Anda di halaman 1dari 11

ESTUDO DE REAS CLASSIFICADAS O QUE UMA ATMOSFERA EXPLOSIVA?

? uma mistura de substncias inflamveis na forma de gases, vapores, poeiras ou fibras com ar (ou Oxignio) e quando sob condies atmosfericas, na presena de uma fonte de ignio, a combusto se propaga provocando a exploso.

O QUE DEVE SER ENTENDIDO COMO REAS CLASSIFICADAS? Todo local sujeito probabilidade da existncia ou formao de uma atmosfera explosiva

PRINCPIOS DE CLASSIFICAO DE REAS E ZONEAMENTOS O desenvolvimento de um trabalho de classificao de reas de uma unidade industrial comea com a anlise da probabilidade da existncia ou apario de atmosferas explosivas nos diferentes locais da unidade, que sero posteriormente definidas como Zonas 0, 1 ou 2. Portanto, necessrio que existam produtos que possam gerar essas atmosferas explosivas podendo ser gases inflamveis, lquidos inflamveis ou ainda poeiras/fibras combustveis que podem ser liberados para o ambiente pelos equipamentos de processo que representam fontes potenciais de reas classificadas. Em geral, parte dos equipamentos do processo, tais como tampas, tomadas de amostras, bocas de visita, drenos, vents, respiros, flanges, etc. so considerados fontes de risco pela possibilidade de vazamento de produtos para os ambientes onde esto instalados. Estas fontes de risco so classificadas em graus, dependendo da durao e frequncia das atmosferas explosivas geradas por elas. So conhecidas como de grau contnuo aquelas fontes que geram risco de forma contnua ou durante longos perodos. So conhecidas como de grau primrio aquelas fontes que geram risco de forma peridica ou ocasional durante condies normais de operao e So conhecidas como de grau secundrio aquelas que geram risco somente em condies anormais de operao e quando isto acontece por curtos perodos. Deve-se entender como condies normais de operao aquelas encontradas nos equipamentos operando dentro dos seus parmetros de projeto. Como exemplo de fonte de risco de grau contnuo

podemos citar o interno de um tanque de armazenamento de inflamveis do tipo atmosfrico, onde teremos permanentemente a presena da mistura explosiva enquanto houver produto no tanque. J no mesmo tanque, uma fonte de risco de grau primrio ser o respiro dele, por termos a sada de vapores do produto toda vez que o nvel do mesmo aumentar (isto no acontece permanentemente, mas apenas quando o nvel sobe). Na mesma situao anterior do tanque de armazenamento de inflamveis, poderemos ter fontes de risco de grau secundrio representadas por exemplo por flanges (que por envelhecimento da junta ou desaperto de parafusos podem vazar) ou tambm por perda do controle de nvel (que provocar o derramamento de lquido na bacia). Estas duas situaes representam condies anormais, no sendo portanto frequentes nem de longa durao.

DEFINIES DE ZONEAMENTOS (Gases e Vapores) Zona 0 Local onde a ocorrncia de mistrura inflamvel/explosiva por gases ou vapores continua ou existe por longos periodos.

Zona 1 - um local onde a atmosfera explosiva est presente em forma ocasional e em condies normais de operao, sendo normalmente geradas por fontes de risco de grau primrio.

Zona 2 - um local onde a atmosfera explosiva est presente somente em condies anormais de operao e persiste somente por curtos perodos de tempo, sendo geradas normalmente por fontes de risco de grau secundrio.

DEFINIES DE ZONEAMENTOS (Poeiras e Fibras) Zona 20 - um local em que a atmosfera explosiva, em forma de nuvem de poeira, est presente de forma permanente, por longos perodos ou ainda frequentemente (estas zonas, igual que gases e vapores, so geradas por fontes de risco de grau contnuo).

Zona 21 - um local em que a atmosfera explosiva em forma de nuvem de p est presente em forma ocasional, em condies normais de operao da unidade (estas zonas, igual que gases e vapores, so geradas por fontes de risco de grau primrio).

