Anda di halaman 1dari 261

1.

APRESENTAO

O Kit Infobov composto por trs itens: CD de instalao, Hard-lock (chave) e um documento de contrato.

2.

Introduo
O Infobov uma ferramenta de gerenciamento do rebanho, que atende

s exigncias do SISBOV e facilita o trabalho de escriturao zootcnica. Dentre as muitas funes que o Infobov possui, podemos listar como as principais: Gerenciamento de animais e seus respectivos manejos Leitura de identificadores eletrnicos, reduzindo o tempo e erros com leitura de brincos; Conexo com balana eletrnica, que permite a insero das pesagens dos animais diretamente no programa, reduzindo tempo e erros com a digitao de dados; Facilidade de incluso, armazenamento e gerenciamento de nmeros de SISBOV; Relatrios detalhados de todas as informaes inseridas no programa, inclusive no formato exigido pelo MAPA. Controle dos animais por lotes e piquetes; Controle de estoque e insumos (medicamentos, doses de smen etc.); Controle sobre o manejo reprodutivo. Informaes valiosas sobre as pesagens como: Ganho de Peso Dirio (GMD) e Ganho de Peso Ponderal (GMP);

O Infobov fornece a seus clientes 02 tipos de instalaes: Autnoma e Mestre-Cliente, buscando adequar o software a realidade de cada cliente. Autnoma indicada para clientes que renem seus dados em apenas um local, mesmo possuindo mais de uma propriedade. Mestre-Cliente O conjunto mestre-cliente, por sua vez, indicado para criadores que possuem vrias fazendas, onde cada uma tem sua prpria rotina de trabalho e certa autonomia, mesmo gozando de relativa independncia, existe a necessidade de se reunir todos os dados em um local. Nesse sistema, cada uma das propriedades recebe uma cpia Cliente do programa Infobov, enquanto o local onde todas as informaes sero reunidas receber a cpia Mestre. O criador que optar por uma cpia Mestre, obrigatoriamente dever adquirir uma ou mais cpias Cliente. Do contrrio, o sistema de compartilhamento de informaes no ocorrer.

3.

Instalao do Software
O Infobov compatvel com sistema operacional Windows XP, Windows

Vista e Windows 7. Abaixo segue um esquema de como instalar o Infobov: 1) 2) Insira o CD de instalao do Infobov. Na tela Bem-vindo ao Assistente de Instalao do Infobov clique em

Avanar >.

O Contrato de Licenciamento de uso do software ser disponibilizado e se o usurio concordar deve clicar em Eu Concordo importante que o usurio leia inteiramente o Contrato de Licenciamento.

3)

Na tela que se abrir, selecione os componentes Infobov e Servidor

MySQL e clique em Avanar >.

4)

Na tela de Escolha do local da Instalao, clique em Avanar >. A instalao do Infobov precisa ser necessariamente no diretrio C:

5)

A tela Instalando aparecer mostrando que o Infobov esta sendo

instalado.

6)

Logo em seguida aparecer a tela de Bem-vindo ao Assistente de

Instalao do MySQL Server, clique em Avanar >. 7) A tela Instalando aparecer mostrando que o MySQL Server esta sendo

instalado, quando a instalao acabar, clique em Avanar>.

8)

Clique em Terminar.

9)

No CD de instalao do Infobov o usurio encontra o arquivo serial, um

para cada Hard Lock adquirido, esse arquivo deve ser renomeado para Serial.bov e transferido para a seguinte pasta: C: >> Arquivos de Programa >> CharPointer >> Infobov (cada HardLock vem com uma numerao que corresponde ao arquivo serial).

Vale lembrar que para clientes que j possuem o Infobov e desejam realizar a reinstalao imprescindvel que seja feita primeiramente a desinstalao. Para isso o usurio deve ir a Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Servios e parar o servio do MySQL5, novamente no Painel de Controle mas desta vez em Programas e Recursos deve desinstalar o Infobov e o MySQL Server, por fim ele deve apagar a pasta MySQL Server 5 que se encontra em C: >> Arquivos de Programa >> MySQL.

4.

Atualizando o Infobov
De tempos em tempos a Riviera Tecnologia disponibiliza atualizaes do

Infobov em seu site: www.rivieratecnologia.com.br Aps baixar o arquivo, o usurio deve descompact-lo e execut-lo com o Infobov previamente fechado. importante que os clientes do Infobov realizem atualizaes, j que atravs delas que novas funes so disponibilizadas tornando o software cada vez mais eficiente.

5.

Conexo com Banco de Dados


Ao trmino da instalao um cone do Infobov ser criado na sua rea

de trabalho, para abrir o software d um duplo clique nesse cone (para abrir o software o hard-lock deve estar conectado ao computador). Ento a janela Conexo Com Banco de Dados abrir. Nela o usurio deve digitar a senha admin (posteriormente o nome do usurio e a senha podem ser mudados).

Note que logo abaixo do logotipo do Infobov existem duas numeraes: Verso e Serial. Verso o nmero referente atualizao do software e Serial o seu nmero de registro perante Riviera Tecnologia. Em seguida clique em Conectar Sero habilitadas as seguintes opes: 1. 2. 3. Administrao Entrar (vai para Tela Inicial) Desconectar (sair do programa)

Administrao Gerenciamento de usurios

Nessa aba, pode-se alterar o usurio e senha inicial e/ou cadastrar novos usurios do programa. Clique na aba Gerenciamento de Usurios, clique em Novo e preencha os dados, em seguida clique em Aplicar. Habilitar ento a opo Autorizaes, campo destinado a permisso de determinado usurio ao respectivo banco de dados existentes. Banco de Dados Dentro da aba Banco de Dados, podemos realizar algumas tarefas importantes, tais como: Salvar Cpia de Segurana Esse procedimento evita que caso ocorra um problema no computador todos os dados inseridos no Infobov sejam perdidos. Recomenda-se fazer a cpia de segurana toda vez que novos dados forem inseridos no programa e que essas cpias sejam armazenadas em um local de armazenamento seguro, como por exemplo, pen drive ou CD. Para gerar um backup (cpia de segurana) de um banco de dados,

clique na aba Banco de Dados selecione o banco de dados desejado clique no boto Salvar Cpia de Segurana e selecione onde deseja salvar a cpia. O backup do infobov um arquivo de extenso .sql, no nome do arquivo consta a data e a hora que o arquivo foi criado. Restaurar Cpia de Segurana Atravs deste recurso recuperamos os dados de um backup, sendo utilizado em casos de danos no banco de dados. Por este motivo muito importante manter uma cpia de segurana atualizada. Clique em Restaurar Cpia de Segurana e selecione o arquivo a ser restaurado, se o mesmo estiver ntegro aparecer uma mensagem indicando o sucesso da operao, caso contrrio o usurio no conseguir acessar seus dados e ser necessrio recuperar acessar o suporte tcnico. Restaurar Menus Esta opo especfica para problemas no menu, quando por exemplo algum deles desaparece, para restaur-lo selecione o banco de dados Infobov e clique em restaurar menus.

SINCRONIZAO MESTRE/CLIENTE Para fazer a sincronizao, todos (clientes e mestre) devem parar de inserir informaes no Infobov at o fim do procedimento. Abaixo segue o passo a passo para o processo:

1. Primeiramente cada cliente ir criar um arquivo de extenso .clt (tela de administrao >> aba Cliente >> Exportar Dados para o Mestre) e enviar este arquivo para o mestre; 2. O Infobov mestre vai importar os arquivos de extenso .clt de todos os clientes (tela de administrao >> aba Mestre >> Importar Dados do Cliente), nesse momento o estado dos clientes aparecer com Sincronizado ; 3. O mestre vai criar um arquivo de extenso .mst (tela de administrao >> aba Mestre >> Exportar Dados para Clientes) e enviar para todos os

clientes (o estado dos clientes no computador Mestre aparecer como Esperando); 4. Cada cliente vai importar o arquivo de extenso .mst (tela de administrao >> aba Cliente >> Importar Dados do Mestre), nesse momento eles podem voltar inserir dados no Infobov.

6.

Apresentao Inicial do Infobov


Faremos a seguir uma apresentao da tela inicial de trabalho, bem

como explicaes de cada cone e botes bsicos de uso freqente. Tela inicial Essa a tela inicial do Infobov. Explicaremos abaixo, cada boto de ao que integra o programa Infobov. O objetivo desses botes facilitar os comandos e agilizar a insero dos dados.

Menu Arquivo Nesse menu encontramos as opes para cadastrar o proprietrio, importar dados, exportar dados, configurar a pgina e sair do programa.

Proprietrio do sistema Nessa opo cadastra-se o proprietrio do Infobov, que considerado automaticamente como um criador. Para realizar esse cadastro primeiramente deve-se escolher entre as opes de pessoa fsica ou pessoa jurdica.

Aps o preenchimento dos dados o usurio deve apertar o boto salvar os dados.

para

Importar dados Essa opo deve ser usada quando o cliente possui dados armazenados em formato de texto (terminao .txt) e quer inseri-los no Infobov automaticamente, evitando o trabalho da digitao. Basta selecionar Importar Dados e em seguida Importar Arquivos de Texto. Ao abrir a tela de importao, selecione o Criador, Propriedade, Piquete e Lote para onde vo os animais. Em seguida selecione o Tipo de Ocorrncia (Abate, Incluso, Identificao, Pesagem e Toque), Aps isso, clique no boto Procurar e selecione onde est o arquivo .txt que dever ser importado.

Os dados que podem ser importados encontram-se na tela de importao, no menu Campos do lado esquerdo da tela. Para selecionar clique duas vezes no campo correspondente ou o arraste para a tela central. Faa isso com todos os campos necessrios, na ordem em que desejar que os dados apaream (a ordem deve ser a mesma do arquivo a ser importado). Para retirar um campo da tela central arraste-o para o menu Campos.

