Anda di halaman 1dari 8

Associao Nacional de Histria ANPUH XXIV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA - 2007

Como se deve escrever a histria do Brasil: uma leitura de von Martius Neuma Brilhante Rodrigues1 Resumo: O Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro promoveu concursos para incentivar a produo de seus membros. Entre esses, o vencido por von Martius viria a ser o mais clebre. O presente texto prope que a escolha do famoso escrito de von Martius foi devida sua sntese de idias que j guiavam, mas de modo assistemtico, as produes daquele Instituto. Palavras-chave: Historiografia IHGB von Martius Abstract: The Brazilian Institute of History and Geography promoted several contests to advance the production of it's members. Amongst them, the awarded paper from von Martius became the most celebrated. The present text dispute that it's choice was a consequence of the ideas in the paper that captured the IHGB non-methodized guidelines rather than it's innovation or methodological integrity. Key-words: Historiography IHGB von Martius A fundao e o encaminhamento dos trabalhos do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro estavam intimamente ligados ao momento histrico vivido pelo pas: tramas polticas, assim como preocupaes quanto construo da unidade brasileira e o contato com as idias europias sobre o conhecimento histrico, informavam os intelectuais e polticos que, reunidos e legitimados pela tutela daquela instituio, pensavam o pas. A escrita de uma histria geral do Brasil fora discutida j no primeiro ano daquela agremiao. O marechal Raimundo Jos da Cunha Mattos, fundador do Instituto junto com Janurio da Cunha Barbosa, apresentou o tema j na primeira sesso, nos seguintes termos:
[...] continuarei a sustentar que ora no convm, nem possvel escrever de um s jato a histria geral do imprio do Brasil, que seja digna dele e faa honra aos membros desse instituto, que de tal tarefa houverem de ser encarregados. (RIHGB, 1863/XXVI:122)

Em decorrncia do debate e, possivelmente, por se sentir realmente incapacitada de levar a cabo essa grande tarefa, a mesa diretora do IHGB resolveu abrir um concurso para a escolha do melhor plano para a escrita da histria do Brasil, cujas normas foram publicadas no tomo II da Revista.
1

Doutoranda no Programa de Ps-Graduao em Histria da Universidade de Braslia, bolsista CNPq.

ANPUH XXIV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA So Leopoldo, 2007.

Passados anos do seu lanamento, a comisso responsvel premiou a proposta apresentada por Karl Friedrich Philipp von Martius, que teve como nico concorrente o diplomata russo Jlio Wallestein, com o trabalho intitulado Memria sobre o melhor plano de se escrever a histria antiga e moderna do Brasil (RIHGB, 1882/XLV:159-160). Wallestein props, de modo breve e superficial, a escrita de uma histria essencialmente poltica e dividida por dcadas, de modo muito prximo do que j havia sido apresentado por Janurio da Cunha Barbosa em sesso e publicada no primeiro nmero da Revista. Consistia na diviso da histria do Brasil em dois grandes blocos: antes e depois da chegada dos portugueses. Diante da falta de fontes, a histria antiga brasileira no poderia ser escrita por dcadas, restringindo-se a uma apresentao descritiva das naes indgenas que habitavam o Brasil. Quanto histria moderna, o autor compartilhava da preocupao de muitos scios sobre a impossibilidade da escrita da histria contempornea de forma objetiva e imparcial. Diante dessa dificuldade, a tal Histria Geral do Brasil teria como seu marco final no ano de 1822. Sobre essa proposta, o comit responsvel pelo resultado do concurso formado por Francisco Freire Allemo, monsenhor Manoel Joaquim da Silveira e Thoms Gomes dos Santos , diria apenas que o concorrente no devia ter entendido bem em que consistia o concurso (RIHGB, 1847/IX). Ou seja, sua proposta no era, de fato, digna de ser discutida. O parecer no revela de modo mais claro o que desqualificava a proposta de Wallestein. Escrito em Munique em 1843, o texto Como se deve escrever a Histria do Brasil fora publicado em 1844. Nascido em Erlange, na Bavria, atual Alemanha, von Martius integrou a comitiva que veio ao Brasil quando do casamento de d. Pedro I e dona Maria Leopoldina, viajando pelo interior do Brasil entre 1817 e 1820. Mdico por formao, esse naturalista estava especialmente interessado na flora brasileira. Alm de suas pesquisas em botnica, que resultaram em um reconhecido trabalho denominado Flora Brasiliensis, von Martius tambm se dedicou ao estudo das doenas e da organizao dos indgenas, que sobre os quais publicou O estado de direito entre os autctones do Brasil 2. Voltando Europa, foi professor da Universidade de Munique e, posteriormente, diretor do Jardim Botnico daquela cidade. Respeitado conhecedor do Brasil, foi um dos scios correspondentes fundadores do IHGB. O naturalista e mdico Von Martius, j ento um reconhecido membro da repblica das letras, iniciara sua proposta com a afirmao de que a singularidade brasileira
2

