Anda di halaman 1dari 8

CHINA E EUA - DISCPULOS ATIVOS DE SUN TZU Hudson Catanzaro Guimares Ten Cel Com QEMA

majguima06@yahoo.com.br

Entre todos os livros sobre a arte da guerra, nenhum excede o de Sun Tzu. Entre todos os captulos de "A Arte da Guerra" de Sun Tzu, nenhum excede "Fraqueza e Fora". Se voc conhece os pontos fortes e os pontos fracos do inimigo, voc 1 jamais falhar ao empregar suas tropas.

Estados Unidos e China vm protagonizando uma disputa pela proeminncia mundial em diversas reas. Em alguns setores a disputa velada, como nos domnios ciberntico e aeroespacial. Em outros, como no campo esportivo, o embate bastante claro e acirrado, como se viu nos ltimos Jogos Olmpicos magnificamente organizados em Beijing. Uma das naes, com o objetivo de manter uma hegemonia mundial de quase um sculo; a outra, com o intuito de obter essa mesma hegemonia. Malgrado o aspecto at agora no belicoso da disputa, em nenhuma rea o confronto to perigoso e incerto para o restante do mundo como o que ocorre nos setores de Defesa e Relaes Internacionais. Ao longo das ltimas dcadas, ambos contendores deram mostras de seu planejamento estratgico e de seu potencial de mobilizao de foras, tanto internas a ambos pases, quanto externas, nos diversos fruns internacionais. Embora antagnicas em quase todos os setores, do domnio espacial prevalncia cultural, de aspectos ambientais caracterizao de direitos humanos, as duas potncias parecem revelar algo em comum em sua disputa. O planejamento geopoltico de ambos tem materializado a aplicao de ensinamentos do mestre Sun Tzu, contidos em sua milenar obra "A Arte da Guerra". Mapeando a Histria Janeiro de 1949. Aps trs grandes campanhas militares, iniciadas em setembro do ano anterior, contra tropas do Kuomintang apoiadas pelos EUA, as foras comunistas lideradas por Mao Tse Tung lograram aniquilar 144 Divises de Exrcito inimigas, perfazendo um total de 1,54 milhes de soldados colocados fora de combate. Aquele momento marcava o incio da derrocada das foras governistas, que culminaria com sua retirada final para Taiwan no mesmo ano. Em uma dessas trs jornadas, a campanha na regio de Huaihai, hoje Provncia de Jiangsu, no Leste da China, o exrcito de Mao, contando com o efetivo de 600.000 homens, derrotou as tropas do Kuomintang cujo efetivo alcanava 800.000 militares, apoiados por extenso equipamento e armamento norte-americano. Tal feito foi considerado um milagre militar por Stalin, quela poca lder da Revoluo Comunista na ento Unio Sovitica. O segredo da vitria maoista estava em envolver repentinamente as tropas inimigas por partes, atacando e exfiltrando por diversas direes, em uma forma de manobra estratgica hoje genericamente conhecida como Linhas Exteriores. Contudo, tal ardil j havia sido codificado por Sun alguns milnios atrs:
A guerra baseada no logro. Manobre quando vantajoso e 1 Dilogos do Imperador Li da Dinastia Tang. Apud NACC CPLA, 2011, slide 132. An Introduction to the Art of War by Su Tzu. Palestra ministrada no NACC, Nanjing, 2011.

crie oportunidades dissipando e concentrando suas foras. Seja rpido como o vento. Quando se esconder, seja insondvel como aquilo que est por detrs das nuvens. Quando se mover, caia sobre o inimigo como um trovo. (NACC, 2008, p. 47)

Aps o surgimento da Nova China2, o apoio norte-americano ao Kuomintang durante a Guerra de Libertao passou a ser considerado, pelo vitorioso Partido Comunista, como o primeiro grande foco de ressentimento entre os dois pases. A vitria na Guerra de Libertao considerada pelos historiadores chineses como a vitria da estratgia contra o puro e simples emprego de tecnologia, em uma sarcstica aluso ao fracassado apoio prestado pelos EUA.
Ataque o inimigo onde ele est despreparado e aparea onde no se esperado. Essas so as chaves da vitria para um estrategista. (NACC, 2008, p. 17)

