Anda di halaman 1dari 70

introduo

Prezado Cursista, Nesse mdulo aprofundaremos alguns pontos j mencionados nos mdulos anteriores, em especial o debate sobre a natureza da medida socioeducativa, as caractersticas mais marcantes de cada uma delas, a forma pela qual a Justia as aplica e controla seu cumprimento. A grande referncia para tudo o que vai aqui lanado so as regras do Estatuto da Criana e do Adolescente, que recomendamos voc tenha mo para consultar e ler enquanto cursa esse mdulo. As unidades que compem o presente mdulo so as seguintes:Natureza e dimenses da medida socioeducativaA legalidade na imposio das medidas socioeducativasAs espcies de medidas socioeducativasProcedimento de apurao de ato infracionalProcedimento de execuo de medida socioeducativaAcesso Justia de defesa tcnica no cumprimento da medida socioeducativa

Pgina 1

Os autores
Este mdulo foi coordenado por Flvio Amrico Frasseto, que Defensor Pblico no Estado de So Paulo, Mestre em Psicologia pela USP e professor do Mestrado Profissional "Adolescente em Conflito com a Lei" da Universidade Bandeirante de So Paulo. Contou com a colaborao tambm de Ivanilda Figueiredo, que doutoranda em Direito Constitucional PUC-Rio com defesa programada para o incio do segundo semestre de 2010; Mestre em Direito Constitucional UFPE; autora do livro Polticas Pblicas e a Realizao dos Direitos Socais (SAFE:2006), Coordenadora da pesquisa Acesso Justia nos pases do IBSA: um diagnstico, consultora da Associao Nacional de Centros de Defesa das Crianas e dos Adolescentes (ANCED) e com a colaborao de Joo Batista da Costa Saraiva que Juiz titular do Juizado Regional da Infncia e da Juventude de Santo ngelo - RS. Especialista em Direito pelo Instituto de Ensino Superior de Santo ngelo. Professor universitrio. Ministra aulas na Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul. Conferencista conhecido em todo o Pas sobre o tema Direitos da Infncia e Juventude, tem diversos livros e artigos publicados.

Pgina 2

Dimenses das medidas socioeducativas.


O que e o que pretende a medida socioeducativa (MSE)? uma reao do Estado ao crime, com objetivo de garantir a paz social? um mecanismo de defesa social contra a criminalidade? uma forma de punir adolescentes autores de ato infracional? uma forma de proteg-los contra si mesmo? um mecanismo para tir-los da excluso social, para educ-los? algo que visa ressocializ-los, reeduc-los, reinseri-los na sociedade? maneira de retribuir com mal proporcional o mal que causaram ao praticar crime? uma estratgia de poltica criminal destinada a tirar parte de nossos jovens de um sistema penal, cristalizador de carreiras criminosas? tudo isso ao mesmo tempo? No se pretende aqui oferecer resposta definitiva esta questo, muito polmica, muito debatida no mundo todo e h muito tempo. O que se pretende apresentar apenas uma chave possvel para compreend-la, tudo para que voc, cursista, possa se posicionar e tormar sua prpria deciso. Vamos comear pensando por qual razo algum consenso a respeito difcil de alcanar. E porque talvez, antes de pacificar o entendimento sobre a natureza da medida, temos tarefas antecedentes complicadas para resolver.

Pgina 1

Natureza ambgua da adolescncia e da MSE


A adolescncia vista e tratada de forma indefinida, ambgua, em nossa sociedade. Exemplos. 1. adolescente no nem criana, nem adulto. s vezes tratado como criana e como adulto ao mesmo tempo. 2. do adolescente s vezes so cobradas responsabilidades de adultos, mas por vezes so controlados como crianas. Quando saem da dependncia? Quando adquirem autonomia? 3. adolescentes so tidos como incapazes para certas coisas e incapazes para outras. Como, quando e para qual finalidade se d essa passagem da incapacidade para a capacidade? 4. de uma criana costuma-se dizer que seu comportamento reflete a criao, as influncias que recebem e receberam dos adultos. E um adolescente? Quando seu comportamento pode ser visto como resultado de sua prpria deciso e quando ele pode ser considerado fruto do meio onde foi e criado? 5. diante da conduta de um adolescente, temos de ser tolerantes, mas no podemos ser permissivos. Qual a fronteira entre uma e outra postura? 6. sabemos que na adolescncia algum tipo de comportamento transgressor normal. Quando, exatamente, este padro de conduta assume o feitio de deliquncia preocupante? 7. muitas vezes vemos a adolescncia como uma idade problema. Mas quem de ns no se ressente da sensao de liberdade, do vigor fsico, da irreverncia que perdemos ao nos tornarmos adultos? Some-se a tudo isso o fato de no haver uma adolescncia nica, mas vrias, conforme o lugar e classe social. E tambm o fato de que sempre vemos, s vezes sem perceber, a adolescncia do outro a partir da nossa prpria vivncia nessa fase da vida. Em relao adolescncia, no temos muita clareza, muita certeza, muitas convices. No sabemos muito bem como lidar com ela. Da porque no temos muita clareza sobre o que fazer diante de um adolescente que infraciona. Em outras palavras, dessa ambiguidade da adolescncia e da transgresso na adolescencia resultam respostas tambm ambguas quando cometidos atos infracionais.

Pgina 2

complexidade da reao social contra o crime


Tambm no atingimos clareza em relao ao modo como devemos reagir contra o crime. De um lado, comum e frequente a idia de que o sistema penal est falido, que devemos investir em outras formas de solucionar conflitos, que muitas condutas devem deixar de ser crimes, que a pena de priso deve ser usada em ltimo caso. Ao mesmo tempo ouvimos dizer que o problema do pas a impunidade, que nossa legislao muito branda, que a pena de morte e o rebaixamento da maioridade penal so solues teis para defesa da sociedade contra o crime, que os criminosos no deveriam ter benefcios, etc. Na teoria no existem consensos em relao s funes e as justificaes da pena, especialmente da pena de priso. Uns dizem seu objetivo punir, outros que ressocializar, outros que defender a sociedade, outros muitos dizem que tudo isso ao mesmo tempo. Se no temos clara a justificao e funo da pena para os adultos, natural que em relao aos adolescentes isso ainda permanea ainda mais em aberto.

Pgina 3

Do que temos alguma certeza


Mas, caro cursista, em meio a tantas indefinies, fato que em relao a algumas coisas, nesse terreno, podemos ter certeza. 1. Que as respostas dirigidas a um adolescente que pratica crime no so iguais quelas dirigidas em face de uma criana que pratica crime. A Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana, na qual se baseia o ECA, manda que os pases "estabeleam uma idade mnima antes da qual se presumir que a criana no tem capacidade para infringir as leis penais". No Brasil esta idade foi estabelecida aos 12 anos. Antes dos 12 anos, assim, nenhuma reao especfica pode ser adotada diante de uma criana quando ela comete infrao lei penal. 2. Que as respostas dirigidas a um adolescente que pratica crime no so iguais quelas dirigidas em face de um adulto que pratica crime. O art. 228 da Constituio Federal diz que so penalmente inimputveis os menores de dezoito anos, sujeitos s normas da legislao especial. Isso quer dizer que, pessoa menor de dezoito anos que pratica crime no est sujeita ao sistema penal dos adultos. 3. Das duas certezas acima apontadas, podemos tirar uma terceira: pessoas entre 12 e 18 anos tm capacidade para infringir a lei penal, ou seja, podem ser alvo de uma reao especfica do Estado e que, quando infracionam, esto sujeitos s normas da legislao especial, no caso o ECA. Assim, ao interpretarmos a resposta reservada na lei para o adolescente autor de crime sabemos que ela no pode ser igual reservada para as crianas nem igual reservada para os adultos. Ela algo intermedirio entre as duas. Exatamente como a adolncia algo intermedirio entre a infncia e a vida adulta.

Pgina 4

tratamento dirigido criana e ao adulto infrator


como reagimos quando uma criana infraciona? O ECA diz que em face da criana que pratica infrao aplicamos medida de proteo de direitos. Ou seja, se uma criana infraciona, o Estado no vai culp-la, responsabiliz-la, puni-la por isso (os pais at podem faz-lo). O Estado no vai acionar seu aparato policial, judicial, repressivo, para intervir. Ele vai acionar seu aparato protetivo de direitos considerando a pessoa do infrator e seu entorno para observar se a infrao praticada no sinal de alguma situao de violao de direitos que a vitimize. Quem tem esse papel o Conselho Tutelar. como reagimos quando um adulto infraciona? O Cdigo Penal diz que o juiz estabelecer a pena aplicvel conforme seja necessrio e suficiente para reprovao e preveno do crime. Aqui o Estado aciona seu aparato repressivo de combate e preveno ao crime. O que se olha, o que dirige a aplicao da pena, mais do que a pessoa do infrator e suas circunstncias pessoais e sociais, o crime que ele cometeu.

Pgina 5

adolescente infrator - sistema socioeducativo


Ora, se o sistema dos adolescentes no igual ao das crianas nem igual ao dos adultos, se algo intermedirio entre os dois, podemos chegar s seguintes concluses: a) medida socioeducativa no igual apenas a proteo de direitos do infrator. Seria tratar adolescentes como crianas. b) medida socioeducativa no igual apenas a reprovao e preveno do crime. Seria tratar adolescentes como adultos. A hiptese natural que se levanta , ento, que a medida socioeducativa tenta ser um pouco das duas coisas: reprovao e preveno do crime com um olhar especial tendente a promoo de direitos do infrator. Ser isso mesmo? Ser que no ECA encontramos a confirmao de nossa hiptese? Vamos dar uma olhada.

Pgina 6

caractersticas da mse no ECA


reprovao e preveno do crime:A medida aplicada ao adolescente levar em conta (...) as circunstncias e a gravidade da infrao (art. 112, 1). dever do Estado adotar as medidas adequadas de conteno e segurana dos internos (art. 125) O adolescente apreendido em flagrante no ser prontamente liberado quando, pela gravidade do ato infracional e sua repercusso social, deva permanecer sob internao para (...)manuteno da ordem pblica (art. 174). proteo de direitos do infrator:Incumbe ao orientador da medida de liberdade assistida promover socialmente o adolescente e sua famlia (art. 119, I)na aplicao das medidas socioeducativas levar-se-o em conta as necessidades pedaggicas do adolescente (art. 113 e 100) obrigao da entidade que executa programa de internao observar os direitos e garantias de que so titulares os adolescentes (art. 94, I) reprovao do crime e proteo do infratormedida de internao privativa de liberdade (art. 121) mas deve ser cumprida em estabelecimento educacional (art. 112, VI)medida de liberdade assistida visa promover socialmente o adolescente e sua famlia (art. 119, I) mas caso o adolescente a descumpra de forma reiterada e injustificvel, poder ser aplicada internao (art. 122, III)

Pgina 7

resposta oficiais diante de atos descritos como crime


para visualizar tudo o que j foi exposto, clique aqui pra ver a tabela. GAVAR AULA DE 10 MINUTOS EXPLICANDO A TABELA 1

Pgina 8

a natureza da medida socioeducativa


Est portanto, a, para quem quer ver: a medida socioeducativa tem essas duas faces, que operam simultaneamente: visa promover direitos dos adolescentes (faceta educativo-assistencial) e visa reprovar e prevenir o crime (faceta punitiva ou penal) VEJA QUE AMBAS AS FACES OPERAM, SEMPRE, SIMULTANEAMENTE. Nenhuma delas, em nenhum momento, pode ser esquecida. Deixar de considerar qualquer uma delas leva a distores graves, grande parte das quais atinge o sistema socioeducativo. Esquecer da faceta punitiva pode levar aplicao de medida socioeducativa para fins de proteo de direitos. Isso significa punir a pobreza, algo discriminatrio e nefasto. Torna sem sentido o respeito litrgico que se deve ter s garantias de defesa do adolescente contra a pretenso do Estado em intervir na sua pessoa. Implica retornar ao modelo tutelar e menorista vigente antes do ECA. Esquecer a faceta educativo-assistencial implica igualar adolescentes a adultos, esquecendo sua condio de pessoa em condio peculiar de desenvolvimento. Exacerba o vis de limitao de direito da medida, sinalizando aos operadores do sistema que sua funo garantir a limitao de direitos. Enfraquece o prprio carter preventivo da criminalidade, na medida em que no enfrenta possveis fatores ligados ao envolvimento infracional, favorecendo sua repetio futura, etc.

