Anda di halaman 1dari 45

1

ASSIM VENCERS
FRANCISCO CNDIDO XAVIER Ditado pelo Esprito Emmanuel

INDICE

1. Maior Problema 2. Burilamento 3. Prximo 4. Todos Ns 5. Pelo Amor 6. Serve E Ama 7. Influncias 8. Deus Por Ti 9. Justia E Misericrdia 10. Justia 11. Mais Amor 12. Na Execuo Da Divina Lei 13. Mais E Mais 14. No Cesses De Auxiliar 15. Em Marcha 16. No Violentes 17. Dentro Da Vida 18. Na Representao Crist 19. Palavra 20. Na Sementeira Da F 21. Prossegue Com Deus 22. Nas Provocaes 23. Crises 24. No Mundo 25. Progresso 26. Nos Caminhos Do Tempo 27. No Servio Da Orao 28. Luz Por Dentro 29. Obter E Pagar 30. Confiana Em Deus 31. Pensamento E Forma 32. Valores 33. Recado De Deus 34. Procuremos O Bem 35. Apoio Infalvel 36. No Olvides 37. Rogativa 38. Abenoa 39. Pensa E Nota 40. Perdoa Agora

O MAIOR PROBLEMA
Emmanuel
O homem o centro. O mundo a periferia.
Todas as questes polticas e administrativas, todos os enigmas socilogos e passionais, que espalham na Terra as mais constrangedoras crises de espritos, dependem da soluo de um problema nico para serem convenientemente decifrados o problema do reajuste da nossa prpria alma ante as Leis Divinas. No h um Mestre ausente da escola do mundo, mas sim aprendizes que fogem indefinidamente lio. O Senhor no menospreza os tutelados que lhe aguardam a proteo, mas como atender ao impositivo da comunho se nos afastamos, sistematicamente, dAquele que a luz de nossos destinos? Pulverizemos as cristalizaes de egosmo e orgulho, vaidade e revolta que nos inibem a viso espiritual. Desatulhemos o santurio ntimo, ocupado por inutilidades e iluses e a luz divina penetra-nos- o corao, determinando novas atitudes vida conscencial. Somos, ainda, em nosso estgio evolutivo, quando confrontados com a inteligncia Perfeita que nos rege, humildes seres pensantes. Ante a grandeza do Universo, as nossas limitaes so comparveis s que separam o verme da estrela. Como penetrar nos domnios de Deus quando nos demoramos imanizados sombria concha do eu? Com que ttulos exigir novos planos do Amor Divino, se ainda permanecemos em continuada recapitulao dos primrios mandamentos da justia humanas? Barro nas mos sbias do oleiro, peamos ao Senhor nos ajude a suportar o fogo das experincias dolorosas e necessrias, a fim de que nosso esprito adquira a luz indispensvel para refletir a Eterna Sabedoria e, ento, depois de liquidado o escuro problema que somos ns, em ns mesmos, ser lcito esperar, no mundo de nossa alma, a luz da Alvorada Nova.

BURILAMENTO
Emmanuel
Se a provao te busca, No desanimes. Segue. Ningum te estrague o Dom De renovar a vida. Todos vivem na Terra Com lies e problemas. Pelas prprias tendncias, Sabers porque sofres. Nossa luta maior, Ser sempre em ns mesmos. Segue e confia em Deus. Deus te orientar.

O PRXIMO
Emmanuel
O prximo, em cada minuto, aquele corao que se acha mais prximo do nosso, por divina sugesto de amor no caminho da vida.
No lar, a esposa e o esposo, os pais e os filhos, os parentes e os hspedes. No templo do trabalho comum, o chefe e o subordinado, o cooperador e o companheiro. Na via pblica, o irmo ou o amigo annimo que nos partilham a mesma estrada e o mesmo clima. Na esfera social, a criana e o doente, o desesperado e o triste, as afeies e os laos da solidariedade comum. Na luta contundente do esforo humano, o adversrio e o colaborador, o inimigo declarado ou oculto ou, ainda, o associado de ideais que nos surgem por instrutores. Em toda parte, encontrars o prximo, buscando-te a capacidade de entender e de ajudar. Auxilia aos outros com aquilo que possuas de melhor. Os santos e os heris ainda no residem na Terra. Somos espritos humanos, mistos de luz e sombra, amor e egosmo, inteligncia e ignorncia. Cada homem, na fase evolutiva em que nos encontramos, traz uma aurola incompleta de rei e uma espada de tirano. Se chamas o fidalgo, encontrars um servidor. Se procuras o guerreiro, ters um inimigo feroz pela frente. Por isso mesmo, reafirmou Jesus o antigo ensinamento da Lei: - ama o prximo, como a ti mesmo. que o esprito, quando ama verdadeiramente, encontra mil meios de auxiliar, a cada instante, e o prximo, na essncia, o degrau que nos aparece diante do corao, por abenoado caminho de acesso Vida Celestial.

TODOS NS
Emmanuel
Vivemos, muitas vezes, Qual se fssemos ss. Dizemos: meu problema Clamamos: minha prova. Muito raro, pensamos Na dor que nos cercam. No te esqueas que os outros So igualmente humanos. Esse sofre, outra luta, Outro pede socorro. Ama e serve. Ns todos Somos filhos de Deus.

