Anda di halaman 1dari 13

Interbits SuperPro Web

1. Da leitura da tira possvel depreender que:

a) Considerando-se a regncia do verbo "combater", pode-se constatar que, na verdade, no possvel empregar a crase. b) H, na ltima fala, a clara inteno de apresentar um jogo de palavras, fazendo um trocadilho com as palavras "crase" e "crise". c) No ocorrer crase apenas se o verbo "combater" for empregado como intransitivo, ou seja, se ele no exigir complemento verbal. d) Haver crase se a "sombra" representar o modo como ser combatido, isto , com funo de adjunto adverbial. e) A ltima fala uma explicao de que, nesse caso, a crase facultativa, preservando-se o mesmo sentido. 2. Analise o emprego do verbo "fazer" nos excertos a seguir: I - Seria excessivo dizer que hoje j no se fazem bons filmes, mas no excessivo dizer que j no se fazem filmes como antigamente. (Boris Fausto, "Folha de So Paulo", 28 de maio de 2006) II - "Eu tinha apenas dezessete anos No dia em que sa de casa E no fazem mais de quatro semanas que eu estou na estrada" ("Primeira cano da estrada", S e Guarabyra). III - Uma coisa patente: no fazem mais espelhos como antigamente. Indique V (verdadeiro) ou F (falso) em cada uma das alternativas a seguir: ( ) Nos trs excertos, o sujeito de "fazem" tem a mesma classificao: indeterminado. ( ) Em I, o verbo "fazer" est na voz passiva sinttica, e o sujeito simples. ( ) Em I, ocorre uma falha de concordncia verbal, uma vez que o ndice de indeterminao do sujeito "se" exige verbo no singular. ( ) Em II, ocorre orao sem sujeito, por isso, o verbo no poderia ser flexionado no plural. ( ) Em III, seria obrigatria a incluso do ndice de indeterminao do sujeito. A sequncia CORRETA : a) V - F - V - F - V.

Interbits SuperPro Web


b) c) d) e) F - F - V - V - F. F - V - F - V - F. V - F - V - F - F. F - V - F - V - V.

TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

Joaquim Maria Machado de Assis cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crtico e ensasta. Em 2008, comemora-se o centenrio de sua morte, ocorrida em setembro de 1908. Machado de Assis considerado o mais cannico escritor da Literatura Brasileira e deixou uma rica produo literria composta de textos dos mais variados gneros, em que se destacam o conto e o romance. Segue o texto desse autor, em prosa. Captulo Primeiro - Do ttulo Uma noite dessas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no trem da Central um rapaz daqui do bairro, que eu conheo de vista e de chapu. Cumprimentou-me, sentou-se ao p de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que no fossem to inteiramente maus. Sucedeu, porm, que como eu estava cansado, fechei os olhos trs ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso. - Continue, disse eu acordando. - J acabei, murmurou ele. - So muito bonitos. 8 Vi-lhe fazer um gesto para 9tir-los outra vez do bolso, mas no passou do gesto; 1 estava amuado. No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou 3alcunhando-me de Dom Casmurro. Os vizinhos, que no gostam dos meus hbitos 2reclusos e calados, 5deram curso alcunha, que afinal pegou. Nem por isso me zanguei. Contei a anedota aos amigos da cidade, e eles, por graa, chamam-me assim, alguns em bilhetes: "Dom Casmurro, domingo vou jantar com voc" - "Vou pra Petrpolis, Dom Casmurro; a casa a mesma da Rennia; v se deixas essa caverna do Engenho Novo, 10e vai l passar uns quinze dias comigo." - "Meu caro Dom Casmurro, no cuide que o dispenso do teatro amanh; venha e dormir aqui na cidade; dou-lhe camarote, dou-lhe ch, dou-lhe cama; s no lhe dou moa." No consulte dicionrios. 4Casmurro no est aqui no sentido que eles do, mas no que lhe ps o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo. Tudo por estar cochilando! Tambm no achei melhor ttulo para a minha narrao; 11se no lhe guardo rancor. E com pequeno esforo, 6sendo ttulo seu, 12poder cuidar que a obra sua. 7H livros que apenas tero isso de seus autores; alguns nem tanto. (Dom Casmurro, Machado de Assis)

3. Das alteraes efetuadas em "H livros que apenas tero isso de seus autores...", (ref. 7) assinale a nica que transgride a regra de concordncia verbal. a) Pode haver muitos livros. b) Ho de existir muitos livros. c) Devem existir muitos livros. d) H de haver muitos livros. e) Pode existir muitos livros. 4. Assinale a alternativa que reescreve o texto a seguir de acordo com a norma culta, mantendo-lhe o sentido.