Pgina 9

combinando as duas faces da medida


Essas duas faces da medida no convivem pacificamente. Por vezes, para resolver problemas prticos de sua aplicao e execuo, cada uma delas sinaliza caminhos diversos. Nenhuma legislao do mundo conseguiu resolver satisfatoriamente estes conflitos. necessrio, mais do que colocar lado a lado esta dupla face, construir alguma sntese possvel entre elas. Alguma integrao entre elas visvel de plano: a) a proteo de direitos favorece a preveno da criminalidade quando o direito violado torna o adolescente mais vulnervel ao cometimento de infrao. b)a punio e a reprovao do crime favorece o entendimento, no adolescente, da gravidade de sua conduta e das consequncias dela, para si e para o outro. Outra sntese possvel reconhecer que a medida tem carter punitivo, sancionrio, penal diferenciado (dos adultos) aspecto esse que acaba atenuado por conta do princpio educativo.

Pgina 10

responsabilizao
outro campo possvel de equilibrao da ambiguidade a idia de responsabilizao. o conceito aglutinador da preveno/proteo com a sano/punio. Ocupa um lugar em meio a isto tudo. Responsabilizar criar deveres em razo de um fato. No se trata de sofrer um mal, pura e simplesmente, como na punio clssica. Trata-se, sim, de ser alvo de uma ao de fora (carga punitiva) cuja inteno maior fazer com que o sujeito se aproprie de sua ao transgressora (reconhea sua prtica como deciso pessoal) e se aperceba das consequncias dela resultantes, seja para vtima, seja para ele mesmo. E, diante disso, espera-se que o adolescente, ressignificando o ato, ressignificando sua vida, mostre, com aes concretas - em benefcio de si, da comunidade ou da vtima, seu reposionamento. claro que esse objetivo no precisa ser alcanado para que se d a medida por cumprida. Mas obrigao daqueles que operam o sistema socioeducativo busc-lo todo o tempo. essa pretenso que d contedo especfico, e assim, sentido ao do operador do sistema socioeducativo.

Pgina 11

responsabilizao e direito de defesa


A idia de responsabilizao atende interesses, como a preveno e a punio, de defesa social contra o crime. o interesse da sociedade se sobrepondo ao interesse do indivduo. Em todos os casos os destinatrios das medidas tm seus direitos individuais mais ou menos limitados em nome da proteo de um interesse social. H, assim, claro conflito entre sociedade e indivduo, razo pela qual este ltimo tem direito de resisitir a esta ao sobre sua pessoa, valendo-se de seu direito ampla defesa. Por mais bem intencionada que seja, e por mais que na prtica isso possa acontecer, a interveno socioeducativa responsabilizadora nunca poder ser considerada e, mais do isto, justificada como um bem para o sujeito. direito legtimo, assim, desse sujeito, opr-se aplicao da medida e, uma vez aplicada, lutar para que ela dure o mnimo possvel.

Pgina 12

saiba mais
Sobre a natureza da medida, leia o texto de Cleber Tonial, CLICANDO AQUI. Para uma leitura da natureza da medida luz da teoria do "Direito Penal Juvenil", leia o texto de Joo Batista Costa Saraiva, clicando aqui. Sobre a idia de responsabilizao como conceito integrador da natureza da medida socioeducativa, leia o texto de Antonio Carlos Gomes da Costa, clicando aqui.

Pgina 13

Introduo
Ol, car@s cursistas! Comeamos agora mais uma unidade muito importante. Discutir legalidade na Medida Socioeducativa e da penas em geral muito comum no Brasil de hoje em diversas rodas de conversa, no mesmo? Na mesa de bar ou ao lado da banca de jornais, sempre fcil achar algum narrando o que deveria ser feito com esta ou aquela pessoa acusada de uma atuao ilegal. No direito, ns usamos dois conceitos de lei, um amplo e um restrito. Lei em sentido amplo toda e qualquer forma de regulamentao, por ato normativo, oriundo do Estado: leis delegadas, medidas provisrias, decretos., resolues, etc. Lei em sentido estrito s aquela norma geral redigida pelo Poder Legislativo. No direito brasileiro, apenas o Congresso Nacional (Cmara dos Deputados e Senado Federal) pode redigir leis penais e processuais penais, art. 22, I da CF) No direito penal, vale sempre a lei em sentido estrito em decorrncia do princpio da reserva legal. Vejam o que diz Fernando Capez: "nenhuma outra fonte subalterna pode gerar a norma penal, uma vez que a reserva de lei proposta pela Constituio absoluta, e no meramente relativa (...) somente a lei, na sua concepo formal e estrita, emanada e aprovada pelo Poder Legislativo, por meio de procedimento adequado, pode criar tipos e impor penas. A medida socioeducativa, como visto nos mdulos anteriores, tem um carter pedaggico, mas tambm tem um objetivo sancionatrio. Portanto, sua imposio deve seguir a mesma regra utilizada para o direito penal. Video Direitos Fundamentais e Justia Juvenil

Pgina 1

Um caso real para comearmos a pensar...


Duas adolescentes, de 11 e 12 anos, foram obrigadas por prepostos da Policia Militar a lavar a calada da Cesta do Povo da cidade de Barreiras nesta tera-feira, 27. As garotas usaram as mos para esfregar o cho, antes de serem entregues ao Conselho Tutelar, que posteriormente as encaminhou ao Ministrio Pblico. Dezenas de testemunhas assistiram a ao, aplicada pelos policiais como punio contra a pichao da calada. "Eu vi os policiais segurando uma menina pela blusa. Ela estava ajoelhada, limpando a calada com as mos. As pessoas que viram a cena antes de mim, disseram que elas tinham pichado palavres na calada e xingado a policial que trabalha na segurana da Cesta do Povo, afirmou a comerciante Deni Gonalves, 47 anos. Para ela, a situao foi humilhante..." Deni acrescentou que entre as pessoas que assistiram as cenas, algumas se mostraram indignadas e outras acharam tudo engraado e concordaram com a atitude dos policiais, porque, segundo disseram, as meninas teriam o costume de jogar gua nas pessoas e at cuspir nas vitrines. Informaes do jornal A Tarde.

Pgina 2

Agora, ficticiamente... Conversando sobre o caso.


O caso ganhou as manchetes dos jornais e numa mesa de bar do Pelourinho, Joo, Maria e Jos conversam: Joo, estudante de jornalismo, defende que a punio foi pequena e muito melhor elas passarem por isso agora para aprenderem a no fazer mais do que terem de passar por todo um processo judicial, numa justia que s passa a mo na cabea dos adolescentes. Maria, estudante de direito, diz que realmente a justia no funciona direito, mas que achou muito humilhante as meninas ficarem sendo seguradas pela camisa pelos policiais com todos olhando. Jos, estudante de pedagogia, defende que a punio poderia ser a mesma, limpar a pichao, mas precisaria ter passado por um processo judicial, no qual as adolescentes, seriam ouvidas, teriam defesa e mesmo que fosse estabelecida a mesma pena ela no seria cumprida em uma situao humilhante como aquela mostrada nas fotos. A humilhao e o uso irrestrito da fora e do poder no so nada educativos como muitos pensam. COM QUEM VOCS CONCORDAM? Fizemos questo de designar cada um dos falantes como estudantes universitrios de diferentes cursos, para demonstrar que o senso comum sobre as punies hoje ultrapassa os conhecimentos adquiridos nas faculdades. Muitos profissionais do direito, defendem penas que seriam completamente vedadas pela Constituio!

Pgina 3

A Legalidade na Imposio de MSE I


Olha, no podemos dizer o que voc deve pensar, mas podemos te dizer o que est na norma brasileira e o porqu de estar l. Vejam essa sntese da Karyna Sposato: As medidas de proteo e scio-educativas representam ordens de medidas jurdicas. So compostas de medidas em espcie. Entre as primeiras o tratamento psicolgico ou de sade, e, entre as ltimas, a medida branda da advertncia e a severa da internao. Como medidas jurdicas, so dotadas de coercibilidade. (...) Substancialmente se materializam em respostas decorrentes do desvalor social que marca a conduta infracional, de modo que pressupem o reconhecimento do erro e a declarao de reprovabilidade da conduta. Suas finalidades ultrapassam a preveno especial e geral e alcanam o ser humano em desenvolvimento, de sorte que indicam uma interferncia no processo de aquisio de valores e definio de comportamentos por meio da educao ou mesmo tratamento. (SPOSATO, Karina B. Imposio das Medidas Socioeducativas) Se o objetivo ensinar cidadania precisamos tratar os/as adolescentes como cidados, no mesmo? Se o objetivo punir precisamos respeitar os princpios constitucionais, penais e processuais penais relativos as penalidades no mesmo?

Pgina 4

A Legalidade na Imposio de MSE II


"No crime sem lei anterior que defina, nem pena sem prvia cominao legal" (art, 5, XXXIX da CF), ou seja: Qualquer crime... precisa estar definido numa norma jurdica geral criada pelo Congresso Nacional brasileiro. Um garoto de 11 anos foi flagrado dirigindo um carro em So Jos do Rio Preto, a 438 km de So Paulo. Quando percebeu que estava sendo filmado, o menor parou carro e chegou a mentir a idade. Poderia ser aplicada uma Medida Socioeducativa a ele como dizia a reportagem? No, por dois motivos: Dirigir sem carteira de motorista hoje no mais considerado crime, nem contraveno penal ( infrao administrativa). O art. 103 do ECA determina que "Considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contraveno penal."; Tratava-se de uma criana de 11 anos e medidas socioeducativas s podem ser arbitradas a maiores de 12 anos. No aconteceria nada, ento?!! Os pais poderiam ser responsabilizados pela infrao administrativa cometida pela criana. Para a criana autora de ato infracional, como vimos na unidade anterior, poderiam tambm ser aplicadas medidas de proteo, no para responsabiliz-lo pelo ato praticado, mas para garantir a observncia de algum direito seu que estivesse eventualmente sendo violado.