PELO AMOR
Emmanuel
No te esqueas da riqueza encerrada em teu auxlio no prprio corpo.
Reflete no tesouro da fala e ajuda ao prximo com as boas palavras. Recorda o patrimnio das mos e planta uma rvore amiga ou socorre a esse ou aquele doente, enquanto as horas voam, em derredor de tua permanncia na Terra. No menosprezes a fortuna dos ouvidos e guarda o ensinamento til ou dignificante, esquecendo quanto seja ruinoso ou sem proveito no caminho dirio. No olvides a preciosidade dos olhos e enriquece-te de luz, fixando os quadros do Bem. Medita nos dons da inteligncia e aprende a raciocinar exclusivamente no melhor a fazer na obra da elevao. No preciso bolsa recheada para atender verdadeira fraternidade. O amor no depende de ouro para servir. Sem qualquer recurso monetrio, Jesus transformou a Terra, trazendo-nos ensinamentos inolvidveis cuja grandeza cresce para ns todos no transcurso dos sculos. Pelo amor nascemos, pelo amor nos desenvolvemos, atravs da morte, para renascer de novo, at a perfeio final. Essa a Lei.

SERVE E AMA
Emmanuel
Chora, mas serve sempre, Nada te desanime. Amados te desprezam? No te queixes. Prossegue. Ante as sombras em torno, Deus te far caminho. Mais problemas e crises? Mais recursos viro. Seja qual for a prova. No te afastes do bem. Sofre, mas serve e ama. Deus te sustentar.

INFLUNCIAS
Emmanuel
Todas as regies da vida terrestre experimentam a influenciao espiritual de variados matizes.
Busquemos o concurso das foras que materializam o bem, associando-nos a ele, em todas as circunstncias. Se nada oferecemos de til, que podemos receber das energias que difundem na Terra o suprimento dos recursos divinos? H sempre, no imo de nossa alma, o propsito de recolher as graas do Cu. Quase todo esprito se julga o mais importante credor das bnos divinas. Entretanto, ningum consegue alguma cousa sem esforar-se de algum modo. Semente que germina, vencendo os empecilhos do solo, obtm, mais tarde, o favor do fruto. A fonte que abandona o poo onde nasceu, arrojando-se para diante, na conjugao do verbo servir, alcana a grandeza do mar. O homem que se destaca, pelo esforo na prpria elevao, dirige-se para vanguarda de luz, convertendo-se em abenoado instrumento dos Celestes desgnios, no progresso humano. Ajuda aos outros e sers amparado pelos heris do bem. Semeia a fraternidade e conquistars a influncia benfica de milhares de irmos. Obteremos sempre, de acordo com as nossas prprias obras. Se o lodo transforma em lodo a terra que o visita, o fogo converte em fogo o combustvel que o procura. No olvides que de ti mesmo depende a natureza das foras que te inspiram para o bem ou para o mal. Se desejas descer aos abismos da sombra, encontrars o auxlio das potncias que ainda se comprazem nas trevas, mas, se anseias pela subida aos montes da sublimao ters, contigo, o socorro de todas as inteligncias que j se consagram luz.

10

DEUS POR TI
Emmanuel
Nunca digas: - no posso. No fales: - impossvel. No perguntes: quem sou? No afirmes: no tenho. No te queixes: sou fraco. No clames: nada valho. No te digas intil, Nem te creias saem foras. Age, servindo aos outros, No deixes de ajudar. Trabalha e Deus por ti Criar maravilhas.

11

JUSTIA E MISERICRDIA
Emmanuel
Muitas vezes exclamas: - Justia! Justia! E afirma-te demasiadamente sofredor, perseguido pelas sombras ou desamparado pela Bno do Cu! Lembra-te, porm, de que a corrigenda no exclui a presena do pesar e enquanto a provao trabalha em nossas almas, trazemos conosco os remanescentes da culpa. Antes do apelo justia roga clemncia e piedade, de vez que pelo socorro do temporrio esquecimento na vida fsica brando anestsico de que se utiliza a Compaixo do Senhor para extirpar-nos do esprito as razes do mal por muito tempo ignoramos toda a extenso de nossos dbitos. Nos dias da aflio e cinza, no te recolhas blasfmia e nem peas por maiores manifestaes da justia, em teu campo de ao, porque a justia mais ampla poderia agravar-te as dores, mas sim roga o acrscimo da Divina Misericrdia, em teu benefcio, a fim de que disponhas de ombros fortes para que no venhas a lanar longe de ti os favores da prpria cruz.

12

JUSTIA
Emmanuel
Faze culto a Justia, Sem condenar o injusto. Delinqentes diversos So doentes do esprito. Ignorncia um mal Que pede auxlio e cura. Agressores carregam Obsesses ocultas. Olha a praga e a lavoura Quando salvas a planta. Deus nos livra do mal, Mas nos guarda em amor.

