Anda di halaman 1dari 2

Homens que confessaram morte de adolescente no PR foram torturados,...

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/07/10/homen...

Homens que confessaram morte de adolescente no PR foram torturados, diz OAB


Rafael Moro Martins Do UOL, em Curitiba 10/07/2013 16h55 > Atualizada 11/07/2013 02h46
Reproduo/CGN

Trs dos quatro suspeitos que, segundo a polcia paranaense, confessaram ter estuprado e assassinado a adolescente Tayn Adriane da Silva, 14, encontrada morta no ltimo dia 28 em Colombo (regio metropolitana de Curitiba), (http://noticias.uol.com.br/cotidiano /ultimas-noticias/2013/06/28/policiaencontra-corpo-de-jovem-estupradae-morta-no-pr.htm) disseram nesta quarta-feira (10), a integrantes da Comisso de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que s fizeram a confisso sob tortura. "Eles narraram toda a histria, disseram que foram torturados desde o momento em que foram convidados a ir delegacia de Colombo, e depois em outras trs", relatou, ao UOL, Isabel Kugler Mendes, integrante da Coordenao Internacional de Direitos Humanos da OAB e representante da OAB-PR no Conselho Estadual de Direitos Humanos.

Tayn Adriane da Silva, 14, encontrada morta; Promotoria vai apurar tortura contra quatro pessoas presas

Isabel, outra representante da OAB e o advogado dos suspeitos, Roberto Rolim de Moura Jnior, visitaram trs dos suspeitos nesta quarta-feira tarde, na Casa de Custdia de Araucria (regio metropolitana de Curitiba). "Um dos suspeitos no estava l porque foi mandado ao Complexo Mdico Penal, pois estaria evacuando sangue [com suspeita de perfurao intestinal]", disse Isabel. "Em outro, com quem conversamos, chega-se a ver, nas mos, os ossos, por conta das feridas. E ele est surdo, possivelmente com o tmpano rompido", disse. " lamentvel que ainda assistamos coisas como essas. So acusaes [de tortura] muito graves. A comisso tomou os depoimentos deles, que sero encaminhados s autoridades competentes, e acredito que ser emitida uma posio da OAB", afirmou Isabel. "Todos so inocentes. Confessaram o crime mediante tortura, o que torna [a confisso] nula. Ela no tem valor legal", disse Moura Jnior ao UOL. "[Ajudar a encontrar o corpo] Foi um subterfgio para parar de apanhar." Nesta quarta-feira (10), a Secretaria de Segurana Pblica confirmou que o smen encontrado nas roupas de Tayn no pertence aos acusados que confessaram. (http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/07/09/semen-em-roupasde-garota-morta-no-pr-nao-e-de-suspeitos-que-teriam-confessado-crime.htm) Segundo o advogado, a polcia chegou aos quatro suspeitos por denncia da me de Tayn. "A ltima imagem que se tem da adolescente, de uma cmera de segurana, a mostra indo na direo do parque [onde trabalham os presos]. Mas no h sequer provas de que ela esteve l", disse. O advogado, que disse estar trabalhando no caso gratuitamente, ir pedir o relaxamento da priso dos suspeitos. O UOL apurou que a OAB teve dificuldades para conversar com os presos. Inicialmente impedido de entrar na Casa de Custdia, o grupo s teve acesso aos suspeitos da morte de Tayn aps interferncia do presidente da OAB-PR, Juliano

1 de 2

02/08/2013 20:40

Homens que confessaram morte de adolescente no PR foram torturados,...

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/07/10/homen...

Breda, que telefonou secretria estadual da Justia, Maria Tereza Uille Gomes. Em nota, a Secretaria Estadual da Segurana Pblica informou que, "por determinao do secretrio Cid Vasques, a corregedoria-geral da Polcia Civil imediatamente designou um delegado para apurar possveis violncias que tenham sido cometidas por policiais contra os quatro homens apontados como suspeitos de envolvimento na morte da menina Tayn Adriane da Silva, 14 anos". "Desta forma, ser aberto um procedimento administrativo dentro da Corregedoria que, a princpio, tem durao de 30 dias, podendo ter o prazo prorrogado. Caso haja comprovao de irregularidades durante a apurao do caso, os policiais podem responder administrativa e criminalmente, inclusive com a perda do cargo. O delegado Guilherme Rangel foi designado para assumir as investigaes do caso Tayn. O caso tambm ser acompanhado pelo assessor civil da Sesp, Rafael Vianna", informou a nota. Tambm em nota, o MPE (Ministrio Pblico Estadual) informou que "denncias veiculadas sobre ocorrncia de tortura dos suspeitos sero investigadas em procedimento independente" ao inqurito sobre a morte de Tayn. O caso Srgio Amorim da Silva Filho, 22, Paulo Henrique Camargo Cunha, 25, Adriano Batista, 23, e Ezequiel Batista, 22, foram presos poucos dias aps o desaparecimento de Tayn. Foram apresentados imprensa aps terem confessado o crime, segundo a polcia apenas Ezequiel negou a autoria, mas teria admitido ter testemunhado o estupro e o assassinato da garota. Segundo o advogado, Adriano est internado com peritonite e perfurao intestinal, decorrente de empalamento em sesso de tortura. Srgio Amorim tem suspeita diagnstica de osteomielite no pulso, tambm decorrente de tortura. Nesta tera (9), porm, a Secretaria da Segurana Pblica informou que o smen encontrado nas roupas ntimas de Tayn no de nenhum dos quatro suspeitos presos. (http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/07/09/semenem-roupas-de-garota-morta-no-pr-nao-e-de-suspeitos-que-teriam-confessadocrime.htm) Na semana passada, uma perita da Polcia Civil dissera que no havia sinais de estupro, pela maneira como a garota estava vestida. Na tera, ao chegar para uma reunio sobre o caso, Jussara Joeckel reafirmou que "no h marcas de estupro ou abuso, nem fissuras" nos rgos genitais da garota. Apesar disso, o delegado-chefe da Diviso Metropolitana da Polcia Civil, Agenor Salgado, disse que os suspeitos permanecero presos. " lgico [que no sero soltos]", falou, apesar de admitir que pode ter havido erro nas investigaes. "Qualquer pessoa passvel de erro. Mas os delegados [Fabio Amaro, responsvel pela investigao, e Silvan Pereira, que prendeu os suspeitos e afirmou que eles confessaram o crime] esto convictos do trabalho que fizeram", disse.

1996-2013 UOL - O melhor contedo. Todos os direitos reservados. Hospedagem: UOL Host

2 de 2

02/08/2013 20:40

Anda mungkin juga menyukai