Anda di halaman 1dari 10

TRT/SC Regimento Interno Esquematizado pela Professora Claudete Pessa

Site: www.claudetepessoa.com.br

Poder Judicirio Justia do Trabalho


4

Tribunal Regional do Trabalho 12 Regio Santa Catarina


Regimento Interno aprovado em 22 de maio de 2003 e publicado no DJ/SC de 10-7-2003, com vigncia a partir de 1 de agosto de 2003.

Regimento Interno do TRT SC Esquematizado para concurso por Claudete Pessa

TRT/SC Regimento Interno Esquematizado pela Professora Claudete Pessa


Site: www.claudetepessoa.com.br

www.claudetepessoa.com.br

REGIMENTO INTERNO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 12 REGIO NDICE GERAL TTULO I - DO TRIBUNAL Captulo I - Da Organizao do Tribunal (arts. 1 a 8) Captulo II - Da Direo do Tribunal (arts. 9 a 13) Captulo III - Do Tribunal Pleno (arts. 14 a 16) Captulo IV - Das Sees Especializadas (arts. 17 a 23) Captulo V - Das Turmas (arts. 24 a 30) Captulo VI - Da Presidncia (arts. 31 e 32) Captulo VII - Da Corregedoria (arts. 33 a 35) Captulo VIII - Da Escola Judicial (arts. 36 a 38) Captulo IX - Do Presidente de Turma (art. 39) Captulo X - Dos Gabinetes dos Desembargadores do Trabalho (art. 40) Captulo XI - Das Convocaes e Substituies (arts. 41 a 44) TTULO II - DOS MAGISTRADOS Captulo I - Do Acesso, das Promoes e da Remoo (arts. 45 a 50) Captulo II - Da Posse e Exerccio (art. 51) Captulo III - Das Frias, Licenas e Concesses (arts. 52 a 55) Captulo IV - Da Lotao, da Remoo e da Substituio dos Juzes do Trabalho Substitutos (arts. 56 e 57) Captulo V - Da Aposentadoria (arts. 58 a 63) Captulo VI - Da Disciplina Judiciria Seo I - Disposies Preliminares (arts. 64 e 65) Seo II - Da Advertncia e da Censura (arts. 66 a 68) Seo III - Da Perda do Cargo, da Disponibilidade e da Remoo Compulsria (art. 69) TTULO III - DA ORDEM DOS PROCESSOS NO TRIBUNAL Captulo I - Da Classificao dos Processos (arts. 70 e 71) Captulo II - Da Distribuio dos Feitos (arts. 72 a 86) Captulo III - Da Competncia do Relator e do Revisor (arts. 87 a 89) Captulo IV - Das Pautas de Julgamento (arts. 90 a 93) Captulo V - Das Sesses (arts. 94 a 125) Captulo VI - Da Uniformizao da Jurisprudncia Seo I - Incidente de Uniformizao de Jurisprudncia (arts. 126 a 131) Seo II - Questes de Interesse Pblico (art. 132) Captulo VII - Das Audincias (arts. 133 a 136) Captulo VIII - Dos Acrdos (arts. 137 a 141) Captulo IX - Dos Processos de Competncia Originria do Tribunal Seo I - Disposies Gerais (art. 142) Seo II - Arguio de Inconstitucionalidade (art. 143)