13

MAIS AMOR
Emmanuel
Ama sempre para que possas compreender sempre mais. Muitas vezes, no mundo, ensandecemos o crebro e envenenamos o corao, indagando sem proveito quanto aos problemas que afligem os grandes e os pequenos, os felizes e os infelizes. Entretanto, bastaria um raio de amor no imo dalma para entend ermos a profunda unio em que nos imanizamos uns aos outros. Ajuda antes de qualquer indagao. No peas diretrizes Vida Superior, antes de haver praticado a fraternidade no crculo de criaturas em que te encontras. A Terra a nossa escola multimilenria, onde o amor o Sol para as mnimas lies. Descerra o esprito claridade dessa luz e percebers a dor que, muitas vezes, se agita sob vestes douradas e observars o brilho da vida que, em muitas ocasies, se destaca sob andrajos e sombras. Oferece-lhe a mente e aprenders que alegria e sofrimento, escassez e abastana, segurana e instabilidade na Terra no passam de oportunidades preciosas para a nossa elevao espiritual. No te esqueas de que somente aquele que se faz irmo do prximo pode soergu-lo a mais altos destinos. O nosso verbo pronunciar eloqentes discursos. A nossa pena escrever pginas comovedoras. A nossa influncia social assegurar-nos- subido destaque na vida pblica. As nossas facilidades econmicas garantir-nos-o transitrio respeito entre as criaturas. Todavia, que ser de ns sem o tesouro da compreenso que apenas o amor nos pode conferir? Mais amor em nossas atividades de cada dia soluo gradativa a todos os enigmas que nos cercam. S a luz capaz de extinguir a sombra. S a sabedoria aniquila a ignorncia. S o amor redime, vitoriosamente, a misria. No nos abeiremos da revelao, simplesmente indagando, pedindo, reclamando. Aprendemos a trabalhar e servir. Amemo-nos uns aos outros e uma luz nova brotar no terreno vivo de nossa alma, constrangendo-nos a sentir que s o trabalho no servio ao prximo capaz de conduzir-nos comunho com a verdadeira felicidade, que decorre de nosso ajustamento s Leis Celestiais.

14

NA EXECUO DA DIVINA LEI


Emmanuel
Amemos a Deus sobre todas as cousas, procurando-lhe o Reino do Amor, em cuja edificao devemos contribuir. Auxiliemos ao prximo, tanto quanto desejamos ser auxiliados. Cumpramos, de boa vontade os deveres de cada dia.
Honremos os familiares amparando-nos, quanto nos seja possvel. Procuremos no prejudicar a ningum. Trabalhemos com alegria servindo a todos, em favor de ns mesmos. Desculpemos as faltas alheias, compreendendo quanto temos errado por nossa vez. No cobicemos dos outros seno a virtudes e as qualidades respeitveis que nos compete imitar na experincia comum. Busquemos no realizar despesas alm das nossas possibilidades, ainda mesmo que essa medida nos custe sacrifcios ingentes. Conservemos a sade, atravs de hbitos dignos, espalhando, em torno de ns, a alegria e a f, o otimismo e a confiana. No nos cansemos de aprender, entendendo que o progresso da alma infinito, no espao e no tempo. Vivamos cada dia as bnos do servio e do estudo, da prtica do bem e do concurso fraterno, com pacincia e compreenso, frente de todas as situaes, de todas as pessoas e de todas as cousas, na certeza de que poderemos ser convidados prestao de contas da prpria vida, a qualquer momento, e assim estaremos habilitados a viver diante do Senhor e diante das criaturas, cumprindo fielmente a Divina Lei.

15

MAIS E MAIS
Emmanuel
A multiplicao um Dom de Deus vida. Semente que cultives Produzir sem conta. Mais recursos retidos, Mais as preocupaes. Quanto mais distribuas Tanto mais colhers. Quem mais ampara os outros Mais auxlio recebe. Do que ds, ters mais, - Esta uma lei de Deus.

16

NO CESSES DE AUXILIAR
Emmanuel
No atires as jias cintilantes da sabedoria ao ignorante, mas no te esqueas de oferecer-lhe a bno do alfabeto, minorando a misria espiritual do mundo desde hoje.
No te percas em longos discursos sobre o poder do bem, ao lado do irmo infeliz que se fez malfeitor contumaz, entretanto, no negues a semelhante desventurado o brao fraterno, a fim de que possa livra-se das profundezas do abismo. No te alongues em consideraes excessivas sobre a virtude, junto daqueles que resvalaram nos grandes infortnios da alma, todavia, no lhes subtraias o incentivo para o retorno vida til e digna a que todos nos achamos destinados. No arrojes o tesouros da revelaes divinas ao transeuntes que passa, cujo ntimo ainda no conheces, no entanto, no olvides a necessidade de simpatia e carinho, com que nos compete auxiliar ao forasteiro, de vez que, um dia, seremos igualmente estrangeiros em outras regies e em outros climas. No te precipites no pntano, mas socorre-o a fim de que se faa menos amargo, habilitando-o a receber valiosas sementeiras nas oportunidades do futuro. No confies plantas selecionadas esterilidade dos espinheiros, entretanto, ampara o solo, removendo-os, convenientemente, a fim de que o cho hoje infeliz possa, amanh, surgir renovado ao toque de teu esforo. No cesses de agir, construindo e elevando para o bem infinito. No atires prolas aos porcos proclamou o Divino Mestre, todavia, essa afirmativa no nos induz a esquecer o alimento que devemos a esses pobres animais. A leviandade, a ignorncia, a perturbao, a desordem, a incompreenso e a ingratido constituem paisagens de trabalho espiritual, reclamando-nos atuao regeneradora. No olvidemos a palavra do Senhor, quando nos asseverou, convincente: - Meu Pai trabalha at hoje e eu trabalho tambm.