Zona 22 - um local onde a atmosfera explosiva em forma de nuvem de p existir somente em condies anormais de operao e se existir ser somente por curto perodo de tempo (estas zonas, igual que gases e vapores, so geradas por fontes de risco de grau secundrio)

O QUE O DESENHO DE CLASSIFICAO DE REAS? o documento que deve mostrar as reas classificadas existentes na unidade, seus graus de risco (Zonas) e suas extenses em metros, no apenas em planta,mas tambm em elevao, j que no se trata de reas, mas de volumes de risco. Ainda, segundo a norma, devem ser identificadas nest e documento todas as fontes geradoras de risco, os produtos que geram o risco e suas condies de processo.

DEMARCAO DAS REAS CLASSIFICADAS O desenho de classificao de reas um documento que serve principalmente para definir os tipos de equipamentos eltricos a serem instalados nesses locais. Por isto necessrio delimitar as diversas reas classificadas existentes na unidade, assim o desenho deve mostrar as diferentes Zonas (0, 1 ou 2) e suas extenses em metros. Para atender s exigncias da NR-10, todas estas reas devem tambm ser sinalizadas em campo.

EXEMPLO DE UMA CLASSIFICAO DE REAS

O desenho de classificao de reas deve mostrar pontualmente as fontes geradoras de risco de exploso, sua extenso e graus (Zonas 0, 1 e 2), definindo sua extenso em metros, conforme mostrado no desenho ao lado :

As normas que regulamentam os assuntos Ex para gases e vapores so as seguintes :

OBJETIVO Para Classificao de reas Para instalaes em atmosferas explosivas Sistemas " prova de exploso" Ex-d Sistemas "de segurana aumentada" Ex-e Sistemas "de segurana intrinseca" Ex-i Sistemas "pressurizados" Ex-p Sistemas "imersos em leo" Ex-o Sistemas "encapsulados" Ex-m Sistemas "imersos em areia" Ex-q Sistemas "no acendveis" Ex-n Inspeo e Manuteno em atmosferas explosivas Recuperao e Reparos em atmosferas explosivas

NORMA NBR IEC 60079-10 e 10.1 60079-14 60079-1 60079-7 60079-11 60079-2 60079-6 60079-18 60079-5 60079-15 60079-17 60079-19

Alm das normas citadas ao lado, existe uma relao para poeiras/fibras combustveis:

EQUIPAMENTOS ELTRICOS PARA UTILIZAO EM POEIRAS COMBUSTVEIS Requisitos Gerais 61241-0 Seleo e Instalao 61241-14 Para Classificao de reas 60079-10.2

NR 10 E ATMOSFERAS EXPLOSIVAS

DE QUE MANEIRA A NR-10 ATINGE S INDSTRIAS SUJEITAS A RISCOS DE EXPLOSO? A NR-10, publicada em Dez. 2004 detalha no pargrafo inicial 10.1 - OBJETIVOE CAMPO DE APLICAO os propsitos que esta norma pretende alcanar. Como dito, embora resumidamente, a Norma define neste ponto o que ela pretende, que ... a implementao de medidas de controle e de sistemas preventivos, para garantir a segurana e a sade dos trabalhadores, que direta ou indiretamente, interajam em instalaes eltricas e em servios com eletricidade.

Explicita a continuao onde esta NR se aplica, o que aparece definido no ponto 10.1.2 que inclue todas as fases, desde a gerao, a transmisso, a distribuio e o consumo, incluindo as etapas de projeto, construo, montagem, operao e manuteno das instalaes eltricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, devendo observar-se as normas tcnicas oficiais estabelecidas pelos rgos competentes e, na ausncia ou omisso tcnicas destas, as normas in ternacionais cabveis. Logo