Pgina 5

A Legalidade na Imposio de MSE III


Qualquer pena... precisa estar definida em lei antes de ser aplicada e ser determinada pela auoridade competente. Humanidade O reconhecimento pelas normas de que todos os seres humanos precisam ter sua dignidade respeitada tem alcance em diversas regras e ainda maior importncia quando falamos sobre o princpio da humanidade. Tortura , trabalhos forados, pena de morte, a proibio desses comportamentos representa a concretizao deste princpio. Portanto, o tratamento dado aos adolescentes praticantes de ato infracional desde a apreenso deve levar esse princpio em considerao. A limpeza de locais pichados pelas pessoas que o fizeram uma medida possvel, mas ela precisaria ser determinada pela pessoa correta: o juiz e respeitar a dignidade das adolecentes sem submet-las a uma situao humilhante.

Pgina 6

A Legalidade na Imposio de MSE IV


Devido processo legal O procedimento desde a fase de inqurito at o processo e a execuo da medida deve obedecer estritamente a Constituio Federal, o ECA e as normas internacionais adotadas pelo Brasil. O adolescente deve ter assegurado o contraditrio e a ampla defesa atravs, dentre outros meios, da assistncia tcnica de um/a advogado/a (defensor pblico se no tiver recursos para pagar a advogado/a privado/a), ser ouvido em todos os atos, confrontar-se com vtimas e testemunhas e ainda o direito de solicitar a presena de seus pais ou responsvel em qualquer fase do procedimento. Interveno mnima O direito penal deve ser considerado ultima opo a que se recorre apenas quando h violao de um bem jurdico considerado de grande importncia. O furto de uma barra de cereal numa loja no deveria gerar uma sano proveniente do direito penal. Isso no quer dizer que todos podem pegar furtivamente barrinhas de cereais, apenas, que a soluo para estas questes deve ser outra, que no a penal. Esse princpio tambm deve apoiar as investigaes e sanes derivadas da prtica do ato infracional. A internao, por ex., sendo a medida mais grave, deve ser antecedida por cuidadosa anlise que demonstre ser ela a nica alternativa adequada. essencial se verificar a gravidade da violao cometida antes de se arbitrar a medida socioeducativa. Mais uma vez preciso lembrar que o sistema de justia juvenil brasileiro atualmente no permite que o juiz/a determine uma medida mais grave por considerar que ser mais educativa ou benfica. A medida deve basear-se na gravidade do ato.

Pgina 7

A Legalidade na Imposio de MSE V


Melhor interesse do adolescente. Da apurao do ato at a aplicao da medida socioeducativa, todos os procedimentos devem levar em conta que o objetivo do sistema de justia juvenil no simplesmente punir o malfeito, mas prover ao/ adolescente um ambiente de apoio pedaggico para permitir seu pleno desenvolvimento e sua reinsero social. Se um/a adolescente apreendido pela prtica de furto com truculncia pela polcia que o algema, o leva num carro similar a um camburo, o coloca em uma cela numa delegacia lotada e continua o tratando todo o tempo com um criminoso de alta periculosidade, no est sendo dada a esse/a adolescente a oportunidade de sentir qualquer contedo pedaggico. Se Todas as aes devem levar em conta a escolha poltica de crena na reinsero social do/a adolescente de proteo ao seu interesse. Lesividade. Andar em m companhia ou em ambiente imprprios aos bons costumes j foi motivo alegado para a apreenso de adolescentes. No mais. Estando a justia juvenil conectada com os princpios de direito penal garantista, s permitida a atuao da policia e da justia contra um agir humano reprovvel contra um bem jurdico (a propriedade, a vida ou integridade fsica de outra pessoa). H de haver leso, para existir reprovao.

Pgina 8

Medida de Internao exceo.


Ao contrrio do senso comum que muitas vezes defende as medidas de internao como soluo para todos os males que afligem a sociedade como se manter certas pessoas apartadas do convvio social fosse resolver por si todos os problemas sociais o Estatuto da Criana e do Adolescente e todas as regras atinentes ao tema assumem no ser essa a primeira , nem a melhor , das opes. O prprio direito penal valoriza opes alternativas pena de priso. Que dir a Justia Juvenil que est lidando com pessoas em processo de desenvolvimento e ainda no completamente responsveis por seus atos. A formao de um cidado pleno, capaz, consciente com acesso direitos e respeitador do direitos dos demais deve ser o foco de toda e qualquer medida socioeducativa, seja ela de meio fechado ou aberto. Dosimetria da MSE Dosar significa ajustar de acordo com certos parmetros. A medida socioeducativa determinada deve analisar: a capacidade do adolescente de cumpri-la, as circunstncias e a gravidade da infrao. Uma mesma atitude pode gerar respostas diversas a partir de uma anlise detalhada de todos esses aspectos. O que poderia parecer injusto (resposta diferente para mesma conduta) um princpio baseado no direito penal garantista que estabelece a pessoalidade da pena, ou seja, a necessidade de olhar o apenado a partir de todo o conjunto de situaes envolvendo o ato praticado e sua prpria conjuntura de vida.

Pgina 9

A legalidade da medida e o art. 122 do ECA


Uma das regras mais importantes do Estatuto da Criana e do Adolescente em matria de ato infracional o art. 122. Nele vem dito que a medida de internao SOMENTE pode ser aplicada nos trs casos que lista: ato praticado mediante violncia ou grave ameaa pessoa, reiterao em outros atos infracionais graves, e descumprimento reiterado e injustificvel de medida anteriormente imposta. Isso quer dizer que o juiz no pode aplicar a medida socioeducativa de internao fora dessas hipteses. O princpio da legalidade no permite que o juiz acrescente outras hipteses de cabimento da medida fora daquelas previstas em lei. Assim, ILEGAL, por exemplo, a medida de internao aplicada a adolescente que uma nica vez praticou ato infracional de furto ou trfico de drogas. Nesses casos no h violncia ou grave ameaa pessoa, nem reiterao em outros atos infracionais graves. A deciso que aplica medida de internao fora das hipteses do art. 122 ILEGAL, de modo que pode ser questionada por meio de HABEAS CORPUS, um tipo de "recurso" fcil de fazer (no precisa ser feito por advogado) e rpido no seu julgamento. Clique aqui para ver um modelo de habeas corpus contra internao ilegal. Nessa linha tambm pode ser questionado por habeas corpus, as seguintes situaes, TODAS PORQUE APLICAM OU MANTM A PRIVAO DE LIBERDADE DE UMA DOLESCENTE fora do que determina a lei: a) deciso que mantm o adolescente internado provisoriamente por mais de 45 dias. b) deciso que mantm o adolescente em medida socioeducativa de internao por mais de trs anos. c) sentena que aplica medida socioeducativa de internao em processo no qual no houve a participao da defesa, ou no qual o juiz no observou as regras processuais previstas em lei (ver a propsito a unidade seguinte). d) deciso que aplica internao (por at trs meses) por descumprimento no reiterado de medida socioeducativa anteriormente imposta. e) deciso que aplica medida socioeducativa ou ordena seu cumprimento a pessoa maior de 21 anos ou menor de 12 anos. e) muitas outras situaes em que, na forma e no contedo, a deciso no observou o que manda a lei.

Pgina 10

os profissionais dos programas socioeducativos e a legalidade da medida


A idia de que a medida aplicada tem seus limites e suas condies de aplicao definidos em lei e que essas condies e limites devem ser respeitados por todos os profissionais, traz importantes impactos para a atuao dos profissionais dos programas socioeducativos. Veja-se que o art. 94,II, do Estatuto dita a regra de que obrigao das entidades que desenvolvem programas de internao no restringir nenhum direito que no tenha sido objeto de restrio na deciso de internao. (veja-se que, pelo dito, a deciso de internao tambm no pode restrir direitos que a lei no permita expressamente possa o juiz faz-lo). Nenhum profissional pode operar de modo a ampliar ou alterar o tipo de restrio de direitos que a medida traz para o adolescente. Ex. Se o adolescente est em semiliberdade ele no pode ser tratado como se em internao estivesse. Se a medida aplicada foi a prestao de servios comunidade, o profissional do programa no pode atender o adolescente como se ele estivesse tambm com liberdade assistida, e assim por diante. H regras tambm que os profissionais do programa so obrigados a observar. Uma delas, por exemplo, na internao, a obrigatoriedade de, no mximo a cada seis meses promover-se a reavaliao da medida, enviando os resultados ao juiz (veja aqui o dispositivo legal). Assim, muito imporante que todos os profissionais conheam a lei e, mais do que isso, que orientem sua conduta nos limites do que ela estabelece.

Pgina 11

Fixando...

Ver video Justia Juvenil e Direitos Humanos.

Para aprofundamento: Imposio das Medidas Socioeducativas (Karyna Sposato) Natureza do Sistema de Responsabilizao do adolescente autor do ato infracional (Carlos Nicodemos) Guia MSE ILanud Texto Luiz Eduardo Soares

Pgina 12

Introduao
Ol Cursistas! Nesta unidade vamos falar de acesso justia e defesa tcnica. Comumente, h dois plos eqidistantes na definio de acesso justia: um, se conecta a filosofia poltica, preocupando-se com um conceito substancial de justia ; outro, ao mundo jurdico, tendo como cerne o acesso ao judicirio em suas diversas formas . Entre estes dois plos h uma mirade de vises que podem ser catalogadas. Concordamos com uma verso ampla do acesso justia que depende de vrios outros direitos como educao, informao e etc. Mas aqui iremos falar de uma verso mais restrita do acesso justia, na verdade trata-se do acesso ao sistema de justia (ministrio pblico, defensoria, judicirio... Como vocs viram no mdulo II). Alm disso, iremos falar um pouco mais do direito defesa, atravs de um debate sobre o significado de defesa tcnica para os adolescentes acusados de prtica de ato infracional.

Pgina 1

Para o acesso ao sistema de justia preciso...


a) direito de defesa tcnica com tempo e meios adequados, inclusive na remisso; b) direito presuno de inocncia e liberdade como regra, com excepcionalidade da internao provisria; c) direito de recorrer em liberdade mesmo sem se recolher ao centro de internamento, justificando-se fundamentalmente a eventual negativa do direito de recorrer em liberdade; d) direito a juiz e Ministrio Pblico competente; e) direito a ampla defesa, com intimao para todos os atos processuais, inclusive precatria; f ) direito ao silncio e de no se incriminar; g) vedao da reformatio in pejus; h) vedao do uso de provas ilcitas, salvo em benefcio da defesa; i) direito publicidade do processo em sua relao; j) proibio do non bis in idem processual; l) direito de jurisdicionalizao da Execuo da medida socioeducativa; m) direito de estar presente nos atos processuais e se confrontar com as testemunhas e informantes; n) prescrio da medida socioeducativa; o) direito de solicitar a presena de seus pais e defensores a qualquer tempo; p) impetrar habeas corpus e mandado de segurana; q) inutilizao das provas no produzidas no processo e em contraditrio; r) inconstitucionalizao da internao-sano por violao do devido processo legal." (ROSA, Alexandre Morais da. Direito Infracional: Garantismo, Psicanlise e Movimento Anti Terror. Florianpolis: Habitus, 2005, p. 149.) Como vocs podem ver so muitos os requisitos para um acesso adequado ao sistema de justia! Para a formao dele o autor usou normas constitucionais, penais, procesuais penais, do ECA, para sintetizar a idia. Se essas garantias so asseguradas ao adultos, porque no seriam aos adolescentes? Muitas vezes achamos que o direito est sendo muito brando quando na verdade essas garantias servem para realmente apurar como, em que circunstncias e o porqu o ato aconteceu.

