiente de Poisson e como tenso [Pascal].

Exacta , So Paulo, v. 7, n. 1, p. 109-120, jan./mar. 2009.

111

As componentes do tensor das tenses esto restritas s componentes tangencial x, radial y e normal z, conforme Figura 2.

plstica para materiais isotrpicos com carregamento contnuo. Usa-se tambm para a proporcionalidade entre deformaes e tenses de cisalhamento principal.
1 p x = 2K x ( y + z ) 3 2
(3a)

1 p y = 2K y ( z + x ) 3 2

(3b)

1 p z = 2K z ( x + y) 3 2
(3c)

Figura 2: Representao do dobramento de chapas metlicas


Fonte: o autor.

O valor 2K conhecido como mdulo de plasticidade. Em que


3

p a deformao, e o expoente p
1 [ Pascal ], e , a

Na deformao plana, a componente z pode ser considerada nula, lembrando que, quando as curvaturas aplicadas chapa so muito grandes, as tenses

mostra que as relaes esto no regime plstico. E que 2K mdulo de plasticidade


3

tenso [Pascal]. Assumindo o volume constante no regime plstico, simplifica-se:

y so praticamente nulas e as equa ex = x E'

es se reduzem a:

(2a)

p x = K ( y x)
2
(4a)

ey =

(1 + ) x E

(2b)

p y = K ( x y )
2
(4b)

ez = 0

(2c)

pz = 0
(4c)

e que E = mdulo de elasticidade [Pascal] e = coeficiente de Poisson, e E =

E . 1 2

Conforme Vladimirov, Pietryga e Reese (2009), a relao entre o endurecimento isotrpico e cinemtico pode ser estabelecida por uma expresso exponencial. Pode-se analisar a

Esses equacionamentos so utilizados para determinao das componentes de deformao

112

Exacta , So Paulo, v. 7, n. 1, p. 109-120, jan./mar. 2009.

Artig

sensibilidade no momento de dobra em relao a parmetros geomtricos como o raio da ferramenta, a espessura da chapa e a relao entre o endurecimento isotrpico e cinemtico. Para Marciniak (2002), os valores equivalentes de tenso e deformao para a maioria dos metais podem ser correlacionados pela lei de Hollomon, que relaciona tenses e deformaes por meio de uma expresso de potncia equivalente.

5 Momento de dobramento
Considera-se que, durante o dobramento entre trs cilindros no processo de conformao de chapas metlicas, cada seo passa por estados de deformao aos quais correspondem apenas tenses elsticas ou elastoplsticas. Da posio A at a posio E, na Figura 3, observa-se que as tenses so pequenas na regio elstica (MARCINIAK, 2002).

= K

n
(5)

3 2 2 2 x +y +z 2

)
(6)

3 2 2 2 'x + 'y + 'z 2

)
(7)

Nas equaes, a tenso equivalente [Pascal];

, a deformao equivalente; K, coefi-

ciente de resistncia [Pascal], e n, expoente de encruamento, sendo que essas expresses dependem somente do tensor de tenses desviadoras , em que x = x - h; y = y - h; z = z - h; e que h = x + y + z . 3 As componentes radiais das tenses residuais so pequenas quando comparadas com as tangenciais, e escrevem-se: O dobramento ocorre a partir de zero, na
Figura 3: Dobramento de chapa sobre trs cilindros
Fonte: o autor.

2 x 3

posio A, at o momento mximo M e de dobra na regio elstica, na posio E, e o momento


(8)

fletor definido como

3 = x 2

M=
(9)

t / 2 /2

x y dy
(10)

Exacta , So Paulo, v. 7, n. 1, p. 109-120, jan./mar. 2009.

113

Tem-se que M o momento total de dobramento por unidade de largura [N.m/m]; t, a espessura da chapa [m]; , a tenso [Pascal], e y, a distncia da linha neutra da chapa at a posio considerada [m]. Segundo Vin (2000), a curvatura de uma chapa pode ser estimada durante a aplicao do esforo de dobra, o que gera o momento de dobramento. Pode-se, inclusive, estimar a forma da curva da chapa na ponta do puno.