a seguir detalha ponto a ponto todas as medidas que devem ser tomadas para conseguir os objetivos definidos em 10.1, comeando com as Medidas de Controle (10.2); a Segurana em Projetos (10.3); a Segurana na Construo, na montagem, na Operao e na Manuteno (10.4) etc; terminando no ponto 10.14 que corresponde a Disposies Finais, onde pontualiza que o no cumprimento desta norma, levar a autoridade competente a adotar as providncias estabelecidas na NR-3 (10.14.3) que correspondem a Embargo ou Interdio da obra. luz destas disposies da NR-10 e no que tange ao nosso interesse, que corresponde a sistemas eltricos em reas classificadas, detalhamos a seguir as consequncias da aplicao dos diferentes itens da norma s empresas sujeitas a riscos de exploso pela presena de gases, vapores, poeiras ou fibras. Neste contexto se encontram todas as empresas qumicas, petroqumicas, do petrleo, de alimentos, etc.

MEDIDAS DE CONTROLE 10.2 10.2.1 Fala-se de medidas preventivasdo risco de exploses Ser necessrio ter que definir esses riscos por meio de um trabalho de classificao de reas que permitir defin-los e trat-los. 10.2.4 Fala-se do Pronturio de Instalaes eltricas, que dever incluir: a. O conjunto de procedimentos e instrues tcnicas e administrativas de segurana e sade implantadas Ser necessrio detalhar as reas classificadas,assim como tambm as medidas de controle existentes para a segurana dessas reas. b. A especificao do ferramental aplicvel As ferramentas e instrumentos devero ser adequados ao risco de exploses. c. Adocumentao comprovatria da qualificao,habilitao, capacitao e autorizaodos trabalhadores Ser necessrio fornecer um treinamento especfico em reas classificadas com os devidos documentos. d. As certificaes dos equipamentos emateriais eltricos Ser necessriopossuir cpia destes documentos. e. Relatrio Tcnico das inspees Ser necessrio possuir a cpia destes documentos.

(Neste caso, o trabalho se refere verificao da integridade dos equipamentos eltricos Ex, que com o tempo ou pelas manutenes podem terse perdidos). 10.2.6 Fala do Pronturio de Instalaes Eltricas (que inclui o desenho das reas classificadas) Deve permanecer a disposio de todos os envolvidos. 10.2.7 Fala dos documentos do Pronturio Que devem ser elaborados por profissional legalmente habilitado, previamente qualificado e com registro no competente Conselho de Classe.

A MEDIDAS DE PROTEO COLETIVA 10.2.8 10.2.8.1 Devem ser previstas e adotadas prioritariamente medidas de proteo de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores Obriga a emisso do documento conhecido como Permisso de Trabalho em reas classificadas, sendo necessrio ainda, verificar a ausncia de risco de explosividade para a execuo de tarefas. 10.2.8.3 O aterramento das instalaes eltricas deve ser executado conforme regulamentao Particularmente onde este bsico para a proteo dos sistemas eltricos, como na presena de Barreiras Zener.

NAS MEDIDAS DE PROTEO INDIVIDUAL 10.2.9.2 As vestimentas de trabalho devem ser adequadas s atividades. Recomenda-se a utilizao de roupas anti-estticas

SEGURANA EM PROJETOS (10.3) AS INCIDNCIAS 10.3.8 O projeto eltrico deve atender a: 1. O que dispem as NR; 2. As regulamentaes tcnicas estabelecidas e 3. Ser assinado por profissional legalmente habilitado. Para ambientes Ex, as regulamentaes tcnicas oficiais so as normas editadas pelas diversas Comisses Tcnicas do CT-31 do COBEI/ABNT e quedizem relao com Classificao de reas e com todos os tipos de proteo aceitos (Ex-d; e; i ;p; etc)

10.3.9 O memorial descritivo do projeto deve conter, no mnimo os seguintes itens de segurana: Recomendaes de restries e advertncias quanto ao acesso de pessoas aos componentes das instalaes. Isto tambm inclue as reas classificadas.

