Anda di halaman 1dari 3

1

Jesus superior aos anjos


Hebreus 1:4-14
Jesus Superior - "Jesus superior aos anjos" Hebreus 1:4-14 Os anjos constitui um tema muito explorado no mundo de hoje, no entanto, um assunto sobre o qual a maioria das pessoas muito ignorante. Anjos no so os pequenos querubins gorduchinhos que se v frequentemente como pequenas figuras. Os anjos so criaturas sobrenaturais criados por Deus antes da criao do mundo. Antes da criao do homem, j existiam anjos, pois quando as fundaes do mundo foram colocadas, J nos diz "as estrelas da manh cantaram juntas, e todos os filhos de Deus gritavam de alegria" (J 38:7). Anjos definitivamente no so seres humanos, especialmente humanos mortos que ganham suas asas como retratados em filmes. A carta aos Hebreus foi escrita para os crentes que esto sendo tentados a comprometer suas crenas. Se eles simplesmente concordassem que Jesus era simplesmente um anjo, ou talvez mesmo o maior dos anjos, estariam caindo em uma heresia danosa a estrutura da f crist. Nota: A Igreja Romana ensina o Culto aos anjos Os anjos devem ser invocados porque oram por ns

junto com Maria e os santos. O catecismo romano afirma: Invoquemos tambm a Nossa Senhora, os Anjos e os Santos porque, sendo caros ao Senhor e piedosos para conosco, nos auxiliam nas nossas peties com a poderosa intercesso. (...) Os Anjos e os Santos so poderosos intercessores junto de Deus, porque so seus servos fiis, ou melhor, amigos prediletos (ibid., pag. 604) - E a eles dirigido um culto: os anjos da guarda so festejados a 2 de Outubro.

Os anjos do Senhor no devem ser invocados


A sagrada Escritura diz que "o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra" (Sal. 34:7), e que por ns termos feito de Deus o nosso refgio Ele dar ordem aos seus anjos para nos guardarem em todos os nossos caminhos (cfr. Sal. 91:11). Mas em nenhum ponto ela diz que ns devemos invocar os anjos porque eles intercedem junto de Deus em nosso favor. E isto sempre pelo mesmo motivo j exposto antes; porque entre Deus e os homens s h um mediador, a saber, Jesus Cristo. Leiam Colossenses 2:18
http://portoghese.lanuovavia.org/portoghese_conf_1_ccr_07_culto_a_Maria....htm
De certa forma os argumentos para os leitores originais sobre Jesus sendo superior aos Anjos perfeitamente aplicvel ao nosso prprio tempo. Os proponentes de crenas da Nova Era no demitem Jesus como Deus; Eles simplesmente rebaixam-no ao status de um anjo, ou guia espiritual. Esses "guias espirituais" ou "avatares" so na realidade os anjos decados, ou demnios. Jesus mais do que apenas outro anjo. Nos dias atuais duas seitas, que se dizem crists, ensinam que Jesus apenas um anjo. So os Mrmons e as Testemunhas de Jeov. Eles ensinam que Jesus foi o maior anjo criado, mas nunca passando disso, apenas um anjo. Jesus mais do que apenas outro anjo. Por que importante percebermos que Jesus SUPERIOR? Porque se no nos darmos conta de que Jesus SUPERIOR que qualquer coisa que foi criada, haver sempre a iluso de que alguma coisa l fora SUPERIOR! Vamos analisar cinco razes porque Cristo superior aos anjos.

