Anda di halaman 1dari 5

CHOQUE ELTRICO E O CORPO HUMANO

Ao contrrio do que muitos pensam, os problemas que um aterramento deficiente pode causar no se limitam apenas aos aspectos de segurana. bem verdade que os principais efeitos de uma mquina mal aterrada so choques eltricos ao operador, e resposta lenta (ou ausente) dos sistemas de proteo (fusveis, disjuntores, etc...). Mas outros problemas operacionais podem ter origem no aterramento deficiente.

Prof. FABRICIO VICENZI

Segue uma pequena lista do que j observamos. Caso algum se identifique com algum desses problemas, e ainda no checou seu aterramento: Excesso de EMI gerado (interferncias eletromagnticas). - Aquecimento anormal das etapas de potncia (inversores, conversores, etc...) e motorizao; - Em caso de computadores pessoais, funcionamento irregular com constantes travamentos; - Queima de placas eletrnicas sem razo aparente, mesmo sendo elas novas e confiveis; - Para equipamentos com monitores de vdeo, interferncia na imagem e ondulaes podem ocorrer.

Choque eltrico: Definio: uma perturbao de natureza e efeitos diversos que se manifesta no corpo humano, quando por ele circula uma CORRENTE ELTRICA. Por que isso acontece? O corpo humano ou se comporta como um CONDUTOR ELTRICO, que possui, inclusive, uma RESISTNCIA.

Choque eltrico: Efeitos: O choque eltrico pode ocasionar contraes violentas dos msculos, a fibrilao ventricular do corao, leses trmicas e no trmicas podendo levar a bito, como efeito indireto temos as quedas e batidas, etc.

Choque eltrico: Quais o tipos de choque ? O que o choque faz com o seu corpo ? Fatores que determinam a gravidade do choque ?

Choque eltrico: Fatores determinantes da gravidade Percurso da corrente eltrica; Intensidade da corrente; Caractersticas da corrente eltrica; Tempo de exposio a passagem da corrente; Resistncia eltrica do corpo humano.

Choque eltrico: Combinao dos seguintes fatores de causas laborais: Falta de CONHECIMENTO; Falha de TREINAMENTO; Falha de SUPERVISO; PRTICAS inadequadas de trabalho; Instalao e MANUTENO precrias; AMBIENTE DE TRABALHO cheio de riscos.

Choque eltrico: Caractersticas da corrente eltrica. A intensidade da corrente um fator determinante na gravidade da leso por choque eltrico; no entanto, observa-se que, para a Corrente Contnua (CC), as intensidades da corrente devero ser mais elevadas para ocasionar as sensaes do choque eltrico, a fibrilao ventricular e a morte.

Choque eltrico: Caractersticas da corrente eltrica. As correntes alternadas de freqncia entre 20 e 100 Hertz so as que oferecem maior risco. Especificamente as de 60 Hertz, usadas nos sistemas de fornecimento de energia eltrica, so especialmente perigosas, uma vez que elas se situam prximas freqncia na qual a possibilidade de ocorrncia da fibrilao ventricular maior.

Choque eltrico: Tipos de Choques Eltricos Macrochoque - o choque eltrico devido aos contatos estabelecidos externamente no corpo, estando a pele intacta; pode atingir tanto o paciente quanto o profissional. Microchoque - provocado dentro do organismo, proveniente de procedimento invasivo, aplicado no corao ou prximo a ele, atravs de catteres ou eletrodos. Neste caso, a corrente eltrica necessria para produzir a fibrilao ventricular de intensidade baixa, em torno de 100 mA.

Choque eltrico: O choque e o seu corpo Leses trmicas Queimadura de 1, 2 e 3graus nos msculos e pele; Aquecimento e dilatao dos vasos sangneos; Aquecimento/carbonizao de ossos e cartilagens; Queima de terminaes nervosas e sensoriais; Leses no trmicas Danos celulares; Espasmos musculares; Contrao descoordenada do corao ( fibrilao ); Parada respiratria e cardaca; Ferimentos resultantes de quedas e perda equilbrio.

Choque eltrico: Queimaduras A passagem de corrente eltrica atravs de um condutor cria o chamado EFEITO JOULE, ou seja, uma certa quantidade de energia eltrica transformada em calor. Em relao s queimaduras por efeito trmico, aquelas causadas pela eletricidade so geralmente menos dolorosas, pois a passagem da corrente poder destruir as terminaes nervosas. No significa, porm que sejam menos perigosas, pois elas tendem a progredir em profundidade, mesmo depois de desfeito o contato eltrico ou a descarga.

Choque eltrico: Queimaduras por contato Quando se toca uma superfcie condutora energizada, as queimaduras podem ser locais e profundas atingindo at a parte ssea, ou por outro lado muito pequenas, deixando apenas uma pequena mancha branca na pele.