Aps essa seleo, clique no boto Ver. Com isso, os dados sero apresentados na tela central. As colunas essenciais para realizar uma importao de Incluso so Brinco (ou qualquer forma de identificao do animal), Sexo, Raa, Sangue e Nascimento ou Idade. No caso de abate os campos essenciais so: Brinco (ou qualquer forma de identificao do animal) e Peso (a data do abate escolhida no campo Data). Para importar uma Pesagem so necessrios os dados de identificao do animal (brinco ou outros), Data da Pesagem e o Peso. Em ocorrncias de Toque so exigidos os dados de identificao do animal (brinco ou outros), o tempo de prenhez (se esse campo estiver vazio o Infobov entende que o resultado do toque foi negativo) e data do Toque. Quando os dados estiverem nas colunas correspondentes, clique no boto Importar. Se no houver nenhum erro, surgir uma mensagem indicando que a importao foi feita com sucesso. Em alguns casos, principalmente quando o nmero de dados elevado, alguns detalhes passam despercebidos, e algumas linhas podem estar sem preenchimento, ou com

preenchimento incorreto. Nestes casos, o programa tem um mecanismo que preenche a clula com erro na cor vermelha, indicando o local onde ser necessrio realizar correes. Feitas as correes, clique no boto Importar e o procedimento estar concludo.

7.

Menu Grupos
No menu Grupos o usurio insere dados preliminares e essenciais para

validar as ocorrncias (inseminaes, montas, pesagens etc.). As opes desse menu so: criadores, fornecedores, frigorficos, tcnicos, propriedades, rebanho e genealogia.

Criadores Nessa opo o usurio cadastra pessoas que tem algum tipo de relao com a propriedade (compradores e vendedores de gado, scios etc).

A incluso de um criador no sistema feita clicando primeiramente no boto , escolher se o criador ser pessoa fsica ou jurdica e preencher seus .

dados, por fim para salvar os dados, clique no boto

Fornecedores Aqui o usurio cadastra os fornecedores de insumos (vacina, vermfugo, sal mineral etc.). A forma de incluso a mesma que para um criador.

A incluso de um fornecedor no sistema feita clicando primeiramente no boto , escolher pessoa fsica ou jurdica e preencher seus dados, por fim .

para salvar clique no boto

Frigorficos So os estabelecimentos onde a propriedade abate seus animais.

Para incluir um frigorfico no sistema deve-se clicar no boto dados e para salvar clique no boto .

, preencher os

Tcnicos Nessa tela onde so inseridos os agrnomos, veterinrios, zootecnistas, tcnicos agrcolas e outros funcionrios que trabalham ou prestam servios para a propriedade. A forma de incluso idntica para todas as categorias e assemelha-se muito com as incluses acima citadas

Clique no boto

, insira os dados referentes ao tcnico e clique no boto

para confirmar a incluso.

Propriedades Na tela de Propriedades, podem ser cadastradas e visualizadas as propriedades de todos os criadores, cada criador pode ter mais de uma propriedade cadastrada.

O cadastro de propriedades feito clicando-se no boto

, os dados

referentes propriedade ento aparecero para preenchimento, sendo alguns obrigatrios (nome, proprietrio, inscrio estadual, NIRF, rea, endereo, CEP, cidade, estado, pas), por fim clique no boto para confirmar a incluso.

Aps cadastrar uma propriedade, o Infobov disponibiliza as seguintes abas: Lotes, Piquetes, Touros Mltiplos, Rebanho e Animais Inativos.

Lotes Para o cadastramento de lotes, certifique-se de que est na propriedade desejada (no caso de mais de uma propriedade). Para isso, selecione a fazenda na Tabela apresentada abaixo da tela de cadastramento de propriedades e depois selecione a aba Lotes. J na tela de cadastramento de lotes, clique no boto para fazer a incluso.

Na tela que se abrir, digite o nome do lote e informe as observaes necessrias, no necessrio cadastrar a quantidade de animais existentes, o Infobov far isso automaticamente assim que houver animais neste lote, por fim clique no boto Aplicar.

Os botes, Novo e Excluir, ficaro habilitados automaticamente. Use o primeiro para adicionar mais lotes e o segundo para excluir o lote que est apresentado na tela. Tambm sero geradas planilhas de Animais do Rebanho, para a visualizao dos animais existentes neste lote.

Piquetes Permite que o usurio crie uma rvore estrutural de suas propriedades, permitindo assim que as ocorrncias possam ser inseridas de forma mais precisa, facilitando o controle do rebanho.

possvel incluir nveis e sub-nveis nos piquetes, esse padro definido anteriormente no menu Ferramentas >> Estrutura Padro de Divises. Clique com o boto direito do mouse em piquete e ento aparecer a opo de Incluir Piquetes Na tela ao lado da rvore aparecer listagem dos piquetes criados, um duplo clique na seta que aparece ao selecionar a linha de um desses piquetes, abrir a janela onde sero inseridos os dados como: rea, tipo de pasto, UA/Ha (Unidade Animal por hectare) ou Kg/Ha (Quilograma por hectare). O nmero de animais ser informado automaticamente pelo Infobov.

Touros Mltiplos Nessa tela o usurio cria um touro mltiplo, ou seja, um grupo de touros a ser usado em uma monta natural. Para tal clique no boto , escreva o nome do touro mltiplo, o campo Data

ser preenchido automaticamente ao selecionar os animais que formaro o touro mltiplo. Selecione os touros e clique no boto Aplicar para salvar.

Rebanho Tela onde exibida uma lista com os animais de cada propriedade do Infobov. As colunas podem ser includas ou retiradas da planilha, para isso basta clicar na planilha com o boto direito do mouse, selecionar a opo colunas e marcar/desmarcar as colunas que ficaro aparentes ou no.

Animais Inativos Aba que lista os animais que participaram de alguma ocorrncia de venda, morte, abate, desaparecimento ou excluso.

possvel filtrar o motivo pelo qual o animal foi inativado, basta marcar/desmarcar o tipo de ocorrncia, sendo que morte ainda permite selecionar o tipo de morte.

Rebanho A tela rebanho exibe os animais que pertencem a uma propriedade e seu respectivo no do SISBOV, no de Chip, no de Manejo, no do Brinco, Marca Ferro, Nome, RGN, RGD, Sexo e Idade. Nas abas encontramos informaes sobre sua localizao, caractersticas raciais, genealogia, vacinao, pesagens, histrico de ocorrncias e custo. A forma de incluso por essa tela semelhante a das descritas anteriormente, mas existem outras formas de inserir animais no Infobov que sero descritas posteriormente.

Aba Dados Exibe informaes referentes localizao do animal. Aba Genealogia Exibe a rvore genealgica do animal Aba vacinao Mostra todas as vacinaes realizadas no animal e includas no Infobov. Aba Pesagem Exibe um quadro com todas as pesagens feitas no animal. Aba Histrico Exibe um quadro com todas as ocorrncias da vida do animal. Um duplo clique em uma dessas ocorrncias abrir uma tela e clicando no boto Ver Detalhes, a tela na qual essa ocorrncia foi feita se abrir. Esse procedimento til para se editar alguma ocorrncia do animal. Aba Custo Opo que exibe uma listagem das ocorrncias que geram algum tipo de custo e suas respectivas datas.

Genealogia

Essa a tela onde esto apenas os animais que fazem parte da rvore genealgica dos animais do plantel, como touros doadores de smen que no fazem parte do rebanho da fazenda. A incluso dever ser feita clicando no boto , os dados do animal

devem ser preenchidos, sendo que os campos nome, sexo, raa, grau de sangue e idade so obrigatrios.

Por fim clique no boto

para salvar a incluso.

Cadastrar um touro na genealogia requisito bsico para se realizar uma incluso de entrada de smen, assunto que ser abordado posteriormente.

Menu Ocorrncias Em ocorrncias so realizadas incluses/sadas de animais, ocorrncias reprodutivas, veterinrias, movimentao de animais, pesagens etc..

Entrada A incluso de animais no Infobov pode ser realizada de diversas maneiras: Nascimento, Compra, Incluso e Importao de Dados. Sendo que esta ltima j foi explicada no menu Arquivo >> Importar Dados.

Nascimento Clique no boto preencha a data da ocorrncia de nascimento, os

dados da aba Informaes Gerais criador e propriedade, estes trs campos so obrigatrios em todas as ocorrncias, as opes Piquete e Lote (tanto em Dados do criador, como em Transferir vacas para e Transferir bezerros para) no so de preenchimento obrigatrio.

Em seguida, na aba Dados, digite o brinco da matriz e as informaes do bezerro sendo peso, sexo, raa e identificao individual (brinco, SISBOV, marca ferro ou nome) informaes obrigatrias. O pai do bezerro preenchido automaticamente pelo Infobov assim que a me inserida na lista, se houver cobertura no histrico da me. Caso o pai no aparea, o perodo mdio de gestao (PMG) pode estar incorreto.

Depois de cadastrar todos os animais desejados, clique no boto salvar a ocorrncia.

para

Compra A tela de Compra uma forma de incluir o animal no Infobov com o diferencial de se registrar o vendedor, uma nota fiscal, o frete e a guia de trnsito animal O procedimento inicial clicar no boto , selecionar a data da compra,

preencher a ficha Informaes Gerais (o campo criador e propriedade so obrigatrios). Nos campos dados da compra o usurio informa qual o vendedor, a nota fiscal, o frete e a guia de trnsito animal (GTA).

Ao clicar nos botes ao lado de nota fiscal e GTA uma tela aparecer, onde possvel importar os respectivos documentos escaneados.

Depois de cadastradas as Informaes Gerais, clique na aba Dados, digite as informaes dos animais, algumas so obrigatrias como o peso, sexo, raa, algum tipo de identificao individual (brinco, SISBOV, marca ferro, RGN, etc.).

Uma forma de cadastrar esses animais em blocos, quando todos possuem as mesmas caractersticas, clicar no boto Adicionar, na tela que se abrir (Dados de Entrada) o usurio deve preencher os dados e clicar em Aplicar.

Quando acontece de se estimar um peso mdio aos animais, ou de algum animal no ter sido pesado, utilize o boto de Peso presente na aba Dados, e cadastre ali um peso mdio. O Infobov pode lanar aquele peso para todos os animais da lista, ou somente para os animais sem peso.

8.

O mesmo pode ser feito para o preo dos animais. Geralmente

numa compra, o preo o mesmo para todos. Ento, ao invs de digitar na tabela o mesmo preo para todos, basta clicar no boto Preo e cadastrar ali o tipo de preo que desejar (Mdio, Valor da @ ou Preo por Kg). Se o selecionado for o preo por Kg, o Infobov ir calcular automaticamente o preo de cada animal de acordo com o peso dele. O mesmo ocorre com o Valor da Comisso, que pode ser cadastrado para todos os animais.

