Anda di halaman 1dari 2

Plano de Aula e Mapa de Percurso Grficos e Tabelas Justificativa: As habilidades relacionadas coleta e organizao de dados que permitam a resoluo

luo de problemas so analisadas no bloco temtico Tratamento da Informao, e atividades com grficos precisam estar sempre presentes nas aulas de Matemtica, pois possibilitam um um contato significativo com a melhor maneira de organizar a informao, incentivando os alunos a perguntar e falar o que compreendem sobre os grficos e as tabelas. As atividades devem promover a utilizao de textos que trazem a interpretao de grficos e a construo deles com base em informaes de textos jornalsticos e cientficos constituem pontos a destacar. Ao planejar as aulas, essencial considerar que eles oferecem diferentes graus de complexidade no que se refere leitura e construo. O ensino de Matemtica deve incentivar a construo de ideias, e conduzir reflexo e resoluo de problemas e preparar o aluno para exercer a cidadania. E a interpretao de informaes numricas (ndices e percentuais) e dos grficos, alm de algumas noes de Estatstica apresentadas atravs dos meios de comunicao favorece o entendimento do mundo em que vive. Apresentamos um plano de aula e um mapa de percurso envolvendo questes do bloco de contedos Tratamento da Informao, a partir da explorao de grficos e tabelas, com temas diversos, apresentados em jornais, revistas e o caderno do aluno vol.4 6ano, alm da tabulao de questionrios elaborados pelos alunos. Sendo que o uso destes recursos contextualizam o tema Tratamento da Informao, auxiliando no desenvolvimento de habilidades e competncias para uma leitura crtica de grficos e tabelas. Contedos envolvidos: Leitura e construo de grficos e tabelas. Bloco temtico: Tratamento da informao Ano/Srie: 6ano/5srie Grupos de competncias: Grupo I Competncias para observar. Grupo II Competncias para realizar. Habilidades: H34: Identificar e interpretar informaes transmitidas por meio de tabelas. (Grupo II) H35: Identificar e interpretar informaes transmitidas por meio de grficos. (Grupo II) H36: Identificar o grfico adequado para representar um conjunto de dados e informaes (grficos elementares barras, linhas, pontos). (Grupo I) Objetivo Geral: Desenvolver as habilidades leitora e escritora, atravs da identificao, interpretao e associao de informaes de fontes diversas. Objetivos Especficos : Ler interpretar e analisar a informao transmitida atravs de um grfico. Interpretar e compreender os dados numricos fornecidos pelos meios de comunicao, como jornais e revistas.

Interpretar e compreender os grficos fornecidos pelos meios de comunicao, como jornais e revistas. Desenvolver a escrita de um questionrio para a tabulao de uma pesquisa real entre os alunos. Levantar informaes de diversas fontes (jornais, revistas, internet) Desenvolver a competncia leitura e interpretao de grficos e tabelas Construir grficos a partir de fontes de informaes diversas. Procedimentos Metodolgicos: Elaborar a escrita de um questionrio e tabulao dos resultados em uma tabela para desenvolver a construo dos grficos. Retirar informaes de jornais e revistas para a elaborao de tabelas e grficos. Construir grficos em papel milimetrado. Construir grficos atravs de softwares como o excel. Resolver situaes de aprendizagem do caderno do aluno. Recursos materiais e tecnolgicos: Jornais Revistas Rgua e papel milimetrado Sala de informtica e softwares como o excel Caderno do aluno (6 ano vol. 4) Avaliao: Ser contnua no decorrer das atividades de Interpretao, analise e construo de grficos.

Anda mungkin juga menyukai