Anda di halaman 1dari 15

AGNCIA NACIONAL DE VIGILNCIA SANITRIA ANVISA PROVA C

CONCURSO PBLICO EDITAL N 1/2013


401 ESPECIALISTA EM REGULAO E VIGILNCIA SANITRIA REA 1
Nome do Candidato Nmero de Inscrio

LEIA COM ATENO AS INSTRUES ABAIXO


INSTRUES GERAIS
0O candidato receber do fiscal:

Um Caderno de Questes contendo 60 (sessenta) questes objetivas de mltipla escolha de Conhecimentos Especficos. Uma Folha de Respostas personalizada para a Prova Objetiva. 0Ao ser autorizado o incio da prova, verifique, no Caderno de Questes, se a numerao das questes e a paginao esto corretas e se no h falhas, manchas ou borres. Se algum desses problemas for detectado, solicite ao fiscal outro caderno completo. No sero aceitas reclamaes posteriores. 0Verifique se o tipo de prova que consta na capa coincide com o tipo indicado no rodap de todas as pginas posteriores. Em seguida, assinale na Folha de Respostas a Letra C, correspondente ao tipo de prova. 0A totalidade da Prova ter a durao de 4 (quatro) horas, incluindo o tempo para preenchimento da Folha de Respostas da Prova Objetiva. 0Iniciadas as Provas, nenhum candidato poder retirar-se da sala antes de decorridas 3 (trs) horas de prova, devendo, ao sair, entregar ao fiscal de sala, obrigatoriamente, a Folha de Respostas da Prova Objetiva, que ser o nico documento vlido para correo e poder levar o Caderno de Questes. 0No sero permitidas consultas a quaisquer materiais, uso de telefone celular ou outros aparelhos eletrnicos. 0Caso seja necessria a utilizao do sanitrio, o candidato dever solicitar permisso ao fiscal de sala, que designar um fiscal volante para acompanh-lo no deslocamento, devendo manter-se em silncio durante o percurso, podendo, antes da entrada no sanitrio e depois da utilizao deste, ser submetido revista com detector de metais. Na situao descrita, se for detectado que o candidato est portando qualquer tipo de equipamento eletrnico, ser eliminado automaticamente do concurso. 0O candidato, ao terminar a(s) prova(s), dever retirar-se imediatamente do estabelecimento de ensino, no podendo permanecer nas dependncias deste, bem como no poder utilizar os sanitrios.

INSTRUES PROVA OBJETIVA


0Verifique se seus dados esto corretos na Folha de Respostas. 0No se esquea de assinalar, na FOLHA DE RESPOSTAS, a letra correspondente ao seu tipo de prova: LETRA C, conforme modelo abaixo:

PROVA A

PROVA B

PROVA C

PROVA D

0A Folha de Respostas NO pode ser dobrada, amassada, rasurada, manchada ou conter qualquer registro fora dos locais destinados s respostas. 0Assinale a alternativa que julgar correta para cada questo na Folha de Respostas, usando caneta esferogrfica de tinta preta. Para cada questo, existe apenas 1 (uma) resposta certa no sero computadas questes no assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras. 0O modo correto de assinalar a alternativa cobrindo, completamente, o espao a ela correspondente, conforme modelo abaixo:

0Todas as questes devero ser respondidas.

OS TEXTOS E AS QUESTES FORAM REDIGIDOS CONFORME O NOVO ACORDO ORTOGRFICO DA LNGUA PORTUGUESA, MAS ESTE NO SER COBRADO NO CONTEDO.

06/2013
Espao reservado para anotao das respostas

CONCURSOS PBLICOS

AGNCIA NACIONAL DE VIGILNCIA SANITRIA ANVISA EDITAL N 1/2013


401 ESPECIALISTA EM REGULAO E VIGILNCIA SANITRIA REA 1 PROVA C

Nome:__________________________________________________________
61 81 101 62 82 102 63 83 103 64 84 104 65 85 105 66 86 106 67 87 107 68 88 108 69 89 109 70 90 110 71 91 111 72 92 112 73 93 113 74 94

CONCURSOS PBLICOS Inscrio:_______________________

75 95 115

76 96 116

77 97 117

78 98 118

79 99 119

80 100 120

114

O gabarito da Prova Objetiva estar disponvel no site da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br) a partir do dia 03 de junho de 2013.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
61. A volumetria de neutralizao um mtodo analtico clssico, amplamente empregado para a determinao da acidez ou da alcalinidade. A figura abaixo mostra as curvas de titulao de um cido forte, com trs concentraes diferentes, e uma base forte.

63.

A contaminao microbiana em processos industriais pode ser proveniente do ar, dos materiais de acondicionamento e embalagem, dos equipamentos e utenslios de produo, das matrias-primas, da gua utilizada no processo, do ar comprimido e do ar ambiente, ou atravs da contaminao direta pelo pessoal operacional. No controle de contaminao microbiana em processos produtivos, correto afirmar que (A) Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa e Saccharomyces cerevisiae so considerados indicadores de contaminao por micro-organismos patognicos. a grande maioria dos micro-organismos patognicos ao homem acidfila, apresentando crescimento em uma faixa de pH entre 4,0 e 7,0. a repetio de aes corretivas em uma planta industrial indica falha grave no processo ou no cumprimento das boas prticas de fabricao e controle. a determinao das variveis e pontos crticos para a contaminao microbiana das reas, dos processos e dos produtos se constitui em ao corretiva. prever a execuo das qualificaes aps falhas detectadas ou exigncias legais via inspeo oficial se constitui em ao preventiva.

(B)

(C)

(D)

(E) A partir da interpretao das curvas mostradas na figura, em relao concentrao e ao ponto de equivalncia, conclui-se que a curva 1 refere-se soluo cida (A) (B) (C) (D) (E) mais concentrada, e o ponto de equivalncia ocorre em pH = 12. mais concentrada, e o ponto de equivalncia ocorre em pH = 7. mais concentrada, e o ponto de equivalncia ocorre em qualquer valor de pH na faixa de 4 a 8. menos concentrada, e o ponto de equivalncia ocorre em pH = 7. menos concentrada, e o ponto de equivalncia ocorre em qualquer valor de pH na faixa de 4 a 8. 64.

Leia o texto abaixo, para responder questo 64. Estabilidade a capacidade de um produto manter inaltervel suas propriedades e seu desempenho durante um tempo definido, de acordo com as condies previamente estabelecidas, relacionadas a sua identidade, concentrao ou potncia, qualidade, pureza e aparncia fsica.
Fonte: Site da Anvisa.

62.