Depois de cadastradas as informaes, clique no boto ocorrncia.

para salvar a

Incluso Essa opo serve para dar entrada em animais quando o usurio no desejar fazer por nascimento ou compra, ou seja, apenas quer que os animais constem em seu banco de dados. Ao abrir a tela de Incluso, clique no boto , selecione a Data da incluso e

preencha a ficha Informaes Gerais. Os campos, criador e propriedade so obrigatrios, assim como em todas as ocorrncias. Os outros dados, apesar de no serem obrigatrios, auxiliam no controle que o usurio tem sobre o seu rebanho. 9.

Depois de cadastradas as Informaes Gerais, clique na aba Dados, digite as informaes dos animais, so obrigatrias: sexo, raa e algum tipo de identificao individual (brinco, SISBOV, marca ferro, RGN, etc).

Uma forma de cadastrar esses animais em blocos, quando todos possuem as mesmas caractersticas, clicar no boto Adicionar, na tela que se abrir (Dados de Entrada) o usurio deve preencher os dados e clicar em Aplicar.

Por fim para salvar a incluso, clique no boto ocorrncia.

para salvar a

Sada O Infobov apresenta vrias possibilidades de sada dos animais: Morte, Venda, Excluso e Desaparecimento.

Morte Na tela de sada por Morte clique no boto e selecione a data da

ocorrncia, preencha a aba Informaes Gerais com os dados do Criador (criador, propriedade, piquete e lote).

Na aba Dados o usurio pode selecionar os animais de duas formas, por digitao ou atravs de uma lista. Na digitao, a identificao individual dos animais (brinco, SISBOV, nome, RGN, RGD, Ferro, etc.) deve ser preenchida individualmente. J por lista, a seleo de animais feita por um assinalando nas caixas da coluna Selecionado. O campo causa da morte de preenchimento, o Infobov disponibiliza uma lista com diversas causas, por exemplo, atolamento, acidente ofdico, atropelamento, doena no identificada etc.. Caso a causa da morte no esteja na lista, ela pode ser cadastrada no menu Ferramentas.

Depois de cadastradas as informaes, clique no boto ocorrncia.

para salvar a

Venda Na tela de sada por Venda clique no boto e selecione a data da

ocorrncia, preencha a ficha Informaes Gerais, os campos Criador e Propriedade so obrigatrios. Os campos Piquete e Lote servem para selecionar animais que esto em um determinado Piquete/Lote, caso o usurio no os preencha, todos os animais da propriedade estaro disponveis na aba dados, independente de sua localizao.

Notas Fiscais e GTAs podem ser escaneadas e o arquivo salvo no programa como arquivo de imagem. Para isso, escaneie os documentos e salve no seu computador. Depois, basta clicar sobre o boto ao lado do campo de Nota Fiscal ou GTA. Na tela de Gerenciamento de Fotos, clique no boto Adicionar e selecione o arquivo do documento escaneado. D um nome a ele e feche a janela. O seu arquivo j est guardado. Se tiver mais de uma Nota ou GTA, clique sempre no boto Adicionar e adicione todos os arquivos.

Na aba Dados o usurio pode selecionar os animais de duas formas, por digitao ou atravs de uma lista. Na digitao a identificao individual de cada animal deve ser preenchida individualmente, j na lista, a escolha dos animais feita por uma seleo nas caixas da coluna Selecionado, caso possua as informaes de pesagem e preo de venda preencha as clulas correspondentes.

Depois de cadastradas as informaes, clique no boto ocorrncia.

para salvar a

Excluso Opo que se destina aos animais que vo entrar na lista de animais inativos como excludos do banco de dados, ou seja, o usurio no deseja vincular qualquer tipo de motivo para sua retirada do banco de dados. Na tela de sada por Excluso clique no boto e selecione a data da

ocorrncia, preencha a ficha Informaes Gerais, os campos Criador e Propriedade so obrigatrios. Os campos Piquete e Lote servem para selecionar animais que esto em um determinado Piquete/Lote, caso o usurio no os preencha, todos os animais da propriedade estaro disponveis na aba dados, independente de sua localizao.

Na aba Dados o usurio pode selecionar os animais de duas formas, por digitao ou atravs de uma lista. Na digitao a identificao individual de cada animal deve ser preenchida uma por uma, j na lista a escolha dos animais feita por um clique do mouse nas caixas da coluna Selecionado.

Depois de cadastradas as informaes, clique no boto ocorrncia.

para salvar a

Desaparecimento Na tela de sada por Desaparecimento clique no boto e selecione a

data da ocorrncia, preencha a aba Informaes Gerais lembrando que Piquete e Lote servem para selecionar animais que esto em uma determinada localizao no programa, caso o usurio no os preencha, todos os animais da propriedade estaro disponveis na aba dados, independente de sua localizao.

Na aba Dados o usurio pode selecionar os animais de duas formas, por digitao ou atravs de uma lista. Na digitao a identificao individual de cada animal deve ser individualmente, j na lista, a escolha dos animais feita por um clique do mouse nas caixas da coluna Selecionado.

Depois de cadastradas as informaes, clique no boto ocorrncia.

para salvar a

Movimento So vrias as opes de movimentao de animais disponibilizadas pelo Infobov: Abate, Compra/Venda, Transferncia e Doao.

Abate Essa ocorrncia deve ser usada quando se quer dar baixa de um animal que foi vendido a um determinado frigorfico, previamente cadastrado. Clica-se no boto e em seguida o usurio deve preencher a data da

ocorrncia e os dados da aba Informaes Gerais, sendo que os campos Piquete, Lote, Nota Fiscal, Taxas e GTA no so obrigatrios.

Na aba Dados seleciona-se os animais a serem abatidos (ou por digitao ou listagem).

O Peso de sada dos animais pode ser atribudo individualmente ou ento o usurio clica no boto Peso. Na tela que abrir, existe a opo de atribuir um peso mdio para todos os animais ou apenas os selecionados para abate (com ou sem peso), peso esse que pode ser tanto em Kg ou @.

O boto Romaneio disponibiliza uma tela onde se pode colocar o peso de abate dos animais (Kg ou @), ou a porcentagem de rendimento da carcaa para todos os animais ou apenas os selecionados para abate (com ou sem peso de abate).

O boto Preo permite atribuir o preo pago pelo frigorifico, sendo tambm calculado pelo valor da @.

Compra/Venda Opo vlida para quando o usurio deseja movimentar seu gado entre criadores previamente cadastrados no sistema.

Clica-se no boto

e em seguida o usurio deve preencher a data da

ocorrncia e os dados da aba Informaes Gerais, sendo que os campos Piquete, Lote, Nota Fiscal, Taxas e GTA no so obrigatrios. Na aba Dados seleciona-se os animais que vo participar da ocorrncia (por digitao ou ento por listagem). Os botes Peso e Preo seguem a mesma lgica utilizada para Abate.

Depois de cadastradas as informaes, clique no boto ocorrncia.

para salvar a

Transferncia Essa ocorrncia deve ser utilizada em ocasies que o usurio deseja movimentar seu gado entre propriedades de um mesmo criador, ou ento quando deseja movimentar o seu gado entre diferentes piquetes e lotes de uma mesma propriedade. Clique no boto , preencha a Data da ocorrncia e os dados referentes ao

Criador e Destino na aba Informaes Gerais. As opes Altura do Pasto e Previso de estadia so opcionais.

Na aba Dados seleciona-se os animais por digitao ou ento por lista.

Depois de cadastradas as informaes, clique no boto ocorrncia.

para salvar a

Doao A opo de doao deve ser utilizada para transferncias de animais entre criadores cadastrados no Infobov, mas sem qualquer tipo de custo

Reprodutivo Nessa opo o usurio insere ocorrncias ligadas a eventos reprodutivos (montas, inseminaes, coletas de embries, fertilizaes in vitro, transferncia de embrio, toques, ultra-som, abortos, etc.). Alm de verificar o seu estoque de smen e embries.

Monta Natural Essa ocorrncia reprodutiva feita quando se coloca um ou mais touros (touro mltiplo) para cobrir determinado nmero de vacas em um perodo, conhecido como repasse. Primeiramente clique no boto , a data da ocorrncia deve ser

preenchida, bem como as informaes referentes ao criador, propriedade e datas de incio e fim do repasse (perodo que os touros ficaram em monta com as vacas). O piquete e o lote no so campos obrigatrios e servem como um filtro dos animais a serem listados na aba Dados, no caso de no preencher esse campo todos aos animais da propriedade estaro disponveis em Dados.

Na aba Dados onde o usurio deve escolher o touro mltiplo a ser utilizado. As vacas a participarem da ocorrncia so selecionadas por digitao ou por listagem.

Para salvar a ocorrncia clica-se no boto

Monta Controlada Esse tipo de monta quando um determinado reprodutor colocado em monta assistida com uma vaca. Primeiramente clica-se no boto , a data da ocorrncia deve ser

preenchida, bem como as informaes referentes ao criador, propriedade. O piquete e o lote no so campos obrigatrios e servem como um filtro dos animais a serem listados na aba Dados, no caso de no preencher esse campo todos animais da propriedade estaro disponveis em Dados.

Na aba dados escolhe-se qual o reprodutor e a vaca que ser colocada em monta, a escolha de ambos pode ser feitas por vrios tipos de identificao individual, basta o usurio incluir a coluna na tabela com o tipo de identificao que ele deseja e selecionar essa identificao na 2 caixa de texto aps reprodutor e matriz.

Clique no boto adicionar para incluir a monta na tabela e no boto salvar a ocorrncia.

para

Inseminao Artificial Ocorrncia reprodutiva onde o usurio relata as inseminaes artificiais que realizou. Clica-se no boto , escolhe-se a data da inseminao e na aba Informaes

Gerais preenchem-se as informaes do criador, propriedade, piquete e lote. O piquete e o lote no so campos obrigatrios e servem como um filtro dos animais a serem listados na aba Dados, no caso de no preencher esse campo todos aos animais da propriedade estaro disponveis em Dados.

Na aba Dados o usurio escolhe o reprodutor, a matriz, as doses de smen usadas, o perodo da inseminao e o inseminador.