Ironia do destino, os ensinamentos de Sun Tzu tambm eram muito bem conhecidos pelos adversrios da China. Vendo malogrado seu apoio econmico e militar ao Kuomintang, os EUA passaram ento a proteger os agora dissidentes chineses em Taiwan, por meio de um bloqueio aeronaval, evitando que a China invadisse a ilha em 1950. Desse modo, os EUA logram manter vivos ideais democrticos em parcela expressiva da populao chinesa esclarecida, ao mesmo tempo mantendo o pas e o povo chins divididos, impedindo que o pas se unifique e se fortalea.
Se um pas est unido, fomente separaes. (NACC, 2008, p. 17)

Esse procedimento parece ser apangio de naes de origem anglo-sax, pois assim procedeu a Gr-bretanha na demarcao das fronteiras africanas, quando da descolonizao de sua rea de influncia naquele continente, em que tribos foram divididas, a fim de que os recursos minerais da rea tambm ficassem repartidos entre os novos pases. Manter a ilha de Taiwan separada politicamente do continente tambm, claro, garante o local para o estabelecimento de uma possvel base de operaes, em caso de conflito envolvendo os EUA ou seus aliados naquela regio. Por serem considerados pelos chineses os principais responsveis pela no soluo da questo, os EUA indicam que entenderam e aplicaram bem o ensinamento de Sun acima citado. A cada nova tentativa de aproximao entre Taiwan e os chineses continentais, os EUA se fazem presentes de forma um tanto ambgua, ora estimulando conversaes de paz na regio, ora vendendo armas a Taiwan, a fim de tentar equilibrar o poderio militar na rea. Os chineses continentais, por seu turno, tratam a questo com muita ponderao e sabedoria, em razo de seu ainda inferior poder militar. Tambm por meio da estratgia trabalharam os EUA em sua vitria contra a extinta Unio Sovitica no perodo que ficou conhecido como Guerra Fria. A vitria foi obtida sem combates diretos. Inicialmente, ao lanar seu programa intitulado "Iniciativa de Defesa Estratgica", vulgarmente conhecido como "Guerra nas Estrelas", os lderes norteamericanos induziram a Unio Sovitica a tambm incrementar seus gastos no setor aeroespacial, acelerando sua derrocada econmica. O programa, lanado oficialmente em 1983, visava evitar um ataque nuclear ao territrio norte-americano, por meio de um
2 O que a histria ocidental denomina Revoluo Comunista de 1949, os chineses chamam de Guerra de Libertao da China. Os comunistas, vitoriosos contra os governistas do Kuomintang, proclamaram ao mundo a fundao da "Nova China".

escudo de defesa antimsseis balsticos, composto por radares, satlites artificiais e msseis de interceptao. Paralelamente, os EUA financiavam e armavam as insurgentes tribos afegs que lutavam contra o governo marxista-leninista instalado naquele pas, induzindo a ento URSS a invadir o territrio no perodo de 1979-89, a fim de mant-lo em sua esfera de influncia. Essa sangrenta e igualmente custosa interveno militar sovitica no Afeganisto tambm concorreu para o colapso econmico e, posteriormente, poltico de Moscou. Em um terceiro ato da Guerra Fria entre URSS e EUA, em 1972, o presidente Nixon visita a China e, a despeito do ainda latente conflito envolvendo a soberania de Taiwan, inicia os contatos polticos que levariam ao restabelecimento das relaes diplomticas com o pas de Mao, em 1979. Essa aproximao com a China visava principalmente isolar e enfraquecer politicamente a URSS, privando-a de um aliado socialista importante. A vitria norte-americana na Guerra Fria pode ser considerada o maior exemplo da aplicao do axioma "vitria completa", no escopo das estratgias de Sun Tzu, na histria militar contempornea.
Obter cem vitrias em cem batalhas no o apogeu da arte. Subjugar o inimigo sem lutar a suprema excelncia () a vitria completa. (NACC, 2008, p. 24)