A cintica da degradao de um frmaco obedece a uma reao de primeira ordem. Sendo C0 a concentrao inicial, k a constante da reao de degradao e C a concentrao do frmaco em um dado instante t, correto afirmar que a equao matemtica que representa a degradao desse frmaco (A) (B) (C) (D) (E) C = C0 k.t C = C0 k/t ln C = C0 - k.t ln C = ln C0 k.t log C = log C0 k.t

correto afirmar que os estudos de estabilidade de longa durao so validaes dos experimentos em relao s caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas do medicamento, realizadas em condies (A) (B) (C) (D) (E) normais de armazenamento, durante e aps o prazo de validade esperado. normais de armazenamento, somente aps o prazo de validade esperado. normais de armazenamento, na metade do prazo de validade esperado. foradas de armazenamento, durante e aps o prazo de validade esperado. foradas de armazenamento, somente aps o prazo de validade esperado.

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova C

A tabela abaixo mostra o efeito da variao de temperatura em 10C (20C a 30C) na constante de velocidade de degradao relativa (kT) para frmacos com diferentes valores de energia de ativao (Ea). Observe-a para responder questo 65. Frmaco Ea (kcal/mol) 1 2 3 4 5 10 15 20 25 30 kT2/kT1 (T1 = 20C, T2 = 30C) 1,76 2,34 3,11 4,12 5,15

67.

A difratometria de raios X corresponde a uma das principais tcnicas de caracterizao microestrutural de materiais cristalinos, encontrando aplicaes em diversos campos do conhecimento. correto afirmar que, na difratometria de raios X, (A) a intensidade de difrao de raios X independe do nmero de eltrons dos tomos em um dado plano cristalino. a difrao de raios X est relacionada ao espalhamento elstico dos raios X incidentes sobre uma amostra. as condies para que ocorra a difrao de raios X vo depender apenas do comprimento de onda da radiao incidente. a determinao de tamanho de cristalitos refere-se a uma medida direta, sem a necessidade de comparao com padro ou calibrao instrumental. os planos de difrao e suas respectivas distncias interplanares, bem como as densidades de tomos, so caractersticas comuns a vrias substncias cristalinas.

(B)

(C)

(D)

Fonte: YOSHIOKA, S. e STELLA, V. S. Stability of Drugs and Dosage Forms. Adaptado.

(E)

65.

De acordo com os dados da tabela, e nas condies do experimento, correto afirmar que o frmaco com maior estabilidade trmica o de nmero (A) (B) (C) (D) (E) 1. 2. 3. 4. 5. 68.

Os lipdios referem-se a um conjunto de substncias qumicas que, ao contrrio das outras classes de compostos orgnicos, no so caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgnicos e baixa solubilidade em gua. Em relao aos lipdios, correto afirmar que (A) sua estrutura composta somente de cadeias insaturadas. os triacilgliceris so lipdeos formados pela ligao de trs molculas de cidos graxos com o glicerol, atravs de ligaes do tipo ster. os fosfolipdios so teres do glicerofosfato, um derivado fosfrico do glicerol. em cidos graxos, quando existe na cadeia mais de uma ligao, elas so adjacentes. a dupla ligao, quando ocorre em um cido graxo natural, sempre do tipo "trans".

66.

A estabilidade farmacutica avaliada por estudos que objetivam fornecer evidncias de como a qualidade de um produto farmacutico varia com o tempo sob a influncia de vrios fatores, como o pH, o polimorfismo e a suscetibilidade do frmaco oxidao, hidrlise ou fotlise, entre outros. Acerca desses fatores, correto afirmar que (A) o polimorfismo a existncia de formas cristalinas distintas de duas substncias qumicas que possuem a mesma energia de cristalizao. os frmacos no estado cristalino so mais reativos que os frmacos amorfos, pois possuem um nvel mais baixo de energia livre. a reao de fotlise resulta da emisso de radiao pela substncia ativa. a oxidao ocorre espontaneamente pela influncia inicial do oxignio atmosfrico, evoluindo rapidamente no incio e mais lentamente no decorrer do processo oxidativo. o efeito do pH avaliado em grficos tipo V, que relacionam a constante de degradao com o pH, sendo o ponto de inflexo o valor de pH onde ocorre maior estabilidade.

(B)

(C) (D) (E)

(B)

69.

(C) (D)

Uma moeda caiu no fundo de um tanque de gua (ngua = 1,33) com 1m de profundidade. Sobre a superfcie da gua, acrescentou-se uma camada de benzeno (nbenzeno=1,5) de 20cm de espessura. A profundidade que a moeda aparenta encontrar-se, quando olhada verticalmente para baixo, vale, em metros, aproximadamente (A) (B) (C) (D) (E) 1,23m. 0,89m. 0,76m. 1,37m. 0,35m.

(E)

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova C

70.

A tabela abaixo mostra os resultados da anlise de uma amostra em cromatografia lquida de alta eficincia. Para atender faixa de sensibilidade do mtodo, a amostra, aps tratamento adequado, foi diluda cinco vezes. A coluna utilizada foi de troca catinica, e empregou-se fase mvel aquosa. Tempo de reteno (minutos) rea do pico do analito na amostra 120.000 22.500 35.000 105.000 rea do pico do analito no padro 80.000 30.000 35.000 140.000 Concentrao do Padro (g/L)

72.

O grfico abaixo ilustra as curvas cinticas dos dados obtidos de reator em batelada de duas reaes, reao 1 e reao 2, onde P a concentrao de produto e t o tempo de reao.

Substncia

1 2 3 4

10,05 13,5 14,2 17,6

10 5 5 2

De acordo com as informaes do enunciado e da tabela, correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) o composto 1 o mais polar. o fator de seletividade (alfa) entre os analitos 2 e 1 aproximadamente 0,74. o fator de seletividade (alfa) entre os analitos 3 e 2 maior do que aquele entre os analitos 4 e 3. a substncia em maior concentrao na amostra original a 4. a substncia em maior concentrao na amostra original a 1.

A partir da interpretao dessas curvas, correto afirmar que a(s) velocidade(s) (A) (B) da reao 1 e da reao 2 em 100 minutos de reao so iguais a 10 g/L min, respectivamente. da reao 1 sempre superior velocidade da reao 2 em qualquer tempo de reao no intervalo analisado. mdia da reao 1 a metade da velocidade mdia da reao 2, entre 1 e 6 minutos de reao. mdia da reao 2 maior do que a velocidade mdia da reao 1, no intervalo de 6 a 10 minutos de reao. mdia da reao 1 menor que a velocidade da reao 2 em qualquer intervalo de tempo de reao.

(C) (D)

71.