MARTIUS, Karl Friedich Philipp von. O estado de direito entre os autctones do Brasil. EdUSP: So Paulo, 1982.

ANPUH XXIV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA So Leopoldo, 2007.

como nao viria da miscigenao de sua populao, constituda da mistura do negro, do ndio e do branco.
Do encontro, da mescla, das relaes mtuas e mudanas dessas trs raas, formou-se a atual populao, cuja histria por isso mesmo tem um cunho muito particular. (RIHGB, 1953/CCIXX:187)3

As trs raas participaram na formao da populao, mas a influncia de cada uma dependia do seu nmero e de sua fora moral, concluindo que:
Disso necessariamente se segue que o portugus que, como descobridor, conquistador e senhor, deu as condies e garantias morais e fsicas para um reino independente, que o portugus se apresenta como o mais poderoso e essencial motor. Mas tambm de certo seria um grande erro para todos os princpios da historiografia pragmtica se se desprezassem as foras dos indgenas e dos negros importados, foras estas que igualmente concorreram para o desenvolvimento fsico, moral e civil da totalidade da populao. (...) O sangue portugus, em um poderoso rio dever absorver os pequenos afluentes das raas ndia e etipica. (p.188-189)

Mas como defender a idia do Brasil mestio diante de uma elite que se via como desdobramento da civilizao europia nos trpicos? Lanada sua tese principal e tendo conscincia da resistncia que sua proposta enfrentaria, von Martius seguiu como principal estratgica a desqualificao cientfica daqueles que ela se opusessem:
Sei muito bem que brancos haver que a uma tal ou qual concorrncia dessas raas inferiores taxem de menoscabo sua prospia; mas estou certo que eles no sero encontrados onde se elevam vozes para uma historiografia filosfica do Brasil. Os espritos mais esclarecidos e mais profundos, pelo contrrio, acharo na investigao da parte que tiveram, e ainda tm, as raas ndia e etipica no desenvolvimento histrico do povo brasileiro, um novo estmulo para o historiador humano e profundo. (P.188)

O naturalista demonstrara com isso estar a par das pretenses do IHGB quanto sua imagem de lugar imparcial para produo do conhecimento, e de seus scios como homens de cincia, cujo trabalho teria como um dos principais suportes a imparcialidade. O naturalista alemo continuava apelando para recorrncias religiosas e humanitrias: aceitar a participao das raas inferiores seria, antes de tudo, um ato de filantropia.
Portanto, devia ser um ponto capital para o historiador reflexivo mostrar como no desenvolvimento sucessivo do Brasil se acham estabelecidas as condies para o aperfeioamento de trs raas humanas que, nesse pas, so colocadas uma ao lado da outra, de uma maneira desconhecida na histria antiga e que devem servir-se mutuamente de meio e de fim. (p. 189)

Para Martius, portanto, a histria brasileira deveria procurar na miscigenao os matizes do desenvolvimento natural do Brasil, correlacionando passado, presente e futuro. A

As citaes a seguir so todas desta edio, que a partir de agora ser identificada apenas pelo nmero de sua pgina.

