Anda di halaman 1dari 12

- UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALRGICA DE VOLTA REDONDA SALETE SOUZA DE OLIVEIRA BUFFONI RESISTNCIA DOS

MATERIAIS

Toro
Definies: Toro se refere ao giro de uma barra retilnea quando carregada por momentos (ou torques) que tendem a produzir rotao sobre o eixo longitudinal da barra. Veja a Figura 1.

Figura 1 Toro de uma chave de fenda devido a um torque T aplicado no cabo.

Exemplos de barras em toro: Hastes, eixos, eixos propulsores, hastes de direo e brocas de furadeiras. Caso idealizado do carregamento de toro

Salete Souza de Oliveira Buffoni

Figura 2- Barra submetida toro pelo torque T1 e T2. Momentos que produzem giro na barra, como os momentos T1 e T2 da Figura 2, so chamados de torques ou momentos torores.

Membros cilndricos submetidos a torques e que transmitem potncia atravs de rotao so chamados de eixos.

Ex: o girabrequim de um automvel ou o eixo propulsor de um navio. A maioria dos eixos tem sees transversais circulares,slidas ou tubulares

Objetivo: Desenvolver frmulas para as deformaes e tenses em barras circulares submetidas toro. Analisar o estado de tenso conhecido como cisalhamento puro e obtemos a relao entre os mdulos de elasticidade E e G em trao e cisalhamento, respectivamente. Anlise de eixos de rotao e determinao da potncia que eles transmitem.

Salete Souza de Oliveira Buffoni

Deformaes de toro de uma barra circular


Considere uma barra prismtica de seo transversal circular girada por torques T agindo nas extremidades como na Figura 3.

Figura 3- Deformaes de uma barra circular em toro pura.

Toro Pura: Toda a seo transversal est submetida ao mesmo torque interno T. Consideraes:

Das condies de simetria, as sees transversais da barra no variam na forma enquanto rotacionam sobre o eixo longitudinal. Em outras palavras, todas as sees transversais permanecem planas e circulares e todos os raios permanecem retos.

Caso o ngulo de rotao entre uma extremidade da barra e outra pequeno, nem o comprimento da barra e nem seu raio iro variar.

Variveis f, - ngulo de toro. O ngulo de toro varia ao longo do eixo da barra: 0 (x )

Se toda a seo transversal da barra tem o mesmo raio e est submetida ao mesmo torque (toro pura) , o ngulo (x ) ir variar linearmente.

Salete Souza de Oliveira Buffoni

Considere a Figura 4,

Figura 4 Deformao de um elemento de comprimento dx extrado de uma barra em toro. Os ngulos no canto do elemento, na Figura 4.b no so mais iguais a 90 . O elemento est em um estado de cisalhamento puro e a magnitude da deformao de cisalhamento
max igual diminuio no ngulo no ponto a, isto , a diminuio no ngulo bad. Da

figura, vemos que a diminuio nesse ngulo :


max =
bb' ab

(1)

onde max medido em radianos , bb a distncia atravs da qual o ponto b se move e ab o comprimento do elemento (igual a dx). Com r denotando o raio da barra, podemos expressar a distncia bb como rd , em que d tambm medido em radianos. Dessa forma a equao anterior fica:
max =
rd dx

(2)

Essa equao relaciona a deformao de cisalhamento na superfcie externa da barra com o ngulo de toro. A relao d dx a razo da variao do ngulo de toro em relao distncia x medida ao longo do eixo da barra. Vamos denotar d dx pelo ngulo e nos referimos a ele como razo de toro ou ngulo de toro por unidade de comprimento.
=
d dx

(3)

Salete Souza de Oliveira Buffoni

Equao para deformao de cisalhamento na superfcie externa


max =
rd = r dx

(4)

As equaes (3) e (4) so vlidas quando a razo de toro no constante, mas varia com a distncia x ao longo do eixo da barra. Toro Pura Razo de toro
=
L

(5)

Deformao de cisalhamento
max = r =
r L

(6)

As deformaes por cisalhamento no interior da barra podem ser encontradas pelo mtodo usado para encontrar a deformao de cisalhamento max na superfcie externa.

Como os raios nas sees transversais permanecem retos e no distorcidos durante o giro, vemos que a discusso anterior para um elemento abcd na superfcie externa (Figura 4.b) tambm se aplica para um elemento similar situado na superfcie de um cilindro interno de raio , como na Figura 4.c.

Dessa forma, elementos internos tambm esto em cisalhamento puro com as deformaes de cisalhamento correspondentes dadas pela equao:
= =
r

max

(7)

A deformao de cisalhamento no centro da seo zero, analise a eq. (7). As equaes de (4) a (7) aplicam-se a tubos circulares, bem como para barras circulares slidas.