A espectrofotometria visvel e ultravioleta um dos mtodos analticos mais usados nas determinaes analticas em diversas reas. aplicada para determinaes de compostos orgnicos e inorgnicos, como na identificao do princpio ativo de frmacos. A respeito da espectrofotometria visvel, correto afirmar que (A) (B) (C) a regio ultravioleta do espectro geralmente considerada na faixa de 400 a 800nm. a regio do visvel se situa na faixa superior a 1000nm. a concentrao da substncia a ser analisada diretamente proporcional quantidade de luz absorvida. as substncias a serem analisadas no podem conter grupos cromforos. uma de suas limitaes o fato de somente poder ser aplicado a solues aquosas.

(E)

73.

Sobre os materiais paramagnticos, assinale a alternativa correta. (A) (B) (C) (D) (E) Apresentam elevado grau de histerese. Seu grau de temperatura. magnetizao independe da

Apresentam suscetibilidade magntica elevada da 5 ordem de 10 . So utilizados para supercondutores perfeitos. a construo de

(D) (E)

Seus tomos apresentam momento de dipolo magntico permanente.

74.

Um espelho plano gira com velocidade angular constante e frequncia de 30rpm, posicionado no centro de curvatura de uma tela de projeo esfrica de 5m de raio. Prximo ao espelho, est um pequeno objeto luminoso. A velocidade de deslocamento da imagem desse objeto sobre a tela esfrica ser, em m/s, de (A) (B) (C) (D) (E) 10. 20. 30. 40. 50.
4

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova C

75.

Alm de aplicaes j bastante comuns na Medicina, as tcnicas de ultrassonografia tambm so muito utilizadas na indstria, para inspeo de soldas, por exemplo. So utilizados transdutores de quartzo que, em contato com o material, emitem ultrassons que devem se propagar no interior do material do componente e retornar ao transdutor quando refletirem sobre os limites geomtricos da pea ou sobre algum tipo de defeito. Uma parte muito importante do processo a transmisso de energia da onda entre transdutor e o material. Entretanto, alm da absoro da energia da onda pelo meio material, ao atravessar uma interface, a onda transmitida perde energia. Por esse motivo, entre o transdutor e o material a ser inspecionado acrescenta-se um terceiro meio cuja funo melhorar o acoplamento entre os dois elementos e diminuir a perda de energia da onda transmitida. Um mtodo comum por muito tempo foi a tcnica de imerso. Coloca-se a pea dentro da gua e tambm um transdutor prova dgua, um pouco afastado do objeto. A figura abaixo mostra, esquematicamente, o mtodo de imerso. A pea testada apresenta uma falha devido a uma bolha de ar.

77.

O efeito Doppler usado para medir a taxa e a orientao do fluxo sanguneo nas artrias e veias. Suponha que se deve medir o fluxo sanguneo de uma veia da perna de um paciente, responsvel por enviar sangue de volta ao corao. A onda ultrassnica utilizada no exame tem frequncia de 50,0kHz. Apontando a fonte sonora, orientada da parte superior da coxa para os ps, mede-se a frequncia do som refletido daquela rea venosa. Baseando-se no caso acima, assinale a alternativa que apresenta a interpretao adequada do resultado obtido, indispensvel para elaborar o diagnstico correto do exame. (A) (B) Se a frequncia medida for menor que 50kHz, ento a veia do paciente est funcionando bem. Se a frequncia for menor que 50kHz, o funcionamento da veia do paciente est comprometido, isto , o fluxo sanguneo est retornando aos ps. Se a frequncia for exatamente de 50kHz, a veia do paciente est em perfeitas condies de funcionamento. A frequncia medida jamais poder ultrapassar 50kHz. Se a frequncia medida for maior que 50kHz, ento o fluxo sanguneo est retornando aos ps do paciente.

(C)

(D) (E)

78.

Em relao aos materiais diamagnticos, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) So sempre repelidos por polos magnticos. O ouro, a prata, o cobre e o bismuto so exemplos de materiais diamagnticos. Apresentam negativa. suscetibilidade magntica sempre

Sabendo que a perda de energia da onda transmitida, devido ao acoplamento entre a gua e o quartzo, vale 66,0%, entre a gua e o ao vale 88,0%, e entre o ao e o ar vale 99,96%, a quantidade de energia que ser efetivamente utilizada pelo transdutor para produzir a imagem da falha ser, aproximadamente, de (A) (B) (C) (D) (E) 0,6%. 0,5%. 0,8%. 0,2%. 1,0%.

( ) ( ) ( )

Todos os materiais apresentam algum grau de diamagnetismo. F/ V/ V/ V V/ F/ V/ F F/ V/ F/ V V/ V/ V/ F V/ V/ V/ V

(A) (B) (C) (D) (E)

76.

Um objeto est a 25cm esquerda de uma lente que tem distncia focal de +10cm. Uma segunda lente, que tem distncia focal de 40,0cm, est a 10cm direita da primeira lente. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a distncia entre o objeto e a imagem final formada pela segunda lente, o aumento transversal total, a natureza e orientao da imagem. (A) (B) (C) (D) (E) 43cm/ 0,8/ real/ invertida. 43cm/ 1,0/ real/ invertida. 43cm/ +1,25/ virtual/ invertida. 35cm/ 0,8/ virtual/ direita. 50cm/ +0,8/ real/ direita.

79.

Considerando o espectro eletromagntico, as formas de radiao que podem ser consideradas fontes de interferncia eletromagntica sobre os aparelhos eletrnicos so: (A) (B) (C) (D) (E) luz, raios gama e raios X. infravermelho prximo da regio visvel, FM e ultravioleta. micro-ondas, AM e FM. raios gama, luz e ondas longas de rdio. raios csmicos, ondas curtas de rdio e FM.

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova C

80.

A respeito da Teoria da Blindagem Eletromagntica, analise as assertivas abaixo. I. II. Os campos eltricos so mais fceis de blindar do que os campos magnticos. Qualquer material efetividade uma eletromagntico. capaz de blindar com regio sujeita a rudo

82.

Considerando o espectro de radiaes (ondas) eletromagnticas e o conceito de radiaes ionizantes relacionado aos efeitos sobre tecidos vivos, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) ( ) ( ) ( ) Ondas de rdio AM so radiaes ionizantes. Qualquer onda eletromagntica considerada ionizante. pode ser

III.

Compatibilidade eletromagntica a capacidade que dispositivos eltricos ou eletrnicos apresentam, alm de gerarem seus prprios rudos, de interagir com rudos eletromagnticos de outros aparelhos, mantendo sua performance em nveis aceitveis de operao.

As radiaes ultravioleta no so ionizantes. Os raios X e os raios gama so chamados de radiaes indiretamente ionizantes. V/ F/ V/ F F/ F/ V/ F V/ V/ V/ V F/ V/ V/ F F/ F/ F/ V

(A) (B) (C) (D) (E)

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I, II e III. I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. III, apenas. 83.

81.