17

EM MARCHA
Emmanuel
No te afastes da luta Em que amas e sofres Amando que aprendemos Valorizar quem serve. Chorando, descobrimos As provaes alheias. Cultura sem trabalho s msica escrita. Participa e coopera. O problema caminho. A dor aproveitada senda para Deus.

18

NO VIOLENTES
Emmanuel
A violncia, sempre o mal em ao, ainda mesmo quando parea construir um atalho para o bem. Enquanto o Sol, sem palavras, consegue inspirar confiana ao viajor , o vento

ruidoso e forte, provoca medo e reao por onde passa. A propsito de auxiliar no violentes a ningum. Usa a energia bondosa, com quem sabe que o buril h de ser firme para subtrair a esttua primorosa ao mrmore selvagem, mas abstm-te indiscriminados, converte a pedra valiosa em estilhaos inteis. No exigiras que a plantinha frgil de hoje te enriquea aos celeiros num milagre de produo, que s o pomar amadurecido consegue realizar. No pediras ao boto entreaberto o prodgio da rosa que s amanh desabrochar plena de cor e perfume. O tempo condio inalienvel para todas as realizaes. Aprende a respeitar o prximo na insipincia da cultura ou do aperfeioamento, nos defeitos ou nas falhas com que ainda se te apresenta aos olhos, se desejas realmente cooperar na extenso do bem. Se sabes ver a imperfeio dos outros, se alcanaste um degrau frente do companheiro, se contas com mais amplas oportunidades de fazer, estudar, compreender e prosperar, no olvides que a superioridade significa dever de servir e estende mos fraternas aos que te seguem na retaguarda. No acuses, no reclames, no dilacere. Se j sabes entender, ama e auxilia sempre. Recorda que Jesus jamais nos violentou nos dias de nossa ignorncia maior e, esquecendo o fel da reprovao, usa a pacincia e a bondade, as duas chaves do amor que nos descerraro nova luz nos horizontes da Vida Imperecvel.

19

DENTRO DA VIDA
Emmanuel
No te creias na vida Auto-suficiente. Vives, a cada instante, Do trabalho de outrem. Raros cultivam algo Da mesa em que se nutrem. H quem te guie o carro, Outro te faz a roupa. O prprio Sol imenso Necessita do Espao. Ningum progride a ss, - Esta uma lei de Deus.

20

NA REPRESENTAO CRIST
Emmanuel
Se aceitaste o Evangelho, por abenoado roteiro de aperfeioamento, no te esqueas da representao que nos cabe em toda parte. A f nos confere consolao, mas nos reveste de responsabilidade, a que no podemos fugir.
Somos embaixadores de Jesus onde estivermos, se a luz dEle o claro que nos descortina o futuro. No te esqueas de semelhante realidade para que a experincia religiosa no se te reduza simples adorao improdutiva. A estrada permanece descerrada a ns todos. Cada dia nova revelao para que exeramos a sublime investidura. Se o senhor desceu at ns, partilhando-nos a senda obscura e viciosa, a fim de que nos levantssemos, aprendamos tambm a representa-lo nas regies inferiores nossa posio no conhecimento. Onde fores defrontado pela calnia, s a palavra amiga do esclarecimento benfico. Se o mal te visita, improvisa o bem, mobilizando a capacidade de ajuizar as situaes, de planos mais altos. Se a tristeza e o desnimo te procuram, acende a lanterna da coragem e resiste ao sopro frio do desalento, prosseguindo no trabalho que a vida te confiou. Se a banalidade te busca, no abandones, porque o cristo sincero o educador que tudo aperfeioa para o brilho do infinito bem. Se a leviandade te desafia, ajuda ao companheiro de jornada, orientando-lhe o pensamento para o que seja nobre e justo. Se a treva tenta envolver-te, faze a claridade do otimismo, com as bnos do amor que auxiliam em todos os instantes. Entretanto, se o embaixador humano obrigado a longo curso de compreenso e tolerncia, na cincia do tato e da gentileza, para no falhar nos compromissos que lhe so prprios, no creias que o emissrio do Cristo deva agir sem os princpios da serenidade e do bom nimo. Colaboremos no bem comum, sem alardear notas de superioridade perturbadora. Quanto mais claro se nos faa o raciocnio, mas alta a nossa dvida para com as sombras. Quanto mais sublimes as nossas noes do bem, mais imperioso o dever de socorremos as vtimas do mal. O mensageiro do Cristo o brao do Evangelho. Se nos propormos ao servio do Divino Mestre, descortinemos a Ele o prprio corao, a fim de que os seus desgnios imperem sobre o nosso roteiro e para que a nossa vida seja uma luz brilhante para quantos caminham conosco, onde estivermos.