Salete Souza de Oliveira Buffoni

A Figura 5 apresenta a variao linear na deformao de cisalhamento entre a deformao mxima na superfcie externa e a deformao mnima na superfcie interna. As equaes para essas deformaes so as seguintes:
max =
r r r2 , min = 1 max = 1 L r2 L

(8)

Em que r1 e r2 so raios interno e externo, respectivamente, do tubo. Essas equaes so vlidas para qualquer material, tanto para comportamento elstico ou inelstico, linear ou no-linear. As equaes so limitadas para barras tendo pequenos ngulos de rotao e pequenas deformaes.

Figura 5 - Deformaes de cisalhamento em um tubo circular.

Barras Circulares de Materiais Elsticos Lineares


As direes das tenses so determinadas por inspeo como indica a Figura 6.

Figura 6 - Tenses de cisalhamento em uma barra circular em toro.

Salete Souza de Oliveira Buffoni

Como explicado em aulas anteriores, usualmente desenhamos elementos de tenso em duas dimenses, como na Figura 6.b, mas devemos lembrar que os elementos de tenso na realidade so objetos tridimensionais com uma espessura perpendicular ao plano da figura. Caso o material seja elstico-linear, podemos usar a lei de Hooke em cisalhamento.
= G

(9)

Em que G o mdulo de elasticidade de cisalhamento e a deformao de cisalhamento em radianos. Combinando a eq. (9) com as eqs. (4) (5) e (6) obtemos:
max = Gr ; = G =

max

(10)

Em que max a tenso de cisalhamento na superfcie externa da barra (raio r), a tenso de cisalhamento em um ponto interior (raio ) e a razo de toro. (Nessas equaes, tem unidades de radianos por unidade de comprimento). As eq. 9 mostram que as tenses de cisalhamento variam linearmente com a distncia com centro da barra, como ilustrado pelo diagrama de tenso triangular na Figura 6.c. Essa variao linear de tenso uma conseqncia da Lei de Hooke. As tenses de cisalhamento agindo num plano transversal so acompanhadas pelas tenses de cisalhamentos de mesma magnitude agindo em planos longitudinais como na Figura 7.

Figura 7 Tenses de cisalhamento longitudinal e transversal em uma barra circular submetida toro. O estado de cisalhamento puro na superfcie de uma barra equivalente a tenses iguais de compresso e trao agindo num elemento orientado num ngulo de 45. Verifique a Figura 8.

Figura 8- Tenses de compresso e trao agindo em um elemento de tenso orientado a 45 do eixo longitudinal.

Salete Souza de Oliveira Buffoni

Se uma barra feita de um material que mais frgil em trao do que em cisalhamento, a falha ir ocorrer em trao ao longo de uma hlice a 45 do eixo.

A Frmula de Toro
Objetivo: Determinar a relao entre as tenses de cisalhamento e o torque T. A distribuio de tenses de cisalhamento agindo em uma seo transversal foi ilustrada anteriormente. Como essas tenses agem continuamente ao redor da seo transversal, tm uma resultante na forma de um momento um momento igual ao torque agindo na barra. Analise a Figura 9.

Figura 9 Determinao da resultante das tenses de cisalhamento agindo em uma seo transversal. Fora de cisalhamento agindo no elemento da Figura 9.
dA

(11)

Onde a tenso de cisalhamento no raio . Utilizando-se a expresso (10) tem-se que o momento elementar dessa fora sobre o eixo da barra
dM = dA =

max
r

2 dA

(12)

O momento resultante(igual ao torque) a soma de todos os momentos elementares sobre a rea da seo transversal.
T=

dA

dM =

max
r

dA =

max
r

IP

(13)

Em que
I P = 2 dA
A

(14)

o momento de inrcia polar da seo transversal circular

Salete Souza de Oliveira Buffoni

Para um crculo de raio r e dimetro d, o momento de inrcia polar :


Ip =

r 4
2

d 4
32

(15)

Lembre se que a unidade do momento de inrcia o comprimento a quarta potncia. Rearranjando a expresso (13) temse a seguinte expresso para a tenso de cisalhamento mxima:
max =
Tr IP

(16)

A equao (16) conhecida como a frmula de toro. A tenso de cisalhamento mxima diretamente proporcional ao torque aplicado, T e inversamente proporcional ao momento de inrcia polar, I P . A frmula (16) aplica-se para barras slidas e tubos circulares. A tenso de cisalhamento distncia do centro da barra :
=
r T IP

max =

(17)

A eq. (17) obtida combinando-se com a eq. (10). A eq. (17) a frmula de toro generalizada e vemos mais uma vez que as tenses de cisalhamento variam linearmente com a distncia radial a partir do centro da barra.