2
I. Em primeiro lugar, Jesus superior porque Ele o Filho de Deus Hebreus 1:4-5 - Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu s meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me ser por Filho? Ns recebemos os nomes de alguns dos anjos. "Miguel" que significa "Quem como Deus" um grande anjo de Deus em poder. Mas Jesus Superior a ele, Ele o Todo-Poderoso. "Gabriel", que significa "Deus Grande" ele age como o mensageiro de Deus. Mas Jesus Superior a ele , pois Ele mais que um mensageiro, Ele "A Mensagem". Dizem que o nome de Satans era "Lcifer" antes de cair e este nome significa "estrela da manh." Ele foi criado por Deus o anjo mais majestoso, antes de sua queda do cu. Mas Jesus mais do que uma estrela brilhante. Ele o Filho. Existem aproximadamente 256 nomes registrados na Bblia atribudos a Jesus e eu suponho que porque ele estar infinitamente alm de tudo ou o que qualquer nome pode expressar. Mas se o nome dEle mais importante que qualquer outro nome, eu acredito que estar explicado aqui no versculo quatro, ...mais excelente nome do que eles. Porque,...Tu s o Filho de Deus. Ele o Filho! O escritor de Hebreus tendo declarado que o Filho infinitamente superior aos anjos, ele se prope a prov-lo a partir das Escrituras. H ao todo sete passagens no texto que ele cita para apoiar sua alegao. Todas as citaes so da Septuaginta (a traduo grega do Antigo Testamento) e pode ter alguma variao a partir da traduo de algumas bblias de hoje.

1) 2)

A primeira citao estar no versculo cinco e de Salmos 2:7, "Para a qual dos anjos disse jamais: "Tu s meu Filho, hoje te gerei"? Anjos como um grupo, tm sido referidos como "filhos de Deus" (J 1:6, 2:1), mas nenhum anjo individualmente j foi chamado de "Filho de Deus." A segunda citao de 2 Samuel 7:14, "Eu serei para Ele um Pai e Ele ser para Mim um Filho? Nenhum anjo jamais teve tal relacionamento com o Pai. Jesus superior porque Ele o Filho e ...

II.

Em segundo lugar, Jesus superior porque Ele digno de adorao. Hebreus 1:6 E outra vez, quando introduz no mundo o primognito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. O termo "primognito" aqui no significa "nascido primeiro", mas refere-se a o Status do Criador. Jesus o princpio da criao, ou seja, toda criao tem origem nEle.. (Sem Ele nada do que foi feito seria Joo 1:3). A posio Superior de Jesus vista em que Deus manda que seus anjos o adorem. O comando de Deus para adorar ao Senhor Jesus outra maneira de dizer que o Filho Deus (Mateus 4:10), pois s Deus deve ser adorado. Jesus nunca mostrado adorando os anjos, mas eles so mostrados adorando-O.

Eles adoraram no seu nascimento (Lucas 2:13). Outro lugar que lemos sobre os anjos adorando a Jesus Apocalipse 5:11-12: "Ento olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos ancios, e o nmero deles era milhes de milhes, e milhares de milhares,Dizendo com grande voz: "Digno o Cordeiro que foi morto de receber poder, e riqueza e sabedoria, e fora, e honra e glria, e louvor" Ns sabemos que Jesus superiores aos anjos, porque Ele a pessoa de sua adorao! Ns somos advertidos pelo apstolo Paulo a no sermos enganados na adorao de anjos (Col 2:18-19) Ningum vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que no viu; estando debalde inchado na sua carnal compreenso, E no ligado cabea, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.

Jesus superior porque Ele digno de adorao e ...

III.

Em terceiro lugar, Jesus superior porque Ele o ungido do Pai. Hebreus 1:7-9 E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espritos, E de seus ministros labareda de fogo. Mas, do Filho, diz: Deus, o teu trono subsiste pelos sculos dos sculos; Cetro de eqidade o cetro do teu reino. Amaste a justia e odiaste a iniqidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com leo de alegria mais do que a teus companheiros. Aqui ele cita o Salmo 104:4: "Faz dos seus anjos espritos, dos seus ministros um fogo abrasador. No versculo oito ele cita o Salmo 45:7 - Tu amas a justia e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com leo de alegria mais do que a teus companheiros. nenhum anjo jamais foi convidado a compartilhar o trono de Deus Pai. Satans, foi o nico anjo que foi tolo o suficiente para tentar usurpar o trono de Deus, da que ele foi desonrado e expulso do cu. Isaas 14:13-14 No so os anjos que so ungidos, mas o Filho sim Ele o nico ungido pelo Pai a sentar-se direita de seu trono. Os anjos so ministros do reino celestial, mas Jesus o monarca.

