Anda di halaman 1dari 61

Apresentao

Cara(o) Cursista, O Mdulo II tem como tema Marco legal, Polticas pblicas e Sistema de Garantia de Direitos da Criana e do Adolescente e coordenado pelo professor Joo Batista Costa Saraiva (clique aqui para ver o Currculo Lattes), que Juiz de Direito no Estado do Rio Grande do Sul, Professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Misses e da Escola Superior de Magistratura (Porto Alegre), e pela professora Ludmila Cerqueira Correia, advogada, Mestre em Cincias Jurdicas (Direitos Humanos) pela Universidade Federal da Paraba (2007) e Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Currculo Lattes). Tambm participaram da elaborao deste mdulo o professor Flvio Amrico Frasseto (Currculo Lattes) e a professora Ivanilda Figueiredo (Currculo Lattes). Este Mdulo II contm as seguintes unidades: a) A proteo da Infncia e da Adolescncia como Poltica de Direitos Humanos b) Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana c) Direito Brasileiro da Criana e do Adolescente d) Medidas de proteo e medidas socioeducativas e) O Sistema de Garantia de Direitos e as medidas socioeducativas

Pgina 1

Introduo
Cara(o) cursista, Esta unidade que abre o Mdulo II do nosso curso tem como tema "A proteo da Infncia e da Adolescncia como Poltica de Direitos Humanos". Nesta unidade, voc poder: a) Compreender a interface entre os direitos da criana e do adolescente e os direitos humanos; b) Identificar-se como agente de direitos humanos. O mais importante compreender que o tema dos direitos humanos perpassa todas as questes que envolvem a garantia dos direitos de crianas e adolescentes e que todos ns temos um papel fundamental para a efetivao desses direitos.

Pgina 1

No campo dos Direitos Humanos

Situar o Direito da Criana e do Adolescente no campo dos Direitos Humanos significa reconhecer a populao infanto-adolescente como titular de tais direitos, a partir da compreenso de sua condio cidad, baseada em uma nova cultura da infncia e da adolescncia. Nesse sentido, pode-se afirmar que os direitos humanos de crianas e adolescentes constituem um tema especial no campo dos direitos humanos. Por isso, necessrio compreender o significado dos direitos humanos, suas principais caractersticas e dimenses, para observar a sua interface com os direitos da criana e do adolescente.

Pgina 2

Direitos Humanos: o que significam?


Direitos humanos so os direitos fundamentais de qualquer pessoa, independentemente de raa, sexo, idade, religio, opinio poltica, origem nacional ou social, que visam resguardar a dignidade inerente a todo ser humano e esto intimamente relacionados com os conceitos de igualdade, liberdade, justia, democracia e solidariedade. Tais direitos so construdos historicamente a partir da luta de diversos atores sociais e reconhecidos por normas nacionais e internacionais, expressando uma realidade a ser buscada permanentemente. Geralmente, os direitos humanos so percebidos sob dois aspectos: por um lado, limitam o exerccio do poder do Estado, por outro, constituem condies mnimas para uma existncia digna das pessoas.

Pgina 3

Documentos internacionais de Direitos Humanos


No plano internacional, diversos documentos foram criados para assegurar os direitos humanos. Dentre eles, destaca-se a Declarao Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assemblia Geral das Naes Unidas, em 10 de dezembro de 1948, a qual reconhece como direitos fundamentais de todas as pessoas tanto os direitos civis e polticos como os direitos econmicos, sociais e culturais. Tal Declarao introduziu a chamada concepo contempornea dos direitos humanos, caracterizada pela universalidade, pela indivisibilidade e pela interdependncia desses direitos, consagrando, assim, a viso integral dos direitos humanos. Desde o perodo do ps-guerra j foram adotados mais de uma centena de instrumentos internacionais de proteo dos Direitos Humanos, entre Declaraes, Tratados, Pactos e Convenes, sendo que, muitos deles foram ratificados pelo Brasil. Alm disso, desenvolveram-se instituies, instrumentos e mecanismos internacionais de proteo dos Direitos Humanos, em sua maioria criados por tratados internacionais.

Pgina 4

Direitos Humanos no Brasil


O conjunto de normas do Brasil assimilou os direitos humanos, sobretudo, com a Constituio Federal de 1988, que prev princpios e direitos fundamentais de qualquer cidado. Observe que no Brasil existem diversas leis que tratam da proteo e promoo dos direitos humanos, a exemplo da Lei de Execues Penais, do Estatuto da Criana e do Adolescente, da Lei Orgnica da Assistncia Social, do Estatuto do Idoso, dentre outras. Porm, importante refletir que no basta dispor de instrumentos jurdicos para a proteo dos direitos humanos, mas, efetivamente concretiz-los, e isso depende de cada pessoa que compe a sociedade, a partir de uma prtica que respeite os direitos do outro, construda, necessariamente, no reconhecimento das diferenas, na convivncia, nos ambientes da famlia, da moradia, do trabalho e da vida pblica. A consagrao dos direitos humanos uma conquista para a humanidade, e sua efetiva implementao uma possibilidade de assegurar uma vida digna para todas as pessoas, ressaltando o seu carter estratgico para a luta poltica de transformao da sociedade.

Pgina 5

Direitos Humanos da Criana e do Adolescente


A Declarao Universal dos Direitos Humanos traz uma meno especfica s crianas, ao prever no seu art. 25, 2, que: A maternidade e a infncia tm direito a cuidados e assistncia especiais. Todas as crianas nascidas dentro ou fora do matrimnio, gozaro da mesma proteo social. Porm, para a promoo e defesa dos direitos humanos de crianas e adolescentes num sistema estratgico foi necessria a criao de instrumentos e mecanismos de promoo e proteo de tais direitos. Essa proteo especial atribuda aos direitos humanos de crianas e adolescentes encontra-se consagrada em alguns documentos internacionais especficos, como a Declarao Universal dos Direitos da Criana, de 1959, e a Conveno da Organizao das Naes Unidas sobre os Direitos da Criana, de 1989 (que ser estudada na prxima unidade).

Pgina 6

Crianas e adolescentes: sujeitos de direitos


Apesar dos direitos humanos serem o resultado de um processo histrico pautado pela preocupao com a dignidade das pessoas, a proclamao pblica dos direitos de crianas e adolescentes enriqueceu o discurso geral dos direitos humanos ao dot-lo de especificidade e concretude. Os direitos humanos deram aos direitos de crianas e adolescentes um carter poltico e pblico. Assim, se amplia a viso da criana e do adolescente como pessoa integrante da sociedade e se reconhece seu carter de cidado. A Doutrina da Proteo Integral, trazida pela Conveno da ONU sobre os Direitos da Criana, deu novo status a todas as crianas e adolescentes: de meros objetos da interveno estatal passaram condio de sujeitos de direitos. E o que significa isso? > Ser sujeito de direitos significa ser titular de direitos e obrigaes. Na esfera da justia juvenil, ser sujeito de direito est em total contraposio com a concepo anterior de que a populao infanto-adolescente era meramente objeto de proteo do Estado. Com base nessa tal proteo ocorriam internaes irregulares e desmotivadas. A mal aclamada situao de risco, ou seja, crianas e adolescentes vtimas de abandono, violncia domstica, pobreza, orfandadade, etc., era por si uma justificativa para que o Estado atuasse determinando o abrigamento compulsrio com o afastamento da famlia e a internao sem tempo determinado. Portanto, crianas e adolescentes no podem ser mais objetos de medidas judiciais, mas sim ter todos os seus direitos garantidos. Para entender melhor... A concepo da criana e do adolescente como sujeitos de direitos comeou a ser fomentada a partir da dcada de 1970, na efervescncia da luta pelos direitos humanos no Brasil, sendo intensificada na dcada de 1980, com a luta pela democratizao do pas e pela garantia de direitos. Dois princpios fundamentam tal concepo: a igualdade perante lei e o respeito diferena. O que caracteriza a igualdade a universalizao dos direitos, ou seja, que todos os direitos sejam garantidos para todas as crianas e adolescentes, independentemente da origem socioeconmica, da idade, da raa/etnia, do gnero, da estrutura familiar, da religio ou de qualquer outro critrio. J o respeito diferena caracteriza-se pela considerao da criana e do adolescente como pessoas em condio peculiar de desenvolvimento, ou seja, crianas e adolescentes so titulares de todos os direitos humanos e, alm disso, tm direitos especficos que lhe so assegurados pela sua condio de crianas e adolescentes (a exemplo da convivncia familiar e comunitria; da profissionalizao e da proteo no trabalho).

Pgina 7

Direitos Humanos de crianas e adolescentes na Constituio Federal


No Brasil, todos os direitos humanos reconhecidos internacionalmente s crianas e adolescentes foram assimilados pela Constituio Federal de 1988, como pode ser observado no seu art. 227. Este dispositivo constituiu uma sntese do contedo da Conveno, configurando, assim, o conjunto de direitos fundamentais a ser promovido pelo Estado, pela famlia e pela sociedade em trs reas bsicas: o direito sobrevivncia (vida, sade, alimentao); o direito ao desenvolvimento pessoal e social (educao, cultura, lazer e profissionalizao) e;o direito integridade fsica, psicolgica e moral (dignidade, respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria). Acrescente-se, ainda, que aqueles trs entes co-responsveis (Estado, famlia e sociedade) devem proteger as crianas e adolescentes de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso.