Pgina 2

O acesso ao sistema de justia...


O artigo 111, exemplifica, algumas garantias dadas aos adolescentes e quando fala do acesso justia o ECA ainda mais detalhista, vejam os artigos 141-144. E a ONU, o que diz? Toda criana privada sua liberdade tenha direito a rpido acesso a assistncia jurdica e a qualquer outra assistncia adequada, bem como direito a impugnar a legalidade da privao de sua liberdade perante um tribunal ou outra autoridade competente, independente e imparcial e a uma rpida deciso a respeito de tal ao. (Art. 37.d da CDC) Fornea s pessoas menores de 18 anos assistncia jurdica ou outra assistncia em estgio antecipado dos procedimentos judiciais (Recomendao 70.d do Comit para Direitos das Crianas) Lembrem-se a Conveno usa o termo criana, mas j em seu incio avisa que se refere a todos as pessoas com menos de 18 anos.

Pgina 3

O que Defesa Tcnica?


O mnimo para assegurar a defesa tcnica dos/as adolescentes acusados da prtica de ato infracional assegurar a presena de um/a advogado/a ou defensor em todas as fases desde o incio da investigao at o fim do processo. O mnimo. Esse mnimo muitas vezes negado. Prevalece ainda no sistema de justia brasileiro um entendimento de que os/as adolescentes s precisam ter contato com a defesa tcnica, leia-se como seu advogado/a ou defensor/a pblico/a, aps ser formalmente acusado. Isso prejudica em muito o adolescente. Eles tem contato com quem naquele caso vai ser seu acusador ( o/a promotor/a) antes de falar com seu advogado. Qualquer pessoa que j tenha visto um filme policial j ouviu o policial dizer: voc tem direito a um advogado e o acusado se recusar a falar qualquer coisa antes da chegada de sua defesa! O modo como o/a adolescente tratado (seus direitos e desejos) desde o momento em que entra no sistema at sua sada molda sua percepo de acesso justia e a direitos, tornando-o muitas vezes descrentes nas regras sociais que o condenaram. Para qu obedecer a regras que s foram usadas em seu prejuzo? Para qu comportar-se diversamente do esperado?

Pgina 4

Isso tudo sem a presena da defesa tcnica...


Vocs viram a unidade IV deste mdulo o que a oitiva informal, ou o que deveria ser, pois em muitos casos a oitiva tem sido completamente prejudicial aos adolescentes. Vejam o relato dos advogados Andr Hespanhol e Francisca de Assis Soares que trabalham diretamente com o tema: "Raramente o encontro do jovem com o promotor decisivo para inspirar proposta de remisso, a qual tem sido concedida quase que exclusivamente em razo da natureza mais ou menos grave do ato infracional. No tem sido a presena do Ministrio Pblico estimuladora de arquivamento nem tampouco momento privilegiado de controle da atividade policial. O que se v, na prtica, a conduo do ato exclusivamente como colheita de provas contra o adolescente, especialmente, se ele confessa. (...) A oitiva informal vislumbrada sempre que o adolescente assume a infrao, como uma produo antecipada de culpa. Tanto que, de modo absolutamente ilegal, a oitiva ilegal de que fala a lei , pasmem, formalizada, convertendo-se em assentada para tomada de confisso espontnea. E a confisso apresentada diante do Ministrio Pblico, no obstante sua colheita revelia de qualquer superviso de defesa ser iterativamente lembrada como prova de autoria ao longo de todo procedimento judicial". Vocs viram no Mdulo II que o Ministrio Pblico pode acusar e defender, no mesmo? Mas aqui o papel dele de acusador e por isso jamais deveria ser permitido que falasse com o/a adolescentes antes do/a advogado/a. Alm disso, ultimamente o Ministrio Pblico tem cumulado a remisso com medidas socioeducativas com o aval do STJ( RESP 156.176/SP, 141.138/SP, 157.012/SP, 252.544/SP, RHC 11099/RJ e HC 15062/MA). comum juntamente com a remisso aplicar-se a pena de advertncia. Ora, por total impossibilidade jurdica poder-se-ia perdoar o adolescente e ao mesmo tempo lhe aplicar uma medida socioeducativa. Ou o Ministrio Pblico opta por uma hiptese ou por outra. Como pode o perdo ser cumulado com uma advertncia verbal que poder gerar antecedente*? * H quem diga no gerar antecedentes, mas a jurisprudncia ainda muito diversa.

Pgina 5

Qualificando a Defesa Tcnica.


Se verdade que no h defesa tcnica sem a existncia de um defensor ou advogado, no possvel afirmar que sua simples existncia forma pressuponha a garantia da defesa tcnica, a partir desse pressuposto pesquisadores do Centro de Defesa da Criana e do Adolescente do Cear (Cedeca-Cear), Rede de Assessoria Jurdica Universitria (Reaju) e Laboratrio de Estudos da Violncia (LEV) resolveram perguntar aos adolescentes cearenses em cumprimento de medida como tinha sido seu contato com o/a advogado responsvel por sua defesa. ?30% dos/a adolescentes disseram ter tido o acompanhamento de advogado/a defensor durante o processo (ou seja, se existia o profissional, ele no foi reconhecido pelo/ adolescente como seu/ua defensor/a o que demonstra o total descaso em informar o adolescente sobre o desenrolar do processo que o est condenando); ?55,44% dos/as adolescentes no sabiam o que um defensor (mais uma vez fica claro o desrespeito ao direito informao e participao); ?66,3% afirmaram no ter conhecido o seu defensor; ?17,5% tiveram a oportunidade de conversar com o/a defensor/a, destes/as a maioria conversou na audincia de apresentao (40,63%) ou na audincia judicial (18,75%) e 12,5% quando foi comunicado da aplicao da medida socioeducativa. ESTARRECEDOR, NO?!

Pgina 6

Garantias p/ o acesso ao sistema de justia adequado


Direito presuno de inocncia e liberdade como regra, com excepcionalidade da internao provisria. Os adolescentes devem ser considerados inocentes at que se prove o contrrio como determina a Constituio Brasileira e a internao provisria s pode ser determinada quando para garantia de sua segurana pessoal ou manuteno da ordem pblica (Art. 174 do ECA). A nossa justia tem duplo grau de jurisdio como vocs viram na unidade IV deste mdulo, portanto, o adolescente tem direito de recorrer em liberdade mesmo sem se recolher ao centro de internamento, justificando-se fundamentalmente a eventual negativa do direito de recorrer em liberdade. Direito a juiz e Ministrio Pblico competente, ou seja, juizes e promotores que tenham a atribuio de trabalhar na Vara de apurao de atos infracionais (lembrem-se da necessidade de integrao do sistema de justtia vista no mdulo 02);

Pgina 7

Garantias p/ o acesso ao sistema de justia adequado II


Direito ao contraditrio e a ampla defesa. O adolescente deve ser intimado para todos os atos processuais, inclusive precatria (quando o adolescente esteja em outro local) e ter assegurados todos os meios juridicamente aceitos que possam servir para a sua defesa (testemunhos, provas documentais...) Nisso se inclui tambm, direito de estar presente nos atos processuais e se confrontar com as testemunhas e informantes e inutilizao das provas no produzidas no processo e em contraditrio. Direito ao silncio e de no se incriminar. Quem j teve oportunidade de ver o filme Juzo que recomendamos desde o mdulo 02 viu como o adolescente, muitas vezes tratado pela justia. De um modo similiar a uma reprimenda o/a juiz/a se dirige ao adolescente em linguagem coloquial: o que aconteceu? no quer dizer? esqueceu? ah assim no pode! assim voc vai se prejudicar... Pronto, o/a adolescente por medo comea a falar e a se auto-incriminar. Enquanto na verdade nenhuma pessoa acusada obrigada a dizer nada que a incrimine, tem direito a ficar calada e at a mentir. A confisso uma opo, no uma obrigao. Direito de solicitar a presena de seus pais e defensores a qualquer tempo do processo. Impetrar habeas corpus e mandado de segurana para assegurar sua melhor defesa. Inconstitucionalizao da internao-sano por violao do devido processo legal: o adolescente s pode ser responsabilizado por seus atos, no por qualquer ato dentro do processo tomado por seus pais ou advogados.

Pgina 8

Garatias p/ o acesso ao sistema de justia adequado


Vedao da reformatio in pejus, ou seja da reforma em prejuzo. Se um adolescente recebeu hoje uma medida socioeducativa por uma conduta que no era considerada to grave e no dia seguinte uma lei penal reformar a conduta tornando-a mais grave isso no afeta o/a adolescente. Lei pena posterior s pode ser utilizada em benefcio do/a adolescente.

Vedao do uso de provas ilcitas: no podem ser aceitas provas obtidas por meios ilcitos no processo e sua existncia contamina todas as provas que dela derivaram (por ex.: uma escuta telefnica ilcita faz com que se descubra o local da arma do crime, a impresso digital retirada da arma no prova vlida, pois foi obitda por meio ilcito). Direito publicidade do processo em sua relao e do sigilo para o pblico: ter conhecimento de todos os atos do processo, mas ter a garantia de que o processo ser mantido em sigilo e seu nome no ser divulgado. Proibio do non bis in idem processual. Ningum pode ser condenado/julgado duas vezes pelo mesmo fato. Direito de jurisdicionalizao da Execuo da medida socioeducativa: as medidas socioeducativas s podem ser determinadas por juizes/as. Prescrio da medida socioeducativa. Prescrever siginfica que passado determinado tempo e no tendo a medida socioeducativa sido cumprida o Estado no pode mais a impor ao adolescente.

Pgina 9

Fixando...

Para saber mais: . A Oitiva informal e o respeito aos princpios do contraditrio e da ampla defesa In Apurao de ato infracional e execuo de medida socio-educativa: consideraes sobre a defesa tcnica dos adolescentes: arquivo I e arquivo II

- Defesa Tcnica (Cedeca Cear): arquivo I e arquivo II

Pgina 10

As medidas socioeducativas
Prezado cursista. Nesse item apresentaremos a voc as seis medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criana e do Adolescente. Sero mostrados os contornos jurdicos de cada uma delas, suas caractersticas principais a partir de vrios critrios. No inteno desse item definir de forma mais detalhada o contedo concreto da interveno socioeducativa (ou seja, como deve se dar o atendimento) de cada medida. Isso ser visto nos dois mdulos seguintes. Ao final, espera-se que voc conhea melhor cada uma das medidas socioeducativas e saiba como diferenci-las. Vamos em frente.

Pgina 1

introduo
So seis as medidas socioeducativas previstas no estatuto da criana e do adolescente segundo enumeradas no art. 112 do ECA:advertncia, obrigao de reparar o dano, prestao de servios comunidade, liberdade assistida,semiliberdade e internao. Em todas elas o adolescente sofre limitao em seus direitos. A ordem de sua enumerao traduz, do menor para o maior, o grau de intensidade dessa restrio de direitos. A que mais restringe direitos a internao (na verdade, priva o exerccio de um direito muito importante que o direito de locomoo) e na outra ponta temos a advertncia, que corresponde a um constrangimento momentneo suportado pelo adolescente.