Uma rede de difrao tem n linhas por unidade de comprimento. A separao angular, , entre duas linhas de comprimento de onda e + vale, aproximadamente, (A)

1 2 n 2 m2

O homem contemporneo est sujeito alm das radiaes eletromagnticas no ionizantes que, a princpio, no so capazes de afetar um tecido vivo a radiaes ionizantes. Essas radiaes podem ser de origem natural ou artificial. As naturais so produzidas pelos processos de decaimento ocorridos no interior dos ncleos atmicos. As artificiais podem ser produzidas, por exemplo, em aceleradores de partculas. A respeito das fontes de radiaes ionizantes, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) A principal fonte de radiaes ionizantes, s quais todos os seres vivos esto sujeitos, de origem natural. Tripulaes de avies de grandes percursos esto muito mais sujeitas a radiaes ionizantes, durante as viagens, do que as pessoas que no viajam de avio. Os sncrotrons so fontes de radiao ultravioleta e de raios X. V/ F/ V V/ V/ V V/ F/ F F/ F/ V F/ F/ F

(B)

( )

1 2 n 2m 2
(C) (D)

( )

1 2 n m2
2

( )

1 2 nm
(A) (B) (C) (D) (E)

(E)

1 nm

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova C

84.

O decaimento do polnio (nmero atmico = 84) est apresentado abaixo.

86.

Na figura abaixo, h um circuito equilibrado ligado em com valor de impedncia na forma retangular de 8cos(30) + j8sen(30) [], representado na figura j na sua forma polar, e est em paralelo com um circuito equilibrado composto por ZA = ZB = ZC = 4cos(30) + j4sen(30) [], tambm na forma retangular, ligado em Y. Dessa forma, os valores das impedncias da estrela equivalente na forma retangular, considerando trs casas decimais, so:

Assinale a alternativa em que os nucldeos X, Y e Z esto corretamente representados. (A) (B) (C)
210 82

; ; ;

210 83

Y; Y; Y;

206 82

Z. Z.

(A) (B) (C) (D) (E)

1,36 + j0,79 []. 1,37 + j0,79 []. 1,36 + j0,81 []. 1,37 + j0,80 []. 1,38 + j0,80 [].

212 80

X X X X

214 84

210 m 82

212 82

214 80

210 84

Z. Z. Z.
87.

(D) (E)

214 82 210 82

; ;

208 m 80

Y; Y;

210 84 206 82

210 m 83

As instalaes eltricas de mdia e baixa tenso, para funcionarem com desempenho satisfatrio e serem suficientemente seguras contra riscos de acidentes fatais, devem possuir um sistema de aterramento. Em relao a sistemas de aterramento, assinale a alternativa correta. (A) Define-se tenso de toque como sendo a diferena de potencial que aparece entre dois pontos do cho ao serem tocados pelos ps de um indivduo, com afastamento de 1 metro, devido circulao de corrente ao solo em uma energizao acidental desse solo. Em um edifcio construdo com anis de aterramento no contrapiso de cada andar com a finalidade de aterrar equipamentos eletrnicos, o sistema de aterramento pode compartilhar, por simplicidade no projeto, o mesmo cabo de descida de tomada de terra com o do para-raios para a proteo contra descargas atmosfricas. O modelo que representa o solo quanto sua resistividade eltrica formado por camadas horizontais, cada uma com resistividades eltricas constantes, sendo que as camadas possuem espessuras variveis. A medio da resistncia de aterramento pode ser feita sem considerar a distncia e o patamar de tenso, pois no h interferncia da resistncia de aterramento da malha a ser medida com as dos eletrodos de corrente e potencial. Devido estratificao do solo em camadas com resistividades diferentes, o mtodo de Wenner para medio de resistividade eltrica do solo no poder ser aplicado para solos heterogneos.

85.

Um feixe de eltrons acelerado dentro de um tubo de raio X por uma ddp de 35 kV. O comprimento de onda mnimo da radiao produzida ser, em nm, aproximadamente, (Dados: -34 8 -19 h = 7,0 10 J.s; c = 3,0 10 m/s; e = 1,6 10 C)

(B) (A) (B) (C) (D) (E) 0,025. 0,030. 0,038. 0,042. 0,050. (C)

(D)

(E)

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova C

88.

Sobre motores assncronos alternativa correta. (A)

trifsicos,

assinale

90.

Para a aplicao do mtodo de partida estrela-tringulo, a tenso da rede deve coincidir com a tenso em estrela do motor, reduzindo assim a corrente de partida em 1/3 da corrente nominal. Em funcionamento, o motor assncrono trifsico apresenta conjugado mximo que diretamente proporcional resistncia do rotor referida ao estator. A insero de uma resistncia externa no rotor do motor assncrono trifsico de rotor bobinado faz com que o motor diminua o escorregamento, provocando assim uma variao de velocidade. Os motores assncronos trifsicos so tambm conhecidos como motores de induo, devido ao fato de as correntes eltricas induzidas no rotor apresentarem a mesma frequncia das correntes eltricas do estator em regime permanente. Durante o funcionamento normal do motor, o rotor gira no sentido de rotao do campo magntico girante produzido pelas correntes de estator, e a sua velocidade est entre zero e prxima da sncrona, com escorregamento podendo variar entre 1 e valores muito baixos, prximos de 0.

A figura abaixo mostra um amplificador diferencial com resistores de base com valores de 30k, e os transistores so idnticos com cc = 100 e queda de 0,7V em relao base ao emissor. Incluindo o efeito das resistncias de base, a tenso de sada , aproximadamente,

(B)

(C)

(D)

(E)

(A) (B) (C)

7,75V. 7,85V. 7,90V. 8,0V. 8,10V.

89.

Os dispositivos de manobra e proteo em redes de baixa tenso so projetados para emprego em circuitos cuja tenso de linha inferior ou igual a 1.000V. Em relao aplicao desses dispositivos, assinale a alternativa correta. 91. (A) O DR um dispositivo com a funo de proteo e de manobra de circuitos que detecta a existncia de corrente diferencial em um circuito. Ele provoca a abertura do circuito quando o valor da corrente diferencial ultrapassa um valor pr-estabelecido. A integral de Joule que um dispositivo de proteo pode deixar passar deve ser inferior ou igual integral de Joule necessria para aquecer o condutor desde a temperatura mxima para servio contnuo at a temperatura limite de curto-circuito. Os fusveis so classificados inicialmente de acordo com a faixa de interrupo e com a categoria de utilizao, sendo usadas para isso duas letras: a primeira, G ou A maisculas, indicando a faixa, e a segunda, g ou m minsculas, indicando a categoria. Os disjuntores so dispositivos apenas de proteo, exercendo a proteo eltrica de um circuito, isto , de seus condutores por meio da deteco de sobrecorrentes e da abertura do circuito. Os Dispositivos de Proteo contra Surtos (DPS) so destinados a prover proteo contra sobretenses e sobrecorrentes transitrias nas instalaes de edificaes, cobrindo apenas as linhas de energia.