Pgina 8

Os Direitos Humanos no Estatuto da Criana e do Adolescente


Com o Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n 8.069/1990), a maior parte de tais direitos fundamentais foram previstos no seu Ttulo II (art. 7 a 69), reafirmando a doutrina da proteo integral. Alm disso, todos esses direitos conferidos a crianas e adolescentes so alcanados pelo princpio da prioridade absoluta, o qual prev que devem ser garantidos antes de quaisquer outros, ou seja, dentre os direitos fundamentais reconhecidos a todas as pessoas, expresso de sua inerente dignidade, aqueles relativos a crianas e adolescentes devero estar em primeiro lugar. Sendo assim, as crianas e adolescentes tm direitos previstos para todos os seres humanos, porm contam com direitos especficos por sua condio de ser crianas e adolescentes, que merecem proteo diferenciada tendo em vista que so mais vulnerveis que os adultos.

Pgina 9

Garantindo os Direitos Humanos de crianas e adolescentes


A garantia dos direitos humanos da populao infanto-adolescente implica e exige, alm da afirmao normativa, a formulao de polticas pblicas especficas capazes de superar um discurso retrico, promovendo, assim, uma atuao articulada e interdisciplinar de diferentes atores sociais. Trata-se do desenvolvimento de polticas em favor da infncia e da adolescncia na rea da educao, da sade, da assistncia social, da cultura, da habitao, da segurana pblica, dentre outras. Nessa perspectiva, a poltica de atendimento dos direitos da criana e do adolescente, que faz parte da poltica de promoo dos direitos humanos, perpassa, de forma transversal e intersetorial, todas as polticas pblicas, reafirmando a idia do imperativo cumprimento dos direitos desse grupo social, observando a sua integralidade e prioridade.

Pgina 10

Para concluir
Cara(o) Cursista, Nesta unidade voc teve oportunidade de conhecer a construo histrica dos direitos humanos e a sua relao com o Direito da Criana e do Adolescente. a partir dessa compreenso que poderemos afirmar o nosso papel de protetoras e protetores dos direitos humanos de crianas e adolescentes. Para refletir um pouco mais sobre esse tema, convidamos voc a assistir ao filme 10 centavos (Brasil, 2007, 19 min.) e relacion-lo ao que estudamos aqui sobre direitos humanos e poltica de proteo dos direitos humanos da infncia e da adolescncia. Sucesso na aplicao dos conhecimentos adquiridos nesta unidade!

Pgina 11

Apresentao
Cara(o) Cursista, O tema desta unidade : Direito Brasileiro da Criana e do Adolescente. Nesta unidade voc ver: a) que o Direito mais do que um conjunto de leis; b) um pouco da construo histrica do Direito da Criana e do Adolescente no Brasil; c) quais so as principais normas, hoje vigentes, para a garantia dos direitos humanos de crianas e adolescentes; d) outras fontes do Direito importantes no Brasil atual na rea do Direito da Criana e do Adolescente. Ao final da unidade, voc ser capaz de entender os marcos normativos nacionais relativos aos direitos da criana e do adolescente, demarcando as rupturas da doutrina da proteo integral com a doutrina da situao irregular.

Pgina 1

O que o Direito da Criana e do Adolescente


Inicialmente, importante falar sobre o conceito de Direito, mas definir o que o Direito depende do ponto de vista adotado. O Direito uma criao humana. fruto de relaes e interaes mantidas entre os homens na sua vida social, pblica e privada. O Direito no apenas um conjunto de leis escritas, no se esgota nela. Ele constitudo por uma diversidade de fontes. Podemos citar como fontes do direito a legislao, a jurisprudncia, o costume, a doutrina, a analogia, os princpios gerais de direito etc. Nesse mdulo, contudo, por questo de tempo e espao, falaremos primordialmente sobre as normas jurdicas escritas, especialmente sobre as leis, que so a face mais visvel de um determinado ramo do Direito. Outro ponto importante: o Direito da Criana e do Adolescente constitui-se como um ramo especfico do Direito que definido pela qualidade da pessoa (criana e adolescente) que toma parte nas relaes de que trata e no pela natureza da relao jurdica propriamente dita. Assim, sem perder sua autonomia, o Direito da Criana e do Adolescente dialoga com todos os demais ramos do direito (Direito Civil, Direito Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo etc.). E muito bom que isso acontea. O Direito da Criana e do Adolescente no pode ficar isolado, como esteve muito tempo o antigo Direito do Menor, em claro prejuzo para a populao infanto-juvenil. A interao com outros ramos do direito permite estender criana e ao adolescente os mecanismos legais e judiciais de proteo de todos os seres humanos em geral. Por fim, para que possamos compreender com clareza o atual estgio em que se encontra o Direito da Criana e do Adolescente, no podemos deixar de fazer uma breve recordao histrica.

Pgina 2

Etapas histricas da construo do Direito da Criana e do Adolescente


Alguns autores falam sobre quatro grandes perodos do Direito da Criana e do Adolescente no Brasil: 1 Perodo (1500-1889) chamado de caritativo-religioso:Representado pelos valores ocidentais e cristos (catlicos) da piedade e da caridade, com significativa caracterstica assistencialista.Durante este perodo foi promulgada a primeira Constituio do Imprio (1824), cujo texto sequer citou crianas e adolescentes. Em 1830, promulgado o primeiro Cdigo Penal do Imprio, que fixou a imputabilidade penal plena aos 14 anos de idade, estabelecendo um critrio biopsicolgico para a punio de crianas entre sete e quatorze anos. Com a idade entre sete e quatorze anos, os menores que tivessem cometido o crime com discernimento sobre o ato criminoso (avaliao subjetiva da maturidade pessoal) poderiam ser considerados relativamente imputveis, podendo ser encaminhados s Casas de Correo, pelo tempo que o Juiz entendesse conveniente. 2 perodo (1889-1964) chamado filantrpico-cientfico-higienista: Marcado pela instalao da Repblica e caracterizado pela racionalidade cientfica e pela disciplina; neste momento, a caridade e a piedade crists no so mais suficientes.Surge a necessidade de investir na educao das crianas e adolescentes, com foco na capacitao profissional a fim de garantir-lhes subsistncia e evitar-lhes a delinquncia, alm da necessidade de torn-las produtoras e reprodutoras da dinmica do desenvolvimento material e social imposta pela vida moderna.Em 1927, promulgado o Cdigo Mello Mattos de Menores, que defendia a internao com vis educacional e disciplinar para correo ao comportamento contrrio s normas, a fim de tornar os(as) infratores pessoas de comportamento aceitvel aos padres exigidos pelo novo modelo de sociedade desenhado. O sistema de proteo e assistncia desse Cdigo de Menores submetia qualquer criana, por sua simples condio de pobreza, ao da Justia e da Assistncia, colocando a esfera jurdica como protagonista na questo dos menores, atravs da ao jurdico-social dos Juzes de Menores. 3 Perodo (1964-1988), definido como militar-cientfico: Em grande parte, durante a ditadura militar no Brasil, o menor abandonado e/ou infrator passa a ser tratado como problema de segurana nacional, prevalecendo as medidas repressivas que visavam cercear os passos dos menores e suas condutas anti-sociais.A responsabilidade pelas internaes desses menores centralizada na Unio (Governo Federal), atravs da FUNABEM (Fundao Nacional de Bem-Estar do Menor), e os rgos executores estaduais eram as FEBEMs (Fundaes Estaduais de Bem-Estar do Menor), que tinham como objetivos: conter, vigiar e reeducar. promulgado o Cdigo de Menores (1979), que adotou a Doutrina da Situao Irregular em face dos menores de 18 anos, mediante o carter tutelar da legislao e a idia de criminalizao da pobreza. 4 Perodo o democrtico-humanista ou da proteo integral:Teve incio em 1988 e perdura at os dias atuais.O incio deste perodo refere-se ao processo de massiva mobilizao da sociedade civil organizada na Constituinte de 1988 e a luta dos movimentos sociais pela considerao e insero dos direitos humanos da infncia e adolescncia no texto constitucional. A Constituio Federal de 1988 adotou integralmente a Doutrina da Proteo Integral, expressando-a no seu artigo 227, sendo que a imputabilidade penal foi mantida em 18 anos de idade, atravs do art. 228.O Brasil foi o primeiro pas a adequar sua legislao s normas da Conveno da Organizao das Naes Unidas sobre os Direitos da Criana, incorporando-as na sua Constituio.O grande resultado deste momento de luta pelos direitos da infncia e adolescncia no Brasil representado, dois anos depois, pela promulgao do Estatuto da Criana e do Adolescente.