Pgina 2

Pressupostos de aplicao comuns a todas as medidas

preciso comprovar, perante a Justia - e, assim, com total observncia do direito de defesa -, que de fato existiu um ato descrito na lei como crime ou contraveno (materialidade), e que um adolescente foi autor deste ato infracional (autoria). Em duas situaes, porm, a lei permite que medidas sejam aplicadas mesmo sem essa comprovao cabal de autoria e materialidade. Diz o ECA que a advertncia pode ser aplicada apenas com base em indcios (indcios so menos que provas) de autoria. O ECA permite tambm a aplicao de medidas (menos internao e semiliberdade) com remisso (para o que o ECA diz sobre remisso clique aqui) e afirma que remisso no implica necessariamente comprovao da responsabilidade, ou seja, da autoria. A medida socioeducativa somente pode ser aplicada por um juiz. No pode pode a polcia, o Conselho Tutelar, o Ministrio Pblico, por exemplo, imp-la. A lei permite ao juiz, tambm, aplicar as medidas cumulativamente, quer dizer, mais de uma medida diante de um nico ato infracional, desde que seja possvel cumpri-las simultaneamente. Em todos os casos a escolha da medida ou das medidas deve ser fundamentada, cabendo ao juiz explicar os motivos que o levaram a optar por uma medida e no outras. Para definir qual a medida aplicvel a cada caso, o juiz deve fazer uma operao complexa. Deve observar caractersticas ligadas infrao: sua gravidade, as circunstncias em que se deu, qual foi a participao do adolescente na prtica do crime. De outro lado, deve considerar tabm aspectos ligados pessoa do adolescente: suas necessidades pedaggicas, (que implica verificar seu histrico infracional ou antecedentes) e tambm sua capacidade de cumprir a medida. No d para dizer se, nessa operao, devem ganhar mais importncia os aspectos ligados ao ato infracional ou aos aspetos ligados pessoa do adolescente que o cometeu. Dar valor demais ao ato infracional pode tornar sem sentido a ao socioeducativa. Por exemplo, se um adolescente sem necessidade pedaggica (infrator circunstancial) pratica ato grave, e recebe medida severa mesmo assim, essa medida, ao ser cumprida, perde sua referncia pedaggica (no h o que ser feito em favor dele), tornando-se mera retribuio e vingana, algo que no se justifica do ponto de vista racional. Dar valor demais s caractersticas pessoais do adolescente, por exemplo, pode levar a solues que tratam da mesma forma autores de furto de supermercado e homicdio. Se consideramos as condies pessoais e sociais como importantes demais para definir a melhor medida, o risco alto de internarmos os pobres (sob argumento de que condies precrias de vida reclamam interveno drstica) e liberarmos os ricos (sob o argumento de que boas condies de vida sinalizam menor risco de reincidncia).

Pgina 3

Aspectos considerados
Cada uma das seis medidas socioeducativas ser apresentada de acordo com os seguintes aspectos: 1. caractersticas. Contornos gerais da medida segundo parmetros legais do ECA, Sinase e da prtica comum de execuo. 2. potencial pedaggico. Toda medida socioeducativa tem a inteno de propiciar a seu destinatrio uma experincia positiva para sua vida, desde simplesmente desestimulando novos envolvimentos infracionais at auxiliando sua incluso social, construo e concretizao de um projeto de vida fora da criminalidade. Para cada medida ser apresentado seu potencial pedaggico principal (mais detalhes, como dito, ficam para os prximos mdulos) 3. direitos limitados. Toda medida socioeducativa limita direitos. Nesse item vm apontados os direitos principais atingidos pela aplicao de cada uma delas. 4. cabimento. Quando se mostra cabvel esta medida. Qual o perfil de ato infracional e tipo de adolescente que melhor se ajusta a ela. 5. rgo executor. Quem o responsvel em oferecer os meios que viabilizam o cumprimento da medida. 6. durao. Qual o tempo de durao da media. Quando e em que condies ela pode ser encrrada. 7. especificidades. Observaes gerais e pontos polmicos sobre a medida.

Pgina 4

advertncia
1. caracterstica. O juiz, como diz o nome, adverte o adolescente, chama a sua ateno para o fato que lhe atribudo e para o que aparenta estar a ele associado. O que vai ser dito cabe a cada juiz definir. Na prtica h muita variao, indo os discursos desde de uma acolhimento generoso e maternal at o aconselhamento severo e ameaa, da fala serena ao palavreado duro e spero 2. potencial pedaggico. As palavras do juiz, desde que adequadas e bem dosadas, considerando o temor, o respeito e a admirao que essa figura tem no imaginrio popular, pode surtir efeito motivacional importante para evitar novos envolvimentos infracionais. A advertncia, se faz o adolescente refletir sobre as consequencias reais e possvieis do que fez, contribui para seu senso de responsabilizao e isso tem efeito pedaggico. 3. direito limitado: de no ser moralmente constrangido. No limita direito de locomoo (medida em meio aberto). 4. cabimento - atos com pouca gravidade. tambm atos de mdia gravidade quando a prova de autoria duvidosa. adolescentes geralmente primrios, com participao secundria no cometimento do crime. 5. responsvel pela execuo: o Poder Judicirio. 6. durao: instantnea. Esgota nela mesma. No h descumprimento possvel de medida de advertncia. Pode haver descumprimento dos conselhos nelas contidos, mas por isto apenas no h sano. 7. especificidades. O ECA permite sua aplicao apenas com indcios de autoria, de modo que um adolescente inocente pode se revoltar se for advertido duramente por algo que no cometeu. preciso cuidado em seu uso.

Pgina 5

obrigao de reparar o dano


1. caracterstica: juiz determina que o adolescente restitua a coisa, promova o ressarcimento do dano, ou, por outra forma, compense o prejuzo da vtima. 2. potencial pedaggico: opera na perspectiva do dano causado pela infrao e na perspectiva de o jovem responsabilizar-se por repar-lo ou minor-lo. ele se defronta com o impacto de usa ao. Melhora a percepo do outro e o juzo crtico sobre si e suas condutas. So princpios assemelhados aos da justia restaurativa (guardem essa idia, vocs logo adiante tero um mdulo inteiro para entend-la detalhadamente). 3. direito limitado: liberdade de dispor de seu patrimnio ou do produto de seu trabalho conforme deseje. No h limitao do direito de locomoo (medida em meio aberto) 4. cabimento: atos infracionais com reflexos patrimoniais. Destina-se a adolescentes que tenham capacidade de promover a reparao do dano por seus prprios meios. pedagogicamente negativo educao dos filhos a percepo de que os pais, tendo dinheiro, ajeitam tudo. 5. rgo de execuo. essas medidas se executam no mbito do prprio Judicirio. preciso que a modalidade da reparao seja definida, de preferncia na sentena. Por vezes isso depende da colaborao da vtima. 6. durao. depende da modalidade de reparao fixada (se a compensao se d em dinheiro, em servios,se pode ser parcelado no tempo). A devoluo da coisa instantnea. A durao da medida, assim, o tempo necessrio para a reparao. 7. especificidades. Essa medida sofre algumas dificuldades para ser aplicada e cumprida porque necessita, para funcionar, de alguma disposio da vtima em se aproximar do infrator. Nossa cultura judicial, contudo, trabalha para afastar ao mximo ofensor de ofendido. (para ver outro modelo em que o encontro vtima e infrator essencial, leia o mdulo, neste mesmo curso, referente Justia e prticas restaurativas).

Pgina 6

prestao de servios comunidade


1. caracterstica: realizao de tarefas gratuitas de interesse geral, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congneres, bem como em programas comunitrios ou governamentais. 2. potencial pedaggico: a prestao de servios gratuitos de interesse comunitrio uma forma de compensar esse dano social e restaurar, no ofensor, a respeitabilidade pblica. O tempo todo essa dimenso pblica da infrao e de seu trabalho esto em foco, favorecendo a compreenso do impacto social de nossas aes. Ela permite tambm promover a autoestima do infrator e, a partir de seu engajamento a uma tarefa socialmente til, promove sua cidadania. 3. direito limitado - liberdade de ocupao do prprio tempo, liberdade de fazer ou no fazer o que se quer, direito de exigir remunerao por seu trabalho. 4. cabimento - ajusta-se a diversos perfis de atos infracionais e adolescentes. preciso que o adolescente tenha capacidade de executar um trabalho socialmente relevante e consiga refletir sobre ele e sua dimenso social (nem sempre fcil para menores de 14 anos). No parte integrante da medida o acompanhamento da vida pessoal e social do adolescente de modo que a medida vai recomendada a casos em que esse nvel de controle no seja visto como necessrio. 5. rgo de execuo. segundo a atual normatizao da Assistncia Social, programas de prestao de servios comunidade so responsabilidade dos Centros de Referncia Especializado de Assistencia Social (CREAS), como servio de mdia complexidade. 6. durao - pode durar no mximo seis meses por oito horas semanais. Mas comum estabelec-la por menos meses e menos horas. Cumpridas as horas, a medida deve ser extinta, independentemente de qualquer outra indagao referente ao contexto pessoal e social do adolescente. 7. especificidades - o maior desafio dessa medida garantir que o adolescente seja bem recebido e bem tratado no local onde ir prestar o servios. O acolhimento adequado do adolescente prestador algo essecial, mas sempre muito difcil. H algumas experincias interessantes de cumprimento grupal da medida. Um conjunto de adolescentes, por exemplo, promove um evento em instituio beneficente, contando-se o tempo gasto no planejamento, execuo e reflexo sobre o trabalho como horas de cumprimento da medida (para ver diferentes possibilidades de execuo de medida de prestao de servios comunidade, clique aqui, examinando especialmente o captulo das entrevistas)

Pgina 7

liberdade assistida
1. caracterstica: juiz indica um profissional ou um programa incumbido de acompanhar o adolescente, conhecer sua vida, definir e executar com ele aes capazes de melhor-la, refletir com ele sobre a prtica da infrao, auxiliar na sua incluso social, etc. Ainda que devam agir em colaborao com o orientador, os familiares ou responsveis mantm quase plenamente intocados seus direitos e deveres em relao aos filhos (podem, por exemplo, decidir mudar de residncia, troc-lo de escola, intern-lo para tratamento). 2. potencial pedaggico: o orientador da medida, desde que cumpra adequadamente seu papel, pode ser pessoa de referncia importante para o adolescente, algo com elevado potencial pedaggico. A tarefa de pensar sobre sua vida, ver o que pode ser nela melhorado, agir de forma planejada algo que d significado existencial para o adolescente e favorece a conscincia de cidadania. Pensar a prtica infracional nesse contexto maior garante a sensao, no jovem, de que est sendo responsabilizado pelo que fez. 3. direito limitado: preservao de sua vida privada contra a interferncia de terceiros; liberdade de definir a agenda de prioridades de sua vida, liberdade de no aceitar ajuda, etc. 4. cabimento - casos em que se entende necessrio acompanhar, auxiliar e orientar o adolescente. , sem dvida a medida com maior amplitude de cabimento (isto , que pode atender diferentes perfis de adolescente e diferentes perfis de atos infracionais), tendo em vista tanto as condies pessoais do infrator como o ato praticado. 5. rgo de execuo. segundo a atual normatizao da assistncia social, programas de prestao de servios comunidade so responsabilidade dos Centros de Referncia Especializado de Assistencia Social (CREAS), como servio de mdia complexidade, um dos braos executivos do Sistema nico de Assistncia Social no Municpio. 6. durao. Segundo o ECA, sua durao mnima seria de 6 meses, podendo ser prorrogada. a lei permite, todavia, que a medida seja encerrada a qualquer tempo, ou seja, antes mesmo dos seis meses. em linhas gerais o prazo de seis meses apenas referencial, podendo a medida durar indeterminadamente, tal como a internao e a semiliberdade. Segundo o SINASE, o encontro do adolescente com seu orientador deve ser no mnimo semanal. 7.especificidade. Alguns autores se referem a ela como a medida por excelncia, aquela que melhor corporifica o tipo de interveno destinada a adolescentes autores de ato infracional. O desafio maior qualificar esse acompanhamento, fazer com que o adolescente a ele se vincule (mesmo em casos de vivncia infracional mais intensa), fazer com que a Justia e opinio pblica deixe de associ-lo impunidade. No campo operacional a maior dificuldade dos programas seu limitado potencial de incluso social do adolescente, dada a deficincia da rede de servios existentes e sua pouca integrao. Para maiores informaes sobre a medida de liberdade assistida clique aqui.