Por fim clique no boto adicionar para incluir a inseminao na tabela e no boto para salvar a ocorrncia.

Coleta de Embries Opo disponvel para que o usurio cadastre no sistema coletas de embries. A incluso desse tipo de ocorrncia feita da mesma forma que as outras, com algumas ressalvas, na aba Informaes Gerais, no campo IA deve-se escolher qual das IAs e FIVs responsvel por fornecer os embries.

Na aba Dados selecione qual o reprodutor e a matriz do embrio coletado, bem como o nmero de embries, clique em Adicionar para inserir a coleta na tabela e por fim salve a ocorrncia no boto .

Fertilizao in Vitro

Ocorrncia onde o usurio do Infobov cadastra as FIVs que ele realizou, para tal ele precisa, anteriormente, inserir uma ocorrncia de coleta de embries que sero utilizados nessa FIV.

O procedimento semelhante aos anteriores onde o usurio clica no boto

preenche a data e os dados do criador, com o diferencial dos campos coleta de ocitos e FIV, onde se escolhe a matriz e o nmero de ocitos utilizados, e no campo FIV o reprodutor, as doses de smen utilizadas, os embries viveis. A porcentagem de sucesso ser preenchida automaticamente. Por fim clique no boto para salvar a ocorrncia.

Transferncia de embrio Para inserir uma transferncia de embrio deve-se clicar no boto e inserir

a data da ocorrncia, bem como as informaes gerais (criador, propriedade, piquete e lote).

Na aba dados preencha no campo mtodo o tipo de ocorrncia que gerou os embries (IA ou FIV), o acasalamento desejado (previamente cadastrado no menu reproduo> Fertilizao in Vitro), o embrio a ser transferido, o tipo de identificao da receptora e a fmea que vai receber o embrio.

Por fim clique no boto adicionar para incluir a inseminao na tabela e no boto para salvar a ocorrncia.

Toque

Ocorrncia onde o usurio cadastra os toques, como nas ocorrncias anteriores o usurio primeiramente clica no boto campos da aba Informaes Gerais. , preenche a data e os

Na aba Dados selecione (por digitao ou lista) quais as fmeas que foram tocadas e na coluna Prenha, quais esto prenhas ou vazias (quando vazias a caixa de seleo dessa coluna deve ficar em branco), o tempo de prenhez calculado automaticamente, caso haja cobertura no histrico da fmea.

Para salvar a ocorrncia clique no boto

Ultra-Som

Ocorrncia onde o usurio cadastra os ultra-sons, como nas ocorrncias anteriores o usurio primeiramente clica no boto campos da aba Informaes Gerais. , preenche a data e os

Na aba Dados selecione (por digitao ou lista) quais as fmeas que iro participar da ocorrncia, na coluna Prenha, quais esto prenhas ou vazias, o tempo de prenhez e calculado automaticamente.

Para salvar a ocorrncia clique no boto

Aborto Primeiramente o usurio deve clicar no boto e preencher a data, o criador,

a propriedade, o lote e o piquete. O piquete e o lote no so campos obrigatrios e servem como um filtro das vacas a serem listadas na aba Dados, no caso de no preencher esse campo todas as vacas da propriedade estaro disponveis em Dados.

Na aba Dados o usurio seleciona qual a reprodutora que abortou.

Para salvar a ocorrncia clique no boto

Natimorto Ocorrncia semelhante de aborto, com uma nica ressalva, necessrio atribuir um brinco e determinar o sexo do bezerro natimorto.

Estoque de smen Nessa tela o usurio verifica a situao atual de seu estoque de smen, para tal, basta selecionar o criador, as propriedades e clicar no boto aplicar.

A cada inseminao realizada, ocorre uma baixa no estoque de smen.

Estoque de embrio Nessa tela verifica-se qual o estoque de embries, sua utilizao semelhante de estoque de smen.

Sempre que uma ocorrncia de fertilizao in vitro for realizada, ocorrer baixa no estoque.

Veterinrio Nas ocorrncias veterinrias, o usurio pode relatar vacinaes, tratamentos e castraes. Sobre os tratamentos e vacinaes, os produtos previamente cadastrados devem ser inseridos no estoque, procedimento que ser explicado

posteriormente.

Vacinao Ocorrncia veterinria onde possvel cadastrar aplicaes de vacinas nos animais. Grande parte das vacinas utilizadas em bovinos j est previamente cadastrada no Infobov (aftosa, botulismo, raiva, brucelose, carbnculo etc.), porm o usurio pode vir a cadastrar novas vacinas no menu Ferramentas >> Cadastros (explicado posteriormente). Os medicamentos utilizados para cada tipo de vacina devem ser cadastrados previamente no estoque, o que feito no menu Financeiro >> Estoque. Com o medicamento inserido no estoque, o usurio deve clicar no boto e

preencher a data da ocorrncia. As informaes da aba Informaes Gerais referentes aos dados do criador so obrigatrias, exceto Piquete, Lote, Honorrios e Aplicao.

Na aba Dados seleciona-se os animais por lista ou por digitao.

Por fim clique no boto

para salvar a ocorrncia.

Tratamento Tela de ocorrncia veterinria que permite cadastrar aplicaes de tratamentos (medicamentos, produtos ligados nutrio etc.). Assim como na vacinao o produto relacionado ao tratamento deve ser cadastrados previamente no menu Financeiro. Para inserir uma ocorrncia de tratamento o usurio clica primeiramente no boto , preenche a data da ocorrncia e os dados na aba Informaes

Gerais, os dados no obrigatrios so Piquete, Lote, honorrios e aplicao.

Na aba Dados os animais que participaram da ocorrncia so selecionados por listagem ou por digitao.

Por fim clique no boto

para salvar a ocorrncia.

Castrao Em Informaes Gerais coloque a data e preencha os dados na aba Informaes Gerais. Sendo Piquete, Lote, Tcnico e Honorrios campos no obrigatrios.

Em Dados os animais aparecem por lista ou digitao.

Para salvar a ocorrncia clique no boto

Manejo Nas ocorrncias de manejo esto disponveis as opes de contagem, pesagem, desmama e identificao por chip.

Contagem

Opo de ocorrncia vlida para usurios que desejam apenas contar os animais quando esses possuem identificao por chip. Assim como em outras ocorrncias, primeiramente clique em data e os dados do criador. e preencha a

Na aba Dados os animais aparecero conforme o chip for lido, para tal necessrio que a coluna chip esteja visvel. Por fim clique no boto para salvar a ocorrncia.

Pesagem Ocorrncia que disponibiliza cadastrar pesagens, como nas ocorrncias anteriores, clique no boto e preencha a data e os dados do criador.

Na aba Dados selecione os animais por digitao ou por listagem. A informao sobre o peso do animal deve ser preenchida na coluna Peso (kg). A opo de pesagem pela Super Tela tambm est disponvel (boto Super Tela).

Por fim salve a ocorrncia clicando no boto

Desmama A rotina inicial a mesma, clicar no boto criador. e preencher a data e os dados do

Na aba dados os animais que sero desmamados so escolhidos por digitao ou lista e a coluna peso desses animais deve ser preenchida.

Por fim salve a ocorrncia clicando no boto

Identificao por chip Opo para que o usurio possa associar um chip a um animal que j possua outra identificao (ex: brinco, nome, ferro etc.) na propriedade. Como nas ocorrncias anteriores a primeira coisa a ser feita clicar no boto e preencher a data e os dados do criador.

A escolha dos animais que sero chipados pode ser via lista ou digitao, a opo de identificar os animais com chip, tambm possvel via Super Tela que ser explicado futuramente.

Por fim salve a ocorrncia clicando no boto

Manejo Mltiplo Opo para que o usurio possa realizar vrias ocorrncias de uma s vez, facilitando principalmente a insero de dados a campo.

Na tela inicial do manejo mltiplo, clique no boto

para inserir uma nova

ocorrncia. A data e os dados do criador devem ser preenchidos, sendo que piquete, lote, programa e honorrios no so obrigatrios.

Na aba Dados deve-se inserir todas as colunas de interesse para a realizao da operao desejada, caso contrrio a Super-Tela no disponibilizar a visualizao desses itens, aps inserir todas as colunas de interesse clique no boto Super Tela.

Na Super Tela, temos: - Na coluna da esquerda: lista dos animais j manejados; lista dos animais restantes no rebanho selecionado; dados estatsticos da operao. - Na coluna da direita: Operaes: aplicar os manejos no animal chamado, remover o animal da lista dos animais manejados e fechar a Super Tela. Botes: o Manejos: com alguns manejos j castrados (ex: rechipar, castrao, toque, ultra-som etc.). o Configurao, onde teremos: Visualizao: todos os dados que podem ser

visualizados na Super Tela. Teclado Peo: dispositivo que associa um chip a uma

ocorrncia. Vacinao Tratamento Blocos de Manejo: cadastro uma ou mais ocorrncias de vacinao e/ou tratamento que ser inserida de uma s vez. Dados: ficha do animal Estoque: estoque de produtos Smen: cadastro de compra de smen.

o Detalhes: mostra os manejos realizados no animal. - Na parte central da tela: visualizamos o animal que est sendo manejado naquele momento. Para confirmar o manejo do animal clique em aplicar. Para chamar o prximo animal, clique ou use o atalho (o atalho demonstrado pela letra sublinhada, por exemplo em Brinco, a a letra B) da identificao desejada ou clique duas vezes no animal desejado dentro do quadro Animais Restantes. Aps encerrar o manejo de todos os animais dessa ocorrncia, feche a Super-Tela e salve a ocorrncia clicando no boto .

Histrico de Ocorrncias Em Histrico de Ocorrncias podemos visualizar quantas inseres foram feitas para cada ocorrncia. Pode ser feita uma filtragem por data, criador, propriedade, piquete e lote. Assim que for definido o tipo de busca, selecione o boto Aplicar, e os registros sero mostrados logo abaixo. Clicando duas vezes sobre algum registro, abrir uma janela com a descrio detalhada daquela ocorrncia. Para visualizar na forma de relatrio, s clicar no boto Imprimir. Aps aberto o relatrio, se desejar imprimir haver outro boto disponvel no alto da tela.

Financeiro No menu Financeiro o usurio cadastra novos produtos, d entrada no seu estoque de smen, vacinas, medicamentos etc.. Alm de verificar a disponibilidade em seu estoque.