Pgina 3

A Constituio Federal de 1988


No Brasil, todos os direitos humanos reconhecidos internacionalmente s crianas e adolescentes foram assimilados pela Constituio Federal de 1988, como pode ser observado no seu artigo 227: dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. Este dispositivo constituiu uma sntese do contedo da Conveno, configurando, assim, o conjunto de direitos fundamentais a ser promovido pelo Estado, pela famlia e pela sociedade em trs reas bsicas: o direito sobrevivncia (vida, sade, alimentao); o direito ao desenvolvimento pessoal e social (educao, cultura, lazer e profissionalizao) e, por fim, o direito integridade fsica, psicolgica e moral (dignidade, respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria). Acrescente-se, ainda, que aqueles trs entes co-responsveis devem proteger as crianas e adolescentes de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso.

Pgina 4

O Estatuto da Criana e do Adolescente


O Estatuto da Criana e do Adolescente foi promulgado no Brasil pela Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990, que, a partir da Constituio Federal, consagrou a Doutrina da Proteo Integral. Seus pressupostos so baseados na Conveno da ONU sobre os Direitos da Criana (1989). O Estatuto da Criana e do Adolescente foi promulgado no percurso de um processo de abertura poltica, aps duas dcadas de regime ditatorial e quase 60 anos de tentativas de reformulao do Cdigo de Menores de 1927. A partir do Estatuto no se usa mais a palavra MENOR. Pessoas menores de 18 anos so sempre crianas ou adolescentes, independentemente de sua condio jurdica. O Estatuto da Criana e do Adolescente partiu da concepo de sujeito de direitos, prevendo, assim, a garantia ampla dos direitos pessoais e sociais de crianas e adolescentes. Destaque-se que a efetivao dos direitos humanos da criana e do adolescente passa a ser dever de todos: a famlia, a sociedade e o Poder Pblico, nesse novo contexto, passam a ser co-responsveis, assumindo papel essencial. O ECA no se limitou a declarar direitos. Dois teros de seus artigos (livro II) definem uma srie de mecanismos voltados efetivao desses direitos. A leitura integrada desses mecanismos, vista numa perspectiva dinmica, o que posteriormente se convencionou chamar de SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS. Alguns dos instrumentos e instncias desse sistema so, por exemplo, a descentralizao das polticas pblicas na rea da infncia e da adolescncia, que foram municipalizadas; a criao de Conselhos de Direitos, para formulao, deliberao e fiscalizao de polticas; a criao de Conselhos Tutelares, para atendimento s crianas e aos adolescentes; e o surgimento da idia de co-gesto entre Estado e sociedade civil. No campo jurdico, h o surgimento do sistema de responsabilizao penal do adolescente autor de ato infracional (estabelece um modelo de responsabilidade penal juvenil para adolescentes a partir dos 12 at os 18 anos de idade) e das aes civis pblicas como instrumentos de exigibilidade dos direitos da criana e do adolescente. A atuao do sistema de Justia no tem mais o vis assistencial, passando ser responsvel exclusivamente pela composio de conflitos. Foram desjudicializadas (tiradas do Judicirio) as questes relativas falta ou carncia de recursos materiais. Destaque-se, ainda, que no novo Sistema de Justia, uma das grandes mudanas foi o deslocamento das atribuies tutelares, que pertenciam ao Poder Judicirio, para a esfera do Poder Executivo Municipal. A criana ou adolescente vtima de violao de direito no deve mais ser encaminhada ao sistema policial e judicirio, e sim instncia poltico-administrativa local o Conselho Tutelar. Ao regulamentar a Doutrina da Proteo Integral de crianas e adolescentes, o Estatuto promoveu uma ruptura com o sistema menorista anteriormente vigente, baseado na doutrina da situao irregular. Porm, a simples alterao legislativa no basta para mudar antigos hbitos consolidados sob a cultura do menorismo. A implementao do ideal presente no Estatuto da Criana e do Adolescente e a busca pela efetivao dos direitos de crianas e adolescentes nele previstos tornam-se um grande desafio.

Pgina 5

Doutrina da Proteo Integral X Doutrina da Situao Irregular


Lei n 6.697/1979 (Cdigo de Menores): adotou a Doutrina da Situao Irregular. Considerava as crianas e os adolescentes como objetos de medidas judiciais, quando evidenciada a situao irregular, disciplinada no art. 2 da lei. Cdigo Penal do Menor: penas disfaradas em medidas de proteo. No relacionava nenhum direito. No trazia nenhuma medida de apoio famlia. Lei n 8.069/1990 (Estatuto da Criana e do Adolescente): revolucionou o Direito Infanto-adolescente adotando a Doutrina da Proteo Integral.Tem seu fundamento jurdico e social na Conveno da ONU sobre os Direitos da Criana e na Constituio Federal de 1988.Baseada nos direitos prprios e especiais das crianas e adolescentes, que, na condio peculiar de pessoas em desenvolvimento, necessitam de proteo diferenciada, especializada e integral.Esse novo instrumento legal volta-se para o desenvolvimento da populao infanto-adolescente do pas, garantindo proteo especial quele segmento considerado pessoal e socialmente mais sensvel.

Pgina 6

Outras normas importantes


Alm da Constituio Federal de 1988 e do Estatuto da Criana e do Adolescente, importante conhecer outras leis federais que tratam de assuntos relevantes para crianas e adolescentes. Abaixo citamos apenas alguns deles, entre muitos outros existentes.Conveno da ONU sobre os Direitos da Criana: a conveno lei interna (lembre do que foi estudado na unidade passada), ou seja, como foi ratificada pelo Brasil em 24/09/1990 e promulgada pelo Decreto n 99.710, de 21 de novembro de 1990, ela integra o ordenamento jurdico brasileiro e suas determinaes tm fora jurdica vinculante, devendo ser respeitadas pelas autoridades e pela sociedade brasileiras.Cdigo Civil (Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002): dentre diversas questes, trata do poder familiar (artigos 1.630 a 1.638), exercido pela me e pelo pai, ao qual ficam submetidos os filhos menores de 18 anos. Prev, ainda, regras que obrigam os pais ao pagamento de penso alimentcia para os filhos menores, regras para guarda de filhos, regras para regulamentao de visitas, regras sobre capacidade civil de crianas e adolescentes, entre muitas outras.Consolidao das Leis do Trabalho (Decreto-lei n 5.452, de 1 de maio de 1943): trata da proibio do trabalho para menores de 16 anos de idade, permitindo o trabalho para aqueles maiores de 14 anos de idade na condio de aprendiz, com a devida proteo (indicando locais e horrios inadequados). Lei de Diretrizes e Bases da Educao (Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996): prev, entre muitos outros dispositivos, o ensino fundamental obrigatrio, que continua sendo o mais forte dos deveres estatais em relao escolarizao, devendo ser universalmente assegurado a todas as crianas e adolescentes. Alm disso, trata da educao infantil, que foi definitivamente incorporada educao bsica, atravs do oferecimento de creches e pr-escola, para crianas de 0 a 6 anos de idade.Lei Orgnica da Assistncia Social (Lei n 8.742, de 7 de dezembro de 1993): tambm traz determinaes que visam a proteo de crianas e adolescentes, atravs da efetivao dos direitos sociais, como o direito sade. Nesse sentido, a lei institui o Benefcio de Prestao Continuada (BPC), o qual se prope a melhorar as condies de vida de pessoas com deficincia atravs da concesso de um salrio mnimo mensal, devendo, assim, ser concedido a crianas e adolescentes com deficincia. Prev, ainda, a criao de programas de amparo a crianas e adolescentes em situao de risco pessoal e social.

Pgina 7

Outras fontes do direito


Alm das lei federais, compem tambm o Direito da Criana e do Adolescente uma srie de normas estaduais e municipais que tratam de assuntos relacionados populao infanto juvenil. A tambm vm integradas as Resolues dos Conselhos de Direitos da Criana e do Adolescente. Outra fonte importante do direito da criana e do adolescente so os textos escritos por juristas sobre o tema. No Brasil, a produo de estudos e pesquisas nesse ramo ainda so poucas, mas vm crescendo ano a ano. H, contudo, bons livros e artigos que comentam as leis vigentes nessa rea. Essas opinies so muito importantes para orientar decises quando a lei no muito clara sobre o ponto controvertido. Tambm ajuda a formar o Direito da Criana e do Adolescente a jurisprudncia. Ela definida como o conjunto de decises dos tribunais. o entendimento que os juzes tm sobre a aplicao de determinada regra em situaes concretas. No Brasil o Superior Tribunal de Justia, localizado em Braslia tem, entre outras, a funo de uniformizar, dentro do possvel, os diversos entendimentos dos tribunais dos estados sobre determinada matria. do Superior Tribunal de Justia que vm importantes decises sobre a aplicao do ECA em situaes concretas relacionadas a adolescentes em conflito com a lei. Para saber algumas delas, clique aqui

Pgina 8

Para concluir
Cara(o) Cursista, Nesta unidade, voc conheceu um pouco da construo histrica do Direito da Criana e do Adolescente no Brasil, com destaque para as principais normas, hoje vigentes, para a garantia dos direitos humanos de crianas e adolescentes. importante refletir que no basta dispor formalmente de instrumentos jurdicos para a garantia desses direitos, mas, efetivamente concretiz-los, e continuar lutando para que novos direitos sejam conquistados e reconhecidos.