(D) (E)

o conjunto de medidas destinadas a garantir, a qualquer momento, a produo de lotes de medicamentos e demais produtos, que satisfaam s normas de identidade, atividade, teor, pureza, eficcia e inocuidade. A descrio refere-se ao() (A) (B) (C) (D) (E) Plano Mestre de Validao. Controle de Qualidade. Registro Mestre do Produto. Auditoria de Qualidade. Controle em Processo.

(B)

(C)

92.

Sobre Anlise de Risco, correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) Avaliao de Risco e Gerenciamento de Risco so seus componentes. junto com Gerenciamento de Risco componente da Avaliao de Risco. um

(D)

(E)

a Comunicao de Risco no seu componente. possui o mesmo significado de Avaliao de Risco. o Gerenciamento de Risco no seu componente.

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova C

93.

De acordo com a aplicao dos teoremas para resoluo de circuitos eltricos, correlacione as colunas A e B, fazendo a relao do tipo de teorema com sua respectiva definio e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. 1. 2. 3. 4. Coluna A Teorema da 5. reciprocidade. Teorema da 6. substituio. Teorema da 7. superposio. Teorema da transferncia mxima de potncia. Teorema de Millman. Teorema de Norton.

94.

A respeito da Lei de Biossegurana (n 11.105/2005), assinale a alternativa correta. (A) Compete CIBio (Comisso Interna de Biossegurana), no mbito da instituio onde constituda, estabelecer normas relativamente s atividades e aos projetos relacionados a OGM (Organismos Geneticamente Modificados) e seus derivados. A CTNBio (Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana), composta de membros titulares e suplentes, designados pelo Ministro de Estado da Cincia e Tecnologia, ser constituda por 27 (vinte e sete) cidados brasileiros de reconhecida competncia tcnica, de notria atuao e saber cientficos, com grau acadmico de doutor e com destacada atividade profissional nas reas de biossegurana, biotecnologia, biologia, sade humana e animal ou meio ambiente. O CNBS (Conselho Nacional de Biossegurana) composto por 11 membros e presidido pelo Ministro de Estado da Cincia e Tecnologia. Liberar ou descartar OGM (Organismos Geneticamente Modificados) no meio ambiente, em desacordo com as normas estabelecidas pela CTNBio (Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana) e pelos rgos e entidades de registro e fiscalizao, acarreta pena de deteno. Os alimentos e ingredientes alimentares destinados ao consumo humano ou animal que contenham ou sejam produzidos a partir de OGM (Organismos Geneticamente Modificados) ou derivados no necessitam conter informao nesse sentido em seus rtulos, conforme regulamento.

(B) Teorema de Thvenin.

Coluna B ( ) Teorema que estabelece a possibilidade de reduo de qualquer circuito linear de dois terminais a um circuito constitudo por uma fonte de tenso e uma impedncia em srie. A configurao resultante pode ser usada para obter uma corrente ou uma tenso particular no circuito original ou para avaliar os efeitos de uma parte do circuito sobre uma varivel qualquer. Mtodo que utiliza a converso de fontes de tenso em fontes de corrente para determinar valores desconhecidos em circuitos de vrias malhas. Mtodo de anlise de circuitos que permite que se levem em conta os efeitos de cada fonte independentemente. A tenso e/ou corrente dada pela soma fasorial das correntes e/ou tenses produzidas individualmente pelas fontes. Estabelece este teorema que, num circuito, com uma nica fonte, linear e bilateral, a relao entre excitao e resposta constante, quando se invertem as posies entre excitao e resposta. Teorema que determina a impedncia de carga necessria para que a potncia transferida para a carga seja a mxima. A queda de tenso em uma impedncia Z, em que circula a corrente I, dada por IZ. De acordo com este teorema, essa impedncia pode ser substituda por uma fonte eletromotriz de compensao, cuja amplitude e fase sejam iguais a IZ. Do mesmo modo, se V a tenso em um elemento ou ramo de uma estrutura cuja impedncia Z, esse elemento ou ramo pode ser substitudo por uma fonte de corrente I = V/Z. As correntes e tenses em todas as demais partes do circuito permanecem inalteradas, aps a substituio da fonte de compensao. Teorema que estabelece a possibilidade de reduo de qualquer circuito linear de dois terminais a um circuito composto de uma fonte de corrente e uma impedncia em paralelo. A configurao resultante pode ser usada para obter uma tenso ou uma corrente particular no circuito original ou para avaliar os efeitos de uma parte do circuito sobre uma varivel qualquer. 7/ 5/ 3/ 1/ 4/ 2/ 6 7/ 6/ 3/ 2/ 4/ 1/ 5 5/ 6/ 2/ 3/ 1/ 4/ 7 7/ 3/ 6/ 1/ 4/ 2/ 5 6/ 5/ 4/ 1/ 3/ 2/ 7 (E)

(C)

(D)

( )

( )

( )

95.

( )

( )

Os diodos emissores de luz (LED) possuem, como base fundamental em suas confeces, os elementos semicondutores e convertem corrente eltrica em luz visvel ou radiao infravermelha. Em relao aos tipos de cristais e sua dopagem, que caracterizam a colorao de sua luz, analise as assertivas abaixo. I. II. A combinao dos elementos qumicos arsnio e glio formam o GaAs, que amarelo. A combinao dos elementos qumicos arsnio, glio e fsforo formam o GaAsP, que, dependendo da concentrao de fsforo, vermelho ou amarelo. A combinao dos elementos qumicos glio e fsforo formam o GaP, que, com dopagem de zinco e oxignio, azul. O GaP com dopagem de nitrognio verde ou amarelo.

III.

( )

IV.

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I, II e IV, apenas. I e II, apenas. I, III e IV, apenas. II e IV, apenas. III e IV, apenas.

(A) (B) (C) (D) (E)


9

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova C

96.

Na figura abaixo, h um filtro passa-baixas, onde V1 = 1mV, RG = 10k, RF = 10k, R1 = 2,5k e C1 =0,05F. Considere = 3,14.

98.