Produtos Nessa opo o usurio cadastra um produto no Infobov, para inserir esse produto ele deve clicar no boto Adicionar.

A seguinte tela ser aberta:

Nela o nome, fabricante (previamente cadastrado em fornecedores), o tipo do produto, a unidade e o perodo de carncia devem ser preenchidos. Por fim o boto Aplicar salva o cadastro do produto.

Nota Fiscal Em nota fiscal possvel fazer a compra e incluso no estoque de um produto que foi previamente cadastrado. Em Informaes Gerais escolhe-se o fornecedor, o criador e a propriedade.

Na aba Dados, no campo produtos selecione um produto previamente cadastrado no sistema, preencha os campos e clique em adicionar.

Salve a entrada do produto no estoque clicando no boto

Nota Fiscal de Smen nessa opo que o usurio insere uma compra de smen no sistema. Sempre que alguma inseminao for feita, o estoque de smen deve estar positivo, dessa forma, as doses utilizadas em uma inseminao sero deduzidas do estoque. Primeiramente clique no boto criador e da nota fiscal. e preencha a data e os dados do

Na Aba Dados o usurio escolhe o Touro (previamente cadastrado em genealogia), a quantidade de doses de smen adquiridas desse touro, o preo de cada dose e clica no boto Adicionar para incluir as informaes na tabela.

Includas todas as doses de smen, clique no boto ocorrncia.

para salvar a

Estoque de Smen Em estoque de smen possvel verificar a quantidade de doses de cada touro que o usurio possui cadastrado no estoque. A verificao do estoque feita selecionando o criador e as respectivas propriedades.

Estoque Opo do menu financeiro para que o usurio possa verificar o seu estoque de produtos. Como em estoque de smen tudo que o usurio tem a fazer selecionar o criador e uma propriedade.

Unidades Nessa tela o usurio verifica os diferentes tipos de unidades que o Infobov possui em seu cadastro, essas unidades so utilizadas no cadastro dos produtos.

Clicando em adicionar o usurio pode cadastrar um novo tipo de unidade, basta que ele insira a sigla no campo Unidade e escreva uma descrio respectiva, e por fim clique em Aplicar.

Relatrios No menu relatrios o usurio consegue confrontar os dados inseridos no Infobov. Vrios so os relatrios exibidos pelo software, eles esto listados abaixo:

Extrato IAGRO-MS Relatrio que exibe o estoque de bovinos da propriedade, nos moldes exigidos pela Agncia Estadual de Defesa Sanitria Animal e Vegetal - IAGRO. O usurio seleciona um determinado Criador e Propriedade e clica em Imprimir

Segue o layout do relatrio.

AGRODEFESA-GO Relatrio que exibe o estoque de bovinos da propriedade, nos moldes exigidos pela Agncia Goiana de Defesa Agropecuria - AGRODEFESA. O usurio seleciona um determinado Criador e Propriedade e clica em Imprimir

Segue o layout do relatrio.

Estoque de Bovinos Esse relatrio exibe a quantidade de animais que o usurio possui em seu banco de dados, conforme a faixa etria. O usurio escolhe o criador, a propriedade, o piquete, o lote, o relatrio que deseja e clica em imprimir.

No campo relatrio o usurio pode selecionar vrios tipos de relatrios de estoque de rebanho, ou seja, diversas faixas etrias. Clicando nos botes ao lado do campo Relatrio ele pode editar, criar ou excluir um relatrio, respectivamente. Para tal escolha um ttulo, o nmero de faixas etrias abrangidas pelo relatrio e as especificaes de tais faixas (idade em meses e o texto), por fim clique em Aplicar.

Segue um exemplo do relatrio.

Pesagem Relatrio onde apresentada uma lista com as vrias pesagens de cada animal, diversos so os filtros que podem ser utilizados para selecionar os animais que participaro do relatrio.

No filtro Localizao selecione Criador, Propriedade, Piquete e Lote, sendo os dois ltimos campos no obrigatrios e clique no boto relatrio. Caso o usurio queira uma projeo de ganho de peso ele deve selecionar Projetar peso em e escolher a data que o peso ser Projetado, logo abaixo ele pode utilizar o Ganho Mdio Dirio - GMD calculado (deve ento ter mais de uma pesagem) ou estipular um GMD. No campo pesagens ele pode selecionar apenas a ltima pesagem, para isso deve selecionar Mostrar ltimo peso, ou ento selecionar Mostrar ltimas e escolher quantas pesagens o relatrio abranger.

Na aba Raa o usurio deve selecionar as raas desejadas e clicar no boto OK, se no desejar esse filtro, deve marcar o campo Mostrar todas as raas.

Na aba Identificao possvel filtrar pelo tipo ou ento marcar a opo Usar todas as identificaes.

Em Peso, o filtro poder ser por pelas seguintes opes: Todos na qual no haver limitaes, Menor ou igual a apenas animais com um peso menor ou igual a um determinado valor estipulado pelo usurio, Maior ou igual a apenas os animais com peso superior ao estipulado pelo usurio sero selecionados e Entre onde apenas as pesagens entre determinados valores sero listadas. No canto superior direito existe a opo de se digitar os pesos em arrobas (@).

Outra forma de se filtrar os animais pela Idade, onde o perodo pode ser estipulado em dia, ms e ano, por uma data especifica ou ento por categoria animal.

A ltima aba Sexo, que filtra os animais inclusive pelas diferentes situaes reprodutivas.

Por fim aps selecionar todos os filtros que julga necessrio clique no boto Relatrio, um exemplo do relatrio segue abaixo:

Clicando no boto Imprimir o relatrio ser apresentado no seguinte formato:

Vacinaes e Tratamentos

Relatrio elaborado para que o usurio possa verificar os animais que foram vacinados e/ou receberam tratamentos.

No filtro Localizao selecione Criador, Propriedade, Piquete e Lote, sendo os dois ltimos campos no obrigatrios e clicar no boto relatrio.

Na aba Raa o usurio deve selecionar as raas desejadas e clicar no boto OK, se no desejar esse filtro, deve marcar o campo Mostrar todas as raas.

Na aba Identificao possvel filtrar pelo tipo ou ento marcar a opo Usar todas as identificaes.

Em Peso, o filtro poder ser por pelas seguintes opes: Todos na qual no haver limitaes, Menor ou igual a apenas animais com um peso menor ou igual a um determinado valor estipulado pelo usurio, Maior ou igual a apenas os animais com peso superior ao estipulado pelo usurio sero selecionados e Entre onde apenas as pesagens entre determinados valores sero listadas. No canto superior direito existe a opo de se digitar os pesos em arrobas (@).

Em Idade, o filtro ser por perodo que pode ser estipulado em dia, ms e ano, por uma data especifica ou ento por categoria animal.

A aba Sexo filtra os animais inclusive pelas diferentes situaes reprodutivas.

No canto superior direito da janela, logo abaixo o boto para fechar a janela, existem botes direcionais, clicando neles outras abas de filtro aparecero. A aba Tipo de Tratamento e de Vacinao permite o usurio escolher quais tratamentos e vacinaes o relatrio abranger. Selecione os itens na lista e clique no boto Aplicar.

A ltima aba Perodo, selecione entre duas datas especficas ou um determinado ms/ano. Neste relatrio h a possibilidade de visualizar dados de animais inativos, para isso selecione Incluir animais inativos. Por fim o usurio clica no boto Relatrio, segue um exemplo do relatrio gerado.

Clicando no boto Imprimir o relatrio ser apresentado no seguinte formato:

Desmama Relatrio que lista para o usurio os animais que foram includos em ocorrncias de desmama.

No filtro Localizao selecione Criador, Propriedade, Piquete e Lote, sendo os dois ltimos campos no obrigatrios e clicar no boto relatrio.

Na aba Raa o usurio deve selecionar as raas desejadas e clicar no boto OK, se no desejar esse filtro, deve marcar o campo Mostrar todas as raas.

Na aba Identificao possvel filtrar pelo tipo ou ento marcar a opo Usar todas as identificaes.

Em Peso, o filtro poder ser por pelas seguintes opes: Todos na qual no haver limitaes, Menor ou igual a apenas animais com um peso menor ou igual a um determinado valor estipulado pelo usurio, Maior ou igual a apenas os animais com peso superior ao estipulado pelo usurio sero selecionados e Entre onde apenas as pesagens entre determinados valores sero listadas. No canto superior direito existe a opo de se digitar os pesos em arrobas (@).

Outra forma de se filtrar os animais pela Idade, onde o perodo pode ser estipulado em dia, ms e ano, por uma data especifica ou ento por categorias.

A aba Sexo filtra os animais inclusive pelas diferentes situaes reprodutivas.

Na aba Perodo selecione o perodo que o relatrio ir abranger, seja entre duas datas especficas, ou ento um determinado ms/ano. Neste relatrio podemos incluir os animais inativos. No canto superior direito da janela, logo abaixo o boto para fechar a janela, existem botes direcionais, clicando neles outras abas de filtro aparecero.

O filtro Paternidade permite selecionar os animais desmamados a partir da raa de seus Pais, ou ainda de um reprodutor especifico. Na primeira opo selecione as raas dos reprodutores e clique em Aplicar ou ento marque a opo Mostrar todas as raas. Na segunda opo selecione os reprodutores e clique em Aplicar ou marque a opo Mostrar todos os reprodutores.

A aba maternidade permite filtrar as matrizes pela raa e o nmero de partos.

O ltimo filtro Idade na Desmama, tanto da me, quanto do animal. Por fim clique em Relatrio para ger-lo.

Clicando em Imprimir o relatrio ser apresentado da seguinte maneira:

Relatrio de abates Relatrio destinado a listar a quantidade de animais abatidos no Infobov de acordo com as diferentes faixas de idade (tais faixas podem ser criadas pelo usurio em Relatrios >> Estoque de Bovinos).

No filtro Localizao selecione Criador, Propriedade, Piquete e Lote, sendo os dois ltimos campos no obrigatrios e clicar no boto relatrio.

Na aba Raa o usurio deve selecionar as raas desejadas e clicar no boto OK, se no desejar esse filtro, deve marcar o campo Mostrar todas as raas.

Na aba Identificao possvel filtrar pelo tipo ou ento marcar a opo Usar todas as identificaes.