5.2 Momento Regio elastoplstica


A partir da posio E, tem-se uma regio de seo com tenses elsticas seguida de outra no estado elastoplstico.
1 2

x =
*

1 +

K 1 n E
(14)

Em que x* a deformao na regio da cha-

5.1 Momento Regio elstica


O momento na regio elstica definido por:

pa no regime elstico e elastoplstico; , o coeficiente de Poisson; K, o coeficiente de resistncia [Pascal]; E , o mdulo de elasticidade [Pascal], e n, o expoente de encruamento. O resultado, em geral, a supresso das condies elsticas e elastoplsticas que estariam pre(11)

t3 1 Me = E' 12 r

sentes em qualquer seo aps o ponto E. O momento total de dobramento :

E a tenso nesta regio representada por:

M = Me + M p

x = E x
e e

(15) (12)

y y = l n 1 + r r
(13)

M = 2

+y
0

e x y dy + 2

y *

+t / 2

p x y dy

(16)

Nestas relaes, Me o momento na regio elstica por unidade de largura [N.m/m], E =

Sendo
e x =

E em que E o mdulo de elasticida1 2

E 1
2

y r
(17a)

de [Pascal]; t, a espessura da chapa [m], r, o raio de dobramento [m], ex , a tenso na regio elstica [Pascal];
n +1 n

x , a deformao; e, a regio els-

tica, e y, distncia da linha neutra da chapa at a posio considerada [m]. Nesse caso, no ocorre estiramento da chapa em razo do grande raio de dobramento.
114

2 p x =K 3

y . r

(17b)

Nas equaes acima, M o momento total do dobramento por unidade de largura [N.m/m];

Exacta , So Paulo, v. 7, n. 1, p. 109-120, jan./mar. 2009.

Artig

M e, o momento na regio elstica [N.m/m]; Mp , o momento na regio elastoplstica [N.m/m]; x , a tenso na regio elstica [Pascal]; E , o mdulo de elasticidade [Pascal]; , o coeficiente de Poisson; y, a distncia da linha neutra da chapa at a posio considerada [m]; r, o raio de dobramento [m]; x , a tenso na regio elastoplstica [Pascal]; K , o coeficiente de resistncia [Pascal], e n, o expoente de encruamento. Resolvendo a integral, chega-se ao momento na regio elastoplstica que depende de parmetros do material (E, K, , n) e parmetros geomtricos (r, t):
n+1 2 3 n+ 2 2 1 2 12 t n Kt 2 3 n 2 K 1 M = 2 Er + 3 2 E r (n + 2) 3 n+1 ( ) 2 + n 1 + + 2 2 3 1

Depois de a chapa passar pela mxima flexo na posio B (Figura 3), o momento de dobra decresce gradualmente at zero. Nessa fase de dobramento, as tenses tentam aliviar-se por meio da deformao da chapa dobrada, que, com o retorno elstico, apresenta tenses residuais. De acordo com Asgari et al. (2008), dependendo das propriedades do material e dos parmetros do processo de dobramento, h efeitos diferentes no retorno elstico de uma pea dobrada que podem ser estudados pelo modelo de elementos finitos com anlise estatstica. Demonstra-se esse efeito considerando-se rb e rc os raios de dobramento antes e depois do retorno elstico da chapa, respectivamente; ab, o ngulo de dobramento, e ac , o ngulo aps o retorno elstico. Ao considerar que um elemento deslocado a uma distncia y de uma fibra neutra entre duas sees separadas por lb = (rb + y) ab, aps o retorno elstico seu comprimento passa a ser lc = (rc + y) ac , em que y y e rbab = rcac , de forma que
e

( ) ( )

( )

( )

(18)

Em que,

M = momento total de dobramento por unidade de largura [N.m/m]

E = mdulo de elasticidade [Pascal] K = coeficiente de resistncia [Pascal]

= coeficiente de Poisson

n = expoente de encruamento r = raio de dobramento [m] t = espessura [m]


e

x(y) =

lc lb lb
(19)

6 Retorno elstico
Segundo Dieter (1986), aps a retirada do esforo aplicado para dobrar a chapa, ela ter um retorno elstico decorrente da ductilidade do material. Seu retorno elstico, aps o dobramento, ocasiona efeitos de mudana em alguns parmetros, entre os quais o raio de dobramento e o ngulo de dobra, conforme Chan (2004).

x(y) =

y.rb 1 1 rb + y rc rb

(20)

Tem-se que

ex(y) a deformao aps o re-

torno elstico da chapa; y, a distncia da linha neutra da chapa at a posio considerada [m]; rb, raio de dobramento [m], e rc , raio de dobramento aps o retorno elstico [m]. O momento do dobramento no retorno elstico

Exacta , So Paulo, v. 7, n. 1, p. 109-120, jan./mar. 2009.