Interbits SuperPro Web


Os presdios no uma forma de mudar o ponto de vista de qualquer pessoa que esteja l presa, um marginal que j fez de tudo na vida no que vai preso que ele vai mudar totalmente. a) Os presdios no uma forma de mudar o ponto de vista de qualquer pessoa que esteje l preso. Um marginal que j fez de tudo na vida no porque vai preso que ele vai mudar totalmente. b) Os presdios no so uma forma de mudar o ponto de vista de qualquer pessoa que esteja l presa, um marginal que j fez de tudo na vida no que vo preso que vo mudar totalmente. c) Os presdios no so uma forma de mudar o ponto de vista de quem esteja l preso. No porque foi preso que um marginal que j fez de tudo na vida vai mudar totalmente. d) Presdio no uma forma de mudar o ponto de vista das pessoas presas, um marginal no vai mudar totalmente por tudo que j fez na vida e ento vai preso. e) Os presdios no so uma forma de mudar o ponto de vista de qualquer pessoa presa. Um marginal que j fez de tudo na vida vai preso e vai mudar totalmente.
TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

DO JEITO QUE EU QUERO SER Os sites que abrem portas para mundos virtuais em trs dimenses, como o Second Life ou o do jogo Star Wars Galaxies, so um dos grandes sucessos atuais da internet. No para menos. Eles tornam corriqueira e divertida uma prtica que a psicanlise h tempos detectou ser comum a todos os seres humanos - a de projetar uma imagem ideal de si mesmo atravs de outras pessoas. o que se faz, por exemplo, quando se pensa em ganhar na loteria e levar uma vida igual dos milionrios que aparecem nas revistas. Na internet, essa projeo de si prprio se chama avatar e no existe apenas na mente de cada um. Ela se materializa nos personagens criados para participar dos mundos virtuais. No mundo dos avatares no existe a baixa auto-estima. Todo mundo pode ser forte, atraente e dono de grandes habilidades sociais. possvel tambm se transmutar num personagem de desenho animado. Pode-se at mudar de sexo. Apenas no Second Life, perto de 9 milhes de avatares j foram inventados em todo o mundo. Os criadores dos personagens permanecem sentados frente de seus computadores, mas suas criaturas ganham o mundo, lutam em guerras, eliminam monstros ou simplesmente namoram nas ruas de cidades imaginrias - mas bem reais na tela do monitor. (Veja Especial - Tecnologia, agosto, 2007, p. 18)

5. Assinale a alternativa em que observada a norma culta de concordncia, regncia e emprego de pronomes. a) H uma porta para um mundo virtual, o qual os internautas gostam e nele vive uma vida paralela. b) Pode existir mundos povoados por avatares, os quais no permitido a baixa auto-estima. c) Trata-se de verdadeiras materializaes de imagens projetadas, as quais se encontram fora da mente das pessoas; chamam-nas de avatares. d) A psicanlise detectou, fazem muitos anos, a essa prtica, cuja comum vrias pessoas. e) possvel haverem pessoas que aspiram ser fortes e atraentes ou, at, personagem de desenho animado.
TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

No ensino, como em outras coisas, a liberdade deve ser questo de grau. H liberdades que no podem ser toleradas. Uma vez conheci uma senhora que afirmava no se dever proibir coisa alguma a uma criana, pois ela deve desenvolver sua natureza de dentro para fora. "E se a sua natureza a levar a engolir alfinetes?" indaguei; lamento dizer que a resposta foi puro vituprio. No entanto, toda criana abandonada a si mesma, mais cedo ou mais tarde engolir alfinetes, tomar veneno, cair de uma janela alta ou doutra forma chegar a mau fim. Um pouquinho mais velhos, os meninos, podendo, no se lavam, comem demais, fumam at enjoar, apanham resfriados por molhar os ps, e assim por diante - alm do fato de se divertirem importunando ancios, que nem sempre possuem a capacidade de resposta de Eliseu. Quem advoga a liberdade da educao no quer dizer que as crianas devam fazer, o

Interbits SuperPro Web


dia todo, o que lhes der na veneta. Deve existir um elemento de disciplina e autoridade: a questo at que ponto, e como deve ser exercido. (Bertrand Russell, Ensaios cticos.)