As ligas metlicas so definidas como toda mistura resultante da unio de dois ou mais elementos, na qual pelo menos um metlico. Sobre as ligas metlicas resistivas e suas aplicaes, assinale a alternativa correta. (A) O Konstantan uma liga composta por 54% de cobre, 45% de zinco e 1% de mangans. Por no possuir uma boa estabilidade trmica, ele deve ser usado at 1.000C. As ligas de nquel-cromo se caracterizam por baixa resistividade, baixa resistncia mecnica a frio e a quente e baixa estabilidade trmica. Por isso, so recomendadas para a fabricao de resistores de preciso. A liga metlica com 84% de cobre, 13% de nquel e 3% de alumnio recebe o nome de isabelina. Recomenda-se seu uso como matria-prima de resistores de aquecimento e pode ser usada a temperaturas de at 800C. As ligas de ouro-cromo so usadas na fabricao de resistores de diversas finalidades, alm de ser uma liga muito resistente ao de esforos mecnicos e variao da umidade em que se encontra. A niquelina uma liga composta por 67% de cobre, 30 a 31% de nquel e 2 a 3% de mangans. Ela usada como matria-prima de dispositivos de partida e de resistores de pr-ligao, ou seja, nos casos em que uma baixa resistncia suficiente e onde a resistividade no precisa se manter constante com a variao de temperatura.

(B)

(C)

(D) Desse modo, o ganho de tenso, a frequncia de corte e a tenso Vsada so, respectivamente: (A) (B) (C) (D) (E) 1,25; 1273,88Hz; 1,25mV. 1,25; 1274,55Hz; 1,25mV. 5; 1273,88Hz; 5mV. 5; 1274,55Hz; 5mV. 1,25; 1275Hz; 1,25mV. (E)

97.

O esquema de distribuio pode ser classificado de acordo com os critrios de esquema de condutores vivos e esquema de aterramento pela ABNT NBR 5410. Em relao ao esquema de condutores vivos, correlacione as colunas A e B e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. Coluna A (1) (2) Corrente alternada. Corrente contnua.

99.

Sobre os tipos de proteo para motores e equipamentos eltricos que so utilizados em atmosferas explosivas, correto afirmar que a proteo de equipamentos (A) por tipo de proteo n o tipo de proteo na qual o equipamento eltrico, em condies normais de operao, no produzir arcos, fascas ou aquecimento suficiente para causar a ignio da atmosfera explosiva. por invlucros prova de exploso d o tipo de proteo na qual as partes que podem causar a ignio de uma atmosfera explosiva so confinadas em um invlucro capaz de suportar uma exploso interna sem permitir que se propague para o meio externo. por segurana aumentada e aplicada a equipamento eltrico de modo que, em funcionamento normal e em certas condies anormais especficas, no possa inflamar o ambiente explosivo. contra ignio de poeira por invlucros t o tipo de proteo na qual o equipamento fabricado para operar com presso positiva interna, de forma a evitar a entrada de gases e vapores inflamveis para o interior do invlucro, onde existem partes que podem causar a ignio da atmosfera explosiva. por invlucro pressurizado "p" o tipo de proteo em que as partes que podem causar a ignio de uma atmosfera explosiva so confinadas em um invlucro total ou parcialmente protegido contra a entrada de poeiras.

(B)

Coluna B ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) (A) (B) (C) (D) (E) Bifsico a trs condutores. Trs condutores. Trifsico a trs condutores. Monofsico a dois condutores. Dois condutores. Monofsico a trs condutores. Trifsico a quatro condutores. 1/ 2/ 1/ 1/ 2/ 1/ 1 1/1/ 2/ 2/ 2/ 2/ 1 2/ 1/ 1/ 2/ 1/ 1/ 2 2/ 1/ 2/ 1/ 2/ 1/ 1 1/ 2/ 1/ 1/ 1/ 1/ 2 (E) (D) (C)

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova C

10

100. Com relao s medidas eltricas, s unidades usadas no SI (Sistema Internacional de Unidades), s grandezas fundamentais e s grandezas derivadas, correlacione as colunas A e B e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. Coluna A Grandezas derivadas, unidade [simbologia] 1. Carga eltrica, coulomb [C]. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. (A) (B) (C) (D) (E) Energia, joule [J]. Potncia, watt [W]. Tenso, volt [V]. Resistncia, ohm []. Condutncia, siemens [S]. Capacitncia, farad [F]. Indutncia, henri [H]. Frequncia, hertz [Hz]. 2/ 1/ 6/ 3/ 4/ 8/ 5/ 9/ 7 3/ 8/ 4/ 2/ 7/ 6/ 9/ 1/ 5 3/ 1/ 6/ 8/ 2/ 4/ 5/ 9/ 7 2/ 1/ 5/ 3/ 8/ 4/ 6/ 9/ 7 2/ 3/ 4/ 8/ 7/ 6/ 1/ 9/ 5 Coluna B Dimenso ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) [m .kg.s ] [A.s] [m .kg.s .A ] [m .kg.s ] [m .kg.s .A ] [m .kg.s .A ] [m .kg .s .A ] [s ] [m .kg .s .A ]
-2 -1 4 2 -1 -2 -1 3 2 2 -3 -1 2 -2 -2 2 -3 2 -3 -2 2 -2

102. O Regulamento Tcnico para o gerenciamento de Resduos de Servios de Sade (RSS) Diretrizes Gerais consta em anexo RDC N 306, de 7 de dezembro de 2004. No que tange classificao dos resduos, assinale a alternativa correta. (A) GRUPO B resduos com a possvel presena de agentes biolgicos que, por suas caractersticas, podem apresentar risco de infeco. GRUPO A resduos contendo substncias qumicas que podem apresentar risco sade pblica ou ao meio ambiente, dependendo de suas caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. GRUPO D resduos que no apresentem risco biolgico, qumico ou radiolgico sade ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resduos domiciliares. GRUPO B Quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionucldeos em quantidades superiores aos limites de iseno especificados nas normas do CNEN e para os quais a reutilizao imprpria ou no prevista. CLASSE IV resduos contendo substncias qumicas que apresentam risco sade pblica ou ao meio ambiente, independente de suas caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

(B)

(C)

(D)

(E)

101. Os transdutores de presso, ou sensores eletromecnicos de presso, convertem o movimento gerado por uma fora aplicada em sinal eltrico. Em relao a estes dispositivos, assinale a alternativa correta. (A) Os transdutores piezorresistivos semicondutores utilizam-se do efeito piezorresistivo que acontece em certos materiais semicondutores, como no glio e no bromo, com o intuito de obter maior sensibilidade e nvel de sada. (B) Os transdutores capacitivos no possuem respostas lineares e so sensveis a variaes de temperatura, sendo os menos indicados em instrumentao e controle de processos, j que no possuem excelente desempenho em estabilidade, temperatura e presso esttica. Os transdutores piezoeltricos se baseiam no fato de os cristais piezoeltricos, ao sofrer uma deformao elstica ao longo do seu eixo axial, produzirem internamente um potencial eltrico, causando um fluxo de carga eltrica em um circuito externo. A quantidade eltrica produzida proporcional presso aplicada, sendo essa relao linear, ento, o que facilita sua utilizao. Os transdutores de presso fio-ressonante, apesar de gerarem um sinal analgico, apresentam como vantagens a insensibilidade a variaes de temperatura e o fato de seu sinal de sada ser totalmente linear. Os transdutores de presso pticos so instrumentos de medio que detectam movimentos minuciosos devido a mudanas na presso e geram um sinal eltrico. Estes transdutores so afetados pelas variaes de temperatura, existindo, assim, restries a seu uso.