115

M' = 2 0

/2

e x y dy

Em que xr (y) a tenso residual em qualquer posio na espessura da chapa [Pascal];


(21)

x(y), a tenso interna causada na chapa durante o dobramento [Pascal], e x (y), a tenso elstica
e

1 1 2 M' = rb E' r r h b c

na chapa aps o descarregamento do dobramen(22)

to [Pascal]. M o momento total de dobramento por unidade de largura [N.m/m]; y, a distncia da linha neutra at a posio considerada [m]; K, o coeficiente de resistncia [Pascal]; n, o expoen-

Em que

t rb + 2 h2 = rbt + rb2l n t rb 2

te de encruamento, e x , a deformao na regio elastoplstica.


(23)

Tem-se M como o momento de dobramento no retorno elstico por unidade de largura [N.m/m]. Aps o retorno elstico, o momento resultante zero:
M + M = 0
(24)

7 Aplicaes
As chapas so materiais caracterizados geralmente pela ductilidade e pela grande facilidade de conformao. Normalmente, no apresentam elevados valores para as propriedades mecnicas, isso porque as cargas que suportaro em servio so comumente baixas, em geral o prprio peso. Em razo das condies de trabalho, esses produtos deveriam possuir certa resistncia corroso atmosfrica, e mes-

De acordo com as equaes (18) e (22), tem-se

1 1 M = rb rc rb E' h2
(25)

mo para determinadas aplicaes, resistncia ao ataque de outros agentes qumicos. Segundo Chiaverini (2008), os requisitos essenciais a que os materiais da chapa devem obedecer, para a maioria das aplicaes, so os seguintes: Elevada trabalhabilidade, ainda que custa da resistncia mecnica, para maior facilidade de conformao. Quando se deseja certa resistncia e principalmente rigidez, adota-se
(26)
n +1

Tenses residuais so redistribudas, segundo o retorno elstico da chapa, depois de cessado o esforo aplicado para dobr-la. Essas tenses so obtidas superpondo a tenso elstica e a interna, conforme segue:
e (y) xr (y) = x (y) + x

o corrugamento da chapa; Boa soldabilidade, para maior facilidade de sua montagem em estruturas; Superfcie sem defeitos, essencial no caso de

xr ( y) =

pn 2 + K . x 2 (rb + y)h 3

yM

(27)

sua aplicao em estampagem profunda;

116

Exacta , So Paulo, v. 7, n. 1, p. 109-120, jan./mar. 2009.

Artig

Aspecto superficial conveniente, igualmente exigido para a maioria das aplicaes e obtido por acabamentos ou revestimentos superficiais especiais; Baixo custo. A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) define chapa fina entre os produtos laminados planos de ao-carbono, como chapa com espessura compreendida entre 0,0003m e 0,006m, incluindo os extremos, e largura igual ou superior a 0,3m. A maior parte do ao utilizado em chapas do tipo de baixo carbono, cuja composio obedece aos seguintes limites: Carbono: 0,03 a 0,12% Mangans: 0,20 a 0,60% Fsforo: 0,04% (mx) Silcio: 0,15% (mx) Com as seguintes propriedades mecnicas: Limite de escoamento: 180 a 225 MPa Limite de resistncia trao: 285 a 340 MPa Alongamento: 22% a 28% (at 40) Dureza Brinell: 82 a 110 Os aos baixo carbono apresentam a melhor trabalhabilidade tanto no que se refere sua obteno por laminao como no que diz respeito sua facilidade de conformao posterior. O esforo aplicado em uma chapa plana de metal durante o dobramento muda sua forma (Figura 2), gerando tenses de trao na parte superior e tenses de compresso na parte inferior. Depois de retirado o esforo de conformao, ocorre o retorno elstico sua geometria alterada, resultando, a partir da, a presena de tenses residuais na geometria final da chapa dobrada (BEER; JOHNSTON, 2008).

Tcnicas de dobramento utilizadas em chapas planas de metal podem desenvolver variados perfis. Utilizam-se industrialmente os dobramentos em V, em U e em L por prensa de cortina ou prensa viradeira, alm do dobramento entre trs cilindros ou o dobramento em perfiladora. O uso de cada uma dessas tcnicas depende do ferramental disponvel e de especificidades do produto em questo. Segundo Pereira et al. (2009), no processo de dobramento, deve-se analisar as condies de contato entre a chapa e o raio da matriz, a resistncia do material que a compe e a qualidade da chapa para predizer a vida da ferramenta usada no dobramento. As expresses obtidas podem ser aplicadas para resolver o problema de dobra de chapas sobre trs cilindros (Figura 3). Na aplicao, considerase conhecido o raio dobramento final

rc de uma

chapa no ponto C, e deseja-se calcular o mximo dobramento no ponto B, ou seja, o raio de dobramento inicial

rb que dever ser a forma inicial da

chapa dobrada. Da equao (25), conclui-se que


M rb E' h
2

1 1 =0 rc rb
(28)

Dessa forma, deseja-se ter o raio final

rc = 0,135m aps retirado o momento de dobramento (esforo aplicado). Por meio da equao (25), obtm-se uma funo que depende unicamente do raio de dobramento

rb e pode-se resolv-la pelo uso de um

mtodo numrico computacional:

f (rb ) =

rb E' h (rb )
2

M (rb )

1 1 rc rb
(29)

Exacta , So Paulo, v. 7, n. 1, p. 109-120, jan./mar. 2009.