6. "- Quem advoga a liberdade da educao no quer dizer que as crianas devam fazer, o dia todo, o que lhes der na veneta." Substituindo-se "Quem" por "As pessoas que", obtm-se: a) As pessoas que advoga a liberdade da educao no querem dizer que as crianas devam fazer, o dia todo, o que lhes der na veneta. b) As pessoas que advogam a liberdade da educao no quer dizerem que as crianas devam fazer, o dia todo, o que lhes derem na veneta. c) As pessoas que advogam a liberdade da educao no quer dizer que as crianas devam fazer, o dia todo, o que lhes der na veneta. d) As pessoas que advogam a liberdade da educao no querem dizer que as crianas devam fazer, o dia todo, o que lhes der na veneta. e) As pessoas que advogam a liberdade da educao no querem dizerem que as crianas devam fazer, o dia todo, o que lhes derem na veneta.
TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

DUPLA DINMICA

No dicionrio, a Sociologia est definida como uma cincia que pretende pesquisar e estudar a organizao e funcionamento das sociedades humanas e as leis fundamentais que regem as relaes sociais. J a Economia se preocupa em estudar os fenmenos relacionados com a obteno e a utilizao dos recursos materiais necessrios a uma populao. Embora o campo de estudos de ambas as disciplinas seja parecido, na prtica h um abismo separando as duas reas. Filhas da mesma me, a Filosofia, as duas disciplinas vieram ao mundo praticamente na mesma poca. Em razo de algumas diferenas, porm, esto sem dialogar entre si h quase trs sculos. (...) Em meados dos anos 1970, porm, uma leve brisa dissipou as nuvens que acobertavam esse cenrio sombrio entre as reas. Alguns temas, como a construo social do mercado, o papel das instituies e das redes sociais no funcionamento da vida econmica, revigoraram o debate entre a Sociologia e a Economia. Surgiram os primeiros vislumbres da chamada Nova Sociologia Econmica cujo precursor foi o socilogo norte-americano Mark Granovetter. Em um de seus estudos mais clebres, o Getting a Job, de 1973, Granovetter demonstrou que as pessoas esto ligadas s outras por laos fortes (pais, filhos e amigos) e laos fracos (colegas de trabalho, professores e alunos). (Sociologia, cincia & vida, 2007)

7. Analise as frases. I. Sociologia e Economia, s quais vieram ao mundo na mesma poca, so filhas da mesma me. II. J a Economia visa em estudar os fenmenos relacionados com a obteno e a utilizao dos recursos materiais necessrios a uma populao. III. A Sociologia uma disciplina qual cabe pesquisar e estudar a organizao e funcionamento das sociedades humanas e as leis fundamentais que regem as relaes sociais. Considerando os aspectos de regncia, est correto apenas o contido em a) I. b) II. c) III.

Interbits SuperPro Web


d) I e II. e) II e III.
TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

ESTAMOS CRESCENDO DEMAIS ? O nosso "complexo de vira-lata" tem mltiplas facetas. Uma delas o medo de crescer. Sempre que a economia brasileira mostra um pouco mais de vigor, ergue-se, sinistro, um coro de vozes falando em "excesso de demanda" "retorno da inflao" e pedindo medidas de conteno. O IBGE divulgou as Contas Nacionais do segundo trimestre de 2007. No h dvidas de que a economia est pegando ritmo. O crescimento foi significativo, embora tenha ficado um pouco abaixo do esperado. O PIB cresceu 5,4% em relao ao segundo trimestre do ano passado. A expanso do primeiro semestre foi de 4,9% em comparao com igual perodo de 2006.(...) Aturma da bufunfa no pode se queixar. Entre os subsetores do setor servios, o segmento que est "bombando" o de intermediao financeira e seguros - crescimento de 9,6%. O Brasil continua sendo o paraso dos bancos e das instituies financeiras. No obstante, os porta-vozes da bufunfa financeira, pelo menos alguns deles, parecem razoavelmente inquietos. H razes para esse medo? muito duvidoso. Ressalva trivial: claro que o governo e o Banco Central nunca podem descuidar da inflao. Se eu fosse cunhar uma frase digna de um porta-voz da bufunfa, eu diria (parafraseando uma outra mxima trivializada pela repetio): "O preo da estabilidade a eterna vigilncia". Entretanto, a estabilidade no deve se converter em estagnao. Ou seja, o que queremos a estabilidade da moeda nacional, mas no a estabilidade dos nveis de produo e de emprego. A acelerao do crescimento no parece trazer grande risco para o controle da inflao. Ela no tem nada de excepcional. O Brasil est se recuperando de um longo perodo de crescimento econmico quase sempre medocre, inferior mdia mundial e bastante inferior ao de quase todos os principais emergentes. O Brasil apenas comeou a tomar um certo impulso. No vamos abort-lo por medo da inflao. (Folha de S.Paulo, 13.09.2007. Adaptado)

8. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, de acordo com a norma culta, as frases: Entretanto a estabilidade no deve levar ___________. A expanso do segundo trimestre foi de 4,9%, maior que ________________. A economia brasileira conseguiu crescer a uma taxa prxima____________________. Na verdade, aspiramos __________________. a) a uma estagnao / do mesmo perodo de 2006 / da economia mundial / a estabilidade da moeda. b) uma estagnao / a do mesmo perodo de 2006 / a da economia mundial / pela estabilidade da moeda. c) a uma estagnao / a do mesmo perodo de 2006 / da economia mundial / estabilidade da moeda. d) a uma estagnao / do mesmo perodo de 2006 / a da economia mundial / estabilidade da moeda. e) a uma estagnao / a do mesmo perodo de 2006 / a da economia mundial / na estabilidade da moeda. 9. Quanto concordncia verbal, a frase inteiramente correta : a) Cada um dos participantes, ao inscrever-se, devero receber as orientaes necessrias.

Interbits SuperPro Web


b) Os que prometem ser justos, em geral, no conseguem s-lo sem que se prejudiquem. c) J deu dez horas e a entrega das medalhas ainda no foram feitas. d) O que se viam era apenas destroos, cadveres e ruas completamente destrudas. e) Devem ter havido acordos esprios entre prefeitos e vereadores daqueles municpios. 10. Dada uma frase, assinale a continuao cuja CONCORDNCIA VERBAL transgrida o que preceitua a norma culta: "Pesquisa Datafolha mostra que perfil conservador do brasileiro continua forte: a) 47% do eleitorado diz ter posio poltica de direita." b) 47% dos eleitores dizem ter posio poltica de direita." c) 47% diz ter posio poltica de direita." d) 47% dizem ter posio poltica de direita." e) 1% dos eleitores no souberam responder pesquisa." 11. Assinale a alternativa em que a regncia verbal est de acordo com a norma culta. a) As crianas, obviamente, preferem mais os doces do que os legumes e verduras. b) Assista uma TV de LCD pelo preo de uma de projeo e leve junto um Home Theater! c) O jquei Nlson de Sousa foi para Inglaterra visando ttulos e euros. d) Construir imprios a partir do nada implica inovao e paixo pelo risco. e) A Caixa Econmica informou os muturios que no haver prorrogao de prazos. 12. "Guia de Uso do Portugus" um dicionrio que tem por objetivo descrever como as palavras so usadas em textos contemporneos que se utilizam da lngua padro. Observe a seguir o mesmo verbete descrito por um dicionrio tradicional (Aurlio) e pelo "Guia de Uso do Portugus". Ajudar. [Do lat. adjutare] V. t. d. 1. Dar ajuda a; auxiliar; "h proveito em irem as pessoas da minha histria colaborando nela, ajudando o autor" (Machado de Assis, "Esa e Jac", p. 46). 2. Socorrer; favorecer. 3. Facilitar; favorecer, propiciar: "Repouso ajuda a cura da gripe". [...] T. d. e i. 5. Auxiliar a fazer alguma coisa: "Rosto contrado, boca torta, pediu finalmente mulher que os ajudasse a conseguir uma viso melhor." (Gilv Lemos, "Juta Menino", p. 7) T. i. 6. Dar ajuda, prestar auxlio: "Queixa-se de que ningum lhe ajuda". Int. 7. Dar ajuda, prestar auxlio a algum: "Pessoas que viram a cena correram para se informar, para ajudar, e encontraram Germiniano debruado na roda chorando." (Jos J. Veiga, "A Hora dos Ruminantes", p. 29). (Dicionrio Aurlio) Ajudar 1. O verbo ajudar se usa: com complemento sem preposio indicativo de quem recebe a ajuda, podendo ocorrer outro complemento, iniciado pelas preposies "a" (com infinitivo) ou "em". Que Deus AJUDE O NOSSO POVO. (COL-O). Tenho que passar, AJUDAR JANDIRA A ARRUMAR a mudana. (PL) D esta chance a seu filho AJUDE-o na remoo do obstculo e finalmente na descoberta da soluo. (FSP) com complemento iniciado pela preposio "a" indicativo de quem recebe a ajuda. "Recebemos com tristeza desfiliao de um militante que muito AJUDOU Ao partido, mas a atitude dele no encontro foi desastrosa". (FSP). Nesse caso, pode tambm ocorrer outro complemento, iniciado pela preposio "a" (com infinitivo) ou "em". A construo com dois complementos preposicionados no bem aceita em algumas obras normativas. Entretanto, ela usual e est registrada na maioria dos dicionrios, inclusive nos especializados em regncia verbal. "Ele sabia que tambm seu pai tinha estado ali, e essa concordncia com o destino paterno AJUDOU-LHE A suportar o castigo". (VB). "Msico, ele estava familiarizado com coisas como ressonncia, timbre, altura do som, o que LHE AJUDOU muito EM seus estudos sobre percusso". (APA). (NEVES, M. H. de Moura. "Guia de uso do portugus: confrontando regras e usos". Ed. UNESP.)