Pgina 9

Para saber mais


Para aprofundar a pesquisa sobre o direito da criana e do adolescente h muitos textos bons disponveis em pginas na internet. Para conhecer um pgina da internet com bons artigos sobre os temas (jurdicos e no jurdicos) ligados ao Direito da Criana e do Adolescente, clique aqui. Um bom livro de comentrios sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente , entre outros: Estatuto da Criana e do Adolescente comentado: comentrios jurdicos e sociais. So Paulo: Malheiros. Procure adquirir uma edio bem atualizada, j que o Estatuto passou por mudanas recentes bastante importantes. Para ter acesso ao texto atualizado do Estatuto, a fonte mais confivel a pgina da Casa Civil da Presidncia da Repblica, que faz um trabalho permanente de atualizao da lei s mudanas pontuais que vo acontecendo. Veja, clicando aqui (guarde essa verso no seu computador ou a imprima - a verso oficial do ECA).

Pgina 10

Introduo
Ol, car@s cursistas! Nesta unidade iremos tratar do Sistema de Garantia de Direitos da Criana e do Adolescente. De nada adianta anunciar direitos se no existirem modos de os tornar realidade, no mesmo? Iremos falar sobre o que o Sistema de Garantia de Direitos, quem so os rgos e entidades que o compem. Lembrando que como nosso foco o SINASE iremos nos deter mais no que se relaciona a adolescentes autores de ato infracional, mas o Sistema funciona para TODOS/AS os/as crianas e adolescentes. Teremos por base em grande parte do texto a Resoluo 113 e a 117 do CONANDA. Recomendo que vocs dem uma olhada nesse video sobre Hierarquia das Normas que preparamos para vocs.

Pgina 1

O Sistema de Garantia de Direitos: definio I.


O Sistema de Garantia dos Direitos da Criana e do Adolescente composto atravs da articulao e integrao das instncias pblicas governamentais e da sociedade civil, na aplicao de leis e no funcionamento dos mecanismos de promoo, defesa e controle para a efetivao dos direitos humanos da criana e do adolescente, nos nveis Federal, Estadual, Distrital e Municipal. Sua atuao se estabelece em trs eixos primordiais: - promoo de direitos da criana e do adolescente; - defesa dos direitos da criana e do adolescente; e - controle da efetivao de direitos humanos. Quando falamos em promover estamos falando em agir para a realizao de direitos; quando falamos em defender estamos tratando de atuao quando os direitos foram violados/negados; e finalmente quanto nos referimos ao controle estamos lidando com o monitoramento/fiscalizao do estado de realizao dos direitos de crianas e adolescentes. "Compete ao Sistema de Garantia dos Direitos da Criana e do Adolescente promover, defender e controlar a efetivao dos direitos civis, polticos, econmicos, sociais, culturais, coletivos e difusos, em sua integralidade, em favor de todas as crianas eadolescentes, de modo que sejam reconhecidos e respeitados como sujeitos de direitos e pessoas em condio peculiar de desenvolvimento; colocando-os a salvo de ameaas e violaes a quaisquer de seus direitos, alm de garantir a apurao e reparao dessas ameaas e violaes." (Art. 2 da Resoluo 113 do CONANDA)

Pgina 2

O Sistema de Garantia de Direitos: definio II.


Vejam a tima sintese de Wanderlino Nogueira sobre o Sistema de Garantia de Direitos: "Cabe ao SGD o papel de (a) potencializar estrategicamente a promoo e proteo dos direitos da infncia/adolescncia, no campo de todas as polticas pblicas , especialmente no campo das polticas sociais e de (b) manter restritamente um tipo especial de atendimento direto, emergencial, em linha de cuidado integrado inicial, a crianas e adolescentes com seus direitos ameaados ou violados (credores de direitos) ou a adolescentes infratores (em conflito com a lei) . As aes das instncias pblicas governamentais e no governamentais, que integram esse Sistema, precisam ser alavancadoras e facilitadoras, visando a uma incluso privilegiada e monitorada desse pblico de credores de direitos e de conflitantes com a lei, nos servios e programas dos rgos da Administrao Pblica. E, igualmente, alavancadores e facilitadores, visando facilitao do acesso dele Justia. Para tudo isso operar, os rgos do sistema de garantia dos direitos da criana e do adolescente - SGD funcionam exercendo trs tipos de funes estratgicas: (1) promoo de direitos, (2) defesa (proteo) de direitos e (3) controle institucional e social da promoo e defesa dos direitos. Isso no significa que um determinado rgo pblico ou entidade social s exera exclusivamente funes de uma linha estratgica. Quando desempenham suas atividades legais, cada um deles exerce preponderantemente um tipo de estratgia de garantia de direitos (promoo? defesa? controle?), mas podem tambm, em carter secundrio, desenvolver estratgias de outro eixo." Se quiserem se aprofundar, recomendo acessar Nogueira clicando aqui.

Pgina 3

O SGD E O SINASE
O adolescente autor de ato infracional tem sua conduta imprpria penalizada com medida socioeducativa que pretende prevenir sua repetio, bem como, assegurar sua reinsero social. (Sabemos que este um tema que gera debates e curiosidades, mas calma: vocs iro ver mais a respeito do tema nos mdulos IV, V e VI). Crianas e adolescentes que infringiram uma norma penal e esto em situao de ato infracional, tem toda essa rede ao seu lado, atuando juntamente e com base nos mesmos princpios de prioridade absoluta e proteo integral para resguardar os direitos desta parcela de adolescentes. Os programas de execuo de medidas socioeducativas devem oferecer condies que garantam o acesso dos adolescentes socioeducandos s oportunidades de superao de sua situao de adolescentes que praticaram ato infracional. Lembrem-se do visto na unidade anterior: crianas que cometeram ato infracional passam por medida de proteo; enquanto adolescentes so submetidos/as a medidas socioeducativas.

Pgina 4

O Eixo de Promoo dos Direitos


O eixo estratgico da promoo dos direitos humanos de crianas e adolescentes operacionaliza-se atravs do desenvolvimento da "poltica de atendimento dos direitos da criana e do adolescente", prevista no artigo 86 do Estatuto da Criana e do Adolescente, que integra o mbito maior da poltica de promoo e proteo dos direitos humanos. Para sua realizao, articulam-se de maneira transversal e intersetorial, todas as polticas pblicas (infra-estruturantes, institucionais,econmicas e sociais) e integrando suas aes, em favor da garantia integral dos direitos de crianas e adolescentes. A garantia do acesso ao direito segurana alimentar de crianas indigenas e o asseguramento do direito convivncia familiar e comunitria de crianas e adolescentes abandonados/as pelos pais so dois exemplos de promoo dos direitos a ser realizada por rgos do SGD. (vejam o Art. 15 da Resoluo 113 do CONANDA)

Pgina 5

O eixo de Defesa dos direitos


O eixo da defesa dos direitos humanos de crianas e adolescentes caracteriza-se pela garantia do acesso justia, ou seja, pelo recurso s instncias pblicas e mecanismos jurdicos de proteo legal dos direitos humanos, gerais e especiais, da infncia e da adolescncia, para assegurar a impositividade deles e sua exigibilidade, em concreto. (Art. 6 da Resoluo 113 do Conanda). Qualquer criana e adolescente que tenha seus direitos ameaados ou violados pode ser protegida por esse eixo. Tanto uma criana que teve negada sua matricula na escola por falta de vagas, quanto um adolescente que foi torturado dentro de uma unidade de internao. Os rgos pblicos que fazem parte deste eixo so: os rgos do sistema de justia, as polcias (militar, civil judiciria e inclusive a polcia tcnica), os conselhos tutelares, e as ouvidorias. No mbito da sociedade civil destacam-se as atuaes dos Centros de Defesa da Criana e do Adolescente (CEDECAs) que atuam na proteo jurdico-social.

Pgina 6

Integrao operacional do sistema de justia I


Car@s cursistas, o sistema de justia brasileiro extremamente complexo. Por isso preciso falarmos um pouco dele e da necessidade de sua integrao para o bom funcionamento do Sistema de Garantia de Direitos. O Poder Judicirio, o Ministrio Pblico, as Defensorias Pblicas e a Segurana Pblica devero ser instados no sentido da exclusividade, especializao e regionalizao dos seus rgos e de suas aes... (Art. 9 da resoliuo 113 do CONANDA) O sisteme de justia se compe: 01. dos rgos judiciais (especialmente as varas da infncia e da juventude e suas equipes multiprofissionais, as varas criminais especializadas, os tribunais do jri, as comisses judiciais de adoo, os tribunais de justia, as corregedorias gerais de Justia); Cada unidade da federao (estado), estrutura sua justia estadual de um modo. Portanto, o cumprimento da regra do art. 145 do ECA relativa a criao de varas especializadas para a infncia e a juventude ainda bastante irregular, revela estudo da ABMP, o qual destaca que a especializao formativa dos operadores do direito e estrutural das Varas da Infncia e da Juventude, seja pela unicidade da temtica a ser objeto de anlise, seja pela existncia de equipes tcnicas auxiliares aos magistrados condio primeira para efetivao da garantia de direitos de crianas e adolescentes.