117

Adota-se o Mtodo da Dicotomia por ser mais simples na obteno das razes de uma equao. O algoritmo do Mtodo da Dicotomia descreve que, para calcular um valor aproximado de uma raiz isolada x (a ,b) da equao f(x) = 0, com certo grau de preciso E > 0, necessrio que a funo satisfaa as hipteses do Teorema da Existncia e Unicidade:

simula-se o raio de dobramento r b pelo Mtodo da Dicotomia (Bisseco), e, como soluo numrica computacional mais simples para soluo do problema, obtm-se os resultados da Tabela 1. Por meio do Mtodo da Dicotomia (Bissec o), e utilizando o equacionamento anterior, deve-se dobrar a chapa de ao ABNT 1008 com um raio de dobramento r b = 0,121m para obter, aps o retorno elstico da chapa, raio final de dobramento de rc = 0,135m. As medies das tenses residuais por difrao de raios-X foram obtidas do trabalho de Tan, Li e Persson (1994). A tcnica da difrao de raios-X, citada na Figura 4, tem como princpio a medio do espaamento entre planos da rede cristalina dos materiais. Por meio do uso de feixes estreitos de raios-X, a medida feita pela posio angular da linha de difrao, a partir da lei de Bragg. Para mais detalhes do mtodo veja, por exemplo, Dieter (1986) e Tan et al. (1994). Obtm-se, neste mtodo, as principais tenses residuais: macrotenses (deslocamento do pico de difrao de raios-X) microtenses (alargamento do pico de difrao de raios-X) Medidas feitas por difrao de raios-X para o ao ABNT 1008, com espessura t = 0,003m e raio final de dobramento rc = 0,135m, resultaram para as tenses residuais (Figura 4) na forma caracterstica em S. Essas tenses tm posies de picos tanto no lado positivo de trao quanto no negativo de compresso e ocorrem aproximadamente nas posies indicadas pela formulao analtica da equao (27). As curvas de tenses residuais obtidas, de forma analtica e experimental, por difrao

(i) a funo f(x) continua em (a, b) (ii) f(a) . f(b) < 0 uma nica raiz no intervalo Verificado o Teorema, segue-se o algoritmo: 1 Para calcular f(a) e f(b) sem perda de generalidade foi admitido f(a) < 0 e f(b) > 0 2 Calcular x0 = 3 Se E 0 E,

ba a+b e E0 = 2 2

x0 o valor procurado

4 Se E 0 > E , calcular f (x0) 5 Se f (x0) = 0, ento x0 a raiz procurada 6 Se f (x) < 0, substitui-se o valor de a por x0 e retorna-se ao 2 passo 7 Se f (x) > 0, substitui-se o valor de b por x0 e retorna-se ao 2 passo Mediante a funo (29) para um ao ABNT 1008 com os seguintes valores: E = 210 GPa

= 0,33
K = 541 MPa n = 0,252 t = 0,003m

118

Exacta , So Paulo, v. 7, n. 1, p. 109-120, jan./mar. 2009.

Artig

Tabela: 1 Soluo pelo Mtodo da Dicotomia para obter o raio de dobramento rb :


n 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Fonte: O autor. 0,12 0,12 0,12 0,12 0,12 0,12 0,120625 0,1209375 0,12109375 0,12109375 0,121132812 a 0,16 0,14 0,13 0,125 0,1225 0,12125 0,12125 0,12125 0,12125 0,12117187 0,12117187 b rb 0,14 0,13 0,125 0,1225 0,12125 0,120625 0,1209375 0,12109375 0,12117187 0,121132812 0,1211523438
= n

a+b 2

f (a)

f (rb )
n

f (b) + + + + + + + + + + +

En = b - a 2 0,02 0,01 0,005 0,0025 0,00125 6,25 10 -4 3,125 10 -4 1,5625 10 -4 7,8125 10 -5 3,90625 10 -5 1,953125 10 -5