Interbits SuperPro Web


Considere as seguintes afirmativas a respeito dos verbetes apresentados: 1. Na descrio feita pelo "Guia de uso do portugus", no possvel saber se o verbo transitivo direto, indireto, intransitivo, ao contrrio do que acontece com os dicionrios tradicionais. 2. O "Guia de uso do portugus" privilegia uma descrio que possibilita saber a regncia do verbo. 3. Para pesquisar a acepo de uma palavra, os dicionrios tradicionais ainda so os mais recomendados. 4. O "Guia de usos" registra o uso do verbo "ajudar" com dois complementos preposicionados. Esse tipo de construo est registrada tambm no "Dicionrio Aurlio". Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. b) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. d) Somente a afirmativa 1 verdadeira. e) Somente a afirmativa 3 verdadeira. 13. Assinale a alternativa em que, CONTRARIANDO A NORMA CULTA, usou-se ou deixouse de usar uma preposio antes do pronome relativo. a) No momento que os gachos chegaram, os castelhanos soltaram vivas. b) A moa, que os amigos generosamente acolheram, portou-se como uma verdadeira dama. c) Era uma flor belssima, de cujo olor extrara o poeta sua inspirao. d) Tinha mos sujas da graxa em que a pea estivera mergulhada. e) A linguagem era recheada de palavras pretensamente eruditas, que o condenavam.
TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

Ver muito complicado. Isso estranho porque os olhos, de todos os rgos dos sentidos, so os de mais fcil compreenso cientfica. A sua fsica idntica fsica ptica de uma mquina fotogrfica: o objeto do lado de fora aparece refletido do lado de dentro. Mas existe algo na viso que no pertence fsica. William Blake* sabia disso e afirmou: "A rvore que o sbio v no a mesma rvore que o tolo v". Sei disso por experincia prpria. Quando vejo os ips floridos, sinto-me como Moiss diante da sara ardente: ali est uma epifania do sagrado. Mas uma mulher que vivia perto da minha casa decretou a morte de um ip que florescia frente de sua casa porque ele sujava o cho, dava muito trabalho para a sua vassoura. Seus olhos no viam a beleza. S viam o lixo. Adlia Prado disse: "Deus de vez em quando me tira a poesia. Olho para uma pedra e vejo uma pedra". Drummond viu uma pedra e no viu uma pedra. A pedra que ele viu virou poema. (Rubem Alves, "A complicada arte de ver". Folha de S. Paulo, 26.10.2004) *William Blake (1757-1827) foi poeta romntico, pintor e gravador ingls. Autor dos livros de poemas Song of Innocence e Gates of Paradise.