Em Peso, o filtro poder ser por pelas seguintes opes: Todos na qual no haver limitaes, Menor ou igual a apenas animais com um peso menor ou igual a um determinado valor estipulado pelo usurio, Maior ou igual a apenas os animais com peso superior ao estipulado pelo usurio sero selecionados e Entre onde apenas as pesagens entre determinados valores sero listadas. No canto superior direito existe a opo de se digitar os pesos em arrobas (@).

Outra forma de se filtrar os animais pela Idade, onde o perodo pode ser estipulado em dia, ms e ano, por uma data especifica ou ento por categoria animal.

Na aba Perodo selecione o perodo que o relatrio ir abranger, seja entre duas datas especficas, ou ento um determinado ms/ano. Nesta aba ainda devemos escolher o frigorfico, dessa forma apenas os animais destinados aos frigorficos selecionados aparecero no relatrio. Por ltimo clique no boto Relatrio.

Clicando em Imprimir o relatrio aparece para o usurio da seguinte maneira:

Relatrio de Vendas Esse relatrio lista os animais que participaram de ocorrncias de Venda.

No filtro Localizao selecione Criador, Propriedade, Piquete e Lote, sendo os dois ltimos campos no obrigatrios e clicar no boto relatrio.

Na aba Raa o usurio deve selecionar as raas desejadas e clicar no boto OK, se no desejar esse filtro, deve marcar o campo Mostrar todas as raas.

Na aba Identificao possvel filtrar pelo tipo ou ento marcar a opo Usar todas as identificaes.

Em Peso, o filtro poder ser por pelas seguintes opes: Todos na qual no haver limitaes, Menor ou igual a apenas animais com um peso menor ou igual a um determinado valor estipulado pelo usurio, Maior ou igual a apenas os animais com peso superior ao estipulado pelo usurio sero selecionados e Entre onde apenas as pesagens entre determinados valores sero listadas. No canto superior direito existe a opo de se digitar os pesos em arrobas (@).

Outra forma de se filtrar os animais pela Idade, onde o perodo pode ser estipulado em dia, ms e ano, por uma data especifica ou ento por categoria animal.

[m1] Comentrio: figura est com nome de cliente?

Na aba Perodo selecione o perodo que o relatrio ir abranger, seja entre duas datas especficas, ou ento um determinado ms/ano. Nesta aba ainda devemos escolher os compradores e o modelo do relatrio com diferentes faixas de idade. Por ltimo clique no boto Relatrio.

Clicando em Imprimir o relatrio ser apresentado da seguinte maneira:

[m2] Comentrio: Faltou imagem

Relatrio de Morte Relatrio destinado a listar os animais mortos, com a data da ocorrncia e a causa da morte.

No filtro Localizao selecione Criador, Propriedade, Piquete e Lote, sendo os dois ltimos campos no obrigatrios e clicar no boto relatrio.

Na aba Raa o usurio deve selecionar as raas desejadas e clicar no boto OK, se no desejar esse filtro, deve marcar o campo Mostrar todas as raas.

Na aba Identificao possvel filtrar pelo tipo ou ento marcar a opo Usar todas as identificaes.

Outra forma de se filtrar os animais pela Idade, onde o perodo pode ser estipulado em dia, ms e ano, por uma data especifica ou ento por categoria animal.

A aba Sexo filtra os animais inclusive pelas diferentes situaes reprodutivas.

A aba Causa Morte permite filtrar as mortes por suas diferentes causas, o usurio deve selecionar as opes que deseja em Causa da Morte e clicar em OK ou marcar a opo Mostrar todas as causas morte.

Na aba Perodo selecione o perodo que o relatrio ir abranger, seja entre duas datas especficas, ou ento um determinado ms/ano.

Por fim clique no boto Relatrio para ger-lo.

Clicando na seta da lateral no boto Imprimir, aparecem duas opes de relatrio, resumo e completo, segue logo abaixo um exemplo:
[m3] Comentrio: Faltou imagem

Relatrio de Animais Relatrio destinado a listar todos os animais ativos includos no Infobov.

No filtro Localizao selecione Criador, Propriedade, Piquete e Lote, sendo os dois ltimos campos no obrigatrios e clicar no boto relatrio.

Na aba Raa o usurio deve selecionar as raas desejadas e clicar no boto

OK, se no desejar esse filtro, deve marcar o campo Mostrar todas as raas.

Na aba Identificao possvel filtrar pelo tipo ou ento marcar a opo Usar todas as identificaes.

Em Peso, o filtro poder ser por pelas seguintes opes: Todos na qual no haver limitaes, Menor ou igual a apenas animais com um peso menor ou igual a um determinado valor estipulado pelo usurio, Maior ou igual a apenas os animais com peso superior ao estipulado pelo usurio sero selecionados e Entre onde apenas as pesagens entre determinados valores sero listadas. No canto superior direito existe a opo de se digitar os pesos em arrobas (@).

Outra forma de se filtrar os animais pela Idade, onde o perodo pode ser estipulado em dia, ms e ano, por uma data especifica ou ento por categoria animal.

Na aba Sexo filtra os animais inclusive pelas diferentes situaes reprodutivas. Aps definir todos os filtros clique no boto Relatrio.

Clicando no boto Imprimir o relatrio ser apresentado da seguinte maneira:

Relatrio sinttico Relatrio que apresenta de forma sinttica determinadas ocorrncias.

Para gerar esse relatrio, basta selecionar o criador, a propriedade e o perodo que ele abranger

Relatrio de Movimento do Gado Esse relatrio apresenta o saldo de animais e de forma resumida, as entradas e sadas no banco de dados. Mostrando por sexo e por faixas etrias. Nele usurio deve escolher o criador, a propriedade, o perodo abrangido pelo relatrio e clicar no boto aplicar.

Clicando em Imprimir o relatrio apresentado da seguinte maneira:

Reprodutivo Na opo Reprodutivo esto os relatrios ligados as ocorrncias reprodutivas que foram inseridas no Infobov.

Prenhez O relatrio de prenhez lista todas as fmeas conforme sua situao reprodutiva.

No filtro Localizao selecione Criador, Propriedade, Piquete e Lote, sendo os dois ltimos campos no obrigatrios e clicar no boto relatrio.

Na aba Raa o usurio deve selecionar as raas desejadas e clicar no boto OK, se no desejar esse filtro, deve marcar o campo Mostrar todas as raas.

Na aba Identificao possvel filtrar pelo tipo ou ento marcar a opo Usar todas as identificaes.

Outra forma de se filtrar os animais pela Idade, onde o perodo pode ser estipulado em dia, ms e ano, por uma data especifica ou ento por categoria animal.

A principal aba do relatrio de prenhez Tempo de Prenhez, onde selecionando a opo Todas, o usurio apresentar todas as fmeas prenhes registradas no banco de dados. A opo Menor ou Igual a lista as fmeas com tempo prenhez menor ou igual a um perodo de meses estipulado pelo usurio. Maior ou Igual a, por sua vez lista as fmeas com tempo prenhez maior ou igual a um perodo de meses estipulado pelo usurio. Entre lista as fmeas com prenhez no intervalo de tempo estipulado pelo usurio.

Clicando em Tempo de prenhez pelo Toque ou Ultra-som, o relatrio calcular o tempo de prenhez pelas ocorrncias reprodutivas de toque ou ultra-som. Por ltimo deve-se clicar no boto Relatrio para ger-lo.

Clicando em Imprimir o relatrio ser apresentado da seguinte forma:

[m4] Comentrio: Inserir imagem

Previso de Partos Relatrio que exibe uma previso das datas dos partos gerados a partir de ocorrncias de toque. O relatrio inclui a forma de cobertura correspondente ao parto (IA, MN ou MC), o reprodutor e outras informaes disponveis nas colunas do relatrio.

No filtro Localizao selecione Criador, Propriedade, Piquete e Lote, sendo os dois ltimos campos no obrigatrios e clicar no boto relatrio.

Na aba Raa o usurio deve selecionar as raas desejadas e clicar no boto OK, se no desejar esse filtro, deve marcar o campo Mostrar todas as raas.

Na aba Identificao possvel filtrar pelo tipo ou ento marcar a opo Usar todas as identificaes.

Outra forma de se filtrar os animais pela Idade, onde o perodo pode ser estipulado em dia, ms e ano, por uma data especifica ou ento por categoria animal.

Na aba Perodo selecione o perodo que o relatrio ir abranger, seja entre duas datas especficas, ou ento um determinado ms/ano. Podendo este ser pelo diagnstico de gestao quando selecionado Tempo de prenhez pelo Toque ou Ultra-som.

Aps definir todos os filtros clique no boto Relatrio.

Com o relatrio gerado, se o usurio clicar no boto Imprimir, o relatrio ser apresentado da seguinte maneira:

Relatrio de inseminaes As informaes relativas s inseminaes cadastradas no Infobov esto disponveis no relatrio de inseminaes.

No filtro Localizao selecione Criador, Propriedade, Piquete e Lote, sendo os dois ltimos campos no obrigatrios e clicar no boto relatrio.

Na aba Raa o usurio deve selecionar as raas desejadas e clicar no boto OK, se no desejar esse filtro, deve marcar o campo Mostrar todas as raas.

Na aba Identificao possvel filtrar pelo tipo ou ento marcar a opo Usar todas as identificaes.

Outra forma de se filtrar os animais pela Idade, onde o perodo pode ser estipulado em dia, ms e ano, por uma data especifica ou ento por categoria animal.

Na aba Perodo selecione o perodo que o relatrio ir abranger, seja entre duas datas especficas, ou ento um determinado ms/ano.

Aps definir todos os filtros clique no boto Relatrio.

Clicando em Imprimir o relatrio ser apresentado da seguinte maneira:

Relatrio de Montas Destina-se a exibir as informaes referentes s coberturas cadastradas no Infobov, exibe as informaes referentes identificao das matrizes, dos reprodutores, incio e fim do repasse, etc.

No filtro Localizao selecione Criador, Propriedade, Piquete e Lote, sendo os dois ltimos campos no obrigatrios e clicar no boto relatrio.

Na aba Raa o usurio deve selecionar as raas desejadas e clicar no boto OK, se no desejar esse filtro, deve marcar o campo Mostrar todas as raas.