Pgina 7

Integrao operacional do sistema de justia II


2. do Ministrio pblico. O Ministrio Pblico (onde atuam Promotores de Justia) o defensor da lei e acusa, pedindo devida responsabilizao de quem quer que a tenha afrontado. Assim, o/a promotor pode acusar um/a adolescente da prtica de ato infracional e em outra situao acusar adultos pela explorao sexual de crianas e adolescentes ou pela prtica de violncia domstica. Alm disso, o Ministrio Pblico pode abrir inquritos civis para investigar casos de violaes de direitos de crianas e adolescentes (por exemplo, denncias de maus tratos num abrigo ou de tortura numa unidade de internamento). 03. da Defensoria Pblica A Defensoria Pblica a instituio responsvel por prestar assistncia jurdica gratuita aos necessitados, oferencendo educao em direitos, orientao jurdica, atuando fora da Justia e tambm em processos judiciais. Uma de suas importantes atribuies, funcionar como uma espcie de advogado gratuito para a populao que no pode pagar por um advogado particular. Como todo adolescente tem direito defesa tcnica quando responde pela prtica de ato infracional e como a maior parte dos adolescentes que so processados vm de extratos mais pobres da populao (o que no quer dizer que apenas os pobres infracionam) a Defensoria pblica tem um papel muito importante a desempenhar neste campo.

Pgina 8

Eixo de controle para a efetivao dos direitos humanos


O controle das aes pblicas de promoo e defesa dos direitos humanos da criana e do adolescente se far atravs das instncias pblicas colegiadas prprias, onde se assegure a paridade da participao de rgos governamentais e de entidades sociais, tais como: - conselhos dos direitos de crianas e adolescentes; - conselhos setoriais de formulao e controle de polticas pblicas; e - os rgos e os poderes de controle interno e externo definidos nos artigos 70, 71, 72, 73, 74 e 75 da Constituio Federal; Alm disso, o controle social ser realizado pela sociedade civil atravs de qualquer cidado/, de organizaes no-governamentais e entidades similares, dentre estas destacam-se os Centros de Defesa das Crianas e dos Adolescentes por terem como atribuio especfica a proteo jurdico-social de crianas e adolescentes. Esses Centros tanto podem prestar assessoria jurdica e judicial, quanto realizar aes de monitoramento de polticas pblicas.

Pgina 9

Concluindo
De nada vale proclamar direitos se no temos os instrumentos adequados para efetiv-los, ou seja, fazer com seja observados na prtica. Justamente para concretizar a lei vrias instncias devem atuar e vrios instrumentos devem ser utilizados. A todo esse aparato legal e institucional chamamos de Sistema de Garantia de Direitos. O Sistema de Garantias de Direitos estruturado atravs da atuao do Estado e dos /as cidados/as. Suas atribuies se referem a promoo, defesa e controle dos direitos humanos de crianas e adolescentes.

Pgina 10

Para saber mais...


Recomendamos a leitura: Resoluo 113 e 117 do CONANDA; Texto do Wanderlino Nogueira sobre SGD Ver filme Juzo (veja a sinopse de outros filmes que recomendamos) clicando aqui) Veja uma tabela com exemplos de atuao estatal por cada ente (Unio, Estados e Municpios)

Pgina 11

Palavras finais
Cara(o) Cursista, Neste Mdulo II voc teve oportunidade de conhecer o marco legal, as polticas pblicas e o Sistema de Garantia de Direitos da Criana e do Adolescente. Aps o estudo desses instrumentos e mecanismos, consideramos que voc capaz de: a) Compreender a interface entre os direitos da criana e do adolescente e os direitos humanos; b) Identificar-se como agente de direitos humanos; c) Entender os marcos normativos nacionais e internacionais relativos aos direitos da criana e do adolescente, demarcando as rupturas da doutrina da proteo integral com a doutrina da situao irregular; d) Compreender o funcionamento do Sistema de Garantia de Direitos e sua relao com as medidas socioeducativas, destacando o papel dos rgos de controle social; e) Sensibilizar os operadores do sistema para colaborarem com as atividades dos rgos de controle social e de defesa e responsabilizao; f) Caracterizar e diferenciar as medidas de proteo e as medidas socioeducativas, facilitando o discernimento para aplicao adequada das referidas medidas. Sucesso na aplicao dos conhecimentos adquiridos neste Mdulo!

Pgina 1

Introduo
Ol Car@s cursistas! Iniciamos mais uma unidade, nela iremos falar sobre a Conveno Internacional dos Direitos das Crianas (CDC). Antes disso porm gostaria de fazer um breve "tunel do tempo" para mostrar em que contexto a CDC foi criada. Aps a segunda guerra, com a criao da Organizao das Naes Unidas (ONU) se iniciou um movimento mundial em torno da criao de normas internacionais que obrigassem os estados (pases) a respeitar direitos humanos. Fazer com que o maior nmero de estados possveis aderissem ao texto no era tarefa das mais fceis. Por isso, primeiro vieram as Declaraes de direitos, por meio das quais os pases afirmavam acreditar naquilo que estava exposto no texto, mas no se comprometiam normativamente. Em seguida vieram as Convenes, Tratados e Pactos que valiam sim como norma, se tornavam lei e portanto os estados eram obrigados a respeitar seus dispositivos. As assinaturas se tornavam mais difceis de conseguir e as reservas mais constantes. A primeira grande polmica surgiu quando se tentou formar um tratado que abarcasse direitos civis, polticos, sociais, econmicos e culturais de uma s vez, pois assim seria respeitada a interdependncia entre eles estabelecida na Declarao Universal de Direitos Humanos. Mais de 20 anos de discusso levaram construo de duas normas: Pacto de Direitos Civis e Polticos e Pacto de Direitos Econmicos Sociais e Culturais. Essa necessidade de especializao aliada necessidade de dar visibilidade a problemas e direitos especficos de certos grupos criou inmeros tratados especializados sobre mulheres, crianas, indgenas...

Pgina 1

Conveno sobre os Direitos da Criana

Com as crianas no poderia ser diferente, no mesmo? Primeiramente, em 1959, foi estabelecida a Declarao dos Direitos da Criana e apenas 30 (!) anos depois foi assinada a Conveno sobre os Direitos da Criana (1989), ratificada pelo Brasil no ano seguinte. A Conveno at hoje o tratado de direitos humanos mais aceito no mundo, com mais de 190 adeses (apenas os Estados Unidos e a Somlia entre os estados hoje conhecidos no aderiram a ela).

A Conveno impe Comunidade Internacional a ordem de assegurar a aplicao dos direitos da criana em sua integridade e instar os governos a valorizarem o seu sistema jurdico e de bem estar social, tendo em conta os princpios fundamentais nela ilustrados. IMPORTANTE OBSERVAO: a Conveno no faz distino entre crianas ou adolescentes, apenas informa que, para efeito do que nela for disposto, criana pessoa entre 0 e 18 anos de idade.

Pgina 2

Princpios da Conveno
A Conveno de 1989, elaborada a partir da iniciativa do Estado da Polnia que primeiro props em 1978 um texto para debate, est baseada em quatro grandes princpios: No discriminao (art.2 ) Melhor interesse da criana (art. 3 ) Sobrevivncia e Desenvolvimento (art.6 ) Participao (art.12) Reconhece os direitos da criana, dispondo-os em oito grandes agrupamentos: (a) Medidas Gerais de Implementao (arts. 4 , 42 e 44[6]); (b) Definio de Criana (art. 1 ); (c) Princpios Gerais (arts. 2 , 3 , 6 e 12 ); (d) Direitos Civis e Liberdades (arts. 7 , 8 , 13 ,17 e 37(a)); (e) Ambiente familiar e Cuidados Alternativos ((arts. 5, 18.1, 18.2, 9, 10, 27.4, 20, 21,11, 19, 39 e 25); (f) Sade Bsica e Bem-estar (arts. 6.2, 23, 24, 26, 18.3, 27.1, 27.2 e 27.3); (g) Educao, Lazer e Atividades Culturais (arts. 28, 29 e 31); (h) Medidas de proteo especial, que inclui: (i) Crianas em situao de emergncia (arts.22, 38 e 39); (ii) Crianas em conflito com a Lei (arts. 40, 37 e 39); (iii) Crianas em situaes de explorao, incluindo recuperao fsica e psicolgica e reintegrao social (arts.32, 33, 34, 35, 36 e 39); iv) Crianas que pertencem a minorias ou a grupos indgenas (art. 30)

Pgina 3

Conveno internacional e a resposta ao adolescente autor de ato infracional


A CDC trouxe importantes regras sobre o tratamento dirigido criana (pessoa com idade at 18 anos, como define em seu art.1) que infringe as leis penais (pratica ato infracional, em nossa terminologia). A Conveno proclama que todo criana a quem se atribui a prtica de crime deve ter direito ampla defesa e que, igualmente, deve ser tratada com dignidade e respeito sua condio de pessoa em desenvolvimento. A partir da Conveno, assim, a medida socioeducativa aplicada ao adolescente autor de ato infracional (para usar nossa linguagem) deixa de ser vista como um benefcio para ele, e justamente em funo disto, deve ser aplicada em ltimo caso e durar o menor tempo possvel. Veja a seguir alguns princpios sobre esse tema que esto contemplados na CDC.

