Anda di halaman 1dari 3

Exerccios: 1) De que forma as mudanas sociais esto alterando o ramo da Cincia dos Materiais? Explique sua resposta.

Com o passar dos anos a Cincia dos Materiais, assim como outras cincias tambm evoluiu muito e com certeza essa evoluo tende a aumentar. A cada minuto so desenvolvidas novas tcnicas para melhoria dos materiais j existentes, ou ento a adequao do mesmo dependendo de onde ele for ser usado, a criao de novos materiais para que tambm possam atender as necessidades da nossa sociedade como um todo. O uso dos materiais sempre esteve presente na humanidade, as civilizaes antigas s tinham acesso a materiais naturais como, por exemplo, pedras, madeiras, ossos entre outros. Com o passar dos anos foram sendo descobertos novos materiais e graas a essas descobertas que conseguimos evoluir e hoje podemos ter equipamentos modernos, tais como computador, aeronave, telefones e etc. E graas a eles (materiais) que a cada dia as tecnologias j existentes so aprimoradas e novas tecnologias vo sendo criadas visando sempre atender as expectativas e necessidades da humanidade, nos proporcionado uma melhor qualidade de vida. Hoje podemos viajar pelo mundo atravs do computador (internet), podemos voar graas ao desenvolvimento do avio. A sociedade exige sempre a melhora das tecnologias j existentes e a criao de novas, e para isso preciso o estudo, criao e melhorias dos materiais que vo ser usados. 2) Quais os objetivos de se desenvolver materiais compsitos? Explique sua resposta. Materiais compsitos so aqueles que tm pelo menos dois componentes ou duas fases como propriedades fsicas e qumicas distintas. Como muitas aplicaes pedem materiais com combinaes que no so comuns propriedades que no conseguiramos com outros materiais, usa-se a modificao de algum material j existente, a combinao de dois ou mais materiais gera um material compsito com propriedades caractersticas a sua aplicao, ou seja, modifica-se ao invs de desenvolver um novo que talvez venha a no atender as necessidades. Exemplos: Colete a prova de bala (kevlar); Bicicletas (carbono)

3) Qual a caracterstica dos materiais isolantes e quais critrios adotados na escolha do mais adequado a determinada aplicao? Explique sua resposta. Caractersticas: - Poucos eltrons livres e resistem ao fluxo dos mesmos; -Oposio a passagem de corrente eltrica (alta resistncia eltrica); - Rigidez dieltrica. Critrios: - A melhor capacidade de Isolao; - O meio (local) onde ele vai ser usado; - Custo do Material. 4) Qual a principal caracterstica das ligaes metlicas e o que diferencia a capacidade de conduo eltrica entre diferentes materiais condutores? Explique sua resposta. Sua principal caracterstica que so bons condutores. A condutibilidade eltrica determina a capacidade de conduo eltrica entre os diferentes materiais condutores. 5) Explique o efeito termoeltrico e qual caracterstica desejvel em um material que possibilita que o mesmo seja utilizado para a produo de transdutores de temperatura?

Termopares vm de uma propriedade fsica dos condutores metlicos que so submetidos a um gradiente trmico em suas extremidades, onde o mais aquecido faz que os eltrons dessa regio fiquem com energia cintica maior e fiquem no lado mais frio, isso gera uma tenso (diferena de potencial) entre as extremidades, essa diferena de alguns milivolts (1x10-3).
Existe apenas quando ocorre diferena de temperatura entre as duas junes, caso contrrio mesmo que as duas junes sejam aquecidas no ocorrer termoeletricidade. Varia tenso/resistncia ao longo do tempo deve ter uma linearidade em determinada faixa de trabalho e ser um transdutor de grandeza de temperatura. 6) Cite aplicaes comerciais dos supercondutores e explique os principais problemas que ainda limitam o seu uso em aplicaes comuns? Aplicaes - Fios supercondutores utilizados em computadores, permitindo que os chips sejam cada vez menores e mais rpidos no processamento de dados; - Em ms como os utilizados nos trens de alta velocidade, conhecidos como trens magneticamente levitados; - Em magnetos, que compem os aceleradores de partculas; - Na Medicina, tcnica de imagem por ressonncia magntica, a qual permite a obteno de imagens dos tecidos moles com resoluo bastante superior dos tradicionais raios X. Problemas O alto custo e ambientes especiais para a tecnologia, pois a caracterstica dos materiais encontrados at hoje na natureza terem supercondutividade a temperaturas baixssimas, limita as aplicaes.

7) Qual a diferena entre a estrutura atmica/molecular dos cristais e materiais amorfos? Os cristais possuem um padro tridimensional bem definido, geometria especfica

Exemplos: Diamante e grafite Os Amorfos no possuem geometria especfica, ordem estrutural num estado normal, mas somente em dimenses atmicas, com poucas unidades atmicas. Tambm so chamados de no cristalino.

Exemplos: Vidros, embalagens plsticas entre outros. 8) Quais as razes para a exploso no consumo do ferro? Exploso se d ao seu custo (baixo), dureza, se encontra em abundncia no universo. Por exemplo, ele muito usado na construo civil que cada dia aumenta mais principalmente aqui no estado do Esprito Santo

9) Alguns materiais aplicados na indstria so encontrados diretamente na natureza ou podem ser produzidos sintetizados em laboratrio. Explique quais as vantagens de se utilizar os materiais sintetizados em laboratrio. Aperfeioar as propriedades do material, adequar aplicao e o custo menos. 10) Com base nos dados apresentados abaixo, calcule a resistncia eltrica terica de um condutor produzido de liga de cobre + cdmio recozido (Cu + Cd), com as seguintes especificaes: Comprimento: 1000 metros Seo: 25 mm R= *l/A cu = 1,7241cm/cm cu + cd = 1,810 cm/cm R= 1,810 cm/cm * 100000 cm / 0,25 cm = 0,724 .

Anda mungkin juga menyukai