A SEGURANA NA CONSTRUO, MONTAGEM, OPERAO E MANUTENO 10.4 10.4.1 As instalaes eltricas devem ser projetadas, construdas, operadas reformadas, ampliadas, reparadas e inspecionadas de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhos e dos usurios..Obriga a definir na etapa de projeto a existncia de reas classificadas, sua localizao, extenso e grau para poder especificar os materiais e equipamentos eltricos em funo desses graus de risco (Zona 0, 1 ou 2). 10.4.2 Nos trabalhos e nas atividades referidas, devem ser adotadas medidas preventivas destinadas ao controle dos riscos adicionais. Refere-se s reas classificadas e s responsabilidades que os departamentos e servios da segurana industrial tm em relao a isto. 10.4.4 As instalaes eltricas devem ser mantidas em condies seguras de funcionamento, devendo ser inspecionadas e controladas periodicamente..Determina a necessidade da verificao da integridade dos equipamentos e instalaes Ex periodicamente, de acordo norma de inspeo. 10.4.6 Os ensaios e testes comissionamento, somente podem ser realizados por trabalhadores treinados.Determina a necessidade de se utilizar profissionais Ex na existncia de reas classificadas.

TREINAMENTO DOS TRABALHADORES 10.8 (HABILITAO, QUALIFICAO, CAPACITAO E AUTORIZAO) As definies dadas pelos tens 10.8.1; 10.8.2 e 10.8.3 so complementadas pelo item 10.8.8.4 que diz que ... os trabalhos em reas classificadas devem ser precedidos de treinamento especfico, de acordo com o risco envolvido. Define a necessidade de participar de programas de treinamento nos diferentes nveis, de acordo com a responsabilidade de cada um deles (capacitado, qualificado ou habilitado)

PROTEO CONTRA INCNDIO E EXPLOSO 10.9.1. Obriga a tratar das reas classificadas com equipamentos eltricos Ex. 10.9.2.. Obriga a utilizar equipamentos certificados conforme Portaria INMETRO 176/00 10.9.3. Determina a necessidade de utilizar equipamentos anti-estticos e de prover os sistemas eltricos com componentes que impeam o acmulo destas cargas eletrostticas. 10.9.5. Obriga a obteno da Autorizao ou Permisso formalizada para trabalhar nas reas classificadas.

SINALIZAO DE SEGURANA 10.10 10.10.1 Nas instalaes...(em reas classificadas) deve ser adotada sinalizao adequada, destinada a advertncia e a identificao. Para facilitar os trabalhos de inspeo de sistemas Ex.

PROCEDIMENTOS DE TRABALHO 10.11.3 e 10.11.4 definem que ante a presena de reas classificadas. Ser necessrio a adoo de medidas especficas para garantir a segurana e a sade dos trabalhadores (ordens de servio especficas, procedimentos de trabalho e treinamento). 10.11.7 Antes de iniciar os trabalhos. Se os locais de trabalho incluem reas classificadas, realizar uma avaliao prvia, estudar e planejar as atividades e aes para atender os princpios tcnicos bsicos e as melhores tcnicas de segurana.

RESPONSABILIDADES 10.13 10.13.1 As responsabilidades so solidrias a contratantes e contratados envolvidos. Responsabilidades civis e criminais por ao ou omisso. 10.13.2 de responsablidades dos contratantes manter os trabalhadores informados sobre os riscos a que esto expostos instruindo-os. Obriga mais uma vez ao treinamento dos profissionais envolvidos com os trabalhos em ambientes Ex.