21

PALAVRA
Emmanuel
Quem procura escutar-te Vem colher-te a palavra. Dize a frase que ampare E cure sem ferir. Recorda. Ningum busca Alvio sobre chamas. Ouve com pacincia E fala construindo. Ilumina de amor Tudo quanto disseres. Quem te roga a palavra Quer bno de Deus.

22

NA SEMENTEIRA DA F
Emmanuel
Para que possamos movimentar a f no plano exterior, indispensvel venhamos a possu-la, ainda mesmo na diminuta proporo de uma semente de mostarda, no solo do prprio esprito.
necessrio arrotear a terra seca e empedrada de nosso mundo interior para ambientar no corao essa planta divina. A vida qual, fazenda valiosa de que somos usufruturios felizes; mas no podemos aprimor-la ou enriquec-la, confiando-nos preguia ou distrao. O proprietrio da vinha no cederia ao lavrador uma enxada com destino ferrugem. A gleba das possibilidades humanas, em nossas mos, reclama trabalho incessante. Imperioso arredar do campo da prpria alma, os calhaus da indiferena e drenar, na vasta extenso de nossos desejos, os charcos possveis da ociosidade e do desnimo. Serpes traioeiras e vermes daninhos ameaam-nos a sementeira de elevao, por todos os lados e detritos de variada natureza tentam sufocar instintivamente os nossos pequeninos impulsos para o bem. Necessrio alterar a paisagem de nossa vida ntima, para que a f viva nasa e se desenvolva em nossos destinos, por gradativo investimento de fora transformadora e criativa, dotando-nos de abenoadas energias para as nossas realizaes de ordem superior. Se tiveres f no simples tamanho dum gro de mostarda disse-nos o Senhor adquirireis o poder de transportar montanhas. Aproveitemos a luta e a dificuldade que a experincia nos oferece, cada dia, e habilitar-nos-emos a converter as sombras da antiga animalidade, que muitas vezes ainda nos domina, em luz da espiritualidade santificante para a nossa ascenso vida excelsa.

23

PROSSEGUE COM DEUS


Emmanuel
Resplende novo dia, Renasceste no tempo. Hoje a hora divina De novas aberturas. Ergue-te para a luz Nos deveres do bem. Ontem foi a lio, Hoje a oportunidade. Fazes o melhor que possas, Serve, ama e confia. Onde surjam problemas, Deus providenciar.

24

NAS PROVOCAES
Emmanuel
Em todas as lutas e dificuldades da senda, suporta sem queixa o sofrimento menos para que o sofrimento maior no te flagele amanh.

O fogo sem lume pode ser agora ltego da carncia, induzindo-te ao servio

nobre, mas, explorar a fome dos semelhantes pelo monoplio do po, ser depois o teu grande infortnio. A chaga aberta pela calnia com que te atassalham o nome, em muitas circunstncias, a ferida remissora ou o aviso salutar, entretanto, cultivar a maledicncia e enlamear o caminho alheio , sem dvida, a infelicidade real. Padecer a ingratido dos antes mais caros com a desculpa espontnea, quase sempre, abrir campo maus bela devoo afetiva, contudo, desertar do carinho que devemos aos coraes que nos amam aprisionar o prprio esprito nos crceres do remorso. Sentir que o gldio da expiao e da angstia nos impe a morte ao santurio domstico, crestando existncia que constituem o nosso refgio e consolo, redimir com lgrimas as dvidas que trazemos, habilitando-nos para a liberdade superior, todavia, perseguir aqueles que nos cercam, aniquilando-lhes a vida com frieza e crueldade descer aos tormentos do crime. No te assustem o obstculo e o pranto, a alfinetada e a lcera que, por algum tempo, te afligem ao corao. So eles o ensinamento e o reajuste, o remdio e a bno que nos aprimoram o ser na direo da Divina Luz, mas livra-te de faz-los ou provoc-los porque, no solo da vida, a conscincia de cada um, conforme semeia, naturalmente ceifar.

25

CRISES
Emmanuel
O momento de prova? Ergue-te e aceita a vida. No te queixes, trabalha. Nem te desculpes, ora. O servio no bem paz e esquecimento. Ante as crises que encontres, Faze o melhor que possas. Nas rvores podadas, Deus multiplica os frutos. Ama, serve e no temas, Deus agir por ti.