Pgina 8

semiliberdade
1. caracterstica: o adolescente permanece vinculado a uma instituio, de onde pode sair, sem autorizao do juiz e desacompanhado de monitor ou escolta, para exerccio de suas atividades regulares, como trabalhar, estudar, fazer curso profissionalizante, visitar a famlia, etc. 2. potencial pedaggico: medida impe alterao da rotina de vida do adolescente, controle permanente sobre sua vida pessoal, definio de uma rotina de vida estruturada como consequncia de sua conduta infracional. Sua intensidade refora no adolescente a percepo de que seu o ato foi grave. Rotina de vida imposta ao jovem favorece hbitos de organizao pessoal. As sadas e os retornos exigem dele alto nvel de responsabilidade pessoal. A vida insitucional aberta, por fim, minimiza os danos da privao total de liberdade e mantm os sempre importantes vnculos familiares e comunitrios do adolescente. 3. direito limitado: a semiliberdade medida privativa de liberdade (meio fechado). Restringe o direito de ir e vir, ainda que no completamente. Limita intensamente a autonomia do adolescente e de sua famlia na definio da rotina de vida do primeiro. 4. cabimento. Como qualquer medida privativa de liberdade deve ser reservada para casos de ato infracionais graves, praticados por adolescentes com histrio infracional mais procupante. O ECA manda aplicar semiliberdade as regras da internao, de modo que se pode argumentar que quando no cabe internao, no cabe semiliberdade. Adolescente deve contar com senso de responsabilidade pessoal. No se justifica aplicar medida de semiliberdade apenas porque o adolescente vive na rua ou est afastado de sua famlia. Se outros aspectos sugerem o cabimento, por exemplo da liberdade assistida, ela que deve ser aplicada, devendo a convivncia familiar ser resolvida por meio de medidas de proteo. 5. rgo de execuo. So as entidades que executam programas em regime de semiliberdade. De acordo com o Sinase este programa atribuio do ente estadual (dos estados e no dos municpios como na LA e PSC). 6. durao. no comporta prazo determinado, mas no pode ultrapassar trs anos. Pode ser encerrada a qualquer momento. Encerra-se obrigatoriamente quando o adolescente completa 21 anos. A cada seis meses no mximo o juiz deve decidir se necessrio ou no mant-la. 7. especificidade. Em alguns casos, sempre fundamentando de forma especfica, o juiz pode aplicar a medida aps certo tempo de cumprimento da internao, como forma de transio para a vida em liberdade. As sadas externas so da natureza da medida e no podem ser proibidas, seno em casos muito excepcionais e sempre forma temporria. O Supremo Tribunal Federal j decidiu que ilegal a proibio ou limitao genrica, por exemplo de visitas familiares na medida de semiliberdade (para ver a ntegra da deciso clique aqui). A Resoluo 47 do Conanda, de 1996, sugeria que na semiliberdade aplicada de incio, o adolescente ficasse na entidade durante o dia (estudando, em atividades) e voltasse ao convvio familiar noite. Quando a medida sucedesse a internao, este estgio familiar noturno no seria a regra (clique aqui para ver a Resoluo 47/96 do Conanda)

Pgina 9

internao
1. caracterstica: o adolescente fica recolhido a uma instituio fechada, com aparato de segurana contra fugas. Salvo situaes muito excepcionais, no pode sair seno escoltado ou monitorado. 2. potencial pedaggico: a privao de liberdade til em casos de vivncia infracional muito intensa, em que uma providncia de fora se mostra nico instrumento capaz de romper com crculo vicioso da infrao. O jovem precisaria isolar-se, foradamente, de seu meio, propiciando esse distanciamento uma reflexo sobre seu estilo de vida e sobre os atos praticados. a situao extrema e dolorosa de privao de liberdade pode fazer com que ele, temendo no passar por isso novamente, deixe de cometer novos atos. A idia de que, quanto maior a adeso medida, menor o tempo de privao de liberdade, pode funcionar com motivador para o adolescente engajar-se em atividades teis e saudveis, viabilizando-lhe um projeto de vida socialmente ajustada. 3. direito limitado. medida em meio fechado. Priva o adolescente da liberdade de ir e vir e da liberdade de organizar seu cotidiano segundo suas convenincias ou segundo orientao de seus pais. A medida, contudo, mantm intocados todos os demais direitos do adolescente, salvo se a sentena fizer tal limitao, lembrando que o juiz no pode limitar mais direitos do que a lei permite. 4. cabimento. Internao medida de exceo, deve ser aplicada apenas em casos extremos, em ltimo caso, quando todas as demais se mostrem inadequadas. Cabe apenas se o ato infracional for praticado com violncia ou grave ameaa pessoa, ou se houver repetio em atos infracionais graves no violentos. Tambm pode ser aplicada diante do descumprimento reiterado e injustificvel de outra medida socioeducativa mais branda. Fora dessas hipteses, no pode ser aplicada. Se isso ocorrer, a internao ilegal e a deciso do juiz deve ser questionada por meio de um recurso ou de um habeas corpus. 5. rgo de execuo.So as entidades que executam programas em regime de internao. De acordo com o Sinase este programa atribuio do ente estadual (dos estados e no dos municpios como na LA e PSC). 6. durao. Deve durar o menor tempo possvel (princpio da brevidade). no comporta prazo determinado, mas no pode ultrapassar trs anos. Pode ser encerrada a qualquer momento. Encerra-se obrigatoriamente quando o adolescente completa 21 anos. A cada seis meses no mximo o juiz deve decidir se necessrio ou no mant-la. Essa deciso tomada a partir de informaes vinda dos profissionais das entidades de internao que tm obrigao de, no mximo a cada seis meses, reavaliar a medida e informar ao juiz os resultados. 7. especificidade. A medida de internao, por maior que sejam os esforos no sentido de humaniz-la, de tornar adequadas suas condies, deve ser evitada porque traz resultados (efeitos colaterais) indesejados e necessrios: deixa o adolescente marcado perante sua comunidade, enfraquece os vnculos comunitrios saudveis, favorece a construo de uma identidade de infrator, inicia o adolescente no cgido moral da criminalidade e do crcere etc. (leia o texto em anexo para mais informaes sobre os danos da internao e sobre os princpios da excepcionalidade e brevidade )

Pgina 10

concluso
Conhecer a definio jurdica das medidas fundamental a todos os operadores do sistema socioeducativo. A sentena que aplica medida na verdade d os limites nos quais est o Estado autorizado a limitar (limita o limitador) os direitos do adolescente, a invadir sua esfera de autodeterminao. O operador do sistema socioeducativo deve respeitar esses limites. Por exemplo, a prestao de servios comunidade no autoriza o programa a, contra a vontade do adolescente, promover maior acompanhamento, rastreamento e interferncia em sua vida pessoal. De outro lado, a internao limita o direito de ir e vir, mas o jovem internado continua titular de direitos como estudar, profissionalizar-se, ter atendimento mdico, expressar sua opinio, votar a partir dos 16 anos, etc. Na execuo das medidas, assim, h que se tomar cuidado para no distorcer o que essencial a cada uma delas, introduzindo, na prtica, restries a direitos maiores do que previstas em lei e na sentena. Estamos no terreno da legalidade, onde as fronteiras da lei no podem ser desrespeitadas, nem a pretexto de se fazer um bem maior ao adolescente.

Pgina 11

Novo Slide 12

Pgina 12

Introduo
Ol, Car@s Cursistas!! Nessa unidade vamos trazer para vocs a descrio de certos procedimentos tcnicos do sistema de justia. Quantas vezes algum que no tem familiaridade com o sistema no tem dificuldade de entender certos procedimentos do dia-a-dia das medidades socioeducativas, por exemplo: Por que um adolescente que estava cumprindo liberdade assistida ou medida de semiliberdade j h alguns meses foi enviado para a unidade de internao fechada se seus comportamento vinha sendo bom e nada mais fez? H duas respostas possveis: 01. ele/a foi condenado/a pela prtica de outro ato infracional com a pena de internao; 02. o Ministrio Pblico recorreu da sentena e o Tribunal de Justia estabeleceu medida mais grave.

Pgina 1

Apurao de ato infracional..


Andreus foi sido detido no dia 31 de janeiro de 2007 acusado de participar de um furto a um coronel norte-americano, na orla de Ipanema. No dia 1, aps ter reagido a uma agresso dos agentes, Andreus sofreu uma cruel sesso de torturas com mesas, cadeiras, cabos de vassoura, saco plstico sobre seu rosto e outros instrumentos, o que acabou gerando sua morte. Sua me no foi avisada de sua apreenso, mas sim de sua morte. Essa uma histria verdica que sua me Deize Carvalho no se cansa de repetir "Quando meu filho foi apreendido, eu acreditava no sistema, que me ajudaria a trazer meu filho de volta para mim, mas no foi isso que aconteceu. O prprio Estado matou meu filho de uma forma estpida e brbara ao tortur-lo por mais de uma hora, imobilizado e totalmente impossibilitado de se defender." Deize busca pela responsabilizao dos acusados, at hoje no obteve qualquer resposta estatal, mas continuar buscando pelo sistema". A verdade que a apurao do ato infracional no sistema brasileiro hoje tem regras claras que deveriam ser respeitadas, no entanto, arbitrariedades como essa continuam acontecendo. Vamos ver aqui como a apurao deve ocorrer embora nem sempre ocorra. Quem sabe se cada uma de ns puder ficar repetindo essas regras que tem na lei, elas um dia se tornem realidade.