Pgina 4

Conveno Internacional - garantias


Princpio da legalidade: no se pode alegar que a criana infringiu as leis penais, nem se pode acus-la ou conden-la por atos ou omisses que no eram proibidas pelo direito nacional ou internacional no momento em que foram cometidos. Direito presuno de inocncia: no se pode entend-la culpada at que se prove sua culpabilidade conforme a lei. Garantias de Custdia. ela tem direito de ser informada da acusao e do direito a ser defendido por um advogado. Assim, deve ser pronta e diretamente informado ou, se for o caso, atravs dos seus pais ou tutores legais, das acusaes contra ela dirigidas, e dispor de assistncia jurdica ou outra assistncia adequada para a preparao e apresentao de sua defesa. Direito de no testemunhar contra si prprio. No pode ser obrigada a testemunhar ou a confessar-se culpada. Princpio do contraditrio e da igualdade de condies entre as partes. Ela tem direito de utilizar-se, para sua defesa, dos mesmos recursos utilizados pela acusao. Tem direito de produzir provas, inclusive fazer perguntas para testemunhas de acusao e ouvir suas prprias testemunhas.

Pgina 5

Conveno Internacional - garantias

Garantia do devido processo legal. Ela tem o direito de ser julgada por um juiz competente, predeterminado pela lei e imparcial, devendo ser pessoalmente ouvida na presena de um advogado. Tem direito tambm a recorrer (pedir a reviso da sentena) de eventual condenao caso acontea. Princpio da celeridade. Tem direito a ter seu caso decidido sem demora. Este princpio, inerente a qualquer processo, particularmente relevante quando se trata de crianas, pois elas tm uma concepo da passagem do tempo de maneira diferente dos adultos. Para que uma medida seja efetiva contra uma criana, no deve ser imposta tarde demais, porque ento a criana no se relaciona com o ato cometido, que foi h muito tempo, e ser ineficaz.

Pgina 6

Conveno Internacional - garantias


Princpio da especialidade. a criana tem direito a ser processada e julgada por autoridades especializadas (Justia Especializada) e de cumprir medida em instituies tambm especializadas (separada dos adultos). Idade mnima para responsabilizao. A criana tem direito a que seu pas estabelea uma idade abaixo da qual presume-se que ela no tem capacidade para infringir a lei penal (no Brasil esta idade foi fixada aos 12 anos). Estas crianas (no Brasil, menores de 12 anos) so consideradas criminalmente irresponsveis ou isentas de responsabilidade criminal de qualquer tipo. Acima dessa idade, elas j podem ser reponsabilizadas quando cometem infrao de natureza penal, mas tm direito a um sistema diferente dos adultos. A privao de liberdade como ltima alternativa. Uma srie de medidas, tais como o cuidado, a orientao e superviso, aconselhamento, liberdade vigiada, a assistncia social, programas de educao e formao profissional devem ser oferecidos como alternativas institucionalizao quando uma criana comete infrao penal.

Pgina 7

Cumprimento das regras da CDC

A Conveno, tais como outros tratados internacionais de direitos humanos, para que seja realmente observados pelos pases que a assinam, criou mecanismos de monitoramento que os obrigam a enviar regularmente relatrios narrando como est a efetivao do tratado no pas. Um comit especial das Naes Unidas pode fazer recomendaes aos pases para que se adequem ao que impe a Conveno.

Pgina 8

Sintetizando
1. A CDC um acordo entre pases do mundo pelo qual eles se comprometem a reconhecer e fazer valer - editando inclusive leis internas nesse sentido - uma srie de direitos fundamentais para crianas (definida nela como pessoa at 18 anos). 2. A CDC aceita por quase todos os pases do mundo e, no Brasil, serviu de base para todo nosso direito vigente em relao criana e o adolescente. 3. Traz a idia de criana como sujeito de direitos humanos em geral e direitos especficos decorrentes de sua condio de pessoa em desenvolvimento. Rompe com a idia de que crianas e adolescentes so plenamente incapazes, reconhecendo-os como dotados de autonomia progressiva e com direito a expressar sua opino e t-la levada em conta em todos os assuntos que a afetem. 4. Traz tambm uma nova forma de tratar a questo da infrao praticada por pessoa menor de 18 anos, mandando os pases estabelecer uma idade abaixo da qual a criana no pode ser responsabilizada e impondo a necessidade de um sistema de responsabilizao diferenciada para crianas que se encontrem acima dessa idade (no Brasil ns as chamamos de adolescentes), distinto do tratamento dirigido aos adultos. 5. Para essa faixa de crianas (no Brasil, chamada de adolescentes) que infringem leis penais a CDC estabelece uma srie de direitos especficos de defesa.

Pgina 9

Saiba mais

Os tratados de direitos humanos esto disponveis em portugus e com informao sobre o Brasil na Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP. J todas as informaes sobre o status mundial de ratificao podem ser encontradas na pgina do Alto Comissariado das Naes Unidas para os Direitos Humanos. Para quem quiser se aprofundar mais e se disponibilize a ler um texto em espanhol, clique aqui para acessar dois textos de comentrios CDC. Para ter acesso edio bem cuidada da Conveno, produzida pelo UNICEF, clique aqui.

Pgina 10

Proteo integral x situao irregular

O Adolescente e a Lei: da indiferena proteo integral.

Toda a histria do progresso humano foi uma srie de transies atravs das quais costumes e instituies, umas aps outras, foram deixando de ser consideradas necessrias existncia social e passaram para a categoria de injustias universalmente condenadas John Stuart Mill

Pgina 1

1. A construo da Doutrina da Proteo Integral dos Direitos da Criana. O estudo do Direito da Criana deve ser focado em face do conjunto dos direitos fundamentais, dos direitos humanos, cuja dimenso subjetiva determina o estatuto jurdico da cidadania, quer em suas relaes com o Estado, quer em suas relaes entre si. Emlio Garcia Mendez enumera que, do ponto de vista do Direito, possvel dividir a histria do Direito Juvenil em trs etapas: a)de carter penal indiferenciado; b)de carter tutelar; c)de carter penal juvenil.

Pgina 2

O carter indiferenciado a marca do tratamento dado pelo direito desde o nascimento dos cdigos penais, de contedo eminentemente retribucionista, do sculo XIX at a primeira dcada do sculo XX. Esta etapa caracteriza-se por considerar os menores de idade praticamente da mesma forma que os adultos, fixando normas de privao de liberdade por um menos pouco menos tempo que os adultos e a mais absoluta promiscuidade, na medida em que eram recolhidos todos ao mesmo espao.

Pgina 3

O carter tutelar da norma tem sua origem nos Estados Unidos e se irradia pelo mundo no incio do sculo XX. Resulta da indignao moral decorrente da situao de promiscuidade do alojamento de maiores e menores nas mesmas instituies. As novas ideias foram introduzidas a partir do chamado Movimento dos Reformadores. As novas leis e a nova administrao da Justia de Menores nasceram e se desenvolveram no marco da ideologia nesse momento dominante: o positivismo filosfico. A cultura dominante de sequestro dos conflitos sociais, quer dizer, a cultura segundo a qual a cada patologia social devia corresponder uma arquitetura especializada de recluso, somente foi alterada num nico aspecto: a promiscuidade. A ideia fundante a do menor enquanto delinquente e abandonado, categoria social.

Pgina 4

A Conveno das Naes Unidas de Direitos da Criana - CNUDC, inaugura um processo de responsabilidade juvenil, caracterizada por conceitos como separao, participao e responsabilidade. O conceito de separao refere-se aqui distino, no plano normativo, dos problemas de natureza social daqueles conflitos com as leis penais. A necessria distino entre o social e o penal. O conceito de participao (art. 12 da CNUDC) refere-se ao direito da criana formar uma opinio e express-la livremente em forma progressiva, de acordo com seu grau de maturidade. Porm o carter progressivo do conceito de participao contm e exige o conceito de responsabilidade, que a partir de determinado momento de maturidade se converte no somente em responsabilidade social, mas ao contrrio, alm disso e progressivamente, numa responsabilidade de tipo especificamente penal, tal como estabelecem os arts. 37 e 40 da CNUDC.