26

NO MUNDO
Emmanuel
A pretexto de exaltar a f, no podemos fugir do mundo, como se o mundo no fosse a nossa escola de aperfeioamento e renovao. Se o prprio Jesus veio pessoalmente ao mundo convocar os homens que o

povoam a cooperar com Ele na construo do Reino de Deus, que o Senhor confia nas almas que se encontram no mundo, falecendo-nos, assim, qualquer autoridade para condenar os que ainda se encontram na vida fsica, em busca do aprimoramento que lhes necessrio. O Evangelho no improvisa heris e nem relega aos anjos tarefas que devem estar em nossas mos. Retira-se o cristo do mundo para consagrar-se ao xtase adorativo, ao redor do Mestre, seria o contra-senso do soldado afastar-se do combate, mascarando a prpria ociosidade com falaciosa lisonja, em torno do general que dirige. indispensvel saibamos aceitar a nossa posio, dentro do mundo tal qual : Se o erro foi o nosso clima de ao at ontem, aprendamos a suportar, desde agora, as conseqncias da prpria invigilncia, reajustando-nos para a verdade e para o bem. Se jazamos cristalizados em deplorveis enganos, toleremos as lies amargas que a ignorncia nos imps e avancemos, de conscincia reerguida, para a luz da prpria ressurreio espiritual. No nos esqueamos de que todos os vultos venerveis do apostolado de Jesus sairam do mundo. Todos os gnios da bondade e da abnegao que com Ele plantaram a bandeira do amor universal na Terra eram discpulos da experincia humana, diplomados pela bno divina, no educandrio do Planeta. E, qual acontecia ontem, a oportunidade de sublimao, hoje, inaltervel. Vivamos no mundo, melhorando a qualidade de nossa vida dentro dele; servimo-lo sem apego; recebamos de nimo firme, os ensinamentos que nos reserva, cada dia; e, respirando em seus caminhos, sem a ele pertencermos, cooperaremos com o Celeste Orientador de nossos destinos a edificar para o mundo e com o mundo o Bem-aventurado e Divino Amanh.

27

PROGRESSO
Emmanuel
Seja a prova qual for, No desistas do bem. Ao termo de um caminho Outra estrada aparece. Em seguida a um fracasso, H sempre um recomeo. Problema resolvido D lugar para outro. Faze o melhor que possas, Trabalha e segue adiante. Ningum foge ao progresso Conforme as leis de Deus.

28

NOS CAMINHOS DO TEMPO


Emmanuel
Achamo-nos todos enleados nas teias da justia, no campo infinito do tempo, buscando resgatar antigos dbitos de ordem espiritual, uns frente dos outros, e, enquanto nos encarceramos no propsito de cobrana, permaneceremos algemados ao poste mental das flagelaes ntimas, encontrando no mundo vasto purgatrio de nossos prprios sentimentos.
S o amor verdadeiro, sentido e vivido, capaz de subtrair-nos ao fardo da sombra. S ele possui bastante luz para dissipar as trevas de que somos antigos prisioneiros. No olvides a necessidade de desculpar infinitamente. Diante da palavra que te magoe, cultiva o silncio de quem auxilia sem o intuito de recompensa. Compadece-te sempre. O amigo que a vaidade cristalizou na ignorncia, o familiar que se enregelou na indiferena, o companheiro que desertou do dever a cumprir, o irmo que se converteu em adversrio, o inimigo gratuito que te parece so pessoas dignas de piedade. Quando puderes submeter a prpria vida ao cmbio do Cristo, que nos solicita permutar o bem pelo mal, transformando-te em manancial vivo da fraternidade legtima para todos os que te cruzem os passos, o amor ser tua experincia o gnio libertador do corao, pulverizando as sombras que ainda te ocultam os horizontes da Vida Maior, os quais em se descerrando os teus olhos deslumbrados, converter-se-o em apelos de luz tua prpria ascenso.

29

NO SERVIO DA ORAO
Emmanuel
Lembra-te da expresso de Jesus, na prece dominical Pai Nosso. A Bondade Divina ignora a exclusividade. No te dirijas ao Senhor, pensando to somente na dor que porventura te fira.
Deus, que a Providncia de tua alma dilacerada, igualmente a Providncia dos que te ferem. Ele nosso Criador, mas tambm o Criador dos que no observam o mundo por nossos olhos e que no consideram a vida segundo a nossa cabea. Ele, que criou a guia que voa, criou o verme que se arrasta. Ningum te proibi o ato de pedir algo ao Senhor. Recorda que o problema ou a provao no te pertencem unicamente. A aflio que te vergasta, em muitos casos, muito maior naqueles que te acompanham. Tuas dificuldades so respeitveis, contudo, outros so torturados por dificuldades maiores que as tuas. Sim, o Todo-Poderoso Todo-Amor e Todo-Sabedoria. Ele Supremo Senhor de Todos os Mundos, de Todas as Almas, de Todas as Vidas e de Todas as Cousas. Roga o que desejas, mas, antes no nos esqueamos de suplicar ao Nosso Pai viso e discernimento a fim de sabermos se o nosso pedido est certo e justo, de conformidade com as Suas Leis.

30

LUZ POR DENTRO


Emmanuel
Provvel que a orao No mude o quadro externo. Oras e, muitas vezes, A prova no se ausenta Pedes socorro ao Cu E a luta continua... Mas, depois da orao, Eis que o prodgio surge. A paz e a compreenso Alcanam-te por dentro. Falaste a Deus em prece E Deus responde em ti.