11 de setembro de 2001. Novamente os escritos de Sun encontraram guarida, desta feita em agncias terroristas islmicas. E novamente um bom aluno, no caso os EUA, foi vtima de ensinamentos milenares por ele mesmo j outrora assimilados. A Al Qaeda atacou o que os norte-americanos sempre mais prezaram: a sensao de segurana dentro de suas fronteiras. Atacaram seu territrio e o seu orgulho. Curioso observar que a Al Qaeda considerada por muitos acadmicos como originria das mesmas tribos afegs que foram apoiadas pelos EUA quando do conflito sovitico no Afeganisto. Assim, os norte-americanos estariam combatendo agora foras por eles mesmos instrudas e equipadas. Como os EUA nunca haviam sido antes atacados, nessas propores, em seu territrio continental, a Al Qaeda atingiu os norte-americanos onde era menos esperada. Assim, a ideia transmitida pelos terroristas aos EUA a de que, a partir de ento, no estaro seguros em local algum do mundo, porque at sua segurana interna foi falha.
O inimigo no pode saber onde ser atacado. Se ele no souber onde ser atacado, ter que se defender em todas as direes. Ento, aqueles que terei de combater, no local que eu escolher para atacar, sero poucos. () Quando o inimigo envia tropas a todas as direes, ser fraco em todas elas. (NACC, 2008, p. 40)

Aps 11 de setembro, os EUA entenderam que suas doutrinas militares pragmticas no eram aplicveis ao combate contra o terrorismo e novamente se aproximaram dos ensinamentos de Sun. As operaes levadas a efeito no Afeganisto a partir de 2001, sob nova roupagem, privilegiaram o combate em pequenas fraes, o emprego extensivo de tropas especiais e intenso trabalho de Inteligncia. O resultado desse processo de adaptao ao adversrio foi conhecido dez anos depois, quando o lder terrorista e mentor dos ataques de 11 de setembro, Bin Laden, foi morto no Paquisto.
Assim como a gua estabelece seu curso de acordo com o terreno, um exrcito constri sua vitria conforme a situao do inimigo. E assim como a gua no tem uma forma constante, as tticas em combate tambm no devem ser constantes. Assim, aquele apto a obter a vitria modificando

suas tticas conforme o inimigo se apresenta, demonstra ser possuidor de qualidades divinas. (NACC, 2008, p. 41 e 42)

Entretanto, parece haver muito ainda a ser assimilado pelos EUA. Em algumas campanhas militares, como no Vietn (1964-1975), e mais recentemente na Invaso do Afeganisto (2001-......) e Guerra do Iraque (2003-...), os militares norte-americanos acabaram por se tornar alvos mais fceis aps os combates principais, pois passaram a no mais conseguir identificar claramente o inimigo, que esperava o melhor momento para atacar. Alm disso, o fator moral passou a minar sua capacidade combativa, em razo da lentido em se obter os resultados poltico-militares esperados. Como nos ensina Sun:
No incio de uma campanha militar, o esprito dos soldados est afiado; aps um certo perodo de tempo, seu moral comea a decair; nos estgios finais de uma campanha, seus pensamentos esto voltados para suas famlias. Dessa forma, aqueles experimentados na guerra evitam o inimigo com o esprito afiado e atacam-no quando est lento e seus soldados saudosos de seus lares. (NACC, 2008, p. 48)

Mesmo ajustando seu modus operandi e sendo mais fortes militarmente, os EUA no conseguiram encerrar rapidamente as aes no Afeganisto e no Iraque; no lograram atingir seus objetivos polticos ou militares em curto prazo. Conforme o ensinamento de Sun, a guerra prolongada no sbia.
Enquanto j se escutou em pressa estpida para se iniciar uma guerra, ainda no se viu uma sbia operao militar que tenha sido prolongada demais. No existem registros de um pas que se tenha beneficiado de uma guerra prolongada.(NACC, 2008, p. 20)

Xadrez Geopoltico na ONU Os chineses, por sua vez, tm exercido com diligncia seu papel antagnico nas Naes Unidas e tm criticado severamente a invaso do Iraque e do Afeganisto pelos EUA. E, mais recentemente, a incapacidade da OTAN em encontrar um desfecho mais clere para a crise na Lbia. O objetivo explorar um dos pontos fracos dos EUA, que a resistncia natural de grande parte da comunidade internacional, particularmente rabe/muulmana, s suas campanhas militares, particularmente no Iraque, onde as to propaladas armas de destruio em massa, motivao oficial do conflito, nunca foram encontradas. O objetivo buscar um isolamento politico dos norte-americanos. Logicamente, esses ataques diplomticos levam o verniz das doutrinas de Sun.
O que de suprema importncia em uma guerra atacar a estratgia do inimigo. Em seguida, o mais importante romper suas alianas por meio da diplomacia. Por fim, atacar suas foras militares. (NACC, 2008, p. 24) Grifo meu.