Pgina 5

A idia da descentralizao do atendimento, levando em conta o princpio da especializao e a constante busca da participao da sociedade no atendimento do adolescente autor de ato infracional, foi constitutiva da prpria Doutrina da Proteo Integral. Fundada no princpio da peculiar condio de pessoa em desenvolvimento a Doutrina da Proteo Integral contrape-se vetusta Doutrina da Situao Irregular que norteava o Cdigo de Menores. Este inclua praticamente 70% da populao infanto-juvenil brasileira nesta condio, bastando ver a redao do artigo segundo do revogado Cdigo de Menores. Cdigo de Menores, Lei 6.697/79, art. 2: Para os efeitos deste Cdigo, considera-se em situao irregular o menor: I- privado de condies essenciais sua subsistncia, sade e instruo obrigatria, ainda que eventualmente, em razo de: a) falta, ao ou omisso dos pais ou responsvel; b) manifesta impossibilidade dos pais ou responsvel para prov-las; II- vtima de maus tratos ou castigos imoderados impostos pelos pais ou responsvel; III- em perigo moral, devido a: a) encontrar-se, de modo habitual, em ambiente contrrio aos bons costumes; b) explorao de atividade contrria aos bons costumes; IV- privado de representao ou assistncia legal, pela falta eventual dos pais ou responsvel; V- com desvio de conduta, em virtude de grave inadaptao familiar ou comunitria; VI- autor de infrao penal.

Pgina 6

Pela ideologia da situao irregular, os menores tornam-se interesse do direito especial quando apresentam uma patologia social, a chamada situao irregular, ou seja quando no se ajustam a um padro estabelecido. A declarao de situao irregular tanto poderia derivar de sua conduta pessoal (caso de infraes por ele praticadas ou de desvio de conduta), como da famlia (maus tratos) ou da prpria sociedade (abandono). Haveria uma situao irregular, uma molstia social, sem distinguir, com clareza, situaes decorrentes da conduta do jovem ou daqueles que o cercam. Reforava-se a idia dos grandes institutos para menores (at hoje presentes em alguns setores da cultura nacional), onde misturavam-se infratores e abandonados, vitimizados por abandono e maus tratos com vitimizadores autores de conduta infracional, partindo do pressuposto de que todos estariam na mesma condio: estariam em "situao irregular"2. 2- No contexto latinoamericano, a idia da criminalizao da pobreza se constituiu no norte para a construo do sistema de ateno aos menores, na lgica da Doutrina Tutelar, da situao irregular. Eduardo Galeano, no notvel De Pernas Pro Ar: a Escolado Mundo ao Avesso (LP&M, 1999), refere que no primeiro Congresso Policial Sul-Americano, celebrado em Montevidu em 1979, a polcia colombiana explicou que o aumento crescente da populao com menos de dezoito anos induz estimativa de maior populao POTENCIALMENTE DELINQENTE (Maisculas no original), p. 18.

Pgina 7

Mary Beloff, professora de Direito Penal Juvenil na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, resume uma srie de distines entre a Doutrina da Situao Irregular, que presidia o Cdigo de Menores e as legislaes latino-americanas da poca , derrogados pela Conveno das Naes Unidas de Direito da Criana, e a Doutrina da Proteo Integral resultante da nova ordem internacional3. Do trabalho de Mary Beloff se extrai como caractersticas da Doutrina da Situao Irregular: a)as crianas e os jovens aparecem como objetos de proteo, no so reconhecidos como sujeitos de direitos e sim como incapazes. Por isso as leis no so para toda a infncia e adolescncia, mas sim para os menores. b)Se utilizam categorias vagas e ambguas, figuras jurdicas de tipo aberto, de difcil apreenso desde a perspectiva do direito, tais como menores em situao de risco ou perigo moral ou material, ou em situao de risco, ou em circunstncias especialmente difceis, enfim estabelece-se o paradigma da ambigidade. c)Neste sistema o menor que est em situao irregular; so suas condies pessoais, familiares e sociais que o convertem em um menor em situao irregular e por isso objeto de uma interveno estatal coercitiva, tanto ele como sua famlia.

d)Estabelece-se uma distino entre as crianas bem nascidas e aqueles em situao irregular, entre criana e menor, de sorte que as eventuais questes relativas quelas sero objeto do Direito de Famlia e destes dos Juizados de Menores. e)Surge a idia de que a proteo da lei visa aos menores, consagrando o conceito de que estes so objeto de proteo da norma. f)Esta proteo freqentemente viola ou restringe direitos, porque no concebida desde a perspectiva dos direitos fundamentais. g)Aparece a idia de incapacidade do menor. h)Decorrente deste conceito de incapacidade, a opinio da criana faz-se irrelevante. i)Nesta mesma lgica se afeta a funo jurisdicional, j que o Juiz de Menores deve ocupar-se no somente de questes tipicamente judiciais, mas tambm de suprir as deficincias de falta de polticas pblicas adequadas. Por isso se espera que o Juiz atue como um bom pai de famlia em sua misso de encarregado do patronato do Estado sobre estes menores em situao de risco ou perigo moral ou material. Disso resulta que o Juiz de Menores no est limitado pela lei e tenha faculdades ilimitadas e onipotentes de disposio e interveno sobre a famlia e a criana, com amplo poder discricionrio. j)H uma centralizao do atendimento. k)Estabelece-se uma indistino entre crianas e adolescentes que cometem delito com questes relacionadas com as polticas sociais e de assistncia, conhecido como seqestro e judicializao dos problemas sociais. l)Deste modo se instala uma nova categoria, de menor abandonado/delinqente e se inventa a delinqncia juvenil. m)Como conseqncia deste conjunto se desconhece todas as garantias reconhecidas pelos diferentes sistemas jurdicos no Estado de Direito, garantias estas que no so somente para pessoas adultas. n)Principalmente, a medida por excelncia que adotada pelos Juizados de Menores, tanto para os infratores da lei penal quanto para as vtimas ou protegidos, ser a privao de liberdade. Todas estas medidas impostas por tempo indeterminado. o)Consideram-se as crianas e adolescentes como inimputveis penalmente em face dos atos infracionais praticados. Esta
Pgina 8

ao protetiva resulta que no lhes ser assegurado um processo com todas as garantias que tm os adultos e que a deciso de priv-los de liberdade ou de aplicao de qualquer outra medida, no depender necessariamente do fato cometido, mas sim, precisamente, da circunstncia de a criana ou adolescente encontrar-se em situao de risco. 3Beloff, Mary. Modelo de la Protecin Integral de los derechos Del nio y de la situacin irregular: um modelo para armar y outro para desarmar. In Justicia y Derechos Del Nio. Santiago de Chile: UNICEF, 1999, pp. 9/21.

Pgina 9

Novo Slide 9

Pgina 10

Importncia do tema
Caro Cursista, bem-vindo a um item muito importante de seu curso. Entender bem a diferena entre medidas de proteo e medidas socioeducativas permite: a) compreender uma importante diferena entre a doutrina da situao irregular e a doutrina da proteo integral; b) comprender um dos traos mais essencias da medida socioeducativa; c) reconhecer situaes de uso inadequado do sistema socioeducativo; d) evitar prticas discriminatrias de criminalizao da pobreza (penalizao das pessoas por serem pobres); Para alcanar esse entendimento temos de: a) refletir um pouco sobre viso de criana ao longo da histria e sobre os modelos de interveno acionados quando pessoas dessa faixa etria. sofrem violao em seus prprios direitos ou quando elas prprias violam, cometendo um ato infracional, o direito outras pessoas. b) pensar a posio da legislao nacional nessa evoluo histrica. c) examinar, a partir da teoria e das regras do ECA, as grandes distines entre medida de proteo e medida socioeducativa.

Pgina 1

Distines iniciais
Medida de proteo aplicada quando uma criana ou adolescente est em situao de violao ou ameaa de violao de seus direitos. Medida socioeducativa aplicada quando um adolescente pratica ato infracional, que conduta descrita em lei como crime ou contraveno. Jos tem 14 anos e furtou um celular. Furto crime, logo Jos deve receber medida socioeducativa. Carlos quer estudar, mas no h vaga para ele em escola perto de sua residncia. A Carlos deve ser aplicada medida de proteo porque est com seu direito educao violado. Um adolescente que infraciona pode tambm estar em uma situao de violao de direitos. Em muitos casos essa situao de violao de direitos um fator importante que o levou a infracionar. Nesse caso as coisas podem se complicar um pouco: a) afinal, a medida socioeducativa, pretendendo a ressocializao do adolescente, sua promoo social, sua educao, no tem como objetivo combater os fatores que levam o adolescente a infracionar? b)se esses fatores que levam o adolescente a infracionar forem o resultado de uma situao de violao de direito, os propsitos da medida socioeducativa no seriam iguais aos da medida de proteo, ou seja, restaurar o direito violado? c) assim, com base em qual critrio podemos distinguir, em todos os casos, as medidas socioeducativas das medidas de proteo? Para respondermos a esta pergunta temos de voltar um pouco no tempo.