14. Assinale a alternativa em que a concordncia feita pelo mesmo motivo em que aparece na frase: "Ver muito complicado". a) O amor prprio do tolo mais escandaloso. b) Depois de ter errado, sentiu-se rebaixado. c) No era mais prestativo, por ter sido ridicularizado. d) No precisava saber que era o mais amado. e) Pr duas colheres de acar suficiente.
TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

Interbits SuperPro Web


YAHOO TENTA COMPRAR AOL E BARRAR AVANO DO GOOGLE O Yahoo NEGOCIA com a Time Warner a compra do site America Online (AOL), segundo a revista Fortune. A compra SERIA uma tentativa de chamar ateno dos investidores e tirar o foco do Google. O Yahoo ERA lder em buscas na internet at a chegada do Google, que DETM o domnio desse mercado. (O Estado de So Paulo, 30 out. 2006)

15. Considere o trecho "...que detm o domnio desse mercado". Se o sujeito do verbo "deter" estivesse no plural, a escrita correta para o trecho seria a) ...que detm o domnio desse mercado. b) ...que detem o domnio desse mercado. c) ...que detem o domnio desse mercado. d) ...que detm o domnio desse mercado. e) ...que deteem o domnio desse mercado.
TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

O QUE FAZ VOC FELIZ? A lua, a praia, o mar A rua, a saia, amar... Um doce, uma dana, um beijo, Ou a goiabada com queijo? Afinal, o que faz voc feliz? Chocolate, paixo, dormir cedo, acordar tarde, Arroz com feijo, matar a saudade... O aumento, a casa, o carro que voc sempre quis Ou so os sonhos que te fazem feliz? Um filme, um dia, uma semana Um bem, um biquni, a grama... Dormir na rede, matar a sede, ler... Ou viver um romance? O que faz voc feliz? Um lpis, uma letra, uma conversa boa Um cafun, caf com leite, rir toa, Um pssaro, ser dono do seu nariz... Ou ser um choro que te faz feliz? A causa, a pausa, o sorvete, Sentir o vento, esquecer o tempo, O sal, o sol, um som O ar, a pessoa ou o lugar? Agora me diz, O que faz voc feliz? (Anncio publicitrio do Grupo Po de Acar, veiculado na Revista VEJA, edio de 21 de maro de 2007)

Interbits SuperPro Web

16. Nesse texto publicitrio predomina um padro de linguagem coloquial, no qual podem ocorrer desvios do padro culto da lngua. Assinale a alternativa contendo desvio(s). a) "Ou a goiabada com queijo?". b) "O aumento, a casa, o carro que voc sempre quis". c) "O que faz voc feliz?". d) "Um cafun, caf com leite, rir toa". e) "Agora me diz, o que faz voc feliz?".
TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

O valor do futuro depende do que se pode esperar dele. Portanto: se voc acredita "de fato" em alguma forma de existncia post mortem determinada pelo que fizermos em vida, ento todo cuidado pouco: os juros prospectivos so infinitos. O desafio fazer o melhor de que se capaz na vida mortal sem pr em risco as incomensurveis graas do porvir. Se voc acredita, ao contrrio, que a morte o fim definitivo de tudo, ento o valor do intervalo finito de durao indefinida da vida tal como a conhecemos aumenta. Ela tudo o que nos resta, e o nico desafio fazer dela o melhor de que somos capazes. E, finalmente, se voc duvida de qualquer concluso humana sobre o aps-a-morte e sua relao com a vida terrena, ento voc contesta o dogmatismo das crenas estabelecidas, no abdica da busca de um sentido transcendente para o mistrio de existir e mantm uma janelinha aberta e bem arejada para o alm. O desafio fazer o melhor de que se capaz da vida que conhecemos, mas sem descartar nenhuma hiptese, nem sequer a de que ela possa ser, de fato, tudo o que nos dado para sempre. (Eduardo Giannetti, O valor do amanh, p. 123.)

17. A regncia do verbo abdicar, que aparece no trecho - no abdica da busca de um sentido transcendente para o mistrio de existir -, pode ser substituda, de modo compatvel com a norma padro e com o sentido do texto, pelo que est em: a) no abdica na busca de um sentido transcendente para o mistrio de existir. b) no se abdica a busca de um sentido transcendente para o mistrio de existir. c) no se abdica pela busca de um sentido transcendente para o mistrio de existir. d) no abdica para a busca de um sentido transcendente para o mistrio de existir. e) no abdica a busca de um sentido transcendente para o mistrio de existir.
TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

"At a noite de ontem, sete candidatos ao Palcio do Planalto haviam registrado a candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A eleio, por enquanto, est polarizada entre o presidente Luis Incio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de So Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB)." Jornal ZH, 6 de julho de 2006.