Pgina 2

Flagrante ou ordem judicial


S h duas possibilidades de uma adolescente acusado da prtica de ato infracional ser privado de liberdade: 1) ter sido pego em flagrante; 2) haver uma ordem judicial determinando a privao de sua liberdade. Considera-se flagrante quando algum pego na prtica do ato. Ou visto/a praticando o ato e foge, mas perseguido pelas foras policias at sua apreenso. Normalmente, reconhecido pelo judicirio um prazo de 72 horas de procura pela policia para que a pessoa quando pega ainda seja considerada em flagrante. A ordem judicial pode indicar que: a) o/a adolescente foi condenado pela prtica de ato infracional; b) que h um procedimento na delegacia investigando a participao do adolescente na prtica de um ato infracional e que h indcios suficientes de autoria e materialidade , bem como, a existncia de uma necessidade imperiosa da medida de internao provisria para para garantia de sua segurana pessoal ou manuteno da ordem pblica.

Pgina 3

Quando da Apreenso...
Apreendido o adolescente a autoridade policial tem algumas poucas e taxativas opes: - se o adolescente estava foragido e foi apreendido para cumprimento de ordem judicial na qual se determina medida socioeducativa, dever ser encaminhado para o estabelecimento de cumprimento de medida; - verificar se realmente h indcios de prtica de ato infracional que possa ser atribudo ao adolescente* e ento: > se o adolescente foi apreendido em flagrante deve ser lavrado o auto de infrao ou o boletim circunstnciado de ocorrncia, chamados os pais ou responsveis e o adolescente liberado para que comparea a preseno do Minisitrio Pblico no mesmo dia ou no dia seguinte; art. 174 do ECA. > A exceo quando, pela gravidade do ato infracional e sua repercusso social, deva o adolescente permanecer sob internao para garantia de sua segurana pessoal ou manuteno da ordem pblica, o adolescente deva permanecer apreendido. No sendo o adolescente liberado ele tem de em 24 horas falar com o Ministrio Pblico, caso o atendimento no seja feito neste prazo o adolescente deve ser liberado. * Se no havia tais indcios a apreenso se converte em abuso de poder e os policiais devem ser investigados administrativamente.

Pgina 4

Na apreenso deve ainda se observar:


Da especializao da polcia As especializao da policia parte essencial do Sistema de Garantia de Diretos, lembram do modulo II? Garantir delegacias especializadas no assegura apenas um corpo tcnico com conhecimentos mais aprofundado das regras relativas aos adolescentes, como tambm dependncias fsicas mais adequadas para os adolescentes que porventura fiquem na Delegacia. Respeito ao direitos dever de todos (inclusive da polcia, dos/as agentes carcerrios, dos delegados/as) velar pela dignidade da criana e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatrio ou constrangedor" Informao e aviso famlia. O adolescente deve ser infomado dos seus direitos, a identidade daqueles que o esto apreendendo, bem como, seus pais ou responsveis devem ser imediatamente comunicados de sua apreenso.

Pgina 5

A Oitiva Informal
A oitiva informal um procedimento intermedirio entre a fase policial e a judicial O adolescente aps ter sido apreendido levado a presena do promotor/a para que seja ouvido. Nessa ocasio o/a promotor. Esse um momento muito importante para o adolescente, pois aqui que o MP formar a convicco do que deve ser feito no seu caso. O representante do Ministrio Pblico poder: - promover o arquivamento dos autos; - conceder a remisso; - indicar medidas de proteo ao adolescente; - representar autoridade judiciria para aplicao de medida scio-educativa. Garantia da informalidade Por estrito respeito informalidade entende-se a vedao imposta em lei a qualquer tipo de formalizao das declaraes prestadas pelo jovem, vtima ou testemunhas ao Promotor de Justia. Sim, a no ser para favorecer o direito de liberdade em favor do qual, e nunca contra, labora a estrita observncia das garantias processuais - o representante ministerial no pode dar forma, reduzindo a termo, quilo que a lei previu tratar-se de ato no formal. A reduo a termo de depoimentos implica outorgar ao Ministrio Pblico fora do mbito de devido processo legal - poderes formais de investigao criminal, o que constitucionalmente defeso. (HESPANHOL, Andr e SOARES, Francisca. A Oitiva informal e o respeito aos princpios do contraditrio e da ampla defesa In Apurao de ato infracional e execuo de medida socio-educativa: consideraes sobre a defesa tcnica dos adolescentes) Preparem-se vocs ouviram falar mais da oitiva informal na ltima unidade deste mdulo!

Pgina 6

Sentena e Recursos
Somente um/a juiz/a pode reconhecer em sentena que o ato infracional realmente foi praticado por aquele/a adolescente/a e com isso determinar a medida socioeducativa. A sentena obrigatoriamente deve conter uma descrio dos fatos, bem como, fundamentar (explicar detalhadamente) a deciso tomada pelo juiz e demonstrar sua base legal. Ao tomar conhecimento da sentena, tanto advogado de defesa pode recorrer pedindo a modificao da medida aplicada ou a absolvio do adolescente; quanto o ministrio pblico pode recorrer pedindo que seja determinada uma medida socioeducativa mais grave. O recurso julgado pelo Tribunal de Justia, o que em geral leva alguns meses, por isso, em alguns casos, o adolescente j est h algum tempo cumprindo medida socioeducativa quando tem sua medida modificada.

Pgina 7

Camburo, Algemas, Exposio Pblica


Importante ressaltar que ele/a no poder ser conduzido ou transportado em compartimento fechado de veculo policial, em condies atentatrias sua dignidade, ou que impliquem risco sua integridade fsica ou mental, sob pena de responsabilidade. No h uma regulamentao do uso de algemas, mas ela s deve ser utilizada em caso de total excepcionalidade. Veja-se a restrio ao uso desse instrumento, inclusive para acusados/condenados adultos estabelecida pelo STF na Smula Vinculante 11/08. A exposio pblica de adolescentes apreendidos para fotos ou videos a serem divulgados na mdia contrria aos direitos mais elementares deles/as. As malfadadas tarjas pretas muitas vezes no impedem o reconhecimento e mesmo quando impedem o adolescente j foi submetido aquela situao vexatria de ser ver filmado ou fotografado antes mesmo de puder conversar com qualquer pessoa que o defenda.

Pgina 8

Fixando...

Para saber mais: ATO INFRACIONAL, MEDIDA SCIO-EDUCATIVA E PROCESSO, Flavio Frasseto: arquivo

Pgina 9

introduo
Ol cursista, bem-vindo a mais esta unidade, onde trataremos do processo de execuo de medida socioeducativas. Aplicada a medida socioeducativa, o momento de o adolescente iniciar seu cumprimento. O adolescente ser encaminhado para uma entidade que executa o programa correspondente medida aplicada (unidade internao ou semiliberdade, programa de liberdade assistida ou prestao de servios comunidade). As aes que estes programas devem e podem desenvolver em face desse adolescente sero apresentadas nos mdulos seguintes. Na presente unidade iremos falar um pouco sobre o acompanhamento judicial do cumprimento da medida, ou seja, do que se passa no mbito do sistema de Justia enquanto o adolescente cumpre (ou descumpre) a medida. Trata-se do que chamamos de processo judicial de execuo de medida socioeducativa. A unidade abordar os seguintes aspectos: a) qual o papel do juiz do processo de execuo das medidas. b) quais as principais questes que lhe cabe decir e quais a regras vigentes que orientam essas decises. c) qual o procedimento (sequncias de atos) que deve ser observados no curso do processo de execuo.

Pgina 1

interveno judicial no processo de execuo


Voc viu que a medida socioeducativa restringe direitos dos adolescentes. Num estado democrtico como o nosso, a restrio de direitos dos cidados por parte do estado algo que deve ser rigorosamente controlado. Esse controle do poder do estado de limitar direitos se d de trs maneiras, entre outras: a) por meio da idia de legalidade: a restrio de direitos somente se pode dar nos casos previstos na lei e na forma e durao tambm previstas na lei (princpio da legalidade) b) por meio do reconhecimento de que a pessoa cujos direitos se pretende limitar tem direito de se defender, diretamente (autodefesa) e por advogado (defesa tcnica). c) por meio da regra de que no Poder Judicirio que a observncia do princpio da legalidade e da ampla defesa tem condies de se desenvolver com mais amplitude e rigor. A funo da Justia, assim, mais do que punir ou condenar algum, garantir que a punio no se d seno quando a lei autoriza, nos limites que a lei autoriza e aps garantido ao acusado todo o direito a se defender. Em qualquer processo de execuo, depois que a sentena foi imposta (e isso vale tambm para medidas socioeducativas), cabe ao juiz tomar as providncias para que o que foi decidido seja efetivamenteo cumprido, quer dizer, seja efetivado na prtica, Mas cabe o juiz tambm - e isso particularmente importante quando a sentena aplica medida socioeducativa ou pena - zelar para que o cumprimento do que foi decidido o seja nos exatos limites do que se decidiu e do que prescreve a lei, sem excessos, sempre zelando pelo direito de defesa do adolescente.

Pgina 2

interveno judicial no processo de execuo


Assim, de uma forma geral, cabe ao juiz no processo de execuo de medida socioeducativa: a) decidir como se dar o cumprimento em casos de mais de uma medida aplicada ao mesmo adolescente; b) decidir quando a medida deve ou pode ser encerrrada ou substituida por outra; c) zelar para que os direitos dos adolescentes sejam observados no curso do cumprimento da medida; d) impedir que os programas socioeducativos restrinjam direitos dos adolescentes que no foram restringidos na sentena. e) decidir as providncias cabveis quando um adolescente descumpre a medida, garantindo, antes de qualquer deciso que agrave sua situao, que ele exera seu direito de defesa. f)decidir todos os incidentes que de alguma maneira afetam os direitos dos adolescente em cumprimento de medida. Alm dessas decises, que so dadas em cada caso individualmente, o juiz tambm tem a obrigao de fiscalizar as entidades de atendimento que executam programas socioeducativos, garantindo um atendimento adequado e apurando responsabilidades e aplicando sanes em caso de descumprimento de suas obrigaes. No pode o juiz, contudo, por meio de portarias, ou por meio de orientaes de carter geral, exigir que o programa socioeducativo funcione da maneira como ele, juiz, entende a mais adequada. As regras de funcionamento dos programas so elaboradas pelos prprios programas e aprovadas (por meio do deferimento da inscrio) pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente.

Pgina 3

algumas questes no processo de execuo das medidas


J se destacou, no mdulo II, que o ECA foi bastante econmico em ditar regras para resolver questes que surjem no processo de execuo das medidas socioeducativas. Est hoje em discusso no Congresso Nacional um projeto de lei que estabelece regras mais claras para soluo de vrias dessas questes (vide unidade sobre PL do SINASE no Mdulo III). Vamos tratar aqui apenas de algumas dessas questes e sugerir algumas regras de deciso que no decorrem do texto da lei, mas de um entre vrios entendimentos possveis sobre o assunto.At que o projeto de lei seja aprovado, as decises vo continuar variando muito conforme o entendimento de cada juiz.