3
Jesus superior porque Ele o ungido e ...

IV.

Em quarto lugar, Jesus superior porque Ele o Criador. Hebreus 1:10-12 E: Tu, Senhor, no princpio fundaste a terra, E os cus so obra de tuas mos. Eles perecero, mas tu permanecers; E todos eles, como roupa, envelhecero, e como um manto os enrolars, e sero mudados. Mas tu s o mesmo, E os teus anos no acabaro. Esta citao do v.10 encontrada no Salmo 102:25-27 e descreve Deus como Criador. Salmos 102:25-27 Desde a antiguidade fundaste a terra, e os cus so obra das tuas mos. Eles perecero, mas tu permanecers; todos eles se envelhecero como um vestido; como roupa os mudars, e ficaro mudados. Porm tu s o mesmo, e os teus anos nunca tero fim. Jesus existe antes do universo, porque Ele mesmo o seu criador. O universo no eterno, mas Ele . Mas no assim com o Senhor, Ele permanece o mesmo para sempre. Ele eterno. Ele no teve incio. De nenhum anjo pode-se dizer isso! Os anjos so imortais sim, criaturas sobrenaturais, porque eles nunca morrem, todavia, como seres criados no so eternos, porque teve um comeo.

V.

Em quinto lugar, Jesus superior porque Ele o governante do Universo Hebreus 1:13-14 E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te minha destra, At que ponha a teus inimigos por escabelo de teus ps? No so porventura todos eles espritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que ho de herdar a salvao? O versculo 13, encontramos sua indicao do Salmo 110:1 DISSE o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te minha mo direita, at que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus ps. Lembre-se da declarao do versculo trs e, em seguida, "Sentou-se" - o seu trabalho est terminado." Ele sentouse" - sua posio fixa. Nenhum dos anjos realizada uma posio de honra no cu. Os anjos no esto sentados eles esto servindo. O Senhor Jesus estar sentado em honra, Jesus continua a ser superior. O Filho agora est sentado no cu espera de sua vitria final. Versculo 14 diz: "No so eles todos espritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que ho de herdar a salvao?" A fora do original grego que os anjos esto permanentemente a ser enviado para ajudar um povo de Deus aps o outro. Quero fechar com apenas um exemplo desse tipo. "John Paton foi missionrio nas Ilhas Novas Hbridas. Certa noite, nativos hostis cercaram a estao de misso, com a inteno de queimar os Patons e mat-los. Paton e sua esposa oraram durante aquela noite cheia de terror para que Deus os livra-se. Quando amanheceu eles ficaram surpresos de ver que seus algozes no estavam mais l. Um ano mais tarde, o chefe da tribo foi convertido a Cristo. Lembrando o que tinha acontecido, Paton pediu ao chefe o que tinha impedido de incendiar a casa e mat-los. O chefe respondeu, surpreso, "Quem eram aqueles homens com voc l" Paton no conhecia os homens que eles afirmava ter visto, mas o chefe disse que ele estava com medo de atacar porque ele tinha visto centenas de grandes homens com vestes resplandecentes, com espadas desembainhadas circulando a estao de misso. [Hoje, no Word, MBI, Outubro, 1991, p. 18 - www.bible.org / ilustra / anjos] Nos faz lembrar quando um grande e temvel exrcito srio cercou a cidade onde se encontrava Eliseu. II Reis 6:1417 14 - Ento enviou para l cavalos, e carros, e um grande exrcito, os quais chegaram de noite, e cercaram a cidade. 15 - E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exrcito tinha cercado a cidade com cavalos e carros; ento o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos? 16 - E ele disse: No temas; porque mais so os que esto conosco do que os que esto com eles. 17 - E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peo-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moo, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. Que histrias incrveis, mas apenas um das muitas que poderiam ser dadas. um testemunho sobre o poder dos anjos. Mas, nunca esqueamos, foi a superioridade do Filho de Deus que os enviou.

Anda mungkin juga menyukai