Pgina 2

um pouco de histria
Embora alguns autores divirjam (ver, a propsito, o mdulo I, item 1 e este texto) at o seculo XIX a sociedade ocidental no distinguia bem criana de adulto. A criana saa de uma situao de dependncia total (primeira infncia) e logo j era tratada como adulto. Supunha-se que por volta dos sete anos atingiam a idade da razo, passando a entender o que faziam e agir conforme sua razo. Assim, quando cometiam crime, recebiam a mesma pena do adulto. Era o modelo penal indiferenciado. A partir da segunda metade do sculo XIX a criana passa a ser vista como ser incompleto e por isso incapaz. Se no consegue entender o que faz, no pode ser punida como um adulto. Mas essa falta de entendimento a torna perigosa, imprevisvel, no sabe medir seus atos, perigo que se agrava se ela no tiver uma famlia atenciosa ou se ela no frequentar escola, espaos que servem para socializar a criana e adapt-la vida social. Para dar conta dessa impossibilidade de ser punida mas tambm da necessidade de ser controlada porque pode se tornar perigosa, foi criado e desenvolvido o modelo de justia juvenil conhecido como modelo tutelar, ou modelo da situao irregular, que vigorou nos pases ocidentais (EUA, Europa e Amrica Latina) do incio do sculo XX at o final da dcada de 1980. Nesse modelo, as medidas, tanto para o infrator quanto para o no infrator, no tm diferenas importantes entre si. Elas tem a mesma funo: servem para tirar o adolescente da 'irregularidade', irregularidade revelada pela prtica de uma infrao ou pela provvel prtica futura de uma infrao dadas as condies em que vive. Era esse o modelo do Cdigo de Menores. Tratava de forma semelhante os que tinham direito violado e aqueles que violavam direitos de outras pessoas cometendo crimes. E tudo era feito em nome da preveno e da proteo. Ao longo do sculo XX essa idia de criana e adolescente como ser plenamente incapaz foi revista. Elas passaram a ser vistas como pessoas em desenvolvimento, dotadas de autonomia progressiva, nem totalmente incapazes, mas tambm no iguais aos adultos. Tambm ao longo desse perodo crianas e adolescentes so reconhecidos como sujeito de direitos e, nessa leitura, percebeu-se que muitas medidas aplicadas sob pretexto de proteo na verdade importavam sempre numa limitao sria de seus direitos, sendo visvel seu carter sancionatrio de muitas das medidas destinadas a tir-los da "irregularidade". A partir da (autonomia progressiva e carter sancionatrio das medidas) foi possvel ver adolescentes como pessoas que podem e devem ser responsabilizadas por seus atos criminosos. E percebe-se a injustia de tratar de forma repressiva quem na verdade precisa de ateno do estado, de quem precisa ser compensado pela violao de direitos sofridas desde pequeno. Enfim, nesse novo quadro, chega-se ao final do seculo XX com certeza de que no se pode tratar pela mesma via o infrator e o aquele que teve seus direitos violados.

Pgina 3

O paradigma da proteo integral e o ECA


Inspirado na Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana, o ECA separa as vias de interveno (medidas protetiva e medida socioeducativa).Com isso, a) fica claro que a medida socioeducativa tem como trao principal e distintivo da medida de proteo ou de qualquer ao puramente socio-assistencial-pedaggica sua tnica de responsabilizao do adolescente autor de ato infracional. b) fica clara tambm a diferena quanto ao grau de coercitividade (imposio fora) entre medida socioeducativa e medida de proteo. Responsablizar significa impor ao responsabilizado um dever, uma obrigao a ser cumprida em resposta prtica de um ato proibido. Um dever algo a que ningum pode renunciar. De direitos, podemos abrir mo, de deveres, no (ou ser, cursista, que voc pode abrir mo de de suas dvidas?). Assim, a medida socioeducativa, por assumir essa feio de dever, deve ser cumprida queira ou no o adolescente. O dever imposto e se o adolescente no cumpri-lo, vai sofrer as consequncias, que podem chegar privao de liberdade por at trs meses. c) no se responsabiliza algum por sua condio, mas sobretudo pelo ato, pela conduta desconforme lei que praticou. Essa nfase no fato e no na condio social e familiar do infrator previne a perversa crimininalizao da pobreza ou o encarceramento por causa da excluso social. d) nesse panorama, a medida de proteo surge como estratgia de restaurao de direito, um direito a fazer valer o prprio direito violado. O dever, aqui, no da criana ou do adolescente, do Estado, ou da famlia, de providenciar todo o necessrio para garantir o direito.Quando as medidas de proteo so dirigidas a crianas e adolescentes, seu descumprimento no gera qualquer sano. Quando dirigidas ao Estado ou aos familiares (incluindo a as medidas pertinentes aos pais ou responsveis), seu descumprimento pode acarretar a aplicao de multa (sano administrativa), sem prejuzo de outras medidas. e) esta caracterstica de dever, de coercitividade, limitao de direitos da medida socioeducativa obriga que sua aplicao seja antecedida do pleno respeito ao direito de defesa por parte de seu destinatrio, o adolescente, algo que se garante apenas por meio de um processo judicial. J a caracterstica de restaurao de direitos, de proteo de direitos que tem a medida de proteo, permite que a instncia principal de sua aplicao seja no o Judicirio, mas sim o Conselho Tutelar.

Pgina 4

confuso de vias - distores


Confuso de vias: sempre que uma medida de proteo aplicada com finalidade de responsabilizao, de punio, e sempre que uma medida socioeducativa justificada a pretexto de proteo estamos diante de distores graves do sistema de vias distintas como o nosso. Alguns exemplos. So muitos os casos em que os juzes aplicam medida socioeducativa mais severa, sobretudo de internao, mesmo diante de atos no to graves, dizendo tratar-se de oportunidade para garantir ao adolescente um tratamento antidrogas, o acesso escolarizao e profissionalizao, a ateno de um psiclogo, etc. Em outros casos, a medida de semiliberdade aplicada para adolescentes em situao de rua sob o argumento de que, por meio dela, tero comida para comer e um teto onde morar. Vivessem com a famlia, receberiam liberdade assistida ou prestao de servios comunidade. H situaes em que a medida de liberdade assistida prorrogada exclusivamente porque no perodo inicial de seis meses no foi possvel matricular o adolescente na escola ou encaminh-lo a curso profissionalizante. Em outros casos tambm vemos medidas de proteo sendo aplicadas como forma de sano. H relatos de crianas infratoras ou desobedientes que so tiradas de suas famlias e encaminhadas para abrigo como forma clara de responsabilizao pela m conduta. H notcias de adolescentes autores de ato infracional que recebem medida protetiva de requisio de tratamento psiquitrico em regime de internao mdica e so, por fora de tal medida, obrigados a assim permanecerem, custodiados, indeterminadamente.

Pgina 5

Idias mais importantes


Para chegar aqui, cursista, voc se inteirou de que: a) medida socioeducativa medida voltada responsabilizao do adolescente autor de ato infracional, ou seja, de adolescente que violou direitos de terceiros praticando crime b) medida de proteo medida voltada a garantir, restaurar e proteger crianas e adolescentes que tiveram ou tm seus direitos ameaados ou violados. c) no se aplica medida de proteo para responsabilizar autores de crime, nem se deve aplicar medida socioeducativa com o objetivo de restaurar eventuais direitos do infrator que tenham sido violados. d) Isso no significa que durante a medida socioeducativa no se deva tomar providncias para defesa de direitos dos adolescentes a ela submetidos. Todos os adolescentes que tm seus direitos violados, infratores ou no, tem direito a aes do Estado voltadas a proteg-los e restaur-los. O que no possvel aplicar ou manter medida socioeducativa com a finalidade de garantir direitos de adolescentes. e) a medida de proteo no imposta contra a vontade do adolescente que teve seu direito violado. A medida socioeducativa imposta - e seu cumprimento cobrado - mesmo contra a vontade do adolescente autor de ato infracional. Da porque o adolescente tem direito de se defender da aplicao da medida socioeducativa.

Pgina 6

Saiba mais
Para um entendimento mais aprofundado dessa questo, sugere-se, ao cursista que leia ou queira tentar ler em espanhol o artigo de Jaime Couso Salas, Problemas tericos y prcticos del principio de separacin de medidas y programas. Entre la va penal-juvenil y la va de proteccin especial de derechos, na revista Justicia Y Derechos del Nio, n. 1, pag. 79/104 (clique aqui para ter acesso revista) Tambm a propsito, em portugus, consultar MACHADO, Martha de Toledo. A proteo constitucional de crianas e adolescentes e os direitos humanos. Barueri, Manole, 2003. Para se alcanar a clareza de que as medidas socioeducativas no podem ser vistas como medidas aplicadas a favor dos adolescentes (em seu bem, em sua proteo), leia-se o texto de Antonio Fernando do Amaral e Silva (clicando aqui), deixando claro que, por mais que se queira humanizar e qualificar a execuo da medida socioeducativa, ela nunca deixar de significar, para o adolescente, uma providncia de carter aflitivo.

Pgina 7

Anda mungkin juga menyukai