Na aba Identificao possvel filtrar pelo tipo ou ento marcar a opo Usar todas as identificaes.

Outra forma de se filtrar os animais pela Idade, onde o perodo pode ser estipulado em dia, ms e ano, por uma data especifica ou ento por categoria animal.

Na aba Perodo selecione o perodo que o relatrio ir abranger, seja entre duas datas especficas, ou ento um determinado ms/ano. Nessa tela tambm se seleciona qual o tipo de monta que o relatrio exibir (controlada, natural ou ambas).

Aps definir todos os filtros clique no boto Relatrio.

Clicando em Imprimir o relatrio ser apresentado da seguinte maneira:

Relatrio de toque/ultra-som Os exames de toque e ultra-som cadastrados no Infobov so listados neste relatrio

No filtro Localizao selecione Criador, Propriedade, Piquete e Lote, sendo os dois ltimos campos no obrigatrios e clicar no boto relatrio.

Na aba Raa o usurio deve selecionar as raas desejadas e clicar no boto OK, se no desejar esse filtro, deve marcar o campo Mostrar todas as raas.

Na aba Identificao possvel filtrar pelo tipo ou ento marcar a opo Usar todas as identificaes.

Outra forma de se filtrar os animais pela Idade, onde o perodo pode ser estipulado em dia, ms e ano, por uma data especifica ou ento por categoria animal.

Nessa aba o usurio escolhe quais ocorrncias sero visualizadas no relatrio, podendo ser: toque, ultra-som ou ambas. No canto superior direito da janela, logo abaixo o boto para fechar a janela, existem botes direcionais, clicando neles outras abas de filtro aparecero.

Este filtro seleciona pela situao reprodutiva, que pode ser verificada na ficha individual das vacas (aba situao reprodutiva). O status reprodutivo cheia ou vazia informado durante as ocorrncias de toque e ultra-som.

Na aba Perodo selecione o perodo que o relatrio ir abranger, seja entre duas datas especficas, ou ento um determinado ms/ano.

O tempo de prenhez informado nas ocorrncias serve como parmetro de filtragem nesta ltima aba. Pode ser todos os diagnsticos de prenhez, menor ou igual, maior ou igual ou entre dois perodos estipulados pelo usurio. Aps definir todos os filtros clique no boto Relatrio.

Clicando em Imprimir o relatrio ser apresentado da seguinte maneira:

Bezerros Relatrio que lista os bezerros que esto cadastrados no Infobov, para o programa um animal s deixa de ser bezerro se possuir uma ocorrncia de desmama.

Basta o usurio selecionar Criador, Propriedade, Piquete e Lote, sendo os dois ltimos campos no obrigatrios e clicar no boto relatrio.

Clicando no boto Imprimir o relatrio ser apresentado da seguinte maneira:

Desempenho de reprodutores Relatrio que se destina a avaliar a eficincia reprodutiva dos reprodutores, ele exibe o total de coberturas, total de crias (distinguindo fmeas e machos) e a eficincia de suas coberturas em porcentagem.

No filtro Localizao selecione Criador, Propriedade, Piquete e Lote, sendo os dois ltimos campos no obrigatrios e clicar no boto relatrio.

Na aba Raa o usurio deve selecionar as raas desejadas e clicar no boto OK, se no desejar esse filtro, deve marcar o campo Mostrar todas as raas.

Na aba Identificao possvel filtrar pelo tipo ou ento marcar a opo Usar todas as identificaes.

Outra forma de se filtrar os animais pela Idade, onde o perodo pode ser estipulado em dia, ms e ano, por uma data especifica ou ento por categorias.

Na aba Perodo selecione o perodo que o relatrio ir abranger, seja entre duas datas especficas, ou ento um determinado ms.

Na aba Reprodutores, o usurio seleciona o tipo de reprodutor, podendo ser: touro de rebanho, touro mltiplo, touro cadastrado na genealogia ou todos. Tambm possvel selecionar pelo tipo de ocorrncia reprodutiva que esses touros participaram, podendo ser Inseminao Artificial (IA), Monta Controlada (MC) ou Monta Natural (MN). Aps definir todos os filtros clique no boto Relatrio.

Clicando em Imprimir o relatrio ser apresentado da seguinte maneira:

Relatrio de Inseminadores Relatrio destinado a avaliar a eficincia dos inseminadores. Exibe o inseminador, total de inseminaes (distinguindo as positivas e negativas) e a porcentagem de sucesso de suas inseminaes.

No filtro Localizao selecione Criador, Propriedade, Piquete e Lote, sendo os dois ltimos campos no obrigatrios e clicar no boto relatrio.

Na aba Raa o usurio deve selecionar as raas desejadas e clicar no boto OK, se no desejar esse filtro, deve marcar o campo Mostrar todas as raas.

Na aba Identificao possvel filtrar pelo tipo ou ento marcar a opo Usar todas as identificaes.

Outra forma de se filtrar os animais pela Idade, onde o perodo pode ser estipulado em dia, ms e ano, por uma data especifica ou ento por categoria animal.

Na aba Perodo selecione o perodo que o relatrio ir abranger, seja entre duas datas especficas, ou ento um determinado ms/ano.

O ltimo filtro Inseminadores que seleciona quais sero visualizados no relatrio. Clicando em Selecionar todos os inseminadores, todos cadastrados no Infobov sero exibidos, selecionando na listagem e clicando em OK, apenas os marcados sero exibidos. Por fim o usurio clicar em Relatrio para ger-lo.

Clicando em Imprimir o relatrio ser apresentado da seguinte maneira:

Sinttico de Partos Relatrio que lista informaes vinculadas s ocorrncias de nascimento como nmero de partos de uma determinada vaca, data do ltimo parto, idade ao 1 parto, mdia de intervalo entre partos, etc.

No filtro Localizao selecione Criador, Propriedade, Piquete e Lote, sendo os dois ltimos campos no obrigatrios e clicar no boto relatrio.

Na aba Raa o usurio deve selecionar as raas desejadas e clicar no boto OK, se no desejar esse filtro, deve marcar o campo Mostrar todas as raas.

Na aba Identificao possvel filtrar pelo tipo ou ento marcar a opo Usar todas as identificaes.

Outra forma de se filtrar os animais pela Idade, onde o perodo pode ser estipulado em dia, ms e ano, por uma data especifica ou ento por categoria animal.

Na aba Perodo selecione o perodo que o relatrio ir abranger, seja entre duas datas especficas, ou ento um determinado ms/ano.

Em Intervalo Mdio podemos filtrar os partos de acordo com seu perodo de intervalo, as opes so todas, menor ou igual, maior ou igual ou entre um intervalo de tempo determinado pelo usurio. No canto superior direito da janela, logo abaixo o boto para fechar a janela, existem botes direcionais, clicando neles outras abas de filtro aparecero.

A aba Total de partos o filtro feito pela quantidade de partos realizados no Infobov. As opes so todas, menor ou igual, maior ou igual e entre dois valores.

O ltimo filtro Idade ao Primeiro Parto e como nos dois anteriores ele tem as opes todas, menor ou igual, maior ou igual e entre dois valores. Aps definir todos os filtros clique no boto Relatrio.

Clicando em Imprimir o relatrio apresentado da seguinte maneira:

SISBOV

O menu SISBOV destina-se aos cliente que trabalham com rastreabilidade. Essa opo facilita confrontar dados existentes no Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento - MAPA e no fsico da fazenda. Esse menu possibilita importar os extratos do MAPA (animais vivos, mortos, transferncias e comunicados de morte) e comparar com os dados inseridos no Infobov.

Situao Atual Nessa opo apresentado um relatrio onde verificamos os dados de cada animal (SISBOV, sexo, data de liberao, DIA, status no MAPA, idade, etc.).

O filtro desse relatrio aberto quando o usurio clica no boto Filtro.

Na caixa de texto Tipo so apresentados os quatro tipos de relatrio de situao atual disponveis: Animais (dados s do Infobov), DIA x MAPA (confronto de dados das DIAs e do MAPA), Animais x DIAxMapa (confronto de dados do Infobov, DIAs e MAPA) e DIA x MAPA x Animais (confronto de dados das DIAs, MAPA e Infobov). As opes abaixo da caixa de texto Tipo por sua vez so os parmetros que os animais apresentam nas respectivas bases (Infobov, DIA e MAPA). Aps definir todos os filtros clique em Aplicar.

Cadastrar DIAs As DIAs so inseridas no Infobov por meio de importao de arquivo, a ordem das colunas no arquivo de importao deve ser a mesma da apresentada na tela do cadastro de DIAs. O arquivo de importao deve estar no formato de texto, terminao .txt e suas colunas separadas por tabulao (essa formatao automtica quando se copia do Excel para o bloco de notas). O procedimento para converter os extratos do MAPA que esto em arquivo terminao .pdf para arquivos de texto vai ser explicado posteriormente, mas existem diversos softwares que realizam esse procedimento.

O usurio deve clicar em Importar, selecionar o arquivo de importao, clicar em Abrir e por fim em Aplicar para cadastrar a DIA.

Importar Extrato MAPA de Animais Vivos O procedimento para importar o extrato de animais vivos, segue o mesmo raciocnio do tpico Cadastrar DIA (converter de .pdf para .txt, clicar em importar, abrir e aplicar).

Importar Extrato MAPA de Animais Mortos O procedimento para importar o extrato de animais mortos, segue o mesmo raciocnio do tpico Cadastrar DIA (converter de .pdf para .txt, clicar em importar, abrir e aplicar).
[m5] Comentrio: alterar figura- nome de frigorfico

Transferncias O procedimento para importar transferncias, segue o mesmo raciocnio do tpico Cadastrar DIA (converter de .pdf para .txt, clicar em importar, abrir e aplicar).

Comunicado de Sacrifcio Para gerar Comunicado de Sacrifcio, selecione criador e propriedade, digite o nmero do comunicado, dado de inscrio no Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria INCRA, destino dos animais mortos, o responsvel e o perodo.

Procedimento para converter arquivos .pdf para .txt Abrir o arquivo em PDF; No menu Arquivo clicar em Salvar Como e selecionar Texto. Abrir o Excel; No menu Arquivo clicar em Abrir (selecionar a opo todos os arquivos) e selecionar o arquivo com a extenso em .txt. Pressione Avanar >> Selecionar tabulao e espaamento, clique novamente em avanar e no boto concluir. Ainda no Excel, ajustar as colunas deixando apenas: SISBOV, nascimento, sexo e raa. Retirar o cabealho e demais informaes. Selecionar as informaes do Excel e colar no programa bloco de notas.