ANPUH XXIV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA So Leopoldo, 2007.

miscigenao se apresentava como o cerne da abordagem metodolgica que visava apreender a realidade brasileira, mas seria, tambm, o resultado final de um processo histrico. Para compreender o papel das raas na formao da populao, era necessrio o estudo de cada uma delas, englobando o perodo anterior ao contato, o contato em si e a dinmica das relaes posteriores. O primeiro dos troncos raciais a ser trabalhado em Como se deve foi o indgena, cuja natureza primitiva deveria ser compreendida para, s depois, ser estudado em suas relaes com os brancos e negros. As investigaes historiogrficas sobre os indgenas deveriam obedecer ao seguinte mtodo:
Em primeiro lugar, devemos considerar o indgena brasileiro em suas manifestaes exteriores, como ente fsico, e compar-lo com os povos vizinhos da mesma raa. O passo imediato nos levar esfera da alma e da inteligncia destes homens; a isto se ligam investigaes sobre a extenso de sua atividade espiritual e como ela se manifesta por documentos histrico. (p. 191)

Von Martius propunha um trabalho etnogrfico, baseado na observao direta e, principalmente, no estudo da lngua, visto como o documento mais geral e significativo. Compartilhando das idias de degenerao do homem americano, defendidas, sobretudo, por Buffon e De Pauw, von Martius acreditava que os ndios brasileiros constituram resqucios de uma antiga civilizao, contando com um nmero bastante reduzido no momento do contato com os europeus, o que facilitara a conquista. A existncia desta civilizao decadente teria como um dos principais indcios o uso da lngua Tupi na maior parte do territrio brasileiro, chegando a alcanar outros pases A esses tpicos seriam acrescidas questes referentes s regras de conduta seguidas nas tribos, e nas relaes intertribais; o conhecimento indgena relativo aos fenmenos naturais e ao uso das plantas; por fim, os seus hbitos e costumes em geral. O prprio von Martius publicou a respeito desses aspectos o j citado O estado de direito . Por fim, sugere estudos comparativos entre os indgenas de diferentes regies da Amrica. O segundo tronco a ser comentado foi o portugus. Seguindo a mesma lgica usada com as questes indgenas, o autor sugeriu estudos que englobassem o mundo portugus na Europa e a sua implantao na Amrica. Nesse sentido, era preciso compreender a dinmica do Imprio ultramarino portugus, no qual o Brasil esteve inserido, destacando que a conquista e colonizao da Amrica no podiam ser explicadas a partir da lgica colonialista que comeavam a ser praticadas a partir dos finais dos oitocentos. O estudo da legislao lusitana, principalmente no que se refere organizao dos municpios, era essencial para a compreenso dessa ocupao do territrio americano.

ANPUH XXIV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA So Leopoldo, 2007.

As relaes eclesisticas e monacais tambm mereceram o destaque de von Martius. Alis, o autor via na atuao das ordens religiosas no Brasil um fator essencial no processo de civilizao do pas, e chamou a ateno para a potencialidade dos arquivos dessas ordens como fontes privilegiadas para a histria colonial, principalmente os dos jesutas:
A atividade com que os jesutas se ocupavam em misses, facultou-lhes meios para que possussem as mais variadas e, em grande parte, muito importantes notcias sobre a vida domstica e civil, assim como sobre as lnguas e outros conhecimentos dos ndios. Muitas destas notcias ficariam at hoje sem serem aproveitadas e jazem dispersas nos arquivos da ordem ou nas bibliotecas a que estas tocaram depois da supresso desta ordem religiosa. (p. 197)

A idia de continuidade entre o mundo portugus e o brasileiro era especialmente enfatizada em relao permanncia de uma mesma tradio intelectual:
(...) pertence tarefa do historiador brasileiro ocupar-se especialmente com o progresso da poesia, retrica e todas as demais cincias de Portugal, mostrar a sua posio relativa s mesmas do resto da Europa e apontar qual a influncia que exerceram sobre a vida cientfica, moral e social dos habitantes do Brasil. (P.198)