TRT/SC Regimento Interno Esquematizado pela Professora Claudete Pessa


Site: www.claudetepessoa.com.br Seo III - Habeas corpus (art. 144) Seo IV - Suspeies e Impedimentos (arts. 145 a 147) Seo V - Dissdios Coletivos (art. 148) Seo VI - Aplicao de Penalidades (art. 149) Captulo X - Dos Recursos para o Tribunal Seo I - Agravo Regimental (art. 150) Seo II - Agravo de Instrumento (arts. 151 a 153) TTULO IV - DAS COMISSES PERMANENTES DO TRIBUNAL E DO CONSELHO DA ORDEM CATARINENSE DO MRITO JUDICIRIO DO TRABALHO Captulo I - Disposies Gerais (arts. 154 a 157) Captulo II - Da Comisso de Regimento Interno (arts. 158 a 160) Captulo III - Da Comisso da Revista do Tribunal (arts. 161 a 163) Captulo IV - Da Comisso de Vitaliciedade (arts. 164 e 165) Captulo V - Da Comisso de Uniformizao de Jurisprudncia (art. 166) Captulo VI - Do Conselho da Ordem do Mrito Judicirio do Trabalho (arts. 167 e 168) TTULO V - DOS SERVIDORES Captulo nico - Disposies Gerais (arts. 169 a 176) TTULO VI - DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS Captulo nico (arts. 177 a 185) NOTAS: 1) Os artigos 36 e seguintes foram renumerados por determinao da Resoluo Regimental n 003/2011, publicada no TRT-SC/DOE em 21-10-2011. 2) Os incisos XXII a XXXIV do art. 31 foram renumerados por determinao da Resoluo Regimental n 003/2012, publicada no TRT-SC/DOE em 23-10-2012. 3) Texto atualizado at a Resoluo Regimental n 001/2013, publicada no TRTSC/ DOE em 09-04-2013.

Estrutura Orgnica do Poder Judicirio Nacional


Supremo Tribunal Federal (Instncia Extraordinria) Conselho Nacional de Justia (administrativo: no exerce jurisdio)

Justia Comum

Justia Especializada Federal Trabalho TST Eleitoral TSE Militar STM

Grau de jurisdio Instncia Especial

Estadual e Federal do DFT STJ

TRT/SC Regimento Interno Esquematizado pela Professora Claudete Pessa


Site: www.claudetepessoa.com.br
2 Instncia 1 Instncia TJ Juzes Estaduais TRF Juzes Federais TRT Juzes do Trabalho TRE Juzes e Juntas TM Juiz e Conselho Militar

ORGANIZAO DO TRIBUNAL So rgos da Justia do Trabalho da 12 Regio (arts 1 e 2): Tribunal Regional do Trabalho Com sede em Florianpolis e jurisdio no Estado de Santa Catarina. So rgos do Tribunal (art 3): I - o Tribunal Pleno; II - as Sees Especializadas (02); III - as Turmas; IV - a Presidncia; V - a Corregedoria; VI - a Escola Judicial. Juzes do Trabalho

Direo do Tribunal: Presidente, Vice-Presidente e Corregedor.

Constituio Federal, art. 115: Os TRTs compem-se de, no mnimo 07 juzes recrutados, quando possvel na respectiva regio, e nomeados pelo Presidente da Repblica dentre brasileiros com mais de 30 e menos de 65 anos de idade, sendo: - 1/5 dentre advogados com mais de 10 anos de efetiva atividade profissional e membros do MP do Trabalho com mais de 10 anos de efetivo exerccio (CF, 94); - os demais, mediante promoo de juzes do trabalho por antiguidade e merecimento.

Funcionamento do TRT (art. 4) O Tribunal funcionar em sua composio plena e dividido em Sees Especializadas e Turmas. Magistrados impedidos:

No podero funcionar simultaneamente Magistrados titulares ou convocados, nas seguintes condies: a) cnjuges; b) parentes consanguneos ou afins, at 3 grau, em linha reta ou colateral. Tratamento (art. 5): Ao TRT cabe o tratamento de "egrgio Tribunal"; seus membros, com designao de "Desembargadores do Trabalho", tm o tratamento de "Excelncia".

TRT/SC Regimento Interno Esquematizado pela Professora Claudete Pessa


Site: www.claudetepessoa.com.br

DIREO DO TRIBUNAL (arts. 9 a 13) O Tribunal presidido por um de seus Desembargadores, desempenhando outro o cargo de Vice-Presidente. O Presidente, o Vice-Presidente e o Corregedor sero eleitos em votao secreta dentre os Desembargadores mais antigos, para mandato de 02 anos, sendo vedada a reeleio.

obrigatria a aceitao do cargo, salvo recusa manifestada e aceita na ltima sesso antes da eleio.