103. Considerando a definio de rea Segregada, constante em resoluo de diretoria colegiada da ANVISA, e sobre esta rea numa indstria de medicamentos, correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) deve incluir barreiras fsicas e localizar-se em prdios distintos. se trata apenas da separao de pessoal envolvido em uma determinada operao. no est relacionada utilizao de equipamentos num determinado processo. est relacionada apenas questo da separao do ambiente fsico de processamento. so instalaes que oferecem separao completa e total de todos os aspectos de uma operao. e

(C)

104. Com relao s Boas Prticas de Fabricao esterilizao de medicamentos, correto afirmar que (A)

permitida a utilizao de radiao, por exemplo, radiao ultravioleta, principalmente em materiais e produtos sensveis ao calor. a utilizao de calor seco no adequada para produtos em p, mas quando realizada deve ser feita incluindo-se a circulao forada de ar dentro da cmara de esterilizao e a manuteno de presso negativa para evitar entrada de ar contaminado. os mtodos de esterilizao por gases ou fumigantes somente devem ser usados quando no houver nenhum outro mtodo disponvel. a esterilizao de solues aquosas nunca deve ser realizada pela utilizao de calor mido. a utilizao de xido de etileno como agente de esterilizao de materiais no permitida.

(B)

(D)

(C)

(E)

(D) (E)

11

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova C

105. A qualificao de equipamentos numa indstria farmacutica que tenha as Boas Prticas de Fabricao implementadas deve compreender (A) (B) (C) (D) (E) Qualificao de Instalao (QI) e Qualificao de Operao (QO). Qualificao de Instalao (QI) e Qualificao de Desempenho (QD). Qualificao de Operao (QO) e Qualificao de Desempenho (QD). Qualificao de Operao (QO) e Qualificao de Projeto (QP). Qualificao de Desempenho (QD) e Qualificao de Projeto (QP).

109. De acordo com a classificao de Risco estabelecida pela Portaria n 1.608/2007, elaborada em 2006 pela Comisso de Biossegurana em Sade (CBS), do Ministrio da Sade, assinale a alternativa que apresenta microorganismos que no possuem representantes dentro da classe de risco 4. (A) (B) (C) (D) (E) Vrus. Parasitas. Bactrias. Fungos. Micoplasmas.

106. Dentro do contexto conceitual de validao e qualificao, assinale a alternativa correta. (A) O termo qualificao normalmente utilizado para processos e equipamentos, enquanto validao aplicada a utilidades apenas. Sempre que possvel, a validao prospectiva prefervel. Testes exaustivos do produto no podem ser includos numa validao prospectiva. A validao deve ser realizada de acordo com protocolos escritos, no sendo necessria a elaborao de um relatrio de validao. A validao est contemplada separadamente das Boas Prticas de Fabricao.

110. Sobre preveno e controle de riscos ambientais, assinale a alternativa correta. (A) (B) (C) Esterilizao e Descontaminao so sinnimos quando se trata de ambiente laboratorial. Garantia da Qualidade parte da Gesto da Qualidade. Validao de ensaios microbiolgicos e Verificao de ensaios microbiolgicos tm o mesmo significado. Ensaio de proficincia pode ser definido como operao que estabelece uma relao entre os valores de grandezas, indicados por um instrumento ou sistema de medio, e os correspondentes valores, fornecidos por padres e materiais de referncia, todos com as suas incertezas de medio. Auditoria pode ser definida como processo sistemtico interno da empresa auditada e documentado para avaliar a extenso do atendimento a requisitos especificados.

(B) (C) (D)

(D)

(E)

107. Sobre o procedimento de autoinspeo em empresas farmacuticas, correto afirmar que (A) no est contemplada em regulamentos/ legislaes sobre Boas Prticas de Fabricao de Medicamentos. a frequncia pode depender das caractersticas da empresa, devendo ser preferencialmente anual. a autoinspeo, se realizada, no deve avaliar o cumprimento das Boas Prticas de Fabricao. os procedimentos de autoinspeo no devem incluir questionrios sobre requisitos pertinentes aos resultados de autoinspees anteriores e quaisquer medidas corretivas tomadas. se realizada a autoinspeo, deve ser elaborado um relatrio no qual no devem constar as aes corretivas.

(E)

(B) (C) (D)

111. Sobre a Resoluo que dispe sobre a Rede Brasileira de Laboratrios Analticos em Sade (REBLAS), correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) constituda por laboratrios pblicos e privados. a acreditao dos laboratrios feita pela ANVISA. a habilitao dos laboratrios feita pelo INMETRO. a REBLAS coordenada pela ANVISA e pelo INMETRO. a permanncia do laboratrio na REBLAS est condicionada manuteno da acreditao ou reconhecimento pela ANVISA.

(E)

108. Na indstria, responsvel pelas atividades referentes amostragem, s especificaes e aos ensaios, bem como organizao, documentao e aos procedimentos de liberao que garantam que os ensaios sejam executados, e que os materiais e os produtos terminados no sejam aprovados at que a sua qualidade tenha sido julgada satisfatria. A descrio refere-se (A) (B) (C) (D) (E) Vigilncia Sanitria. aos Auditores Externos. ao Controle da Qualidade. Gesto da Qualidade. ao Setor de Produo.

112. Sobre a legislao em Boas Prticas de Fabricao relacionada a produtos para a sade, correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) aplicvel apenas a fabriquem tais produtos. estabelecimentos que

visa apenas a garantir a inocuidade dos produtos. visa apenas a garantir a eficcia dos produtos. visa apenas a validar a qualidade do processo. visa ao controle dos fatores de risco sade do consumidor.
12

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova C

113. Segundo estudo realizado em 2012 pelo Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior (MDIC), em parceria com a Fundao BioRio, leia o texto abaixo. O escalonamento (scaling-up) uma etapa crucial do processo de inovao. a fase em que os experimentos que foram realizados em laboratrios (usando tubos de ensaio e frascos) so avaliados para produo em escala industrial.
Fonte: Site do MDIC.