Portanto, se o Brasil era um pas indiscutivelmente mestio, seu pblico-alvo era apresentado como pouco atingido pela miscigenao, na medida em que fazia parte das classes elevadas, onde a mescla das raas apenas comeava a ser ensaiada. Alm disso, esta elite estava a salvo de qualquer efeito degradante do processo, visto que acompanhava de modo mais direto e sistemtico o pensamento e o meio de vida europeus, civilizados. Portanto, se, por um lado, a concepo do Brasil como um pas mestio positiva ou negativamente qualificava o pas e o distinguia dos demais, mantinha-se a idia dos brasileiros como, antes de tudo, herdeiros diretos do mundo luso e, portanto, das luzes da civilizao europia.
[...] achar o historiador um atrativo variadssimo na narrao das numerosas viagens de descobertas e incurses dos diferentes pontos do litoral para os desertos longnquos do interior (os sertes), empreendidas em procura de ouro e pedras preciosas, ou com o fim de cativar e levar como escravos os indgenas. (P.199)

Assim, von Martius chamava a ateno dos seus leitores para o ltimo aspecto das atividades da populao branca importante para o desenvolvimento da histria nacional: as entradas e bandeiras. Esse movimento de explorao fora essencial para a manuteno de um certo esprito aventureiro portugus, responsvel pela ampliao do territrio brasileiro e pelo descobrimento de importantes fontes de riquezas. O ltimo grupo racial a ser destacado por von Martius foi o negro.
No h dvida que o Brasil teria tido um tido um desenvolvimento muito diferente sem a introduo dos escravos negros. Se para o melhor ou para o pior, este

ANPUH XXIV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA So Leopoldo, 2007.

problema se resolver para o historiador, depois de ter tido ocasio de ponderar todas as influncias que tiveram os escravos africanos no desenvolvimento civil, moral e poltico da presente populao. (P.200)

Com essas palavras, von Martius iniciou sua argumentao sobre o terceiro e ltimo tronco racial brasileiro. O tratamento dado a esse grupo se diferencia em relao aos demais por sua brevidade. Enquanto aos ndios e brancos foram reservadas algumas pginas, aos negros seriam dedicados apenas dois pargrafos. A abordagem de Martius sobre os negros em si seria bastante genrica:
Mas, no atual estado das coisas, mister indagar a condio dos negros importados, seus costumes, suas opinies civis, seus conhecimentos naturais, preconceitos e supersties, os defeitos e virtudes prprias sua raa em geral, etc., etc., se demonstrar quisermos como tudo reagiu sobre o Brasil. (P.200)

Escrever sobre a participao negra na formao e construo de um esprito nacional brasileiro era particularmente complicado. A implantao e manuteno da sistemtica escravizao africana exigiram a elaborao de pressupostos de inferioridade intrnseca das populaes negras. Um ponto que considero particularmente interessante diz respeito idia da existncia de influncias mtuas entre o Brasil, as possesses na frica e Portugal. Ficaria claro que von Martius no percebia o movimento de colonizao apenas no sentido metrpole-colnia, mas via a possibilidade de refluxos de idias, pessoas e mercadorias entre as diversas partes do mundo portugus:
Sendo a frica visitada pelos portugueses antes da descoberta do Brasil e tirando eles deste pas grandes vantagens comerciais, fora de dvida que j naquele momento influa nos costumes o desenvolvimento poltico de Portugal. (...) Deverse- mostrar que movimento imprimiam na indstria, agricultura e o comrcio das colnias africanas para com as do Brasil, e vice-versa. (...) Enfim, ser conveniente indicar qual a influncia exercida pelo trfico de negros e suas diferentes fases sobre o carter portugus no prprio Portugal. (P.201)

Se, para von Martius, o encontro das raas constitua o eixo central da compreenso histrica do Brasil, era necessrio estudar como esse encontro se deu ao longo do territrio. Considerando a imensido do pas e a pluralidade de sua geografia e populao, o autor sugeriu estudos de histria regional. A diviso em regies por esse viajante bvaro teve por base a similitude do meio e a caracterizao da ocupao pelos europeus, mas cujo estudo demonstraria pertena de tais partes uma unidade maior, nao brasileira. Para tal, as viagens cientficas seriam essenciais:
S assim poder ser apto para avaliar devidamente todos os acontecimentos histricos que tiveram lugar em qualquer das partes do Imprio, explic-los pela particularidade do solo que o homem habita e coloc-los em um verdadeiro nexo pragmtico para com os acontecimentos na vizinhana. Quo diferente o Par de

ANPUH XXIV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA So Leopoldo, 2007.