Eleies e investiduras (art. 11) Procedimento: art. 12 Presidente, Vice e Corregedor: eleitos at a primeira quinzena de outubro e tomaro posse e entraro em exerccio at a terceira semana do ms de dezembro subsequente, em sesso solene. Haver processo de transio entre o Presidente eleito e o Presidente que finaliza a sua gesto, a iniciar com a eleio e encerrar com a posse. facultado ao Presidente eleito indicar equipe de transio cujo coordenador ter acesso aos dados e informaes referentes gesto em curso. O Presidente em exerccio entregar ao Presidente eleito, em 10 dias, aps a eleio, relatrio (art. 11, 5). Vacncia (art. 13) Presidente do TRT Faltando Faltando mais de um ano menos de um ano em 15 dias, far-se- assumir o Vice ou o a eleio do sucessor Desembargador que se seguir para o tempo ao substitudo, na ordem de restante (mandato antiguidade, no se lhes tampo). aplicando as inelegibilidades previstas no Regimento. Vice e Corregedor em 15 dias, far-se- a eleio do sucessor para o tempo restante (mandato tampo). Presidentes de Turmas: eleitos na primeira sesso subsequente posse dos novos dirigentes do Tribunal

TRT/SC Regimento Interno Esquematizado pela Professora Claudete Pessa


Site: www.claudetepessoa.com.br

4
Atuao e substituio (arts. 18, 2 e 32) Presidente do Tribunal Somente este ficar excludo da distribuio de processos nos rgos de que participar, assim como aquele que o substituir, quando a substituio for igual ou superior a 05 dias, salvo o Vice, que observa a regra ao lado. Vice-Presidente Participar do Tribunal Pleno e das Sees Especializadas, bem como da distribuio de todos os feitos de sua competncia originria, salvo quando no exerccio da Presidncia, em razo de afastamento do Presidente ou quando investido de funes delegadas pela Presidncia, por prazo superior a 14 dias.

6
Competncias: Presidente: art. 31 Corregedor: art. 34

Vice-Presidente: art. 32 - substituir o Presidente e o Corregedor, em caso de frias, licenas, impedimentos, afastamentos ou ausncias ocasionais, e suceder ao primeiro, no caso de vaga, se esta ocorrer aps o decurso de mais de metade do respectivo mandato;

TRIBUNAL PLENO (arts. 14 a 16) Composio: todos os seus Desembargadores do Trabalho efetivos. Qurum de deliberao: presena, alm do Presidente, de 09 dos seus Desembargadores.

Competncia tpica: art. 15 Competncia administrativa: art. 16

02 SEES ESPECIALIZADAS (arts. 17 a 23) Seo Especializada 1 Composio: 09 membros, sendo o Presidente, o Vice e 7 Desembargadores. Competncia: art. 21 Qurum mnimo: 05 Des. Seo Especializada 2 Composio: 10 membros, sendo o Presidente, o Vice e 8 Desembargadores. Competncia: art. 22 Qurum mnimo: 06 Des.

TRT/SC Regimento Interno Esquematizado pela Professora Claudete Pessa


Site: www.claudetepessoa.com.br Observada a antiguidade no Tribunal, os Desembargadores escolhero a Seo Especializada da qual participaro. Mediante aprovao do Pleno, o Des. poder mudar de Seo Especializada mediante permuta ou em caso de vaga.

4
Funcionamento das sees especializadas (art. 20): I - o Des. que presidir a sesso somente vota no empate; II - para o quorum mnimo de funcionamento das Sees Especializadas, sero convocados Des. da outra Seo; III - no afastamento de Des. por mais de 30 dias, ser convocado Juiz Titular de Vara do Trabalho em sua substituio; IV - o Presidente do Tribunal publicar, anualmente, no Dirio da Justia do Estado de Santa Catarina, a constituio das Sees Especializadas. O Juiz convocado para substituir temporariamente no Tribunal participar da composio da Seo em que o Desembargador do Trabalho substitudo tiver assento.

