Anda di halaman 1dari 3

A tal verdade:

- Apresentao de uma coletnea sobre o perodo de escravido negra no Brasil. Coletnea: Pgina feia, que ao futuro narra Dos homens de hoje a lassido, a histria Com o pranto escrita, com suor selada Dos prias misrrimos do mundo! ... Pgina feia, que eu no possa altivo Romper, pisar-te, recalcar, punir-te... PEDRO CALASANS Msica: Zumbi de Jorge Ben Jor

- A abordagem do tema: Escravido: dvida histrica que o Brasil no pagou

Maior mentiroso brasileiro aquele que diz que no v diferenas raciais na sua terra, que no existe distino no tratamento das pessoas devido cor da pele, que nega a prpria essncia de seu bero: a mistura. inevitvel esse pensamento mesquinho, que est contra todo o esforo filosfico do Homem ao encontro da tica e da verdade. Por ns mesmos, no haveria tal coisa, iria depender somente da educao dada pela famlia, se nos ensinssemos que era um equvoco fatal o preconceito entre raas, cresceramos sem tamanha sujeira, de esprito e de carne. O que nos resta a reflexo, uma reflexo mesmo que tardia, dos motivos de nossa mentalidade, do alicerce de nossa opinies, que argumentos to legtimos teramos para continuar assim, que futuro buscamos. evidente que em nosso pas, a populao negra sofre com as diferenas sociais e com a discriminao, frutos de um direcionamento histrico do qual no temos culpa, mas fazemos parte. A soluo depende de ns, ou melhor, de cada um.

- Questes para um debate 1. E a cativa desgraada Deita seu filho, calada, E pe-se triste a beij-lo, Talvez temendo que o dono No viesse, em meio do sono, De seus braos arranc-lo! O poema Escravos de Castro Alves, de 1883, revela traos da relao que os escravos mantinham com seus senhores, da ignorncia e da violncia que homens, mulheres, velhos e crianas sofriam nas senzalas e nas fazendas. A represso dos escravos era necessria? Lembrando que quem os vendiam eram os prprios africanos.

2. Um dos meios existentes hoje, justificado como "compensador da dvida histrica" o sistema de cotas raciais existentes nas universidades federais. Esse sistema positivo? Ou apenas ajuda a criar mais segregao racial e mascarar problemas fundamentais da sociedade brasileira? 3. Tendo em conta o fato de que os prprios africanos capturavam membros de outras tribos africanas e os entregavam aos europeus em troca de mercadorias, justo constatar que os prprios negros foram cmplices no processo de escravido negreira? Ou foram eles simplesmente manipulados pelos brancos, e devem portanto serem isentos de culpa? 4. A escravido negra foi uma das maiores manifestaes de deteriorao das relaes humanas existentes na histria. Ento o seguinte questionamento feito: Foi a escravido um meio necessrio para o desenvolvimento do Brasil? Seriamos hoje o que somos sem ela? 5. A cultura brasileira foi formada em grande parte por influncia da cultura africana. Sendo assim no seria necessrio uma constituio que favorecesse a essa grande parcela da populao, "a tal base da pirmide"? E a moral existente no pas, no deveria privilegiar quem realmente precisa? 6. Aps a abolio da escravatura, em 1888, a maioria dos negros ainda tinham um padro de vida precrio, uma vez que a abolio no amenizou o racismo e a segregao. Que medidas deveriam ter sido tomadas pelo governo da poca para evitar esses problemas, que persistem at hoje? tarde para reverter a situao?

- Concluso

Chegamos a uma concluso, enfim? Houve alguma mudana, algum tipo de reflexo? Isso depender de cada um, depende de voc, voc que j sabe as causas e consequncias, que sabe quem fica por cima e quem fica na pior. A inteno aqui no de dividir vtimas e culpados, pois sabemos que nem existem diante a justia. O passado, no somos capazes de mudar, por outro lado, a culpa no do povo em si, no das pessoas, de uma cultura inteira. O que interessa para ns a justia de hoje, a indignao, no a indiferena nem o comodismo, pois s realmente conhece a tal verdade, quem a sente na pele.

Trabalho feito por:

Gabriel Miranda Gregory Ribeiro Jos Augusto Pistilli Jlia Ribeiro Rafael Esposito Stephanie Santana 2A

Anda mungkin juga menyukai