31

OBTER E PAGAR
Emmanuel
Pede a graa da sade, mas no te esqueas da prpria defesa contra a enfermidade.
Roga a favor da luz, todavia, no permaneas na sombra. Solicita o facho da esperana, contudo, aprende a cultivar a serenidade, a fim de que te no arrojes aos precipcios do desespero. Pede a bno da coragem, mas preserva-te contra o desnimo. Roga a realizao dos prprios desejos, entretanto, procura adaptar-te Vontade Divina. Solicita o concretizao dos ideais superiores que te nutrem na Terra, mas busca agir sem apego, para que no te enamores das prprias obras que pertencem, no fundo, Criao Divina. Pede a graa da iniciao na f viva, no entanto, capacita-te de que necessrio perseverar na confiana, para que a ventania das perturbaes humanas no te apaguem a candeia da boa vontade. Roga a concesso de recursos materiais para a soluo dos problemas que te afligem no mundo, mas, no te esqueas de aprender a gastar com equilbrio e respeito sem te precipitares em dbitos insolveis. Solicita a alegria do amor, atravs dos entes queridos que te rodeiam na existncia, no entanto, reconhea que a felicidade dos amigos diferente da tua, para que te no convertas em tirano do crculo afetivo. Tudo na vida permuta, colaborao, experincia e o nosso trabalho sempre um contrato entre o Senhor e ns outros, na execuo do qual precisamos receber para dar e dar para receber. A providncia nos concede as mais ricas possibilidades em todos os setores da jornada evolutiva, entretanto, a Lei exige a nossa quota de contribuio. Pedi e obtereis ensinou o Divino Mestre. No nos esqueamos, porm, de que todas as criaturas e de que todas as cousas so importantes no Universos e que poderemos tudo receber, mas para tudo pagar hoje ou amanh.

32

CONFIANA EM DEUS
Emmanuel
Quem descobre na vida Todo caminho aberto; Quem no conhece espinhos Nem sofre desenganos; Quem no teve amarguras, Nem conhece abandono; Quem vive sem lutar Na defesa dos outros; Quem no sentiu a dor Ante a morte de algum; Dificilmente encontra A confiana em Deus.

33

PENSAMENTO E FORMA
Emmanuel
O sentimento inspira. O pensamento plasma. A palavra orienta.
O ato realiza. Figuremos a idia como sendo a fonte nascida no manancial do corao, traando a si mesma o curso que lhe prprio. O pensamento vibra, desse modo, no alicerce de todas as formas e de todas as experincias da vida. Pensando, o arquiteto imagina o edifcio a elevar-se do solo; o tcnico cria a mquina que diminui o esforo braal do homem; o escultor arranca ao mrmore os primores da estatutria e o artista compe sublimadas formaes da beleza, endereando apelos cincia e virtude. E tambm pensando que o sovina levanta para si mesmo o inferno da posse insacivel, tanto quanto o preguioso coagula para si prprio os venenos da inrcia. Em razo disso, depois da morte, mais intensivamente, vive a alma nas criaes a que se afeioa. Isso no quer dizer que haja retrocesso na marcha evolutiva do esprito, mas estagnao do ser nas formas infelizes em que se compraz, pelo seu prprio pensamento desgovernado e delituoso. Com isso, desejamos igualmente dizer que todos influenciamos e somos influenciados. Agimos e reagimos. E se os missionrios do bem recebem dos planos superiores a fora que lhes enriquece as aes para as vitrias da luz, os empreiteiros do mal recolhem dos planos inferiores as sugestes que lhes infelicitam a senda, inclinando-os aos resvaladouros da treva. Reflitamos no magnetismo desvairado das inteligncias que se transviam nas sombras e compreenderemos a loucura temporria que ele pode trazer s almas que o provocam. Viver o homem onde situe o corao diz-nos o Evangelho e podemos acrescentar, sem trair o ensinamento do Senhor, que onde colocarmos o pensamento fora viva de nosso corao a se manifestar, como justo, a forma de nossa vida.

34

VALORES
Emmanuel
No te aflijas se algum No te enxerga o valor. A terra quase sempre Nota somente a forma; Admira a fortuna, A inteligncia e a fora. Tudo isso merece Nosso maior respeito. Abenoa o que encontres, Mas s humilde e simples. O mundo v por fora, Por dentro, Deus te v.

35

RECADO DE DEUS
Emmanuel
Guardas, talvez, a dor De fracassos sofridos... Lutaste mas perdeste O que mais desejavas. Entretanto, no temas, Volve ao trabalho e espera. Entenders, aos poucos, Que o fracasso foi bno. Toda noite anuncia A vitria da luz. O sofrimento, em si, um recado de Deus.