Minas! Uma outra natureza, outros homens, outras precises e paixes, e por conseguinte, outras conjunturas histricas. (P.203)

Por ltimo, o naturalista apresentou uma srie de consideraes sobre o papel poltico da escrita da histria. Essa, vista por ele como mestra da vida, deveria fornecer dados para a compreenso e atuao no presente, a fim de firmar um futuro desejvel.
O Brasil est afeto em muitos membros de sua populao de idias polticas imaturas. (...) Para eles, pois, dever ser calculado o livro [da histria do Brasil], para convenc-los por uma maneira destra da inexeqibilidade de seus projetos utpicos (...) e da necessidade de uma Monarquia em um pas onde h um to grande nmero de escravo. () Nunca esquea, pois, o historiador do Brasil, que para prestar um verdadeiro servio sua ptria dever escrever como autor monrquico-constitucional, como unitrio no mais puro sentido da palavra. (P.204)

A proposta de von Martius se constitua em um projeto centralizador, monarquista, filosfico, pragmtico e, apesar de ter como sua base fundamental a questo da miscigenao racial, era essencialmente branca. Portanto, era uma sntese dos ideais presentes do IHGB desde sua fundao, o que pode ser explicado pelo contato que von Martius estabelecera com o IHGB desde a sua fundao, e dos da instituio com as idias europias acerca do conhecimento. Alm de ser leitor da Revista desse Instituto, ele manteve correspondncia com Janurio da Cunha Barboza primeiro secretrio estando, portanto, a par do posicionamento do Instituto em relao s suas pretenses polticas e acadmicas. Ao observar os primeiros nmeros da Revista do IHGB, se percebe que muitas das perspectivas apresentadas por Martius haviam sido anteriormente vislumbradas pelos prprios membros do IHGB. Janurio da Cunha Barboza e Jos Silvestre Rebelo escreveram sobre as relaes entre brancos, negros e ndios no Programa: Se a introduo dos escravos africanos no Brasil embaraa a civilizao de nossos indgenas...(RIHGB, 1839/I:123-133). O visconde de So Leopoldo desenvolveu, no mesmo tomo, a idia da existncia de uma tradio de letras no Brasil, fundada no perodo colonial, qual o IHGB estaria ligado. No tomo seguinte, Cunha Barboza escreveria sobre a possibilidade de civilizao do indgena por meio da catequese, dando especial ateno atuao dos jesutas. Em 1841, por sua vez, foi publicada uma carta de Varnhagen na qual defendia o estudo da lngua indgena e da organizao de dicionrios e gramticas. A questo da construo de uma nao brasileira a partir da amlgama das raas j era problematizada por Bonifcio no contexto da Independncia. Em geral, o projeto de von Martius foi visto por vrios autores como o condutor principal da escrita da histria brasileira no sculo XIX, tendo Varnhagen como seu principal seguidor. Entretanto, acredito ser difcil pontuar o lugar de sua influncia, pois, ao meu ver, o projeto de von Martius foi premiado muito mais por seu papel sintetizador das idias que j

ANPUH XXIV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA So Leopoldo, 2007.

direcionavam os trabalhos do IHGB, mas que se encontravam dispersas, do que pela existncia nele de pressupostos inovadores ou pelo rigor metodolgico de sua proposta. Portanto, ao comparar esses temas desenvolvidos por seus scios ao longo dos primeiros anos do IHGB com os presentes na proposta de Martius, verifica-se uma grande coincidncia.

Anda mungkin juga menyukai