O antagonismo chins s operaes militares ocidentais, como as j citadas, tem razes histricas. A comear pelo Tratado de Nanjing (Nanquim), assinado com a Inglaterra em 1842, que decretou a derrota na 1 a Guerra do pio, a China foi forada a assinar mais de 100 tratados desiguais, com diferentes pases (a maioria ocidentais), ao longo de um sculo de derrotas e frustraes. Os sofrimentos e humilhaes chinesas somente tiveram fim com a ascenso de Mao Tse Tung ao poder. No dia de sua vitria final sobre as foras do Kuomintang, declarou ele solenemente ao mundo, em 1 de

outubro de 1949: "o povo chins se ergue a partir de hoje". Desde ento, a China tem escrito seu relacionamento poltico, diplomtico e militar com o restante do mundo em bases mais equilibradas, haja vista o resultado territorialmente igual da Guerra da Coreia, travada em 1950 contra as tropas norteamericanas e sul-coreanas. A China, em um futuro muito prximo, mais forte econmica e militarmente, no aceitar mais negociaes desiguais ou injustas, principalmente com rivais histricos, como os EUA e o Japo, esse ltimo pas responsvel por duas invases territoriais e uma ocupao que durou 8 anos, iniciada em 1937 e somente encerrada com a rendio incondicional japonesa, aps as bombas atmicas lanadas em Hiroshima e Nagasaki.
Evite o inimigo enquanto ele estiver forte. (.) Defenda-se enquanto no puder derrotar o inimigo. Um oponente deve se defender quando seu poder insuficiente; deve atacar somente quando seu poder abundante. () Assim, um exrcito vitorioso somente busca o combate aps seus planos indicarem que a vitria possvel; enquanto um exrcito destinado derrota luta na esperana de vencer sem planejamento. (NACC, 2008, p. 17, 30 e 31).

Os EUA, por sua vez, no mesmo diapaso do isolamento poltico-diplomtico de um oponente, ensinaram ao mundo uma lio importante. Por ocasio da invaso do Iraque, em 2003, as tropas estadunidenses rapidamente ocuparam dois aeroportos no Oeste do Iraque, a fim de evitar que Saddam Hussein atacasse Israel com msseis lanados a partir daquela regio. Uma vez atacado, Israel poderia revidar, levando mais pases rabes a tomar parte no conflito, em razo de antagonismos histricos com Tel Aviv. Foi um grande exemplo histrico de como uma simples operao militar pode concorrer sobremaneira para que fosse atingido o relevante objetivo de isolamento poltico-estratgico do adversrio. De igual modo, os EUA tambm tentam enfraquecer as posies chinesas na ONU. H dois assuntos prediletos. O primeiro, e mais lucrativo politicamente, a notria crtica ao desrespeito aos direitos humanos na China. Dissidentes chineses tm recepo garantida em Washington e o espao que desejarem na mdia ocidental. No aspecto direitos humanos, ganha realce a insuficincia de direitos trabalhistas, principal responsvel pelo baixo custo da produo industrial chinesa. Se trabalhadores chineses comearem a perceber os mesmos direitos outorgados pela legislao trabalhista ocidental, o novo preo dos manufaturados chineses certamente trar reflexos negativos balana comercial do pas. O segundo e menos palatvel foco de crticas a agresso que o acelerado crescimento chins tem imposto ao meio ambiente. Menos palatvel porque os prprios norte-americanos no assinaram o Protocolo de Kioto e, por isso, no possuem o respaldo moral necessrio crtica. Entretanto, tm sido sugeridos China investimentos mais robustos na rea de proteo ambiental, o que reduziria seu atual ritmo de crescimento econmico. Esses ataques diplomticos juntos tambm influenciam negativamente o reconhecimento internacional da China como economia de mercado, o que impulsionaria ainda mais o j acelerado crescimento econmico chins. Enfoques Diferentes para a Inteligncia EUA e China tambm travam uma interessante disputa na rea de Inteligncia. O processo chins de tomada de deciso privilegia o cientificismo, influenciado por Sun Tzu, que prega no haver incerteza no campo de batalha para foras bem preparadas e bem instrudas:

Conhea o inimigo e conhea a si mesmo; em 100 batalhas nunca ser derrotado. Quando voc for ignorante em relao ao inimigo, mas conhecer a si prprio, suas chances de vencer ou ser derrotado sero iguais. Se ignorante em relao ao inimigo e a si prprio, certamente ser derrotado em todas as batalhas. (NACC, 2008, p. 26-27)

A palavra "conhecer" tem 79 ocorrncias no livro "A Arte da Guerra". Embora ainda no dominem no "estado da arte" a infraestrutura desenvolvida por norte-americanos e europeus para a aquisio de informaes, como satlites, equipamentos de guerra eletrnica e guerra ciberntica, espionagem industrial, etc, os chineses, profundamente influenciados pela filosofia de Sun, acreditem piamente ser possvel saber tudo e saber antes.
(...) a razo pela qual um soberano brilhante e um general sbio conquistam um adversrio enquanto ele manobra, e por isso suas realizaes superam os feitos das pessoas comuns, seu conhecimento prvio da situao do inimigo. (NACC, 2008, p. 77)

Tal linha de pensamento est tambm relacionada a povos no cristos, e impregnados da ideologia comunista tradicional, adeptos do materialismo dialtico, para quem a existncia formada apenas por aspectos visveis, ou seja, s real aquilo que pode ser tocado e sentido, negando a existncia sobrenatural divina. Assim, menor nfase aplicada intuio e flexibilidade de raciocnio na tomada de deciso, embora no sejam qualidades ignoradas. Essa reflexo tambm explica o menor valor relativo dado pelo atual sistema de ensino chins s ideias construtivistas. Para os acadmicos militares chineses, ao militaraluno devem ser apresentadas "todas" as situaes passveis de ocorrncia em cada universo apresentado, resistindo formao do dissente baseada na construo de competncias e habilidades, que viabilizaro ao aluno oferecer respostas adequadas a situaes imprevistas. Os chineses enfatizam, assim, sua discordncia em relao a Clausewitz, um dos maiores pensadores militares ocidentais, para quem "a guerra repleta de incertezas: trs quartos dos aspectos que devem ser considerados no planejamento para uma guerra esto, em diferentes graus, mais ou menos encobertos por nuvens de grande incerteza" (Clausewitz, Livro 1, Cap 3). Aqui reside uma anttese interessante. Os pases ocidentais mais desenvolvidos, capitaneados pelos EUA, embora detenham sistemas de comando, controle, comunicaes, computadores, inteligncia, vigilncia e reconhecimento no estado da arte, do ingls C4ISR3, entendem, assim como Clausewitz, que haver sempre alguma incerteza no campo de batalha, uma vez que a oniscincia, para povos cristos que so, ser sempre apangio divino. Segundo Sun, a guerra um jogo de dissimulao. Conforme j citado, evitar o inimigo no momento em que ele est forte uma grande virtude. Poder militar uma questo de momento, de desgaste. No se poderoso para sempre. Assim, deve-se procurar ser forte na hora certa, aguardar o momento ideal, atacar e surpreender o inimigo. Napoleo e Hitler quando invadiram a Rssia, em pocas distintas, eram mais fortes que seus contendores eslavos. Contudo, falharam no momento decisivo. No conseguiram atrair o exrcito inimigo para um combate que lhes fosse favorvel. Foram iludidos, atrados, engodados, enfraquecidos e derrotados. O mais fraco atacou na hora certa e obteve xito. H tempos os EUA sabidamente possuem as Foras Armadas mais
3 Command, Control, Communications, Computers. Intelligence, Surveillance and Reconnaissance.

poderosas do globo. Quanto China......qual a real situao militar da China?


Todo combate baseado no logro. Assim, quando capaz de atacar, finja incapacidade; quando estiver manobrando suas tropas, finja inatividade. Quando perto do inimigo, faa parecer que suas tropas esto bem longe. (.) mrito de um general ser sereno e inescrutvel. Ele muda seus mtodos e altera seus planos (.) de modo a tornar impossvel para outros antecipar seus propsitos. (NACC, 2008, p. 17 e 69)

Por fim, um dos fatores que concorrem para a certeza da vitria em uma guerra o governo convencer o povo de que a causa justa. Dessa forma, as necessrias sinergias internas sero criadas, multiplicando o poder de combate da nao. um tipo de Operao Psicolgica voltada para o pblico interno do prprio pas. A China busca esse objetivo de forma permanente ao explicar ao povo as razes da interferncia dos EUA na questo de Taiwan, qualificada tempestivamente como injusta, gerando um sentimento antiamericano no povo chins, importante fator em caso de conflito. Por no terem trabalhado adequadamente o psicolgico de sua populao, foram os EUA obrigados a capitular na Guerra do Vietn. Aprendida a lio, grande parte do povo norte-americano hoje apoia as operaes de combate ao terrorismo, conduzidas internacionalmente pelas Foras Armadas norte-americanas.