Choque eltrico: A morte por asfixia ocorrer, se a intensidade da corrente eltrica for de valor elevado, normalmente acima de 30 mA e circular, pelo diafragma, por um perodo de tempo relativamente pequeno, normalmente por alguns minutos. A asfixia advm do fato do diafragma da respirao se contrair tetanicamente, cessando assim, a respirao. Se no for aplicada a respirao artificial dentro de um intervalo de tempo inferior a trs minutos, ocorrer srias leses cerebrais e possvel morte.

Choque eltrico: Eletrlise no Sangue Ao ser submetido a um choque eltrico em corrente contnua, os sais minerais presentes no sangue se aglutinam, podendo provocar a mudana de concentrao de alguns sais, como o on potssio (K+) responsvel pelo funcionamento do nodo sinoatrial, ou formar cogulos, resultando na reduo da circulao sangnea.

Pricipais riscos el eltricos: Acima de um valor de 0,9 ma de corrente produz-se violenta contrao muscular, o que pode projetar o acidentado longe ou deix-lo preso ao condutor. H de se levar em considerao que acima deste valor (0,9 ma), a impossibilidade de se soltar pode ocasionar a contratura dos msculos respiratrios e conseqente asfixia em poucos minutos. Mquinas equipamentos e ferramentas que estejam com sua carcaas energizadas, devido a falta de isolamento interno de sua fiao, podero causar choques eltricos quando no aterradas eletricamente e quando a mo do operador estiver mida ou ele estiver sobre um piso mido sem calados apropriados.

80 ma - REGIO DO CORAO - MORTE POR FIBRILAO VENTRICULAR. Classificao de koeppen. Cat- I : intensidades inferiores a 25 mA : Aparecem as contraes musculares e a presso sangunea aumenta, porm no ocorre nenhuma influncia sobre os batimentos cardacos.

Cat-II Intensidades compreendidas entre 25 mA e 80 mA . Ocasionam perturbaes do ritmo cardaco e parada temporria do corao, da respirao e modificaes no ritmo respiratrio

Cat- III intensidades compreendidas entre 80 ma a 3 A. Susceptvel de causar fibrilao ventricular se o trajeto da corrente compromete o corao e se o tempo suficiente. Cat- IV . intensidades superiores a 3 A . No ocorre fibrilao ventricular, porm ocorrem perturbaes no ritmo cardaco e ainda h a possibilidade de paralisao cardiorrespiratria.

Causas determinantes operacionais praticamente impossvel ocorrer fibrilao ventricular com choques de 0,2 seg., ou menos. Com 1 seg., ela aparece imediatamente. Portanto, quanto mais pudermos reduzir o tempo de contato, menores sero os efeitos do choque eltrico sobre o corpo humano. Falha na isolao eltrica Os condutores quer sejam empregados isoladamente, como nas instalaes eltricas, quer como partes de equipamentos, so usualmente recobertos por uma pelcula isolante. No entanto, a deteriorao por agentes agressivos, o envelhecimento natural ou forado ou mesmo o uso inadequado do equipamento podem comprometer a eficcia da pelcula, como isolante eltrico.

Calor e Temperaturas Elevadas A circulao da corrente em um condutor sempre gera calor e, por conseguinte, aumento da temperatura do mesmo. Este aumento pode causar a ruptura de alguns polmeros, de que so feitos alguns materiais isolantes, dos condutores eltricos. Umidade Alguns materiais isolantes que revestem condutores absorvem umidade, como o caso do nylon. Isto faz com que a resistncia isolante do material diminua.

Oxidao Esta pode ser atribuda presena de oxignio, oznio ou outros oxidantes na atmosfera. O oznio torna-se um problema especial em ambientes fechados, nos quais operem motores, geradores. Estes produzem em seu funcionamento arcos eltricos, que por sua vez geram o oznio. O oznio o oxignio em sua forma mais instvel e reativa;

Radiao As radiaes ultravioleta tm a capacidade de degradar as propriedades do isolamento, especialmente de polmeros. Os processos fotoqumicos iniciados pela radiao solar provocam a ruptura de polmeros, tais como, o cloreto de vinila, a borracha sinttica e natural;

Produtos Qumicos Os materiais normalmente utilizados como isolantes eltricos degradam-se na presena de substncias como cidos, lubrificantes e sais. Desgaste Mecnico As grandes causas de danos mecnicos ao isolamento eltrico so a abraso, o corte, a flexo e toro do recobrimento dos condutores

Fatores Biolgicos

Roedores e insetos podem comer os materiais orgnicos de que so constitudos os isolamentos eltricos, comprometendo a isolao dos condutores. Outra forma de degradao das caractersticas do isolamento eltrico a presena de fungos, que se desenvolvem na presena da umidade.

Anda mungkin juga menyukai