Pgina 4

algumas questes no processo de execuo das medidas


vrias medidas aplicadas ao mesmo adolescente. Pode acontecer de um mesmo adolescente ter praticado mais de um ato infracional, respondido a mais de um processo e recebido vrias medidas, iguais ou diferentes, uma em cada processo. Se todas esto aplicadas, como ele deve cumpri-las? H muitas solues possveis. A melhor soluo, contudo, o juiz do processo de execuo determinar que a medida mais severa absorve as medidas mais brandas que no foram cumpridas. a evoluo no cumprimento dessa medida mais severa que, posteriormente, vai definir se o caso de o adolescente ser transferido para outra medida e qual seria esta medida. Assim, quando o adolescente inicia o cumprimento de uma medida de internao, por exemplo, medidas mais brandas aplicadas diante de atos infracionais anteriores ao incio do cumprimento da internao perdem seu sentido pedaggico. A internao, assim, absorveria eventuais medidas de liberdade assistida ou prestao de servios comunidade pendentes. Essas medidas desaparecem. O adolescente no tem obrigao de cumpri-las depois da internao. Exigir que o adolescente as cumpra depois da internao atende apenas a ideais punitivos, o que equivocado. Mais duas regras. Se o adolescente recebe duas medidas de igual natureza, elas devem ser UNIFICADAS pelo juiz da execuo, ou seja, tornadas apenas uma. Se o adolescente recebeu diferentes medidas em meio aberto (uma liberdade assistida e uma prestao de servios comunidade) nesse caso, sendo, possvel, deve cumprir as duas simultaneamente.

Pgina 5

algumas questes no processo de execuo das medidas


substituio ou extino de medidas. Cabe ao juiz decidir sobre o encerramento de uma medida ou sobre a troca de uma medida por outra, enfim, decidir o tempo de durao da medida. As medidas de semiliberdade e de internao vigoram por prazo indeterminado, com limite mximo de trs anos. A medida de liberdade assistida tem prazo mnimo de seis meses, mas pode ser encerrada antes disso e pode tambm ser prorrogada. Quando o adolescente recebe alguma dessas trs medidas ele no sabe quanto tempo durar seu cumprimento. Isso ser definido pelo juiz que acompanha a execuo da medida. O ECA no apresenta os critrios claros a serem observados nessa deciso que define o momento de encerramento das medidas. Em geral os profissionais dos programas (tcnicos, orientadores) encaminham ao juiz relatrios peridicos de avaliao e reavaliao da necessidade da medida e com base nesses relatrios as decises so tomadas. O juiz no est obrigado a acompanhar a sugesto do programa, mas se discordar dela tem de motivar. A gravidade do ato infracional e o tempo de cumprimento no so motivos que por si s autorizem a manuteno da medida. esse o entendimento que melhor se extrai da filosofia do ECA e que vem expressamente previsto no projeto de lei do Sinase.

Pgina 6

algumas questes no processo de execuo das medidas


decretao da internao por descumprimento de medida mais branda. Quando um adolescente descumpre de forma reiterada e injustificada medida em meio aberto ou medida de semiliberdade, o ECA permite que seja aplicada a ele medida de internao por at trs meses (art. 122, III). Como se trata de um acrscimo na limitao de direitos imposta originariamente ao adolescente pela sentena, indispensvel que se d a ele, antes de tal deciso, o direito de se defender. O juiz, assim, est obrigado a ouvi-lo pessoalmente, sempre acompanhado de um advogado. Lembre-se que no qualquer descumprimento que gera a internao por at trs meses. Ela cabvel apenas se o descumprimento for reiterado (j estiver se repetindo h bastante tempo) e injustificvel. Quando se fala em internao por at trs meses isso significa que o trimestre o prazo mximo, podendo o adolescente retomar o cumprimento da medida mais branda antes disso. crime praticado por jovem maior de 18 anos qua ainda cumpre medida socioeducativa. Como se sabe, pelos atos que pratica enquanto menor de 18 anos o adolescente pode, em tese, cumprir medidas at quando completar 21 anos. H situaes em que o jovem, ainda sob medida socioeducativa, j tem mais de 18 e pratica um crime, respondendo processo criminal. Cabe a juiz da execuo, caso a caso, decidir como a existncia de um processo criminal contra o socioeducando afeta a medida socioeducativa. H muitos aspectos a serem considerados nessa operao como: se o jovem est preso (pode estar respondendo em liberdade), se ele j foi condenado pela justia criminal, qual a gravidade do ato que gerou o processo criminal e qual a gravidade do ato que resultou na aplicao de medidas socioeducativa, quanto tempo cumpriu de medida socioeducativa, etc.

Pgina 7

algumas questes no processo de execuo das medidas


homologao (aprovao) do plano individual de atendimento. O projeto de lei do Sinase, se aprovado da forma como est, obriga o juiz a analisar os planos individuais de atendimento (vide mdulo abaixo sobre o PIA), ouvindo a opinio do promotor de justia e do defensor e, acolhendo ou no propostas de modificao, aprov-lo. Hoje em dia poucos juzes fazem isso. Tambm deve, ou deveria, passar pelo juiz toda proposta de alterao do plano individual de atendimento. autorizao para atividades externas em medida de internao. Pelo ECA, se na sentena no houver restries, o adolescente pode sair para atividades externas independentemente de autorizao judicial, a critrio exclusivo da equipe tcnica do programa. Se houver restrio na sentena, necessrio pedir ao juiz autorizao para o adolescente realizar atividade externa. reviso de sano disciplinar aplicada a adolescente. quando um adolescente pratica uma falta disciplinar no interior de uma unidade de internao ou de semiliberdade ele pode receber uma sano (restrio de alguns direitos), aplicada diretamente por uma comisso disciplinar da unidade. Se houver irregularidade na aplicao da sano, se ela for abusiva, desproporcional, injusta ou ilegal, o juiz pode rev-la.

Pgina 8

procedimento de execuo de medida socioeducativa


Diferentemente do que se d na fase de aplicao da medida (artigos 171 e seguintes, no h regras precisas no Estatudo para indicar a sequncias de atos que deve o juiz seguir para tomar suas decises. O PL do Sinase, ainda no aprovado, prev vrios tipos de procedimentos. Hoje os juzes ainda conduzem o processo cada um de uma forma distinta. Pode-se, contudo, desenhar um padro mais ou menos comum. 1) aplicada a sentena, so tiradas cpias das principais partes do processo (representao, audincia de apresentao, sentena, relatrios tcnicos) e preechido um formulrio com as informaes mais importantes sobre o caso (chamada de guia de execuo). Essa guia de execuo, mais os documentos copiados do processo em que o adolescente foi julgado, vo dar incio ao que se chama processo de execuo de medida socioeducativa. 2) no h regra exata no Estatuto sobre a questo, mas o melhor entendimento de que o juiz reponsvel por acompanhar a execuo da medida o juiz do local (cidade, comarca) onde o adolescente est cumprindo a medida. 3) expedida a guia de exeuo e definido o juiz responsvel pela execuo, este juiz faz-se conhecer ao responsvel pelo programa socioeducativo ao qual o adolescente est vinculado, informando-lhe os dados do processo judicial. Para cada sentena aplicando medida h uma nova guia de execuo, devendo juiz anexar todas as guias num mesmo processo e, sempre que o fizer, definir qual o destino dessa nova medida (absorvida por outra mais severa, unificada com outra igual, etc.). 4) o programa encaminha ao juiz o plano individual de atendimento e, periodicamente, relatrios sobre a evoluo do cumprimento da medida. 5) cada vez que um relatrio ou documento de qualquer natureza anexado aos nos autos do processo, abre-se oportunidade para o Ministrio Pblico e a defesa se manifestarem. 6) no mximo a cada seis meses o juiz, baseado nos relatrios encaminhados pelo programa, profere deciso fundamentada indicando os motivos pelos quais entende que o adolescente deve ficar mais tempo na medida ou pelos quais ele j est preparado para o desligamento do programa. 7) o juiz pode e deve, sempre que possvel, designar audincia para reviso de medidas, convocando para o ato o adolescente, sua famlia e os tcnicos do programa, sem prejuzo da presena do promotor de justia e defensor.

Pgina 9

procedimento no caso de descumprimento de medida de liberdade assistida


Quando um adolescente descumpre a medida, vamos usar o exemplo da liberdade assistida, a sequencia de atos deveria ser a seguinte, embora, repita-se no h regras expressas no ECA sobre isso. 1. adolescente no comparece no servio de liberdade assistida. 2. orientador esgota todas as possibilides de convenc-lo a retomar o cumprimento regular da medida. 3. esgotados as providncias por parte do orientador, ele envia relatrio ao juiz informando que a medida no est sendo cumprida. 4. Aps, como sempre, ouvida a opinio do promotor e do defensor sobre a situao, deve o juiz designar audincia para ouvir pessoalmente o adolescente sobre o descumprimento. 5. O adolescente intimado a participar dessa audincia na companhia de seus pais/responsvel e advogado. 6. No se tratando de descumprimento reiterado, aps ser advertido pelo juiz, o adolescente deve ser reconduzido ao cumprimento da medida. 7. Somente aps outros descumprimentos, configurada a reiterao, a internao por no mximo seis meses poderia ser aplicada, sempre tendo como pressuposto a escuta pessoal do adolescente e a manifestao de seu defensor.

Pgina 10

concluindo
Nesse mdulo voc aprendeu que: a) depois de aplicada a medida socioeducativa incia-se a fase de execuo que tem duas dimenses: 1. dimenso do programa socioeducativo que estabelece as relaes entre o jovem e os profissionais responsveis por concretizar a medida aplicada 2. dimenso do sistema de justia que implica num acompanhamento do trabalho do programa, controle de omisso e abusos e decises importantes que mexem no grau de limitao dos direitos dos adolescentes submetidos s medidas socioeducativas. b) no h regras claras no ECA para conduzir as decises judiciais importantes nessa fase, havendo muita variao de entendimento em relao a como proceder diante dos diferentes episdios despontados nessa fase: o que chamamos de discricionariedade judicial. c) a unificao de medidas, a possibilidade absoro de uma por outras, o momento de encerrar a medida, as providncias a serem adotadas em casos de descumprimento so alguns dos pontos mais importantes que cabe ao juiz decidir nessa fase. e) no h uma sequencia fixa de atos para ordenar o processo decisrio do juiz em cada um desses momentos. O que essencial, contudo, que durante todo processo de execuo o adolescente conte com um advogado ou defensor pblico que tenha conhecimento de tudo e possibilidade de interferir.

Pgina 11

saiba mais
H muito pouca coisa publicada especificamente sobre o procedimento judicial de execuo de medida socioeducativa. Muito mais se discute sobre as estratgias e condies dos programas socioeducativos. Um dos poucos livros especficos sobre o tema o seguinte: LIBERATI, Wilson Donizetti. Processo Penal Juvenil - A Garantia da Legalidade na Execuo de Medida Socioeducativa. So Paulo: Malheiros, 2006 Um dos poucos textos avulsos sobre o tema apenas um esboo mais sistematizado de reflexo denominado Pela necessidade de uma doutirna do processo de execuo de medida socioeducativa. Acesse o texto clicando aqui Reflexes mais gerais sobre a natureza do processo de execuo, especialmente numa perspectiva garantista podem ser vista no texto FRASSETO, Flvio Amrico. Execuo da Medida Scioeducativa de Internao:Primeiras linhas de uma crtica garantista In: ILANUD; ABMP; SEDH; UNFPA (orgs.).Justia, Adolescente e Ato Infracional: Socioeducao e responsabilizao. So Paulo:ILANUD, 2006. Para ter acesso publicao, clique aqui.

Pgina 12

Anda mungkin juga menyukai