Concluso Segundo a viso chinesa, largamente apregoada durante o Curso de Comando e Estado-Maior do Exrcito chins, em Nanjing, os ocidentais acreditam que a vitria na guerra ser decretada pelo poderio econmico e militar de um pas. Entendem ainda os orientais que a China venceu inimigos bem mais fortes no passado (Japo e Kuomintang), quando as condies socioeconmicas da nao eram bem mais difceis. Agora que o pas se fortalece a cada dia, no h razo para temer nenhum conflito. Durante o curso, os militares chineses diziam com orgulho que, atualmente, a diferena econmica e tecnolgica da China em relao aos EUA a mesma da existente poca da Guerra da Coreia...e naquela oportunidade o pas no foi derrotado. O princpio da guerra justa proveu as foras necessrias ao equilbrio das aes. A Guerra da Coreia foi, at agora, a nica oportunidade em que tropas chinesas e americanas mediram foras no campo de batalha e o resultado, segundo os chineses, foi um empate tcnico. Provavelmente, as milenares ideias do mestre chins do sculo V a.C. ainda seguiro alimentando as estratgias norte-americanas e, principalmente, as chinesas, neste sculo. Um futuro no muito distante dir qual nao conseguiu aplicar com mais engenho e diligncia os ensinamentos de Sun Tzu, mantendo ou obtendo a hegemonia mundial. A importncia de "A Arte da Guerra" permanece inquestionvel. Liddell Hart, poca da Guerra Fria, quando a estratgia da dissuaso nuclear estava sendo implantada, j havia clamado por uma releitura do obra, particularmente os trechos que reverenciam a sabedoria que governantes devem buscar antes de lanar a nao em uma guerra.
A arte de conduzir uma Guerra de vital importncia para um Estado; uma questo de vida ou morte; uma estrada tanto para a sobrevivncia quanto para a runa. Dessa forma, imperativo que seja estudada a fundo. (NACC, 2008, p. 15)

Uma goteira acaba atingindo seu objetivo de moldar a rocha, sem violncia. Os chineses, lentamente, seguem impondo a um mundo atnito suas vantagens comparativas, como a imensa disponibilidade de recursos humanos em crescente qualificao, aliada frrea disciplina intelectual e eficiente planejamento de longo prazo. Uma China cada vez mais poderosa certamente ir externar seus ressentimentos acumulados com EUA e Japo de formas cada vez mais ousadas. De igual modo, com o tempo, conforme a histria no nos deixa enganar, o aumento do poderio militar chins, na construo de sua defesa nacional, poder despertar reaes imprevisveis de outros centros de poder mundial, no to de acordo com os prudentes ensinamentos de Sun. esperar para ver. REFERENCES

CLAUSEWITZ, Carl Von. On War. Traduo de J.J. Graham. Londres: N. Trbner, 1873. Disponvel em: <http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&langpair=en|pt&u=http://www.clausewitz.com/readings/OnWar1873/TOC.htm>. Acesso em: 09 jul. 2011. NANJING ARMY COMMAND COLLEGE (NACC) CPLA (Chinese People's Liberation Army). An Introduction to the Art of War by Sun Tzu. Nanjing: NACC, 2008. NANJING ARMY COMMAND COLLEGE (NACC) CPLA (Chinese People's Liberation Army). An Introduction to the Art of War by Sun Tzu. Palestra ministrada no NACC, Nanjing, 2011. NANJING ARMY COMMAND COLLEGE (NACC) CPLA (Chinese People's Liberation Army). China ABC. Nanjing: NACC, 2008. NANJING ARMY COMMAND COLLEGE (NACC) CPLA (Chinese People's Liberation Army). Mao Tse-tung's Military Thinking. Nanjing: NACC, 2009.

Anda mungkin juga menyukai