DISPOSIES FINAIS 10.14 10.14.1 Os trabalhadores devem interromper suas tarefas exercendo o direito de recusa quando constatarem a evidncia de riscos graves e iminentes. Por exemplo, pela utilizao de equipamentos inadequados em ambientes Ex. 10.14.1 As empresas devem promover aes de controle de risco originados por outrem em suas instalaes. Por exemplo, pela presena de unidades sujeitas a riscos de exploso ou derramamentos/vazamentos de produto inflamvel na sua vizinhana. 10.14.3 Na ocorrncia do no cumprimento das normas o MTE adotar as providncias estabelecidas na NR-3. Embargo ou interdio. 10.14.4 A documentao prevista nesta NR, deve estar permanentemente a disposio dos trabalhadores. Em reas classificadas, os desenhos de classificao de reas, certificados de conformidade, etc. 10.14.5 Adocumentao prevista nesta NR deve estar permanentemente a disposio das autoridades competentes. Em reas classificadas, os desenhos de classificao de reas, certificados de conformidade, etc.

O SISTEMA ELTRICO EM REAS CLASSIFICADAS A segurana e conformidade do sistema eltrico de uma unidade industrial sujeita a riscos de exploses inclue, na ordem :

1. A definio das reas classificadas por gases, vapores, poeiras ou fibras, por meio de documentos de classificao de reas. 2. O tratamento que essas areas devem ter pela utilizao de materiais e equipamentos Ex certificados. 3. A seleo dos equipamentos em funo dos Zoneamentos, Grupos, Classes de Temperatura e Graus de Proteo. 4. A montagem dos equipamentos Ex,

5. A manuteno dos equipamentos Ex, 6. O treinamento dos profissionais que lidam com reas classificadas.

CONCEITOS DE PROTEO Os equipamentos eltricos instalados em reas classificadas constituem possveis fontes de ignio devido arcos e fascas provocadas pela abertura e fechamento de contatos, ou por super aquecimento em caso de falhas. Assim, estes equipamentos devem ser fabricados de maneira impedir que a atmosfera explosiva entre em contato com as partes que possam gerar esses riscos. Por isso, esses equipamentos, conhecidos como equipamentos Ex, so construdos baseados em 3 solues diferentes: 1. Confinam as fontes de ignio (da atmosfera explosiva) 2. Segregam as fontes de ignio (da atmosfera explosiva) 3. Suprimem ou reduzem os nveis de energia do circuito a valores abaixo da energia necessria para inflamar a mistura presente no ambiente. Assim, as solues normalmente empregadas na fabricao de equipamentos Ex esto baseadas no princpio do confinamento, da segregao ou ainda da supresso.

ESCOLHA DOS EQUIPAMENTOS EM FUNO DO GRUPO Considerando que todos os produtos inflamveis tem caractersticas e graus de periculosidade diferentes, os equipamentos eltricos para reas classificadas na sua fabricao foram divididos em dois grandes Grupos: Grupo I - So aqueles equipamentos fabricados para operar em minas subterrneas, e Grupo II So os equipamentos fabricados para operar em indstrias de superfcie. Considerando as substncias inflamveis presentes neste tipo de indstrias, este grupo foi subdividido em subgrupos: IIA, IIB e IIC.

ESCOLHA EM FUNO DA CLASSE DE TEMPERATURA Os equipamentos eltricos presentes numa rea classificada podem se converter em fontes de ignio tambm por super aquecimento provocado por uma condio de falha. Portanto, a classe de temperatura do equipamento uma informao fornecida pelo fabricante e confirmada pela Certificadora de que este equipamento, mesmo em condio de falha, no atingir na sua superfcie um valor acima da marcao.

GRAU DE PROTEO APLICADO A EQUIPAMENTOS Grau de Proteo ou Indice de Proteo (IP) de um equipamento uma informao fornecida pelo fabricante e confirmada pela Certificadora de que o equipamento em questo foi projetado para impedir a entrada de slidos e lquidos no seu interior. Esta informao constituida por dois dgitos (de 0 8), sendo que o primeiro dgito se refere s medidas que foram tomadas para impedir a entrada de slidos e o segundo dgito s medidas que foram tomadas para impedir a entrada de lquidos no seu interior.

Esta uma informao importante para equipamentos Ex, especialmente quando se trata de equipamentos tipo Ex-d e Ex-e.

Anda mungkin juga menyukai