Menu Ferramentas Atravs desse menu o usurio pode configurar informaes relativas ao Perodo Mdio de Gestao (PMG) das raas, idade mdia Novilha, tratamentos e vacinaes, leitores de chip e balanas eletrnicas, composies sanguneas etc..

Cadastros Na opo cadastros esto disponveis as configuraes referentes a raas, pelagens, composio sangunea, vacinas, causas de morte, faixas de GMD (ganho mdio dirio) etc., como demonstrado abaixo.

Raas Nessa tela esto listadas todas as raas presentes no Infobov, com sua respectiva sigla, perodo mdio de gestao (PMG), peso ao nascimento de machos e fmeas e se zebuna ou no.
[m6] Comentrio: Editar imagem tirar corrigir sangue

Clicando em adicionar uma tela ser aberta e nela o usurio pode vir a preencher os dados (nome, sigla, peso ao nascimento de machos e fmeas, PMG e idade Novilha) de uma nova raa a ser inserida no Infobov

Vale ressaltar que o Prazo Mdio de Gestao (PMG), varivel de uma raa para outra e est estritamente relacionado com a insero de ocorrncias reprodutivas, uma vez que, a partir da determinao desse perodo, que o programa ir apresentar as mensagens que iro orientar o usurio inserir dados com coerncia cronolgica, essa ressalva tambm se aplica ao campo Idade Novilha. Clicando em Alterar, uma tela semelhante de adicionar ser aberta, com a opo de alterar os dados de uma raa j inserida no Infobov.

Ao selecionar uma raa, o boto excluir trona-se disponvel. Este boto serve para apagar uma raa cadastrada e que no esteja sendo utilizada no Infobov, para isso deve-se confirmar a operao.

Pelagens Aqui esto listadas todas as pelagens cadastradas no Infobov, bem como sua respectiva sigla.

Clicando em Adicionar uma tela se abrir onde o usurio deve digitar um nome e uma sigla para a nova pelagem. Para finalizar, clique em Aplicar.

Em alterar, uma tela semelhante aberta onde o usurio altera uma pelagem j cadastrada e clica em aplicar.

Ao selecionar uma pelagem, o boto excluir trona-se disponvel. Este boto serve para apagar uma pelagem cadastrada e que no esteja sendo utilizada no Infobov, para isso deve-se confirmar a operao.

No boto Imprimir uma lista com todas as pelagens cadastradas apresentada para impresso.

Composio Sangunea A lista com todas as composies sanguneas disponveis no banco de dados est nessa opo.

Clicando em adicionar o usurio escolhe as raas e a parcela de contribuio para formar a composio sangunea.

O boto Composio detalha as informaes de uma composio j cadastrada. A somatria do valor da parcela da composio sangunea deve ser sempre 1 (hum).

No boto imprimir uma lista para impresso com as composies apresentada.

Vacinas A lista com todas as vacinas existentes no Infobov esto nessa opo (a lista aparece na ocorrncia de vacinao), todas as principais vacinas utilizadas em bovinos esto presentes aqui.

Para inserir um novo nome lista clique em adicionar e digite o novo nome.

Para alterar, selecione um nome na listagem e clique em Alterar. Faa a modificao e clique em aplicar.

A excluso de um item da lista feita selecionando-se o nome e clicando em Excluir. Lembrando que essa vacina no pode ter sido utilizada em nenhuma ocorrncia de vacinao.

Clicando em Imprimir a lista apresenta da seguinte maneira:

Causas Morte A lista de causas de morte encontrada nas ocorrncias de morte est listada nessa opo e por ela podemos adicionar um novo item a lista, alterar ou excluir uma nova causa.

Clicando em adicionar uma janela abrir onde se deve digitar o nome da nova causa de morte, bem como selecionar seu tipo e clicar em Aplicar.

Em alterar, uma causa j presente na lista pode vir a ser modificada. Basta selecionar a causa de morte, clicar em alterar, modificar a causa, seu tipo ou ambos e clicar em aplicar.

Clicando em Imprimir a lista apresentada para impresso da seguinte maneira.

Em tipos de mortes a tela para cadastro/alterao de um novo tipo de morte apresentada.

Em Adicionar a janela para inserir um novo tipo de causa de morte aberta, basta o usurio digitar seu nome e clicar no boto Aplicar.

Pressionando o boto Imprimir a pgina para impresso com todos os tipos de causa de morte apresentada.

Ler chip A conexo com os leitores de chip e suas configuraes esto nessa opo do menu Ferramentas.

Para configurar o leitor o usurio deve pressionar o boto Configurao e na tela que se abrir, na aba Leitor de chip, escolher o modelo do aparelho, qual sada serial o leitor est conectado, velocidade, paridade etc. e clicar em aplicar.

Retornando a tela anterior, clique em conectar e verifique a leitura de algum chip, lembrando que nas ocorrncias a coluna chip deve estar disponvel.

Ler Balana A conexo com balanas eletrnicas, e suas configuraes esto disponveis nessa opo do menu Ferramentas.

Para configurar o leitor o usurio deve pressionar o boto Configurao e na tela que se abrir, na aba Balana, escolher o modelo da balana, qual sada serial o leitor est conectado, velocidade, paridade etc. e clicar em aplicar.

De volta na tela inicial deve clicar em conectar e verificar a leitura de alguma pesagem.

Personalizar Cabealho Essa opo permite o usurio configurar o cabealho de seus relatrios, alterando o layout de impresso. Na aba Seo Esquerda, o usurio pode modificiar a imagem e inserir outra clicando no boto Procurar ou deixar o relatrio sem nenhuma imagem desmarcando a opo Colocar Imagem; a largura e a altura da imagem tambm podem ser alteradas.

Na aba Seo Central o usurio pode configurar o texto apresentado no cabealho de cada relatrio, bem como retirar qualquer tipo de texto desmarcando a opo Escrever Textos. Aps escolher as configuraes o usurio clica no boto aplicar para salv-las.

[m7] Comentrio: Linha 4 no deve ser mexida... o ttulo do relatrio... relatar isso no BUGs

Personalizar Rodap Essa opo permite o usurio configurar o rodap de seus relatrios, alterando o layout de impresso. Semelhante ao tpico anterior, na aba Seo Esquerda, o usurio pode modificar a imagem e inserir outra clicando no boto Procurar ou deixar o relatrio sem nenhuma imagem desmarcando a opo Colocar Imagem; a largura e a altura da imagem tambm podem ser alteradas.

Na aba Seo Central o usurio pode configurar o texto apresentado no rodap de cada relatrio, bem como retirar qualquer tipo de texto desmarcando a opo Escrever Textos. Aps escolher as configuraes o usurio clica no boto aplicar para salv-las.

Teclado do Peo Neste item, para facilitar o manejo no curral, o funcionrio da fazenda responsvel pelo manejo, seleciona alguns chips e relaciona cada um com algum tipo de tarefa. No caso de possuir trs chips, o funcionrio pode vincular, por exemplo, o chip 1 como animal vacinado, o chip 2 como vermifugado e o chip 3 como pesado. Toda vez que um animal passar pelo curral, ele l um desses trs chips, representando que aquele animal recebeu o manejo referente a descrio pr-determinada. Desse modo, o processo pode ficar mais dinmico e dispensa a insero dos dados por digitao.

Apartes por Peso No aparte por peso o usurio configura o infobov para realizar uma ocorrncia de transferncias de acordo com determinadas faixas de peso.

O aparte a ser utilizado pelo usurio deve estar marcado como ligado na tela de configurao dos apartes. Para criar um aparte por peso deve-se clicar em Novo e na janela que se abrir selecionar o criador, a propriedade, o nmero de faixas de peso, seus nomes, o peso mnimo para essa faixa, o som emitido quando o animal for transferido, o lote e o piquete correspondente ao peso da faixa. Em alterar, uma tela semelhante ser aberta possibilitando o usurio alterar um aparte previamente criado. No boto excluir o usurio deleta um aparte.

Vacinaes Em vacinaes o usurio insere um novo tipo de vacinao na lista j presente no Infobov.

Para isso ele deve clicar em Adicionar e na tela que se abrir escolher a vacina correspondente, o produto, forma de aplicao, dosagem, sexo e clicar em aplicar. Essa vacinao tambm pode ser relacionada ao teclado do peo.

Tratamento A lista de tratamentos pode ser alterada atravs dessa opo.

Para inserir um novo tratamento, o usurio deve clicar no boto Adicionar e na tela de Dados do Tratamento, escrever o nome, o produto, forma de aplicao, sexo, dosagem e clicar em aplicar.

Os tratamentos tambm podem ser relacionados ao teclado do peo.

Estrutura padro de divises Em estrutura padro de divises define-se como a arvore estrutural das propriedades vai ser dividida.

Basta clicar com o boto direito do mouse para renomear as divises (ex.: ao invs de Piquete, mdulo), inserir subdivises e/ou excluir subdivises.

Opes As duas primeiras abas dessa tela j foram vistas em tpicos anteriores, na aba UA (Unidade Animal) o usurio pode alterar o valor (por peso e por idade).

Em unidades a rea das propriedades sero calculadas pelas unidades selecionadas pelo usurio.

Genealogia

PAINT

A Riviera Tecnologia, atravs de seu programa Infobov, possui uma parceria com a CRV Lagoa. Para os clientes que so parceiros do programa PAINT de melhoramento gentico, o Infobov disponibiliza um menu adicional com: montagem de safras, avaliaes genticas, relatrios, acesso Biblioteca de Touros da CRV Lagoa, entre outros. Esse menu chamado de menu PAINT. Para uma instruo mais detalhada, solicitar e consultar o Tutorial PAINT.

Servio de Apoio ao Usurio

Suporte Tcnico

Fone/FAX: (11) 4193-1597

MSN: suporte1@rivieratecnologia.com.br suporte2@rivieratecnologia.com.br

Skype: rivieratecnologia

Vendas

(11) 4193-1597

Site

www.rivieratecnologia.com.br

Anda mungkin juga menyukai