Leia o texto abaixo, para responder questo 115. Esterilidade a ausncia de micro-organismos viveis. Os mtodos de esterilizao tm, por finalidade, remover ou destruir todas as formas de vida, animal ou vegetal, macroscpica ou microscpica, saprfitas ou no, do produto considerado, sem garantir a inativao de toxinas e enzimas celulares.
Fonte: Farmacopeia Brasileira, 5a edio, disponvel no site da Anvisa. Adaptado.

correto afirmar que, nos clculos de projeto visando ao escalonamento de processos biotecnolgicos, a partir de uma planta piloto, (A) (B) o fator de escala no interfere no resultado final dos clculos do projeto. a utilizao de um fator de escala igual a 1.000 significa que as dimenses geomtricas do biorreator em fase industrial sero aumentadas 1.000 vezes. a utilizao de um fator de escala igual a 1.000 significa que as dimenses geomtricas do biorreator em fase industrial sero aumentadas 10 vezes. em bioprocessos agitados mecanicamente, deve-se manter a mesma velocidade de rotao do agitador na escala piloto e na escala industrial. em bioprocessos aerados, deve-se manter a mesma relao entre vazo de ar e volume de meio reacional na escala piloto e na escala industrial.

115. Em relao aos mtodos de esterilizao, correto afirmar que (A) a esterilizao pelo calor seco se d em funo de processos oxidativos, que necessitam de altas temperaturas em um curto tempo de exposio. na esterilizao pelo calor em presena de gua, so exigidos menores tempos de exposio e temperaturas. a esterilizao pelo calor mido causa a solubilizao dos lipdeos presentes na membrana celular dos micro-organismos contaminantes, levando sua inativao ou morte. no mtodo de esterilizao por radiao ionizante, a dose absorvida de referncia de 250kGy. a filtrao para fins de esterilizao , normalmente, realizada com membranas de graduao de tamanho de poro nominal de 0,45m, ou menor.

(B)

(C)

(C)

(D)

(D) (E)

(E)

114. De acordo com a Farmacopeia Brasileira, 5 edio, a gua purificada produzida a partir da gua potvel ou da gua reagente e deve atender s especificaes estabelecidas na respectiva monografia. No contm qualquer outra substncia adicionada. obtida por uma combinao de sistemas de purificao, em uma sequncia lgica, tais como: mltipla destilao; troca inica; osmose reversa; eletrodeionizao; ultrafiltrao; ou outro processo capaz de atender, com a eficincia desejada, aos limites especificados para os diversos contaminantes. No que diz respeito ao limite de contaminao bacteriana em gua purificada, a Farmacopeia Brasileira especifica que a contagem total de bactrias no pode ultrapassar o limite de (A) (B) (C) (D) (E) 1 UFC/100mL. 1 UFC/1000mL. 10 UFC/100mL. 100 UFC/100mL. 1000 UFC/1000mL.

116. A volumetria com formao de complexos ou complexometria baseada em reaes que envolvem um on metlico M e um ligante L com formao de um complexo estvel. A grande maioria das aplicaes da complexometria com cidos aminocarboxlicos baseia-se no uso do cido etilenodiaminotetractico (EDTA). Na complexometria com EDTA, correto afirmar que (A) (B) os indicadores usados, chamados de indicadores metalocrmicos, so agentes complexantes fortes. o uso da titulao direta com EDTA pode ser inviabilizado quando ocorre reao rpida entre o EDTA e o ction a ser analisado. a contratitulao inadequada para a anlise de amostras que contm nions que formam sais pouco solveis com o analito nas condies necessrias para a completa complexao. as solues-padro de EDTA so pouco estveis, o que inviabiliza o armazenamento por longos perodos. a titulao de substituio pode ser usada quando no se tem o indicador adequado para o ction a ser determinado.

(C)

(D)

(E)

13

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova C

117 Acerca de reaes de adio e de nucleoflicas, analise as assertivas abaixo. I.

substituio

Na reao de substituio nucleoflica, um nuclefilo ataca um halogeneto de alquila no carbono sp2 que est ligado ao halognio, resultando em seu deslocamento pelo nuclefilo. Quanto maior a basicidade do nuclefilo, maior ser a sua reatividade em uma reao de substituio nucleoflica. O produto da adio nucleoflica do oxignio do lcool ao tomo de carbono da carbonila do aldedo ou da cetona um hemiacetal. Os aldedos so geralmente mais reativos que as cetonas em reao de adio nucleoflica.

II.

119. As protenas so as molculas orgnicas mais abundantes e importantes das clulas e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. So encontradas em todas as partes de todas as clulas, uma vez que so fundamentais, sob todos os aspectos, na estrutura e funo celulares. Existem muitas espcies diferentes de protenas, cada uma especializada para uma funo biolgica diversa. Alm disso, a maior parte da informao gentica expressa pelas protenas. A respeito das protenas, correto afirmar que (A) (B) so constitudas por aminocidos essenciais, ligados entre si por ligaes peptdicas. so constitudas por aminocidos ligados entre si por ligaes peptdicas, no contendo enxofre em sua composio. a estrutura secundria dada pelo arranjo espacial de aminocidos prximos entre si na sequncia primria da protena. sua hidrlise libera somente aminocidos. protenas monomricas so formadas por apenas um tipo de aminocido.

III.

IV.

(C)

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I e II, apenas. II e III, apenas. I, II e III, apenas. I, III e IV, apenas. II, III e IV, apenas. (D) (E)

120. Leia o texto abaixo. Na cromatografia quiral, o modelo de interao de trs pontos entre enantimeros e o seletor quiral parte do princpio que so necessrias trs interaes simultneas entre um dos enantimeros e o seletor quiral, sendo que pelo menos uma delas deve ser dependente da estereoqumica do analito. Os principais tipos de interaes, responsveis pela discriminao entre os enantimeros de um analito e o seletor quiral, podem exibir diferentes intensidades.
Fonte: Loureno et al. Fases estacionrias quirais para cromatografia lquida de alta eficincia, Qum. Nova, Vol. 33. Adaptado.

118. Aminas so compostos orgnicos nitrogenados, derivados do amonaco, formados pela substituio de um, dois ou trs hidrognios por grupos alquila. So empregadas na sntese de diversos compostos e entram como ingredientes na fabricao de certos tipos de sabo, de inseticidas, corantes e produtos txteis, entre outros. Tambm so fundamentais para a vida, pois formam os aminocidos. Observe a reao de sntese de aminas abaixo.

Dessa forma, correto afirmar que so consideradas interaes muito fortes a interao: (A) (B) (C) (D) (E) coulmbica, a ligao de hidrognio e a interao estrica. coulmbica, a interao p-p e o on-dipolo. dipolo-dipolo, o on-dipolo e a interao dipolo-dipolo induzido. dipolo-dipolo, a interao dipolo-dipolo induzido e a disperso de London. estrica, a ligao de hidrognio e a disperso de London.

Esta reao refere-se rota de sntese de aminas denominada (A) (B) (C) (D) (E) aminao redutiva. eliminao de Hoffman. reduo de nitrocompostos. sntese de Gabriel. substituio nucleoflica.

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova C

14

Anda mungkin juga menyukai