18. Assinale a alternativa que apresenta, de acordo com a norma culta, uma verso da informao contida no primeiro perodo. a) At a noite de ontem, haviam sete candidatos ao Palcio do Planalto com registro de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). b) At a noite de ontem, havia sete candidatos ao Palcio do Planalto com registro de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). c) Sete candidatos ao Palcio do Planalto haviam registrado, na noite de ontem, a candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Interbits SuperPro Web


d) Sete candidatos ao Palcio do Planalto tiveram seu registro de candidatura concedido, na noite de ontem, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

TEXTO I Em p, no meio do espao que formava a grande abbada de rvores, encostado a um velho tronco decepado pelo raio, via-se um ndio na flor da idade. Uma simples tnica de algodo, a que os indgenas chamavam aimar, apertada cintura por uma faixa de penas escarlates, caa-lhe dos ombros at ao meio da perna, e desenhava o talhe delgado e esbelto como um junco selvagem. Sobre a alvura difana do algodo, a sua pele, cor de cobre, brilhava com reflexos dourados; os cabelos pretos cortados rentes, a tez lisa, os olhos grandes com os cantos exteriores erguidos para a fronte; a pupila negra, mbil, cintilante; a boca forte mas bem modelada e guarnecida de dentes alvos, davam ao rosto pouco oval a beleza inculta da graa, da fora e da inteligncia.

TEXTO II Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silncio foi to grande escutando o murmurejo do Uraricoera, que a ndia tapanhumas pariu uma criana feia. J na meninice fez coisas de sarapantar. De primeiro passou mais de seis anos no falando. Ficava no canto da maloca, trepado no jirau de paxiba, espiando o trabalho dos outros. O divertimento dele era decepar cabea de sava. Vivia deitado mas si punha os olhos em dinheiro, dandava pra ganhar vintm. E tambm espertava quando a famlia ia tomar banho no rio, todos juntos e nus. Passava o tempo do banho dando mergulho, e as mulheres soltavam gritos gozados por causa dos guaimuns diz-que habitando a gua doce por l. Nem bem teve seis anos deram gua num chocalho pra ele e comeou falando como todos. E pediu pra me que largasse a mandioca ralando na cevadeira e levasse ele passear no mato. A me no quis porque no podia largar da mandioca no. Ele choramingou dia inteiro. (Texto com adaptaes.)

19. Assinale a alternativa em que se encontra redao de acordo com a norma culta escrita. a) E pediu me que largasse a mandioca ralando na cevadeira e se dispusesse a lev-lo a passear no mato. b) Se as mes no se proporem a ir, por que no podem largar a mandioca, no. Ele choramingou, dia inteiro. c) A boca forte mas bem modelada e guarnecida, de dentes alvos expunha no rosto pouco oval, a beleza inculta: da graa, da fora e da inteligncia. d) Tratavam-se de alguns ndios que viam-se, em p, no meio do espao que formava a grande abbada de rvores. e) Simples tnicas de algodo, onde os indgenas chamavam-nas de aimar, apertadas na cintura por uma faixa de penas escarlates, caam-lhe dos ombros. 20. A televiso tem de ser vista ...... um prisma crtico, principalmente as telenovelas, ..... audincia significativa. Temos de procurar saber ..... elas prendem tanto os telespectadores. Preenchem de modo correto as lacunas do texto, respectivamente, a) a nvel de/ as quais a/ por que. b) sobre/ que/ porqu. c) sob/ cuja/ por que.

Interbits SuperPro Web


d) em nvel de/ cuja a/ porque. e) sob/ cuja a/ porque.

Interbits SuperPro Web

Gabarito:
Resposta da questo 1: [D] Resposta da questo 2: [C] Resposta da questo 3: [E] O correto seria: Podem existir muitos livros, pois o verbo auxiliar poder deve concordar em nmero com o sujeito muitos livros.

Resposta da questo 4: [C] Resposta da questo 5: [C] Resposta da questo 6: [D] Resposta da questo 7: [C] Resposta da questo 8: [C] Resposta da questo 9: [B] Resposta da questo 10: [C] Resposta da questo 11: [D] Resposta da questo 12: [B] Resposta da questo 13: [A] Resposta da questo 14: [E] Resposta da questo 15: [D] Resposta da questo 16: [E]

Interbits SuperPro Web


Resposta da questo 17: [E] Resposta da questo 18: [B] Resposta da questo 19: [A] Resposta da questo 20: [C]

Anda mungkin juga menyukai