+ + + + + + +

> Posio vertical y (m)

0,0015

Ao ABNT 1008
Tenses residuais por difrao de raio-X Tenses residuais analticas

0,001

0,0005

-150

-100

-50 -0,0005 -0,001 -0,0015

50

100

150

Tenses residuais (MPa) >

Figura 4: Comparao entre os valores de tenses obtidos analiticamente neste trabalho e os valores medidos experimentalmente por Tan, Li e Persson (1994)
Fonte: O autor.

de raios-X so idnticas, com resultados muito prximos.

indstrias que utilizam a conformao de chapas metlicas por dobramento para fabricao de vrios perfis de peas. As medidas simuladas de forma computacional geraram, pelo equacionamento desenvolvido, resultados compatveis com o esperado, podendo ser utilizadas por indstrias de conformao de chapas por dobramento sobre trs cilindros.

8 Consideraes finais
O trabalho apresentado produziu bons resultados e pode ser aplicado, de modo proveitoso, em

Exacta , So Paulo, v. 7, n. 1, p. 109-120, jan./mar. 2009.

119

Os resultados das tenses residuais obtidos pela formulao correspondem perfeitamente aos alcanados pela difrao de raios-X, validando todo o processo. Um desenvolvimento futuro para melhoria deste trabalho seria incluir efeitos de dano no material durante seu processamento e os fatores de anisotropia do material, considerar os efeitos de Bauschinger e incluir fatores de inrcia na anlise para verificar seu efeito no momento final das grandezas em questo.

ASGARI, S. A. et al. Statistical analysis of finite element modeling in sheet metal forming and springback analysis. Journal of Materials Processing Technology, v. 203, n.1-3, p. 129-136, 2008. BEER, F. P.; JOHNSTON JR, E. R. Resistncia dos materiais. 3. ed. So Paulo: Makron Books, 2008. CHAN, W. et al. Finite element analysis of springback of V-bending sheet metal forming processes. Journal of Materials Processing Technology. v. 148, n. 1, p.15-24, 2004. CHIAVERINI, V. Aos e ferros fundidos: caractersticas gerais, tratamento trmicos, principais tipos. 7. ed. So Paulo: Associao Brasileira de Metais, 2008. DIETER, G. E. Mechanical metallurgy. 3. ed. New York: McGraw - Hill, 1986. HELMAN, H.; CETLIN, P. R. Fundamentos da conformao mecnica de metais. 2. ed. So Paulo: Artliber, 2005. MARCINIAK, Z.; DUNCAN, J. L.; HU, S.J. Mechanics of sheet metal forming. 2. ed. London: ButterworthHeinemann, 2002. PEREIRA, M. P. et al. Contact pressure evolution at the die radius in sheet metal stamping. Journal of Materials Processing Technology. v.209, n.7, p.3532-3541, 2009. TAN, Z.; LI, W. B.; PERSSON, B. On analysis and measurement of residual stresses in the bending of sheet metal. International Journal Mechanical Science. v. 36, n. 5, p. 483-491, 1994. VIN, L. J. Curvature prediction in air bending of metal sheet. Journal of Materials Processing Technology. v. 100, n. 1-3, p. 257-261, 2000. VLADIMIROV, I. N.; PIETRYGA, M. P.; REESE, S. Prediction of springback in sheet forming by a new finite strain model with nonlinear kinematic and isotropic hardening. Journal of Materials Processing Technology. v. 209, n. 8, p. 4062-4075, 2009.

Process of bending sheet metal


In this research, it is studied the analytical solution for the moment of bending of sheet metal on three cylinders. The computational numerical simulation to obtain the final radius of bending is implemented with the formulations. Residual stresses and springback are measured and compared with results cited in the references. In the problem formulation, it is shown that bending moment, distribution of residual stresses and springback can be expressed as a function of geometric parameters (radius of bend and thickness) and material properties (Young modulus, Poissons ratio, resistance coefficient, workhardening index). The theoretical results will be compared with the experimental results. Key words: Sheet bending. Springback. Residual stresses.

Referncias
ASM HANDBOOK, Mechanical testing and evaluation. 10 ed., v. 8. New York: Dana Medlin, 2000.

Recebido em 12 dez. 2008 / aprovado em 18 fev. 2009


Para referenciar este texto

BARBOSA, G. M. Processo de dobramento de chapas metlicas. Exacta, So Paulo, v. 7, n. 1, p. 109-120, jan./mar. 2009.

120

Exacta , So Paulo, v. 7, n. 1, p. 109-120, jan./mar. 2009.

Anda mungkin juga menyukai