ngulo de Toro
Combinando a eq. (10) e a frmula de toro na eq. (17) tem-se:
=
T GI P

(18)

Em que tem unidades de radianos por unidade de comprimento. Essa equao mostra que a razo de toro diretamente proporcional ao torque T e inversamente proporcional ao produto GI P conhecido como rigidez de toro da barra. O ngulo de toro total para uma barra em toro pura = L
=
TL GI P

(19)

Rigidez de toro linear o torque necessrio para produzir uma unidade de ngulo de rotao e dada por:
kT = GI P L

(20)

Salete Souza de Oliveira Buffoni

Flexibilidade de toro - definida como o ngulo de rotao produzido por uma unidade de torque e dada por:
fT = L GI P

(21)

A eq. (19) pode ser utilizada para calcular G.

Tubos circulares
So mais eficientes do que barras slidas. Por que? (Pense e responda) As mesmas expresses bsicas para as tenses de cisalhamento podem ser usadas. Logicamente, a distncia radial est limitada ao intervalo r1 at r2 , onde r1 o raio interno e r2 o raio externo da barra, como na Figura 10.

Figura 10 Tubo circular em toro. Momento de inrcia Polar da rea de seo transversal do tubo:
IP =

(r 2
2

4 2

r14 =

32

(d

4 2

4 d1

)
)

(22)

Variante da equao (22)


IP =

rt

(4 r

+ t2 =

dt
4

(d

+ t2

(23)

Onde r = (r1 + r2 ) 2 , d = (d 1 + d 2 ) 2 , t e a espessura. Frmula aproximada para o momento de inrcia polar:


I P 2r 3 t

d 3 t
4

(24)

Salete Souza de Oliveira Buffoni

10

Exerccio: 1. Uma barra de ao slida de seo transversal circular, Figura 11, tem dimetro d=1,5 in., comprimento L=54 in. e mdulo de elasticidade G = 11,5 x10 6 psi . A barra est submetida a torques T agindo nas extremidades. (a) Se os torques tm magnitude T = 250 lb ft , qual a tenso de cisalhamento mxima na barra? Qual o ngulo de toro entre as extremidades? (b) Se a tenso admissvel 6000 psi e o ngulo de toro admissvel 2,5, qual o torque mximo permitido?

Figura 11- Barra em toro. Resposta: (a) max = 4350 psi = 1,62
o

(b) Tmax = 331 lb ft

2. Um eixo de ao deve ser fabricado com uma barra circular slida ou com um tubo circular, Figura 12. O eixo deve transmitir um torque de 1200 N.m sem exceder uma tenso de cisalhamento admissvel de 40 MPa nem uma razo de toro de 0,75 /m.(O mdulo de elasticidade de cisalhamento do ao de 78 GPa) (a) Determine o dimetro necessrio do eixo slido. (b) Determine o dimetro externo necessrio d2 do eixo vazado se a espessura t do eixo est especificada em um dcimo do dimetro externo. (c) Determine a razo dos dimetros (isto , a razo d2/do) e a razo dos pesos dos eixos slido e vazado.

Figura 12 - Toro de um eixo de ao. Resposta: (a) do=58,8 mm (b) d2=67,1 mm (c) d 2 d o = 1,14 Wvazado Wslido = 0 ,47

Salete Souza de Oliveira Buffoni

11

3. Um eixo vazado e um eixo slido construdos do mesmo material tm o mesmo comprimento e o mesmo raio externo R, Figura 13, o raio interno do eixo vazado 0,6R. (a) Assumindo que ambos os eixos esto submetidos ao mesmo torque, compare suas tenses de cisalhamento, ngulos de toro e pesos. (b) Determine as razes de pesoresistncia para ambos os eixos.

Figura 13- Comparao de eixos slidos e vazados. Resposta:


R R T WH T = 0 ,64 , H = 0 ,68 max e S = 0 ,5 max WS WH L WS L

H-vazado, S-Slido A razo para o eixo vazado 36 % maior que do eixo slido,mostrando a eficincia do eixo vazado. Referncias Bibliogrficas:
1. BEER, F.P. e JOHNSTON, JR., E.R. Resistncia dos Materiais, 3. Ed., Makron Books, 1995. 2. Gere, J. M. Mecnica dos Materiais, Editora Thomson Learning 3. HIBBELER, R.C. Resistncia dos Materiais, 3. Ed., Editora Livros Tcnicos e Cientficos, 2000.

Observaes: 1- O presente texto baseado nas referncias citadas. 2- Todas as figuras se encontram nas referncias citadas.

Salete Souza de Oliveira Buffoni

12

Anda mungkin juga menyukai