36

PROCUREMOS O BEM
Emmanuel
Procura o bem, acima de tudo, para que te no falte luz no caminho.
Todo mal sombra e toda sombra obscurece. A roseira espinhosa produz essncias raras. A pedra contundente garante a base firme. Os detritos do solo so adubos que se fazem ingredientes do po. O remdio amargo, muitas vezes, o grande fator da cura. Caminha buscando o melhor para que o melhor te favorea. Por enquanto no existem na Terra santos e heris sem defeitos, como no existem pecadores e rus sem virtudes. Basta que invoques a bondade dos outros, usando a bondade que te prpria, para que a bondade se faa sentir onde estiveres. No te detenhas na censura ou na disseno. O vinagre da crtica conserva os pomos envenenados da discrdia e o atrito intil perda irreparvel do tempo. Vale-te do companheiro de ideal e trabalho, no nvel de compreenso em que te possa ajudar. No exijas flores de pedregulho, nem reclames uvas do espinheiro, mas ajuda-os, quanto possas, com os recursos que a vida te oferta para que os teus dias no faam poeira e desiluso. Segue auxiliando e auxilia amando sempre. O amor a chave milagrosa que, talhada no ouro da humildade e da renncia, pode abrir, em teu benefcio, todas as portas, pela conjugao do verbo servir. E, servindo com Jesus, compreender-lhe-s os excelsos objetivos. Eu no vim destruir a lei disse-nos o Senhor. E, ouvindo-lhe a advertncia, no precisaremos arrasar ou ferir, mas cooperar, incessantemente, para que a vida possa recosntruir a si mesma, em perene ressurreio.

37

APOIO INFALVEL
Emmanuel
Talvez estejas s, Lembrando as prprias perdas. A fortuna deixou-te, As vantagens cairam... Os bens que j se foram J nem sabes contar. Viste portas fechadas E amigos debandando... Mas no lamentes. Serve. Achars vida nova. Se todos te abandonam, Abandona-te a Deus.

38

NO OLVIDES
Emmanuel
Recorda o amor que te segue, a cada instante, para que o egosmo e a ingratido no te enregelem a alma.
Tudo na vida assistncia constante de Deus. Desde o bero que te recolhe, s o pupilo da Caridade Celestial que te assiste de mil modos, em cada lance da marcha humana. O abrigo no lar... A proteo materna... O amparo da escola... A bno do po... As ddivas incessantes da natureza... O socorro permanente da luz... Os tesouros da experincia... Os dons do trabalho... A riqueza da f... A cada passo, encontrars a Divina Misericrdia garantindo-te a senda, no ar que te nutre, na fonte que te mitiga a sede, no remdio que te alivia, na amizade que te acalenta. E, em voltando a prpria ateno para dentro de ti prprio, percebers os milhes de vidas microscpicas que te preservam a integridade orgnica, auxiliando-te a sentir e a pensar, a falar e a viver. O dinheiro total da Terra no paga a fortuna de um sorriso, nem compra a beleza da conscincia. A bondade infinita de Deus, vigilante e amorosa, a fora que nos sustenta e aprimora, eleva e sublima, arrojando-nos da sombra para a luz, sem exigir o alarme da propaganda e sem reclamar impostos de reconhecimento. Lembramo-nos de muito que recebemos, cada dia, para dar de ns quanto seja possvel, a fim de que a melodia do amor no nos encontre sem ressonncia. Auxilia aos outros quanto puderes, e sempre que puderes, sem cogitar de qualquer vantagem a ti mesmo, na convico de que, buscando o bem de todos, cuidar o Senhor de atender ao teu prprio bem.

39

ROGATIVA
Emmanuel
Agradecemos, Senhor, A f que nos concedes; A compreenso da paz No apelo tolerncia; As instrues do bem Com que nos auxilias; A fora da humildade Para a qual nos impeles; Entretanto, Senhor, Em prece te rogamos: Concede-nos coragem Para usar tudo isso.

40

ABENOA
Emmanuel
Atravessas rudes provas... Acalma-te e abenoa. Alguma ofensa vista? Esquece e abenoa. Amigos desertaram... Segue frente e abenoa. Sofres dificuldades? Age, serve e abenoa. Algum te menospreza... Silencia e abenoa. Por nada te revoltes... Deus te guarda e abenoa.

41

PENSA E NOTA
Emmanuel_
Em tempo algum, no digas que no podes ser til. Faze de cada dia um poema de f. Podes ser a esperana dos que jazem na angstia. Uma frase de luz ergue os irmos cados. Ters, quanto quiserdes, a prece que abenoa. Para espalhar o bem, basta o apoio de Deus.

42

PERDOA AGORA
Emmanuel
No te detenhas! Torna presena do companheiro que te feriu e perdoa, ajudando-o a recuperarse. Reflete e ampara-o! Quantas dores e quantas perturbaes lhe vergastaram a alma, antes que a palavra dele se erguesse para ofender-te ou antes que o seu brao, armado pela incompreenso, deferisse contra ti o golpe deprimente? Guarda a calma e auxilia, sem cessar. Mais tarde, possvel que no possas, por tua vez, suportar o horrendo assalto da ira e reclamars, igualmente, o blsamo da alheia compreenso. Retorna ao teu lar ou tua luta e espalha, de novo, a bno do amor, com todos os coraes que jazem envenenados, pelo fel da crueldade ou pela peonha da calnia. No hesites, porm! Perdoa agora, enquanto a oportunidade de reaproximao te favorece os bons desejos porque, provavelmente, amanh, o ensejo luminoso ter passado e no encontrars, ao redor de ti seno a cinza do arrependimento e o choro amargo da intil lamentao.

43

Em cada resposta aos outros, em cada gesto para com os semelhantes, em cada manifestao de teus pontos de vista e em cada demonstrao de tua alma, grafas com tinta perene, a histria de tua passagem. Emmanuel

44

Anda mungkin juga menyukai