TURMAS (arts. 24 a 30) Composio: 05 Desembargadores, dos quais apenas 03 participaro do julgamento. Da formao das Turmas no participaro o Presidente, o Vice- Presidente e o Corregedor.

Competncia das Turmas: art. 26 - somente podero deliberar estando presentes, pelo menos, 03 Desembargadores. Competncia do Presidente de Turma: art. 39

Na ocorrncia de vaga, o Desembargador nomeado funcionar na Turma em que ela se tiver verificado.

Poder qualquer Des. pleitear remoo de uma Turma para outra, comprovando motivo relevante, ou por permuta, em qualquer caso mediante a aprovao por maioria simples do Tribunal Pleno, ressalvada a sua vinculao aos processos que j lhe tenham sido distribudos na Turma de origem.

TRT/SC Regimento Interno Esquematizado pela Professora Claudete Pessa


Site: www.claudetepessoa.com.br

CORREGEDORIA arts. 33 a 35 O Corregedor exerce correio permanente, ordinria e extraordinria, geral e parcial, sobre os rgos de primeiro grau da Justia do Trabalho da 12 Regio.

Correio Parcial: dever ser oferecida em 05 dias, a contar da cincia do ato impugnado, ou da data da notificao do despacho, no caso de pedido de reconsiderao, obedecido o seguinte procedimento:

apresentada em duas vias, tramitar na Secretaria da Corregedoria, onde ser protocolada e autuada

ser encaminhada, em 48 horas, ao Corregedor, para despacho inicial. Se conhecida a correio, solicitar o Corregedor informaes ao Juiz, remetendo-lhe, juntamente, a segunda via da petio inicial e as cpias dos documentos; Rejeio de plano: se intempestiva ou deficientemente instruda, se inepta a petio, se do ato impugnado couber recurso ou se, por outro motivo, for manifestamente incabvel;

O Corregedor poder ordenar a suspenso, at 30 dias, do ato ou despacho impugnado; Recebendo o pedido, o Corregedor determinar, de imediato, a notificao do Juiz para responder aos termos da reclamao; Prazo para o Juiz prestar as informaes: 05 dias, contado do recebimento da notificao;

O Corregedor julgar a correio parcial em 05 dias. Recurso: facultado ao Juiz de primeiro grau interpor agravo regimental, para o Tribunal, da deciso do Corregedor nas correies parciais.

TRT/SC Regimento Interno Esquematizado pela Professora Claudete Pessa


Site: www.claudetepessoa.com.br

ESCOLA JUDICIAL (arts. 36 a 38) rgo do Tribunal, com autonomia didtico-cientfica e administrativo-organizacional. Finalidades: a preparao, a formao, o treinamento, o aperfeioamento, o desenvolvimento e a capacitao de Magistrados e servidores.

Todos os cursos regulares promovidos pela Escola destinados aos Magistrados sero objeto de avaliao final a ser encaminhada ao Corregedor do Tribunal e Comisso de Vitaliciamento para fins de vitaliciamento e promoo. Os cursos promovidos pela Escola destinados capacitao e ao aperfeioamento dos servidores sero tambm objeto de avaliao final a ser encaminhada Comisso de Avaliao de Desempenho.

Estrutura Organizacional Diretoria O cargo de Diretor da Escola ser exercido pelo Vice-Presidente do Tribunal. Secretaria Executiva Vice-Diretor ser o Juiz Titular de Vara do Trabalho indicado pelo Diretor para mandato de 02 anos, coincidente com o da administrao do Tribunal, permitida a reconduo por uma nica vez.

Pense: Estudar no fcil, Estudar preciso, Estudar o caminho Para a conquista do seu objetivo. Estude, revise, persista!! Sucesso!!

TRT/SC Regimento Interno Esquematizado pela Professora Claudete Pessa


Site: www.claudetepessoa.com.br Refletindo sobre dificuldades, veja abaixo o exemplo de Michael Jordan:

10

Anda mungkin juga menyukai